XXIII CNLF

XXIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia

Em homenagem a Igedore Grünfeld Villaça Koch

e aos 25 anos de existência do Círculo

de 28 a 30 de agosto de 2019

PROGRAMAÇÃO

(Com as inscrições confirmadas até a presente data. Para confirmar a sua inscrição, basta enviar-nos uma cópia do comprovante de pagamento.)

Instruções aos Coordenadores e Presidentes de Sessões

Confirmada a presença da Profª Drª Vanda Maria Elias, uma das coautoras de obras da

Profª Ingedore Koch, que fará a Conferência de Abertura.

                                    Resultado de imagem para Ingedore Koch e Vanda Maria Elias                                             Resultado de imagem para Vanda Maria Elias                       https://tvcultura.com.br/videos/31986_ingedore-koch-e-vanda-elias.html                    https://www.youtube.com/watch?v=AnCmS_rRGFI
                                                                                                                              (Se não abrir, cole o link em seu navegador, mas não deixe de assistir!

 Atualizada em 20 de agosto de 2019

QUARTA-FEIRA

28 de agosto de 2019

QUINTA-FEIRA

29 de agosto de 2019

SEXTA-FEIRA

30  de agosto de 2019

AUDITÓRIO

Recepção e credenciamento dos participantes e novas inscrições


(a partir das 08h)

Sessão de abertura e Falas dos Fundadores do  CiFEFiL (de 9h30min a 10h 30min)






 

 


AUDITÓRIO

Conferência de Abertura

(de 10h 30min a 12h)


AUDITÓRIO

Segunda dupla de Palestras

(de 10h a 12h)
 

SALAS

Segunda Sessão de Mesas-redondas

(de 10h a 12h)

(Até seis Mesas-redondas)



 

 

SALAS
Primeira Sessão de Comunicações
(de 13h a 15h)

(Até seis grupos de Comunicações)




SALAS
Sessão de Minicursos


(de 13h a 15h)

(Até seis grupos de Minicursos)



 SESSÃO DE PÔSTERES

(de 13h a 14h)

 


 

 

SALAS
Primeira Sessão de Mesas-redondas


(de 15h a 17h)

(Até seis Mesas-redondas)

SALAS

Segunda Sessão de Comunicações

(de 15h a 17h)

(Até seis grupos de Comunicações)

SALAS
Quarta Sessão de Comunicações


(de 14h a 16h)

(Até seis grupos de Comunicações)


 

 


SESSÃO DE PÔSTERES

(de 17h a 18h)



SESSÃO DE PÔSTERES E

LANÇAMENTO DE LIVROS

(de 17h a 18h)

SALAS

Terceira Sessão de Mesas-redondas
(de 16h a 18h)


(Até seis grupos de Mesas-redondas)



 

 


AUDITÓRIO

Primeira dupla de Palestras

(de 18h a 20h)

SALAS

Terceira Sessão de Comunicações

(de 18h a 20h)

(Até seis grupos de Comunicações)



AUDITÓRIO

  Conferência de Encerramento

(de 18h a 19h30min)

QUARTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2019


A partir das 8h, do dia 28/08/2019
RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO DOS CONGRESSISTAS



 Das 9h30min às 10h30min, do dia 28/08/2019
SESSÃO DE ABERTURA


Serão dadas as boas-vindas aos congressistas pela Direção do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, representada pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva e pelo Prof. Dr. José Mario Botelho, e pela Direção do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), representada pela Profª Drª Magali dos Santos Moura.



Falas dos Fundadores do CiFEFiL.

Das 10h30min às 12h, do dia 28/08/2019
CONFERÊNCIA DE ABERTURA



Em homenagem a Ingedore Koch sob a presidência do Prof. Dr. José Mario Botelho

Conferência sobre “Ingedore Koch: grandes temas e contribuições para os estudos do texto e  as práticas de ensino, proferida pela Profª Drª Vanda Maria Elias (UNIFEST).



Das 12h às 13h, do dia 28/08/2019
ALMOÇO

 


 Das 13h às 15h, do dia 28/08/2019

PRIMEIRA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES

SALA A – Grupo 01 de Comunicações, sobre o tema “Língua portuguesa”, sob a coordenação da Profª Drª Geisa Maria Jayme Jordão (UFF), que falará sobre “Uma rota de construcionalização do verbo ‘passar’ de pleno a auxiliar”.


Gramaticalização de conjunções: da sintaxe ao discurso”– Felipe de Andrade Constancio (UERJ)


O ensino de língua portuguesa e a construção de sentidos no gênero textual reportagem: as produções textuais dos alunos da 2ª série do Ensino Médio do CODAP/UFS em cena Urandi Rosa Novais (FUFSE)

Os saberes dos alunos e a prática docente em língua portuguesa – interação, criatividade e transformação” – Moacir dos Santos da Silva (UCP-RJ) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


Um novo olhar para os verbos: da gramática tradicional à perspectiva discursivaYasmin Cibelle Soares da Silva Alves (UERJ)


SALA B – Grupo 02 de Comunicações, sobre o tema “Línguas clássicas” e “Fonética e Fonologia”, sob a coordenação da Prof. Dr. Edison Lourenço Molinari (UFRJ), que falará sobre “Ovídio e a metamorfose dos navios de Eneias”.


