Cadernos do CNLF, Volume XVI, no.04
Anais do XVI CNLF (TOMO 3)

___ TOMO 3 __

 

179.    A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS CARIOCAS EM CAPAS DE REVISTAS
Maria Clara Fonseca Pereira
.................................................................................................2768

180.    A LEITURA COMO FRUIÇÃO DO TEXTO NO ÂMBITO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Carlos Mauricio da Cruz  
......................................................................................................2760

181.    A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL NO QUADRO DAS GRANDES TEORIAS LINGUÍSTICAS: PROPOSTAS DE APLICAÇÃO
Magda Bahia Schlee, Fabio Fisciletti, Fátima Marinho Fabrício Monteiro, Flavia Galloulckydio, Ingrid de Oliveira Matos, Michael Luiz de Freitas Viviane Tavares ........................................................................ 2026

182.    A PROBLEMÁTICA DA COMPREENSÃO DA NOÇÃO DE TEXTO: UMA ABORDAGEM DO SUBPROJETO DE LETRAS PORTUGUÊS DO PIBID – “DESVENDANDO OS SEGREDOS DO TEXTO: A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA”
Hayamy Ribeiro Dias, Sandra Ramos de Oliveira e Samara Pereira Baleeiro Rocha
...........................2779

183.    APONTAMENTOS DE LEODEGÁRIO AZEVEDO PARA OS ESTUDOS MEDIEVAIS NO BRASIL
Álvaro Alfredo Bragança Júnior ............................................................................................ 2111

184.    AS CONSTRUÇÕES DE RELATIVIZAÇÃO EM CARTAS QUINHENTISTAS
Bianca Graziela da Silva  
....................................................................................................2789

185.    BARTHES E BENJAMIN: ENSAIOS SOBRE A FOTOGRAFIA
Regina Céli Alves da Silva .................................................................................................. 2120

186.    BOCAGE E A POESIA DE CIRCUNSTÂNCIA
Rafael Santana Gomes .......................................................................................................2753

187.    CINEMA NOVO
Eleazar Diniz
....................................................................................................................2802

188.    CRÍTICA TEXTUAL E OS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DO PNLD 2012: ESTUDO DA COLEÇÃO ENLACES
Sandro Marcio Drumond Alves e Milena Navarro Rodrigues ......................................................... 2131

189.    CRÔNICA: NOS LIMITES DA LITERATURA
Lenise Ribeiro Dutra, Marcos Antônio Pereira Coelho e Eleonora Teixeira Campos
.............................2806

190.    ENTRE O TÉCNICO E O E O PRÁTICO: NEOLOGIA E VARIAÇÃO DENOMINATIVA NO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO
Giselle Olivia Mantovani Dal Corno ....................................................................................... 2140

191.    ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DO JORNALISMO ATUAL: OS LUGARES DO IMPRESSO E DA WEB COMO VEÍCULOS DE INFORMAÇÃO
Michelle Gomes Alonso Dominguez
....................................................................................... 2819

192.    Estudo do prefácio em obras acadêmico-científicas: estrutura e propostas
Manoel Edson de Oliveira e Monica Alvarez Gomes das Neves .............................................. 2967

193.    JOGOS ESPECTRAIS: RETRATOS & AUTORRETRATOS EM MANOEL DE BARROS
Rodrigo da Costa Araujo .................................................................................................... 2151

194.    LAMPIÃO: REPRESENTAÇÕES NA LITERATURA DE CORDEL EM FOLHETOS DE FRANKLIN MAXADO
Roberto dos Reis Cruz e Benedito José de Araújo Veiga ............................................................ 2165

195.    LÉXICO E IDEOLOGIA: UMA RELAÇÃO CONSTITUTIVA
Marlon Leal Rodrigues e Maria Leda Pinto .............................................................................. 2176

196.    LICENCIATURA EM ESPANHOL NA REDE FEDERAL: CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE ENSINO
Antonio Ferreira da Silva Júnior ........................................................................................... 2206

197.    LINGUAGEM E DIALOGICIDADE EM EAD: UM OLHAR DOS PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS DA UNIGRAN
Maria Alice de Mello Fernandes, Nara Maria Fiel de Quevedo, Rute de Souza Josgrilberg e Terezinha Bazé de Lima ..............................................................................................................................2219

