XVI JORNADA

ATENÇÃO:
    Enfim, acabamos de publicar os Anais da XVI JNLFLP, que podeM ser acessadoS em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph


TODOS OS TEXTOS COMPLETOS ACEITOS PARA OS ANAIS JÁ FORAM PRÉ-EDITADOS. CASO NÃO ENCONTRE O SEU TEXTO NA RELAÇÃO ABAIXO, ENTRE EM CONTATO COM ESTA COORDENAÇÃO (EVENTOS@FILOLOGIA.COM.BR) IMEDIATAMENTE, POIS JÁ INICIAMOS A EDIÇÃO DA RPh 81 SUPL.


204 TEXTOS COMPLETOS DA XVI JNLFLP


Última atualização em 29/12/21

A ALTERNÂNCIA TEU/SEU EM CARTAS MINEIRAS OITOCENTISTAS E NOVECENTISTAS

Ludmila Reis Pinheiro (UFMG)


“A ÁRVORE”, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS NA ESCOLA: UMA LEITURA DE FRUIÇÃO

Caroline Fernandes (UERJ)


A CIÊNCIA LINGUÍSTICA: UM PERCURSO HISTÓRICO DE INTERDISCIPLINARIDADE

Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana de Oliveira Silva (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), André Fernando Uébe Mansur (IFF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

A CONSTITUIÇÃO DE APARATO CRÍTICO EM TEXTOS LITERÁRIOS DE TRADIÇÃO IMPRESSA

Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)


A CONTRADIÇÃO DA NATUREZA HUMANA NA CONSTRUÇÃO DAS PERSONALIDADES DOS GÊMEOS PEDRO E PAULO NA OBRA MACHADIANA “ESAÚ E JACÓ”

Elizangela Tonelli (IFES e UENF), Giovanna Tonelli Clevelares (São Camilo-ES) e Carlos Herinque Medeiros de Souza (UENF)


A CRISE DA MORALIDADE MODERNA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE UMA ÉTICA DO DISCURSO

Rodolfo Moura Pereira (UENF)


A DÉCIMA CLASSE DO SCHOLA AQUITANICA (1583): COMENTÁRIOS SOBRE O ENSINO DE LATIM

Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)


A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM EDUCACIONAL NO TEMPO – DO ASSISTENCIALISMO A CONTEMPORANEIDADE

Mariana Nogueira Pereira (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)


A EFICÁCIA DO TREINAMENTO AUDITIVO NA FLUÊNCIA DA LEITURA

Elizabeth Matilda Oliveira William (UENF), Daniela Pereira da Silva (UENF), Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)


A ESTRUTURA TEMÁTICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL

Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFNT), Fátima Marinho Fabrício Monteiro (PUC-RJ) e Rafaela Chaves Guimarães Feijó (UERJ)


A HISTÓRIA POR TRÁS DA ESCRITORA DE “ÚRSULA”, MARIA FIRMINA DOS REIS

Eliane Terezinha Piccolotto (UFPR)


“A HORA DA ESTRELA” OU “ELA NÃO SABE GRITAR?”: UMA LEITURA DA MARGINALIZAÇÃO DE MACABÉA

Cyntia dos Santos Jorge (UENF)


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DA COMUNICAÇÃO JURÍDICA NA ATUAÇÃO DO ADVOGADO

Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG), Flávia Teixeira Silva Pires (UNIG) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM PARA O OFICIAL DE JUSTIÇA NOCUMPRIMENTO DA ORDEM JUDICIAL

Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG), Flávia Teixeira Silva Pires (UNIG) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)


A INFLUÊNCIA DO REFERENCIAL GRAMATICAL NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Laise Jully Lopes da Silva (UNIGRANRIO), Talyta de Albuquerque Duarte (UNIGRANRIO), Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO) e Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO)


A INTERLOCUÇÃO ENTRE LINGUAGEM, COGNIÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (IFF e UENF), Edda Maria Peixoto Barreto (SEEDUC) e Eliana Crispim França Louquete (UENF)


A LINGUAGEM COMO EXPRESSÃO DA MODERNIDADE NA PANDEMIA DE COVID-19 DO HOMEM CONTEMPORÂNEO 

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Sheila Campos de Souza (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)


A LINGUAGEM CRÍTICA E REALISTA DE GRACILIANO RAMOS: UM ENSAIO ANALÍTICO DO DISCURSO LITERÁRIO PRESENTE EM “VIDAS SECAS”

Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Carlos José de Castro Costa (UNIG), Karla de Mello Silva (UNIG)


A LINGUAGEM DA DANÇA COMO RECURSO TERAPÊUTICO SOB A LUZ DA FENOMENOLOGIA

Ingrid de Souza Manhães (UFF), Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF) e Fernanda Morales dos S. Rios (UENF)


A LINGUAGEM NAS DANÇAS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), Jhonatan da Silva Martins (UENF), Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF) e Fernanda Rodrigues Guedes Gomes (UENF)


A LITERATURA INFANTIL EM DISPOSITIVOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

Caroline dos Santos Florentino de Barros (IFF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)


A MULHER MARAVILHA E O OLHAR MULTIMODAL

Ana Paula Fenelon (UEMS)


A NORMALIZAÇÃO DA CULTURA DE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE FEMININA NA CANÇÃO “SABOTARAM O MEU COPO” E A EXALTAÇÃO DA SEXUALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA PLATAFORMA TIKTOK

Vitória Ranner Pinheiro Pereira (UERN e FAVENI) e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)


A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: ACONTECIMENTO DISCURSIVO OU ENUNCIATIVO?

