Cadernos do CNLF, Vol. XXIII, Nº 03
Anais do XXIII CNLF, Textos Completos
tomo i
____ VOLUME COMPLETO ____

SUMÁRIO
00. Apresentação
     José Mario Botelho
01. A atuação do professor como forma de desenvolvimento integral do estudante do século XXI
      Clodoaldo Sanches Fofano, Edilaine da Silva Freitas, Eliana Crispim França Luquetti, Roberta Santana Barroso e Sinthia Moreira Silva Ribeiro
02. A (des)ordem das ciências humanas na política: efeitos, sentidos e ressonâncias do discurso presidencial
     
Éderson Luís Silveira e Wéllton Silva de Fátima
03. A escuta compartilhada e a narratividade da comunidade pesqueira de Arraial do Cabo
   
   Manuela Chagas Manhães
04. A influência do nórdico antigo no inglês moderno
      João Bittencourt de Oliveira
05. A mescla no ensino–aprendizagem de português: comparação entre aprendizes de LM e LNM
      Tania Mara Gastão Saliés, Aline Salucci Nunes, Ana Vitória Queiroz e Claudia Spitz
06. A narrativa e memória social e coletiva em comunidades tradicionais: arraial do cabo e o conto “Pé de cabra”
      Manuela Chagas Manhães
07. A representação do negro-escravo na obra “Casa grande & senzala”, de Gilberto Freyre delimitada pelo olhar da análise crítica do discurso
     Fernanda Pinheiro de Souza e Silva
08. Análise da escrita de avisos em AVA: pistas de contextualização e interação no ensino de língua portuguesa a distância
      Débora Cristina Longo Andrade
09. As contribuições de fonética e fonologia na formação do professor no ensino e aprendizagem de língua materna
     Lucirene da Silva Carvalho e Catarina de Sena S. M. da Costa
10. As histórias em quadrinhos e o processo de leitura e escrita nas crianças
     Tais Turaça Arantes, Thays Baniski Teixeira, Hugo Augusto Turaça Leandro e Jéssica Rabelo Nascimento

11.
Comparação entre os diários de Walmir Ayala, Lúcio Cardoso e Harry Laus: considerações finais de uma pesquisa
     Daniele Ribeiro Fortuna

12. Contribuições da linguística de corpus para o processo de ensino/aprendizagem de idiomas
     Thereza Cristina de Souza Lima

13. Denúncias sócio-políticas presentes no discurso de crônicas machadianas
     Clodoaldo Sanches Fofano, Eliana Crispim França Luquetti, Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza e Vyvian França Souza Gomes

14. Diálogos entre filologia e arquivística: acervos de dramaturgos baianos
     Rosa Borges

15. Ensino de língua portuguesa: reflexão acerca do uso das formas pronominais eu e mim no português falado em dourados, sob o viés dos estudos sociolingüísticos
     Elza Sabino da Silva Bueno, Neide Araújo Castilho Teno e Sandra Espíndola

16. Estudos iniciais para a edição crítico-genética de “Memorial de Aires”
     Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima

17. Filosofias e gramáticas: a alagmática e a transdução como processos para a individuação
     Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

18. Gênero e sexualidade na aula de literatura brasileira: uma perspectiva bakhtiniana
     Elio Marques de Souto Junior

19. Grafite: linguagem de uma memória social
     Isabela Assunção Reis e Maria da Conceição Reis Teixeira

20. Gramaticalização de conjunções: da sintaxe ao discurso
     Felipe de Andrade Constancio

21. Gramaticalização na criação de conectores em uma perspectiva diacrônica
     Roberta Vecchi Prates e Ricardo Stávola Cavaliere

22. Gramáticas portuguesas da infância: séculos XIX e XX
     Márcia Antonia Guede Molina

23. “Grupo de Laocoonte” ou “caso Moro–Dallagnol”: o papel da perspectivação na compreensão leitora de uma charge política XX
     Brízzida A. S. L. de Magalhães Caldeira, Lívia Salles de Melo Franco e Tania Gastão Saliés