198.    LITERATURA E QUADRINHOS: LINGUAGENS EM DIÁLOGO
Rosa Maria Cuba Riche ...................................................................................................... 2226

199.    MARCAS DA ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO HUMBERTO DE CAMPOS NA CIDADE DE HUMBERTO DE CAMPOS - MA
Vandinalva Coelho Campos e Sânia Tereza Costa e Marize Barros Rocha Aranha ............................. 2240

200.    MARCAS DE MODALIDADE DEÔNTICA EM SENTENÇAS JUDICIAIS
Fabio Fisciletti ................................................................................................................. 2247

201.    MAS E EMBORA: UMA DESCRIÇÃO SEMÂNTICA E ARGUMENTATIVA
Leandro Santos de Azevedo ................................................................................................ 2259

202.    MEDIAÇÃO DE LEITURA EM SALA DE AULA - UMA EXPERIÊNCIA NO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Liliana Secron Pinto .......................................................................................................... 2272

203.    MESCLAGEM EM CAPAS DE REVISTAS
Antonio Marcos Vieira de Oliveira e Eduardo Ribeiro de Oliveira ................................................... 2282

204.    METALINGUAGEM: O SAMBA QUE SE (EN)CANTA
Juliana dos Santos Barbosa ................................................................................................ 2294

205.    NA TRILHA DAS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS PÚBLICOS: A POLIFONIA E SUAS MARCAS LINGUÍSTICAS
Delvarte Alves de Souza  e Lucas Santos Campos ................................................................... 2302

206.    NEOLOGIA E ERA DIGITAL: A INFORMALIDADE DA LINGUAGEM NA WEB
Vilma de Fátima Soares .................................................................................................... 2310

207.    NOMES PRÓPRIOS: FORMANDO PALAVRAS E IDEIAS O NEOLOGISMO NA ANTROPONÍMIA
Rosane Tesch de Oliveira ................................................................................................... 2324

208.    O CONTO DE FADAS: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL
Flavia Galloulckydio
................................................................................................ 2052 e 2832

209.    O DIÁRIO VIRTUAL ELETRÔNICO BLOG COMO UM AVA NO PROCESSO DE ENSINO DE LE NO CLIC
Valéria Jane Siqueira Loureiro ............................................................................................. 2333

210.    O DUPLO SENTIDO NO FORRÓ: ESTUDOS SEMÂNTICO-ESTILÍSTICOS
Morgana Ribeiro dos Santos ................................................................................................ 2345

211.    O ESTATUTO DA PALAVRA PROSÓDICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Sofia Martins Moreira Lopes ................................................................................................ 2361

212.    O ESTRANHO NAS PROJEÇÕES AFETIVAS CONTEMPORÂNEAS
Thaís Lydia dos Santos e Maria Fernanda Garbero de Aragão ...................................................... 2369

213.    O ETHOS DE CREDIBILIDADE DO APÓSTOLO PAULO MANIFESTADO NA II EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS
Carlos Cesar Silveira e Maria Flávia Figueiredo ....................................................................... 2377

214.    O ETHOS DISCURSIVO DA MULHER VIRTUOSA NO LIVRO DE PROVÉRBIOS E SUA OPOSIÇÃO NA ENUNCIAÇÃO SATÍRICA EM JUVENAL
Zilda Andrade Lourenço dos Santos ...................................................................................... 2384

215.    O ETHOS DISCURSIVO NAS REDAÇÕES DE VESTIBULAR
Marcia de Oliveira Gomes .................................................................................................. 2395

216.    O GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fabiana Gomes Tavares, Luciana Pimenta Constantino, Luciane de Araújo Pereira e Solimar Patriota Silva  .....................................................................................................................................2402

217.    O IMAGINÁRIO E A CRIATIVIDADE COMO BASES DA CRIAÇÃO POÉTICA
Rita de Cássia Gemino da Silva
...........................................................................................2846

218.    O LABOR DISCURSIVO DO ENUNCIADOR DO GÊNERO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O ATO ÉTICO NA ATIVIDADE AUTORAL
Urbano Cavalcante Filho ..................................................................................................... 2409

