formularios/adesao.php

Revista Philologus Ano 25 n° 75 Suplemento

SUMÁRIO


EDITORIAL

  1. A abordagem de Bakhtin e Fiorin sobre linguagem e ideologia e sua relação com a sala de aula
Yoná Milhomem de Oliveira, Carlos Alberto Fonseca Santos e Inácia Neta Brilhante de Sousa

  2. A aquisição do português como segunda língua para o mebêngôkre: uma contribuição para a educação escolar bilíngue
Raimunda da Silva Nunes

  3. biblioteca como espaço de incentivo para formação de leitores literários
Nilo Marinho Pereira Junior e Valéria da Silva Medeiros

  4. A ciência em construção sob o prisma da complexidade
Carla Bastiani, Karylleila dos Santos Andrade, Fadia Rodrigues Samra e Camila Rodrigues Viana

  5. A construção da coerência em produções textuais da educação básica
Antonia Aparecida Pereira Borges, Davi Pereira Gomes e Márcio Araújo de Melo

  6. A construção do feminino na literatura indígena: identidade e diferença
Paola Efelli Rocha de Sousa Lima e Walace Rodrigues

  7. A contribuição da Linguística Textual à leitura em contexto prisional
Inácia Neta Brilhante de Sousa e Valéria da Silva Medeiros

  8. A contribuição dos heróis na leitura e na interpretação para os alunos do Ensino Médio
Antônia Aparecida da Silva Lemes e Nataniel dos Santos Gomes

09. A dívida histórica do Brasil com o negro: um olhar contemporâneo
Arthur Gallo Garcia, Anízio Antônio Pirozi, Clodoaldo Sanches Fofano e Eliana Crispim França Luquetti

10. A educação em LIBRAS em Xinguara-Pará
Bonfim Queiroz Lima e Luciana de Queiroz Lima

11. A educação intercultural bilíngue e o paradigma escolar: perspectivas e desafios das comunidades indígenas brasileiras
Karine Nafaeli Sousa Lima, Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva

12. A escrita do relatório de estágio: entre o fazer e o sentir
Tânia Maria de Oliveira Rosa e Luíza Helena Oliveira da Silva

13. A figura da mulher na toponímia urbana do município de Porto Nacional-TO: uma análise quanti-qualitativa
Franciele Rodovalho Ferreira e Karylleila dos Santos Andrade

14. A fotografia como memória, em Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum
Wandercy de Carvalho

15. A gramática contextualizada e suas aplicações direcionadas às produções escritas
Ione Eler e Herler, Silvia Helena Barros, Adriana Lúcia de Escobar chaves, Adélia Maria Evangelista Azevedo e Natalina Sierra Assencio Costa

16. A heroína idealizada: uma análise da obra “Iracema”, de José de Alencar
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Francisco Edviges Albuquerque

17. A importância do incentivo à leitura e escrita no processo de formação do aluno
Célia Regina Alves, Adriana Lúcia de Escobar chaves, Adélia Maria Evangelista Azevedo e Natalina Sierra Assencio Costa

18. A importância da formação continuada na (re)construção da identidade profissional crítica do professor de Língua Portuguesa na perspectiva da educação inclusiva
Franqueslane Ferreira de Lima e Selma Maria Abdalla Dias Barbosa

19. A importância da polissonografia como ferramenta para o diagnóstico de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Luciano Reis Neves, Juliana da Conceição Sampaio Loss, Rosalee dos Santos Crespo Istoe, Fernanda Castro Manhães e Raquel França Freitas

20. A importância da leitura infantojuvenil no processo de ensino aprendizagem sob a ótica dos docentes
Tatiane Almeida de Souza, Luciana dos Santos Jorge Pessanha, Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse Monteiro e Eliana Crispim França Luquetti

21. A influência da oralidade sobre a escrita e suas marcas
Marcos de Jesus Santa Barbara e José Mario Botelho

22. A insulação dos estudos de linguagem às contribuições comportamentais
Paulo Vitor Rosa Mota

23. A leitura de mundo dos refugiados em ambientes de escolarização brasileiros: práticas de letramento literário em perspectiva
Thaiane Monsores Pereira e Silvana Moreli Vicente Dias

24. A linguagem na criança com encefalopatia crônica da infância
Moniki Aguiar Mozzer Denucci e Carlos Henrique Medeiros de Souza

25. A linguagem no marketing digital um estudo dos termos técnicos da área
Taís Turaça Arantes, Thays Baniski Teixeira, Hugo Augusto Turaça Leandro e Jéssica Rabelo Nascimento

26. A literatura infantil nas bordas
Eliane Maria de Oliveira

27. A literatura ergódica nos currículos escolares brasileiros
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

28. A morte na literatura
Nãnashara C. Boehm da Silva Barbosa

29. A obra de Jaime Cortesão, A carta de Pero Vaz de Caminha (1967), à luz da Historiografia Linguística
Viviane Lourenço Teixeira

30. A pedagogia das heranças: uma contribuição do feminismo negro para a construção de práticas contra-hegemônicas na educação
Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva

31. A poesia como reflexo da sociedade
Mércia Eloi da Silva, Jenaquiela Alves de Sousa e Deivanira Vasconcelos Soares

32. A poesia afro-brasileira como subsídio para se pensar sobre a história do negro no Brasil
Patrícia Karla de Morais, Márcia Maria Soares de Sousa Santos e Walace Rodrigues

