Revista Philologus Ano 23 n° 67 Suplemento

SUMÁRIO

EDITORIAL

1.   PROGRAMAÇÃO

2.   RESUMOS

3.   TEXTOS COMPLETOS

3.1.  A ANTROPOTOPONÍMIA NA NOMEAÇÃO DOS LOGRADOUROS DO BAIRRO JOSÉ ABRÃO EM CAMPO GRANDE (MS): ALGUNS APONTAMENTOS
Bianca da Silveira de Amorim

3.2.  A COESÃO TEXTUAL NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE CAMPO GRANDE (MS)
Wellington Vieira da Costa e Aline Saddi Chaves

3.3.  A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO, DO LETRAMENTO EXISTENTE AO DESEJADO: ANÁLISE DA ESCRITA ACADÊMICA E DA FRAGMENTAÇÃO IDENTITÁRIA DO ESTUDANTE DE LETRAS
Silvio Nunes da Silva Júnior e Maria Claudicélia Curvelo da Silva

3.4.  A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL
Kelly Rosane de Lima Silva Rodrigues e João Fábio Sanches Silva

3.5.  A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE HAITIANOS NO BRASIL
Renata Aparecida Ianesko

3.6.  A ELABORAÇÃO DE FACE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA MARCA DE CIGARROS FREE
Leonardo de Almeida e Silva e Wagner Alexandre dos Santos Costa

3.7.  A FORMAÇÃO DE PALAVRAS POR MEIO DOS PREFIXOS DES- E IN-: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE MORFOSSEMÂNTICA
Marleide Lima

3.8.  A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA E O LETRAMENTO DIGITAL: UMA OBSERVAÇÃO SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE
Silvio Nunes da Silva Júnior

3.9.  A LEITURA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA APLICADAS A ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Wagner Alexandre dos Santos Costa e Joyce Silva dos Santos

3.10.  A LINGUAGEM JURÍDICA: ERUDIÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO NO DISCURSO JURÍDICO
Alexandre Luís Gonzaga e Marcos Lucio de Sousa Góis

3.11.  A ORTOGRAFIA EM ISMAEL COUTINHO: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO
Fernanda Viana de Sena e Nataniel dos Santos Gomes

3.12.  A PARTICIPAÇÃO DOS TERENAS E GUAICURUS NA RETIRADA DA LAGUNA SOB A PERSPECTIVA LITERÁRIA DA OBRA DE TAUNAY
Cesar Christian Ferreira dos Santos e Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira

3.13.  A POLIFONIA POÉTICA DE FERNANDO PESSOA
Haleks Marques Silva, Domingas Monteiro de Sousa e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

3.14.  A POLISSEMIA DA LÍNGUA LATINA NOS TEXTOS MEDIEVAIS E RENASCENTISTAS
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro

3.15.  A (TRANS)CRIAÇÃO DOS HAICAIS DE BASHÔ PRESENTES EM VIDA, DE PAULO LEMINSKI
Jaqueline Mendes Santana e Daniel Abrão

3.16.  ANÁLISE DO IDIOMA COMO COESÃO SOCIAL E OS VALORES CULTURAIS EM UMA CONURBAÇÃO INTERNACIONAL DE PONTA PORÃ – MATO GROSSO DO SUL E PERO JUAN CABALLERO – PARAGUAY
Cesar Adilon Canhete Quisnau

3.17.  AS COMUNIDADES IMAGINADAS PELO ALUNO SURDO EM SEU CONTATO COM A LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS
José Augusto Albuquerque Rabelo e João Fábio Sanches Silva

3.18.  AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA JOVEM, DE MAURÍCIO DE SOUSA, COMO ESTÍMULO NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL/ESCRITO PARA ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letícia Mangelot Gomes da Silva Baccin e Marly Custódio da Silva

3.19.  AS IDENTIDADES DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS – PROJOVEM URBANO EM (RE)CONSTRU-ÇÃO
Maria das Dores Dias Acosta e João Fábio Sanches Silva

3.20.  AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NOS FÓRUNS VIRTUAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Rosilani Balthazar da Silva, Samara Moço de Azevedo, Thaíse dos Santos Soares Siqueira, Rozana Quintanilha Gomes Souza e Amaro Sebastião de Souza Quintino

3.21.  BREVE ANÁLISE DA FUNÇÃO SOCIAL DOS DISCURSOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Silvia Maria Pinheiro Bonini