Marina de Alcântara Alencar (FACIT) e João de Deus Leite (UFT)


A ORTOGRAFIA NAS PROPAGANDAS DA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO PRELIMINAR

Monique Mattos Azevedo de Alvarenga (UEMS)


A PARALAXE DA VIOLÊNCIA E DO CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA BNCC À LUZ DA TEORIA DE SLAVOJ ZIZEK
Victor Ribeiro Lima (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF e IFF)

A POESIA SLAM COMO LETRAMENTO DE REEXISTÊNCIA

Juliano Dumani (UVA) e Cristina Prates (UVA)


A RELAÇÃO ENTRE O ETHOS FEMININO E OS MODALIZADORES EM ATIVIDADES DE LISTENING: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS COLEÇÕES WAY TO GO! E VOICES PLUS

Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF/ e IFF) e Victor Ribeiro Lima (UENF)


A REPETIÇÃO DE TERMOS EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marcos de Jesus Santa Barbara (FFP-UERJ) e José Mario Botelho (FFP-UERJ)


A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVO-CULTURAL DO TERRITÓRIO EM PROGRAMAS ELEITORAIS DA FRENTE CONTRA A CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS NO PLEBISCITO DE DIVSÃO DO ESTADO DO PARÁ

Carlos Borges Júnior (UFT)


A SITUAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA À LUZ DA OBRA DE LIMA BARRETO

Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Karla de Mello Silva (UENF), Maria Eduarda Pereira Arquette Leite (UNIFAMINAS) e Edirley Souza Magalhães (IF SUDESTE)


A TOPONIMIA MUNICIPAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE ARAGUATINS-TO

Dhalilla Ruamma Barros da Silva Dias (UFT), Nayanne Viana de Oliveira (UFT) e Rodrigo Vieira do Nascimento (FAT e Unitins)


ABORDAGENS DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MARANHÃO, O USO DAS TECNOLOGIAS

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Rafael Serra de Souza (UEMA)


ACTITUDES LINGUISTICAS DE HAITIANOS COM RELACIÓN AL USO Y APRENDIZAJE DE LENGUAS EN LA UNIVERSIDAD
Nicole Alejandra Sinza Méndez (UNILA) e Franciele Maria Martiny (UNILA)

AFINAL, QUEM MATOU OS VON RICHTHOFEN? ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA DOS FILMES “A MENINA QUE MATOU OS PAIS” E “O MENINO QUE MATOU MEUS PAIS”

Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN), Ana Maria Saraiva Meira de Brito (UERN) e Antonio Carlos Meira de Brito (UERN)


ALFABETIZAÇÃO DO EDUCANDO CEGO OU COM BAIXA VISÃO: A RECORRENCIA DE ESTUDOS SOBRE O PRESENTE TEMA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO – CONBALF

Nathália Rosalino Tamy (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)


ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM PROCESSOS SELETIVOS DO IFCE E DO IFRN

Jorge dos Santos Ribeiro (UERN)


ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DAE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO E RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS DISCENTES À LUZ DA LINGUÍSTICA DE CORPUS

Thereza Cristina Souza Lima (UNINTER), Adriana Czajkowski (UNINTER), Edilaine Cegan (UNINTER), Flavia Roberta Fernandes (UNINTER) e Rafaela Aparecida de Almeida (UNINTER)


ANÁLISE DE DISCURSO E SEMIÓTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS

Tiago Santos Nascimento (UNEB) e Lidiane Santos de Lima Pinheiro (UNEB)


ANÁLISE DE UM POST SOBRE PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA PÁGINA DO INSTAGRAM “QUEBRANDO O TABU”

Mônica Guedes Ferreira (UERN)


ANÁLISE DISCURSIVA  DO TRATAMENTO DA ALGIA CRONICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A RELAÇÃO ENTRE IDOSOS E O MODELO ATUAL DE SAÚDE

Olavo Ferreira Nunes (UENF), Lidiane Silva Torres (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)


ANÁLISE DO DISCURSO DE PÊCHEUX: A FORMAÇÃO DISCURSIVA EM MÚSICAS DO ESTILO DE HEAVY/THRASH METAL NO CONTEXTO INDÍGENA AMAZÔNICO

José Ângelo Almeida Ferreira (UERR), Francisca Angêla de Oliveira Sousa (UERR) e Alessandra de Sousa Santos (UERR)


ANÁLISE DO ROMANCE “A HORA DA ESTRELA”, DE CLARICE LISPECTOR, A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE DE DISCURSO

Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFNT) e João de Deus Leite (UFNT)


ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE THOR: A FABRICAÇÃO DE UM SUJEITO CIVILIZADO

Bruno Aguinaldo Feitosa (UEMS)


ANÁLISE DO ELEMENTO FÉ NA COMBINAÇÃO DOS SIGNOS VERBAL E NÃO VERBAL DA GRAPHIC NOVEL INGLESA EM CAMELOT 3000

Antônia Aparecida da Silva Lemes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)


