Revista Philologus, Ano 20, n. 60 Suplemento, 2014

SUMÁRIO

  1. EDITORIAL

  2. A ABORDAGEM DOS GÊNEROS MULTIMODAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
    Francisco Romário Paz Carvalho

  3. A AUSÊNCIA DO FATOR LINGUÍSTICO CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE INDIVÍDUOS COM BAIXA OU NULA ESCOLARIDADE
    Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo e Natalina Sierra Assencio Costa

  4. A CASA DOS BUDAS DITOSOS, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO: UM ESTUDO LÉXICO-SEMÂNTICO DO VOCABULÁRIO DA SEXUALIDADE
    Elias de Souza Santos

  5. A COMPETÊNCIA ORAL EM SALA DE AULA
    Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos e Viviane de Araújo Nascimento

  6. A CONFIGURAÇÃO DO PERSONAGEM MÍTICO FADO NOS CLÁSSICOS A ILÍADA E A ODISSEIA, DE HOMERO, E ÉDIPO REI, DE SÓFOCLES: INTERTEXTOS E REFLEXÕES
    Danielle dos Santos Pereira Lima, Geanis Silva Gomes, Áurea Ramos Genelhú e Huarley Mateus do Vale Monteiro

  7. A CONSTRUÇÃO E O PAPEL DAS EMOÇÕES NO DISCURSO POLÍTICO DO EX-PRESIDENTE LULA
    Ana Carolina Mrad de Moura Valente

  8. A ESCRAVA ISAURA, DE BERNARDO GUIMARÃES – ADAPTAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    Mauren Vanessa Lourenço Souto e Nataniel dos Santos Gomes

  9. A ESCRITA NA INTERNET: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS
    Sânia Lucio dos Reis Rodrigues, Marcelo da Silva Sá, Maria Francisca Moreira Sobreira e Camila Pereira de Oliveira

  10. A EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
    Patricia Damasceno Fernandes e Natalina Sierra Assêncio Costa

  11. A FÁBULA COMO OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA
    Ana Paula Ramalho dos Santos e Rosana Fernandes Leite

  12. A FILOSOFIA DA COMPOSIÇÃO: UMA MOLDURA DO CONTO MODERNO
    Maria da Luz Alves Pereira

  13. A IDENTIDADE FEMININA EM MAFALDA, DE QUINO
    Talita Galvão dos Santos e Nataniel dos Santos Gomes

  14. A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:  O CASO DO JAPONÊS
    Raphael dos Santos Miguelez Perez

  15. A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO CORPO E DA GESTUALIDADE NA INTERAÇÃO VERBAL
    Lunara Amaral do Vale e Luciene Pinheiro de Souza

  16. A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
    Milena Ferreira Hygino Nunes, Ruana da Silva Maciel e Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes

  17. A INCORPORAÇÃO DE TERMOS DA INFORMÁTICA NA LÍNGUA PORTUGUESA
    Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo e Nataniel dos Santos Gomes

  18. A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO
    Claudia Bernardo, Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues e Eliane Maria de Oliveira Giacon

  19. A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
    Amanda Tristão Meneguelli e Luciene Pinheiro de Souza

  20. A INTERAÇÃO ORAL PROFESSOR/ALUNOS PELA ÓTICA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM A LEITURA
    Maria Aila de Sousa Oliveira e Aline Saddi Chaves

  21. A INTERTEXTUALIDADE COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NA CRÔNICA DE AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA
    Ana Isabel Ferreira de Magalhães e Eliana Crispim França Luquetti

  22. A INVESTIGAÇÃO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO EDUCACIONAL
    Clarissa Menezes de Souza Poubel e Leandro Garcia Pinho

  23. A LINGUAGEM INTERSEMIÓTICA DO CIBERESPAÇO A SERVIÇO DA LITERATURA
    Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos, Pedro Lyra e Analice de Oliveira Martins

  24. A LINGUAGEM JURÍDICA E O ACESSO À JUSTIÇA
    Bruna Moraes Marques, Eliana Crispim França Luquetti, Millene Millen, Paula Alice Dodó Müller e Pedro Wladimir do Vale Lira

  25. A METAFÍSICA DA MÚSICA ENTRE A FILOSOFIA DO SÉC. XIX E A CONTÍSTICA DE E. T. A. HOFFMANN - UM ESTUDO DO EFEITO ESTÉTICO MUSICAL EM O INIMIGO DA MÚSICA
    Simone Maria Ruthner e Carlinda Fragale Pate Nuñez

  26. A MONOTONGAÇÃO DO PORTUGUÊS DO BRASIL: UM PANORAMA SOCIOLINGUÍSTICO
    Taís Turaça Arantes, Nataniel dos Santos Gomes e Natalina Sierra Assêncio Costa

