A CONSTITUIÇÃO DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIA PELO OLHAR DA SOCIOLINGUÍSTICA
Priscila Ferreira de Alécio (UFMT) e Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (UFMT)
Carta de Aceite
A
CONTRIBUIÇÃO DE JÚLIO RIBEIRO PARA OS ESTUDOS ACERCA DO VERBO
Fernanda
Lessa Pereira
(UFF)
Carta de Aceite
A DIALETOLOGIA PLURIDIMENSIONAL E AS VARIANTES FORMOSENSES NA AMAZÔNIA
LEGAL
Karina de Jesus Araujo (UNEMAT) e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (UNEMAT)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK EFETIVO NA APRENDIZAGEM DE IDIOMAS
Luana Moreira de Souza (UVA)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM DE SUJEITOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: ALTERAÇÕES E
ALTERNATIVAS
Elisângela Andrade Moreira Cardoso (UESB), Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB) e Maria Eduarda da
Silva Gomes Roberto (UESB)
Carta de Aceite
A MEMÓRIA DA GLÓRIA DE PORTUGAL REGISTRADA EM OS LUSÍADAS COMO
RECURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO PARA A LEGITIMAÇÃO DA PRIMEIRA REPÚBLICA
PORTUGUESA: ASPECTOS ESTÉTICO-LITERÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Luiz Eduardo Rodrigues Amaro (UFRR)
Carta de Aceite
A
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE EM EMIGRANTES NORDESTINOS QUE ATUALMENTE
RESIDEM EM MATO GROSSO|: VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL CARACTERÍSTICA DA
REGIÃO
Priscila Ferreira de Alécio (UFMT)
Carta de Aceite
ANALISANDO HISTORICAMENTE O ENSINO DA ESCRITA PARA FALANTES DE PORTUGUÊS
COMO LÍNGUA NÃO MATERNA: O CASO DE SUJEITOS SURDOS BRASILEIROS
Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta (UP-Pt)
Carta de Aceite
ANÁLISE DAS REPETIÇÕES NA LINGUAGEM DE UM SUJEITO COM DOENÇA DE
ALZHEIMER: HÁ ALGO DE NOVO?
Milena Cordeiro Barbosa (UESB), Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB) e Mikaela da
Silva Souza (UESB)
Carta de Aceite
ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA COM BASE NA TEORIA
CRÍTICA
Miriam Gurgel da Silva (UERN), Ana Glícia de Oliveira
(UERN) e Daryjane Pereira da Costa (UERN)
Carta de Aceite
AS CONVICÇÕES SÃO INIMIGAS MAIS PERIGOSAS DA VERDADE DO QUE AS MENTIRAS:
A VERDADE DE PILATOS À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA
Rayane Santos Dourado (UEG) e Viviane Faria Lopes (UEG)
Carta de Aceite
AS REPRESENTAÇÕES DA BAHIA NO ROMANCE "FURUNDUNGO" (1934), DE
SOUZA CARNEIRO
Natalia Silva Araujo (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
Carta de Aceite
AUTISMO: A LINGUAGEM PRAGMATICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Daniele
Fernandes Rodrigues (UENF)
Carta de Aceite
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Noelma Oliveira Barbosa (FURG) e Adail Ubirajara Sobral (FURG)
Carta de Aceite
BREVE ESTUDO ROMANÍSTICO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA DOS SÉCULOS
XIV-XVI E UMA PRÉVIA REFLEXÃO SOBRE A EMERGÊNCIA DE UM PORTUGUÊS PRÉ-MODERNO
José
Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
CIENTIFICISMO E NEGACIONISMO NA ARENA PANDÊMICA:
ATITUDES RESPONSIVAS DE USUÁRIOS DE FACEBOOK FRENTE A POSTS SOBRE
A COVID-19
Filipe Santos Guerra (UESB), Dayana Junqueira Ayres (UESB), Vinicius
Viana Busatto (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)
Carta de Aceite
CINDERELA SURDA: O USO DA LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR
Jessica Rabelo Nascimento (UFMS), Francyllayans Karla da Silva Fernandes (UFMS), João
Paulo Romero Miranda (UFMS) e Michele Vieira de Oliveira (UFMS)
Carta de Aceite
CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ÁREA DE LINGUAGENS A
RESPEITO DO CURSO DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA PARA
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTO PELA ENEF
Thiago Martins Prado (PPGEL-DMMDC-UNEB/PQ2 CNPq)
Carta de Aceite
CONTATO LINGUÍSTICO DA MODALIDADE ESPAÇO-VISUAL: LÍNGUA BRASILEIRA DE