33. A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa: dos PCNLP à BNC
Gislaine de Paula Barbosa, Marizane Magalhães de Oliveira e João de Deus Leite

34. A práxis da literatura diante da ruptura da democracia: diálogos entre literatura do testemunho e o cinema
César Alessandro Sagrillo Figueiredo e Mônica Assunção Mourão

35. A presença mitológica no conto “Nereidas”, do autor imperatrizense Antonio Coutinho
Andreia dos Santos Marques Amorim, Mariana Soares dos Santos e Gilberto Freire de Santana

36. A presença e uso do anglicismo: uma análise na revista eletrônica Capricho
Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza, Luciano Neves Reis, Cristiano Manhães de Oliveira e Eliana Crispim França Luquetti

37. A presença da pintura e da literatura nas avaliações do ENEM: 1998–2018
Rosy Gleyce Pereira do Nascimento

38. A problemática da fake news
Katia Valentina Escobar Gimenez e Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira

39. A recepção de “Memorial de Aires” através de um breve passeio pelas correspondências de Machado de Assis
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima

40. A Sociolinguística e suas contribuições para os avanços no ensino de LP
Elisangela Ferreira Gomes Dornelas, Roberta Santana Barroso, Edilaine da Silva Freitas e Eliana Crispim França Luquetti

41. A Sociolinguística na sala de aula: uma experiência com o gênero entrevista oral
Joseane Aparecida de Souza Francisco e Natalina Sierra Assêncio Costa

42. A Socioterminologia no processo de ensino–aprendizagem em cursos da área de informática – um relato de experiência constatada no Instituto Federal Fluminense
Sandro Reis Rocha Barros, Alessandra Rocha Melo, Beatriz Araújo de Rezende Neves e Eliana Crispim França Luquetti

43. A tensão do(s) sentido(s) de “assédio sexual” no acontecimento discursivo desencadeado pelo movimento “METOO”................
Iasmin dos Santos Silva e Aline Saddi Chaves

44. A tentativa de fundação de uma universidade no Brasil oitocentista e o ensino de línguas
Thaísa Regly de Moura Souza e Leonardo Ferreira Kaltner

45. A trajetória do Homem de Aço: a mitologia do primeiro Super-Herói dos quadrinhos
Vanderlis Legramante Barbosa e Eluiza Bortolotto Ghizzi

46. A transdução de sinais como fluir necessário para o aprendizado das gramáticas
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

47. A unidade léxica “feminismo”: o que diz o Dicionário Aurélio?...
Laiza Rodrigues Oliveira e Ana Cláudia Castiglioni

48. A utilização da música na educação infantil: tividades pedagógi-cas e aprendizagem com os sons
Dayse Sampaio Lopes Borges e Renato Augusto DaMatta

49. A variação linguística no contexto escolar
Beatriz Santana do Carmo, Maria da Guia Taveiro Silva e Roniela Almeida Moreira

50. Abordagem sobre os aspectos semânticos explanados no livro didático Novas palavras, 1º ano, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio (2016) em Imperatriz-MA
Débora Silva Bastos Carvalho e Sônia Maria Nogueira

51. Abordagem funcionalismo & Nova Base Nacional Comum Curricular
Lorrane Estacio do Prado da Silva, Igor Pereira Muniz e Joane Marieli Pereira Caetano

52. Ações letradas no ensino de Literatura: distinções entre redigir e produzir textos
Penha Élida GhiottoTuão Ramos e Analice de Oliveira Martins

53. Acontecimento e memória: uma análise de duas campanhas publicitárias da Natura
Klédina de Lima Ximenes e Aline Saddi Chaves

54. Adaptações de obras literárias para o cinema e sua influência na formação de leitores
Raniere Nunes da Silva, Gilberto Freire de Santana e Matheus Carvalho Lima

55. Adaptações em quadrinhos de pride and prejudice, de Jane Austen: perspectivas pedagógicas para jovens leitores
Vitória Elizabete Gonçalo da Silva e Silvana Moreli Vicente Dias

56. Alienação parental: análise da linguagem e consequências para crianças e adolescentes
Raquel Veggi Moreira, Juliana da Conceição Sampaio Lóss e Moyana Mariano Robles

57. Analisando questões de língua portuguesa do ENADE: abordagem funcionalista em destaque
Hywyna Lara Pires Franco, Luiza Guimarães Lanes, Mayara Xavier Vito Pezarino e Joane Marieli Pereira Caetano

58. Análise filológica e paleográfica de manuscrito do século XVIII
Débora da Silveira Campos e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima

59. Analise semiótica: as virtudes da super-heroína com as maravilhas de Maria de Nazaré
Janayne Pereira Oliveira, Tabitha Molina Monteiro e Antonio Carlos Santanta

60. Análise do ethos presente na campanha doação de sangue “Spidey”
Marta Victor dos Santos

61. Análise do discurso digital: circulação dos sentidos no movimento #ELENÃO
Tarliene Marques de Souza e Aline Saddi Chaves

62. Análise das obras “nova sintaxe-semântica: base para gramática de texto” e “português: contexto, interlocução e sentido” em uma perspectiva semântica
Ailton Soares Lopes, Alexandre da Silva Sousa e Márcia Suany Dias Cavalcante