  27. A ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS LINGUAGENS 1
    Edineia Barros Santos e Elane Marques de Jesus

  28. A POLARIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DOS OPERADORES MODAIS PELA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL
    Leonardo Miguel

  29. A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
    Silvane Aparecida Freitas e Dirlene Santos Araujo

  30. A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA COESÃO: ELEMENTO DE CONEXÃO INTERNA DO TEXTO
    Wagner Siqueira Gonçalves e Natalina Sierra Assêncio Costa

  31. A RECEPÇÃO DO MITO DE ÉDIPO POR PIERRE CORNEILLE
    Maria Izabel Cavalcante da Silva Albarracin

  32. A RELAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO E AMPLIAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE LETRAMENTO E O APRENDIZADO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
    Helena Grinberg da Silva Barcelos

  33. A REPRESENTAÇÃO DO DIALETO BAIANO NA SÉRIE GABRIELA
    Luciana Gomes da Silva, Nataniel dos Santos Gomes

  34. A SEMÂNTICA E SEUS LIMITES DE ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO
    Rainya Carvalho de Oliveira e Luzineth Rodrigues Martins

  35. A SUPERFICIALIDADE DO ENSINO LITERÁRIO: REFLEXÕES
    Karen Fernanda Pinto de Lima

  36. A TRADUÇÃO DO PORTUGUÊS PARA O INGLÊS DE ALGUMAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS
    Senivaldo Pereira Braz e Juliana Oliveira de Santana Novais

  37. A VALORIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA: UMA ATIVIDADE POSSÍVEL
    Alessandra Mustafa da Silva, Hadhianne Peres de Lima, Mariete de Souza Amorim e Gisela Maria de Lima Braga Penha

  38. A VARIAÇÃO DO VERBO ESTAR NO PORTUGUÊS CARIOCA
    Carla Barcelos Nogueira Soares

  39. ABORDAGEM DE TÓPICOS CULTURAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE PLE
    Cirlene de Sousa Sanson

  40. AÇÕES ESSENCIAIS PARA DESENVOLVIMENTO MOTIVACIONAL NO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE TRABALHA EM CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSO
    Jorge da Silva Junior

  41. AFORIZAÇÃO PROVERBIAL SOBRE O NEGRO EM DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS: CRISTALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS
    Denise da Silva Nunes e Paulo Rogério de Oliveira

  42. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO METAFÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO
    Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues, Claudia Bernardo e Eliane de Oliveira Giacon

  43. ÁLVARO BOMÍLCAR NO ALMANACK CORUMBAENSE: PRENÚNCIO EM DEFESA DE UM PORTUGUÊS BRASILEIRO - USO DE CLÍTICOS
    Eliane Santos Paulino e Nataniel dos Santos Gomes

  44. ÁLVARO BOMÍLCAR NO ALMANACK CORUMBAENSE: O GRAFEMA Y: A ESPONTANEIDADE DA LÍNGUA
    Eliane Santos Paulino e Nataniel dos Santos Gomes

  45. AMBIGUIDADE NA SALA DE AULA: “PRA QUE TE QUERO?”
    Francisca Aurea Rodrigues Almeida, Myrth Charssiany Oliveira de Araújo e Valdercley Santos da Silva

  46. ANÁLISE DO “CÓDIGO Q” UTILIZADO PELA GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS - MS: UMA VISÃO VARIACIONISTA DA LINGUAGEM
    Edvaldo Teixeira Moraes e Elza Sabino da Silva Bueno

  47. ANÁLISE DOS ASPECTOS GLOBAIS NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE UM GRADUANDO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
    Edine Barbosa Furtado, Lídia da Silva Amorim e Maria da Conceição S. Sousa

  48. ANÁLISE FONOLÓGICA DO INFINITIVO NA FALA DOS CAMPO-GRANDENSES - MS
    Michelli Fernanda de Souza, Nataniel dos Santos Gomes e Marlon Leal Rodrigues

  49. ANÁLISE LINGUÍSTICA NO NOVO ENEM: UMA REFLEXÃO
    Renata da Silva de Barcellos

  50. ANOMIA NO ENSINO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DA REGULAÇÃO E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS FALAS DOS PROFESSORES
    Evandro Francisco Marques Vargas e Leandro Garcia Pinho

  51. APLICABILIDADE DAS CONJUNÇÕES NA CRÔNICA “COMO COMECEI A ESCREVER”
    Raphael Alves de Oliveira e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

  52. ARTIGO DE OPINIÃO: MÚLTIPLAS APLICABILIDADES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
    Ana Paula Ramalho dos Santos, Anny Michelly Brito e Berenice Alves da Silva Altafini

