Cadernos do CNLF, Vol. XXIV, Nº 03
Anais do XXIV CNLF, Textos Completos
tomo ii
____ VOLUME COMPLETO ____

SUMÁRIO
00. Apresentação
      José Mario Botelho
01. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): os discursos e contraposições na implementação
      Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, Luciana Pinto Fernandes, Locília de Jesus Silva Costa, Raimundo Pinho Gondinho e José James Torres da Silva
02. BNCC no livro didático: um olhar sociolinguístico
      
Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Patrícia de Carvalho Pires e Nádima Silva Queiroz e Maria Fernanda P. Araújo
03. A conceptualização metafórica do ensino de Língua Portuguesa em relatos de experiência de alunos do Ensino Médio: um estudo linguístico cognitivo
      Caroline Lopes da Cruz e Elisângela Santana dos Santos
04. A condição da mulher negra a partir das personagens de “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo
     Mariana Marujo Velloso
05. A escrita de si e a escrita do outro: fabulações da infância em situações-limite nas obras de Marina Colasanti e Tadeu Sarmento
     
Vivian Bezerra da Silva
06. A formação docente em direitos humanos: o texto normativo a linguagem multidimensional e as dificuldades de efetivação na educação
   
Moyana Mariano Robles-Lessa, Alinne Arquette Leite Novais, Carlos José de Castro Costa, Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral e Carlos Henrique Medeiros de Souza
07. A importância identitária e cultural da antroponímia no filme “A viagem de Chihiro”
      Andreza Fernandes de Moraes e Isabel Arco Verde Santos
08. A Libras entrou na roda: a variação semântico-lexical dos sinais Cacuriá e Tambor de crioula
      Ana Júlia de Sousa Gomes, Ana Beatriz Rangel Urbano, Aryama Catheyrin Fonseca Ferreira e Zuleica de Sousa Barros
09. A linguagem do poder suave das relações transnacionais – embaixadores ou estudantes
      Allan Cordeiro da Silveira
10. A língua(gem) religiosa na ópera Lídia de Oxum
      Ediane dos Santos Novaes e Gildeci de Oliveira Leite

11.
A linguagem de 0 a 12 meses em crianças com encefalopatia crônica da infância (ECI) e o programa de estimulação precoce em âmbito fonoaudiológico
      Elizabeth Matilda Oliveira Williams, Moniki Aguiar Mozzer Denucci, Aline Silva Ribeiro e Carlos Henrique Medeiros de Souza

12. A linguagem dos emojis como recurso pedagógico: emoção representada no ciberespaço
     Moniki Aguiar Mozzer Denucci, Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Liliane Barreto Alves e Carlos Henrique Medeiros de Souza

13. Argumentação, livro didático e BNCC: uma proposta de análise
     João Paulo Bulhões e Mattos

14. As implicações e possibilidades do ensino remoto na garantia de direitos das linguagens na primeira infância à luz dos documentos educacionais: possíveis reflexões
      Ana Vitória Moreira Dias e Marinalva da Silva Ferreira

15. As múltiplas formas de linguagem como referências para a formação médica no contexto do ensino contemporâneo
     Peterson Gonçalves Teixeira, Amaro Sebastião de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa, Shirlena Campos de Souza Amaral e Crisóstomo Lima do Nascimento

16. Boletim de ocorrência de violência contra a mulher à luz dos gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin
      Cyntia dos Santos Jorge, Ellen Nolasco Cortat e Nathalia Reis de Medeiros

17. Booktubers e suas leituras de “dom casmurro”, de Mmachado de Assis: maneiras de ler o cânone
      Reginaldo Silva Araujo e Filismina Fernandes Saraiva

18. Cícero e Archia em defesa da educação: as bases sólidas da tradição humanística de ensino
      Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo Ferreira Kaltner

19. Considerações discursivas sobre o uso de aplicativos em sala de aula
      Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, Marcondes Coelho Feitoza, Douglas Ferreira Chaves, Haryson Huan  Arruda da Silva Santos e Luís Alberto Libânio Lima
    
20. De rascunho a documento de processo: o desvelar do texto em ambiente escolar sob as lentes da Crítica Genética
      Rogério Nascimento Bortolin

21. Descrição da ortografia portuguesa oitocentista em gramáticos brasileiros: a prescrição do princípio etimológico
      Alexandre Xavier Lima, Angélica de Oliveira Castilho Pereira e Karine da Silva Costa André

22. Discurso, mídia e poder na rede: diálogo à luz do Círculo de Bakhtin
      Alan Eugênio Dantas Freire, Danielle Brito da Cunha e Guianezza Saraiva Meira

