Cadernos do CNLF, Vol. XVIII, Nº 11
Redação ou Produção Textual
____ VOLUME COMPLETO ____

 

  0.  ApresentaçãoJosé Pereira da Silva

  1. A elaboração do texto acadêmico no uso de hipertextos digitais: a relação entre a autoria e o plágioNicolas Addor e Arlinda Cantero Dorsa

  2. A escrita de textos argumentativos em sala de aula: diretrizesAytel Marcelo Teixeira da Fonseca

  3. A escrita como prática mediadora das interações entre o candidato ao PAES e à UEMAAdriana Sousa de Alcântara e Fabíola de Jesus Soares Santana

  4. A produção textual de alunos do ensino médio da rede estadual do Rio de JaneiroEliana da Cunha Lopes e Alberto Lopes de Souza

  5. Alfabetização e letramento: questões identitárias x prática docenteDaniele Lúcia de Freitas Bruno e Idemburgo Pereira Frazão Félix

  6. Articulação tem-rema no manifesto: considerações para o exercício da cidadaniaFlavia Galloulckydio

  7. Atividades de retextualização do gênero facebook como prática escolar: muito além da gramática das nuvensMario Ribeiro Morais, Michelle Morais Domingos, Rosielson Soares de Sousa e Karylleila dos Santos Andrade

  8. Errando na escrita: uma proposta de análise dos “equívocos” cometidos pelos alunos em suas produções textuaisJuliene Kely Zanardi e Tania Maria Nunes de Lima Camara

  9. Hipertexto: uma nova senha para o livro impresso: uma análise das características hipertextuais presentes no livro New Password EnglishAlini Cardozo dos Santos Paravidini

  10. Reescrita: um método de ensino aprendizagem de produção textual numa perspectiva de percepção das variedades linguísticas escritasEdina Félix da Silva e Juscicleia Santos Cardoso

  11. A escrita de surdos: competências comunicativas e gramaticais em práticas interacionaisFrancisca Maria Cerqueira da Silva, Karylleila dos Santos Andrade Klinger e Vera Barros Brandão R. Garcia

  12. A oralidade e a escrita no ensino de língua materna: uma reflexãoDhienes Charla Ferreira e Eliana Crispim França Luquetti

  13. A produção de textos em sala de aula: espaço para a produção de autoriaMilsa Duarte Ramos Vaz e Maria Leda Pinto

  14. Como estão os textos dos alunos do curso de letras? primeiras reflexõesJoanni Aparecida Carvalho Miranda e André Luiz Faria

  15. Do papel à cidadania: a prática de produção textual como forma de ser cidadãoHélder Brinate Castro e Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca

  16. Histórias em quadrinhos: registro de questionamentos e soluçõesViviane Santos

  17. Manutenção da progressão temática nos textos acadêmicosFabiana Cristine Batista da Silva e Rosane Garcia Silva

  18. Marcas de oralidade em textos manuscritos: do manuscrito eclesiástico à escrita escolar atualMaiune de Oliveira Silva e Maria Helena de Paula

  19. O continuum entre oralidade e escrita no terço cantado da comunidade tambiocó em Catalão-GO Dóbia Pereira dos Santos Nascimento e Maria Helena de Paula

  20. O texto narrativo nos dois primeiros anos do ensino fundamental II: possibilidades de reconto de “O Rei Sapo”Sandra da Silva Santos Bastos e Tania Maria Nunes de Lima Camara

  21. Singularidade do processo criativo em ambiente escolarDenise Aparecida Calegari Marocolo, Edina Regina Pugas Panichi e Mauro Alberto Marocolo