  53. AS AVENTURAS DE UM CAIPIRA NA CIDADE GRANDE: OBSERVAÇÕES SOBRE CHICO BENTO, DE MAURÍCIO DE SOUSA
    Marly Custódio da Silva, Suzi Tomassini de Souza e Nataniel dos Santos Gomes

  54. AS CONTRIBUIÇÕES DO JORNAL ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZA-GEM DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    Flávia Martins Malaquias, Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa, Neusa Babichi Ferreira e Valdinéia Marcondes

  55. AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE INDÍGENAS TERENAS EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
    Celso Abrão dos Reis, Marlon Leal Rodrigues e Nataniel dos Santos Gomes

  56. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DE LEITORES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos, Pedro Lyra e Analice de Oliveira Martins

  57. ASPECTOS DE ORALIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS
    Elane Marques de Jesus e Claudiane Silva Piropo

  58. ASPECTOS FONOLÓGICOS EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XVIII
    Kênia Maria C. da Silva e Elias Alves de Andrade

  59. ASPECTOS POLÍTICOS E EDUCACIONAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Andressa Teixeira Pedrosa, Monique Teixeira Crisóstomo e Eliana Crispim França Luquetti

  60. ATIVIDADES DE RETEXTUALIZAÇÃO COMO PRÁTICA ESCOLAR: POR UM ENSINO DE GRAMÁTICA SEM PEDRAS NO CAMINHO
    Mario Ribeiro Morais e Michelle Morais Domingos

  61. BENVENISTE AINDA UM COMEÇO
    Rogério Ferraz de Andrade e Noeli Reck Maggi

  62. BREVE GLOSSÁRIO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS FALADAS NA FRONTEIRA COBIJA - BRASILEIA
    Christiane da Cunha Santiago e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

  63. BREVE REFLEXÃO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS DE NIOAQUE NO MATO GROSSO DO SUL
    Thalita Souza de Lima e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  64. CANÇÕES DA DITADURA
    Afrânio da Silva Garcia

  65. CÂNTICO DOS CÂNTICOS: DA COMPLEXIDADE DO DISCURSO RELIGIOSO À CANONICIDADE
    Carla Regina Chierici Pereira Pedrosa e Sergio Arruda de Moura

  66. CAPITÃES DA AREIA: UMA IDENTIDADE SOCIAL EM FORMAÇÃO
    Erivania Oliveira de Paula e Eliane Maria de Oliveira Giacon

  67. CASTELO: HERÓI BURGUÊS BRASILEIRO EM O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS
    Décio Bento José da Silva e Zélia R. Nolasco dos S. Freire

  68. CELP-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA LÍNGUA EM AQUISIÇÃO AO FALANTE NATIVO
    Fátima Eveline Vareiro Teixeira, Luciane Zaida F. da S. Viana, Milsa Duarte Ramos Vaz, Lucilo Antonio Rodrigues, Eliane Maria de Oliveira Giacon e Maria Leda Pinto

  69. CHAPEUZINHO AMARELO EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA DE RETEXTUALIZAÇÃO
    Carlos Eduardo Pereira, Mislene Ferreira Cabriotti e Nataniel dos Santos Gomes

  70. COERÊNCIA E COESÃO SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
    Mario Sergio Mangabeira Junior, Janne Faria Torre Braga e Viviave Mendes da Cunha

  71. CONCEITOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA SEGUNDA, LÍNGUA ADICIONAL, LÍNGUA DE HERANÇA, LÍNGUA FRANCA E LÍNGUA TRANSNACIONAL
    Mauren Vanessa Lourenço Souto, Alline Olivia Flores Gonzales Aléme, Ana Marlene de Souza Brito e Cláudia Bernardo

  72. CONCORDÂNCIA NOMINAL: UMA ABORDAGEM EM TORNO DO SENTIDO
    José Randson Silva Santos, Marta Maria Wanderley da Silva e Alexandre Melo Sousa

  73. CONSIDERAÇÕES SOBRE O GÊNERO TEXTUAL “CONTO ETIOLÓGICO”: DEMONSTRANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    Marlene Balbueno de Oliveira Ortega e Silvane Aparecida de Freitas

  74. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DE VALORES
    Vivian Suellen R. de G. Oliveira e Jorge Júnior

  75. CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Mario Ribeiro Morais e Karylleila dos Santos Andrade

  76. DARCY AZAMBUJA: UMA ANÁLISE SOBRE ASPECTOS REGIONALISTAS NOS CONTOS “FOGO GAÚCHO”, “CONTRABANDO” E “VELHOS TEMPOS”, NA OBRA NO GALPÃO
    Letícia Lazzari

  77. DESAFIOS DO LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO
    Elaine Vasquez Ferreira de Araujo

  78. DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE UNIVOCIDADE NA FLEXÃO VERBAL DO PORTUGUÊS
    Vítor de Moura Vivas