ANÁLISE LITERÁRIA DA MÚSICA “AQUARELA” E A METÁFORA ENVELHECIMENTO E FINITUDE DA PESSOA

Karla de Mello Silva (UNIG), Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UNIG), Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Carlos José de Castro Costa (UNIG) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)


ANÁLISE MORFOLÓGICA DOS MORFEMAS DERIVACIONAIS E FLEXIONAIS NA MÚSICA “HAVE IT ALL”, DE JASON MRAZ

Sonia Maria da Fonseca Souza (UNIFSJ), Carly Cristina Souza Mozer (UNIFSJ), Mariana da Silva Oliveira (UNIFSJ) e Vyvian França Souza Gomes Muniz (UNIFSJ)


ANÁLISE SEMIÓTICA DO PERSONAGEM “LUCIRALDO” – “DEUS POR TRÁS DAS CÂMERAS” – E O SIMBOLISMO DO ARQUÉTIPO DE “LÚCIFER” PRESENTE NA CULTURA POPULAR”

Wellington Nascimento Alves (UEMS)


AS APRORIAÇÕES DA LINGUAGEM E DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA

Hosana da Silva de Melo (UFT) e César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT)


AS CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DE PAULO FREIRE E A LINGUAGEM NA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DE HEIDEGGER PARA UM ENSINO CONTEMPORÂNEO

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)


AS HABILIDADES METALINGUÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM FONOLÓGICA DA CRIANÇA NA INFÂNCIA

Fernando Basílio dos Santos (UENF), Olavo Ferreira Nunes (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)


AS PARTES DA ORAÇÃO NA ARTE DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA MAIS USADA NA COSTA DO BRASIL (ANCHIETA, 1595)

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

AUTOS DE DEFLORAMENTO: REFLEXOS DA CULTURA DO ESTUPRO EM DOCUMENTOS JURÍDICOS BRASILEIROS DO SÉCULO XX
Juliana Marcelino Silva (UFCG), Maria Aline Rodrigues Bezerra (UFCG) e Viviane Moraes de Caldas (UFCG)

BOOKSTAGRAM, LITERATURA E ESTATÍSTICA
Byanca Nayra Mamedes Guido (IFTO), Misleine Andrade Ferreira Peel (UBI e IFTO) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)

BUSCANDO UM NOVO DESIGN PARA A PRÁTICA DA ESCRITA NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS REDES SOCIAIS EM EVIDÊNCIA

Danielle Soares da Silva (UENF), Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF) e Silvia Goulart Ferreira (UFRJ)


CARL FR. PH. VON MARTIUS (1794-1868) E O BRASIL OITOCENTISTA: CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA GLOSSARIA LINGUARUM BRASILIENSIUM

Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)


CAROLINAS E CÍRCULOS DE CULTURA FREIREANOS: NARRATIVAS DE ALUNOS DA EJA NO RIO DE JANEIRO

Débora Amaral da Costa (SME-RJ e UFF) e Renato Alves de Carvalho Júnior (SME-RJ e UERJ)


CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO: TRAÇANDO LINHAS

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT e UEMASUL) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)


“CHAMA A CHOQUE QUE RESOLVE”: MENORES INTERNOS E PUNIÇÃO EM REDE

Amanda da Silva duarte (UFMS), Elaine de Moraes Santos (UFMS), e Bernardina Fátima Antunes de Freitas (UFMS)


CIGANOS: FILHOS DO VENTO, TRANSEUNTES ERRANTES NA ECOLOGIA DA LÍNGUA

Mônica Cristina Soares Barretto (UFF)


CONHECENDO O FRONT MATTER NO DICIONÁRIO BILÍNGUE PORTUGUÊS/INGLÊS: PROPOSTA DE ATIVIDADE SOB A PERSPECTIVA DA LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA

Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira (UFMS), Luciene Cristina Paredes Müller (UFMS) e Joseane Aparecida de Souza Francisco (UFMS)


CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS DE MULHER NEGRA PELO MODO DE VESTIR-SE E (COM)PORTAR-SE NA SOCIEDADE BRASILEIRA SEISCENTISTA E SETECENTISTA

Graciethe da Silva de Souza (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)


CONTEÚDO MIDIÁTICO DO JORNALISMO INDEPENDENTE: UMA ANÁLISE DO MÍDIA NINJA DURANTE AS MANIFESTAÇÕES DE 2013

Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), Augusto Vinícius Dias de Oliveira (UNIGRANRIO), Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UENF) e Dostoiewski de O. Champangnatte (FcMais e UniAlfa)


CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO PAPEL DO PROFESSOR E A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLGA

Natan Martins Borduam Cândido (UniREDENTOR) e Sinthia Moreira Silva (UENF)


CULTURA DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUAS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)


DEPOIS DA ADMISSIBILIDADE DO IMPEACHMENT: UM MOVIMENTO DE CONFRONTOS DISCURSIVOS

Milca Borges Luz (UESB) e Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)


DE THOREAU A GRETA THUNBERG: A DISCUSSÃO DE MEIO AMBIENTE EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Ana Beatriz Menna Barreto Monclaro (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dia (UVA)