23. Ensino da língua portuguesa na república tcheca (a língua portuguesa como fonte de inspiração e de conhecimento)
      Iva Svobodová

24. Escritas de si em lima barreto – uma análise interdisciplinar sob a perspectiva bioética
      Alinne Arquette Leite Novais, Moyana Mariano Robles-Lessa, Juliana da Conceição Sampaio Lóss e Hildeliza Boechat Cabral

25. Falares africanos no léxico do português brasileiro: estratégias de ensino para o desenvolvimento da competência comunicativa e lexical
      Marco Túlio Santos Ledo e Jorge Augusto Alves da Silva

26. Feminicídio às avessas? Análise Crítica dos Discursos na minissérie “Elize Matsunaga: Era uma vez um crime”
      Guianezza M. de Góis Saraiva Meira

27.
Funks, análise morfológica e leitura de texto e mundo
      Ana Beatriz Antonio de Alcantara

28. Fontes manuscritas do judiciário oitocentista baiano: texto, documento e dados
      Fabrício dos Santos Brandão

29. Futebol e sociedade: escolhas linguísticas revelando visões de mundo
      Yasmin Vitória Pinho Ramon

30. Gastura enquanto sintoma: uma investigação semântica em textos literários antigos e artigos de linguística médica
      Renato Faria da Gama, Maria Antônia Andrade Rangel, Fábio Ramos Sandes, João Paulo G. B. de Moura, Lorena Pereira Escocard, Lucas Correa Diminic e Lucas de Souza Gomes

31. Geomorfotopônimos históricos: os morros na toponímia de minas gerais
      Marianna de Franco Gomes

32. Gíria de grupo: a presença da figura de linguagem na fala das internas de um presídio de Vitória da Conquista
      Eliane Souza Pereira e Valéria Viana Sousa

33. Gramaticalização do na fala popular soteropolitana
      Amanda Almeida de Jesus e Cristina dos Santos Carvalho

34. Humor e multimodalidade: clássicas atuações de Charlie Chaplin
      Valeria Fernandes Nunes

35. Identidade nacional e necropolitica em “Tenda dos milagres”
      Denise Oliveira de Carvalho e Gildeci de Oliveira Leite

36. Identidade feminina e musicalidade: quem era/é mulher de verdade, Amélia?
      Raquel Oliveira de Araújo e Francisca Ramos-Lopes

37. Intertextualidade e interdiscursividade: uma análise de algumas das versões da canção popular italiana “Bella ciao”
      Denise Durante

38. Inválido? Pessoa com deficiência? O ambiente de enunciação e o peso das palavras
      Bárbara Rangel Paulista, Shirlena Campos de Souza Amaral e Sérgio Arruda de Moura

39. Jogos digitais no ensino de inglês: um recurso multimodal em uma proposta pedagógica
      Laura de Almeida e Suellen Thomaz de Aquino Martins

40. Letramento e educação ambiental no contexto da Educação Básica
      Gelbis Martins Agostinho, Aline Peixoto Vilaça Dias, Luciana de Oliveira Silva, Ralph de Araujo Stellet, Eliana Crispim França Luquetti e Carlos Henrique Medeiros de Souza

41. Me perdoem as belas, mas beleza é essencial? Uma leitura do conto “a caolha”, de Júlia Lopes de Almeida
      Brenda da Silva Dias e Kátia Carvalho da Silva Rocha

42. Mulher itaparicana: um estudo cognitivo sócio-histórico sobre a  conceptualização da mulher nas novelas de Xavier Marques
      Michelle Regina da Silva Santos e Elisângela Santana dos Santos

43. Notícias de um projeto lexicográfico: “Bahia de todos os pratos, dicionário da cozinha baiana”
      Lise Mary Arruda Dourado e Celina Márcia de Souza Abbade

44. O autismo nas entrelinhas da linguagem pragmática
      Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias, Moniki Aguiar Denucci, Raquel França Freitas e Eliana Crispim França Luquetti

45. O catolicismo popular e os paradigmas sociais no conto “O negrinho escravo” (2004), de Mestre Didi
      Sílvia Nascimento dos Santos e Filismina Fernandes Saraiva

46. O contemporâneo na perspectiva do (da)motivo + ação, no conto “Passeio noturno  parte II”, de Rubem Fonseca
      Ana Patrícia Sampaio Pereira e Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho

47. O corpo feminino e a metáfora da nudez: um olhar sobre a perspectiva africana na obra “O alegre canto da perdiz”, de Paulina Chiziane
      Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega, Francisca Maria de Souza Ramos-Lopes e Cid Augusto da Escossia Rosado