Ovídio: um comentário crítico sobre o comportamento do adjetivo dentro do grupo nominal na obra ‘Fastos’” – Eliana da Cunha Lopes (FGS) e Marilene Meira da Costa (SEMED-RO)


A androginia no mito de Cênide” – Francisco de Assis Florencio (UERJ)


As contribuições de Fonética e Fonologia na formação do professor no ensino e aprendizagem de língua materna” – Lucirene da Silva Carvalho (UESPI) e Catarina de Sena S. M. da Costa (UESPI)


Crime e cotidiano em Sant’Anna do Catu oitocentista sob a perspectiva da Filologia e da História” – Fabrício dos Santos Brandão (UFBA)


SALA C – Grupo 03 de Comunicações, sobre o tema “Lexicologia, lexicografia e terminologia” e “Semântica”, sob a coordenação da Profª Drª Thaís de Araujo da Costa (Escola Naval), que falará sobre Da relação entre gramática e linguística na 37ª edição da moderna gramática portuguesa, de Evanildo Bechara”.

Nomes como marcadores culturais da comunidade do Arenoso: breve estudo toponímico” Amilca Maria de Lima Fernandes (CENOR) e Vitória dos Santos Fonseca (CENOR)


O papel das metáforas conceptuais em fábulasKarine Souza da Silva (UERJ)

O léxico da baleação em o arpoador: construção identitária dos itaparicanos” – Michelle Regina da Silva Santos (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)



Um trabalho diacrônico da organização do saber: da biblioteca à enciclopédia” – Catarina Lobo Gonçalves (UFRJ)




SALA D – Grupo 04 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do discurso”, sob a coordenação do Prof. Drª Manuela Chagas Manhães (CNEC), que falará sobre “A escuta compartilhada e a narratividade da comunidade pesqueira de Arraial do Cabo”.


A narrativa e memória social e coletiva em comunidades tradicionais: Arraial do Cabo e o conto ‘Pé de cabra’” – Manuela Chagas Manhães (CNEC)

Mídia e formação de opinião: o enquadramento discursivo da PEC das domésticas” – Bruna Morelli Vieira Santos (UERJ) e Décio Orlando Soares da Rocha (UERJ)


A representação do negro-escravo na obra “Casa grande & senzala”, de Gilberto Freyre, delimitada pelo olhar da análise crítica do discurso” – Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)

Multimodalidade: uma questão de letramento digital na escola para o enpowerment/fortalecimento dos sujeitos pedagógicos” – Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)

 



SALA E – Grupo 05 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do texto” e “Teoria e análise do discurso”, sob a coordenação da Profª Drª Isabel Arco Verde Santos (UERJ) que falará sobre “A linguística textual e o ensino de hebraico bíblico: a bíblia como texto autêntico no processo de aprendizagem


.


Análise de expressões de origem religiosa em comentários da internet” – Karine da Silva Costa André (UERJ), Isabel Arco Verde Santos (UERJ), Karine Sant’Anna de Andrade (UERJ) e Roberta Maria Fernandes da Silva (UERJ)



‘Eloi, eloi, lamá sabactani?’. Intertextualidade e intergenericidade na construção dos sentidos da música “Diásporas” (2017), dos Tribalistas” – Wellington Couto de Almeida (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)



Narrativa, memória social e coletiva: o reconhecimento social na redescoberta da comunidade pesqueira tradicional” – Manuela Chagas Manhães (CNEC)


Grafite: linguagem de uma memória social” – Isabela Assunção Reis (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)




SALA F – Grupo 06 de Comunicações, sobre o tema “Análise e crítica literária”, sob a coordenação do Profª Drª Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA), que falará sobre A poesia visual de Tchello d’Barros: uma proposta de retextualização”.


De clausuras e canonizações: reflexões sobre mulheres e conventos em A monja de Lisboa’” – Tatiana Alves Soares (CEFET-RJ)


O cego e a criança no meio do redemoinho” – Tatiana Alves Soares (CEFET-RJ)


O cântico e a cantiga: Pero Meogo e a Bíblia” – Desirré Santos da Silva (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)


A introspecão e as relações interpessoais na literatura contemporânea: uma análise em dois microcontos” – Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFTO) e Eliane Cristina Testa (UFTO)

 


Das 15h às 17h, do dia 28/08/2019

PRIMEIRA SESSÃO DE MESAS-REDONDAS


SALA AM-R1 sobre o tema “ATOBAH: considerações sobre a toponímica na Bahia”, sob a presidência da Profª Drª Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB), que falará sobre “A toponímia nas baías da Bahia e suas respectivas ilhas”.