63. Antenor Nascentes e a língua espanhola no Brasil do século XX: um passeio historiográfico pelo ensino do idioma na educação básica
Bárbara Franco Cardoso

64. As Bibliotecas Escolares no Brasil Colonial
Nubia Régia de Almeida e Valéria da Silva Medeiros

65. As contribuições dos métodos científicos na ressignificação do ensino da língua materna – construindo gramáticas na Educação Básica
Eliane Miranda Machado e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

66. As políticas linguísticas do Brasil para o desenvolvimento da lusofonia: análise dos governos Lula e Dilma
Andrik Barbosa Risso, Eliana Crispim França Luquetti, João Batista da Silva Santos, Rafaela Sepulveda Aleixo Lima e Sérgio Arruda de Moura

67. As tipologias de situações de comunicação: análise discursiva da imagem associada à letra da canção “Alegria, alegria” no livro didático
Jessiana de Oliveira Barros e Vanessa Maciel Silva

68. Aspectos relativos à nomeação na vertente toponímica: breves considerações
Carla Bastiani e Karylleila dos Santos Andrade

69. Ateliê literário: uma proposta para o trabalho com a poesia em sala de aula
Nilcéia Gonçalves Cáceres, Lucilo Antônio Rodrigues, Roziléia de Oliveira Sales e Natalina Sierra Assêncio Costa

70. Avaliação da aprendizagem sob a perspectiva dos tutores  do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Aline Peixoto Dias Vilaça, Carlos Henrique Medeiros de Souza, Cristiana Barcelos da Silva, Eliana Crispim França Luquetti, Jackeline Barcelos Correa e Juliete Maganha Silva

71. Avaliação interna do pnaic como ferramenta de diagnóstico inicial: análise dos resultados de Língua Portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental
Verônica de Oliveira Magalhães e Nilmara Milena da Silva Gomes

72. Baudelaire, Mallarmé e Rimbaud: um recorte sobre a irrupção da modernidade e contemporaneidade no pensamento poético no final do século XIX
Marilene  Ferreira Cambeiro

73. Características paleográficas de um ofício do Forte do Príncipe da Beira, no ano de 1793
Ivanete Maria de Jesus e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima

74. Cárcere e educação: análise documental das informações penitenciárias
Téssia Gomes Carneiro, Janete Silva dos Santos e Valéria da Silva Medeiros

75. Catalogação e identificação da semântica no livro didático de Língua Portuguesa, 9º ano, de Cereja e Cochar (2015), em Imperatriz-MA
Larissa de Farias Silveira, Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento e Sônia Maria Nogueira

76. Causos de assombração: entre sentidos e ortografia
Lidiane Martins, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Natalina Sierra Assêncio Costa e Adélia Maria Evangelista Azevedo

77. Cenografia e ethos: características do enunciador e destinatários no twitter do presidente do Brasil
Paola Efelli Rocha de Sousa Lima e Ana Cláudia Dias Ribeiro

78. Central do Brasil”: uma abordagem sociolinguística
Gabriel Alves da Silva, Kayron Kaic da Silva Sousa e Inácia Neta Brilhante de Sousa

79. “Cientirinhas”: as HQS e o humor na divulgação científica
Eduarda Fernandes da Rosa e Nataniel dos Santos Gomes

80. Clássicos literários ingleses adaptados para jovens leitores no Brasil: leitura crítica e aspectos da recepção infantil e juvenil
Priscila Prado dos Santos Ferraz, Silvana Moreli Vicente Dias e Vitória Elizabete Gonçalo da Silva

81. Concepções gramaticais na prática do professor: reflexões em defesa de um devir variável de aliança e comunicação entre as diferenças
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva

82. Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa nas escolas indígenas do povo akwe xerente
Raquel Palmeira de Oliveira Karajá, Sinval de Brito, Adriano Dias Gomes Karajá e Francisco Edviges Albuquerque

83. Construindo gramáticas: uma perspectiva efetiva da língua enquanto uso
Carlos Eduardo Herculano Jardim, Haline Janaína Franco Almeida e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

84. Cordelendas: uma intersecção literária para trabalhar identidade étnica indígena em sala de aula
Lilian Castelo Branco de Lima, Polyana Silva Matos e Walquíria Lima da Costa

85. Cultura e tradução: a influência dos aspectos linguísticos e não linguísticos na tradução da obra “Iracema”
Gessica Brenda Lima da Silva e Gilberto Freire de Santana

86. Da experiência ao artigo cientifico: entre leitura e escrita e a realidade da escola
Ozamar Santos Corrêa, Livia Kessia da Silva Rocha Soares e Carmen Nunes Veras Spotti

87. Da utopia romântica à desconstrução realista do perfil da mulher na literatura brasileira: um enfoque linguístico-literário a partir de “Senhora”, de José de Alencar, e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis
Gabriela do Rosario Silva, Camila do Rosario Silva Barreto, Raquel do Rosario Silva, Shirlena Campos de Souza Amaral e Liz Daiana Tito Azeredo da Silva

88. De aluno para aluno: questões notacionais da língua
Eduarda Vitória F. da Silva e Isaquia dos Santos Barros Franco

89. “Decifra-me ou te devoro”: desvelando as imagens/dizeres no filme “Incêndios
Mahalla Stephany Feitosa Aguiar, Antonio Ismael Lopes de Sousa e Gilberto Freire de Santana

