SUMÁRIO
04. A escrita
autobiográfica como processo identitário e memorialístico de gestores
educacionais da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes
Victor da Penha Miranda
08. A identidade musical de Mato Grosso do Sul nos
escritos de Maria da Glória Sá Rosa
Suayne Kamilla Alves Costa, Aline Saddi Chaves e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
10. A marcação
de espaços mentais alternativos pelos gestos e pela direção do olhar em
videoaulas de Língua Portuguesa: dualidades e oposições
Ane Novais Pires dos Santos, André Lisboa Santos e Maíra
Avelar Miranda
11. A natureza
contrafactual dos gestos de
negação no português brasileiro: uma análise cognitiva e multimodal de dois
vídeos do talk show “Que história é essa, Porchat?”
Natalia Brito Silva, Beatriz Graça e Maíra Avelar Miranda
12. A paisagem machadiana vista nos primeiros romances
Lucia Maria Moutinho Ribeiro
13. Análise das Figuras de Linguagem, presentes em memes
Anni Gabriely Santos Alves e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
14. Análise de metáforas sobre a morte por Covid-19:
estudos de caso em Vitória da Conquista, Bahia?”
Igor Andrade Santos, Maíra Avelar Miranda, Felipe Watarai
e Tereza Cristina Rego Brito
15. Análise do conto de Marina Colasanti numa perspectiva interdisciplinar: Literatura
e Geografia
Franqueslane Ferreira de Lima, Irenis Cesar da Silva e Núria Américo de
Azevedo
16. Aspectos da cultura afro-brasileira em “Jubiabá”
Luana Cristine da Silva e Maria da Conceição Reis Teixeira
17. Associando música e cultura afro-brasileira
no ensino de Língua Inglesa Laura de Almeida
18. Breves vieses
conceituais sobre políticas públicas para a qualidade da educação brasileira
Leila Alves da Costa Monteiro, Marcondes Coelho Feitoza, Israel de Paula Maia, José
James Torres da Silva, Taísa Resende de Moraes Vieira e Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva
19. Comunicação judicial: o uso da linguagem pelo
oficial de justiça e o acesso à informação
Flávia Teixeira Silva Pires e Carlos Henrique Medeiros de Souza
20. Comunidades tradicionais e projeto de educação ambiental pescarte:
pedagogia social, linguagem e temas geradores para conscientização e
reconhecimento social
Manuela Chagas Manhães, Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas
21. Construções
discursivas no espaço urbano da
cidade do Salvador: a Rua Chile
Maiza Keelly Barbosa dos Santos e Gilberto Nazareno Telles Sobral
22. Contribuições da Fonética e
Fonologia para o desenvolvimento
da fluência Alneci do Rego Monteiro Morales e Adriana Lúcia de Escobar chaves de Barros
23. Crítica filológica e
materialidade textual na dramaturgia de Ildásio
Tavares
Rosa Borges
24. Discursividade em painéis de apoio aos profissionais da saúde que atuaram na linha de
frente na pandemia de Covid-19: alteridade e significação Ana Paula Borges de Souza, Gilson Borges de Souza, Sabrina de Oliveira Borges e Fernanda
Castro Manhães
25. Discurso de Tieta: análise crítico-discursiva de uma cena da novela Tieta para o ensino de Língua Portuguesa Juliano Dumani e Cláudia
Cristina Mendes Giesel
26. Educação de surdos no brasil no século XX: uma análise historiográfica da obra ensino oro-áudio-visual para deficientes da audição, de Ana Rímoli de
Faria Dória Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta
27. Educação ubíqua: práticas docentes inovadoras para o ensino de Língua Inglesa
Claudia Pungartnik e Givanildo Silva Santos
28. Estado democrático de direito X racismo ambiental,
estigma e universos simbólicos: consequências para as comunidades pesqueira artesanal
de Armação dos Búzios
Manuela Chagas Manhães, Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas
29. “Gritos bárbaros” na modernidade carioca: rumo a
uma edição crítica dos poemas (1916–1925), de Moacyr de Almeida (1902 –1925)
Mario Newman de Queiroz
30. Histórias em quadrinhos em sala de aula: uma proposta
de língua portuguesa com matemática para o ensino
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni e Higor Soares Majoni
31. Imaginar, calcular e
deduzir em construções parentéticas
epistêmicas no português brasileiro e europeu contemporâneo
Cristina dos Santos Carvalho, Marta Mascarenhas de Oliveira e Eduardo Ferreira dos Santos Almeida
32. Letramento digital: abordando a variação social
na mídia instagram
Fernanda Kalliane Lopes Rocha Cesarino e Joerberson Siqueira Tavares
33. Linguajar ou língua(gem): uma análise do vocabulário gírio presente em
uma comunidade de fala marginalizada
Eliane Souza Pereira e Valéria Viana Sousa
