Cadernos do CNLF, Vol. XVIII, Nº 03
Ensino de Língua e Literatura
____ VOLUME COMPLETO ____

 

  0.   ApresentaçãoJosé Pereira da Silva

  1. A abordagem dos conhecimentos linguísticos nas coleções de língua portuguesa Porta Aberta e Ápis (4º e 5º anos): análise de obras escolhidas pela rede pública municipal de BarbacenaElisabeth Gonçalves de Souza e Tatiana Aparecida de Santana

  2. A condução do estudante para a construção da subjetividade: a perspectiva bakhtiniana dentro e fora do ambiente escolarGuilherme Brambila Manso e Luciano Novais Vidon

  3. A funcionalidade da interdisciplinaridade para o ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos PCN+ e da resolução CNE/CEB 2/2012Thiago Soares de Oliveira

  4. A relevância da produção dos gêneros orais nas aulas do ensino fundamental IICarlos Mauricio da Cruz e Tania Maria Nunes de Lima Camara

  5. Ensino de língua portuguesa no ensino médio convencional: um estudo de casoEmerson Salino e João Hilton

  6. Experiências com o texto literário: leituras polissêmicas no ensino médioAndressa Teixeira Pedrosa e Eliana Crispim França Luquetti

  7. Gíria, uma aliada ao ensino de língua portuguesa para estrangeirosEmerson Salino e João Hilton

  8. Leituras polissêmicas no ensino médio: reflexões sobre o feminino na perspectiva da análise do discursoAndressa Teixeira Pedrosa, Andreia Silva de Assis e Eliana Crispim França Luquetti   108

  9. O ensino da leitura instrumental para língua adicional pela plataforma MOODLEValéria Jane Siqueira Loureiro

  10. O ensino da língua portuguesa e os gêneros textuais: das concepções epistemológicas às práticas criativas na sala de aulaDenyse Mota da Silva e Maria José Pinho

  11. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de línguas na perspectiva dialógica Elio Marques de Souto Júnior

  12. O livro didático e uma proposta de trabalho com as variações linguísticas: um estudo de casoElem Kássia Gomes e Regina Sousa Maia

  13. O livro didático de língua portuguesa e a prática pedagógica do professor de língua maternaMonique Teixeira Crisóstomo, Sebastião Reis Teixeira Zanon e Eliana Crispim França Luquetti

  14. O texto literário na sala de aula: trabalhando o gênero contoAline de Azevedo Gaignoux

  15. Reflexões sobre o ensino de gramática normativa e o silenciamento do sujeito: análise do preconceito linguístico como violência simbólica no contexto escolarCarla Bastiani, Rosimar Locatelli e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

  16. Sequência didática: uma proposta metodológica ao ensino de língua maternaLeicijane da Silva Barros, Uagne Coelho Pereira e Karylleila dos Santos Andrade

  17. Teoria e ensino de gramática aplicados aos estudos morfológicos no ensino de língua portuguesaAntonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

  18. Verbos “transitivos” estar e ir e seus complementos excepcionaisRaquel dos Santos Nery e Vinicius Statzner Stumpf

  19. A categoria aspectual do verbo e a formação linguística no ensino fundamental II Daniela Balduino de Souza Vieira, Eliana Crispim França Luquetti e Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi

  20. A experiência na EJA para a formação do profissional de letrasHanna Chiapetta Portella Magalhães

  21. A faceta pedagógica do Facebook no BrasilNathalie Gonçalves de Menezes e Solimar Patriota Silva

  22. A norma gramatical ensinada na escola e a norma usada por alunos da zona rural de Palmeirante – TO: perspectivas dos alunosMichelle Fragoso Santos e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

  23. A ruptura do processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa no 6º ano: uma experiência de sala de aulaLuciane Zaida F. da S. Viana e Eliane Maria de Oliveira Giacon

  24. Alfabetização e letramento: questões identitárias x prática docenteDaniele Lúcia de Freitas Bruno e Idemburgo Pereira Frazão Félix

  25. As questões de língua portuguesa do ENEM e suas respectivas competências e habilidadesMárcia Maria Lima Candido

  26. Atividade de análise linguística em caráter exemplar: alguns operadores argumentativosHildacy da Silva Mota Dias e Rosana Ferreira Alves

  27. Classe hospitalar do Hospital Infantil Ismélia Silveira: o olhar do aluno/paciente sobre o ambiente e suas perspectivas sobre o pós-alta Maria Inês de Andrade Cruz e Renato da Silva

  28. El texto literario como material privilegiado para la enseñanza de lengua y literatura y para la comprensión de la sociedadIsabel Abellán Chuecos

  29. Ensino aprendizagem dos recursos linguísticos por meio da prática de refacção de texto Luzinete Silva Macedo, Zenaide Gomes de Oliveira e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

  30. Estruturas discursivas: a progressão referencial e a expressão literária nos contos “Diálogo da Relativa Grandeza” & “O Pequeno Polegar”Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

  31. Gramática e matemática – duas técnicas fundamentais para a aquisição de culturaMisleine Andrade Ferreira Peel e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira Andrade

  32. Nos caminhos da terra: alfabetismo e normas linguísticas na Bahia rural oitocentistaAdilson Silva de Jesus e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro

  33. O CEFIL e o serviço de consultoria linguístico-gramatical: atividades de 2013-2014Ramon de Carvalho Azevedo e Flávio de Aguiar Barbosa

  34. O ensino de gêneros textuais para alunos da EJACaroline Teixeira Medeiros Barbosa, Vito Cesar de Oliveira Manzolillo, Ana Luisa Alves Vieira, Beatriz da Silva e Silva Ferreira e Bárbara de Brito Cazumbá

  35. O ensino de língua portuguesa: uma reflexão sobre práticas pedagógicas Giselda Maria Dutra Bandoli e Eliana Crispim França Luquetti

  36. O uso do hipertexto no estudo dos gêneros textuais orais e escritosÂngela Maria dos Santos e Nataniel dos Santos Gomes

  37. Propostas interacionistas nos materiais didáticos impressos para cursos em EaDManoel Vanderley dos Santos Neto e Ivanda Maria Martins Silva

  38. Tomada de turno e pontuação: faces opostas de um continuum?Mateus Oliveira Lima e André Luiz Faria

  39. Uma reflexão sobre a importância da linguagem musical na e para a formação humanaManuela Chagas Manhaes e Giovane do Nascimento