  79. DIMINUTIVO: O GRAU QUE AFAGA OU AFASTA
    Hélia Coelho Mello Cunha

  80. DISPUTAS LINGUÍSTICAS E IDEOLÓGICAS NO FACEBOOK ACERCA DA VARIAÇÃO DO USO LINGUÍSTICO À LUZ DE BOURDIEU E BAKHTIN
    Marcello Riella Benites, Sérgio Arruda de Moura e Eliana Crispim França Luquetti

  81. DOS GÊNEROS AO GÊNERO ELETRÔNICO: UM PERCURSO DE TRANSFORMAÇÕES
    Indianara Abreu Holsbach Nogueira, Mislene Ferreira Cabrioti e Nataniel dos Santos Gomes

  82. É EQUÍVOCO CLASSIFICAR A ORAÇÃO SUBJETIVA COMO SUBORDINADA
    Francisco Dequi

  83. É POSSÍVEL UMA DEMOCRACIA DO SABER?
    Talita Miranda Ribeiro e Giovane do Nascimento

  84. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LETRAMENTO E TECNOLOGIAS - NOVAS POSSIBILIDADES
    Maria Veroza Batista Vieira, Raimunda Rosineide de Moura e Silva e Tatiane Castro dos Santos

  85. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E O FUNCIONALISMO EM SALA DE AULA
    Karina Pereira Detogne, Giselda Maria Dutra Bandoli e Eliana Crispim França Luquetti

  86. ENQUADRES E PERFORMANCES DE PAPÉIS PROFISSIONAIS NUMA OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Amanda Dinucci Almeida Bühler Velasco

  87. ENSINO DA GRAMÁTICA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL
    Claudia Bernardo, Mislene Ferreira Cabriotti e Nataniel dos Santos Gomes

  88. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
    Giselda Maria Dutra Bandoli, Karina Pereira Detogne e Eliana Crispim França Luquetti

  89. ESCRITA E CIDADANIA: O JORNAL ESCOLAR COMO ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
    Juliene Kely Zanardi e Tania Maria Nunes de Lima Camara

  90. ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
    Leila Alves Vargas, Kamila Teixeira Crisóstomo e Maria Eugênia Totti

  91. ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL
    Renilza da Silva Gonçalves, Raimunda Rosineide de Moura e Silva, Maria Veroza Batista Vieira e Márcia V. R. de Macedo

  92. ESTRUTURAS DE SOLICITAÇÃO NO PORTUGUÊS DO BRASIL
    Adriana Leite do Prado Rebello

  93. ESTUDOS TOPONÍMICOS DOS BAIRROS DA REGIÃO SUL DA CIDADE DE BOA VISTA - RORAIMA
    Antonia Sandra Lopes da Silva, Francisca Olavia Gomes de Morais, Veralucia Thomaz Cardozo Silva, Sivanilde Rodrigues da Silva e Alessandra de Souza Santos

  94. EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: UMA HERANÇA DE PORTUGAL PARA O BRASIL
    Patricia Damasceno Fernandes, Nataniel dos Santos Gomes e Natalina Sierra Assêncio Costa

  95. GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO E COLABORAÇÃO POR MEIO DA WEB 2.0 - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    Mislene Ferreira Cabriotti, Indianara Holsbach e Nataniel dos Santos Gomes

  96. GÊNEROS DIGITAIS: POSSÍVEL FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA
    Auxiliadora Carvalho da Rocha, Isabel Goulart Simonete, Maria Expedita Fontenele Alves e Tatiane Castro dos Santos

  97. HISTÓRIA EM QUADRINHOS - UMA NARRATIVA PARA DESPERTAR NO ALUNO O GOSTO PELA LEITURA E PELO PATRIMÔNIO E CULTURA ESCOLAR
    Gabriel Angelo G. Trindade, Luana dos Santos Fidélis Azevedo, Silvia Alicia Martinez e Shirlena Campos de Souza Amaral

  98. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS LIVROS DIDÁTICOS
    Catarina Santos Capitulino e Nataniel dos Santos Gomes

  99. INCLUSÃO: UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES
    Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo

  100. INOVAÇÕES LINGUÍSTICAS NO NÍVEL FONÉTICO/FONOLÓGICO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM MISSIVAS FAMILIARES DA CHAPADA DIAMANTINA
    Damares Oliveira de Souza e Pascásia C. da Costa Reis

  101. INTERAÇÃO COMUNICATIVA ENTRE PACIENTES NÃO FALANTES DA LÍNGUA PORTUGUESA E CORPO TÉCNICO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE RORAIMA
    Maria do Socorro Melo Araújo, Sergiane da Costa Vieira Aguiar e Thaygra Manoelly Silva de Pinho

