A ALTERNÂNCIA TEU/SEU EM CARTAS
MINEIRAS OITOCENTISTAS E
NOVECENTISTAS
Ludmila
Reis Pinheiro
(UFMG)
“A ÁRVORE”, DE BARTOLOMEU
CAMPOS DE QUEIRÓS NA ESCOLA: UMA LEITURA DE FRUIÇÃO
Caroline
Fernandes (UERJ)
A CIÊNCIA LINGUÍSTICA: UM
PERCURSO HISTÓRICO DE INTERDISCIPLINARIDADE
Gelbis
Martins Agostinho
(UENF), Luciana de Oliveira Silva (UENF), Aline Peixoto
Vilaça Dias
(UENF), André Fernando Uébe Mansur (IFF), Carlos Henrique
Medeiros de
Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
A CONSTITUIÇÃO
DE APARATO CRÍTICO EM TEXTOS LITERÁRIOS DE TRADIÇÃO IMPRESSA
Fabiana
da Costa
Ferraz Patueli Lima (UFF)
A CONTRADIÇÃO DA
NATUREZA HUMANA NA CONSTRUÇÃO DAS
PERSONALIDADES DOS GÊMEOS PEDRO E PAULO NA OBRA MACHADIANA “ESAÚ E JACÓ”
Elizangela Tonelli (IFES e UENF), Giovanna Tonelli
Clevelares (São Camilo-ES) e Carlos Herinque Medeiros de Souza
(UENF)
A CRISE
DA MORALIDADE MODERNA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE
UMA ÉTICA
DO DISCURSO
Rodolfo
Moura Pereira
(UENF)
A DÉCIMA CLASSE DO SCHOLA AQUITANICA
(1583): COMENTÁRIOS SOBRE O ENSINO DE LATIM
Melyssa
Cardozo Silva dos Santos (UFF)
A EDUCAÇÃO
INFANTIL NO BRASIL: A EVOLUÇÃO
DA LINGUAGEM EDUCACIONAL NO TEMPO – DO ASSISTENCIALISMO A
CONTEMPORANEIDADE
Mariana
Nogueira Pereira (UENF)
e Cristiana
Barcelos da Silva (UENF)
A EFICÁCIA DO TREINAMENTO AUDITIVO NA
FLUÊNCIA DA LEITURA
Elizabeth Matilda Oliveira
William (UENF), Daniela Pereira da Silva (UENF),
Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF) e Carlos Henrique
Medeiros de Souza (UENF)
A
ESTRUTURA TEMÁTICA EM
INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL
Vilma
Nunes da Silva
Fonseca
(UFNT), Fátima Marinho Fabrício Monteiro
(PUC-RJ) e Rafaela Chaves Guimarães Feijó (UERJ)
A HISTÓRIA POR TRÁS DA ESCRITORA DE
“ÚRSULA”, MARIA FIRMINA DOS REIS
Eliane
Terezinha Piccolotto
(UFPR)
“A
HORA DA ESTRELA” OU
“ELA NÃO SABE GRITAR?”: UMA LEITURA DA MARGINALIZAÇÃO DE MACABÉA
Cyntia
dos Santos Jorge
(UENF)
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DA COMUNICAÇÃO
JURÍDICA
NA ATUAÇÃO DO ADVOGADO
Viviane Carneiro Lacerda Meleep
(UENF), Alice
de Souza Tinoco Dias
(UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de
Melo (UNIG), Flávia Teixeira Silva
Pires (UNIG) e Rosalee Santos Crespo
Istoe (UENF)
A
IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM PARA O OFICIAL DE JUSTIÇA NOCUMPRIMENTO DA
ORDEM
JUDICIAL
Alice
de Souza Tinoco Dias
(UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep
(UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de
Melo (UNIG), Flávia Teixeira Silva
Pires (UNIG) e Rosalee Santos Crespo
Istoe (UENF)
A
INFLUÊNCIA DO REFERENCIAL GRAMATICAL NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
DE
LÍNGUA PORTUGUESA
Laise
Jully Lopes da Silva (UNIGRANRIO),
Talyta de Albuquerque Duarte (UNIGRANRIO),
Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO) e Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO)
A
INTERLOCUÇÃO ENTRE
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Edma
Regina Peixoto
Barreto Caiafa Balbi
(IFF e UENF), Edda Maria Peixoto
Barreto (SEEDUC) e Eliana Crispim França Louquete (UENF)
A LINGUAGEM COMO EXPRESSÃO DA
MODERNIDADE NA PANDEMIA DE COVID-19 DO HOMEM
CONTEMPORÂNEO
Peterson
Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza
Quintino (UENF), Sheila Campos de
Souza (UENF)
e Jackeline
Barcelos Corrêa (UENF)
A LINGUAGEM
CRÍTICA E REALISTA DE GRACILIANO RAMOS: UM ENSAIO ANALÍTICO DO DISCURSO
LITERÁRIO PRESENTE EM “VIDAS SECAS”
Moyana
Mariano Robles-Lessa
(UENF), Alinne Arquette Leite Novais
(UENF), Carlos José de Castro Costa (UNIG), Karla de Mello Silva (UNIG)
A LINGUAGEM DA
DANÇA COMO RECURSO TERAPÊUTICO SOB A
LUZ DA FENOMENOLOGIA
Ingrid
de Souza Manhães (UFF),
Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF)
e Fernanda Morales dos S. Rios (UENF)
A LINGUAGEM NAS DANÇAS DE MATRIZES
INDÍGENAS
E AFRICANAS CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Priscilla
Gonçalves de Azevedo (UENF), Jhonatan da Silva Martins (UENF), Rackel
Peralva Menezes Vasconcellos (UENF)
e Fernanda Rodrigues
Guedes Gomes (UENF)
A LITERATURA
INFANTIL EM DISPOSITIVOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES
PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
Caroline
dos Santos Florentino de Barros
(IFF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)
A MULHER
MARAVILHA E O OLHAR MULTIMODAL
Ana Paula
Fenelon (UEMS)
A NORMALIZAÇÃO DA CULTURA
DE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE FEMININA NA CANÇÃO “SABOTARAM O MEU COPO”
E A
EXALTAÇÃO DA SEXUALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA PLATAFORMA TIKTOK
Vitória
Ranner Pinheiro
Pereira
(UERN e FAVENI) e Guianezza Mescherichia de Góis
Saraiva Meira (UERN)
A
NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: ACONTECIMENTO
DISCURSIVO
OU ENUNCIATIVO?