A toponímia baiana em foco: um estudo preliminar sobre as águas da bacia do Jacuípe-BA” – Caroline Pereira Bomfim (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)


A toponímia de origem indígena e africana na zona rural de Alagoinhas-Bahia” – Edileuza Moura Candido da Silva (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)



Cachoeiras sagradas do parque São Bartolomeu: estudo toponímico” – Marcos André Queiroz de Lima (UNEB)

Água, fé, axé: topônimos de fontes situadas em terreiros soteropolitanos” – José Martins Abbade (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)


Aspectos culturais da toponímia soteropolitana” – Marta Maria Gomes (UFBA)


 

SALA BM-R2 sobre o tema “Historiografia da linguística, ecolinguística e sociolinguística: interfaces”, sob a presidência da Prof. Dr. Leonardo Ferreira Kaltner, que falará sobre O Brasil quinhentista e a historiografia linguística: interfaces”.



A questão da norma padrão na perspectiva da Sociolinguística Variacionista: debatendo e combatendo o preconceito linguístico” – Laylla Pereira de Moraes (UFF)


As edições da Carta de Pero Vaz de Caminha sob o olhar de Jaime Cortesão: um trabalho à luz da Historiografia Linguística” – Viviane Lourenço Teixeira (UFF)


Educação linguística na Ratio Studiorum (1599)” – Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)

 

SALA CM-R3 sobre o tema “Gênero, reforma trabalhista, ensino–aprendizagem: diferentes objetos numa abordagem linguístico-cognitiva”, sob a presidência da Profª Drª Sandra Pereira Bernardo (UERJ).

O prato faz as pessoas”: metonímia conceptual na coesão de interação verbalSandra Pereira Bernardo (UERJ), Naira de Almeida Velozo (UERJ) e Lucas Serpa (UERJ)


Metonímia conceptual nos diários de aprendizagem de espanhol como língua adicional em aulas síncronas on-line” – Ana Beatriz Simões da Matta (IFF)



Reforma trabalhista em charge: uma análise cognitivista da interpretação de estudantes universitários” – Naira de Almeida Velozo (UERJ), Sandra Pereira Bernardo (UERJ) e Bruno Bastos Gomes da Silva (UERJ)

Azul, rosa e o uso da metonímia conceptual nas representações de gênero em charges e quadrinhos” – Ana Paula Ferreira (CP II)


SALA DM-R4 sobre o tema “Poesia e vocoperformance”, sob a presidência da Prof. Dr. Leonardo Davino de Oliveira (UERJ).

O fantasma do verme: a voz de Pedro Kilkerry em canção” – Gabriel Costa Resende Pinto Bastos dos Santos (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)

Bahia: dois poemas, várias canções” – Lady Dayana Alves da Costa (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)

“‘Budismo moderno’: a poesia de Augusto dos Anjos por Escurinho” – Fabiano de Almeida Ribeiro (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)

“‘José’: de Drummond a Paulo Diniz e Tibério Azul” – Camila Novaes Maia (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)

Do moderno ao mangue: Oswald de Andrade em dois tempos” – Pablo Miranda de Paula (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)


SALA EM-R5 sobre o tema Belle époque’ na cultura e literatura brasileira”, sob a presidência do Profª Drª Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo (UERJ).


A feiúra como opção estética em “Memórias de Marta’” – Flávia Marçal Meslin Pires (UERJ) e Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo (UERJ)


O samba e a crônica” – Filipe Machado Bonfim da Costa (UERJ) e Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo (UERJ)


Os muros que delimitam “Diário do hospício” como gênero diário” – Thais da Silva Cesar (UERJ) e Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo (UERJ)


A crise do sujeito moderno na poética de Augusto dos Anjos” – Igor França Cordeiro (UERJ) e Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo (UERJ)




Das 17h às 18h, do dia 28/08/2019

PRIMEIRA SESSÃO DE PÔSTERES, sob a coordenação da Profª Mª Eliana da Cunha Lopes


Pôster 01 – “O uso de curtas-metragens na aula de Português para estrangeiros (PLE)Jéssica Caroline Pessoa dos Santos (UERJ) e Mariana da Costa Valim (UERJ)


Pôster 02 – “Face, emoções e (im)polidez nas conversações em redes: os elementos expressivos como marcadores de tensões e conflitos em interações virtuaisMarcele Mendes Goulart (FFP-UERJ) e Victoria Wilson da Costa Coelho (FFP-UERJ)


Pôster 03 – “O conto de mistério no processo de letramento de alunos surdos” – Bruna de Morais (UERJ), Amanda Barbosa (UERJ) e Angela Correa Ferreira Baalbaki (UERJ)

 

Pôster 04 – “Desenvolvimento morfossintático aos dois anos de idade: resultados de uma coleta longitudinal” – Thamiris Santos Halasz de Farias (UERJ) e Marina R. A. Augusto (UERJ)




Das 18h às 20h, do dia 28/08/2019
PRIMEIRA SESSÃO DE PALESTRAS


Sob a presidência do Prof. Dr. José Pereira da Silva (UERJ).


Primeira Palestra sobre “Linguística Textual: um breve percurso histórico no Brasil”, proferida pelo Profª Drª Renata da Silva Barcellos (UNICARIOCA).


Segunda Palestra sobre “Ingedore Koch e a linguística textual: o texto e a construção dos sentidos”, proferida pelo Profª Drª Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)




QUINTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2019

Das 10h às 12h, do dia 29/08/2019
A SESSÃO DE PALESTRAS


Sob a presidência da Profª Drª Anne Caroline de Morais Santos (UVA).