DESDE RELAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS E DISCURSIVAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Francisca Paula Soares Maia (UNILA)


DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E COGNITIVO DA CRIANÇA E AS INFLUÊNCIAS DAS NOVAS LINGUAGENS DIGITAIS

Priscilla Maria Faraco Rosa (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)


DEVOÇÕES EM COMUNIDADES PESQUEIRAS ARTESANAIS: MAPEANDO LINGUAGENS E TRADIÇÕES EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ

Leandro Garcia Pinho (PESCARTE e UENF) e Evandro Francisco Marques Vargas (PESCARTE e UENF)


DICIONÁRIO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES DO PORTUGUÊS DE RORAIMA

Eliabe Procópio (UFRR e UFS)


DIREITO FUNDAMENTAL DE SE EXPRESSAR NA PRÓPRIA LÍNGUA: O PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO EMPECILHO AO ACESSO À JUSTIÇA

Gabryella Ribeiro Simões dos Santos (UNIG), Sinthia Moreira Silva (UENF) e Roberta Santana Barroso (UENF)


DISCURSIVIDADE NA MÍDIA SOBRE DILMA ROUSSEFF: EFEITOS-SENTIDO DE (IN)HONESTIDADE

Leandro Chagas Barbosa (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittencourt (UESB)


DISCURSO SOBRE O IDOSO NA PÓS-MODERNIDADE

Lidiane Silva Torres (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)


DISCUSSÕES EM TORNO DAS LINGUAGENS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana de Oliveira Silva (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)


DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E A OBRA DE MANUEL BANDEIRA: ORALIDADE E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS

Maria Denise de Oliveira (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


DO CONTO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO: BREVES CONSIDERAÇÕES

Juliana Leal Facundes (UFT) e Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFNT)


DO LIVRO AO FOLHETO: DIÁLOGOS DO CORDEL COM A LITERATURA CANÔNICA

Alexandra dos Santos Nunes (FFP-UERJ) e Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)

(UENF)


EDUCAÇÃO E ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O ENSINO DE LITERATURA NO ENCCEJA

Wechilley Rodrigues Lopes (UFNT) e Valéria da Silva Medeiros (UFNT)


EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DIVERSIDADE: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE APLIVATIVO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Maria Alexandra Azevedo Paiva Santos (UNESA) e Leandro Gomes Dias Bolivar (UFRJ e UNESA)


ENTRE O SENTIDO E O ABSURDO EM CLARICE LISPECTOR POR SØREN KIERKEGAARD E VICE E VERSA

Haleks Marques Silva (UFNT), Maria José de Pinho (UFNT), Daniel Cervantes Angulo Vilarinho (UFNT), Heliamar Marques Rosa Brito (UFNT) e Walace Rodrigues (UFNT)


ESCREVER PARA QUEM? REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO RUPTURA DO ACADEMICISMO

Daniel Dias de Almeida (SEMEC Cambuci) e Emily Fuly Dias (UFF)


ESCUTATÓRIA: FALA CONCISA E LEITURA DE MUNDO A PARTIR DA ESCUTA

Marco Antonio Correia de Carvalho (FAAP e IFSP)


EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA: (RE)VOZEANDO PRÁTICAS DISCURSIVO-IDENTITÁRIAS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

João Batista da Costa Júnior (UFRN), Júlia Dayane Ribeiro da Costa (UFRN) e Marcos Luan da Silva (UFRN)

EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE GRADUANDOS EM LETRAS PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Patrick Rocha (UNILA) e Franciele Maria Martiny​ (UNILA)

ESTUDO DA TOPONÍMIA URBANA DE IPIRÁ-BA: BREVES CONSIDERAÇÕES

Luciana Natal Oliveira Santos (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)


ESTUDO DE  CASO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Jaqueline Dias da Silva (IFF) e Valéria de Souza Marcelino (IFF)


ESTUDO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA

Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)


ESTUDO DE  CASO DA ESCOLA LIBANESA BRASILEIRA: ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DO ENSINO DA LÍNGUA ÁRABE NA TRÍPLICE FRONTEIRA

Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo (UNILA) e Francisca Paula Soares Maia (UNILA)


ESTUDOS ROMANÍSTICOS SOBRE A LINGUAGEM NO SÉCULO XIX E O SURGIMENTO DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA

José Mario Botelho (FFP-UERJ)


EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ANÁLISE DO CONTO SUL-MATO-GROSSENSE

Margarida Vieira da Costa (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)


FALAR ERRADO

Ricardo Salles (UERJ)


FANFIC: FERRAMENTA DE ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NO UNIVERSO DA LEITURA E ESCRITA FICCIONAL

Camila Soreano da Silva Oliveira (UNIFSJ), Ester Portugal da Silva Rocha (UNFSJ) e Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)


FILOLOGIA CRÍTICA E PERSPECTIVISMO NA LEGITIMAÇÃO DOS SABERES ASTRONÔMICOS DO INDÍGENA BRASILEIRO

Aline Costalonga Gama (UENF) e Rodolfo Moura Pereira (UENF)


FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERÁRIA

Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Michele da Silva Bastos Rodrigues (UENF) e  Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


FONTES MANUSCRITAS DO JUDICIÁRIO OITOCENTISTA BAIANO: TEXTO, DOCUMENTO E DADOS 

Fabrício dos Santos Brandão (UFBA e IFBAIANO)