Marina
de Alcântara Alencar
(FACIT) e João de Deus Leite (UFT)
A
ORTOGRAFIA NAS PROPAGANDAS DA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO PRELIMINAR
Monique
Mattos Azevedo de Alvarenga
(UEMS)
A PARALAXE DA VIOLÊNCIA E DO CURRÍCULO DE
LÍNGUA
INGLESA: UMA ANÁLISE DA BNCC À LUZ DA TEORIA DE SLAVOJ ZIZEK
Victor
Ribeiro Lima (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima
(UENF e IFF)
A POESIA SLAM COMO LETRAMENTO DE
REEXISTÊNCIA
Juliano Dumani (UVA) e Cristina Prates (UVA)
A RELAÇÃO ENTRE O ETHOS FEMININO
E OS MODALIZADORES EM ATIVIDADES DE LISTENING: UMA
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS COLEÇÕES WAY TO GO! E VOICES PLUS
Rafaela Sepulveda Aleixo
Lima (UENF/ e
IFF) e Victor Ribeiro Lima (UENF)
A REPETIÇÃO DE
TERMOS EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE
ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcos
de Jesus Santa Barbara (FFP-UERJ)
e José
Mario Botelho (FFP-UERJ)
A
REPRESENTAÇÃO DISCURSIVO-CULTURAL DO TERRITÓRIO EM PROGRAMAS ELEITORAIS
DA FRENTE CONTRA A CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS NO PLEBISCITO DE DIVSÃO
DO ESTADO DO PARÁ
Carlos Borges Júnior (UFT)
A SITUAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL
NO
BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA À LUZ DA OBRA DE LIMA BARRETO
Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Karla de
Mello Silva (UENF), Maria
Eduarda
Pereira Arquette Leite
(UNIFAMINAS) e Edirley Souza Magalhães
(IF SUDESTE)
A
TOPONIMIA MUNICIPAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE ARAGUATINS-TO
Dhalilla
Ruamma Barros da Silva Dias
(UFT), Nayanne Viana de Oliveira
(UFT) e Rodrigo Vieira do Nascimento (FAT
e Unitins)
ABORDAGENS
DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO
MARANHÃO, O
USO DAS TECNOLOGIAS
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Rafael
Serra de Souza
(UEMA)
ACTITUDES
LINGUISTICAS DE HAITIANOS COM RELACIÓN AL
USO Y APRENDIZAJE DE LENGUAS EN LA UNIVERSIDAD
Nicole Alejandra Sinza
Méndez
(UNILA) e Franciele
Maria Martiny (UNILA)
AFINAL, QUEM MATOU
OS VON RICHTHOFEN? ANÁLISE CRÍTICA
DISCURSIVA DOS FILMES “A MENINA QUE
MATOU OS PAIS” E “O MENINO QUE MATOU MEUS PAIS”
Guianezza
Mescherichia
de Góis Saraiva Meira
(UERN), Ana Maria Saraiva Meira de Brito
(UERN) e Antonio Carlos Meira de Brito (UERN)
ALFABETIZAÇÃO
DO EDUCANDO CEGO OU COM BAIXA VISÃO: A
RECORRENCIA DE ESTUDOS SOBRE O PRESENTE TEMA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE
ALFABETIZAÇÃO – CONBALF
Nathália
Rosalino Tamy
(UENF) e Raquel França Freitas (UENF)
ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS
AVALIATIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM PROCESSOS SELETIVOS DO IFCE E DO IFRN
Jorge dos Santos Ribeiro (UERN)
ANÁLISE
COMPARATIVA ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DAE GRADUAÇÃO EM
SECRETARIADO EXECUTIVO E RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS DISCENTES À LUZ DA
LINGUÍSTICA DE CORPUS
Thereza
Cristina
Souza Lima
(UNINTER), Adriana Czajkowski (UNINTER),
Edilaine Cegan (UNINTER), Flavia
Roberta Fernandes (UNINTER) e Rafaela Aparecida de
Almeida (UNINTER)
ANÁLISE DE DISCURSO E SEMIÓTICA: RELAÇÕES
POSSÍVEIS
Tiago Santos Nascimento (UNEB) e Lidiane
Santos de Lima Pinheiro (UNEB)
ANÁLISE DE UM POST SOBRE
PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA PÁGINA DO INSTAGRAM “QUEBRANDO O
TABU”
Mônica Guedes Ferreira (UERN)
ANÁLISE DISCURSIVA DO
TRATAMENTO DA
ALGIA CRONICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A RELAÇÃO ENTRE IDOSOS E O MODELO
ATUAL DE
SAÚDE
Olavo
Ferreira Nunes (UENF),
Lidiane Silva Torres (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
ANÁLISE DO DISCURSO DE
PÊCHEUX: A
FORMAÇÃO DISCURSIVA EM MÚSICAS DO ESTILO DE HEAVY/THRASH
METAL NO CONTEXTO INDÍGENA AMAZÔNICO
José
Ângelo Almeida Ferreira
(UERR), Francisca
Angêla de Oliveira Sousa (UERR) e Alessandra
de Sousa Santos (UERR)
ANÁLISE DO ROMANCE “A HORA DA ESTRELA”, DE
CLARICE LISPECTOR, A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE DE
DISCURSO
Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFNT) e João
de Deus Leite (UFNT)
ANÁLISE DOS
DISCURSOS SOBRE THOR: A FABRICAÇÃO DE UM SUJEITO CIVILIZADO
Bruno