219.    O LEGADO TEÓRICO DOS ESCRITORES NORTE-AMERICANOS: LITERATURA, VERDADE E TRADIÇÃO NA CRÍTICA DOS SÉCULOS XIX E XX
Hudson dos Santos Barros
................................................................................................. 2861

220.    O LIVRO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Márcia Maria Lima Candido ................................................................................................. 2422

221.    O NOME MARIA, SEUS ENVOLVIMENTOS E DESENVOLVIMENTOS
Maria Lucia Mexias-Simon, Fátima Niemeyer da Rocha, Sonia Maria da Gama Malcher, Ana Carolina Martins Ishizaka e Cassiane Gonçalves dos Santos ............................................................................ 2433

222.    O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Bárbara Andrade de Sousa ................................................................................................. 2444

223.    O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO: MUDANÇA OU VARIAÇÃO ESTÁVEL?
Miriam Cristina Almeida Severino e Christina Abreu Gomes ....................................................... 2451

224.    O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA MÍDIA TELEVISIVA
Maíra Élidy Brito Junqueira, Adriana Bastos Souza, Genilson Dias Silva, Luciene Ferreira da Silva e Vanda Alves da Silva Almeida .......................................................................................................2459

225.    O QUE ESCREVEM OS ORKUTEIROS E FACEBOOKEIROS? UMA ANÁLISE DE NEOLOGISMOS EM COMUNIDADES VIRTUAIS
Verena Santos Abreu ........................................................................................................ 2469

226.    O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS AULAS DE PORTUGUÊS?
Arlene Batista da Silva ...................................................................................................... 2479

227.    O TEXTO NARRATIVO NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Aline de Azevedo Gaignoux ................................................................................................. 2489

228.    O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO PARA ALUNOS SURDOS
Ludmila Correia Pires e Lucas Santos Campos ........................................................................ 2499

229.    O VERBO CHEGAR E SEUS AUXILIARES: UMA VISÃO DIACRÔNICA
Carmen Maria Faggion ....................................................................................................... 2507

230.    OS ATOS DE FALA DOS TEXTOS INSTRUCIONAIS E SUAS REPERCUSSÕES INTERLOCUTIVAS
Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira e Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu ..................................... 2522

231.    Performatividade nos debates sobre reservas de vagas em universidade - Isabel Cristina Rodrigues     2954

232.    PIBID LETRAS PORTUGUÊS: UMA INTERSEÇÃO DE SABERES DA LINGUÍSTICA ENTRE A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO ESCOLAR BÁSICA
Samara Pereira Baleeiro Rocha, Hayamy Ribeiro Dias e Sandra Ramos de Oliveira .......................... 2533

233.    POEMA NA ESCOLA: UMA LEITURA POSSÍVEL
Heloana Cardoso .............................................................................................................. 2542

234.    POESIA E CIDADE: NAS TRILHAS DA MODERNIDADE
Veronica Almeida Trindade, Rosana Maria Ribeiro Patrício e Aleilton Fonseca .................................. 2555

235.    PROGRESSÃO TEMÁTICA E LEGIBILIDADE EM HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL
Everaldo Lima de Araújo .................................................................................................... 2564

236.    PROJETO DE ELABORAÇÃO DE UM VOCABULÁRIO DA CRÍTICA TEXTUAL
Flávio de Aguiar Barbosa ................................................................................................... 2587

237.    PROPOSTA DE UM GLOSSÁRIO DE TERMOS DO CRIME NOS AUTOS DE QUERELA DO SÉCULO XIX
Ticiane Rodrigues Nunes e Expedito Eloísio Ximenes ................................................................ 2595

238.    REDES SOCIAIS E LITERATURA: DIÁLOGOS ENTRE O IMPRESSO E O DIGITAL
Joelson de Oliveira Rios, Simone Durval de Oliveira e Osvaldo Barreto Oliveira Júnior ..................... 2618

239.    REDES SOCIAIS, SUCESSO ESCOLAR E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Camila Roberta Cândida do Monte e Osvaldo Barreto Oliveira Júnior ............................................. 2609