FORMAÇÃO INDÍGENA EM RORAIMA: PERSPECTIVAS E CENÁRIOS DO PROJETO TAMδKAM

Francisca Ângela de Oliveira Souza (CEFORR), José Ângelo Almeida Ferreira (UERR) e Carmem Véra Nunes Spottii (UERR)


FREIRE-MANDELA: FORMAÇÃO DE PROFESORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

Cristiano de Oliveira Veras (UVA), Flávia Maria Batista da Cunha (UVA) e Pedro Henrique de Almeida Soares (UVA)


GÊNERO DIGITAL FANFICTION: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL SPIRIT FANFICTION NA PRODUÇÃO DE TEXTOS

Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Milena Ferreira Hygino Nunes (UENF)


GERENCIAMENTO DIALÓGICO EM FÓRUM ACADÊMICO DE ESCRITA COLABORATIVA
Célia Maria de Medeiros (UFRN) e João Batista da Costa Júnior (UFRN)

HQS: CONSTRUINDO SENTIDOS NA MULTIMODALIDADE, “BATMAN: A PIADA MORTAL”

Léia Bernal Sanches Correia (UEMS), Ana Paula Faustino de Oliveira (UEMS) e Neide Araújo Castilho Teno (UEMS)


IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PELA BNCC - UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE A ABORDAGEM GLOTOPOLÍTICA E A ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Ana Paula Fernandes Gomes (UFF)


INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE PORTUGUÊS PARA MIGRANTES INTERNACIONAIS

Giovana Rosa Martins (UEMS) e João Fabio Sanches Silva (UEMS)


JOÃO DO RIO E “CORDÕES”: UM DESFILE LIBERTADOR DE SUBJETIVIDADES

Karen Miranda (UERJ)


LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO DIGITAL: COMO ATECNOLOGIA PODE INFLUENCIAR O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA

Rysian Lohse Monteiro (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF), Tatiane Almeida de Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: REFLEXÕES E PRÁTICAS

Kelly de Melo Nogueira Loureiro (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)


LETRAMENTO CRÍTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS E ATIVIDADES

Kamilly Sabino de Britto (IFES) e Poliana da Silva Carvalho (IFF)


LETRAMENTO EMERGENTE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Simone Marroso Siqueira Marcílio (UENF) e Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF)


LETRAMENTO LINGUÍSTICO DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS

Orleane Evangelista de Santana (UNITINS e UEMASUL) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)


LIMA BARRETO: ESCRITURA E DEVIR EM TEMPOS DE ROMANCE POLIFÔNICO

Elizabete Barros (UFNT)


LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE EM MATERIAIS DIGITAIS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Solimara Ravani Sant’Anna (IFES), Dulcileia Marchesi Costa (IFES), Roberta de Sousa Almeida (IFES) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


LINGUAGEM E EXPRESSÃO: AS DANÇAS URBANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), João Luiz Lima Marins (UENF), Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)


LINGUAGEM JURÍDICA: ENTRE A TÉCNICA E O EXAGERO

Carlos José de Castro Costa (UNIG), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF) e Karla de Mello Silva (UNIG)


LINGUAGEM, ORALIDADE E MEMÓRIA NO CARNAVAL DO INTERIOR: TRANSCRIÇÃO DO BLOCO “INDIANOS” DE SÃO JOÃO DA BARRA

Jhonatan da Silva Martins (UENF) e Lilian Sagio Cezar (UENF)


LINGUÍSTICA E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: ESTRATÉGIAS PARA ATENDIMENTO DE PACIENTE ADOLESCENTES E GRÁVIDAS NA PANDEMIA DA COVID-19

Ana Paula Borges de Souza (UENF), Ademir Hilário de Souza (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)


LITERATURA DE CORDEL EM UM CONTEXTO ESCOLAR: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O CENTRO EDUCATIVO MARIA DE LOURDES ASSUNÇÃO

Maria dos Remédios Andrade Ribeiro Barros (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)


LITERATURA E DIREITO DO TRABALHO: A LEITURA LITERÁRIA E A QUEBRA DO CÍRCULO DE VIOLÊNCIA LABORAL

Daniel Cervantes Angulo Vilarinho (UFNT e FACDO) e Valéria da Silva Medeiros (UFNT)


LITERATURA, FILOSOFIA E SEMÂNTICA: TRACEJADOS, CAMINHOS E DESDOBRAMENTOS

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT e UEMASUL), Andrea Martins Lameirão Mateus (UFNT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)


MANSOUR CHALLITA: PRECURSOR DE LA TRADUCCIÓN LITERARIA ÁRABE/PORTUGUÉS

Rosa-Isabel Martínez Lillo (UMA) e Miguel Ángel Lucena Romero (UMA)


MARIA ALICE BARROSO: UMA AUTORA FLUMINENSE E O DESTAQUE PARA PERSONAGENS FEMININAS EM TRÊS ROMANCES DO “CICLO PARADA DE DEUS”

Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (UNIFSJ e UENF), Gabriella de Mello Fíngolo (UNIFESJ), Sarah Maria Augusta Teixeira (UNIFESJ) e Sarah Ramos de Souza (UNIFESJ)


