Cadernos do CNLF, Volume XIII, no.04 – Atas do XIII CNLF

___ TOMO 3 __

 

209.      Relendo as categorias verbais
Vítor de Moura Vivas......................................................................................................................................................................... 2413

210.      O VOCABULÁRIO DE ARTHUR DE SALLES: AS PALAVRAS QUE ENGENDRAM O DISCURSO
SOBRE O RECÔNCAVO BAIANO

Rosinês de Jesus Duarte..................................................................................................................................................................... 2430

211.      ORAÇÕES COM NOÇÃO DE MODO EM PORTUGUÊS: UM ESTUDO FUNCIONALISTA
Anderson Godinho Silva.................................................................................................................................................................... 2443

212.      OS MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO COMO ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO E SEDUÇÃO
NAS CRÔNICAS DE AGAMENON

Fabiana dos Anjos Pinto................................................................................................................................................................... 2453

213.      OS SIGNIFICADOS DO SUFIXO –DADE NO SÉCULO XIX: BREVE ANÁLISE DA OBRA DE RUI BARBOSA
Lisângela Simões................................................................................................................................................................................. 2468

214.      PAISAGEM, POESIA E CULTURA
Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo........................................................................................................................................ 2486

215.      PARA ALÉM DO SIGNIFICADO DE AUMENTATIVO DO SUFIXO –ÃO
Alice Pereira Santos........................................................................................................................................................................... 2494

216.      Paradigmas para o ensino dos gêneros do discurso nas aulas de língua materna
Josiane de Souza Soares.................................................................................................................................................................... 2511

217.      PERCURSO SINCRÔNICO E DIACRÔNICO DA LÍNGUA ITALIANA
Maria Franca Zucarello.................................................................................................................................................................... 2523

218.      PROBLEMAS NA MODALIZAÇÃO EM L2: análise contrastiva do modal would em corpora digital
Renata Aparecida R. A. dos Santos................................................................................................................................................. 2534

219.      PROCURA-SE UMA VAGA... NO DICIONÁRIO
Lilian Manes de Oliveira / Alexandre Coleti Mariano / Andréa Arci Mattos Souza Alves
Leonardo Mendes Couto
/ Mariza Leiria Dias.............................................................................................................................. 2542

220.      PRODUÇÃO TEXTUAL – DA ACADEMIA PARA A ESCOLA BÁSICA
Vania L. R. Dutra / Gustavo Listo.................................................................................................................................................... 2558

221.      PROPOSTA DE DATAÇÃO DE PALAVRAS SUFIXADAS EM –MENTO, NO PORTUGUÊS
Érica Santos Soares de Freitas........................................................................................................................................................ 2576

222.      PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE VERBOS ÁRABE-PORTUGUÊS
Elias Mendes Gomes........................................................................................................................................................................... 2591

223.      (RE)CRIANDO SHAKESPEARE: ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE OBRAS LITERÁRIAS
COMO PRÁTICA DE LEITURA

Marcel Alvaro de Amorim.................................................................................................................................................................. 2602

224.      REFLEXÕES SOBRE A ONOMÁSTICA EM NOITE DE ALMIRANTE
Tatiana Alves Soares Caldas............................................................................................................................................................ 2616

225.      RELAÇÕES DE SENTIDO NOS CAMPOS LEXICAIS DO LIVRO DE COZINHA DA INFANTA D. MARIA
Celina Márcia de Souza Abbade..................................................................................................................................................... 2625

226.        SAUSSURE: A SEMIOLOGIA E O LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Lucas do Nascimento............................................................................................................................................................................. 2637

227.        SÉCULO XIX E A GRAMÁTICA DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Márcia Antonia Guedes Molina............................................................................................................................................................. 2662

228.        SEMIOLOGIA E SEMIÓTICA NA IDADE MÉDIA: UMA LEITURA DA NATUREZA E DO EROTISMO NAS CANTIGAS DE AMIGO
Rafael Santana Gomes........................................................................................................................................................................... 2674

229.        SEQUÊNCIA NARRATIVA: CONCEPÇÕES E LIMITES
Irislane Rodrigues Figueiredo............................................................................................................................................................... 2684

230.        SNs usados como rótulos e anáforas indiretas em cartas de leitores de jornais cariocas
Alaine Lazaroni Coelho de Melo / Fabíola Hernandez Pereira / Vera Lúcia Paredes da Silva............................................................ 2697

231.        TEORIA DA MENTE: INVESTIGANDO ESTRUTURAS DE COMPLEMENTAÇÃO SENTENCIAL COM VERBOS MENTAIS
Paula da Assunção Azevedo Silva / Marina R. A. Augusto................................................................................................................... 2708

232.        TRADUÇÃO: A CHAVE MEDIADORA NA PRODUÇÃO ESCRITA DO SURDO
Arlene Batista da Silva Ferreira............................................................................................................................................................ 2721

233.        Um estudo da construção que nem
Juliana Regina Dias............................................................................................................................................................................... 2730

234.        UMA LEITURA SOBRE O SENTIDO DE VIOLÊNCIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO
Mário Jorge Pereira da Mata................................................................................................................................................................ 2739

235.        UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA: VIOLÊNCIA E AFETO DENTRO E FORA DA ESCOLA
Bruna Capella Papacena....................................................................................................................................................................... 2750

236.        USO DE EXPRESSÕES NOMINAIS COMO REFERENCIAÇÃO NO GÊNERO DEPOIMENTO DE ORKUT
Kelly Christine Lisboa Diniz.................................................................................................................................................................. 2762

237.        VERBOS E TRANSITIVIDADE VERBAL EM LIVROS DIDÁTICOS
Aline Moraes Oliveira
/ Carmelita Minélio da Silva Amorim / Lúcia Helena Peyroton da Rocha........................................................ 2775

239.        A cantiga de amor e o amor nas cantigas
Sandra Regina Marcelino Pinto............................................................................................................................................................. 2785

240.        A CIRCULARIDADE DO DISCURSO RELATADO INFANTIL
Ana Cristina Opitz................................................................................................................................................................................. 2794

251.        A interculturalidade e seus reflexos na produção de textos de alunos descendentes de pomeranos
Tatiani Ramos........................................................................................................................................................................................ 2825

255.        A linguagem da ética na ficção de j. M. Coetzee
Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira.............................................................................................................................................. 2832

257.        A MULTIFUNCIONALIDADE DO ELEMENTO MAS NA FALA E NA ESCRITA
Paulo Henrique Duque.......................................................................................................................................................................... 2846

258.        A OCORRÊNCIA DA POLISSEMIA NOS NOMES DE EMPRESAS DE TELEFONIA
Rosana de Vilhena Lima........................................................................................................................................................................ 2876

259.        OS MEANDROS DA ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO
Valdirene Pereira da Conceição
.....................................................................................................................................................2887

260.        OS USOS DE DE REPENTE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Adriano Oliveira Santos
....................................................................................................................................................................
2904

261.        PRODUZIR TEXTOS É FÁCIL UMA ABORDAGEM DE EUGENIO COSERIU
Ana Lúcia Segadas Vianna Abreu
...................................................................................................................................................2917

262.        Saber Educação e o preço da formação
Eliana Meneses de Melo
...................................................................................................................................................................2928

263.        T@h @fim de tc? Hibridismo e multimodalidade discursiva na notação escrita do MSN-Messenger
Eveline Cardoso
.................................................................................................................................................................................
2942