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Revista Philologus, Ano 27, n. 79 Suplemento, 2021

SUMÁRIO

EDITORIAL

01. A aula prática como ferramenta pedagógica na educação básica, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão da literatura
Luciana de Oliveira Silva, Roberta Aparecida de Sales e Enderson Tadeu de Assis dos Anjos

02. decolonialidade no ensino de Língua Inglesa: o professor, o estudante e os conteúdos presentes no livro didático
Renata Pessoa Silva e Adriana L. E. Chaves de Barros

03. A diferença entre Filologia e Linguística a partir do trabalho do filólogo
José Mario Botelho

04. A diversidade da língua portuguesa em meio às mídias digitais
Camila do Rosario Silva Barreto, Helena Sant’Ana dos Santos Ribeiro e Sinthia Moreira Silva

05. A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
Misleine Andrade Ferreira Peel, Patrícia Damas Beites e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

06. A fase heurística no Schola Aquitanica: etapas para tradução do plano de estudos do Colégio de Guiena
Melyssa Cardozo Silva dos Santos e Leonardo Ferreira Kaltner

07. A figura feminina no conto “la vitrola”, da escritora Josefina Plá
Tais Turaça Arantes, Felipe de Andrade Constancio e Carlos Gustavo Camillo Pereira

08. A herança africana em aspectos fonéticos e fonológicos de músicas regionais populares brasileiras
Pedro Paulo de Souza Fattori

09. A hierotoponímia no município de Vigia de Nazaré
Laís de Nazaré dos Santos Santos e Carmen Lúcia Reis Rodrigues

10. A identidade da personagem Mariano no romance “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, de Mia Couto: interfaces linguísticas e literárias
Vanessa Stephany Silva Pinheiro Freitas e Carlos Borges Júnior

11. A importância da memória operacional do idoso e a influência na linguagem
Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza e Rosalee dos Santos Crespo Istoe

12. A influência da Filologia Germânica na obra de Manuel Said Ali
Nayara Pinto Friess

13. A língua latina, suas variedades e importância para o mundo ocidental
Layssa de Jesus Alves Duarte, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Elisama Castro e Juliana Noleto

14. A linguagem figurada em “A história de uma hora”, de Kate Chopin: o efeito da ironia
Daryjane Pereira Costa, Miriam Gurgel da Silva e Meire Celedonio da Silva

15. A linguagem metafórica presente na obra “Vidas secas”: uma análise das dificuldades comunicativas e sociais dos personagens
Moyana Mariano Robles Lessa, Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Alinne Arquette Leite Novais e Carlos Henrique Medeiros de Souza

16. A linguagem oral em Quissamã
Carmen Elena das Chagas

17. A memória como testemunho: diálogos entre Literatura e Semiótica na obra “É isto um homem?”, de Primo Levi
Mônica Assunção Mourão e César Alessandro Sagrillo Figueiredo

18. A narratividade e a instância discursiva “eu” em um estudo neurolinguístico sobre Alzheimer
Iva Ribeiro Cota, Daniely Martins dos Santos Ferraz e Nirvana Ferraz Santos Sampaio

19. A presença do cômico em “Narrativas militares” (1878), do Visconde de Taunay
José Mário Jovanelli

20. A ressignificação afetiva das mulheres negras em “Insubimissas lágrimas de mulheres”
Dauana Pinheiro Leal dos Santos e Nerivaldo Alves Araújo

21. A taxa de escalonamento na entoação do ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni

22. A trajetória pluridirecional do texto viral ‘‘que tiro foi esse!” em diferentes atos comunicativo
Miriam Gurgel da Silva, Cassia Soares da Cunha e Daryjane Pereira Costa

23. A variabilidade do modo subjuntivo: um estudo de base construcionista
Vânia Raquel Santos Amorim e Valéria Viana Sousa

24. A variabilidade linguística em Libras: aspectos diatópicos
Orleane Evangelista de Santana e Cleres Carvalho do Nascimento Silva

25. A variável sexo/gênero em contexto de Ensino Fundamental
Maria Aparecida de Souza Guimarães, Gilsileide Cristina Barros Lima e Jorge Augusto Alves da Silva

26. A voz feminina como denúncia da desigualdade social na poesia de Rosalía de Castro
Ana Lucia R. Garrido Bastos e Nerivaldo Alves Araujo

27. Acervos paroquiais do Estado do Ceará: edição fac-similar
Adson Rodrigo Silva Pinheiro, Expedito Eloísio Ximenes e Fernanda Kécia de Almeida