  102. INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO “ÁCIDOS E BASES” - NO ENSINO MÉDIO
    Kamila Teixeira Crisóstomo e Monique Teixeira Crisóstomo

  103. INTERDISCIPLINARIDADE E LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
    Dhienes Charla Ferreira, Rayane Kelli dos Reis Ferreira, Vanessa Tharla dos Reis F. Belmont e Eliana Crispim França Luquetti

  104. JOÃO GILBERTO NOLL: UMA NARRATIVA DA CONTEMPORANEIDADE
    Luciene Veiga da Costa e Eliane Maria de Oliveira Giacon

  105. JOSÉ DE ALENCAR E A DEFESA DA NORMA LINGUÍSTICA BRASILEIRA
    Matheus Gazzola Tussi

  106. LABORATÓRIO DE ACERVOS PESSOAIS: UM ESTUDO DA BIBLIOTECA DE JINDRICH TRACHTA
    Eliane Maria de Oliveira Giacon e Daniel Abrão

  107. LEITURA DE IMAGEM, TEMPOS VERBAIS E CONHECIMENTO DE MUNDO: TUDO JUNTO E CONJUGADO?
    Elizângela Fernandes dos Santos

  108. LEITURA DE RÓTULOS DE EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO
    Auxiliadora Carvalho da Rocha e Isabel Goulart Simonete

  109. LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
    Gleiciane Nunes de Souza, Isabel Goulart Simonetti e Auxiliadora Carvalho

  110. LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: A POESIA COMO PROPOSTA DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    Djalma Barboza Enes Filho, Marta Ricardo dos Santos e Gisela Maria de Lima Braga Penha

  111. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS ASPECTOS LINGUÍSTICOS
    Karine Albuquerque e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  112. LÍNGUA, LINGUAGEM, TEXTO E DISCURSO: UMA MUDANÇA DE OLHAR NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    Thiago Simioli Holsback e Silvane Aparecida de Freitas

  113. LINGUAGEM E CULTURA
    Maria Lucia Mexias-Simon

  114. LINGUAGEM, DIREITO E PODER
    Bruna Moraes Marques, Eliana Crispim França Luquetti, Millene Millen, Paula Alice Dodó Müller e Pedro Wladimir do Vale Lira

  115. LITERATURA E SOCIEDADE: A MÚSICA DE DÉLIO E DELINHA
    Laura Lopes Ribeiro

  116. LIVRO DIDÁTICO 6º ANO - UMA ANÁLISE SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS
    Fátima Eveline Vareiro Teixeira e Silvane Aparecida de Freitas

  117. MANUEL DE SOUSA MOREIRA - UM CISNE NO PARNASO PORTUGUÊS
    Cidália Dinis

  118. MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO: LINGUAGEM, PRODUÇÃO E REPLICAÇÃO NA CIBERCULTURA
    Carlos Fabiano de Souza

  119. METAPLASMOS POR SUPRESSÃO: UMA ANÁLISE EM ANÚNCIOS COMERCIAIS
    Patricia Damasceno Fernandes e Natalina Sierra Assêncio Costa

  120. MÉTODO CONTRASTIVO E CONSCIENTIZAÇÃO ARTICULATÓRIA PARA A ASSIMILAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO POR HISPANOFALANTES
    Fabricio Marvilla Fraga de Mesquita

  121. MODULAÇÕES DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LITERATURA
    João Carlos de Souza Ribeiro

  122. MUDANÇAS DE ENQUADRE E OCORRÊNCIA DE FOOTING NA FALA DE MESTRE AMARO
    Mayra Moreira

  123. MUDANÇAS SINTÁTICO-SEMÂNTICAS DE VERBOS NO PB
    Marcelo Giovannetti Ferreira Luz

  124. NORDESTE PRA FRENTE: RETRATOS DO POVO NA VOZ DE LUIZ GONZAGA
    Glaucimere Patero Coelho e Raquel Camargo Trentin

  125. “NÓS TEMOS QUE COBRAR E EU COBRO”: MOVIMENTOS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM UMA COMUNIDADE ONLINE DE PROFESSORES
    Bruno de Matos Reis

  126. O BEIJO DA PALAVRINHA AFRICANA: UM ESTUDO SOBRE OBRAS DE MIA COUTO E DANUTA WOJCIECHOWSKA
    Eloísa Porto Corrêa

  127. O CASO DA MONOTONGAÇÃO NA ORALIDADE EM CAMPO GRANDE - MS
    Taís Turaça Arantes, Natalina Sierra Assêncio Costa e Nataniel dos Santos Gomes

