Comunicações
(em ordem alfabética por autor)

Abordagem da vogal [e] sozinha e em base de ditongo a partir da análise experimental
Adriano de Souza Dias (UERJ e FEUDUC)

Intertextualidade, hipertextualidade e “interestualidade”
Afrânio Garcia (UERJ)

Considerações sobre a crônica de Fernão Lopes
Alessandra Cristina Moreira de Magalhães

Uma leitura funcionalista em Apocalipse
Alex Swander M. da Silva (UERJ, EMFA e UNIVERSO)

O ensino da língua portuguesa na escola: o trabalho com textos
Alexandre Henrique Delpech

Considerações sobre o morfema de gênero “-a”
Alexsandra Ferreira da Silva

Os animais na boca do povo – estudo dos provérbios na Idade Média
Álvaro Alfredo Bragança Júnior (UFRJ)

Buscando outro significado para Eva: a representação do feminino na escrita de Paulina Chiziane
Ana Lídia da Silva Afonso

Construção do conhecimento lingüístico com crianças
Antoneli de Farias Matos (UERJ)

Fazes-me falta: a angústia da incompletude
Cristiane Teixeira de Amorim

Memórias textuais: a leitura no ensino fundamental
Edilaine Vilar Kirk

Genialidades de Machado de Assis: seu discurso, sua produção de texto
Édson Sandin Magalhães (FEUDUC)

O jogo da memória em A Idade do Serrote
Gabriel da Cunha Pereira (UFJF)

Novos caminhos, múltiplas vozes
Geysa Silva (UNINCOR)

Simbologia e esoterismo em “Iniciação”, de Fernando Pessoa
Gisele Cardoso de Lemos

A dança e a música como elementos construtores no processo ensino–aprendizagem
Iguaraciara da Silva Zeferino Botelho (EM Rotary)

Metaplasmos contemporâneos – Um estudo acerca das atuais transformações fonéticas da Língua Portuguesa
José Mario Botelho (UERJ)
Isabelle Lins Leite

O signo do cordel
Ivon Alves de Araújo (FEUDUC)

Ensino da língua portuguesa: um detalhe da sua história
José Pereira da Silva (UERJ e ABL)

O discurso de resistência em Carlos Drummond e Guimarães Rosa
Josyane Malta Nascimento

Poema sujo: trabalho e construção da memória na experiência-limite
Jurandir Faria da Silva (UNIVERSO)

A porção dionisíaca do malandro carioca
Leandro Nascimento Cristino

Psicanálise e teoria da literatura: dois saberes solidários
Leonardo Mendes (UERJ)

Programa de Extensão Núcleo de Desenvolvimento Lingüístico: primeiras experiências
Marcello de Oliveira Pinto (UERJ)
Márcia Magarinos (UERJ)
Marina Dias

Memória e identidade em “Infância”, de Graciliano Ramos
Marcos Antônio Ferreira da Rocha (UERJ)

As sombras da morte na pós-modernidade: questões levantadas a partir do romance A Morte de Carlos Gardel, de Antônio Lobo Antunes
Mariana Montenegro Rato

O pictórico e o poético diálogo apolíneo e dionisíaco do Esteticismo na contemporaneidade
Marleide Anchieta de Lima

Adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto: termos acessórios?
Milena Torres de Aguiar

O início era sempre assim: o sopro e a vida
Roberta Guimarães Franco

Cravos de abril: antecedentes e ecos – (re)lendo Portugal a partir de “Dinossauro excelentíssimo”, de José Cardoso Pires
Roberto Nunes Bittencourt

Problemas no ensino de adjetivos e locuções adjetivas para estrangeiros
Sérgio Paulo Gomes de Vasconcelos (UERJ e PUC-Rio)

“Agora é tarde, Inês é morta.”: sincronia e diacronia no ensino de verbos para estrangeiros
Sérgio Paulo Gomes de Vasconcelos (UERJ e PUC-Rio)

Existencialismo e real loucura em Stress de Lilia Monplé
Sueli Alves dos Santos