Aguinaldo
Feitosa
(UEMS)
ANÁLISE
DO ELEMENTO FÉ NA COMBINAÇÃO DOS SIGNOS VERBAL E NÃO VERBAL DA GRAPHIC
NOVEL
INGLESA EM CAMELOT 3000
Antônia
Aparecida da Silva Lemes
(UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
ANÁLISE LITERÁRIA DA MÚSICA “AQUARELA”
E A METÁFORA ENVELHECIMENTO
E FINITUDE DA PESSOA
Karla
de Mello Silva (UNIG),
Hildeliza Lacerda Tinoco
Boechat Cabral (UNIG), Moyana Mariano
Robles-Lessa (UENF), Alinne
Arquette Leite Novais (UENF), Carlos
José de Castro Costa (UNIG) e Carlos Henrique Medeiros de Souza
(UENF)
Sonia
Maria da Fonseca Souza
(UNIFSJ), Carly Cristina Souza Mozer (UNIFSJ), Mariana da Silva Oliveira (UNIFSJ) e Vyvian
França Souza Gomes Muniz (UNIFSJ)
ANÁLISE
SEMIÓTICA DO
PERSONAGEM “LUCIRALDO” – “DEUS POR TRÁS DAS CÂMERAS” – E O SIMBOLISMO
DO
ARQUÉTIPO DE “LÚCIFER” PRESENTE NA CULTURA POPULAR”
Wellington
Nascimento
Alves
(UEMS)
AS
APRORIAÇÕES DA LINGUAGEM E DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO DURANTE O
PERÍODO DA PANDEMIA
Hosana
da Silva de Melo (UFT) e César
Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT)
AS CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DE
PAULO FREIRE E A LINGUAGEM NA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DE HEIDEGGER PARA
UM
ENSINO CONTEMPORÂNEO
Peterson
Gonçalves Teixeira (UENF),
Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF), Crisóstomo
Lima do Nascimento (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)
AS
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS
NO
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM FONOLÓGICA DA CRIANÇA NA INFÂNCIA
Fernando Basílio dos Santos (UENF), Olavo Ferreira
Nunes (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
AS
PARTES DA ORAÇÃO NA ARTE DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA MAIS USADA NA COSTA
DO
BRASIL (ANCHIETA, 1595)
Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
AUTOS DE
DEFLORAMENTO: REFLEXOS DA CULTURA DO ESTUPRO EM DOCUMENTOS JURÍDICOS
BRASILEIROS
DO SÉCULO XX
Juliana
Marcelino Silva (UFCG), Maria
Aline Rodrigues Bezerra (UFCG) e Viviane
Moraes de Caldas (UFCG)
BOOKSTAGRAM, LITERATURA E
ESTATÍSTICA
Byanca Nayra
Mamedes Guido (IFTO), Misleine Andrade Ferreira Peel (UBI e IFTO) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)
BUSCANDO
UM NOVO DESIGN PARA A PRÁTICA DA ESCRITA
NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS REDES SOCIAIS EM EVIDÊNCIA
Danielle
Soares da
Silva
(UENF), Rhaísa
Sampaio Bretas Barreto (UENF) e Silvia Goulart Ferreira
(UFRJ)
CARL FR. PH. VON MARTIUS (1794-1868) E O
BRASIL OITOCENTISTA:
CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA GLOSSARIA LINGUARUM BRASILIENSIUM
Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
CAROLINAS
E CÍRCULOS DE CULTURA FREIREANOS: NARRATIVAS DE ALUNOS DA EJA NO RIO DE
JANEIRO
Débora
Amaral da Costa
(SME-RJ e UFF) e Renato
Alves de
Carvalho Júnior
(SME-RJ e UERJ)
CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO:
TRAÇANDO LINHAS
Daniela
Jaqueline Tôrres Barreto
(UFNT e UEMASUL)
e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)
“CHAMA
A CHOQUE QUE RESOLVE”: MENORES INTERNOS E PUNIÇÃO EM REDE
Amanda
da Silva duarte (UFMS), Elaine
de Moraes Santos (UFMS),
e Bernardina Fátima Antunes de Freitas
(UFMS)
CIGANOS: FILHOS DO
VENTO, TRANSEUNTES ERRANTES NA ECOLOGIA DA LÍNGUA
Mônica
Cristina
Soares Barretto (UFF)
CONHECENDO O FRONT
MATTER NO DICIONÁRIO BILÍNGUE PORTUGUÊS/INGLÊS: PROPOSTA DE
ATIVIDADE SOB A
PERSPECTIVA DA LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA
Giselle
Vasconcelos dos Santos Ferreira
(UFMS), Luciene Cristina Paredes Müller (UFMS) e Joseane Aparecida de Souza Francisco (UFMS)
CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS DE MULHER NEGRA PELO MODO DE VESTIR-SE E
(COM)PORTAR-SE NA SOCIEDADE BRASILEIRA SEISCENTISTA E SETECENTISTA
Graciethe
da Silva de Souza (UESB), Liliana
de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos
(UESB)
CONTEÚDO
MIDIÁTICO
DO JORNALISMO INDEPENDENTE: UMA ANÁLISE DO MÍDIA
NINJA DURANTE AS MANIFESTAÇÕES DE 2013
Daniele
Ribeiro Fortuna
(UNIGRANRIO), Augusto Vinícius Dias de Oliveira
(UNIGRANRIO), Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
(UENF) e Dostoiewski de O.