90. Dialogismo bakhtiniano na série retirantes, de Candido Portinari
Rosy Gleyce Pereira do Nascimento

91. Diálogos entre literatura africana e brasileira de língua portuguesa: propostas de leitura para a educação básica
Silvana da Silva Batista e Luiza Helena Oliveira da Silva

92. Direitos humanos, trabalho escravo e exclusão social na contemporaneidade: uma análise do discurso dos trabalhadores-vítimas
Ari Gonçalves Neto, Alice de Souza Tinoco Dias, Viviane Carneiro Lacerda Meleep, Ana Carolina de Oliveira Lyrio e Shirlena Campos de Souza Amaral

93. Dispositivos para ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa: as potencialidades do e-book como propósito pedagógico
Carlos Eduardo H. Jardim, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva

94. Do texto teatral para a tela da TV: jogos intertextuais entre a peça “Pigmaleão” e a novela “Totalmente demais”
Roseli Bodnar, Ana Paola Cavalcanti Marinho e Fátima Maria Nascimento Marinho

95. Dois lados da moeda: reflexões sobre letramento e ensino de Língua Portuguesa na visão sociolinguística
Dois lados da moeda: reflexões sobre letramento e ensino de Língua Portuguesa na visão sociolinguística

96. Dramaturgia senequiana: um olhar interdisciplinar sobre a “Medeia”, de Eurípedes e a de Sêneca
Isabelle Soares S. Antonio, Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Mariana Fourquet  B. Camacho

97. Dualidade do ser feminino em “Memórias póstumas de Brás Cubas
Kézia da Silva Calixto e Kátia Carvalho da Silva Rocha

98. Efeito de humor e(m) sua relação com o território nordestino na #EleNão: uma análise de memes no twitter
Amanda da Silva Duarte, Matheus Santos de Araújo e Elaine de Moraes Santos

99. Eneias foge de troia em chamas”, de Borocci: um estudo de tradução intersemiótica da obra “Eneida”, de Virgílio
Taís Turaça Arantes e Luiz Fernando Dias Pita

100. Ensino da escrita na alfabetização: a pluralidade de abordagens no material didático
Layssa de Jesus Alves Duarte e Patrícia Bethânia da Cruz Ferreira

101. Entre estrogênios e testosteronas: metáforas conceptuais das representações de gênero em crônicas contemporâneas
Ana Paula Ferreira, Lucas Torres Agostinho, Mariana Salles Gusmão e Marina Ramalho da Graça

102. Epistemologias atualizadas para o estágio obrigatório em Letras: foco em letramento crítico
Evelise da Rosa Gomes Monteiro e Fhilipe Germano Rigamonte

103. Estereótipos da identidade acriana em memes sobre o Acre
Anyelle Samy Costa de Oliveira, Silvirlene Lopes de Moura e Siméia da Silva Souza

104. Estratégias para o letramento literário em sala de aula
Carmem Cesarina Braga de Oliveira, Antônia Mikelce Souza da Silva e Gisela Maria de Lima Braga Penha

105. Expectativa x realidade: a lida com o texto poético, nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Médio da Rede Pública
Mônica Assunção Mourão e Márcio Araújo de Melo

106. Formações discursivas da imagem indígena no livro didático: dos estereótipos da Historiografia Linguística aos critérios avaliativos e pedagógicos do PNLD e da BNCC
Camila Rodrigues Viana; Carla Bastiani e Witembergue Gomes Zaparolli

107. Formas linguísticas de apropriação do discurso alheio em relatórios de estágio supervisionado
Vilma Nunes da Silva Fonseca

108. Fraseologias na chula vocabulário do sertão
 
Joana Angélica Santos Lima e Adriana Jesus da Silva

109. Gênero Crônica como estímulo à produção textual dos alunos do nono ano da Escola Municipal Professora Danda Nunes
Fatima Bernadete Prestes Ribeiro, João Fábio Sanches da Silva e João Fábio Sanches da Silva

110. Gêneros petição: porte de armas – relatos e interpelação dos operadores do direito em formação e os graduandos
Miguel Angelo Alvarino Ramos e Walace Rodrigues

111. Gêneros Textuais e ensino de língua materna: reflexões sob uma perspectiva linguística
Camila Soreano da Silva, Ester Portugal da Silva Rocha, Mayara Xavier Vito Pezarino e Monique Teixeira Crisóstomo

112. Gramáticas e gramaticografia: uma análise de verbos pela Historiografia Linguística
Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo Ferreira Kaltner

113. Histórias em quadrinhos e os super-heróis como propostas de produção de texto
Cristiane Gonçalves Lemes e Glaucinei Dutra Galvão

114. Ideias linguístico/filosóficas de conceituação de substantivos e adjetivos
Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

115. “Ideologia de gênero”: análise de um discurso conservador
Amanda Leal Castelo Branco, Daiana Ataíde da Silva e Shirlena Campos de Souza Amaral

116. Imagens táteis como ferramenta facilitadora do processo de ensino–aprendizagem de alunos com deficiência visual
Thalyta Nogueira de Araujo e Bianka Pires André

117. Indícios de ethos profissional em Relatório de Estágio
Janete Silva dos Santos

118. Interdisciplinaridade entre teatro e poesia: uma metodologia lúdica no processo de leitura e interpretação de texto na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, de Gurupi-TO
Kédina de Paula dos Santos Reis e Solange Cavalcante de Matos