24. Letramento crítico: compreender e lidar criticamente com as diversas práticas sociais contemporâneas
     
Márcio Luiz Côrrea Vilaça e Elaine Vasquez Ferreira de Araujo

25. Levantamento terminológico e proposição de glossário para manifestações patológicas na construção civil
     
Valéria Angélica Ribeiro Arauz, Luan Evangelista Ramos Pavão e Marlon Henrique Serra da Silva

26. Metonímia e metáfora como recursos para o exercício da criatividade em campanhas contra a importunação sexual
     
Aline Salucci Nunes


27.
Mulheres no papel: apresentação inicial de um projeto de pesquisa
      Luzia Gabriela Manso Vieira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)

28. Narrativa e memória: o processo de alfabetização de jovens e adultos em Duque de Caxias
      Lucas Fernandes Januário e Jurema Rosa Lopes Soares

29. Narrativa, memória social e coletiva: o reconhecimento social na redescoberta da comunidade pesqueira tradicional
      Manuela Chagas Manhães

30. O ato de ler: interação entre memória, emoção e compreensão
      Maria de Fátima de Mello

31. O Brasil quinhentista e a historiografia linguística: interface
      Leonardo Ferreira Kaltner

32. O espírito e o estilo de Virgílio (Bucólicas)
      Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Daniel de Assis Soares

33. O léxico e o vocabulário: universos em expansão
      Maria Lucia Mexias-Simon

34. O papel do educador no ensino de língua na era digital
      Mônica Saad Madeira

35. O percurso gerativo de sentido em uma charge sobre a LIBRAS: um estudo a partir da semiótica greimasiana
      Tais Turaça Arantes, Jéssica Rabelo Nascimento, Thays Baniski Teixeira, Ana Carolina Gonzalez Batista e Hugo Augusto Turaça Leandro

36. O pesquisador filólogo na contemporaneidade: atos de construção e de interpretação
      Débora de Souza

37. O português como segunda língua para surdos em perspectiva bilíngue no contexto de inclusão
      Jocelma Rodrigues dos Santos e Valquíria Claudete Machado Borba

38. O que fazer quando chovem ideias? o brainstorming e o planejamento de textos argumentativos
      Ana Flávia L. M. Gerhardt e Caio Mieiro Mendonça

39. Produção de sentido em enunciados escritos em língua portuguesa por alunos surdos: um processo de tradução
      Isabel Cristina Rodrigues e Angela Baalbaki

40. Produções textuais dissertativo-argumentativas no Ensino Médio: critérios de proficiência do ENEM
      Norma Cristina Ribeiro Santos e Valquíria Claudete Machado Borba

41. Quando as palavras traduzem violência simbólica: discursos e naturalização da violência de gênero
      Rosane Cristina de Oliveira

42. Shrek 2 (2004): o processo de construção a partir dos rascunhos
      Luiz Antonio Xavier Dias e Edina Regina Pugas Panichi

43. Todas as minhas aulas são monótonas?: refletindo sobre motivação e qualidade de vida em aulas de língua inglesa
      Leandro Novaes da Silva

44. Tecendo memórias sobre a institucionalização da LIBRAS no sul do Brasil
      Elissandra Lourenço Perse

45. Transferência cultural da língua de Portugal: uma análise histórica do latim ao português falado no Brasil no contexto atual
      Cleber Nogueira Aleluia de Souza

46.. Um dia na vida de Eduardo Coutinho: TV e cinema em tensão
      Guilherme Veiga Rodrigues de Mendonça e Anna Paula Soares Lemos

47. Um estudo das conceptualizações metonímicas da variação linguística nas tirinhas da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz
      Carla Bianca Chagas Chagas de Jesus, Edna da Paixão Pereira e Elisângela Santana dos Santos

48. Um olhar sobre as linguagens no processo de alfabetização
      Elisa Moreira da Silva, Eline das Flores Victer e Jurema Rosa Lopes