MASCULINISMO E MISOGINIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ADEPTOS AO MASCULINISMO NAS REDES SOCIAIS

Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)


MEME “BOLSOCARO”: ABORDAGEM MORFOSSEMÂNTICA

Alexsandra da Silva Macário (UERJ) e Naira de Almeida Veloso (UERJ)


METÁFORAS CONCEPTUAIS NA GESTÃO LOCAL DA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTOS

Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)


METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: VALORIZAÇÃO DO PRAZER E SABER NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Jaqueline Maria de Almeida (UENF) e Moacir dos Santos da Silva (UENF)


“MEU ALUNO SABE ARGUMENTAR?” ESTUDO DE CASO NO PROFLETRAS/UERN/ASSU

Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)


MILITÂNCIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL E A IDEOLOGIA DE GÊNERO: HÁ MACHISMO NO MOVIMENTO NEGRO?

Jacielle da Silva Santos (UFNT e SEDUC-TO), Janete Silva dos Santos (UFT e UFNT) e Lúcia Maria de Assis (UFF e UFNT)


“MIMIMI OU RACISMO?”: OS DIFERENTES DISCURSOS ACERCA DO CASO FABIANE JARDIM

Raquel Oliveira de Araújo (UERN) e Francisca Ramos-Lopes (UERN)


MUDANÇAS TERMINOLÓGICAS NA REFERÊNCIA FEITA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO

Bárbara Rangel Paulista (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)


MULTILETRAMENTOS E ENSINAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM CURSO DE LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA

Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF e IFF), Ana Paula de Castro (IFF), Fernanda Soares Luz (IFF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF e IFF)


NOVO NORMAL: A DICOTOMIA DE OLHARES DA PANDEMIA

André Lúcio Coelho (UEMA), Claudia Lúcia Coelho (UFNT) e Davi Pereira Gomes (UFNT)


O ANTICAPACITISMO E O PODER DAS PALAVRAS: A LINGUAGEM COMO IDEAL DE EMANCIPAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Aline Costalonga Gama (UENF), Calili Cardozo dos Santos Paravidini (UENF), Décio Nascimento Guimarães (IFF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)


O ENSINO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA LUDICIDADE

Áquila Ferreira da Silva Curty (UENF) e Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF)


O ENSINO DE PORTUGUÊS – ANÁLISE DE EXPRESSÕES REFERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE DOIS GÊNEROS

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)

O ENUNCIADO NA PERSPECTIVA DE BAKHTIN: UMA ANÁLISE DO GÊNERO CHARGE NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Ricardo Ferreira de Sousa (UFT), Joelma Pereira Cruz dos Santos (UFT) e Poliana Coutinho Campos da Silveira (UFT)

O GÊNERO CRÔNICA E O TEXTO MIDIÁTICO POR ADOLESCENTES DO FUNDAMENTAL II

Maria de Fátima da Silva (UERN) e Cinthia Hillaria Silva do Nascimento (UERN)

“O GRANDE DITADOR”: UMA LEITURA DISCURSIVA DO ÚLTIMO DISCURSO DE CHAPLIN
Josiane Rangel da Silva Calvis (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

O IMAGINÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CADERNOS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES
Florisbete de Jesus Silva (UNICAMP e IEL)

O IMPÉRIO TIWANAKU: A HERANÇA CULTURAL DO ALTIPLANO BOLIVIANO “LIDO” ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA

Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (UENF)


O LADO OCULTO DA LEITURA: UMA ANÁLISE DO CONTO "FELICIDADE CLANDESTINA", DE CLARICE LINSPECTO

Cyntia dos Santos Jorge (UENF)

O LÉXICO TOPONÍMICO: REVISITANDO ALGUNS CONCEITOS

Carine Souza Soares (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)

O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: LIMITES E POSSIBILIDADES

Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNESA e Pref. de Queimados e Nova Iguaçu), Patrícia Jerônimo Sobrinho (SEEDUC-RJ) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)

O PODER DA LÍNGUA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESANA EDUCAÇÃO DO SURDO
Joicy de Souza Ribeiro Quitete (ISEPAM) e Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF)

O ROMANCE FLUMINENSE DE AUTORIA FEMININA: DESTAQUE PARA PERSONAGENS FEMININAS EM DOIS ROMANCES DO “CICLO PARADA DE DEUS”, DE MARIA ALICE BARROSO

Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (UENF), Camila Soreano da Silva Oliveira (UNIFSJ) e Ester Portugal da Silva Rocha (UNIFSJ)


O ROMANCE HISTÓRICO, DE WALDIR PINTO DE CARVALHO, COMO ARQUIVO MEMORIALÍSTICO DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: O CASO De “A RODA DOS EXPOSTOS”

Victor da Penha Miranda (UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF)


O SUJEITO INDÍGENA E OS EFEITOS DE MEMÓRIA QUE O CONSTITUEM NA CONTEMPORANEIDADE

Graciethe da Silva de Souza (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)

O TEXTO LATINO NA GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO DO DIES IRAE

Israel Matheus Siqueira Santos (UERJ) e Pedro Ivo Zaccur Leal (UERJ)