34. Materialidade, texto e censura: leitura crítico-filológica do texto “A formiguinha professora”, de Lúcia di Sanctis
Débora de Souza
35. Metaverso: reflexões acerca
da cognição e da linguagem no exercício da docência
Moyana Mariano Robles-Lessa, Marlene Soares Germano, Carlos José de Castro e Carlos Henrique Medeiros de Souza
36. Modernismo e aristocracia
Maria Cristina de Oliveira Prates e Anne Caroline de
Morais Santos
37. Multimodalidade e capacidade informacional de ferramentas
comunicativas para a identificação e tratamento da dor crônica em adultos
Olavo Ferreira Nunes, Lara Amorim D’Ávila Prottes, Sabrina de
Oliveira Borges e Fernanda Castro Manhães
38. O ensino da Língua Espanhola na pandemia, na produção
científica educacional por uma perspectiva da Linguística Aplicada
Lindomar Bento de Souza e Adriana Lucia de Escobar Chaves de Barros
39. O estudo das variações regionais no contexto digital
Claudia Maria Benício Barros e Ivanisa Dias de Sales
40. O gênero discursivo “zine” e sua relação com a história,
a cultura e a sociedade
Lydiane Marques Coimbra e Aline Saddi
Chaves
41. O
gênero meme na aula de Inglês: provocações da linguística cognitiva
Caique Souza Alves,
Maíra
Avelar, Anderson Alves Chaves e Victor
Lima dos Santos
42. O golpe da vidente: análise discursiva e atualização dos efeitos de sentidos
Patrícia Rebouças Oliveira e Gilberto Nazareno Telles Sobral
43. O idoso e suas relações com as mídias sociais:
uma análise do sujeito idoso frente às novas tecnologias digitais
Viviane Carneiro Lacerda Meleep, Alice de Souza Tinoco Dias e Rosalee Santos Crespo Istoe
44. O juridiquês sob a perspectiva discursiva e social
Alice de Souza Tinoco Dias, Viviane Carneiro Lacerda Meleep, Aline
Souza Tinoco Gomes de Melo e Rosalee
Santos Crespo Istoe
45. O movimento playing for change e a sociolinguística: a músicacomo meio de comunicação
Flávia Teixeira Silva Pires, Karla de Mello Silva, Aline
Souza Tinoco Gomes de Melo e Eliana
Crispim França Luquetti
46. O processo de rememoração e linguagem não
verbal: participação ativa e seu impacto na deslegitimação da dominação das
classes dominantes para com a comunidade tradicional de pesca de Armação dos Búzios
Manuela Chagas Manhães, Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas
47. O teatro nas periferias de Salvador nas décadas de 1970 e 1980: uma
leitura dos suportes materiais
Isabela Santos de Almeida
48. O texto
escrito em solidariedade: a crítica genética desvelando a voz do professor
em produções escolares
Rogério Nascimento Bortolin
49. O verbo “ir” nas cosntruções em uso
Milca Cerqueira Etinger Silva e Valéria Viana Sousa
50. Os “Bastião” e o sotaque: uma abordagem sociolinguística sob a
perspectiva do preconceito linguístico vivenciado pelos participantes do BBB21
Mayara Xavier Vito Pezarino, Ester Portugal da Silva Rocha, Lorrane Estacio do Prado da
Silva e Eliana Crispim França Luquetti
51. Pandemia de Covid-19 – uma crise sanitária e social:
efeitos discursivos do negacionismo de figuras de poder
Pedro Renato Teixeira Baptista, Adriana Beatriz Levone Affonso e Elizabeth
da Conceição Carvalho Nunes e Carlos Henrique Medeiros de Souza
52. Reflexões sobre o discurso digital em tempos de pandemia de Covid-19 no
Brasil
Ana Paula Lima Santos
53. Reflexões no Salmo 23
sob a perspectiva da textualidade e discursividade de Michel Pêcheux
Antonio Cilírio da Silva Neto e Raquel Alves da Silva
54. Retórica na grécia antiga: contexto de origem e
questionamentos
Eduardo da Silva de Freitas
55. Revisitando a construção agora: uma abordagem centrada no uso
Ramilda Viana Gomes da Silva e Valéria Viana Sousa
56. Sufixos formadores de profissão: as relações sociais
do trabalho e seus reflexos na língua
Lívia Abrantes Gomes
57. Sumário de culpa oitocentista baiano: edição semidiplomática, aspectos codicológicos e paleográficos
Fabrício dos Santos Brandão
58. Traços linguísticos de conservação no português
falado em Rio das Rãs
Jodalmara Oliveira Rocha Teixeira, Jorge Augusto Alves da Silva e Marian dos Santos Oliveira
59. Um breve estudo sobre cruzamento vocabular: análise da produtividade e criatividade do falante
Manoel
Francisco Felismino Freires
60. Uma ótica discursiva sobre o papel da educação no combate à violência
Décio Dias dos Reis, Edinho Benésio Santos, Regina Dias Araújo, Luís Alberto Libânio
Lima, Marcone Pereira da Silva e Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva
61. Vertentes críticas: interfaces entre filologia e arquivística na
organização de acervos do ATTC
Manoela
Nunes de Jesus (UFBA) e Rosa
Borges (UFBA)
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