Champangnatte
(FcMais e UniAlfa)
CONTRIBUIÇÕES
DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO
PAPEL DO PROFESSOR E A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLGA
Natan Martins Borduam Cândido (UniREDENTOR) e Sinthia
Moreira Silva (UENF)
CULTURA
DIGITAL E ENSINO
DE LÍNGUAS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lilia
Aparecida Costa Gonçalves
(UNIGRANRIO) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça
(UNIGRANRIO)
DEPOIS
DA ADMISSIBILIDADE DO IMPEACHMENT: UM MOVIMENTO DE CONFRONTOS
DISCURSIVOS
Milca
Borges Luz (UESB)
e Maria
da Conceição Fonseca-Silva (UESB)
DE
THOREAU A GRETA
THUNBERG: A DISCUSSÃO DE MEIO AMBIENTE EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
Ana
Beatriz Menna Barreto
Monclaro
(UVA) e Silvana Moreli Vicente Dia (UVA)
DESDE RELAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS E
DISCURSIVAS
À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Francisca
Paula Soares Maia (UNILA)
DESENVOLVIMENTO
LINGUÍSTICO E COGNITIVO DA CRIANÇA E AS INFLUÊNCIAS DAS NOVAS
LINGUAGENS DIGITAIS
Priscilla
Maria Faraco Rosa (UENF) e Lidiane
Silva Torres (UENF)
DEVOÇÕES EM
COMUNIDADES PESQUEIRAS
ARTESANAIS: MAPEANDO LINGUAGENS E TRADIÇÕES EM SÃO FRANCISCO DE
ITABAPOANA-RJ
Leandro
Garcia Pinho
(PESCARTE e UENF) e Evandro Francisco Marques Vargas (PESCARTE
e UENF)
DICIONÁRIO
DE PALAVRAS E EXPRESSÕES DO PORTUGUÊS DE RORAIMA
Eliabe
Procópio (UFRR
e UFS)
DIREITO FUNDAMENTAL DE SE
EXPRESSAR NA PRÓPRIA
LÍNGUA: O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
COMO EMPECILHO AO ACESSO À JUSTIÇA
Gabryella
Ribeiro Simões dos Santos
(UNIG), Sinthia
Moreira Silva (UENF) e Roberta Santana Barroso (UENF)
DISCURSIVIDADE NA MÍDIA SOBRE DILMA ROUSSEFF:
EFEITOS-SENTIDO DE (IN)HONESTIDADE
Leandro
Chagas Barbosa (UESB), Maria
da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane
Silva Bittencourt (UESB)
DISCURSO SOBRE O IDOSO NA PÓS-MODERNIDADE
Lidiane Silva Torres (UENF) e Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF)
DISCUSSÕES EM TORNO DAS
LINGUAGENS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA
Aline
Peixoto Vilaça Dias
(UENF), Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana de
Oliveira Silva
(UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Carlos
Henrique
Medeiros de Souza (UENF)
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E A OBRA DE
MANUEL BANDEIRA: ORALIDADE E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS
Maria Denise de Oliveira (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
DO CONTO TRADICIONAL
AO CONTEMPORÂNEO: BREVES
CONSIDERAÇÕES
Juliana
Leal Facundes
(UFT) e Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFNT)
DO LIVRO AO FOLHETO:
DIÁLOGOS DO CORDEL COM
A LITERATURA CANÔNICA
Alexandra
dos Santos Nunes
(FFP-UERJ) e Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)
(UENF)
EDUCAÇÃO E ADOLESCENTES EM CONFLITO
COM A LEI: O ENSINO DE LITERATURA NO ENCCEJA
Wechilley
Rodrigues Lopes (UFNT)
e Valéria da
Silva Medeiros (UFNT)
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DIVERSIDADE: UMA
PROPOSTA ALTERNATIVA DE APLIVATIVO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Maria
Alexandra Azevedo
Paiva Santos
(UNESA) e Leandro Gomes Dias Bolivar (UFRJ e UNESA)
ENTRE O SENTIDO E O ABSURDO EM CLARICE
LISPECTOR
POR SØREN KIERKEGAARD E VICE E VERSA
Haleks Marques Silva (UFNT), Maria
José de Pinho (UFNT), Daniel
Cervantes Angulo Vilarinho (UFNT), Heliamar
Marques Rosa Brito (UFNT) e Walace
Rodrigues (UFNT)
ESCREVER PARA QUEM? REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO
DO CORDEL COMO RUPTURA DO ACADEMICISMO
Daniel Dias de Almeida (SEMEC Cambuci) e Emily
Fuly Dias (UFF)
ESCUTATÓRIA:
FALA CONCISA E LEITURA DE MUNDO A PARTIR DA ESCUTA
Marco
Antonio Correia de Carvalho
(FAAP e IFSP)
EXCLUSÃO E
RESISTÊNCIA: (RE)VOZEANDO PRÁTICAS DISCURSIVO-IDENTITÁRIAS DE PESSOAS
EM
SITUAÇÃO DE RUA
João
Batista da Costa Júnior
(UFRN),
Júlia Dayane Ribeiro da Costa (UFRN) e Marcos
Luan da Silva
(UFRN)
EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE GRADUANDOS EM LETRAS
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Patrick Rocha (UNILA)
e Franciele Maria Martiny (UNILA)
ESTUDO DA TOPONÍMIA
URBANA DE IPIRÁ-BA: BREVES
CONSIDERAÇÕES
Luciana
Natal Oliveira Santos
(UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira
(UNEB)
ESTUDO DE CASO COMO
RECURSO PEDAGÓGICO NO
ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Jaqueline Dias da Silva (IFF) e Valéria de Souza
Marcelino (IFF)
ESTUDO DAS
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA
ABORDAGEM
SEMÂNTICA
Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria
Nogueira (UEMASUL)
ESTUDO
DE CASO DA ESCOLA LIBANESA BRASILEIRA: ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DO
ENSINO DA LÍNGUA ÁRABE NA TRÍPLICE FRONTEIRA
Gabriela
Alejandra
Blanco Reinaldo (UNILA) e Francisca Paula
Soares Maia (UNILA)
ESTUDOS ROMANÍSTICOS
SOBRE A
LINGUAGEM NO SÉCULO XIX E O SURGIMENTO DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
E ANÁLISE DO
CONTO SUL-MATO-GROSSENSE
Margarida
Vieira da Costa
(UEMS) e Daniel Abrão
(UEMS)
FALAR ERRADO
Ricardo Salles (UERJ)
FANFIC: FERRAMENTA DE
ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NO UNIVERSO DA LEITURA E ESCRITA FICCIONAL
Camila
Soreano da
Silva Oliveira
(UNIFSJ), Ester Portugal da Silva Rocha (UNFSJ) e Clodoaldo
Sanches Fofano (UENF)
FILOLOGIA CRÍTICA E PERSPECTIVISMO NA
LEGITIMAÇÃO DOS SABERES ASTRONÔMICOS DO INDÍGENA BRASILEIRO
Aline Costalonga Gama (UENF) e Rodolfo Moura
Pereira (UENF)
FILOSOFIA
PARA CRIANÇAS: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERÁRIA
Priscila
de Andrade Barroso Peixoto
(UENF), Michele da Silva Bastos Rodrigues (UENF) e Eliana
Crispim França Luquetti
(UENF)
FONTES
MANUSCRITAS DO JUDICIÁRIO OITOCENTISTA