  128. O CÍRCULO BAKHTINIANO E O JORNAL NA SALA DE AULA
    Edilaine Vieira Lopes e Vera Lúcia Pires

  129. O CONCEITO DE FICÇÃO NA FILOSOFIA DE HANS VAIHINGER
    Egle Pereira da Silva

  130. O CURRÍCULO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
    Leila Alves Vargas, Arilene Moreira Alves e Maria Eugênia Totti

  131. O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE LEITORES: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A LEITURA EM SUAS INÚMERAS PERFORMANCES
    Laura Maria Paim e Susylene Dias de Araújo

  132. O DEUS MATERIAL DE ARTHUR KOESTLER: O TAMANHO DAS UVAS DE CANAÃ
    Jânder Baltazar Rodrigues e Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire

  133. O DIÁRIO É UMA ESCRITA ÍNTIMA PARA SER MANTIDA EM SEGREDO?
    Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Iêda Tinoco Boechat, Raquel Veggi Moreira, Tatiane da Silva Lacerda Tinoco e Eliana Crispim França Luquetti

  134. O DICIONÁRIO E A RELEVÂNCIA DO GLOSSÁRIO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
    Maria Angélica B. Moreira e Marlon Leal Rodrigues

  135. O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA EM UMA COMUNIDADE MACUXI
    Rainya Carvalho de Oliveira, Josiane da Silva Sabino e Maria do Socorro Melo Araújo

  136. O ENSINO DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DE UM LIVRO DIDÁTICO
    Carlos Eduardo Pereira, Osney Fernandes dos Santos e Natalina Sierra Assêncio Costa

  137. O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Iago Pereira dos Santos, Fabíola Azeredo Barreto Mota e Eliana Crispim França Luquetti

  138. O ENSINO E PRÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS TEXTUAIS
    Cíntia Moreira de Castro e Bianka Pires André

  139. O ENTRELUGAR DO PROFESSOR PESQUISADOR E O ENCONTRO DA LITERATURA E DA LEITURA COMO TECNOLOGIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
    Jacqueline Martins da Silva

  140. O ESTUDO DO LÉXICO NAS PROPAGANDAS DO ALMANACK CORUMBAENSE SOB A PERSPECTIVA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
    Luciene Cristina Paredes Müller e Miguél Eugenio Almeida

  141. O ETHOS DO ALUNO NO JOGO DE XADREZ ESCOLAR
    Cristiano da Silveira Colombo, Sergio de Arruda Moura, Nilson Sergio Peres Stahl e Eliana Crispim França Luquetti

  142. O ETHOS E A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA NA HISTÓRIA ÚNICA DE CHIMAMANDA ADICHIE
    Alessandra Maria Custódio da Silva, Sérgio Arruda de Moura, Gerson Tavares do Carmo e Elane Kreile Manhães

  143. O FALAR SERTANEJO PRESENTE NA MÚSICA NORDESTINA
    Marcelo da Silva Sá e Maria Francisca Moreira Sobreira

  144. O FENÔMENO BULLYING EM TEMPOS DE JUDICIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS ESCOLARES NA VISÃO DE EDUCADORES EM RORAIMA
    Lourival Novais Néto e Juliane Dominoni Gomes de Oliveira

  145. O FENÔMENO LINGUÍSTICO-SEMIÓTICO DA LINGUAGEM JURÍDICA
    Bruna Moraes Marques, Eliana Crismpim França Luquetti, Millene Millen, Paula Alice Dodó Müller e Pedro Wladimir do Vale Lira

  146. O GÊNERO TEXTUAL EM PAUTA: ENTRE PERSPECTIVAS, REFLEXÕES E DESLOCAMENTOS
    Sueder S. de Souza, Ederson Luís Silveira e Lucas Rodrigues Lopes

  147. O HIPERTEXTO E O GÊNERO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    Ângela Maria dos Santos, Osney Fernandes dos Santos, Nataniel dos Santos Gomes e Maria Leda Pinto

  148. O INSTITUTO DA REMIÇÃO DA PENA E SUAS INTERPRETAÇÕES
    Pâmela Pereira Pedrosa e Anastácia Crespo

  149. O INTERNETÊS NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
    Aparecido Devanir Fernandes, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Elza Sabino da Silva Bueno

  150. O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA: APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
    Karolyna Maciel dos Santos Cordeiro e Leandro Garcia Pinho

  151. O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ENSINO-APREN-DIZAGEM: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
    Monique Teixeira Crisóstomo, Andressa Teixeira Pedrosa e Eliana Crispim França Luquetti

  152. O MARCADOR DISCURSIVO AH NA FALA DE DISCENTES DA EJA/PROEJA, NA REGIÃO NORTE-NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
    Cristiana Barcelos da Silva, Gerson Tavares do Carmo, Karine Lôbo Castelano, Alessandra Maria Custódio da Silva, Eliana Crispim França Luquetti e Sérgio Arruda de Moura