Primeira Palestra sobre “Elementos de filologia românica, de Bruno Fregni Bassetto”, proferida pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva (UERJ)

Segunda Palestra sobre “”, proferida pelo Profª Drª .



Das 13h às 15h, do dia 29/08/2019
PRIMEIRA SESSÃO DE MINICURSOS



SALA A – Minicurso 1 – “Gênero e sexualidade na aula de literatura brasileira: uma perspectiva bakhtiniana” – Elio Marques de Souto Junior (UFRJ)


SALA B – Minicurso 2 – Introdução à abordagem construcional da gramática” – Marcos Luiz Wiedemer (FFP-UERJ)


SALA C – Minicurso 3 – “O léxico e o vocabulário: universos em expansão” – Maria Lucia Mexias-Simon (USS)


SALA D – Minicurso 4 – “O termo Literatura e suas múltiplas significaçõesAnne Caroline de Morais Santos (UVA)


SALA E – Minicurso 5 – “Letramento digital e inovação” – Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)

SALA F – Minicurso 6 – “O espí­rito e o estilo de Virgí­lio (Bucólicas)Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (UERJ e ABRAFIL) e Daniel de Assis Soares (UERJ)




Das 15h às 17h, do dia 29/08/2019
SEGUNDA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES



SALA A – Grupo 07 de Comunicações, sobre o tema “Língua portuguesa”, sob a coordenação da Profª Drª Jurema Rosa Lopes Soares (UNIGRANRIO).


Narrativa e memória: o processo de alfabetização de jovens e adultos em Duque de Caxias” – Jurema Rosa Lopes Soares (UNIGRANRIO) e Lucas Fernandes Januário (UNIGRANRIO)


Análise da conjunção “e” em artigos de opinião: uma abordagem funcionalista” – Karine da Silva Costa André (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)


A linguística sistêmico-funcional como ferramenta para o ensino da produção textual” – Michele Cristine Silva de Sousa (SEEDUC) e Elisa da Silva de Almeida (SEEDUC)

Produções textuais dissertativo-argumentativas no ensino médio: critérios de proficiência do ENEM” – Norma Cristina Ribeiro Santos (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)


Artigo de opinião: proposta de ensino de análise linguística pela teoria da educação linguística” – Marcos Salviano Bispo Queiroz (UESB e PUC-SP), Marcel Fernandes Gugoni (PUC-SP), Camila Nardoni (PUC-SP) e Mariana Castelo Branco (PUC-SP)


SALA B – Grupo 08 de Comunicações, sobre o tema “História das ideias linguísticas” e “Linguagens não verbais”, sob a coordenação da Profª Drª Márcia Antonia Guede Molina (UFMA), que falará sobre “Gramáticas portuguesas da infância: séculos XIX e XX.

‘Monumento Santa Cruz”: a narrativa do silêncio” – Rafael Garcia Madalen Eiras (UNIGRANRIO)


O imperial instituto de meninos cegos (1854): uma análise pela historiografia linguística” – Barbara Poubel dos Santos (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)


As histórias em quadrinhos e o processo de leitura e escrita” – Tais Turaça Arantes (UERJ), Thays Baniski Teixeira (UERJ), Hugo Augusto Turaça Leandro (UERJ) e Jéssica Rabelo Nascimento (UERJ)


O percurso gerativo de sentido em uma charge sobre a LIBRAS: um estudo a partir da semiótica greimasiana” – Tais Turaça Arantes (UERJ), Jéssica Rabelo Nascimento (UERJ), Thays Baniski Teixeira (UERJ), Ana Carolina Gonzalez Batista (UCAM) e Hugo Augusto Turaça Leandro (UFMS)




SALA C – Grupo 09 de Comunicações, sobre o tema “Semântica” e “Uso, variação e mudança linguística”, sob a coordenação do Prof. Me Anderson Lucas da Silva Macedo (UFF), que falará sobre “A distribuição dos modificadores de grau em tétum: uma proposta em semântica escalar”.



O papel das metáforas conceptuais em fábulas” – Karine Souza da Silva (UERJ)



Um estudo das conceptualizações metonímicas da variação linguística nas tirinhas da turma do Xaxado, de Antônio Cedraz” – Carla Bianca Chagas de Jesus (UNEB), Edna da Paixão Pereira (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)



Uma abordagem cognitivo-funcional: uma perspectiva sincrônica da competição pelo uso nas construções [Xmente]Giselly Duarte Ferreira da Fonseca (FFP-UERJ)


A (des)ordem das ciências humanas na política: efeitos, sentidos e ressonâncias do discurso presidencial” – Éderson Luís Silveira (UFSC) e Wellton Silva de Fátima (UNICAMP)




SALA D – Grupo 10 de Comunicações, sobre o tema “Crítica textual e Edição de textos” e “Análise e Crítica Literária”, sob a coordenação do Profª Drª Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), que falará sobre “Comparação entre os diários de Walmir Ayala, Lúcio Cardoso e Harry Laus: considerações finais de uma pesquisa”.