BAIANO: TEXTO, DOCUMENTO E DADOS
Fabrício dos Santos Brandão
(UFBA e IFBAIANO)
FORMAÇÃO
INDÍGENA EM RORAIMA: PERSPECTIVAS E CENÁRIOS DO PROJETO TAMδKAM
Francisca
Ângela de Oliveira Souza
(CEFORR), José Ângelo
Almeida Ferreira (UERR) e Carmem Véra
Nunes Spottii (UERR)
FREIRE-MANDELA:
FORMAÇÃO DE PROFESORES NO CONTEXTO
TECNOLÓGICO
Cristiano
de Oliveira Veras
(UVA), Flávia Maria Batista da Cunha
(UVA) e Pedro Henrique de Almeida Soares
(UVA)
GÊNERO DIGITAL FANFICTION: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA
DIGITAL SPIRIT FANFICTION NA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Roberta Santana
Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti
(UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)
e Milena Ferreira Hygino Nunes (UENF)
GERENCIAMENTO DIALÓGICO EM
FÓRUM ACADÊMICO DE ESCRITA COLABORATIVA
Célia Maria de Medeiros (UFRN) e João
Batista da Costa
Júnior (UFRN)
HQS:
CONSTRUINDO SENTIDOS NA MULTIMODALIDADE, “BATMAN: A PIADA MORTAL”
Léia
Bernal Sanches Correia
(UEMS), Ana
Paula Faustino de Oliveira (UEMS) e
Neide Araújo Castilho Teno (UEMS)
IDEOLOGIAS
LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PELA BNCC - UM DIÁLOGO
INTERDISCIPLINAR ENTRE A ABORDAGEM GLOTOPOLÍTICA E A ANÁLISE DE
DISCURSO CRÍTICA
Ana Paula Fernandes Gomes (UFF)
INTERCULTURALIDADE
NAS AULAS DE PORTUGUÊS PARA MIGRANTES INTERNACIONAIS
Giovana
Rosa Martins
(UEMS) e João Fabio Sanches Silva (UEMS)
JOÃO DO RIO E “CORDÕES”: UM DESFILE
LIBERTADOR DE SUBJETIVIDADES
Karen
Miranda
(UERJ)
LEITURA,
ESCRITA E LETRAMENTO DIGITAL: COMO ATECNOLOGIA PODE INFLUENCIAR O
ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA
Rysian
Lohse Monteiro (UENF),
Luciana da Silva Almeida (UENF), Tatiane
Almeida de Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti
(UENF)
LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE LÍNGUA
ESTRANGEIRA:
REFLEXÕES E PRÁTICAS
Kelly de Melo Nogueira Loureiro (UEMS) e Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
LETRAMENTO CRÍTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE
LÍNGUA
PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS E ATIVIDADES
Kamilly Sabino de Britto (IFES) e Poliana
da Silva Carvalho (IFF)
LETRAMENTO
EMERGENTE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Simone Marroso Siqueira Marcílio (UENF) e Dhienes
Charla Ferreira Tinoco (UENF)
LETRAMENTO
LINGUÍSTICO DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
ASPECTOS
PEDAGÓGICOS
Orleane
Evangelista de Santana
(UNITINS e UEMASUL) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFNT)
LIMA BARRETO:
ESCRITURA E DEVIR EM TEMPOS DE ROMANCE POLIFÔNICO
Elizabete
Barros
(UFNT)
LINGUAGEM E
ACESSIBILIDADE EM MATERIAIS DIGITAIS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA
VISUAL
Solimara Ravani Sant’Anna (IFES), Dulcileia Marchesi Costa
(IFES), Roberta
de Sousa Almeida
(IFES)
e Eliana
Crispim França Luquetti (UENF)
LINGUAGEM E EXPRESSÃO: AS DANÇAS
URBANAS NO
ENSINO FUNDAMENTAL
Priscilla Gonçalves de Azevedo
(UENF), João Luiz Lima Marins (UENF), Ana Luiza
Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
LINGUAGEM
JURÍDICA: ENTRE A TÉCNICA E O EXAGERO
Carlos
José de Castro Costa (UNIG), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF), Moyana Mariano Robles-Lessa
(UENF),
Alinne Arquette Leite Novais (UENF) e Karla de
Mello Silva (UNIG)
LINGUAGEM,
ORALIDADE E MEMÓRIA NO
CARNAVAL DO INTERIOR: TRANSCRIÇÃO DO BLOCO “INDIANOS”
DE SÃO JOÃO DA BARRA
Jhonatan
da Silva Martins (UENF)
e Lilian Sagio
Cezar (UENF)
LINGUÍSTICA E
PROFISSIONAIS DE SAÚDE: ESTRATÉGIAS PARA ATENDIMENTO DE PACIENTE
ADOLESCENTES E GRÁVIDAS NA PANDEMIA DA COVID-19
Ana Paula Borges de Souza (UENF), Ademir
Hilário de Souza (UENF) e Fernanda
Castro Manhães (UENF)
LITERATURA DE
CORDEL EM UM CONTEXTO ESCOLAR: UM RECURSO PEDAGÓGICO
PARA O CENTRO EDUCATIVO MARIA DE LOURDES ASSUNÇÃO
Maria
dos Remédios Andrade Ribeiro Barros (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)
LITERATURA E
DIREITO DO TRABALHO: A LEITURA LITERÁRIA
E A QUEBRA DO CÍRCULO DE VIOLÊNCIA LABORAL
Daniel
Cervantes Angulo Vilarinho
(UFNT e FACDO) e
Valéria da Silva Medeiros (UFNT)
LITERATURA,
FILOSOFIA E SEMÂNTICA: TRACEJADOS, CAMINHOS E DESDOBRAMENTOS
Daniela
Jaqueline Tôrres Barreto
(UFNT e UEMASUL),
Andrea Martins Lameirão Mateus (UFNT)
e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)
MANSOUR CHALLITA: PRECURSOR DE LA TRADUCCIÓN
LITERARIA ÁRABE/PORTUGUÉS
Rosa-Isabel Martínez
Lillo
(UMA) e Miguel Ángel Lucena Romero (UMA)
MARIA ALICE BARROSO: UMA
AUTORA
FLUMINENSE E O DESTAQUE PARA PERSONAGENS FEMININAS EM TRÊS ROMANCES DO
“CICLO
PARADA DE DEUS”
Ana
Lúcia Lima da Costa Schmidt (UNIFSJ
e UENF), Gabriella de Mello Fíngolo (UNIFESJ),
Sarah
Maria Augusta
Teixeira (UNIFESJ)
e Sarah
Ramos de Souza (UNIFESJ)
MASCULINISMO
E MISOGINIA NA
SOCIEDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS
DISCURSOS DOS ADEPTOS AO MASCULINISMO NAS REDES SOCIAIS
Rosane
Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO)
e Renato da Silva (UNIGRANRIO)
MEME “BOLSOCARO”: ABORDAGEM MORFOSSEMÂNTICA
Alexsandra
da Silva Macário (UERJ) e Naira
de Almeida Veloso (UERJ)
METÁFORAS CONCEPTUAIS NA GESTÃO LOCAL DA PANDEMIA: UMA
ANÁLISE DOS PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTOS
Jacimara
Ribeiro Merizio Cardozo
(UENF) e Sérgio
Arruda de Moura (UENF)
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E USO DE
FERRAMENTAS
DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: VALORIZAÇÃO DO PRAZER E SABER NA
PRODUÇÃO
ACADÊMICA
Jaqueline Maria de Almeida (UENF) e Moacir
dos Santos da Silva (UENF)
“MEU ALUNO
SABE ARGUMENTAR?” ESTUDO DE CASO NO PROFLETRAS/UERN/ASSU
Guianezza
Mescherichia de Góis Saraiva Meira
(UERN)
MILITÂNCIA
DA MULHER NEGRA NO BRASIL E A IDEOLOGIA DE
GÊNERO: HÁ MACHISMO NO MOVIMENTO NEGRO?
