Revista Philologus Ano 19 n° 57 Suplemento

SUMÁRIO

    0.    EDITORIAL

  1. A ARGUMENTAÇÃO INFORMAL EM TEXTOS ESCOLARES
    Sandra da Silva Santos Bastos

  2. A CIRCULAÇÃO DO CONCEITO DE GÊNERO DO DISCURSO EM DUAS INSTÂNCIAS MEDIADORAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
    Marlene Eliane dos Santos
    e Aline Saddi Chaves

  3. A COMPOSIÇÃO DE MAUS E AS REPRESENTAÇÕES DA SHOA: ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E QUADRINHOS
    Lucas Tadeu de Oliveira Maciel e Lucilo Antônio Rodrigues

  4. A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL NO TEXTO “DEBAIXO DA PONTE” DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
    Rosa Maria A. Nechi Verceze

  5. A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO JOVEM GUARANI KAIOWÁ NAS CANÇÕES DO BRÔ MC´S
    Maiara Romero Cano, Tania Valéria Ajala Moreno
    e Aline Saddi Chaves

  6. A ESCOLA E OS GÊNEROS ELETRÔNICOS: AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DA ESCRITA NOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    Indianara Abreu Holsbach Nogueira
    e Nataniel dos Santos Gomes

  7. A EXUBERÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA OBRA DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO
    João Carlos de Souza Ribeiro

  8. A GRAMÁTICA HISTÓRICA: 2º GRAU E VESTIBULARES (CARVALHO; NASCIMENTO): UMA ABORDAGEM FILOLÓGICA
    Miguél Eugenio Almeida

  9. A IDEOLOGIA NOS ANÚNCIOS DE MEDICAMENTOS DO ALMANACK CORUMBAENSE
    Lucas Tadeu de Oliveira Maciel e Nataniel dos Santos Gomes

  10. A IMPORTÂNCIA DA LEI MARIA DA PENHA NA VOZ DAS VÍTIMAS
    Elza de Souza e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  11. A LINGUAGEM DOS WEBQUADRINHOS
    Taís Turaça Arantes, Vanessa de Oliveira Garcia Turaça e Nataniel dos Santos Gomes

  12. NATUREZA HISTÓRICA DA LINGUAGEM E A LEITURA COMO FORMA DE SUA APROPRIAÇÃO
    Ana Aparecida Arguelho de Souza

  13. A PRAGMÁTICA DE J. L. AUSTIN
    Rosa Maria Nechi Verceze

  14. A PRÁTICA DE LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA ATRAVÉS DO FANZINE
    Carmem Véra Nunes Spotti
    e Alessandra de Souza Santos

  15. A QUESTÃO DA LEITURA DO BRASIL: O USO DE QUADRINHOS COMO MECANISMO DE ESTÍMULO NOS LIVROS DIDÁTICOS
    Lucas Recalde
    e Nataniel dos Santos Gomes

  16. A REALIZAÇÃO DA VOGAL PRETÔNICA /E/ NOS DADOS DE TRÊS ATLAS LINGUÍSTICOS DA REGIÃO NORTE
    Darlan Machado Dorneles
    e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

  17. A RELAÇÃO DO POETA COM A SOCIEDADE NO FILME “O CARTEIRO E O POETA”
    Lilian Mello Hodgson
    e Eliane Maria de Oliveira Giacon

  18. A SEMÂNTICA DOS SUFIXOS DE A CIDADE E AS SERRAS, DE EÇA DE QUEIRÓS
    Letícia Reis de Oliveira, Maiara Cano Romero
    e Nataniel dos Santos Gomes

  19. A SENSUALIDADE DE SELINA KYLE
    Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

  20. A UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DE 6º E 7º ANOS
    Mauren Vanessa Lourenço Souto

  21. A VARIÁVEL PRONOME SUJEITO: O “PRONOME NULO” E O “PRONOME PLENO” COMO FORMAS VARIANTES EM “OUVI” E “OUVIU” NO PORTUGUÊS BRASILEIRO DOS SÉCULOS XIX E XX
    Lílian Rodrigues de Almeida

  22. ABORDAGEM LEXICOLÓGICO-LEXICOGRÁFICA DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA VARIANTE DO ESPANHOL FALADO EM COBIJA
    Christiane da Cunha Santiago
    e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

  23. ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E OS QUADRINHOS
    Hugo Augusto Turaça Leandro, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

  24. ÁLVARO BOMÍLCAR E A DEFESA DA LÍNGUA BRASILEIRA NO ALMANACK CORUMBAENSE
    Eliane Santos Paulino
    e Nataniel dos Santos Gomes