3.22.  BREVE ESTUDO SOBRE OS PRINCIPAIS CONCEITOS DA SOCIOLINGUÍSTICA
Raquel Ramos Neres e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.23.  COMMETARIUM IN APOCALIPSIN DO BEATO DE LIÉBANA (1047): TRANSCRIÇÃO, EDIÇÃO E TRADUÇÃO DE UM MANUSCRITO MEDIEVAL
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima

3.24.  COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Gislaine de Cássia Romualdo Arruda, Humberto Vinício Altino Filho, Lídia Maria Nazaré Alves e Andréia Almeida Mendes

3.25.  CONCEPÇÕES DE ENSINO DE LÍNGUA: DESDOBRAMENTOS E PRÁTICAS
Heliud Luis Maia Moura

3.26.  CONSTRUÇÃO DE FENÔMENOS DE MASSA: DA RELAÇÃO ENTRE MÍDIA E O JOGO DE VOZES INTERDISCURSIVAS
Bruno Gomes Pereira

3.27.  CONTOS E ENCANTOS DA AMAZÔNIA (PROJETO DE PESQUISA)
Adriana Aparecida das Neves, Adriana Queiroz e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.28.  CURRÍCULO MÍNIMO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A APROPRIAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA PELOS ALUNOS
Márcia Aparecida de Souza Parreira e Ana Isabel Ferreira de Magalhães

3.29.  DESCONSTRUÇÃO, EMANCIPAÇÃO E AUTONOMIA NAS AULAS DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA PIBID
Stephany Aparecida Borges de Souza e Ruberval Franco Maciel

3.30.  DESIGNAÇÕES PARA FANTASMAS NO CONTEXTO DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI
Regiane Coelho Pereira Reis

3.31.  DONA DE CASA OU DONA DE SI? UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM PRODUTOS DE LIMPEZA E ALIMENTÍCIOS
Ricardo Santos David

3.32.  EM DEFESA DO CONSUMIDOR: A LINGUAGEM JURÍDICA EM CARTILHA DE TURISMO DO PROCON-MT
Antônio Fábio de Carvalho, Camila Lemos de Almeida e Grasiela Veloso dos Santos Heidmann

3.33.  EMPRÉSTIMOS DO PORTUGUÊS NA LINGUA TERENA
Vinícius Gonçalves dos Santos e Nataniel dos Santos Gomes

3.34.  EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA ANÁLISE DA LÍNGUA FALADA NO PROGRAMA NAVEGADOR
Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes

3.35.  ENSAIO POÉTICO PRIMEIRAS POESIAS DE AUTORIA
Waldir Cezaretti de Freitas

3.36.  ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TENSÕES PERMANENTES ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E O ENSINO NORMATIVO
Marlene Eliane dos Santos e Natalina Sierra Assêncio Costa

3.37.  ESTRANGEIRISMOS NA CANÇÃO “SAMBA DO APPROACH”, DE ZECA BALEIRO
Jayane Gomes de Oliveira, Sandra Maria Vitalino e Jairzinho Rabelo

3.38.  EXPRESSÕES DO SEGMENTO CRISTÃO NAS MÚSICAS E NO FALAR COTIDIANO
Márcio Amieiro Nunes e Nataniel dos Santos Gomes

3.39.  FILME "Ó PAÍ Ó" EM VERSO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA LETRA DA MÚSICA "JESUS É PALESTINO"
Alissan Santos da Paixão

3.40.  FORMAÇÃO IDEOLÓGICA E OS EFEITOS DE SENTIDO PRESENTES EM DIÁRIO DE UM DETENTO, DE RACIONAIS MC’S
Maiara Cano Romero Pereira, Naiara de Lima Moro e Natalina Sierra Assêncio Costa

3.41.  FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS: O CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNEROS
Bruno Gomes Pereira

3.42.  GÊNERO EDITORIAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO
Gelson Martins de Souza

3.43.  GÊNERO TEXTUAL: TUTORIAL EM VÍDEO COMO OBJETO DE ENSINO
Éllis Márcia Batista Rodrigues e Maria Aparecida Resende Ottoni

3.44.  HETEROGENEIDADE MOSTRADA EM TEXTOS ESCRITOS POR MORADORES DE ESTRELA DE ALAGOAS SOBRE A TEMÁTICA DA TOPONÍMIA PARALELA
Pedro Antonio Gomes de Melo

3.45.  IDENTIDADE FEMININA NEGRA: DA MARGEM PARA O CENTRO
Marcela Ernesto dos Santos

3.46.  IDENTIDADES E INVESTIMENTOS DIGITAIS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMS: REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA INGLESA
Thaíssa Moreira Prado e João Fábio Sanches Silva