Jacielle
da Silva Santos (UFNT
e SEDUC-TO), Janete Silva dos Santos
(UFT e UFNT) e Lúcia Maria de Assis
(UFF e UFNT)
“MIMIMI
OU RACISMO?”: OS DIFERENTES DISCURSOS ACERCA DO CASO FABIANE JARDIM
Raquel
Oliveira de Araújo (UERN) e Francisca
Ramos-Lopes (UERN)
MUDANÇAS
TERMINOLÓGICAS NA REFERÊNCIA FEITA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA:
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO
Bárbara
Rangel Paulista (UENF) e Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF)
MULTILETRAMENTOS
E ENSINAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
EM CURSO DE LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA
Aline das Graças Monteiro
Miranda Barros
(UENF e IFF), Ana Paula de Castro
(IFF), Fernanda Soares Luz (IFF) e Rafaela Sepulveda
Aleixo Lima
(UENF e IFF)
NOVO NORMAL: A DICOTOMIA
DE OLHARES
DA PANDEMIA
André
Lúcio Coelho
(UEMA),
Claudia Lúcia Coelho (UFNT) e Davi
Pereira Gomes (UFNT)
O ANTICAPACITISMO E O
PODER DAS PALAVRAS: A LINGUAGEM COMO IDEAL DE EMANCIPAÇÃO DAS PESSOAS
COM DEFICIÊNCIA
Aline
Costalonga Gama (UENF),
Calili Cardozo dos Santos Paravidini (UENF), Décio
Nascimento
Guimarães (IFF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
O ENSINO DAS
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO
DA
LUDICIDADE
Áquila
Ferreira da Silva Curty
(UENF) e Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF)
O
ENSINO DE
PORTUGUÊS – ANÁLISE DE EXPRESSÕES REFERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE DOIS GÊNEROS
Bismarck
Zanco de Moura (UFRJ)
O ENUNCIADO NA PERSPECTIVA DE BAKHTIN:
UMA
ANÁLISE DO GÊNERO CHARGE NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Ricardo Ferreira de Sousa (UFT), Joelma
Pereira Cruz dos Santos (UFT) e Poliana
Coutinho Campos da Silveira (UFT)
O
GÊNERO CRÔNICA E O TEXTO MIDIÁTICO POR ADOLESCENTES DO FUNDAMENTAL II
Maria
de Fátima da Silva (UERN) e Cinthia
Hillaria Silva do Nascimento
(UERN)
“O
GRANDE DITADOR”: UMA
LEITURA DISCURSIVA DO ÚLTIMO DISCURSO DE
CHAPLIN
Josiane
Rangel da Silva
Calvis
(UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)
O IMAGINÁRIO DE
LÍNGUA PORTUGUESA EM CADERNOS DE
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES
Florisbete de
Jesus Silva (UNICAMP e IEL)
O IMPÉRIO TIWANAKU: A
HERANÇA CULTURAL
DO ALTIPLANO BOLIVIANO “LIDO” ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA
Ana
Lúcia Lima da Costa Schmidt
(UENF)
O LADO OCULTO DA
LEITURA: UMA ANÁLISE DO CONTO "FELICIDADE CLANDESTINA", DE CLARICE
LINSPECTO
Cyntia dos Santos Jorge (UENF)
O LÉXICO
TOPONÍMICO: REVISITANDO ALGUNS CONCEITOS
Carine
Souza Soares
(UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)
O LIVRO
DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA
COVID 19: LIMITES
E POSSIBILIDADES
Bianca
Corrêa Lessa Manoel
(UNESA e Pref. de Queimados e Nova Iguaçu), Patrícia
Jerônimo Sobrinho (SEEDUC-RJ) e
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
(UNIGRANRIO)
O PODER DA LÍNGUA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DA LIBRAS
E A LÍNGUA PORTUGUESANA EDUCAÇÃO DO SURDO
Joicy de
Souza Ribeiro Quitete
(ISEPAM) e Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF)
O ROMANCE
FLUMINENSE DE AUTORIA FEMININA: DESTAQUE PARA PERSONAGENS FEMININAS EM
DOIS ROMANCES
DO “CICLO PARADA DE DEUS”, DE MARIA ALICE BARROSO
Ana
Lúcia Lima da Costa
Schmidt
(UENF), Camila
Soreano da Silva Oliveira (UNIFSJ)
e Ester Portugal da Silva Rocha (UNIFSJ)
O ROMANCE HISTÓRICO, DE WALDIR PINTO
DE CARVALHO, COMO ARQUIVO MEMORIALÍSTICO DA CIDADE DE CAMPOS DOS
GOYTACAZES: O
CASO De “A RODA DOS EXPOSTOS”
Victor
da Penha Miranda
(UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF)
O
SUJEITO INDÍGENA E OS EFEITOS DE MEMÓRIA QUE O CONSTITUEM NA
CONTEMPORANEIDADE
Graciethe
da Silva de
Souza
(UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)
O
TEXTO LATINO NA GRADUAÇÃO: UMA
PROPOSTA DE TRADUÇÃO DO DIES IRAE
Israel
Matheus Siqueira Santos
(UERJ) e Pedro Ivo Zaccur Leal (UERJ)
“O
VELHO E O MAR” COMO INSPIRAÇÃO PARA UM MAR DE HISTÓRIAS DE UM PESCADOR
Francine
Nogueira Lamy Garcia Pinho
(PESCARTE e UENF) e Arthur Nogueira Garcia Pinho
(PESCARTE e UFES)
OS PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS E OS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA REFLEXÃO POR UMA PEDAGOGIA
COMUNICATIVA
Sinthia Moreira Silva (UENF), Rhaísa Sampaio
Bretas Barreto (UENF), Danielle Soares da Silva (UENF) e
Silvia
Goulart Ferreira (UFRJ)
OS SIGNOS POÉTICOS
DOS POVOS ORINÁRIOS NAS NARRATIVAS INFANTOJUVENIS DE MURUÉ SURUÍ E