SINAIS E LÍNGUA DE SINAIS BOLIVIANA NA FRONTEIRA
João Paulo Romero Miranda (UFMS), Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS), Francyllayans Karla
da Silva Fernandes (UFMS) e Michele Vieira de Oliveira (UFMS)
Carta de Aceite
DA EXCLUSÃO AO RECONHECIMENTO: HISTÓRIAS DE VIDA DE SUJEITOS SURDOS SOB
O OLHAR DA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA E COMUNICACIONAL DO DISCURSO
Cleide Emília Faye Pedrosa (UFS) e Juliana
Barbosa Alves (UFS)
Carta de Aceite
DE MEADOS DO SÉCULO XV A MEADOS DO SÉCULO XVI: A LÍNGUA PORTUGUESA A
CAMINHO DO BRASIL
Paulo Osório (UBI-PT)
Carta de Aceite
DENOMINAÇÕES PARA DIABO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS: ASPECTOS DIATÓPICOS
Geisa Borges da Costa (UFBA)
Carta de Aceite
DISCURSO: O ATO INTERPRETATIVO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS E A COMPREENSÃO DO SURDO SÃO PONTOS CRUCIAIS
Elis Lemos (FURG) e Adail Ubirajara Sobral (FURG)
Carta de Aceite
EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO MANUSCRITO SENNA ESCRITO POR CAPELLI
CAMARANO
Michelli dos Santos Maciel (USP) e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP)
Carta de Aceite
ERNESTO FARIA E A GRAMATICOGRAFIA LATINA NO BRASIL
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
FOTOLEGENDA NO ENSINO DE PROTUGUÊS: A LEITURA PELAS LENTES DA
MULTIMODALIDADE
Adriano Oliveira Santos (IFRJ), Gabriel Marçal Reissinger (IFRJ) e Victória Oliva
Almeida (IFRJ)
Carta de Aceite
IMPLICAÇÕES DO DESENHO PSICOLÓGICO DO PERSONAGEM MADOFF NA NARRATIVA
BIOGRÁFICA DE DIANA B. HENRIQUES
Maria Eduarda de Oliveira Costa (UFT/CNPq-IC) e Thiago Martins Prado (PPGEL-DMMDC-UNEB/CNPq-PQ2)
Carta de Aceite
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DO USO DO
LÚDICO COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rodrigo da Costa Amil (UFF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza
(UFF)
Carta de Aceite
INCURSÕES SEMÂNTICO-COGNITIVAS INICIAIS NO DISCURSO RELIGIOSO DE EULÁLIO
MOTTA
Eliane Santos Leite Da Silva (IFBAIANO)
Carta de Aceite
INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM E DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NO ATENDIMENTO
MÉDICO
Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF) e Valtair Afonso
Miranda (UENF)
Carta de Aceite
INTERFERÊNCIA DA FALA NA ESCRITA DAS SÉRIES INICIAIS
Geisa Borges da Costa (UFBA)
Carta de Aceite
INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS NO PROJETO DE
EXTENSÃO/UFMS: LIBRAS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: AEE
Jessica Rabelo Nascimento (UFMS), Janaina Saraiva Lemes (UFMS) e Magno Pinheiro de
Almeida (UFMS)
Carta de Aceite
INTERPRETAÇÃO REMOTA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA UFMS/CG
Jessica Rabelo Nascimento (UFMS), Janaina Saraiva Lemes (UFMS) e Elaine Aparecida de
Oliveira da Silva (UFMS)
Carta de Aceite
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA METÁFORA: DA VISÃO TRADICIONAL À ABORDAGEM
SOCIOCOGNITIVA E DISCURSIVA
Bruno de Jesus Espírito Santo (UFBA)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA HISTÓRICA E LINGUÍSTICA DE CORPUS - DA TEORIA À PRÁTICA -
CARTAS DO AVIADOR DIOMAR MENEZES
Rafaela Ferreira Lima (UFG) e Márcio Issamu Yamamoto (UFG)
Carta de Aceite
LITERATURA DIGITAL: OUTROS MODOS DE LER
Emanuelle da Silva Evangelista (UNEB) e Luciana Sacramento Moreno Gonçalves (UNEB)
Carta de Aceite
METÁFORA: UMA ANÁLISE DO VERBO PROVAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UFRN)
Carta de Aceite
MULTILETRAMENTOS E AVA MOODLE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO
DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rosiane Malvina da Silva Coelho (CEFET-ES) e Elizangela Tonelli (CEFET-ES)
Carta de Aceite
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO ENUNCIATIVO-DISCURSIVO
Noelma Oliveira Barbosa (FURG) e Adail Ubirajara Sobral (FURG)
Carta de Aceite