28. Análise do discurso francesa: discussões sobre teoria e método
Simone dos Santos França

29. Análise literária da obra “Terra caída”, de José Potyguara
Darlan Machado Dorneles

30. Apesar de: um caso de gramaticalização e chunking
Letícia Fionda Campos

31. Aspectos da mitologia afro-brasileira na obra “festa do Bomfim”
Taisa Maria Souza e Gildeci de Oliveira Leite

32. Casamento a qualquer preço? Mudanças sociais e (in)dependência feminina sob a ótica da Análise Crítica do Discurso
Danielle Brito da Cunha e Guianezza M. de Góis Saraiva Meira

33. Coexistências lícitas do fenômeno do futuro do préterito e do pretérito imperfeito do indicativo no português brasileiro
Mônica Neves da Silva Lopes e Norma da Silva Lopes

34. Concepções discursivas sobre sustentabilidade: uma abordagem preliminar
Wandson Mendes Pessoa, Israel de Paula Maia, Décio Dias dos Reis, Cristina Sousa da Silva e Cristina de Sousa Fonseca Almeida

35. Conceptualizações metafóricas em narrativas de aprendizes de inglês: crenças sobre aprendizagem de Língua Inglesa
Deyse Oliveira Gomes e Elisângela Santana dos Santos

36. Considerações sobre a terceira Bucólica, de Virgílio: aspectos estilísticos
Gabriel Accioly Lins dos Santos e Márcio Luiz Moitinha Ribeiro

37. Da filologia à história cultural: a violência contra a mulher em tempos de reclusão social
Manoela Nunes de Jesu e Norma Suely da Silva Pereira

38. De Bello Gallico: a retórica de césar na descrição do outro
Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo Ferreira Kaltner

39. Depoimentos de educadores acerca do fazer docente em tempos de pandemia, um estudo sob o viés da análise de discurso
Noelma Oliveira Barbosa

40. Domínio híbrido na tradução de “Casa grande & senzala” e “Macunaíma”
Aline de Freitas Santos, Elaine Cristina dos Santos Costa e Patrício Nunes Barreiros

41. Edição de manuscritos: práticas culturais e de saúde pública na América portuguesa
Norma Suely da Silva Pereira e Rose Mary Souza de Souza

42. Ênfase jornalística: uma proposta de tipologia
Carmina Borges Rodrigues e Vera Pacheco

43. Ensino de gramática no Brasil: aspectos históricos e contexto atual
Layssa de Jesus Alves Duarte

44. Ensino de pronúncia de inglês em atividades remotas da plataforma Palmas home school
Suiane Francisca da Silva e Elisa Borges de Alcântara Alencar

45. Escrita conjunta presencial e virtual: o que muda na relação entre os parceiros de produção?
Anne Carolline Dias Rocha Prado, Márcia Helena de Melo Pereira e Filipe Santos Guerra

46. Feminicídio: os sentidos nos constructos do discurso da ideologia patriarcal em João de Barro e Cabocla Teresa?
Alguimar Amancio da Silva e Marlon Leal Rodrigues

47. Filologia Românica e suas relações históricas e sociais com o Trovadorismo na formação da língua portuguesa
Antonio Cilírio da Silva Neto, Bruna Mikaelle Garcia da Silva e Danilo Corrêa da Silva

48. Filosofia e Literatura: breves considerações
Ivone Nunes da Cruz, Timóteo de Sousa Lemos, Vilma Pinheiro de Sousa, Locília de Jesus Silva Costa e Edinho Benésio Santos

49. Formação de professores indígenas e a educação escolar “diferenciada” na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant-AM
Amélia Ruth Almeida Oliveira Oliveira e Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio

50. Formação de professores indígenas no município de Tonantins – Amazonas: um estudo a partir do PARFOR
Neize Laura de Lima Deveza e Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio

51. Fragmentos biografemáticos na ópera “Lídia de Oxum”
Ediane dos Santos Novaes e Gildeci de Oliveira Leite

52. Grafite como forma de significar. A produção intervencionista urbana no centro histórico de Salvador
Patrícia Rebouças Oliveira e Gilberto Nazareno Telles Sobral

53. “Honde he o contrahente natural emorador”: emprego do h em assentos de casamentos do século XVIII
Lécio Barbosa de Assis, Jorge Augusto Alves da Silva e Vera Pacheco

54. Inteligibilidade mútua uma análise entre os falantes da língua portuguesa do Brasil e os falantes da língua portuguesa de Portugal: um estudo sociolinguístico
Gislaine Siqueira

55. Leitura e letramento crítico a partir das histórias em quadrinhos: a charge
Edinéia Leite dos Santos Oliveira e Neide Araujo Castilho Teno

56. Leitura e saúde mental: concepções preliminares
Kairo Tavares Freire, Raimundo Pinho Gondinho, José James Torres da Silva, Rejane Marinho de Sousa e Welmer Danilo Rodrigues Rocha