Mulheres no papel: apresentação inicial de um projeto de pesquisa” – Luzia Gabriela Manso Vieira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)


Joaquim Cardozo como poeta e crítico de arte no livro ‘O interior da matéria’” – Yael Fernando Carvalho Torres (UERJ) e Éverton Barbosa Correia (UERJ)



 


Lusofonia e africanidade além da curva: uma leitura do conceito “lusofonia” em Moçambique pela visão de Mia Couto” – Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)





SALA E – Grupo 11 de Comunicações, sobre o tema “Crítica textual e Edição de textos”, sob a coordenação do Prof. Dr. Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ), que falará sobre “New philology: transformações teóricas e de bases materiais”.

Memórias de um sargento de milícias” e a criação da Divisão Militar da Guarda Real da Polícia (DMGRP)” – Paulo Henrique dos Santos (UERJ) e Mario Cesar Newman de Queiroz (UERJ)

A questão da morte em “O cavalo e seu menino”, de C.S. Lewis, e sua importância no processo de formação da psique da criança” – Carla Cristina de Moraes Gomes (UFRRJ) e Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)

Abrindo a caixa de pandora: reconstrução da memória cultural de Santo Antônio de Jesus através de documentos escritos – notícias de uma pesquisa em andamento” – Maria Ionaia de Jesus Souza (UNEB)







Das 17h às 18h, do dia 29/08/2019

SEGUNDA SESSÃO DE PÔSTERES, sob a coordenação da Profª Mª Eliana da Cunha Lopes.

 

Pôster 05 – “Português língua estrangeira: ensino–aprendizagem intercultural das habilidades da língua no âmbito da UFRRJ” – Ana Beatriz Faltz Pereira Amaral (UFFRJ), Jéssica Marques da Costa Tostes (UFFRJ) e Ângela Marina Bravin dos Santos (UFFRJ)



Pôster 06 – “O tempo não permite mais e fico como quer’: a multifuncionalidade do juntor “e” no gênero epistolar comercial do século XVIII – Juliana Pereira Guimarães (UFRJ) e Luiz Palladino Neto (UFRJ)



Pôster 07 – “Perspectiva sobre o papel da mulher na sociedade em dicionários monolíngues espanhóis de prestígioIsabella Rachel Nogueira de Barros (UERJ) e Angela Marina Chaves Ferreira (UERJ)



Pôster 08 – “Letramento literário no contexto da educação inclusiva: reflexões e uma proposta prática para o ensino de língua portuguesa” – Christiana Ribeiro Milito (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)



Pôster 09 – “Romanceiro da inconfidência e interdisciplinaridade: uma proposta de ensino do gênero lírico historicamente contextualizado” – Daniella Tavares Potrique (UVA), Adriane Fabiano de Oliveira (UVA) e Fernanda Iglesias Webering (UVA)

Das 17h às 18h, do dia 29/08/2019


SESSÃO DE LANÇAMENTOS E AUTÓGRAFOS DE LIVROS, sob a coordenação da Profª Drª Maria Lúcia Mexias-Simon.


01) BARCELLOS, Renata da Silva de. Barcellos em prosa e verso com participação de Lucien Gilbert. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

02) CIFEFIL. Cadernos do CNLF, vol. XXIII: Anais digitais do XXIII CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2019.

03) MAROUZEAU, Jules. A ordem das palavras em latim. Tradução de José Mario Botelho. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

04) PAES, Dayhane Alves Escobar Ribeiro. Estruturas Discursivas: a referenciação nas traduções adaptadas dos contos de Grimm. Rio de Janeiro, Autografia, 2019.


05) SILVA. José Pereira da. Terminologia em Letras. Rio de Janeiro, 2019.

06) ______ (Org.). Luiz Antônio Marcuschi e sua contribuição aos estudos de linguística e de letras. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

07) ______ (Org.). A herança de Ferdinand de Saussure. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

08) ______. (Org.). A sociolinguística: trabalhos de linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

09) ______. Vocabulário terminológico geral de linguística e letras. Rio de Janeiro, 2019.

10) ______. Anotações sobre o desenvolvimento da linguagem. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

11) WIEDEMER, Marcos Luiz. Estudos linguísticos contemporâneos: questões e tendências. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.




Das 18h às 20h, do dia 29/08/2018
TERCEIRA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES



SALA A – Grupo 12 de Comunicações, sobre o tema “Política linguística e ensino de língua” e “Linguagem verbal, sob a coordenação da Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO).

“O português como segunda língua para surdos em perspectiva bilíngue no contexto de inclusão” – Jocelma Rodrigues dos Santos (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)

Produção de sentido em enunciados escritos em língua portuguesa por alunos surdos: um processo de tradução” – Isabel Cristina Rodrigues (UERJ) e Angela Correa Ferreira Baalbaki (UERJ)

A linguagem de periferia: uma abordagem poética como prática no ensino de língua” – Katiuscia Lucas Severino (FFP-UERJ)

Letramento crítico: compreender e lidar criticamente com as diversas práticas sociais contemporâneas” – Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO) e Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (UNIGRANRIO)

Letramento crítico nos livros didáticos de língua portuguesa: uma discussão necessária no contexto do Ensino Médio” – Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNIGRANRIO)




SALA B – Grupo 13 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do texto” e Teoria e análise do discurso, sob a coordenação da Profª Drª Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO), que falará sobre Quando as palavras traduzem violência simbólica: discursos e naturalização da violência de gênero”.