  153. O MODO SUBJUNTIVO EM PORTUGUÊS E EM INGLÊS: CONSIDERAÇÕES SOBRE MODO E MODALIDADE
    Mario Marcio Godoy Ribas

  154. O PAPEL DA ORALIDADE NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Francisco Romário Paz Carvalho e Ailma do Nascimento Silva

  155. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS COM AFIXO AUMENTATIVO -ÃO: UMA ANÁLISE COGNITIVISTA
    Regina Simões Alves e Carlos Alexandre Gonçalves

  156. O SINCRETISMO ORTOGRÁFICO PRESENTE EM MANUSCRITOS DA COMUNIDADE DE ZABELÊ NA CHAPADA DIAMANTINA, SITUADOS ENTRE OS ANOS DE 1902 E 1947
    Edson Mário Conceição Ribeiro e Pascásia Coelho da Costa Reis

  157. O USO DA INTERTEXTUALIDADE NA COMPOSIÇÃO DE POSTS MOTIVACIONAIS NA FAN PAGE “GERAÇÃO DE VALOR”
    Rachel Ferreira Klem de Mattos Morgades e Carlos Henrique Medeiros de Souza

  158. O USO DAS PALAVRAS “MALA” E “BOLSA” NO SENTIDO PROTOTÍPICO E COGNITIVO DA SEMÂNTICA
    Labele da Silva Sobrinho, Macilene Arlete e Welen Barroso da Silva

  159. O USO DO CELULAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    Luciane Zaida F. da S. Viana, Milsa Duarte Ramos Vaz, Eliane Maria de Oliveira Giacon, Maria Leda Pinto e Silvane Aparecida de Freitas

  160. ORALIDADE: OBJETO DE ESTUDOS NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
    Alessandra Mustafa da Silva e Tatiane Castro dos Santos

  161. ORALIDADE: POSSIBILITANDO CAPACIDADES ENUNCIATIVAS NA ESCOLA
    Helany Morbin e Simone de Jesus Padilha

  162. OS ESTRANGERISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA
    Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes

  163. OS INSÓLITOS HARMÔNICOS EM LÁ, NAS CAMPINAS, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
    Murilo Duarte Casacio

  164. OS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL NAS TIRINHAS DE MAFALDA
    Adília Alves Pereira, Adriana de Medeiros Marcolano Thebas, Luciene Pinheiro de Souza e Maria Francisca Moreira Sobreira

  165. OS MULTILETRAMENTOS E A CONSTRUÇÃO MULTIMODAL DE SENTIDO
    Themis Rondão Barbosa

  166. OS PENSAMENTOS LINGUÍSTICOS E A GRAMÁTICA NORMATIVA: QUAL É A RELAÇÃO EXISTENTE?
    Thiago Soares de Oliveira e Sérgio Arruda de Moura

  167. OS QUADRINHOS E A INCLUSÃO NA TURMA DA MÔNICA
    Lucas Recalde, Deliano Parreira da Silva e Nataniel dos Santos Gomes

  168. OS RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO AUXILIARES NO APRENDIZADO DE PLE: EXPERIÊNCIA DAS UDS BRASILEIRAS NO PPPLE
    Gustavo Txai Torres de Faria, Mônica Baêta N. P. Diniz, Rafaela Pascoal Coelho e Jerônimo Coura-Sobrinho

  169. OS SOLDADOS E A GUERRA DAS TRINCHEIRAS: UMA ANÁLISE DA OBRA DE TARDI
    Taís Turaça Arantes e Fábio Dobashi Furuzato

  170. PETER PAN BRASILEIRO: NOMES PRÓPRIOS EM ADAPTAÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA
    Felipe Teixeira Zobaran

  171. POESIA E MEMÓRIA: A VOCALIZAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA SOCIOCOGNITIVA DE LEITURA NO ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA
    Mario Ribeiro Morais e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

  172. POESIA E MEMÓRIA: ESTRATÉGIAS SOCIOCOGNITIVAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE UM LEITOR PROFICIENTE
    Mario Ribeiro Morais e Márcio Araújo de Melo

  173. PORTUGUÊS COMO LÍNGUA OFICIAL PELO MUNDO: LEGITIMIDADE EM TIMOR-LESTE E MACAU
    Sérgio Pereira Antunes

  174. PORTUGUÊS PELO MUNDO: DA ÍNDIA AO BRASIL
    Rafaela Pascoal Coelho, Naveen Kumar Jha e Jerônimo Coura-Sobrinho

  175. PRECONCEITO LINGUÍSTICO DENTRO DA SALA DE AULA DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI
    Ana Marlene de Souza Brito e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  176. PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO ATLAS FONÉTICO DO ACRE - AFAC
    Darlan Machado Dorneles, Christiane da Cunha Santiago e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

