Cadernos do CNLF, Volume XIV, no.04
Anais do XIV CNLF (TOMO 1)

___ TOMO 1 __

 

1.       A alusão como proposta de ler e escrever no gênero romance
Amanda Maria Nascimento Gomes ............................................................................................. 1 – 19

2.       A APLICAÇÃO DO ESTUDO DO CÓDIGO BIBLIOGRÁFICO NAS EDIÇÕES DO SÉCULO XIX DE PAPÉIS AVULSOS DE MACHADO DE ASSIS
Fabiana da Costa Ferraz Patueli............................................................................................... 20 – 27

3.       A circunfixação em português
Caio Cesar Castro da Silva ...................................................................................................... 28 – 37

4.       A CONCORDÂNCIA DE NÚMERO NO SINTAGMA NOMINAL NA FALA DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA
Dayane Moreira Lemos ............................................................................................................ 38 – 51

5.       A Concordância Verbal no Português Popular de Salvador
Welton Rodrigues Santos......................................................................................................... 52 – 71

6.       A CONSTRUÇÃO DO PÚBLICO LEITOR EM TABLOIDES DO RIO DE JANEIRO
Michelle Martins de Mattos Rangel ............................................................................................ 72 – 83

7.       A DIGLOSSIA ÁRABE: UMA APRECIAÇÃO DO HASSANIYYA COMO REPRESENTANTE DA VERTENTE BAIXA NO BINÁRIO DIGLÓSSICO
Elias Mendes Gomes ............................................................................................................... 84 – 96

8.       A escrita nos autos de querela do século XIX: do passado ao presente
Emilia Maria Peixoto Farias / Expedito Eloísio Ximenes / Patrícia de Oliveira Batista / Katharine Silva de Oliveira Soares...................................................................................................................... 97 – 108

9.       A evolução da linguagem em a turma da mônica
Luciana da Costa Quintal....................................................................................................... 109- 124

10.   A FACE OCULTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO
Sinéia Maia Teles Silveira / Sônia Maia Teles Xavier ................................................................ 125 – 145

11.   A femme fatale em “Tarde”, de Olavo Bilac
Armando Rabelo Soares Neto ............................................................................................... 146 – 160

12.   A HETEROGENEIDADE DO DISCURSO EM OURO, INCENSO E MIRRA, DE ALÍPIO MENDES
Geysa Silva ........................................................................................................................ 161 – 168

13.   A ILUSTRE CASA DE RAMIRES ANÁLISE DE VARIANTES (1895 – 1900)
Ânderson Rodrigues Marins .................................................................................................. 169 – 182

14.   A importância da formação e do desenvolvimento dos mocambos para a recife dos anos 1930 e 1940
Jacqueline de Cássia Pinheiro ............................................................................................... 183 – 190

15.   A importância da leitura nas escolas brasileiras contemporâneas
Vagner Aparecido de Moura ................................................................................................. 191 – 207

16.   A importância de pesquisas em estratégias de aprendizagem no ensino de lín guas estrangeiras
Márcio Luiz Corrêa Vilaça ..................................................................................................... 208 – 220

17.   A importância do paratexto na edição do texto teatral vegetal vigiado, de nivalda costa
Débora de Souza / Rosa Borges dos Santos ........................................................................... 221 – 231

18.   A importância dos quadros e parâmetros linguísticos para o ensino e aprendizagem de línguas
Carmem Praxedes .............................................................................................................. 232 – 249

19.   A infuência da oralidade na produção textual escrita
Tays Angélica Rezende........................................................................................................ 250 – 257

20.   A INTERNET NO ENSINO DE ESPANHOL PARA ALUNOS BRASILEIROS
Beatriz Pereira da Silva ....................................................................................................... 258 – 290

21.   A LINGUAGEM ANÁRQUICA DE ROLAND BARTHES EM DOIS MOMENTOS: AULA E O GRAU ZERO DA ESCRITA
Regina Céli Alves da Silva .................................................................................................... 291 – 302

22.   A LINGUÍSTICA E O ENSINO DO PORTUGUÊS: INSTRUMENTOS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Patrícia Ribeiro de Andrade .................................................................................................. 303 – 312

23.   A MULTIPLICIDADE SEMÂNTICA DO VERBO ‘TER’ PLENO À LUZ DA SEMÂNTICA COGNITIVA
Diogo Pinheiro .................................................................................................................... 313 – 325