Uma análise comparativa da argumentatividade em artigos de opinião publicados em veja e carta capital” – Graziela Borguignon Mota (UVA) e Vitor Fernandes Gonçalves (UVA)


Os efeitos de sentidos da linguagem dos contos de fadas em modalidades discursivas representativas de manifestações étnicas em um contexto social do século XXI” – Elisângela Costa Consentino (UEL) e Isabel Cristina Cordeiro (UEL)




O que fazer quando chovem ideias? o brainstorming e o planejamento de textos argumentativos” – Caio Mieiro Mendonça (UFRJ), Eliete Figueira Batista da Silveira (UFRJ) e Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt (UFRJ)



SALA C – Grupo 14 de Comunicações, sobre o tema “Teoria da literatura” e “História da literatura”, sob a coordenação da Profª ª Mônica Saad Madeira (UNIG), que falará sobre O papel do educador no ensino de língua na era digital”.

Precursores literários em Milton Hatoum: notas sobre um projeto de autoria” – Aídes José Gremião Neto (FFP-UERJ)


O literato e a perda do halo” – Lohane Cristine de Araujo Guimarães (UERJ)


“Literatura e modernidade: o cinematógrafo de João do Rio” – Camila de Souza Barros da Silva (UERJ) e Rebeca de Souza Barros da Silva (UERJ)


SALA D – Grupo 15 de Comunicações, sobre o tema “Estudos morfológicos”, sob a coordenação da Prof. Dr. Vítor de Moura Vivas (IFRJ), que falará sobre  Como abordar a morfologia no Ensino Médio?



Articulação entre morfologia e texto: novas possibilidades para o ensino de língua portuguesa” – Margareth Andrade Morais (IFRJ) e Vítor de Moura Vivas (IFRJ)



Uma nova proposta para a abordagem de classes de palavras nos livros didáticos” – Alice Maia Casimiro da Silva (UFRJ), Gabriele Gonçalves da Silva (IFRJ) e Vítor de Moura Vivas (IFRJ)


O ensino científico da língua portuguesa: o caso dos processos marginais de formação de palavras” – Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ)


Uma análise morfológica, textual e social dos advérbios em ‘-mente’ nas músicas de funkAna Beatriz Antonio de Alcantara (IFRJ), Vítor de Moura Vivas (IFRJ) e Margareth Andrade Morais (IFRJ)



Os limites entre a derivação e a composição: uma análise crítica” – Felipe da Silva Vital (UFRJ) e Vítor de Moura Vivas (IFRJ)




SEXTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2019


Das 10h às 12h, do dia 30/08/2019
SEGUNDA SESSÃO DE MESAS-REDONDAS


 

SALA AM-R6 sobre o tema “Perfis de escritores, em autorretratos ou na tela de seus pares”, sob a presidência do Profª Drª Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ), que falará sobre Figurações do escritor na prosa contemporânea.


Hibridismo na escrita biográfica de Ana Miranda” – Patricia Horta (UERJ)


O percurso epistolográfico machadiano: do nascimento do poeta à consagração do romancista” – Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)


Ecos da prisão: memórias do cárcere e memórias de um sobrevivente” – Fátima Almeida da Silva (UERJ)


SALA BM-R7 sobre o tema “Poder e palavra no século XVII”, sob a presidência de Profª Drª Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ).

Quem tem boca e não é do inferno, cala” – Giovani Roberto Gomes da Silva (UERJ)


O triunfo da morte na oratória de Antônio Vieira” – Felipe Lima da Silva (UERJ)


Teatro jesuítico brasileiro em debate com o teatro barroco” – João Cícero Teixeira Bezerra (UERJ)

Consonância retórica – a escrita anamórfica de Borromini na arquitetura de imagens vieiriana” – Clovis Gomes Correa Filho (UERJ)

A importância da palavra e do discurso na construção da imagem feminina produzida na poesia atribuída a Gregório de Matos” – Patrícia Bastos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ).


SALA CM-R8 sobre o tema “Três jogadores e o desejo no centro do tabuleiro. performance e vocalização na poética contemporânea”, sob a presidência da Profª Drª Ana Cristina de Rezende Chiara (UERJ).

Vidinha/vidona: a que se destina a perfomatização do corpo em clínica? Um ensaio sobre a poética de Roberto Cossan” – Rodrigo Ségges Ferreira Barros (UERJ)

Poema do mundo: o poeta contemporâneo em deslocamento. apresentando Ricardo Domeneck” – Samuel Ramos de Macedo (UERJ) e Ana Cristina de Rezende Chiara (UERJ)



Verdade e ficção: a relação do artista e sua persona na construção de uma expressão pessoal e subjetiva. Apresentando José Leonilson” – Gustavo Henrique Pontes Lopes (UERJ) e Ana Cristina de Rezende Chiara (UERJ)

 

SALA DM-R9 sobre o tema “Aliando o uso da tecnologia no ensinoaprendizagem de línguas”, sob a presidência do Profª Drª Laura de Almeida (UESC)


Aulas metapresenciais na UFSB: as contribuições das tecnologias para o ensino híbrido de língua inglesa” – Claudia Pungartnik (UFSB)


Contribuições da Linguística de Corpus para o processo de ensino/aprendizagem de idiomas” – Thereza Cristina de Souza Lima (UNINTER)


Contribuições para o ensinoaprendizagem de língua estrangeira” – Cláudia Paulino de Lanis Patricio (UFES)



SALA EM-R10 sobre o tema “Políticas linguísticas: variação, preconceito, identidade e ensino”, sob a presidência da Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves, que falará sobre “Crenças e atitudes linguísticas: vencendo o preconceito linguístico em Minas Gerais”.