48. O ensino da leitura: uma análise a respeito da temática da leitura nas práticas curriculares
      Bianca Amaral Freitas e Raquel França Freitas

49.
O ensino de leitura na Educação Básica
      Maria de Fatima de Mello

50. O exercício epistolar na antiguidade
      Tatiana de Oliveira Miguez

51. Jornal escolar: proposta para a formação de leitores críticos em escolas públicas
      Aparecida Maria Peres Mainenti e Karoline Guimarães Castro Ferreira

52. O livro paradidático e a formação leitora no espaço escolar
      Sophia Letícia Ramos Gomes e Denise Salim Santos

53. O uso de manchetes e chamadas de jornais no ensino da Língua Inglesa
      Amanda Gabriele Domingos de Souza e Aira Suzana Ribeiro Martins

54. O uso dos gêneros textuais como estratégia de letramento no processo de ensino–aprendizagem na EJA
     Bianca Amaral Freitas, Cíntia Rocha Barreto, Flávia Lopes Barbosa Siqueira e Sinthia Moreira Silva

55. O uso das vogais médias pretônicas na fala de Caravelas-BA
      Daillane dos Santos Avelar

56. O uso de jogos de palavras cruzadas e bingo de sílabas na alfabetização de jovens e adultos
      Luciene Guida Cardoso e Aira Suzana Ribeiro Martins

57. Os insultos pastoris e o refinamento linguístico, na terceira Bucólica, de Virgílio
      Tobias Vilhena de Moraes e Márcio Luiz Moitinhar Ribeiro

58. Poder, racismo religioso e decolonialidades no instagram: contribuições da Análise do Discurso
      Alan Eugênio Dantas Freire, Danielle Brito da Cunha e Guianezza M. de Góis Saraiva Meira

59. Por uma análise de discurso crítica decolonial do sul do sul: apresentação de interesses de pesquisa a partir da abordagem sociológico e comunicacional do discurso (ASCD)
      Maiane Vasconcelos de Brito, Ana Cecilia dos Santos Azevedo, Leoni Ramos Souza Nascimento, José Domingos Angelo Santos e José Souza dos Santos

60. Principais fatores da evolução do latim vulgar na península Ibérica: conceitos fundamentais
      José Mario Botelho

61. Racismo recreativo no Brasil: uma análise do caso vivenciado pelo professor de Geografia, João Luiz Pedrosa, no Big Brother Brasil 2021 (BBB 21)
      Raquel do Rosario Silva, Gabriela do Rosario Silva, Camila do Rosario Silva Barreto e Shirlena Campos de Souza Amaral

62. Reflexão das terminologias atribuídas à pessoa com deficiencia na literatura infantojuvenil a partir dos signos linguísticos: mundo imaginário ou estigmas?
      Bárbara Rangel Paulista, Flavio da Silva Chaves, Shirlena Campos de Souza Amaral e Crisóstomo Lima do Nascimento

63. Reflexões sobre a Linguística no campo do direito
      Alice de Souza Tinoco Dias, Viviane Carneiro Lacerda Meleep e Rosalee Santos Crespo Istoe

64. Rio severino”: sentidos de Brasil em um livro didático
      Lorena Ferreira Mafra, Lívia Cristina de Souza Sigliani, Daniela Ribeiro de Jesus e Adilson Ventura

65. “Um retoque aqui, outro ali”: Padrões de beleza na mídia digital instagram à luz da LSF
      Carla Daniele Saraiva Bertuleza e Guianezza M. de Góis Saraiva Meira

66. Uma abordagem teórica a respeito dos tipos de linguagem característicos do transtorno do espectro autista
      Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Lucas Capita Quarto e Juliana da Conceição Sampaio Lóss

67. Uma análise meta-historiográfica da dedicatória da Cartinha com os preceitos e mandamentos da Santa Madre Igreja (1539), de João de Barros
      Viviane Lourenço Teixeira

68. Uma aproximação possível? O romance polifônico de Dostoiévsk e os heterônimos de Fernando Pessoa
      Cesar Christian Ferreira dos Santos

69. Uma sabedoria com cor e sem preço: uma violência com as crianças e adolescentes das classes populares
      Moacir dos Santos da Silva e Sérgio Arruda de Moura

70. Variação linguística: um novo olhar para os estudos da língua a partir da realidade de Espinosa-MG
      Patrícia de Carvalho Pires, Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Jemyma Donato Pereira, Vanessa Marques da Silva e Sheila da Silva

71. Zora Seljan e sua “Festa do Bomfim”: uma conexão de axé
      Taisa Maria Souza e Gildeci de Oliveira Leite