240.    REFLEXÕES SOBRE O ARQUIVO PRIVADO DA ESCRITORA BAIANA MADY CRUSOÉ
Ionã Carqueijo Scarante e Rosa Borges dos Santos ................................................................. 2628

241.    RELAÇÕES DE GÊNERO NA REDE SOCIAL: UM OLHAR SOBRE O “MANUAL PARA ENTENDER AS MULHERES”
Carolina Sena de Meneses .................................................................................................. 2636

242.    RELIGIÃO MIDIATIZADA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO “RISO”
Catiane Rocha Passos de Souza ........................................................................................... 2646

243.    RETÓRICA E ESTILÍSTICA NAS CRÔNICAS JORNALÍSTICAS DE JOÃO DO RIO NO LIMIAR DO SÉCULO XX: IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES
Angélica Lino Moriconi ....................................................................................................... 2657

244.    SÊNECA, REMENTE E DESTINATÁRIO DAS CARTAS A LUCÍLIO
Rodrigo Jorge
...................................................................................................................2871

245.    SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E O GÊNERO ENTREVISTA: O TRABALHO COM A LINGUAGEM E AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO COM QUESTÕES POLÍTICAS E PROBLEMAS SOCIAIS
Deyvid Souza Nascimento .................................................................................................. 2665

246.    SOU GAY: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DA EXPERIÊNCIA DO “SAIR DO ARMÁRIO”
Michael Luiz de Freitas
............................................................................................2073 e 2876

247.    SUBSTANTIVOS: DESCRIÇÃO EM GRAMÁTICAS DO SÉCULO XX
Leonardo Samu ............................................................................................................... 2675

248.    TECENDO UMA MORTALHA: A ETERNA BUSCA DE HELENA
Dulcileide Virginio do Nascimento
..........................................................................................2892

249.    TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS PCN E A REALIDADE ESCOLAR
Sandra da Silva Santos Bastos  
............................................................................................2902

250.    TERESINHA E TEREZINHA DE JESUS: CONFRONTOS
Marcia Antonia Guedes Molina e Angélica Lino dos Santos Moriconi .............................................. 2686

251.    TEXTO E PARATEXTO: POR UMA PROPOSTA EDITORIAL
Carla Ceci Rocha Fagundes e Rosa Borges dos Santos .............................................................. 2696

252.    TÓPICO-COMENTÁRIO/TEMA-REMA: COMPARAÇÕES
Leandro Santos de Azevedo ................................................................................................ 2703

253.    TRANSTEXTUALIZAÇÃO: SINTAGMA E PARADIGMA RELAÇÕES DE METÁFORA E METONÍMIA NA ALTERIDADE DA INTERPRETAÇÃO
Marcelo Moraes Caetano ..................................................................................................... 2712

254.    UM ESTUDO SOCIOGEOLINGUÍSTICO DA FALA MINEIRA EM ARCOS (MG)
Danilo Araujo de Souza e Clézio Roberto Gonçalves ................................................................. 2725

255.    UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Helena Grinberg Lima da Silva
.............................................................................................2915

256.    UMA NATUREZA PARTICIPATIVA: A FUNÇÃO SUJEITO EM CONSTRUÇÕES RESULTATIVAS DE VIDAS SECAS
Camila Brito dos Santos
.....................................................................................................2929

257.    UNIGRAN NET - FAZENDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MS E PARA ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS
Rute de Souza Josgrilberg, Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi, Maria Alice de Mello Fernandes e Terezinha Bazé de Lima ...................................................................................................................2737

258.    VASCO GRAÇA MOURA E O NAUFRÁGIO DE SEPÚLVEDA
André Luiz Alves Caldas Amóra
............................................................................................2943

259.    VOCÊ TEM QUE PASSAR NO VESTIBULAR: A ENTRADA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Fábio Luiz Rodrigues ......................................................................................................... 2745

260.    Parcerias Institucionais E Suas Contribuições Para O Ensino De Língua Inglesa Em Nossas Escolas Públicas
Carla Jacqueline Correa S. V. Pereira / Márcia Arruda Cunha Pereira / Suellen do Nascimento Barbosa / Mônica de Souza Coimbra ............................................................................................................. 2977