24.   A PRODUÇÃO TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA DA RETEXTUALIZAÇÃO EM UMA CLASSE DO ENSINO MÉDIO
José Ricardo Carvalho ......................................................................................................... 326 – 333

25.   A QUESTÃO DO MECENATO NA ANTIGUIDADE E NO RENASCIMENTO PORTUGUÊS
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro ................................................................................................. 334 – 340

26.   A QUESTÃO DO MÉTODO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: SÉCULO XIX
Márcia A. G. Molina ............................................................................................................. 341 – 353

27.   A RELEVÂNCIA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Cláudia Cristina Marques dos Santos ..................................................................................... 354 – 361

28.   A RESPEITO DA MUDANÇA HISTÓRICA NAS CONSTRUÇÕES PARASSINTÉTICAS /A...ECER/ E /EN...ECER
Caio Cesar Castro da Silva................................................................................................... 362 – 370

29.   A Retórica em O Crime do Padre Amaro
Ânderson Rodrigues Marins................................................................................................... 371 – 379

30.   A sedução discursiva da música Créu
Vagner Aparecido de Mour ................................................................................................... 380 – 398

31.   A SELEÇÃO LEXICAL COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Marcia de Oliveira Gomes .................................................................................................... 399 – 407

32.   A UNIDADE LEXICAL NO DISCURSO ETNOLITERÁRIO
Maria Margarida de Andrade ................................................................................................ 408 – 418

33.   A unidade lexical no Discurso Publicitário Regional
Nelly Carvalho.................................................................................................................... 419 – 424

34.   A variação fonética das vogais médias prE e postônicas no léxico de Montes Claros/MG
Patrícia Goulart Tondineli ..................................................................................................... 425 – 438

35.   A variação linguística em dois livros didáticos de língua portuguesa
Michelle de Oliveira ............................................................................................................. 439 – 452

36.   Algumas musas de ébano de Gregório de Mattos: hinário crioulo: Versos em fragmentos
Ruy Magalhães de Araujo .................................................................................................... 453 – 464

37.   ANÁLISE DE AMBIGUIDADE LEXICAL EM MÚSICAS
Adriana Hotz Tavares.......................................................................................................... 465 – 475

38.   Anúncios e letreiros do comércio popular: gêneros em discussão
Osvaldo Barreto Oliveira Júnior ............................................................................................ 476 – 500

39.   Aportes sociolinguísticos à prática do professor – implicações na sala de aula
Consuelo Domenici Mozzer Pinto / Lucia Furtado de Mendonça Cyranka .................................... 501 – 513

40.   Aprendendo português com textos de humor
Claudia Moura da Rocha / Darcilia M. P. Simões ..................................................................... 514 – 527

41.   Aristóteles e peirce: os substratos para a compreensão lógica dos processos semióticos
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira .................................................................................... 528 – 534

42.   ARNALDO ANTUNES, INFERENCIAÇÃO E SENTIMENTO: FUNDAMENTOS SEMIOLINGUÍSTICOS PARA AULA DE LEITURA
Beatriz dos Santos Feres ...................................................................................................... 535 – 547

43.   As canções dizem mais: desvendando as metáforas presentes nas músicas sertanejas
Josiane Silveira Coimbra / Margareth Myriam da Rocha / Nívia de Souza Costa / Tays Angélica Rezende

       ..........................................................................................................................................548 – 559

44.   AS MARIAS NA MACROTOPONÍMIA SERGIPANA: A IGREJA E O PODER
Cezar Alexandre Neri Santos ................................................................................................ 560 – 573

45.   As metáforas do amor em revistas para adolescentes
Ana Paula Ferreira .............................................................................................................. 574 – 583

46.   AS METAMORFOSES DA MULHER NA POESIA BRASILEIRA FINISSECULAR
Juliana Pêgas Costa ............................................................................................................. 584 – 592

47.   Aspectos do português do brasil nas letras da música popular brasileira
Maria Aparecida Rocha Gouvêa ............................................................................................ 593 – 602

48.   Aspectos sintáticos do latim tardio- o caso do discurso aduersus iudaeos, de tertuliano
Renata Pereira Bastos / Luís Carlos Carpinetti ........................................................................ 603 – 611

49.   Aspectos sintáticos do texto de São Jerônimo Contra Iohannem Hierosolymitanum Episcopum ad Pammachium
Ana Luíza Silva de Freitas / Luís Carlos Carpinetti ................................................................... 612 – 619