GECLÉSIO GUAJAJARA
Lohanna da silva azevedo (UNITINS) e
Luama Socio
(UNITINS)
PEDAGOGIAS
FEMINISTAS DESDE O SUL: LINGUAGEM ATIVISTA E ALTERNATIVAS DE MUNDOS
POSSÍVEIS
Jéssica Cristina Alvaro
de Oliveira (UENF) e Giovane
do Nascimento
(UENF)
PERSPECTIVAS
TEÓRICAS NA CRÍTICA LITERÁRIA DE MARIA DA
GLÓRIA SÁ ROSA
Cleonice
da
Costa Godinho
(UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)
PIXAÇÃO: UMA
REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DO
DISCURSO DA PERIFERIA DE CAMPO GRANDE-MS
Ingrid
Maria dos Santos Rocha
(UEMS) e Aline
Saddi Chaves
(UEMS)
POBRES
DE/EM ESPÍRITO: TRADUÇÃO E REVISÃO DO DATIVO NA JFA NO
EVANGELHO DE MATEUS (MT 5.3)
Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS) e Fernando Glória Caminada Sabra (UEMS)
POLÍTICAS
PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL NO BRASIL: O CASO DA LITERATURA NO
ENEM PPL
Gislene
Santos Moreira (DPE-TO)
e Valéria da Silva Medeiros (UFNT)
PRÁTICAS
LEITORAS E A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA
Leidiane
Monteiro Ferreira (UERN) e Francisca
Ramos-Lopes (UERN)
PRECONCEITO
LINGUÍSTICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LETRAS
Dayse
Clementino Sousa (UFNT) e Janete Silva dos Santos (UFNT)
PROFESSOR-CRIMINOSO:
UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DA JUSTIFICATIVA DE UM PROJETO DE LEI MUNICIPAL
Danilo
Sobral de Souza (UESB), Camila
Vieira dos Santos (UESB), Lavínia Costa Sousa (UESB)
e Adilson
Ventura (UESB)
PRONUNCIAMENTOS
OFICIAIS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:
UMA NARRATIVA
DA PERVERSIDADE NEOLIBERAL
Rodolfo
Moura Pereira
(UENF)
PROPOSTA
DE UM CATÁLAGO DIALETAL PARA SÃO LUIZ DO ANAUÁ-RR
Lana Camila Santos
Gonçalves
(UFRR)
REFLEXÕES ACERCA DA LEITURA E DA ESCRITA NO
ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMANDO LEITORES
Vanessa
Alencar de Lima (UFNT) e César
Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)
REFLEXÕES
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Adriana
Gomes de Souza Mata
(UENF), Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF) e Sérgio
Arruda de Moura (UENF)
REFLEXÕES
SOBRE O USO DAS MÚLTIPLAS FERRAMENTAS DIGITAIS DURANTE O ENSINO
REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM TEMPOS PNDÊMICOS
José Nogueira Antunes Neto (UENF), Peterson
Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF) e Jackeline
Barcelos Corrêa (UENF)
REFLEXÕES SOBRE EXCERTOS DA TRADUÇÃO ARGENTINA
DE “MEU PÉ DE LARANJA
LIMA”
Pedro Albeirice da Rocha (UFNT)
REFLEXÕES SOBRE
TRADUÇÃO LITERÁRIA
Pedro Albeirice da Rocha (UFNT)
REFLEXOS DO ENSINO
REMOTO EMERGENCIAL NA PRÁTICA DO ENSINO DE LITERATURA DURANTE A
PANDEMIA DA COVID-19
Acsa
Folly de Lima
(UNIFSJ), Ludimila de Oliveira Moreira
(UNIFSJ) e Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)
RELAÇÕES DE PRAZER: UMA ANÁLISE DO DISCURSO
PORNOGRÁFICO NA INTERNET
Luciano
Dias de Sousa
(UENF)
RELATOS
AUTOBIOGRÁFICOS ATUAIS: EXPRESSÕES DO EU NAS REDES SOCIAIS
Dayane Graciele de Jesus
Miranda
Contarato (UENF) e Odacyr Roberth Moura da Silva (UENF)
RESGATE DA IDENTIDADE
CULTURAL DO
PANTANEIRO PELA ÓTICA DE AUGUSTO CÉSAR PROENÇA
Kelly Caroline Alvarez (UEMS) e Daniel
Abrao (UEMS)
RETRATOS SOCIAIS DA CIDADE E A
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:
PROPOSTAS FORMATIVAS A PARTIR DAS APROXIMAÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIAL
AOS
CONCEITOS DE BAKHTIN
Simone
Oliveira Thompson de Vasconcelos (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento
(UFF)
(RE)VISITANDO
CONCEITOS DE HIPERTEXTO: UMA ANÁLISE DE TEXTOS DIGITAIS
Ana
Claudia Oliveira Azevedo
(UESB), Filipe
Santos Guerra (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)
"RISCO PT": A
DISCURSIVIZAÇÃO NA MÍDIA SOBRE A ELEGIBILIDADE DO EX-PRESIDENTE LUIZ
INÁCIO LULA DA SILVA
Quelle
Taísa da Chaga Oliveira
(UESB), Maria da
Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittencourt
(UESB)
SELEÇÕES DE OURO: COPA
DO MUNDO, LITERATURA
E POLÍTICA NAS CRÔNICAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Vitor
de Carvalho Pinto
(UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
SENTIDOS DE
TRÁFICO DE ESCRAVOS EM FUNCIONAMENTO EM DOCUMENTOS JURÍDICOS VIGENTES
NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Jaqueline
Cunha Ribeiro
(UESB), Débora Teixeira Alves (UESB) e Jorge Viana Santos
(UESB)
SENTIDOS DE SURDEZ NA IDADE ANTIGA
Marcelle
Bittencourt Xavier (UESB), Adilson Ventura (UESB), Daniela Ribeiro de Jesus (UESB)
e Érica
Costa Rêgo (UESB)
SERÁ QUE EU POSSO OPINAR?