  25. AS MULTIFACES DO LETRAMENTO
    Themis Rondão Barbosa e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  26. AS PROPAGANDAS ESCRITAS NOS SÉCULOS XIX E XXI: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
    Taís Turaça Arantes
    e Nataniel dos Santos Gomes

  27. AS RELAÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO VIRTUAL PRESENTES NAS ÚLTIMAS HORAS DE CELSO KALLARRARI
    Alessandro de Oliveira Neres

  28. AUTORIA E INTERATIVIDADE POR MEIO DA WEB 2.0
    Mislene Ferreira Cabriotti e Nataniel dos Santos Gomes

  29. AUTORIDADE PROVERBIAL: INTERAÇÃO ENTRE ARGUMENTAÇÃO POR AUTORIDADE E PROVÉRBIO EM ARTIGO DE OPINIÃO
    Yves Figueiredo de Oliveira

  30. BREVE GLOSSÁRIO DO CHIMARRÃO OU MATE
    Darlan Machado Dorneles, Maria do Socorro da Costa Andrade e Alexandre Melo de Sousa

  31. BREVE HISTÓRICO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO ÀS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS
    Bianca Corrêa Lessa Manoel
    e Márcio Luiz Corrêa Vilaça

  32. CONDORITO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
    Talita Galvão dos Santos, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

  33. CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MOÇAMBICANA EM TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO
    Verônica Franciele Seidel

  34. CRÍTICA SOCIAL NAS TIRAS DE ARMANDINHO, DE ALEXANDRE BECK, PARA USAR EM SALA DE AULA
    Talita Galvão dos Santos, Taís Turaça Arantes e Nataniel Gomes dos Santos

  35. CRUZ E SOUSA E O RUMOR DAS CIDADES: A ORIGINALIDADE DO SIMBOLISTO BRASILEIRO
    Juan Marcello Capobianco

  36. DA LEITURA DO MUNDO À LEITURA DA PALAVRA: A IMPORTÂNCIA DOS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Rosimeri Maria Barbosa, Cristina Novikoff
    e Jurema Rosa Lopes

  37. DE ALCOVITEIRA A PROFISSIONAL DE FOFOCA
    Sonia Gonçalves Batista e Marlon Leal Rodrigues

  38. DENTRO DO TEXTO E DA VIDA: ESTUDO DE POEMAS DE ADÉLIA PRADO E CORA CORALINA EM PERSPECTIVA PEDAGÓGICA
    Juliana Cabral, Rafael Ramiro Costa
    e Marcelo Santos

  39. DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: MEMÓRIA COLETIVA E IDENTIDADE CULTURAL NO GÊNERO TELENOVELA
    Angela Batista Xavier
    e Aline Saddi Chaves

  40. DICIONÁRIO DE TUPI ANTIGO: QUARTA NOTA DE EDUARDO TUFFANI A EDUARDO DE ALMEIDA NAVARRO
    Eduardo Tuffani

  41. DISCORRENDO SOBRE LÍNGUA E LINGUAGEM
    Ana Marlene de Souza Brito e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  42. ÉDIPO ENREDADO: UM ESTUDO DA PALAVRA DAIMŌN EM EDIPO REI, DE SÓFOCLES
    Devair A. Fiorotti

  43. EMPRÉSTIMO E ESTRANGEIRISMO: CONFRONTOS E CONTRASTES
    Vito Manzolillo

  44. ESTIGMATIZAÇÃO E A REALIZAÇÃO DO /R/ EM UMA SITUAÇÃO DE CONTATO LINGUÍSTICO: O PAPEL DA ESCOLA
    Sarah Loriato
    e Edenize Ponzo Peres

  45. ESTUDO DE METAPLASMOS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA FALADA EM DOURADOS - MS
    Edvaldo Teixeira Moraes
    e Elza Sabino da Silva Bueno

  46. EXPERIÊNCIA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOB O VIÉS DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA
    Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  47. EXPRESSÕES METAFÓRICAS NA MÚSICA TRADICIONALISTA GAÚCHA: A POLISSEMIA DA LEXIA BOCA EM “UMA BOQUINHA PRA BEIJAR”
    Odair José Silva dos Santos e Giselle Olivia Mantovani Dal Corno

  48. GOTAS DE TEORIA: O CONTO E A CRÔNICA
    Eliane Maria de Oliveira Giacon

  49. GRAMÁTICA E QUADRINHOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS
    Deliano Parreira da Silva e Nataniel dos Santos Gomes