  177. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A CARTA ABERTA
    Anny Michelly Brito e Berenice Alves da Silva Altafini

  178. QUESTIONÁRIO FONÉTICO-FONOLÓGICO DO ATLAS FONÉTICO DO ACRE II - AFAC II
    Darlan Machado Dorneles e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

  179. (RE)DISCUTINDO AS ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LINGUA PORTUGUESA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO
    Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva e Simone de Jesus Padilha

  180. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA ÀS ABORDAGENS DOS CONHECIMENTOS GRAMATICAIS
    Marlene Balbueno de Oliveira Ortega, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Miguél Eugenio Almeida

  181. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LEITURA AO ARTICULAR AS ABORDAGENS COGNITIVAS E METACOGNITIVAS
    Luciane Zaida F. da Silva Viana, Milsa Duarte Ramos Vaz, Eliane Maria de Oliveira Giacon, Maria Leda Pinto e Nataniel Gomes dos Santos

  182. RELATINIZAÇÃO DO PORTUGUÊS
    Amós Coêlho da Silva

  183. RELATOS DE PRÁTICA DE CRÍTICA TEXTUAL: PELO PRAZER DO TEXTO MANUSCRITO
    Grasiela Veloso dos Santos e Arlete Tavares Buchardt

  184. RELATOS SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
    Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa, Flávia Martins Malaquias e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  185. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MERENDA ESCOLAR ATRAVÉS DAS FALAS DOS ALUNOS
    Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho e Silvia Alicia Martínez

  186. ROTACISMO: INTERFACE ENTRE A ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO E OS FENÔMENOS LINGUÍSTICOS NA FALA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
    Silvio Nunes da Silva Júnior

  187. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DA TEORIA À PRÁTICA
    Evanilza Ferreira da Silva, Mariete de Souza Amorim e Tatiane Castro dos Santos

  188. SER OU NÃO SER: IDENTIDADE INDÍGENA EM QUESTÃO A PARTIR DE INDICAÇÕES DO PROJETO PANTON PIA’
    Jociane Gomes de Oliveira e Devair Antônio Fiorotti

  189. SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO TEMA EM EXEMPLARES UTILIZADOS NAS ESCOLAS DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ
    Leila Alves Vargas e Maria Eugênia Totti

  190. TEXTO E PROTESTO: UM BRASIL EM VERSO
    Talita Vieira Barros

  191. TEXTOS LITERÁRIOS E O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE ATIVIDADES
    Eliana Aparecida Prado Verneque Soares

  192. TRADUÇÃO: REESCRITURA E RELEITURA NA PRÁTICA LITERÁRIA
    Deise Quintiliano Pereira

  193. TRANSCRIÇÃO DA VERSÃO PORTUGUESA DO TRATADO DE HAIA (1641)
    Eliabe Procópio e Enderson do Nascimento

  194. UM BOULEVERSEMENT CONSEQUENTE
    Maria Antonia da Costa Lobo

  195. UMA ANÁLISE DA ORALIDADE NAS WEBCOMICS DO ARMANDINHO
    Priscilla Cardoso da Silva e Nataniel dos Santos Gomes

  196. UMA ANÁLISE DO CONTO “A QUINTA HISTÓRIA”, DE CLARICE LISPECTOR
    Elisnelsa Luiz, Giovanni AugustoVitorino de Oliveira e Maria Suzett Biembengut Santade

  197. UMA ANÁLISE PERTINENTE DO CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
    Alessandra Maria Custódio da Silva, Elane Kreile Manhães, Laís Rodrigues Ferreira e Gerson Tavares do Carmo

  198. UMA INTERFACE ENTRE CHICO BENTO, DE MAURÍCIO DE SOUSA, E A NOVELA O CRAVO E A ROSA, DE WALCYR CARRASCO
    Marly Custódio da Silva e Nataniel dos Santos Gomes

  199. UMA LEITURA PALIMPSESTA DA OBRA CAIM, DE JOSÉ SARAMAGO
    Danielle dos Santos Pereira Lima e Rosidelma Pereira Fraga

  200. UMA QUESTÃO DE AUTORIA NO ROMANCE MODERNO: A HISTÓRIA DO AUTOR EM “CIDADE DE VIDRO”
    Hélder Brinate Castro

  201. USOS EXPRESSIVOS E LITERÁRIOS DA LÍNGUA: SINTAXE E ENSINO
    Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca

  202. VARIAÇÃO CONCEITUAL DA LEXIA “BRUACA” NO VOCABULÁRIO REGIONAL DO BRASIL: DO LOMBO DAS MULAS PARA A CAMA DO PEÃO
    Giselle Olivia Mantovani Dal Corno e Odair José Silva dos Santos

VOLUME COMPLETO PDF 1
PDF 2
EBOOK