119. Leitura literária: uma viagem à representação da mulher na literatura de Cordel
Kathianne Carneiro Borges Carvalho e Eliane Cristina Testa

120. Lendo “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, a partir de alguns pressupostos da Análise de Discurso
Vanessa Rita de Jesus Cruz e João de Deus Leite

121. Letramento, Matemática e Sociossemiótica, a evolução do livro didático: comparando equação do 1º grau em três livros de Matemática
Carlos Wiennery da Rocha Moraes e Marli Ramalho dos Santos Rocha

122. Letramento: um estudo sobre práticas de letramento de estudantes de Medicina
Vivian Sardella de Oliveira, Sonia Maria da Fonseca Souza, Laís Bastos Guerra Boechat, Sara Ramos da Silva Bastos Guerra e Vyvian França Souza Gomes Muniz

123. Língua portuguesa como elemento de acolhimento e comunicação para imigrantes e refugiados venezuelanos em Boa Vista – Roraima
José Ângelo Almeida Ferreia, Francisca Ângela de Oliveira Souza e Alessandra de Sousa Santos

124. Língua latina: reflexões instigadas acerca de línguas vivas do passado
Nina Oliveira Teixeira

125. Linguagem e processos de escrita no filme “Os narradores de Javé” (2003), de Eliane Caffé
Cristiano Alves Barros e Walace Rodrigues

126. Linguagem musical: a partitura icônica como transmissora de mensagem não verbal
Mara Pereira da Silva

127. Literatura de Cordel: reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio da oralidade
Ana Carolina Freitas de Farias, Wivyan Carvalho de Souza Alencar e Maria da Guia Taveiro Silva

128. Literatura infantil na formação do leitor
José Augusto Araújo Júnior e Elem Kássia Gomes

129. Literatura infantil e formação inicial de leitores: apontamentos basilares para o processo formativo de futuros profissionais da educação
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Jaqueline Maria de Almeida, Eliana Crispim França Luquetti, Gabriela do Rosário Silva e Shirlena Campos de Souza Amaral

130. Literatura indígena: a importância de trabalhar as narrativas indígenas na sala de aula
Walquiria Lima da Costa, Lilian Castelo Branco de Lima e Maria Sousa Santos

131. Manifestações do particípio presente no latim e no português contribuição para estudos sobre os espaços de neutralidade na língua portuguesa
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Katia Nascimento

132. Mediação pedagógica e protocolo de leitura: uma estratégia facilitadora da compreensão leitora
Francivete Lopes Barroso

133. Memes na escola: propostas de leitura sob a perspectiva da semiótica discursiva
Ellyzandreia Alves de Sousa e Luiza Helena Oliveira da Silva

134. Memória e atualidade no cruzamento dos gêneros fábula e meme: espaço para a crítica na esfera da política
Ellen Aurea Karolina Hetwer, Katia Valentina Escobar Gimenez, Erenilda Rodrigues Gomes Stelo e Aline Saddi Chaves

135. Memórias: aspecto marcante na obra “O Quinze”, de Rachel de Queiroz
Edilaine da Silva Freitas, Eliana Crispim França Luquetti, Roberta Santana Barroso, Clodoaldo Sanches Fofano e Elisângela Ferreira Gomes Dornelas

136. Metodologias ativas e neurociências: relato de experiência utilizando jogos em aulas de Neuroanatomia
Sayonara Nogueira de Souza, Felipe Adler de Almeida Pena, Felipe Adler de Almeida Pena, Renato Faria da Gama e Aline Cunha Gama Carvalho

137. Métodos de alfabetização no Brasil: uma perspectiva histórica
Rysian Lohse Monteiro, Luciana da Silva Almeida, Tatiane Almeida de Souza e Eliana Crispim França Luquetti

138. Michel Serres e gramáticas mestiças
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

139. Multiletramentos no livro didático de inglês: características em análise
Joyce Vieira Fettermann e Annabell Del Real Tamariz

140. Multiletramentos e gêneros textuais:  uma abordagem do gênero meme no III ciclo da EJA em Imperatriz-MA
Selma Maria Abdalla Dias Barbosa e Jordana de Oliveira Brito

141. Multilinguismo em práticas de linguagem criativa no Museu do Marajó-PA
Niceléia Muribeca da Cruz e Maria José de Pinho

142. No emaranhado de memórias e aventuras: uma análise da narrativa de Gavião Vaqueiro de Assis Brasil
Lilian Castelo Branco de Lima, Mônica Assunção Mourão e Walquíria Lima da Costa

143. Notas introdutórias sobre Linguística Histórica e mudança linguística
José Carlos Alves de Azeredo Júnior e Thiago Soares de Oliveira

144. O atendimento aos surdos no setor comercial de Araguaína-TO
Nubia Regia de Almeida, Liliane Barbosa de Sousa e Ranieri Leal

145. O conceito de verbo nas gramáticas do século XIX
Cleide Bezerra de Melo

146. O conceito de teatro na poética de Aristóteles
Odi Alexander Rocha da Silva e Roseli Bodnar

147. O desenvolvimento da linguagem e o autismo: uma análise bibliométrica na base da Scopus
Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Fabio Luiz Teixeira Fully, Lucas Capita Quarto, Fernanda Castro Manhães E Eliana Crispim França Luquetti

