APRESENTAÇÃO

A Revista Philologus é um periódico quadrimestral do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL), que se destina a veicular a transmissão e a produção de conhecimentos e reflexões científicas nas áreas de Filologia e de Linguística por ela abrangidas. Logo, a Revista Philologus tem por finalidade básica a publicação de resultados de estudos filológicos e linguí­sticos, porém, por ser multidisciplinar, aceita artigos de áreas afins, desde que se caracterizem como estudos de linguagem. Assim, artigos e resenhas de natureza literária ou pedagógica, mas que levem em consideração propostas teóricas e/ou metodológicas, decorrentes dos estudos linguísticos atuais (Linguagem, Análise do Discurso, Pragmática, Estilística etc.) ou filológicos (Crítica genética, Crítica Textual, Gramaticologia, Historiografia linguística etc.) serão especialmente bem-vindos.

Além dos três números regulares (referentes a cada quadrimestre), também são publicados dois números suplementares: um em maio/junho, com os textos completos, apresentados no Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos (SINEFIL) do CiFEFiL, que ocorre em abril; outro em dezembro/janeiro, com os textos completos, apresentados na Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (JNLFLP) do CiFEFiL, que ocorre em novembro.

Podem ser submetidos artigos e resenhas de pesquisadores brasileiros e de seus orientandos (tendo sempre a coautoria de um Orientador) e de pesquisadores estrangeiros, cujos textos sejam escritos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano e, excepcionalmente, em outro idioma.

Na publicação dos trabalhos aceitos por dois dos nossos Pareceristas (Membros do Conselho Editorial ou Parecerista ad hoc), terão preferência os autores associados ao CiFEFiL (Adesão no menu ao lado).

Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

O Autor Corporativo da Revista Philologus é o CiFEFiL:

A/C de Mario Botelho

Rua da Alfândega, 115, Sala: 1008

Centro

20007-003 – Rio de Janeiro-RJ

Tel.: (21) 3368 8483 e Cel.: (21) 99999 0947