XXVIII CNLF

circulo

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

XXVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia

Em homenagem ao Prof. Bruno Fregni Bassetto
  E em comemoração aos 100 anos de existência do Grupo Globo
  E aos 100 anos do Rádio no Brasil

Rio de Janeiro, de 27 a 29 de agosto de 2025



ESTA EDIÇÃO COM OS TRABALHOS COMPLETOS DO XXVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA NÃO GARANTE A SUA PUBLICAÇÃO NO E-BOOK, PARA O QUAL SERÃO SENDO SELECIONADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA OS ARTIGOS A SEREM PUBLICADOS.


JÁ FOI PUBLICADO O TOMO I NOS CADERNOS DO CNLF (http://www.filologia.org.br/xxviii_cnlf/cnlf/tomo01.htm).



19 textos completos

Atualizado em
  25 / 09 / 25



A gênese do texto e a estética do movimento criador
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
A hipercorreção na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: um destaque para a troca da semivogal /u/ pelo grafema “l” em posição de coda silábica
Francymara Vieira Carvalho (UESPI) e Lucirene da Silva Carvalho (UESPI)

A identidade e a memória em poemas afrodescendentes na “Obra poética” de Sosígenes Costa: Uma breve análise

Heráclito Júlio Carvalho dos Santos (SEDUC-PI) e Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI)

A importância da língua mais usada na costa brasileira durante a colonização do Brasil
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
A mitologia afro-brasileira na obra “Poemas de terreiro e orixás”, de Cyro de Mattos
Bruna Luísa de Sá Teles Mendes (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

A presença da literatura de axé na obra “Capitães da areia”, de Jorge Amado

Michelle Souza de Oliveira Anjos (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

Acervos da dramaturgia baiana e crítica filológica
Rosa Borges (UFBA) e Débora de Souza (UFBA)
Beowulf: o herói, os monstros e a Bíblia
Foão Bittencourt de Oliveira (UERJ)

Dido e o ecofeminismo: Uma leitura interpretativa do Livro I da Eneida, de Virgílio

Sara Angela da Silva Rodrigues (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Entre espinhos da caatinga e feridas da cidade: Breve análise lexicultural da favela em “Sangue de irmãos”, de José Aras
Adriana Gonsalves da Silva Fontes (UNEB)
Entre sons e sentidos: Uma reflexão para além da alfabetização
Lucirene da Silva Carvalho (UESPI) e Ailma do Nascimento Silva (UESPI)

Estudo da relação entre fala e escrita em produções textuais de alunos do Ensino Fundamental II

Paulina Borges da Silva Santos (Unimontes) e Maria do Socorro Vieira Coelho (Unimontes)

Fraseologias do léxico popular mineiro: Um estudo com alunos do ensino fundamental
Joana Patrícia Barbosa Silva (Unimontes) e Maria do Socorro Vieira Coelho (Unimontes)
O campo lexical dos atributos à Júlia Fetal na cantata “À morte de D. Julia Fetal” (Silva, 1847)
Victória Marina Pereira Moura Lima (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
O ensino do latim no projeto missionário dos jesuítas durante a colonização portuguesa no Brasil
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Processo de intitulação: Práticas de leitura na escola
Catarina Ribeiro (Uerj

Ressignificação de práticas em cursos de formação de professores

Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB

Sacred languages, convulsing bodies: epilepsy, biblical philology, and neurophobia in medical education
Renato Faria da Gama (UFF, UFRJ e FMC), Prince Kazadi (UL), Marcos Weiss Bliacheris (AGU), Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF e UENF) e Camila Castelo Branco Pupe (UFF)