148. O discurso jurídico à luz das textualidades contemporâneas e os limites hermenêuticos à liberdade criativa do leitor intérprete
Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Analice de Oliveira Martins

149. O ensino e aprendizagem de língua inglesa no Brasil e a Ciência da Linguagem de Noam Chosmky
Carlos Alberto Fonseca Santos, Yoná Milhomem de Oliveira e Inácia Neta Brilhante de Sousa

150. O ensino da normatividade gramatical na perspectiva da teoria ator-rede de Bruno Latour
Eliane Miranda Machado e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

151. O ensino da Literatura em uma abordagem sociolinguística
Kayron Kaic da Silva Sousa, Gabriel Alves da Silva e Inácia Neta Brilhante de Sousa

152. O ensino de gramática em língua inglesa por meio da sequência didática
Maria Blanc Figuera, Sonia Maria da Fonseca Souza e Eliana Crispim França Luquetti

153. O ensino de gramática e seus múltiplos usos como código linguístico
Orleane Evangelista de Santana e Antonio Cilírio da  Silva Neto

154. O ensino de leitura por interação construtiva
Ronyvaldo de Souza

155. O ensino de leitura no ambiente complexo de sala de aula: uma abordagem interdisciplinar à luz da pesquisa-ação
Francinete C. S. Barroso e Ângela Francine Fuza

156. O ensino de língua materna e as variedades linguísticas: reflexões necessárias nos livros didáticos
Lorrane Estacio do Prado da Silva, Solange Maria Souza Teixeira, Victória Henrique Picanço e Monique Teixeira Crisóstomo

157. O ensino de literatura em tempos de transição paradigmática
Isaquia dos Santos Barros Franco e Maria José de Pinho

158. O ensino de Português como língua de acolhimento em um contexto de imigração
Maiane Machado Sá e Vanessa Ferreira Camilo

159. O letramento literário numa perspectiva para além do cárcere
Inácia Neta Brilhante de Sousa e Valéria da Silva Medeiros

160. O letramento nas questões de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Kamilla da Costa Guilherme, Rozeane de Oliveira Lemos, Sonia Maria da Fonseca Souza, Ezequiel Gonçalves de Paula e Eliana Crispim França Luquetti

161. O particípio futuro latino e seus resquícios na língua portuguesa
Daniel de Assis Soares e Márcio Luiz Moitinha Ribeiro

162. O pensamento linguístico de Carl Fr. Ph. von Martius (1794–1868) e o idioma nacional no Brasil oitocentista
Leonardo Ferreira Kaltner

163. O percurso do(s) sentido(s) em Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector
Dagmar Vieira Nogueira Silva

164. O percurso gerativo de sentido da crônica: um olhar sobre a cidade de Campos dos Goytacazes-RJ
Williane de Sá Marques e Sérgio Arruda de Moura

165. O perfil da mulher independente: especificidades da obra “Senhora”, de José de Alencar
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Francisco Edviges Albuquerque

166. O português como segunda língua entre os apinajé: uma prática pedagógica na Educação do Campo
Mara Pereira da Silva e Milena dos Santos

167. O preconceito linguístico analisado nas fanpages do site facebook nas redes sociais
João Batista da Silva Santos, Andrik Barbosa Risso, Eliana Crispim França Luquetti e Sérgio Arruda de Moura

168. O processo de autoria da escrita acadêmica no Ensino Superior na modalidade EAD: tensões e perspectivas
Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse Monteiro, Tatiane Almeida de Souza, Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Jaqueline Maria de Almeida e Eliana Crispim França Luquetti

169. O protagonismo da leitura em diferentes construções de pensamentos
Nilceia Gonçalves Cáceres, Lucilo Antônio Rodrigues Roziléia de Oliveira Sales e Natalina SierraAssêncio Costa

170. O protagonismo feminino ultrarromântico: perspectivas da obra “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Francisco Edviges Albuquerque

171. O que dizem as fachadas comerciais: a influência da variedade linguística na comunicação
Isabel Delice Gomes Macedo, Jéssica Mayane da Silva e Maria da Guia taveiro Silva

172. O sentir-se livre causado pelo perdão: uma análise em microconto de Dalton Trevisan
Jocirley de Oliveira e Eliane Cristina Testa

173. O subjuntivo e a formação da voz passiva no sistema verbal latino: uma abordagem histórica do latim ao português
Márcio Amieiro Nunes

174. O texto jornalístico em uma experiência contemporânea no Brasil: o caso do site Ponte Jornalismo
Vitor Luiz Menezes Gomes, Williane de Sá Marques e Sérgio Arruda de Moura

175. O uso da semântica democratização da beleza na tentativa de desconstrução de padrões
Priscila Barbosa Brunelli, Shirlena Campos de Souza Amaral e Sheila Campos de Souza

176. Omar Khayyam, Edward Fitzgerald e Fernando Pessoa: considerações sobre traduções do árabe para o inglês e a influência persa na literatura ortônima
Fadia Rodrigues Samra, Carla Bastiani e Vinícius Martins Correa

177. Os nomes de lugares nas provas do Enem: reflexões sobre oponomástica e ensino
Anna Inez Alexandre Reis e Karylleila dos Santos Andrade