57. Língua estrangeira ou uma língua franca global: representações do inglês no contexto pedagógico dos livros didáticosdo Ensino Fundamental
Elisa Borges de Alcântara Alencar, Suiane Francisca da Silva e Marina de Alcântara Alencar

58. Marcas de número no sintagma nominal plural na fala das comunidades rurais afrodescendentes, localizadas na Costa do Dendê – Bahia
Aline de Sousa Resende e Danniel Carvalho

59. Marcas de uso em dicionários dialetais brasileiros do século XX...787
Ivan Pedro Santos Nascimento

60. Mestre Didi, a literatura afro-brasileira e o PIBID
Filismina Fernandes Saraiva

61. Morfossintaxe, pragmática e imanência: experimentações gramaticais a partir de variantes menores e mutantes
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

62. Multiletramentos e práticas docentes em aulas de Língua Portuguesa do 9º no do Ensino Fundamental
Josiane de Jesus Reis de Freitas

63. “Musa capenga”: a poesia menor e a negação do sentimento romântico
Gildeci de Oliveira Leite

64. Narrativa e pesquisa narrativa com docentes da alfabetização
Ana Paula Menezes Andrade e Jurema Rosa Lopes Soares

65. Narrativa sobre vida e morte em “O triste fim de Policarpo Quaresma” – reflexões bioéticas
Alinne Arquette Leite Novais, Moyana Mariano Robles-Lessa, Juliana da Conceição Sampaio Lóss e Carlos Henrique Medeiros de Souza

66. No beat, flow e rima: representação identitária e legitimidade nas narrativas de Canserbero e Racionais MC’s
Gideão Gabriel Oliveira Feliciano e Nerivaldo Alves Araújo

67. Nuances da enunciação em ambiente digital: o hipertexto revelado em posts de militância lgb-tqia+ no facebook
Filipe Santos Guerra, Márcia Helena de Melo Pereira e Anne Carolline Dias Rocha Prado

68. O conceito de letra na gramática quinhentista de João de Barros, à luz da Historiografia Linguística (HL)
Leonardo Ferreira Kaltner

69. O discurso do presidente e da mídia brasileira: importância da coesão textual em textos jornalísticos
Sandra Regina Motta e Elza Sabino da Silva Bueno

70. O educar pela pesquisa na sociedade do conhecimento
Cristiane da Silva Umbelino e Maria de Jesus Castro de Oliveira

71. O estilo e o devir: o processo de individuação da língua(gem) na Literatura
Carlos Eduardo Herculano Jardim e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

72. O fenômeno do alçamento das vogais pretônicas sem motivação aparente em variedades fluminenses
Letícia Fionda Campos, Heloise Vasconcellos Gomes Thompson e Marianna Maroja Confalonieri Cardoso

73. O gênero autobiográfico, as escritas de si e os diários: o homem em busca de si mesmo
Penélope Cavalcante Monteiro, Daniele Ribeiro Fortuna e Jurema Rosa Lopes

74. O gênero textual “petição pública” em ambiente digital: aspectos relacionados ao valor jurídico
Rosana Ferreira Alves

75. O olhar do leitor diante do consumo excessivo de informação em tempos de modernidade líquida
Roberta Santana Barroso, Eliana Crispim França Luquetti, Sinthia Moreira Silva e Clodoaldo Sanches Fofano

76. O Orixá Exu em contos de Mestre Didi
Sílvia Nascimento dos Santos e Filismina Fernandes Saraiva

77. O português escrito por surdos: aquisição da categoria preposicional
Lucinéa da Silva Santana e Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira

78. O português (não) veio do latim: um problema filológico
Adílio Junior de Souza

79. O processo de (inter)subjetividade nas elipses das falas conquistenses
Amanda Moreno Fonseca de Andrade, Elenita Alves Barbosa e Valéria Viana Sousa

80. O que é a felicidade na narrativa “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector?
Darlan Machado Dorneles e Luiz Paulo Batista da Silva

81. O sofrimento estoico de Leocadia em “La fuerza de la sangre”, de Miguel Cervantes
Tais Turaça Arantes, Felipe de Andrade Constancio e Carlos Gustavo Camillo Pereira

82. O trabalho com textos narrativos voltado para a produção oral de histórias na Escola Básica
Juliana Leal Facundes e Miliane Moreira Cardoso Vieira

83. O tweet como um gênero discursivo digital materializado no suporte Twitter
Ana Claudia Oliveira Azevedo, Márcia Helena de Melo Pereira e Dayana Junqueira Ayres

84. O uso de tecnologia: perspectivas do letramento e alfabetização
Luís Alberto Libânio Lima, Pollyana Vieira de Abreu, Luciane Silva da Costa, Taísa Resende de Moraes Vieira e Eva Pereira da Costa