3.47.  IRACEMA: A ÍNDIA DO PAU OCO
Juliana Ferreira Lima Paiva

3.48.  LEITURA COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: ANÁLISE O LIVRO VONTADE DE SABER PORTUGUÊS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanderlis Legramante Barbosa e Nataniel dos Santos Gomes

3.49.  LETRAMENTOS E PRÁTICA SOCIAL: UM BREVE RETORNO AOS MODELOS EDUCACIONAIS DE COPE E KALANTZIS
Luana Cristina Amorim Roja de Lima e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.50.  LEVANTAMENTO DO LÉXICO INDÍGENA NO DIA A DIA DOS SUL-MATO-
-GROSSENSES

Amanda Luiza da Silva Zuque e Nataniel Gomes dos Santos

3.51.  LÍNGUA PEREGRINA. A TRADUÇÃO DE OBRAS CLÁSSICAS E O HUMANISMO EM PORTUGAL
Ricardo Hiroyuki Shibata

3.52.  LITERATURA E ARTE: TRILHANDO DIÁLOGOS ENTRE O POETA MANUEL BANDEIRA E A ARTISTA CONTEMPORÂNEA ROSANA RICALDE
Magda Simone de Toni e Daniel Abrão

3.53.  MANIFESTAÇÕES LITERÁRIAS EM MATO GROSSO DO SUL: REFLE-XÕES
José Rone Rabelo da Silva e Eliane Maria de Oliveira

3.54.  METÁFORA E ENSINO
Noelma Oliveira Barbosa

3.55.  MÉTODOS E METODOLOGIAS: A PÓS-MODERNIDADE NA (RE)SIGNIFI-CAÇÃO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA
Gustavo Henrique da Cunha Moura e Ruberval Franco Maciel

3.56.  MIGUEL HERNÁNDEZ E A GUERRA CIVIL ESPANHOLA: VANGUARDISMO, SUBVERSÃO LITERÁRIA E MEMÓRIA
Anuncio Martí Méndez e Márcio A. S. Maciel

3.57.  MÚSICA E SEMIÓTICA GREIMASIANA: UMA ANÁLISE DA LETRA "BRINQUEDO TORTO" DA BANDA PITTY
Talita Galvão dos Santos e Taís Turaça Arantes

3.58.  NEOLOGISMOS POLÍTICOS: A CRIAÇÃO LEXICAL EM TEXTOS DE REINALDO AZEVEDO PARA O BLOG DA VEJA
Patricia Damasceno Fernandes, Natalina Sierra Assêncio Costa e Nataniel dos Santos Gomes

3.59.  NOÇÕES PRELIMINARES DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Bruno Gomes Pereira

3.60.  O ALCANCE DA OBRA DE CRUZ E SOUSA DIRETAMENTE NAS COMPOSIÇÕES DE AUGUSTO DOS ANJOS
Juan Marcello Capobianco

3.61.  O CONTO NA SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO
Natalina Sierra Assêncio Costa, Nataniel dos Santos Gomes e Joseane Aparecida de Souza Francisco

3.62.  O LÉXICO DAS REGIÕES NORTE E SUL: DISCUTINDO DADOS DO PROJETO ALIB
Mércia Cristina dos Santos e Aparecida Negri Isquerdo

3.63.  O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DA LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Francimar Batista Silva e Patrícia Lima Domingos

3.64.  O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DO ATO DE CONFISSÃO NAS FRONTEIRAS DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS INSTITUCIONALIZADAS
Maria Tereza Martins Rezende e Maria Leda Pinto

3.65.  O SIGNO ESTÉTICO VERBO-VISUAL E A QUESTÃO DOS INTERPRETANTES
André Luiz Ming Garcia

3.66.  O SILENCIO, A ESCOLA E O SISTEMA EDUCACIONAL
Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges

3.67.  O TABUÍSMO EM DESIGNAÇÕES QUE NOMEIAM "A PESSOA QUE TEM DIFICULDADE DE APRENDER AS COISAS"
Vanessa Cristina Martins Benke

3.68.  O TRATAMENTO DADO AO FENÔMENO LINGUÍSTICO POPULARMENTE CONHECIDO POR “FALSOS AMIGOS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA PRODUZIDOS NO BRASIL
Janaína Pereira Camoleze

3.69.  O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIFERENTES DISCIPLINAS NA ESCOLA
Gracyella Gonzaga Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

3.70.  O WHATSAPP E SEUS RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM CAMPO GRANDE (MS)
Nataniel dos Santos Gomes e Geiser Wellington Barreto Jonusan