“O VELHO E O MAR” COMO INSPIRAÇÃO PARA UM MAR DE HISTÓRIAS DE UM PESCADOR

Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho (PESCARTE e UENF) e Arthur Nogueira Garcia Pinho (PESCARTE e UFES)


OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E OS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA REFLEXÃO POR UMA PEDAGOGIA COMUNICATIVA

Sinthia Moreira Silva (UENF), Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF), Danielle Soares da Silva (UENF) e Silvia Goulart Ferreira (UFRJ)


OS SIGNOS POÉTICOS DOS POVOS ORINÁRIOS NAS NARRATIVAS INFANTOJUVENIS DE MURUÉ SURUÍ E GECLÉSIO GUAJAJARA

Lohanna da silva azevedo (UNITINS) e Luama Socio (UNITINS)


PEDAGOGIAS FEMINISTAS DESDE O SUL: LINGUAGEM ATIVISTA E ALTERNATIVAS DE MUNDOS POSSÍVEIS
Jéssica Cristina Alvaro de Oliveira (UENF) e Giovane do Nascimento (UENF)

PERSPECTIVAS TEÓRICAS NA CRÍTICA LITERÁRIA DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA

Cleonice da Costa Godinho (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)

PIXAÇÃO: UMA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DO DISCURSO DA PERIFERIA DE CAMPO GRANDE-MS
Ingrid Maria dos Santos Rocha (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

POBRES DE/EM ESPÍRITO: TRADUÇÃO E REVISÃO DO DATIVO NA JFA NO EVANGELHO DE MATEUS (MT 5.3)

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS) e Fernando Glória Caminada Sabra (UEMS)


POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL NO BRASIL: O CASO DA LITERATURA NO ENEM PPL

Gislene Santos Moreira (DPE-TO) e Valéria da Silva Medeiros (UFNT)


PRÁTICAS LEITORAS E A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA

Leidiane Monteiro Ferreira (UERN) e Francisca Ramos-Lopes (UERN)

PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LETRAS
Dayse Clementino Sousa (UFNT) e Janete Silva dos Santos (UFNT)

PROFESSOR-CRIMINOSO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DA JUSTIFICATIVA DE UM PROJETO DE LEI MUNICIPAL

Danilo Sobral de Souza (UESB), Camila Vieira dos Santos (UESB), Lavínia Costa Sousa (UESB) e Adilson Ventura (UESB)


PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA NARRATIVA DA PERVERSIDADE NEOLIBERAL

Rodolfo Moura Pereira (UENF)


PROPOSTA DE UM CATÁLAGO DIALETAL PARA SÃO LUIZ DO ANAUÁ-RR
Lana Camila Santos Gonçalves
(UFRR)


REFLEXÕES ACERCA DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMANDO LEITORES

Vanessa Alencar de Lima (UFNT) e César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)


REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adriana Gomes de Souza Mata (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)


REFLEXÕES SOBRE O USO DAS MÚLTIPLAS  FERRAMENTAS DIGITAIS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM TEMPOS PNDÊMICOS

José Nogueira Antunes Neto (UENF), Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)


REFLEXÕES SOBRE EXCERTOS DA TRADUÇÃO ARGENTINA DE “MEU PÉ DE LARANJA LIMA”

Pedro Albeirice da Rocha (UFNT)


REFLEXÕES SOBRE TRADUÇÃO LITERÁRIA

Pedro Albeirice da Rocha (UFNT)

REFLEXOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PRÁTICA DO ENSINO DE LITERATURA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Acsa Folly de Lima (UNIFSJ), Ludimila de Oliveira Moreira (UNIFSJ) e Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)

RELAÇÕES DE PRAZER: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PORNOGRÁFICO NA INTERNET
Luciano Dias de Sousa (UENF)

RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS ATUAIS: EXPRESSÕES DO EU NAS REDES SOCIAIS
Dayane Graciele de Jesus Miranda Contarato (UENF) e Odacyr Roberth Moura da Silva (UENF)


RESGATE DA IDENTIDADE CULTURAL DO PANTANEIRO PELA ÓTICA DE AUGUSTO CÉSAR PROENÇA

Kelly Caroline Alvarez (UEMS) e Daniel Abrao (UEMS)


RETRATOS SOCIAIS DA CIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PROPOSTAS FORMATIVAS A PARTIR DAS APROXIMAÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIAL AOS CONCEITOS DE BAKHTIN

Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF)


(RE)VISITANDO CONCEITOS DE HIPERTEXTO: UMA ANÁLISE DE TEXTOS DIGITAIS

Ana Claudia Oliveira Azevedo (UESB), Filipe Santos Guerra (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)


"RISCO PT":  A DISCURSIVIZAÇÃO NA MÍDIA SOBRE A ELEGIBILIDADE DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO  LULA DA SILVA

Quelle Taísa da Chaga Oliveira (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittencourt (UESB)


SELEÇÕES DE OURO: COPA DO MUNDO, LITERATURA E POLÍTICA NAS CRÔNICAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Vitor de Carvalho Pinto (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


SENTIDOS DE TRÁFICO DE ESCRAVOS EM FUNCIONAMENTO EM DOCUMENTOS JURÍDICOS VIGENTES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Débora Teixeira Alves (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)