TRANSFORMANDO A CHARGE EM COMENTÁRIO DE LEITOR
Carla
Samile Lima de
Sousa
(UERN)
SHOAH: A DIALOGICIDADE DA ESCRITA COMO ARMA
DO
TESTEMUNHO
Darlene
de Jesus Rodrigues (UFNT) e César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT)
SINONÍMIA,
ANTONÍMIA E CAMPO SEMÂNTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO
8º ANO EM
IMPERATRIZ-MA NA DÉCADA DE 2020
Daniela
Silva Ribeiro
(UEMASUL) e Sônia
Maria Nogueira (UEMASUL)
SOBRE OLHAR PARA O PASSADO
DAS LÍNGUAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA LINGUÍSTICA
HISTÓRICA
Juan Rodrigues da Cruz (UFF)
SOCIOLINGUÍSTICA,
LINGUAGEM E CULTURAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES EM CAMPOS
DOS
GOYTACAZES:
Jéssica
Novaes Queiroz
(UENF) e Raquel França Freitas (UENF)
SOCIOTERMOS DA
MATEMÁTICA NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Yrvaine Jackson Nascimento
Silva (FACSUL) e Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS)
"SUPERMAN: ENTRE A FOICE E O MARTELO" E A
ANÁLISE DO DISCUROS: RELAÇÕES POSSÍVEIS
Adriano
Braga Bressan
(UEMS)
TECNOLOGIA, GAMIFICAÇÃO E
ABORDAGEM COMUNICATIVA EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM
DESTAQUE PARA
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ADOLESCENTES DO NOVO MILÊNIO
Viviane
Ribeiro Andrade (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS
CONCEPÇÕES
PRAGMÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Fabrízia Miranda de
Alvarenga
Dias (UENF), Moniki Aguiar Denucci (UENF), Daniele
Fernandes Rodrigues (UFF) e Carlos Henrique Medeiros
de Souza (UENF)
UM
ESTUDO FILOLÓGICO-ORTOGRÁFICO EM CHARGES DE ÂNGELO AGOSTINI
Haroldo
Wilson Zanda Grella (UEMS) e
Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
UM EXPERIMENTO DE TIPOLOGIA PARA ELEMENTOS
CULTURAIS ESPECÍFICOS APLICADO AO VOCABVLARIO
DA LINGOA DE IAPAN
Michele Eduarda Brasil de Sá (UFMS)
UMA
ABORGAGEM ACERCA DA NOVA LINGUAGEM EMPREGADA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
REMOTO EM
TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Alice
de Souza Tinoco Dias
(UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep
(UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de
Melo (UNIG), Flávia Teixeira Silva
Pires (UNIG) e Rosalee Santos Crespo
Istoe (UENF)
UMA
ANÁLISE DIALÓGICA DO PROJETO IPÊ/CENP: “CURRÍCULO
E A COMPREENSÃO DA REALIDADE”
Dante
Augusto Assis
Ribeiro de Freitas (USP
UMA IDENTIDADE EM QUESTÃO: VIVA O POVO
BRASILEIRO,
SEU DISCURSO, LINGUAGEM E EXPRESSÃO
Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
UMA NUVEM DE PALAVRAS PARA UM OLHAR REMOTO: A
FERRRAMENTA WORDCLOUDS EM U, ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM TEMPOS PANDÊMICOS
Rackel
Peralva Menezes Vasconcellos (UENF),
Poliana Campos Côrtes Luna (UENF),
Carlos Henrique Medeiros de
Souza (UENF) e Cristiana
Barcelos da Silva (UENF)
UMA
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE VERBOS
Elizângela
Rodrigues Dias
(UEMS), Adelia Maria Evangelista Azevedo
(UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves
(UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa
(UEMS)
UMA QUESTÃO
DE REVOLUÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO TERMO NAS POSTAGENS DE JÚLIA
ROCHA
Elaine Moraes da Silva Lourenço (UERJ)
UMA REFLEXÃO
SOBRE A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Eliane
Terezinha Piccolotto (UFPR)
UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA
INFANTIL INDÍGENA COMO RECURSO DE IMERSÃO LITERÁRIA DE ALUNOS INDÍGENAS
Paulo
Fernando de Lucena Borges Ferreira (UERR
VARIAÇÃO
FONÉTICO-FONOLÓGICA DO ITEM LEXICAL “CORONAVÍRUS” EM LIBRAS
Maiara
Cano Romero
Pereira
(UFMS) e Rogerio Vicente Ferreira (UFMS)
VARIAÇÃO FONOLÓGICA NA VOZ DO “POETA
DO POVO”: UM ESTUDO DE VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO DA CANÇÃO POPULAR “NA ASA DO
EVENTO”, DE JOÃO
DO VALE
Thiago
de Sousa Amorim
(UFPI) e Lucirene da
Silva Carvalho (UESPI)
VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA NA LIBRAS
Rayssa
Araujo Naves Dias (UEMS)
e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
VARIEDADE
LINGUÍSTICA NA BNCC: ENFOQUE NO
PRECONCEITO LINGUÍSTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aurílio
Soares
da Silva
(UFNT) e Janete
Silva dos
Santos
(UFNT)
VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA: REFLEXÕES ACERCA DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS A PARTIR DE
VARIAÇÕES ENCONTRADAS NA MÚSICA “ZALUZEJO”
Ana
Carolina de
Deus
(UEMS), Elza Sabino da Silva Bueno
(UEMS) e Stela
Fernandes
Silva de Oliveira
(UEMS)
VIAJES POR BRASIL DE A. E.
ZALUAR PUBLICADOS EN LA PRENSA PERIÓDICA DEL
SIGLO XIX
Diego Chozas
Ruiz-Belloso
(UNILA)
"VIMBUNDO ESTÁ CUCOPIANDO": UMA
ANÁLISE SOBRE A LÍNGUA FALADA NA COMUNIDADE DE CAFUNDÓ - SALTO DE
PIRAPORA (SÃO PAULO/BRASIL)
Luana
Letícia Dudcoschi (UEMS) e Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
VOZES DISCURSIVAS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS:
ABORDAGEM LINGUÍSTICA EM TEXTOS QUE NOTICIAM A VIOLÊNCIA CONTRA AS
MULHERES
Andreia Tamaris de Souza Aquino (UNIMONTES) e Viviane Rodrigues (UNIMONTES)
|