3.71.  OCORRÊNCIAS DE ORAÇÕES GERUNDIVAS EM CONTEXTO ADMINISTRATIVO DA CAPITANIA DE MATO GROSSO DO SECÚLO XVIII
Antônio Fábio Carvalho, Camila Lemos de Almeida e Elias Alves de Andrade

3.72.  OS MEMES CRIADOS PELOS GAMERS: UMA NOVA CULTURA
Thales Fernando Vieira e Nataniel dos Santos Gomes

3.73.  PERCURSO HISTÓRICO DA LÍNGUA DE SINAIS
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Jéssica Rabelo Nascimento e Yrvaine Jackson Nascimento Silva

3.74.  POSIÇÕES DE SUJEITO DA PREFEITURA DE SALVADOR NO FACE-BOOK
Fernando Novaes Franco

3.75.  PRECONCEITO LINGUÍSTICO: O USO DA GÍRIA E A EXCLUSÃO SOCIAL PELA LINGUAGEM
Darlene Alves de Oliveira
e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.76.  REDAÇÕES SARESP: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Alesandra do Vale Castro

3.77.  REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REFERENCIAM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA VISÃO VARIACIONISTA
Catarina Santos Capitulino e Elza Sabino da Silva Bueno

3.78.  REFLEXÃO DIACRÔNICA ACERCA DO CLÍTICO /SE/ E SUA MANIFESTAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucas de Souza Machado e Elza Sabino da Silva Bueno

3.79.  REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA NA MÚSICA “LADY MARMALADE”, DE PATTI LABELLE
Bruno Gomes Pereira

3.80.  REPRESENTAÇÃO DO CORPO NA MÚSICA “PHYSICAL”, DE OLÍVIA NEWTON-JONH
Bruno Gomes Pereira

3.81.  REVISÃO DE TEXTOS: CONTEÚDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fernanda Viana de Sena e Nataniel dos Santos Gomes

3.82.  RIKBAKTSA E PORTUGUÊS: ATITUDES LINGUÍSTICAS
Mileide Terres de Oliveira

3.83.  TOPÔNIMOS DE BASE INDÍGENA DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DO TABOADO (MS) UM ESTUDO SOBRE AS TAXIONOMIAS
Camila André do Nascimento da Silva e Aparecida Negri Isquerdo

3.84.  UM BREVE ESTUDO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Jacson Silva e Anna Karyna Torres Côrtes

3.85.  UM BREVE ESTUDO SOBRE O CRIOULO CABO VERDE DA ILHA DE SANTIAGO
Mileide Terres de Oliveira

3.86.  UM DISCURSO VICENTINO ÀS EXÉQUIAS DE D. MANUEL
Ricardo Hiroyuki Shibata

3.87.  UM ESTUDO DE CASO DA SINTAXE DE CONCORDÂNCIA VERBAL EM TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ricardo Santos David

3.88.  UM ESTUDO DO PORTUGUÊS DO BRASIL: CONSTRUÇÕES DE TÓPICO OU FIGURAS DE SINTAXE?
Jacson Baldoino Silva e Lucia Maria de Jesus Parcero

3.89.  UM ESTUDO NO CAMPO LÉXICO DA FAUNA NAS REGIÕES NORTE E SUL DO BRASIL: O CASO DO PERNILONGO
Talita Ferreira Matos Barbosa e Aparecida Negri Isquerdo

3.90.  VARIAÇÃO LEXICAL NA MESORREGIÃO SUDESTE DO PARÁ: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DO ATLAS LÉXICO SONORO DO PARÁ – ALESPA
Abdelhak Razky, Edson de Freitas Gomes e Regis José da Cunha Guedes

3.91.  VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ABORDAGENS E CONCEPÇÕES A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADOS EM CAMPOS DOS FOYTACAZES (RJ)
Luciana da Silva Almeida, Tatiane Almeida de Souza e Eliana Crispim França Luquetti

3.92.  VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Juvanete Ferreira Alves Brito, Gilvanei de Oliveira Souza, Heloísa Santos da Silva e Jéssica Moreira dos Santos

3.93.  “VIOLÕES QUE CHORAM...”, DE CRUZ E SOUSA: UMA LEITURA POÉTICA ATUAL
Juan Marcello Capobianco

3.94.  XUXA E O PODER DE CONSUMO NA MÍDIA: DAS RELAÇÕES DISCURSIVAS RECONSTRUTIVAS DA IMAGEM DOS FENÔMENOS DE MASSA
Bruno Gomes Pereira


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