85. Olhares sob “Na minha pele”
Andreza Oliveira Rocha e Marcos Aurélio Souza

86. Os momentos genéticos do manuscrito de “Memorial de Aires”
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima

87. Padrão da prosódia visual de gays cisgêneros na produção de interrogativas
João Pedro Santana Luciano da Silva, Vera Pacheco, Carmina Borges Rodrigues e Warley José Campos Rocha

88. Perspectivas da reforma agrária: breves concepções discursivas e literárias
Luciana Pinto Fernandes, Rosane Alves Pretto de Oliveira, Henrique Almeida Lima, Renilda da Silva Soares e Eliana Kiara Viana Lima

89. Política pública de educação integral: perspectivas discursivas, história e dilemas de implementação
Luciana Pinto Fernandes, Rosane Alves Pretto de Oliveira e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva

90. Por que preciso aprender inglês? A leitura como instrumento de inclusão social na sala de língua estrangeira
Ironeide Lopes Cavalcante e Valeria da Silva Medeiros

91. Principais conceitos da nova retorica na argumentação dos vendedores nos ônibus de Salvador
Michele Silva da Paz e Gilberto Nazareno Telles Sobral

92. Processo de gramaticalização dos verbos ir, chegar e dar: de predicador a auxiliar
Patrícia de Carvalho Pires, Nayara Crisley Barreto Brasil Farias Rocha, Milca Cerqueira Etinger Silva e Valéria Viana Sousa

93. Processos argumentativos presentes na falada personagem principal da obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago
Suely Symara de Almeida e Suegna Sayonara de Almeida

94. Progressão curricular através de gêneros para o ensino de línguas
Miliane Moreira Cardoso Vieira

95. Proposta de trabalhar a cultura africana e afro-brasileira no componente curricular de Língua Portuguesa: ensinar e aprender em tempos de pandemia da Covid-19
Darlan Machado Dorneles e Luiz Paulo Batista da Silva

96. Regionalismo na Libras: diferenças presentes na execução dos sinais?
Jéssica Rabelo Nascimento

97. Repercussões da afasia na vida de sujeitos afásicos
Iva Ribeiro Cota, Tamiles Paiva Novaes, Gabriela Cangussu de Souza Moraes e Nirvana Ferraz Santos Sampaio

98. Representações de identidade do vaqueiro na obra “Fidalgos e vaqueiros”, de Eurico Alves Boaventura
Charlene Cristine Conceição de Jesus e Celina Márcia de Souza Abbade

99. Retratos de identidades cubanas na poesia de Nicolás Guillén
Beatriz Sousa Cunha Oliveira e Nerivaldo Alves Araujo

100. Romance ou erotismo? Mudanças sociais e empoderamento feminino em “Bridgerton”e “365 DNI” à luz da ACD
Guianezza M. de Góis Saraiva Meira

101. “Selva trágica”: o subdesenvolvimento brasileiro como tema literário e cinematográfico
Crisrober dos Santos Silva

102. Tecnologia da informação verde: breves considerações discursivas
Marcondes Coelho Feitoza, Douglas Ferreira Chaves, Luciano Ribeiro da Silva, Luciano de Sousa Moraes e Haryson Huan Arruda da Silva Santos

103. Termos da Sociolinguística no falar dos migrantes residentes em Costa Rica-MS
Wanessa Rodovalho Melo Oliveira

104. Toponímia e ensino: aspecto antropocultural
Rafaelle Arruda Aguiar e Ana Paula Tribesse Patrício Dargel

105. Translinguagem: para além das línguas autônomas
Gisele Ottoni Tamez da Costa e Ruberval Franco Maciel

106. Um panorama fonético-fonológico da Língua Brasileira de Sinais – Libras
Ione Barbosa de O. Silva, Vera Pacheco e Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira

107. Uma análise do filme “Azul é a cor mais quente” a partir da proposta metodológica de análise fílmica estrutural-significativa – o corpo e o amor lésbico em cena
Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte
e Lidiane Nunes de Castro

108. Uma violência invisível em educação: o assédio moral
Elenilza Ferreira de Melo e Dayvison Bandeira de Moura

109. Variação lexical em “Seara vermelha”, de Jorge Amado
Maria da Conceição Reis Teixeira

110. Violência de gênero: a exposição feminina na imprensa brasileira
Alessandra Alves da Silva e Daniele Ribeiro Fortuna

111. Você quer a bundinha?” – A construção do deslizamento do sentido em Análise do Discurso
Alguimar Amancio da Silva e Marlon Leal Rodrigues

112. Vogais pretônicas em um falar do Noroeste Fluminense
Bismarck Zanco de Moura




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