Cadernos do CNLF, Vol. XIX, Nº 07
Fonética, Fonologia, Ortografia
 
e Política  Linguística

____ VOLUME COMPLETO ____

0.        APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva

1.        A LÍNGUA PORTUGUESA E O ACORDO ORTOGRÁFICO DE 1986/1990: RETRATOS DE UMA POLÊMICA ANUNCIADA
Maurício Silv
a

2.        A ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA A PARTIR DOS POEMAS DE ISMAEL COUTINHO
Michelle De Chiara Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes

3.        ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO IF-FLUMINENSE
Jorge Luiz Clemente Gomes, Cristiana Barcelos da Silva e Gerson Tavares do Carmo

4.        ANÁLISE DAS REGRAS DE FÓRUNS DE FANFICTIONS COMO ESTRATÉGIA NA ADEQUAÇÃO DA ESCRITA DOS JOVENS ÀS NORMAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Elaine Santana de Souza, Luciano Dias de Sousa e Raquel Veggi Moreira

5.   AS CONSOANTES GEMINADAS NO ALMANACK CORUMBAENSE: UMA REFLEXÃO COM BASE NA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Patricia Damasceno Fernandes, Nataniel dos Santos Gomes, Natalina Sierra Assêncio Costa e Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo

6.        AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL
Vitor Gomes

7.        BREVES NOÇÕES DA SINTAXE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – O VERBO EM ENFOQUE
Sizenana Maria da Silva e Magno Pinheiro de Almeida

8.        CONSIDERAÇÕES SOBRE A COMUNIDADE SURDA
Priscila Figueiredo da Mata Medeiros

9.        CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA DE USO E DA TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS PARA A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Neliane Raquel Macedo Aquino

10.     CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDOS FONÉTICOS AO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Neliane Raquel Macedo Aquino

11.     E AGORA, COMO É QUE VAMOS ESCREVER?
José Pereira da Silva

12.     EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESPEITO ÀS VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Cristina da Conceição Silva e José Geraldo Rocha

13.     HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DO GÊNERO
Núbia Régia de Almeida, Antônio Adailton da Silva e Márcio Araújo de Melo

14.     IMPACTOS DO PIBID/INGLÊS SUSTENTABILIDADE NOS ALUNOS
André Henrique Gonçalves e Laura de Almeida

15.     LITERATURA E ESCOLA: EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM ALUNOS DA 8ª SÉRIE
Cristiane do Socorro Gonçalves Farias e Josebel Akel Fares

16.     LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E GÊNEROS TEXTUAIS: QUE CAMINHO SEGUIR?
Monique Teixeira Crisóstomo, Eliana Crispim França Luquetti, Andressa Teixeira Pedrosa Zanon e Laís Teixeira Lima

17.     O APAGAMENTO DO -R NO FINAL DE VOCÁBULO EM PRODUÇÕES ESCOLARES NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA – BA
Paula Freitas de Jesus Torres e Josane Moreira de Oliveira

18.     O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E A LÍNGUA PORTUGUESA: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR A FAVOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Leila Alves Vargas, Kamila Teixeira Crisóstomo e Maria Eugênia Totti

19.     O USO DE LETRAS MAIÚSCULAS E/OU MINÚSCULAS
José Pereira da Silva

20.     OS IMPACTOS DO PIBID/PEDAGOGIA NAS ESCOLAS PARCEIRAS: ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Iago Pereira dos Santos e Eliana Crispim França Luquetti

21.     OS ITENS LINGUÍSTICOS NO NOVO ENEM
Renata da Silva de Barcellos

22.     PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS EDUCADORES DO CEJLL – NAVE
André Luís Gomes, Aurea Maria Moreira Romero, Elisabeth Henriques Cesar e Renata da Silva de Barcellos

23.     PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ESPAÇOS INFORMAIS: NARRATIVAS DE JOVENS EM CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE
Fábia de Castro Lemos, José Carlos Sebe Bom Meihy e Joaquim Humberto Coelho de Oliveira

24.     PROGRAMA UNIAFRO/UFOP: FORMAÇÃO E POLÍTICAS AFIRMATIVAS DENTRO DA UNIVERSIDADE
Clézio Roberto Gonçalves e Kassandra da Silva Muniz

25.     PROJETOS INTEGRADOS COM LÍNGUA PORTUGUESA
Alessandra Serra Viegas, André Luís Gomes, Aurea Maria M. Romero, Elisabeth Henriques Cesar e Renata da Silva de Barcellos

26.     PROPOSTAS DE PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS EDUCADORES DO CEJLL/NAVE
André Luís Gomes, Aurea Maria Moreira Romero, Elisabeth Henriques Cesar e Renata da Silva de Barcellos

27.     REFORMA ORTOGRÁFICA: A SITUAÇÃO ESTRUTURAL DO PREFIXO NÃO
Thiago Soares de Oliveira

28.     SATISFAÇÃO E IMPORTÂNCIA NO PROEJA: A AVALIAÇÃO DOS SUJEITOS-ALUNOS DO IF-FLUMINENSE
Jorge Luiz Clemente Gomes e Cristiana Barcelos da Silva

29.     TECNOLOGIA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Alessandra de Oliveira Jorge e Jurema Rosa Lopes

30.     TECNOLOGIAS E NOVOS LETRAMENTOS EM LÍNGUA ADICIONAL
Valéria Jane Siqueira Loureiro

31.     UM NOVO OLHAR DA LINGUÍSTICA APLICADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Mônica Saad Madeira e Simony Ricci Coelho