A variação pronominal ‘nós/a gente’: identidade e preconceito linguístico” – Alexandre Emanuel Alves da Silva (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

A formação linguística e cultural do negro: história, preconceito e identidade” – Rodrigo Vitorino Ramos Costa (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)



 

Das 12h às 13h, do dia 30/08/2019
ALMOÇO


 

Das 13h às 14h, do dia 30/08/2019
TERCEIRA SESSÃO DE PÔSTERES, sob a coordenação da Profª Mª Eliana da Cunha Lopes



Pôster 10 – “Escrevivendo o mundo’ – a importância do letramento literário” – Vanessa de Lima Morais Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


 

Pôster 11 – “(Re)Forçando identidades: uma proposta de análise crítica do discurso de textos jornalísticos para uma turma do primeiro ano do Ensino Médio” – Victor Hugo Mendes da Silva Pereira (UVA), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA) Larissa Portella Santos (UVA)



Pôster 12 – “A concepção do ensino de gêneros no contexto de português brasileiro como língua adicional: entre as práticas pedagógicas e o exame CELPE-BRAS” – Ana Carolina de Andrade da Silva (UnB) e Rodrigo Albuquerque (UnB)



Pôster 13 – “A utilização das tirinhas no ensino de língua portuguesa: por um olhar mais atencioso ao texto” – Stéphanie Corlette Coutinho (UVA) e Cláudia Cristina Mendes Giesel (UVA)



Pôster 14 – “Argumentação e identidade: o ponto de vista dos alunos sobre o Brasil atual” – Igor Pereira Buzzi (UVA), Cláudia Cristina Mendes Giesel (UVA), Hélio Luiz Ribeiro (UVA) e Flávia Maria Cunha (UVA)



Pôster 15 – “Tecnologia aplicada à educação: multiletramentos na escola” – Vanessa de Lima Morais Silva (UVA), Cláudia Cristina Mendes Giesel (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Sayonarah Almeida (UVA)




Das 14h às 16h, do dia 30/08/2019
QUARTA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES


SALA A – Grupo 15 de Comunicações, sobre o tema “Crítica textual e edição de textos”, sob a coordenação do Profª Drª Edina Regina Pugas Panichi (UEL), que falará sobre “Criação publicitária: linguagem e processo”.


Entre letras e melodias: análise genética e estilística em Pedro Valença” – Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)


O processo de criação judicial: contribuições para a teoria da decisão judicial a partir da crítica genética” – Roberto Lima Santos (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Usos da linguagem em sentenças judiciais para retificação de nome e sexo de pessoas transgêneras” – Marcia Teshima (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Shrek 2 (2004): o processo de construção a partir dos rascunhos” – Luiz Antonio Xavier Dias (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)


Aspectos genéticos e estilísticos em Pedro Nava: um estudo baseado na obra de Edina Panichi” – Thiago Leonardo Ribeiro (UEL)

Nelson Rodrigues memorialista: criação e transformação na constituição de sua obra narrativa e dramatúrgica” – José Francisco Quaresma Soares da Silva (UEL)


Da genética textual à estilística: um olhar para os textos produzidos em sala de aula” – Rogerio Nascimento Bortolin (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)




SALA B – Grupo 16 de Comunicações, sobre o tema “Línguas estrangeiras modernas” e “Língua portuguesa, sob a coordenação do Prof. Me Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha (UFMG), que falará sobre “Efeitos do contato linguístico na imprensa imigrante italiana de belo horizonte (1916-1919)”.


Leitura: interação entre memória, emoção e compreensão” – Maria de Fátima de Mello (UFU)



Leitura na escola: o texto pode ser um presente, não uma obrigação”– Maria de Fátima de Mello (UFU)

Um dia na vida de Eduardo Coutinho: tv e cinema em tensão” – Guilherme Veiga Rodrigues de Mendonça (UNIGRANRIO) e Anna Paula Soares Lemos (UNIGRANRIO)


A influência do nórdico antigo no inglês moderno” – João Bittencourt de Oliveira (UERJ)


SALA C – Grupo 17 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do discurso”, sob a coordenação da Prof. Dr. Renato da Silva (UNIGRANRIO), que falará sobre “Análise dos discursos médicos na imprensa sobre os surtos de chikungunya Brasil”.