178. Os gêneros textuais apontados pela BNCC como adequados a trabalhar a variação linguística em sala de aula
Elizângela G. Quintana Gonçalves e Paulo Cezar Rodrigues

179. Os letramentos autônomo e ideológico e a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa
Denyse Mota da Silva e Maria José de Pinho

180. Os sentidos do silêncio no discurso musical: uma análise da relação entre poema e melodia na música “Cálice”.......................
Sarah Lohuamma Almeida Araújo Sousa, Marcos Aarão Sales Sousa e Janete Silva dos Santos

181. Os sobrenomes na antroponímia e na genealogia
José Pereira da Silva

182. Paráfrases discursivas: interdição e dispersão na construção de títulos de obras do PNLD de língua portuguesa
Álvaro José da Silva Fonseca e Janete Silva dos Santos

183. Percepção da prostituição carioca em “Lucíola”: história e literatura em José de Alencar
Tamara Cecília Rangel Gomes

184. Perspectivas do ensino de Literatura no Ensino Fundamental ao Médio: uma breve abordagem
Daniel Abrão, Helga Ticiana de Barros Maciel e Elesandra Rodrigues Dias Ferraz

185. Poesia em sala de aula: a construção literária sob a ótica de Cecília Meireles
Nilceia Gonçalves Cáceres, Lucilo Antônio Rodrigues, Roziléia de Oliveira Sales e Natalina Sierra Assêncio Costa

186. Povos e comunidades tradicionais: apresentação de uma proposta pedagógica a partir do léxico toponímico tocantinense
Rodrigo Vieira do Nascimento

187. Prática pedagógica e dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento: o que pensam os professores das séries iniciais
Edna da Silva Torres, Joas Moraes dos Santos e Márcia Suany Dias Cavalcante

188. Práticas de escritas científicas: o Relatório de Estágio como espaço de reflexão docente e construção identitária
Elem Kássia Gomes, Camila Rodrigues Viana e Janete Silva dos Santos

189. Preconceito étnico-racial, valores sociais e anticlericalismo no romance naturalista “O Mulato”, de Aluísio Azevedo: uma análise literária à luz da narrativa etnográfica
Gabriela do Rosario Silva, Raquel do Rosario Silva, Camila do Rosario Silva Barreto e Shirlena Campos de Souza Amaral

190. Problematizar e projetar nas aulas de português: as metodologias ativas como estratégias potencializadoras
Adriene Ferreira de Mello, Thayone Aparecida da Silva Soares, Joane Marieli Pereira Caetano e Carlos Henrique Medeiros de Souza

191. Processos de construção de sentidos  para além da dicotomia verbal e não verbal em contextos médicos
Felipe Garcia Pereira e Ruberval Franco Maciel

192. Produção de materiais didáticos para aulas de Português como língua de acolhimento no Neppe-UEMS
Isabella Saliba Pereira Chilante e João Fábio Sanches Silva

193. Produção e disseminação de notícias: da oralidadeno século XVIII à mobilidade no século XXI
Milena Ferreira Hygino Nunes, Talita da Silva Ernesto, Shayane Ferreira dos Santos e Carlos Henrique Medeiros de Souza

194. Proposta de ensino de leitura para a Educação de Jovens e Adultos – EJA
Ronyvaldo de Souza

195. Recursos digitais para tradução: as variações semânticas do português para inglês e francês
Aline das Graças Monteiro Miranda Barros, Andrik Barbosa Risso e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima

196. Reflexões de Bachelard sobre as águas e o Pantanal
Juliana Cristina Ribeiro da Silva, Moacir Pereira de Souza Filho, Manoel Garcia de Oliveira e Patrícia Helena Mirandola Garcia

197. Reflexões sobre Clarice Lispector e “A paixão segundo G.H.”
Haleks Marques Silva, Heliamar Marques Rosa Brito, Daniel Cervantes Angulo Vilarinho e Walace Rodrigues

198. Relato de Experiência: a importância da leitura como ato: Casa de Prisão Provisória de Araguaína
Marcia Maria Soares de Souza Santos, Patrícia Karla de Morais e Walace Rodrigues

199. Relatório de 1858 do Imperial Instituto dos Meninos Cegos: uma análise pela Historiografia Linguística
Barbara Poubel dos Santos

200. Representações discursivas da mulher na imprensa nos anos dourados: a moça de família e a leviana
Daniele Ribeiro Fortuna, Márcio Luiz Corrêa Vilaça, Renato da Silva e Rosane Cristina de Oliveira

201. Retextualização por meio do WhatsApp: a prática da acentuação gráfica com alunos do 9º ano
Ana Maria Salvador, Adélia Maria Evangelista Azevedo, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assencio Costa

202. Reticências e efeitos de sentido
Alcina Maria Barra de Oliveira e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

203. Revista Soletras: a importância da editoração para a expansão do conhecimento
Bárbara Gouvêa da Rocha e  Shirley de Souza Gomes Carreira

204. “Richthofen: o assassinato dos pais de Suzane”, traços da polifonia bakhtiniana no romance de Roger Franchini
Carlos Roberto Ludwig e Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar

205. Semântica nos manuais didáticos lusófonos, década de 2010, de Angola e Brasil
Sônia Maria Nogueira e Daniela Jaqueline Tôrres Barreto

206. Sobre linguagem, formigas e cigarras: análise da (des)construção de identidades sociais
Rafaela Portela Bezerra e Nilmara Milena da Silva Gomes

