Revista Philologus, Ano 22, n. 64 Suplemento, 2016

SUMÁRIO

EDITORIAL

1.              PROGRAMAÇÃO

2.              RESUMOS

3.              TEXTOS COMPLETOS

3.1.        A ANÁLISE DO USO DO PRONOME OBLÍQUO “SE” EM ARTIGOS DE OPINIÃO EM ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO
Carlos Felício de Jesus Valverde

3.2.        A ATIVIDADE DE TRABALHO DE PROFESSORES DE INGLÊS NO PROGRAMA RIO CRIANÇA GLOBAL
Dilermando Moraes Costa e Jurema Rosa Lopes

3.3.        A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO NORMAL DO ISEPAM
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Jackeline Barcelos Corrêa, Dhienes Charla Ferreira e Eliana Crispim França Luquetti

3.4.        A CRÍTICA LITERÁRIA NO SÉCULO XX – A FILOLOGIA ROMÂNICA DE FRIEDRICH GUNDOLF
Egle Pereira da Silva

3.5.        A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NA AULA DE LITERATURA
Everson Nicolau de Almeida e Márcio Rogério de Oliveira Cano

3.6.        A FAVELA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO CULTURAL LOCAL
Fábia de Castro Lemos, José Carlos Sebe Bom Meihy e Joaquim Humberto Coelho de Oliveira

3.7.        A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PLE (PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA) NO BRASIL
Vanessa Gomes Teixeira

3.8.        A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES LINGUÍSTICAS PARA ALUNOS DO CURSO NORMAL DO ISEPAM
Marcela Vieira Coimbra, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Iago Pereira dos Santos e Eliana Crispim França Luquetti

3.9.        A GENÉTICA DE UM SONETO IMPACTANTE: A TRAGÉDIA DE NÃO AMAR MAIS NO SONETO "POR SER UNO", DE PEDRO LYRA
Manuela Chagas Manhães e Pedro Lyra

3.10.     A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM UTILIZADA NAS REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E SUA INTERFERÊNCIA NA ESCRITA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Paula Helena Nacif Pereira Pimentel Ferreira, Joaquim Humberto Coelho de Oliveira e José Geraldo da Rocha

3.11.     A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES A APERFEIÇOAR A COESÃO REFERENCIAL
Daniela Reis Freitas e José Mario Botelho

3.12.     A LINGUÍSTICA COGNITIVA E OS ESTUDOS DA LINGUAGEM: UMA NOVA ABORDAGEM TEÓRICA
Eduardo Santana Moreira e Roza Maria Palomanes Ribeiro

3.13.     A NARRATIVA COMO APORTE METODOLÓGICO NA PESQUISA QUALITATIVA
Cristina da Conceição Silva, José Geraldo da Rocha e Fábia de Castro Lemos

3.14.     A ORTOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA UM ENSINO REFLEXIVO
Andreza de Oliveira Pullig Bastos

3.15.     A PRESENÇA DO ROMANESCO NO FILME ROMA CITTÀ APERTA
Luciana de Genova

3.16.     A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE ESSA PRÁXIS
Claudia Correia de Matos, Daniele Ribeiro Fortuna e Márcio Luiz Corrêa Vilaça

3.17.     A SUBJETIVIDADE DE FRIDA KAHLO: A AUTOFICÇÃO E O REAL EM SEUS AUTORRETRATOS
Elaine Teixeira da Silva

3.18.     A SUBSTITUIÇÃO DE NÓS POR A GENTE NA FALA DE NOVA IGUAÇU
Stêphanie Rocha Vieira Elexias e Juliana Barbosa de Segadas Vianna

3.19.     ANA MENDIETA, CORPO E MITOCRÍTICA: PERCURSO PARA UMA PERFORMANCE
Valeri Carvalho

3.20.     ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E A LEITURA LITERÁRIA NA AULA DE LÍNGUAS: UMA PERSPECTIVA QUEER
Elio Marques de Souto Júnior

3.21.     APONTAMENTOS PRIMEIROS SOBRE O CONCEITO DE RESPONSABILIDADE DISCURSIVA
Vítor Vieira Ferreira

3.22.     AS CONSTRUÇÕES COMPARATIVAS DE PREFERENCIALIDADE: UMA ABORDAGEM COGNITIVA
Silvio Cesar Santos e Maria Lúcia Leitão Almeida

3.23.     AS DIMENSÕES DO LETRAMENTO
Giselly Duarte Ferreira

3.24.     AUTOBIOGRAFIA E AUTOFICÇÃO: UM PANORAMA TEÓRICO-ESTÉTICO-LITERÁRIO
Karla Magalhães de Araujo

3.25.     CARNAVAL, INFÂNCIA E SEGREGAÇÃO. TRÊS ELEMENTOS QUE SE INTERPENETRAM NA CONDIÇÃO DOS EXCLUÍDOS, A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XIX
Neide Amorim Ernesto, Marcia Figueira Marques da Silva e Darlene Camargo Gomes de Queiroz

