Cadernos do CNLF, Vol. XVII, Nº 04
Ensino de língua e literatura
____ VOLUME COMPLETO ____

 

0.   APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva

1.   A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TENDÊNCIAS DA LINGUÍSTICA APLICADA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Simony Ricci Coelho e Mônica Saad Madeira

2.   A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA AS AULAS ESPANHOL NO NOROESTE FLUMINENSE
Maria Célia Cardoso de Lira

3.   AS TEORIAS DE LINGUAGEM, AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E A METODOLOGIA ADOTADA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Renata da Silva de Barcellos

4.   DA ORIENTAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO AO CANCELAMENTO DO KIT ANTI-HOMOFOBIA
Fábio Luiz Rodrigues

5.   ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA: NECESSÁRIO, POSSÍVEL, EFICIENTE
Marcelo Moraes Caetano

6.   IDENTIDADE, APRENDIZADO E LETRAMENTO A SOCIEDADE LÍQUIDA VISTA EM UMA ESCOLA BAIXADENSE
Ramila Melo Botelho Granja e Idemburgo Pereira Frazão Félix

7.   INTERDISCIPLINARIDADE: UMA MUDANÇA NO AGIR E PENSAR
Gabriela Girão de Albuquerque, Vinicius Pereira Gomes, Cleonice Puggian e José Geraldo Rocha

8.   LER, ESCREVER E REESCREVER NO ENSINO MÉDIO - POR MEIO DOS CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA
José Enildo Elias Bezerra

9.   LINGUAGENS EM DIÁLOGO NO ENSINO DA CULTURA E DA HISTÓRIA AFRICANAS
Maria Geralda de Miranda e Rosenilda Roberto dos Santos

10.   O NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL E A PROPOSTA DE TRABALHO FUNDAMENTADA EM GÊNEROS TEXTUAIS: ASPECTOS CONVERGENTES
Gilmar Ramos da Silva e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

11.   O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Neliane Raquel Macedo Aquino

12.   O PROFESSOR NA PÓS-MODERNIDADE: DAS MÚLTIPLAS IDENTIDADES AS INCERTEZAS DA PROFISSÃO DOCENTE
Natália Xavier Pereira, Idemburgo Pereira Frazão Félix e Cristina Novikoff

13.   PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Marcos Luiz Wiedemer

14.   UMA BREVE TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Renata da Silva de Barcellos

15.   A GRAMÁTICA NORMATIVA E SEUS ENTRAVES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA O TRABALHO DOCENTE
Rafael Ferreira Figueira, Cammira da Silva Ferreira e Karina Pereira Detogne

16.   A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA PROBLEMATIZAÇÃO DA SEXUALIDADE NA AULA DE LÍNGUAS
Elio Marques de Souto Júnior

17.   AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR CRIANÇAS SURDAS NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA (BA)
Graciethe da Silva de Souza, Luciene Conceição dos Santos e Fernanda Maria Almeida

18.   COMO JAMAIS LER LITERATURA NA ESCOLA?
Anderson Ribeiro

19.   CONTOS E ENCANTOS: UM ESTUDO DOS ASPECTOS TEXTUAIS E PSICOLÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE BIA BEDRAN
Luciene de Castro Reto e Idemburgo Pereira Frazão Félix

20.   DAS TRINCHEIRAS DO TEXTO, OS ESTRATEGISTAS DA LINGUAGEM
Anderson de Souto e Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca

21.   ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO MECANISMO DE IGUALDADE SOCIAL: REALIDADE DE GENTE “COM PÉ NO CHÃO” OU SONHO DE QUEM ANDA COM “A CABEÇA NAS NUVENS”?
Elisângela Leal da S. Amaral e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

22.   FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LETRAS/LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CEFET/RJ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Antonio Ferreira da Silva Júnior

23.   INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA BÁSICA
Dayane Veras dos Santos e Geisa Borges da Costa

24.   LETRAMENTO LITERÁRIO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO
Gilmar Ramos da Silva

25.   LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NO ENSINO MÉDIO
Isaquia dos Santos Barros Franco

26.   O ENSINO DO PRONOME NA GRAMÁTICA DE JULIO RIBEIRO
Jéssica Tavares

27.   O HUMOR VERBAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Claudia Moura da Rocha

28.   O PIBID NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Dayane Veras dos Santos e Geisa Borges da Costa

29.   O SMS COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS (L2) PARA SURDOS: POSSIBILIDADES EM CONTEXTO BILÍNGUE
Daniele Barboza Moura

30.   O TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA: DESPERTANDO O PRAZER DA LEITURA

Aline de Azevedo Gaignoux

31.   OFICINA DE PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)
Cristina do Sacramento Cardôso de Freitas

32.   OFICINAS DE METÁFORAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
Priscila Costa Lemos Barbosa e Vanessa Gomes Teixeira

33.   OS PCN E A NOÇÃO DE PORTUGUÊS CULTO BRASILEIRO
Gláucia da Silva Lobo Menezes

34.   TRABALHO DOCENTE NO ENSINO DE L2
Juliana Rettich e Décio Rocha

35.   USO DOS QUADRINHOS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
Elisângela Leal da Silva Amaral e Nataniel dos Santos Gomes