  50. HARRY POTTER E O RETORNO DA LÍNGUA LATINA
    Celso Kallarrari

  51. IDEIAS LINGUÍSTICAS EXPRESSAS ATRAVÉS DO DISCURSO DO FUNK OSTENTAÇÃO
    Tatiane Mara Ifran Pinheiro e Marlon Leal Rodrigues

  52. INTERTEXTUALIDADE E OS TEXTOS PUBLICITÁRIOS
    Vanessa Nogueira Maia de Sousa

  53. IRACEMA NA REDE: O USO DAS REDES SOCIAIS PARA O ENSINO DE LEITURA
    Adalgisa Félix dos Santos e Solimar Patriota Silva

  54. KOUHÉPUNETI: LÍNGUA E CULTURA TERENA: EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS NA LÍNGUA TERENA - COLETA DE DADOS - EDUCAÇÃO BÁSICA
    Elinéia Luiz Paes Jordão e José Antonio

  55. LEITURA DE BORGES: VOZES BRASILEIRAS NO ESPELHO
    Ana Claudia Marini da Silva, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Eliane Maria de Oliveira Giacon

  56. LEITURA E INTERTEXTUALIDADE NAS DIFERENTES VERSÕES DE CHAPEUZINHO VERMELHO
    Fabiana Gomes Tavares
    e Solimar Patriota Silva

  57. LENDAS GUARANI-CAIOUÁ: ETHOS NA VARIAÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES INDÍGENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    Marlene Balbueno de Oliveira Ortega
    e Miguél Eugenio Almeida

  58. LINGUAGEM E IDENTIDADE CULTURAL SOB O OLHAR DE UM ÍNDIO MACUXI
    Cátia Maria dos Santos Costa
    e Gustavo Cohen

  59. LITERATURA E SOCIEDADE NA POÉTICA DE CARLOS DJANDRE ROLIM: FIGURAÇÕES DO ANDARILHO
    Maria Tereza M. Rezende
    e Eliane Maria de Oliveira Giacon

  60. “NÃO CONSIGO LER O QUE ESTÁ ESCRITO” - UM OLHAR DISCURSIVO E SEMIOLÓGICO SOBRE A PICHAÇÃO EM CAMPO GRANDE - MS
    José Braulio da Silva Junior
    e Aline Saddi Chaves

  61. O APPENDIX PROBI E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DAS MUDANÇAS FONÉTICAS DO LATIM ATÉ AS LÍNGUAS ROMÂNICAS
    Henrique Martins de Morais

  62. O CASO DO "H" NO ALMANACK CORUMBAENSE: UM ESTUDO DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
    Elisângela Leal da S. Amaral
    e Nataniel dos Santos Gomes

  63. O CIÚME NA OBRA DOM CASMURRO
    Raimunda da Silva e Silva e Rejane Gonçalves Sousa Sanches

  64. O DEVER DE CASA FUNCIONA? UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DE COOPER
    Juliana Oliveira de Santana Novais

  65. O DIREITO E O USO DA LÍNGUA PADRÃO: A IMPORTÂNCIA DA TERMINOLOGIA JURÍDICA
    Carmen Lúcia Toniazzo

  66. O DISCURSO DE SELINA KYLE EM BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE: QUANDO A VILÃ SE PREOCUPA COM A SOCIEDADE
    Taís Turaça Arantes, Elisângela Leal da Silva Amaral
    e Nataniel dos Santos Gomes

  67. O ENFRENTAMENTO DO CÂNONE LITERÁRIO POR JORGE LUIS BORGES
    Ana Claudia Marini da Silva e Eliane Maria de Oliveira Giacon

  68. O ESCRITOR NO UNIVERSO LITERÁRIO AFRICANO: CONTRIBUIÇÕES DE PEPETELA ATRAVÉS DA OBRA O QUASE FIM DO MUNDO
    Cristina da Conceição
    e Patrícia Luísa Nogueira Rangel

  69. O ESTADO DE EXCEÇÃO EM POLICARPO QUARESMA: UMA PERSPECTIVA JURÍDICA DA LITERATURA BRASILEIRA
    Jorge da Silva Junior

  70. O ETHOS DO BANCO DO BRASIL NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA “BOM PRA TODOS
    Letícia Reis de Oliveira e Aline Saddi Chaves

  71. O PAPEL DOCENTE E DISCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL CIENTÍFICA: CAMINHOS NECESSÁRIOS
    Arlinda Cantero Dorsa

  72. O PORTUGUÊS NO VIRTUAL: O BLOG DO TEXTO À LEITURA
    Margareth Maura dos Santos

  73. O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA ESCRITA: DA LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTO
    Luciana dos Reis da Silva
    e Luzineth Rodrigues Martins