207. Sociolinguística e etnomatemática: uma intersecção dialógica entre ciências humanas e ciências exatas
Bruna Viana Villaça Montezuma, Bárbara Viana Villaça, Eliana Crispim França Luquetti

208. Tecnológica: um olhar acerca das práticas pedagógicas na formação do leitor literário incluso
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira e Jocirley de Oliveira

209. Textos literários on-line: o google forms como proposta pedagógica, no EJA – Ensino Médio, numa escola estadual em Autazes-AM
Francian da Silva Guedes, Joelma Monteiro de Carvalho e Waldemir Lima de Carvalho

210. Toponímia, cultura e identidade: um estudo a partir dos bairros da cidade de Imperatriz-MA
Luana Gonçalves da Silva, Raquel de Oliveira Lima e Márcia Suany Dias Cavalcante

211. Tradição gramatical no pensamento jesuítico
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes

212. Transcrição e edição de uma carta oficial manuscrita do século XVIII
Rayane Thaynara Santos e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima

213. Um leitor de almas nas teias da história cultural, da literatura e do jornalismo: uma análise do discurso no romance jornalístico de Fernando Molica
Lilian Castelo Branco de Lima, Dione do Socorro de Souza Leão e Wemylla de Jesus Almeida

214. Um olhar sobre a questão ambiental a partir da poesia de Manoel de Barros
Camila de Freitas Vieira e Ângela Maria Zanon

215. Um trajeto pelo ensino de Língua Inglesa no Brasil e o ressoar do American Dream
Janaína Aguiar Cavalcante Costa e Naiana Siqueira Galvão

216. Uma análise da adaptação de “E não sobrou nenhum”, de Agatha Christie para a televisão
Luis Felipe Leite Trindade e Altamir Botoso

217. Uma análise da representação discursiva da mulher em duas versões cinematográficas de “Cinderela”
Isadora Ortega Rosa e Aline Saddi Chaves

218. Uma análise discursiva sobre o modo como a leitura é mobilizada nos anúncios publicitários no livro didático de Português do Ensino Médio
José de Alcântara Ribeiro da Silva e João de Deus Leite

219. Uma análise filológico-ortográfica da língua espanhola, em documentos impressos na cidade de Cuenca, no final do século XVI
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima e Joyce Damaris Augusta Machado

220. Uma análise comparativa da percepção sensorial do ambiente precário nas obras “Poema Sujo” e “O cortiço”
Kézia da Silva Calixto, Luciane Barros da Silva e Katia Carvalho da Silva Rocha

221. Uma análise sociolinguística das construções sociais em são José do Calçado-ES
Mauricio Coli Bernardes e Eliana Crispim França Luquetti

222. Uma breve análise a respeito dos nomes próprios
Mercia Cristina Cardoso de Oliveira Luz e Fábio Lopes de Souza

223. Uma discussão sobre os reflexos que o Projeto Ciranda Cultural traz ao processo de ensino–aprendizagem nas escolas municipais de Imperatriz-MA
Sara Cristina da Silva Ribeiro e Lilian Castelo Branco de Lima

224. Uma perspectiva discursiva: a “Verdade” no discurso político na pós-modernidade
Ana Cláudia Dias Ribeiro e Maria Deusa Brito de Sousa Apinagé

225. Universidade na fronteira: um olhar sobre a aprendizagem da língua inglesa
Fernanda Sousa Lima

226. Utilização da história em quadrinhos como uso pedagógico no processo de alfabetização e formação do leitor
Josélia Pedrosa Dos Reis, Patrícia Rodrigues Peixoto, Thaynara Martins Silva e Tabitha Molina Monteiro

227. Variação linguística e Literatura infantojuvenil: possibilidades didáticas para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental
Priscilla Cândido, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Adélia Maria Evangelista e Natalina Sierra A. Costa

228. Variação linguística: fenômeno ocasionado por princípios linguísticos e sociolinguísticosVariação linguística: fenômeno ocasionado por princípios linguísticos e sociolinguísticos
Sinthia Moreira Silva Ribeiro, Eliana Crispim França Luquetti, Clodoaldo Sanches Fofano e Roberta Santana Barroso

229. Variação linguística: suas marcas na oralidade, valor cultural e relação com a construção da identidade do indivíduo por meio do gênero história em quadrinhos
Thalitta Mascarenhas Custódio Dias, Adélia Maria Evangelista Azevedo, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

230. Variação linguística no livro didático de Língua Inglesa: uma pesquisa bibliométrica
Vyvian França Souza Gomes Muniz, Eliana Crispim França Luquetti, Sonia Maria da Fonseca Souza e Lucas Capita Quarto

231. Visibilidade versus estigmatização das práticas de escrita de surdos em comentários do youtube
Ana Paula Saffe Mendes​, Adalgisa Aparecida de Oliveira e Elaine de Moraes Santos

232. Vivacidade e subversão de Caliban em “Tempestade”, de William Shakespeare
Beatriz Lourdes da Silva Santos e Naiana Siqueira Galvão

233. Vozes no período da colonização portuguesa no Brasil: o multilinguismo dos primeiros dois séculos em terra brasílica
José Mario Botelho






INSTRUÇÕES EDITORIAIS

VOLUME COMPLETO PDF
EBOOK