Cadernos do CNLF, Vol. XIX, Nº 03
Ensino de Língua e Literatura
____ VOLUME COMPLETO ____

0.     APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva

1.     A (IN)FLEXIBILIDADE DO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE LÍNGUA
Joane Marieli Pereira Caetano, Milene Vargas da Silva Batista e Eliana Crispim França Luquetti

2.     A COLOCAÇÃO PRONOMINAL SOB A PERSPECTIVA DAS GRAMÁTICAS: TENSÕES, CONTRADIÇÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO
Diego Domingues

3.     A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO CURSO NORMAL DO ISEPAM: CAPACITAÇÃO E SUBSÍDIOS LINGUÍSTICOS PARA FUTURA PRÁTICA DOCENTE
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Dhienes Charla Ferreira e Eliana Crispim França Luquetti

4.     A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL REGIONAL E SUAS POTENCIALIDADES NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA
Jackeline Barcelos Corrêa

5.     A LEITURA DE JORNAL EM SALA DE AULA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Mariana Morais de Oliveira

6.     A LEITURA LITERÁRIA DO GÊNERO CRÔNICA HUMORÍSTICA COMO PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Danielle Ferreira Martins Bastos

7.     A LINGUAGEM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Darlene Camargo Gomes de Queiroz e Ângelo Santos Siqueira

8.     A NECESSIDADE DE DESENVOLVER A ORALIDADE EM SALA DE AULA
Maria de Fátima de Mello

9.     A TRANSITIVIDADE DOS VERBOS "IR" E "VIR" NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA DA LINGUAGEM
Laís Mendes Bonfim e Lúcia Helena Peyroton da Rocha

10.  BREVE ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VONTADE DE SABER PORTUGUÊS, DE ROSEMEIRE ALVES TAVARES E TATIANE BRUGNEROTTO CONSELVAN
Darlan Machado Dorneles, Célia Maria Souza Vale, Marinete de Carvalho Rego, Mônica de Paula Alencar e Paula Tatiana da Silva

11.  ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O LETRAMENTO DIGITAL
Ariádina Pereira Galvão

12.  ENSINO EM CONTEXTO DE ESCOLA INDÍGENA – UMA EXPERIÊNCIA COM HIPO E HIPERSEGMENTAÇÃO A PARTIR DA LINGUÍSTICA DE CORPUS
Sandra Espíndola, Ingrid Finger e Elza Sabino da Silva Bueno

13.  FALA, ESCRITA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Bonfim Queiroz Lima, Luciana de Queiroz Lima e Irismá Oliveira Carvalho

14.  FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS: O CCMG (CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNEROS)
Bruno Gomes Pereira

15.  HISTÓRIA EM QUADRINHOS: BREVE ANÁLISE NOS LIVROS DA COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS
Lucas Recalde, Nataniel dos Santos Gomes e Taís Turaça Arantes

16.  HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UM ATO COMPARTILHADO NA SALA DE AULA
Jurema Rosa Lopes, Eline das Flores Victer e Mauro José dos Santos Flóra

17.  LETRAMENTO LITERÁRIO REGIONAL
Mario Ribeiro Morais

18.  LETRAMENTO NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR: PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA REFORMA DO PENSAMENTO
Hélen Ferreira Moreira

19.  LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: QUESTÕES ACERCA DO BILINGUISMO NA EDUCAÇÃO SURDA
Sizenana Maria da Silva e Magno Pinheiro de Almeida

20.  MEIOS ELETRÔNICOS: SIM OU NÃO
Maria Lúcia Mexias-Simon

21.  MONITORIA DE LITERATURAS HISPÂNICAS ENTRE RUÍNAS DE INFINITAS RELAÇÕES
Renata da Cruz Paula, Marcella de Paula Carvalho e Elda Firmo Braga

22.  NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA
Vítor de Moura Vivas, Carlos Alexandre Gonçalves, Tainá Vinco, Felipe da Silva Vital e Wallace Bezerra de Carvalho

23.  O BLOG NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Mônica Cardoso de Sá

24.  O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEITURA, ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Tania Maria Nunes de Lima Camara

25.  O ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA FALA DE PROFESSORES
Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

26.  O ENSINO DE LIBRAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Larissa Mendonça Lirio e Raquel Veggi Moreira

27.  O ENSINO DOS GÊNEROS ORAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: A (DES)ARTICULAÇÃO ENTRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Elisabeth Gonçalves de Souza e Juliana Maria Martinho

28.  O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, SEUS TEXTOS E ESTUDOS LINGUÍSTICOS: UMA ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Karolyna Maciel dos Santos Cordeiro e Leandro Garcia Pinho

29.  O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS DO CAMPO DE NOVA IGUAÇU
Márcia Figueira Marques da Silva e Jurema Rosa Lopes

30.  O REALISMO AFETIVO EM “PASSEIO NOTURNO”, DE RUBEM FONSECA – A ORALIDADE ARTICULADA AO ENSINO DE LÍNGUA/LITERATURA
Clesiane Bindaco Benevenuti, Patrícia Peres Ferreira Nicolini e Pedro Wladimir do Vale Lyra

31.  O TEMPO DA LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Bonfim Queiroz Lima e Márcio Araújo de Melo

32.  O USO DA SEQUÊNCIA EXPANDIDA DO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A INICIAÇÃO AO ESTUDO DA LITERATURA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luis Fernando Ribeiro Almeida

33.  O USO DA TECNOLOGIA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Renata da Silva de Barcellos

34.  O USO DO LÚDICO E DA ARTETERAPIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Milene Vargas da Silva Batista e Raquel Pontes Pessanha Fernandes

35.  ORALIDADE-ESCRITA NO GÊNERO POÉTICO CORDEL – ENSINANDO, ACONSELHANDO E TRANSMITINDO INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL CORDEL
Marilene Meira da Costa

36.  QUANDO A AVALIAÇÃO É O PONTO DE PARTIDA
Mariana Vidal de Vargas e Tania Maria Nunes de Lima Camara

37.  Refletir, repensar, recriar, traçar estratégias para uma nova via pedagógica: desafio para o EDUCADOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Maria Zilda Gomes de Menezes e Yonara G. Domingos de Menezes

38.  REPENSANDO O ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE TEMA E SIGNIFICAÇÃO NA VISÃO DE BAKHTIN
Girlene Lobo dos Santos e Carla Luzia Carneiro Borges

39.  SIMBOLISMO E SINESTESIA REVELADOS PELAS LENTES DO CINEMA: UM ENCONTRO DE LINGUAGENS
Rozana Quintanilha Gomes Souza e Elane Kreile Manhães

40.  TECNOLOGIA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Alessandra de Oliveira Jorge e Jurema Rosa Lopes

41.  TENDÊNCIA CONTEMPORÂNEA E ENSINO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA À LUZ DE PROPP, DO CONTO DE LEPRINCE E DA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA DE “A BELA E A FERA”
Mario Ribeiro Morais, Marina Oliveira Rodrigues e Valéria da Silva Medeiros

42.  UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA EAD/CEDERJ NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
Marcela Vieira Coimbra, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Eliana Crispim França Luquetti

43.  UMA REFLEXÃO DO USO DA LINGUAGEM NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: REPENSANDO A DICOTOMIA TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Marcela Vieira Coimbra, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva e Eliana Crispim França Luquetti

44.           USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon, Laís Teixeira Lima, Monique Teixeira Crisóstomo e Eliana Crispim França Luquetti