  74. O SENTIDO NA ANÁLISE DO DISCURSO: UM PROCESSO DE MANIFESTAÇÃO ANALÍTICA
    Elisângela Leal da S. Amaral
    e Marlon Leal Rodrigues

  75. AGÊNESE DO SIMBOLISMO DE CRUS E SOUSA: ALGUNS FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES
    Juan Marcello Capobianco

  76. O SOBRENATURAL NOS QUADRINHOS ITALIANOS: UMA ANALISE SOBRE A LENDA DE JACK, O ESTRIPADOR, EM DYLAN DOG
    Taís Turaça Arantes
    e Nataniel dos Santos Gomes

  77. O TRÁGICO NA ILÍADA: O CONFRONTO ENTRE AQUILES E HEITOR
    Danielle dos Santos Pereira Lima e Huarley Mateus do Vale Monteiro

  78. O UNIVERSO FLUÍDO DE JOÃO GILBERTO NOLL NA CONTRAMÃO DE UM NARRADOR EM A MÁQUINA DE SER
    Luciene Veiga da Costa
    e Eliane Giacon

  79. O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Rosimeri Claudiano da Costa
    e Márcio Luiz Corrêa Vilaça

  80. O USO DE DESCRITORES NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Raquel Gaio e Renata da Silva de Barcellos

  81. O USO DO BLOG NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Alline Olivia Flores Gonzalez Além

  82. O USO DO HIPERTEXTO NO ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS
    Ângela Maria dos Santos
    e Nataniel dos Santos Gomes

  83. OBSERVATÓRIO DE NEOLOGISMOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÕES ENTRE ENSINO E PESQUISA
    Kleber Eckert, Barbara Bedin, Adriana Ferreira Boeira
    e Giselle Olívia Mantovani Dal Corno

  84. OS DIALETOS ITALIANOS NA ZONA RURAL DE ITARANA
    Sarah Loriato

  85. PERCURSO DA ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO FONÉTICO-FONOLÓGICO PARA O ATLAS FONÉTICO DO ACRE (AFAC)
    Darlan Machado Dorneles e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

  86. PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
    Magna Pereira Melo e Marlon Leal Rodrigues

  87. REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DO FACEBOOK EM AULAS DE REDAÇÃO TÉCNICA E APRESENTAÇÃO ORAL
    Patrícia Jerônimo Sobrinho

  88. REFLETINDO SOBRE O ENSINO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E GUARANI/CAIOUÁ NA ESCOLA DA ALDEIA PANAMBIZINHO NO MATO GROSSO DO SUL
    Emyli Caroline Patrocínio Silveira
    e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  89. REPAROS DE EMPRÉSTIMOS AO VERNÁCULO
    Bismarck Zanco de Moura e Gean Nunes Damulakis

  90. REPENSANDO A ESCOLA ENQUANTO APARELHO DISCIPLINADOR
    Nelagley Marques, Maria Leda Pinto e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  91. REPENSANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL NA UNIVERSIDADE
    Rainya Carvalho de Oliveira, Josiane da Silva Sabino, Thaygra Manoelly Silva de Pinho e Sarah Rafaela Lima Olinto de Oliveira

  92. TENDÊNCIAS VOCABULARES E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE JUVENIL
    Dirlene Santos de Araujo, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Tatiana Marangoni

  93. UERR: UM MOSAICO DE DIALETOS LINGUÍSTICOS
    Danielle dos Santos Pereira Lima, Geanis Silva Gomes e Maria do Socorro Melo Araújo

  94. UM ESTUDO DA ORTOGRAFIA UTILIZADA NAS PROPAGANDAS DO Almanack Corumbaense
    Luciene Cristina Paredes e Nataniel dos Santos Gomes

  95. UMA ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA ENTRE OS VERBOS MODAIS E O USO DAS FORMAS DE FUTURO DO PRESENTE
    Josete Rocha dos Santos

  96. UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS DIGITAIS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
    Elaine Vasquez Ferreira de Araujo

  97. UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DOS FALSOS COGNATOS
    Danielle dos Santos Pereira Lima, Geanis Silva Gomes e Luzineth Martins

  98. VALORIZAÇÃO DAS CANÇÕES INDÍGENAS (FUNERAL E CASAMENTO): UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
    Marlene dos Santos Limieri Dualibe
    e Natalina Sierra Assêncio Costa

  99. VERBOS IRREGULARES: PADRÕES DE MORFOLOGIA NÃO CONCATENATIVA
    Vítor de Moura Vivas

 

  __________________ VOLUME COMPLETO __________________