50.   BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O INGLÊS ANTIGO
João Bittencourt de Oliveira ................................................................................................. 620 – 644

51.   CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS EM ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Cleide Emília Faye Pedrosa / Derli Machado de Oliveira / Taysa Mércia dos Santos Souza Damaceno 646 – 691

52.   Cartas do leitor: a construção do ethos como espelho da cidadania
Lygia Maria Gonçalves Trouche ............................................................................................ 692 – 704

53.   Ciência e vida moderna na dialética musical de Gilberto Gil
Beatriz Pereira da Silva ....................................................................................................... 705 – 740

54.   COMO E POR QUE TRABALHAR COM O TEXTO PUBLICITÁRIO EM SALA DE AULA
Ilana da Silva Rebello Viegas ............................................................................................... 741 – 756

55.   COMO FUNCIONA O DISCURSO DO GÊNERO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?
Urbano Cavalcante Filho...................................................................................................... 757 – 770

56.   Como se padece no paraíso representação da figura materna em três falas
Lucineide Lima de Paulo ....................................................................................................... 771 – 784

57.   COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS REPERTÓRIOS DE UMA OBRA LEXICOGRÁFICA
Valéria Cristina de Abreu Vale Caetano ................................................................................. 785 – 799

58.   Compreensão de textos narrativos e argumentativos dialógicos por leitores do ensino fundamental: resultados da pesquisa
Antonia Valdelice de Sousa .................................................................................................. 800 – 814

59.   Conservação e preservação dos acervos documentais baianos
e o trabalho filológico

Maria da conceição Reis Teixeira .......................................................................................... 815 – 826

60.   Construções locativas na fala culta: um estudo variacionista
Elaine M. Thomé Viegas ....................................................................................................... 827 – 836

61.   CONTRIBUIÇÕES AO DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, DE ANTÔNIO GERALDO DA CUNHA: AS PALAVRAS COGNATAS EM FOCO
Messias dos Santos Santana ................................................................................................. 837 – 847

62.   CRÍTICA TEXTUAL E CRÍTICA DE PROCESSO: EDIÇÃO E ESTUDO DO TEXTO TEATRAL
Rosa Borges dos Santo......................................................................................................... 848 – 865

63.   CULTURA PARTILHADA E PUBLICIDADE USOS LEXICAIS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Nelly Carvalho .................................................................................................................... 866 – 875

64.   DA CIÊNCIA À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: NATUREZA E FUNCIONALIDADE DO DISCURSO
Urbano Cavalcante Filho ...................................................................................................... 876 – 891

65.   De dido à matrona de éfeso
Amós Coêlho da Silva .......................................................................................................... 892 – 898

66.   De Preto à AfroDescendente: implicações terminológicas
José Geraldo da Rocha ........................................................................................................ 899 – 907

67.   DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO STF AS MANIFESTAÇÕES LINGUÍSTICAS E O ETHOS DO PODER JUDICIÁRIO
Claudia Maria Gil Silva ......................................................................................................... 908 – 917

68.   Disparidades críticas sobre a obra de Gil Vicente
Rafael Santana Gomes ........................................................................................................ 918 – 924

69.   DO SILENCIAMENTO DE LÍNGUAS: ALGUMAS REFLEXÕES DISCURSIVAS SOBRE A LEI 6.001
Marcos Lúcio de S. Góis ....................................................................................................... 925 – 940

70.   Edição e estudo dos processos argumentativos de documentos manuscritos da Cidade do Salvador
Gilberto Nazareno Telles Sobral ............................................................................................ 941 – 949

71.   Ensino de língua portuguesa na escola básica gêneros e sequências textuais
Vania L. R. Dutra / Gustavo Listo .......................................................................................... 950 – 962

72.   Entre informação e ficção, a escritura literária e o espaço de discursividade dos folhetins nos periódicos do século XIX
Vera Maria Aragão de Souza Sanchez ................................................................................... 963 – 971

73.   Estratégias argumentativas em Silva Jardim (Século XIX)
Márcia A G Molina ............................................................................................................... 972 – 980

74.   EXISTE MESMO UMA FACULDADE DE LINGUAGEM INATA E ESPECÍFICA? ALGUNS PROBLEMAS
Zinda Vasconcellos .............................................................................................................. 981 – 992

75.   Expressão e sentidos no tratamento da apicultura por Varrão e Virgílio
Matheus Trevizam ............................................................................................................. 993 – 1004