Cadernos do CNLF, Vol. XVIII, Nº 07
Fonética, Fonologia, Ortografia e
Política Linguística e de Ensino

____ VOLUME COMPLETO ____

  0.  ApresentaçãoJosé Pereira da Silva

  1. A formação dos professores de letras e literaturas: estudos sobre literaturas africanas e afro-brasileirasDébora de Souza França, Cristina da Conceição Silva e Patrícia Luisa Nogueira Rangel

  2. A heterogeneidade nas propostas de ensino sobre a pontuação em coleções didáticas de língua maternaAnderson Cristiano da Silva

  3. A lei e a realidade: a representação da imagem do surdo nos documentos sobre a proposta de educação inclusivaVanessa Gomes Teixeira

  4. Análise da interlocução em elementos provocadores do exame oral CELPE-BRASLygia Maria Gonçalves Trouche

  5. Aquisição das líquidas /l/, /r/, /ʎ/ em ataque simples Maritana Luiza Onzi

  6. As consoantes geminadas: um estudo com base no Almanack CorumbaenseRubens César Ferreira Pereira e Nataniel dos Santos Gomes

  7. Currículo e a formação de professores: uma investigação no curso de letrasSimony Ricci Coelho e Mônica Saad Madeira

  8. Edmodo: novas formas de comunicação e aprendizagemMagnólia Ramos Gonçalves e Arlinda Canteiro Dorsa

  9. Estratégias de reparo utilizadas na substituição de segmento consonantal em portadores da síndrome de moebius: uma análise otimalistaClaudia Sordi

  10. Interdisciplinaridade e educaçãoSebastião Reis Teixeira Zanon e Andressa Teixeira Pedrosa

  11. Juventude e cibercultura conexões inovadoras no processo de ensino-aprendizagemEleonora Porto Fernandes Santos

  12. Lei 10.639/03: reflexões sobre a lei na metodologia educacional brasileiraCecília Ramos da Fonseca Ugulino e José Geraldo da Rocha

  13. Livro didático e políticas linguísticas: uma reflexão necessáriaMonique Teixeira Crisóstomo, Sebastião Reis Teixeira Zanon e Eliana Crispim França Luquetti

  14. O conhecimento prévio do aluno da eja em questão: uma análise do universo do aluno da eja e seus saberes culturaisAna Lúcia Farias da Silva e Michele Cristine Silva de Sousa

  15. O interacionismo sociodiscursivo, os temas transversais e o Guia do Livro Didático de Língua Portuguesa Arisberto Gomes de Souza

  16. O /R/ em posição de coda silábica no sul De Minas GeraisMariane Esteves Bieler da Silva

  17. Os estudos de fonética/fonologia e a prática de ensino-aprendiza-gem: um percurso histórico e contemporâneo na sala de aulaFrancis Paula Correa Duarte e Thaís de Paiva Santos

  18. Problematizando os fenômenos fonéticos que migram da fala para a escrita com estudantes de uma escola pública no município de Mutuípe/BA Antonio Mauricio de Andrade Brito, Emanoela Sena dos Santos e Geisa Borges da Costa

  19. Síncope das proparoxítonas em falantes do município de Amargosa – BAAntonio Mauricio de Andrade Brito, Emanoela Sena dos Santos e Geisa Borges da Costa

  20. A avaliação externa e a identidade docenteMarina da Gloria Perrucho dos Santos e Idemburgo Pereira Frazão Félix

  21. A competência comunicativa intercultural em um ambiente virtual de aprendizado na perspectiva de uma comunidade docente indígenaJoão Otávio Chinem Alexandre Alves e Arlinda Cantero Dorsa

  22. A consciência fonológica e o uso de poems e nursery rhymes na aprendizagem de língua inglesaNaiana Siqueira Galvão

  23. A morfologia em librasFlancieni Aline R. Ferreira

  24. Alguns aspectos fonológicos e morfossintáticos do córnicoJoão Bittencourt de Oliveira

  25. Contribuições da fonética e fonologia para o ensino da língua portuguesaLuciane Zaida Ferreira da Silva Viana, Milsa Duarte Ramos Vaz e Miguél Eugenio Almeida

  26. O ensino da ortografia nas séries iniciaisLayssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

  27. O uso da Internet, o acesso aos gêneros textuais digitais e aos bens culturais – paradoxos do letramento digitalÉrica Aragão Monteiro e Anna Paula Lemos

  28. Porque sim não é resposta: à procura de critérios que orientem o uso de hífen em compostosMaíra Barbosa de Paiva Melo e Flávio de Aguiar Barbosa

  29. Professor, abra sua mente, aluno também é gente! silenciamento nas atividades escolaresGilvanei de Oliveira Souza e André Luiz Faria

  30. Tecnologia, linguagem e educação a distânciaSimone Regina de Oliveira Ribeiro e Márcio Luiz Corrêa Vilaça