SENTIDOS DE SURDEZ NA IDADE ANTIGA

Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson Ventura (UESB), Daniela Ribeiro de Jesus (UESB) e Érica Costa Rêgo (UESB)


SERÁ QUE EU POSSO OPINAR? TRANSFORMANDO A CHARGE EM COMENTÁRIO DE LEITOR

Carla Samile Lima de Sousa (UERN)


SHOAH: A DIALOGICIDADE DA ESCRITA COMO ARMA DO TESTEMUNHO

Darlene de Jesus Rodrigues (UFNT) e  César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT)


SINONÍMIA, ANTONÍMIA E CAMPO SEMÂNTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO EM IMPERATRIZ-MA NA DÉCADA DE 2020
Daniela Silva Ribeiro (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)


SOBRE OLHAR PARA O PASSADO DAS LÍNGUAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA

Juan Rodrigues da Cruz (UFF)


SOCIOLINGUÍSTICA, LINGUAGEM E CULTURAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

Jéssica Novaes Queiroz (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)


SOCIOTERMOS DA MATEMÁTICA NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Yrvaine Jackson Nascimento Silva (FACSUL) e Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS)


"SUPERMAN: ENTRE A FOICE E O MARTELO" E A ANÁLISE DO DISCUROS: RELAÇÕES POSSÍVEIS

Adriano Braga Bressan (UEMS)


TECNOLOGIA, GAMIFICAÇÃO E ABORDAGEM COMUNICATIVA EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DESTAQUE PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ADOLESCENTES DO NOVO MILÊNIO

Viviane Ribeiro Andrade (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS CONCEPÇÕES PRAGMÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Moniki Aguiar Denucci (UENF), Daniele Fernandes Rodrigues (UFF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)


UM ESTUDO FILOLÓGICO-ORTOGRÁFICO EM CHARGES DE ÂNGELO AGOSTINI
Haroldo Wilson Zanda Grella (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)


UM EXPERIMENTO DE TIPOLOGIA PARA ELEMENTOS CULTURAIS ESPECÍFICOS APLICADO AO VOCABVLARIO DA LINGOA DE IAPAN

Michele Eduarda Brasil de Sá (UFMS)


UMA ABORGAGEM ACERCA DA NOVA LINGUAGEM EMPREGADA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG), Flávia Teixeira Silva Pires (UNIG) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)


UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO PROJETO IPÊ/CENP: “CURRÍCULO E A COMPREENSÃO DA REALIDADE”

Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (USP


UMA IDENTIDADE EM QUESTÃO: VIVA O POVO BRASILEIRO, SEU DISCURSO, LINGUAGEM E EXPRESSÃO

Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)


UMA NUVEM DE PALAVRAS PARA UM OLHAR REMOTO: A FERRRAMENTA WORDCLOUDS EM U, ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM TEMPOS PANDÊMICOS

Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF), Poliana Campos Côrtes Luna (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)


UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE VERBOS
Elizângela Rodrigues Dias (UEMS), Adelia Maria Evangelista Azevedo (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)

UMA QUESTÃO DE REVOLUÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO TERMO NAS POSTAGENS DE JÚLIA ROCHA

Elaine Moraes da Silva Lourenço (UERJ)


UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Eliane Terezinha Piccolotto (UFPR)


UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA INFANTIL INDÍGENA COMO RECURSO DE IMERSÃO LITERÁRIA DE ALUNOS INDÍGENAS

Paulo Fernando de Lucena Borges Ferreira (UERR


VARIAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA DO ITEM LEXICAL “CORONAVÍRUS” EM LIBRAS

Maiara Cano Romero Pereira (UFMS) e Rogerio Vicente Ferreira (UFMS)


VARIAÇÃO FONOLÓGICA NA VOZ DO “POETA DO POVO”: UM ESTUDO DE VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO DA CANÇÃO POPULAR “NA ASA DO EVENTO”, DE JOÃO DO VALE

Thiago de Sousa Amorim (UFPI) e Lucirene da Silva Carvalho (UESPI)


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LIBRAS

Rayssa Araujo Naves Dias (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)


VARIEDADE LINGUÍSTICA NA BNCC: ENFOQUE NO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Aurílio Soares da Silva (UFNT) e Janete Silva dos Santos (UFNT)

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: REFLEXÕES ACERCA DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS A PARTIR DE VARIAÇÕES ENCONTRADAS NA MÚSICA “ZALUZEJO”

Ana Carolina de Deus (UEMS), Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS) e Stela Fernandes Silva de Oliveira (UEMS)


VIAJES POR BRASIL DE A. E. ZALUAR PUBLICADOS EN LA PRENSA PERIÓDICA DEL SIGLO XIX

Diego Chozas Ruiz-Belloso (UNILA)


"VIMBUNDO ESTÁ CUCOPIANDO": UMA ANÁLISE SOBRE A LÍNGUA FALADA NA COMUNIDADE DE CAFUNDÓ - SALTO DE PIRAPORA (SÃO PAULO/BRASIL)

Luana Letícia Dudcoschi (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)


VOZES DISCURSIVAS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS: ABORDAGEM LINGUÍSTICA EM TEXTOS QUE NOTICIAM A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Andreia Tamaris de Souza Aquino (UNIMONTES) e Viviane Rodrigues (UNIMONTES)