As marcas linguísticas da sequência dissertativa no gênero artigo científicoFernanda Dias Freitas (PUC-SP) e Marcos Peterson Ferreira da Silva (PUC-SP)


Patrimônios culturais em Duque de Caxias: mídia, discurso e formação de públicoAna Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)


A construção identitária de Michelle Bolsonaro e o confronto de enunciados à luz da análise do discurso de Maingueneau” – Taísa de Azevedo Oliveira (UERJ) e Décio Orlando Soares da Rocha (UERJ)

O espaço público como texto – visão semiótica do meio urbano” – Fernanda de Fátima Fernandes Pereira (UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)



SALA D – Grupo 18 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do discursoe “Política linguística e ensino de língua”, sob a coordenação da Prof. Dr. Clodoaldo Sanches Fófano (UENF).



Denúncias sócio-políticas presentes no discurso de crônicas machadianas” – Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Vyvian França Souza Gomes (UENF)


A atuação do professor como forma de desenvolvimento integral do estudante do século XXI” – Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Edilaine da Silva Freitas (UENF)



Um olhar sobre as linguagens no processo de alfabetização” – Elisa Moreira da Silva (UNIGRANRIO), Eline das Flores Victer (UNIGRANRIO) e Jurema Rosa Lopes Soares (UNIGRANRIO)


Considerações sobre a língua falada no teatro de Joaquim Cardozo” – Fernanda Luis Nunes de Mattos (UERJ) e Éverton Barbosa Correia (UERJ)

Tecendo memórias sobre a institucionalização da LIBRAS no sul do Brasil” – Elissandra Lourenço Perse (UERJ




Das 16h às 18h, do dia 30/08/2019
TERCEIRA SESSÃO DE MESAS-REDONDAS



SALA AM-R11 sobre o tema “Engenho e agudeza nas letras seiscentistas”, sob a presidência do Profª Drª Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ).

Dramaticidade em antônio vieira: aspectos do theatrum sacrum” – Fernando Barboza de Carvalho (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)


O combate com a sombra: a alteridade em Antônio Vieira” – Carla dos Santos e Silva Oliveira (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)


A tríade autorobrapúblico no século XVII” – Rebeca Venezia (UERJ), Diogo dos Santos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)


Círculo e circularidade na produção sermonística vieirina” – Ghabriel Ibrahim Ermida Tinoco Alves (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)



SALA BM-R12 sobre o tema “Política linguística e ensino de língua”, sob a presidência do Prof. Esp. Leandro Novaes da Silva (FFP-UERJ), que falará sobre “Todas as minhas aulas são monótonas? Refletindo sobre motivação e qualidade de vida em aulas de Língua Inglesa”.


O uso de tecnologia em sala de aula: dispositivos móveis como possíveis aliados no processo de ensino–aprendizagem de inglês como língua adicional no contexto da Escola Pública” – Gleicson Fialho Sales (FFF-UERJ)


Um ensino de tipos e gêneros textuais através das tecnologias” – João Paulo Bulhões e Mattos (FFP-UERJ)



SALA CM-R13 sobre o tema “Palavra e imagem na poesia e na ficção das literaturas de língua portuguesa”, sob a presidência do Profª Drª Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ), que falará sobre “Palavra e imagem na poesia e na ficção das literaturas de língua portuguesa”.



O processo de ilustração em ‘O gato e o escuro’, de Mia Couto” – Mateus Costa Lobato (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)


A pintura é uma escrita: Paula Rego e Agustina Bessa-Luís” – Daniele Pina (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)


Da escrita ao audiovisual: ‘A jangada de pedra’, de José Saramago” – Gabriela Leonardo (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)


As metamorfoses em dois poemas de Jorge de Sena” – Leonardo Costa (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)


A casa “sibilina”: uma leitura imagética da obra de Agustina Bessa-Luís” – Beatriz Gonçalves (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)



SALA DM-R14 sobre o tema “Linguística textual no Brasil: trajetória e principais temas da obra de Ingedore Koch, sob a presidência do Profª Drª Leonor Werneck dos Santos (UFRJ), que falará sobre Origem e o desenvolvimento da linguística de texto”.



Percurso teórico acerca de dois temas fundamentais da obra de Koch: os conceitos de coesão e de coerência” – Maria Aparecida Lino Pauliukonis

(UFRJ)

A contribuição da Linguística de Texto para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica”– Maria Teresa Tedesco Villardo Abreu (UERJ)




SALA EM-R15 sobre o tema “Aula de português: perspectivas dialógicas das práticas docentes”, sob a presidência da Profª Drª Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ).

Letramento digital: redes urbanas – arte e pertencimento” – Marcelo Vitor de Souza Paes (CP II) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)

Letramento e alfabetização: uma análise crítica da fluência de leitura” – Giltânia Santos (IAB) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)


Redação no vestibular: uma abordagem prática da produção textual” – Kelly Escobar Ruas (LICEU) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)


Lexicologia: a produtividade lexical dos vocábulos calões” – Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes (UERJ)

 



Das 18h às 19h 30min, do dia 30/08/2018

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO


Em homenagem a Ingedore Koch, sob a presidência do Profª Drª Anne Caroline de Morais Santos.

Conferência sobre “A importância da Teoria Sintagmática para uma conveniente descrição gramatical: um legado de Ingedore Koch”, proferida pelo Prof. Dr. José Mario Botelho (FFP-UERJ).