3.26.     CATEGORIZAÇÃO VERBAL: AVALIANDO EMPIRICAMENTE A CATEGORIZAÇÃO ARISTOTÉLICA
Jéssica Cassemiro Muniz dos Santos e Diogo Oliveira Ramires Pinheiro

3.27.     COMO É A ABORDAGEM DA GRAMÁTICA NAS PROVAS DA CESPE
Renata da Silva de Barcellos, Alessandra Serra Viegas e Leonardo Martins Camargo

3.28.     DA PRÁTICA À TEORIA: DIÁLOGO LITERÁRIO-FILOLÓGICO ENTRE PAUL AUSTER, NÉLIDA PIÑON E FRIEDRICH GUNDOLF
Egle Pereira da Silva

3.29.     DISCURSOS DE LEGITIMAÇÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
José Geraldo da Rocha e Rosane Cristina de Oliveira

3.30.     E AGORA, COLEGAS?... O PROCESSO ACABOU, O AOLP EMPLACOU... E AGORA?...
José Pereira da Silva

3.31.     “É ASSIM QUE ESTÁ ESCRITO?” “COMO LÊS?” FALARES DE NÃO MACHISMO E NÃO PRECONCEITO NO DISCURSO RELIGIOSO DOS QUE UTILIZAM A BÍBLIA – UM (INCÔMODO) ESTUDO DE CASO
Alessandra Serra Viegas

3.32.     EN-CANTO BIOGRÁFICO: MARTINHO DA VIDA, MEMÓRIAS NAS VEIAS DA FICÇÃO
Patrícia Luísa Nogueira Rangel e Idemburgo Pereira Frazão Felix

3.33.     ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Vanessa Gomes Teixeira

3.34.     ESCRITA E MEMÓRIAS NARRATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO SOCIAL
Jackeline Barcelos Corrêa e Liz Daiana Tito Azeredo da Silva

3.35.     ESCRITA SOLIDÁRIA PIBID UENF/PEDAGOGIA: A ESTRATÉGIA DA TROCA DO GÊNERO TEXTUAL CARTA EM SALA DE AULA
Iago Pereira dos Santos, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Monique Teixeira Crisóstomo, Marcela Vieira Coimbra e Eliana Crispim França Luquetti

3.36.     FEMINISMO E CONTO DE FADAS: UMA ANÁLISE DO FILME FROZEN
Lidiane Nunes de Castro e Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte

3.37.     FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E PRÁTICAS PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES
Ana Carolina da Rocha

3.38.     FÓRUNS DE DISCUSSÃO NA EAD: INTERAÇÃO, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Elaine Vasquez Ferreira de Araujo e Márcio Luiz Côrrea Vilaça

3.39.     IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA: A CULTURA DE MATRIZ AFRICANA COMO EIXO DE LEITURA DE O PRESENTE DE OSSANHA, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS
Patrícia Luísa Nogueira Rangel e Idemburgo Pereira Frazão Félix

3.40.     INTOLERÂNCIA EM NOME DE DEUS: UMA ANÁLISE DO CASO DA EXCLUSÃO DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DAS ESCOLAS NO BRASIL
Márcia Silva Amaral e Marcelle Rosa Santos Donato

3.41.     ITENS DE “ANÁLISE LINGUÍSTICA” NO SAERJINHO: UMA REFLEXÃO
Renata da Silva de Barcellos

3.42.     LEITURA, TEXTO, ESCRITA E ENSINO: UMA REFLEXÃO SOBRE ESSE PROCESSO
Claudia Correia de Matos, Daniele Ribeiro Fortuna e Márcio Luiz Corrêa Vilaça

3.43.     LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: DIVERSIDADE DE PRÁTICAS CULTURAIS E SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA
Elaine Vasquez Ferreira de Araujo e Márcio Luiz Corrêa Vilaça

3.44.     LITERATURA E ÉTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A OBRA DE JOEL RUFINO DOS SANTOS
Idemburgo Pereira Frazão Félix

3.45.     LITERATURA E HOMOSSEXUALIDADE: CONDIÇÃO, IDEOLOGIA E IDENTIDADE
Luan da Cruz e Renato Marcelo Resgala Junior

3.46.     NOMENCLATURA POPULAR DADA AOS ÓRGÃOS SEXUAIS À LUZ DO COGNITIVISMO
Patrícia Oliveira de Freitas

3.47.     O CAMINHO DA HIPOSSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA
Andreia Cardozo Quadrio

3.48.     O EFEITO PATÊMICO NA FORMAÇÃO DE PALAVRAS: EXPRESSIVIDADE E INTENCIONALIDADE DISCURSIVA
Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal e Viviane Mara Vieira Cardoso

