INSTRUÇÕES EDITORIAIS

1. Os originais devem estar escritos em Word para Windows;

2. configuração da página: A5 (148 X 210 mm) e margens de 22 mm;

3. fonte Times New Roman, tamanho 10 para o texto e tamanho 8 para os resumos, citações de mais de três linhas e notas;

4. citações de obras e autores clássicos: os nomes e títulos de obras de autores antigos devem ser citados, seguindo o modelo do Thesaurus Linguae Latinae:

    (01) urit grata proteruitas / et uoltus nimium lubricus aspici. (Hor. Odes, I, XIX, 8) – “A audácia agradável (de Glícera) e o rosto muito perigoso de seu olhar me inflama.”
(02) O fortunati quorum iam moenia surgunt! (Verg. Aen. 1, 437) – “Oh, afortunados aqueles cujas muralhas já se  elevam!”

5. parágrafo justificado com espaçamento simples e recuo de 1 cm para a entrada de parágrafo;

6. o artigo deve ter, no mínimo, 07 páginas, e, no máximo, 18 páginas (incluindo os resumos um em português e outro em língua estrangeira , bibliografia e anexos); 

7. as notas devem ser resumidas e colocadas no de cada página (fonte 8);

8. as citações devem ser seguidas da indicação resumida da fonte, entre parênteses, como em (BECHARA, 2009, p. 387); citações com mais de três linhas: destacadas e seguidas de indicações: autor, ano, página, entre parênteses, e com recuo de 2 cm para a entrada de parágrafo, como em:

[...] à medida que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possíveis, com cada uma das quais poderíamos nos identificar – aos menos temporariamente. (HALL, 2004, p. 13)

9. o cabeçalho constitui-se de um título centralizado em negrito e em caixa alta, como em:

A NOÇÃO SINTAGMA: UMA PERSPECTIVA
DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL

10. os subtítulos devem ser numerados a partir da Introdução” até as Considerações finais”, destacados em negrito e itálico e iniciais maiúsculas, como em:

 2. Construção de identidade de gênero

     2.1. Aspectos gerais da identidade de gênero

           2.1.1. Uma questão essencial: Qual é a diferença entre gênero e sexo?

Tanto a “Introdução” quanto as “Conclusões finais” podem ser substituídas por um subtítulo específico, segundo a vontade do autor do texto.

11. os artigos escritos em português devem ser precedidos de um resumo de 100 a 250 palavras e sua versão em inglês (de preferência), espanhol, francês ou italiano (em negrito e em fonte tamanho 8, com indicação de apenas três palavras-chave, sem gráfico, sem figura e sem caracteres especiais). Os artigos escritos em inglês devem ser precedidos de um resumo em português; os escritos em outra língua estrangeira devem apresentar um resumo em inglês:

RESUMO
Palavras-chave: [3 palavras-chave, separadas por ponto final]

ABSTRACT
Keywords: [3 keywords, separated by dot]

12. as referências bibliográficas devem colocar-se no final do texto, de acordo com a NBR 6022 da ABNT:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BASSETO, Bruno Fregni. Conceitos de filologia. Revista Philologus, Ano 4, n. 12, Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2000. Disponível em: http://www.filologia.org.br/re vista/ artigo/4(12)8-28.html.

BESSA FREIRE, José Ribamar; ROSA, Maria Carlota (Eds). Línguas Gerais. Política linguística e catequese na América do Sul no período colonial. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso, mudança e hegemonia. In: PEDRO, Emília Ribeiro (Org.). Análise crítica do discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Caminho, 1997. p. 77-103

NICOLAIDES, Christiane Siqueira; TILIO, Rogério. O material didático na promoção da aprendizagem autônoma de línguas por meio do letramento crítico. In: SZUNDY, P.T.C. et al. (Orgs). Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes, 2011. 201-19

13. Os textos (artigos ou resenhas) devem ser enviados para o e-mail  publica@filologia.org.br até o último dia do último mês de cada quadrimestre da publicação, conforme calendário disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/chamada.html.


REVISTA PHILOLOGUS DO CIFEFIL

A/C de José Mario Botelho

Rua da Alfândega, 115, Sala: 1008

Centro

20007-003 – Rio de Janeiro-RJ

Tel.: (21) 3368 8483 e Cel.: (21) 99999 0947


Um Template Modelo para a edição de textos desta RPh como um guia para a formatação de textos submetidos pode ser baixado aqui.

Outras informações podem ser solicitadas pelo seguinte endereço eletrônico: publica@filologia.org.br, ou também através da página de apresentação da Revista: http://www.filologia.org.br/rph/.

 


Versão em espanhol (versión en español)

Versão em inglês (English version)