3.49.     O ENCAPSULAMENTO DA IDEOLOGIA EVANGÉLICA NA EXPRESSÃO “DO MUNDO”
Érica Portas

3.50.     O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: UM PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL
Veronica de Andrade Martins de Almeida e Patrícia Rodrigues Rocha

3.51.     O MUNICÍPIO E SUAS DENOMINAÇÕES – UMA ANÁLISE SÊMICA
Maria Lucia Mexias Simon

3.52.     O NARRADOR BENJAMINIANO NO CONTO “COM SUA VOZ DE MULHER” DE MARINA COLASANTI
Simone Campos Paulino e Vera Lúcia Teixeira Kauss

3.53.     O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
Bianca Corrêa Lessa Manoel, Patrícia Jerônimo Sobrinho e Simony Ricci Coelho

3.54.     O PATRIARCALISMO COMO HERANÇA EUROPEIA SOB AS PERSPECTIVAS LITERÁRIA E HISTÓRICA
Neide Amorim Ernesto e Vera Lucia Teixeira Kauss

3.55.     O PERCURSO MÍTICO-HISTÓRICO DO CANGACEIRO ANTONIO SILVINO
Edmilson Nunes Brandão e Cimélio Senna Vasconcelos da Silva

3.56.     O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA E OS PERSONAGENS DA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE DO LIVRO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Gabriela do Rosario Silva, Sharlys Jardim da Silva Santos e Shirlena Campos de Souza Amaral

3.57.     O REALISMO AFETIVO EM “PASSEIO NOTURNO”, DE RUBEM FONSECA – A ORALIDADE ARTICULADA AO ENSINO DE LÍNGUA/LITERATURA
Clesiane Bindaco Benevenuti e Patrícia Peres Ferreira Nicolini

3.58.     OMISSÕES NA TRADUÇÃO CULTURAL DE TOCAIA GRANDE PARA A LÍNGUA INGLESA
Laura de Almeida e Luana Santos Melo

3.59.     ONTOLOGIA DO SER NORDESTINO NA FEIRA DE DUQUE DE CAXIAS
José Severino da Silva e Renato da Silva

3.60.     PARADOXOS GEOIDENTITÁRIOS: FAVELA DA BARREIRA, UMA FAVELA NO ASFALTO
Fábia de Castro Lemos

3.61.     PERFORMANCES DE GÊNERO NA FOTOGRAFIA DE NAN GOLDIN
Júlia Reyes e Adelaine LaGuardia

3.62.     POR POLÍTICAS, CULTURAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Ana Carolina da Rocha

3.63.     REDAÇÃO ESCOLAR: EM BUSCA DA ORIGINALIDADE
Sarita Costa Erthal

3.64.     REDES SOCIAIS E JORNAIS: UMA NOVA FORMA DE SE FAZER NOTÍCIA
Gustavo Estef Lino da Silveira

3.65.     REPRESENTAÇÕES DE UMA CIDADE: OS CORDÉIS DE FRANCISCO BARBOZA LEITE E AS CRÔNICAS DE SILBERT DOS SANTOS LEMOS
Tania Maria da Silva Amaro de Almeida e Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima

3.66.     REVENDO A COMPOSIÇÃO: POR UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USO
Rômulo Andrade de Oliveira, Tainá Vinco, Vítor de Moura Vivas, Felipe da Silva Vital, Wallace Bezerra de Carvalho e Carlos Alexandre Gonçalves

3.67.     TECNOLOGIA ASSISTIVA: EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS, ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Bruna da Silva F. Miranda e Haydéa Maria Marino de Sant’anna Reis

3.68.     TOMBOY (2011): IDENTIDADE DE GÊNERO NA INFÂNCIA
Lidiane Nunes de Castro e Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte

3.69.     UM ATLAS MNEMOSYNE: O TEXTO LITERÁRIO EM PERSPECTIVA INTERDISCURSIVA
Mariana Vidal de Vargas

3.70.     UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A LINGUÍSTICA PRAGMÁTICA E FUNCIONAL DOS CAMELÔS NOS TRENS DA SUPERVIA NO RAMAL CENTRAL-SANTA CRUZ (RIO DE JANEIRO – RJ)
Paulo Henrique Silva de Lima e José Severino da Silva

3.71.     USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZA-GEM DE GÊNEROS TEXTUAIS COM ÊNFASE NA POESIA
Valquíria Aranda Ventura da Silva, Nataniel dos Santos Gomes e Aline Saddi Chaves

3.72.     VOTEC – VOCABULÁRIO TERMINOLÓGICO DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA – PORTUGUÊS-INGLÊS
Márcio Issamu Yamamoto

3.73.     POR NOVAS EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MORFOLOGIA
Vítor de Moura Vivas (IFRJ) / Rômulo Andrade de Oliveira (UFRJ) / Felipe da Silva Vital (UFRJ) / Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ) / Carlos Alexandre Gonçalves (UFRJ)


VOLUME COMPLETO PDF
EBOOK