NEGROS
DA TERRA X GENTIO FORRO: SENTIDOS DE SENHOR NA DESIGNAÇÃO DE ÍNDÍGENAS EM
CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS
Liliana
de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite
O CONTATO LINGUISTICO E AS VARIEDADES AFRICANAS
DO PORTUGUÊS
Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS) e Alexandre António Timbane (UNILAB)
Carta de Aceite
O EMPREGO DAS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO, MODELOS DE ESPAÇOS MENTAIS E
A RECATEGORIZAÇÃO EM PROPAGANDAS POLÍTICAS
Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli Delecrode (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
O ENSINO DE ANÁLISE SINTÁTICA - A CATEGORIA DE SUJEITO
Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite
O OUTRO EM "A MENOR MULHER DO MUNDO": UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL EM CLARICE LISPECTOR
Daryjane Pereira Costa (UERN), Sebastião Marques Cardoso (UERN) e Silvana Maria Santiago (UERN)
Carta de Aceite
O
PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE AO USO DO GÊNERO DISCURSIVO BOOKTUBE
Dayana Junqueira Ayres (UESB), Filipe Santos Guerra (UESB) e Marcia
Helena de Melo Pereira (UESB)
Carta de Aceite
O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA
Ademir Hilário de Souza (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF), Lidiane Silva Torres (UENF)
e João Henrique Costa Campelo (UENF)
Carta de Aceite
OFICINA DE ARTIGO CIENTÍFICO: POR UMA ESCRITA ACADÊMICA MAIS INCLUSIVA
Juliana Marins (UFRJ)
Carta de Aceite
OS CRITÉRIOS DA COERÊNCIA E ADEQUAÇÃO NA CIÊNCIA: ENTRE SAUSSURE E
HJELMSLEV
Miriam Gurgel da Silva (UERN)
Carta de Aceite
OS
SENTIDOS DE MULHER NO LIVRO DIDÁTICO
Glaucia
de Sousa Fernandes (UESB), Adilson Ventura (UESB), Ana Clara Nunes
(UESB) e Lorena Mafra (UESB)
Carta de Aceite
OS TEXTOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS
HOSPITALIZADAS: UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Carina Florentino de Barros (UFF) e Caroline dos Santos Florentino de Barros (UFF)
Carta de Aceite
POSTOS E GRADUAÇÕES DAS MULHERES NO EXÉRCITO
BRASILEIRO: UMA BREVE VISÃO SOCIOLINGUÍSTICA SOBRE O TRATAMENTO ATRIBUÍDO
Lucas Iester Pereira
Ipólito (UEMS) e João Fábio Sanches Silva (UEMS)
Carta de Aceite
REALISMO MÁGICO NA OBRA DE MURILO RUBIÃO: ANÁLISE DO SIMBOLISMO EM
'TELECO, O COELHINHO’ COMO METÁFORA PARA A BUSCA POR IDENTIDADE
Jeniel Silva Gomes (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)
Carta de Aceite
SENTIDOS DA PALAVRA TEXTO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA EM CADERNOS DE APOIO À APRENDIZAGEM
Camila Vieira dos Santos (UESB), Lavínia Costa Sousa (UESB), Rosa dos Santos Silva (UESB) e Adílson Ventura (UESB)
Carta de Aceite
SENTIDOS DE DISFORIA DE GÊNERO NO DSM-V
Gabi
Bomfim Cruz (UESB), Shirlei Brito Andrade (UESB), Beatriz Vieira
Souza (UESB) e Adilson Ventura (UESB)
Carta de Aceite
SISTEMA BRAILLE: SUA RELEVÂNCIA SOB A ANÁLISE DA HISTORIOGRAFIA
LINGUÍSTICA
Barbara Poubel dos Santos (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
TERCEIRA
IDADE E INTERNET: PERSPECTIVAS SOBRE A LINGUAGEM DA CIBERCULTURA
Fernando
Basílio dos Santos (UENF), Lidiane Silva Torres (UENF) e Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite
TRADIÇÕES DISCURSIVAS E A POSIÇÃO DE PRONOMES ÁTONOS EM ASSENTOS DE
CASAMENTOS DA FREGUESIA DE SÃO JOSÉ DA CARINHANHA DO SÉCULO XIX
Lécio Barbosa de Assis (UESB), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite
UM RUIR SINESTÉSICO: ANÁLISE DOS IMPACTOS DA SALA DAS SENSAÇÕES NA
COMUNIDADE DO IFAL CAMPUS SANTANA DO IPANEMA
Cristian Luan dos Santos (IFAM) e Odair José Silva dos Santos (IFAM)
Carta de Aceite
UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS PARA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Alexsandra de Holanda Giovanini Coutinho (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
UMA VISÃO CONSTRUCIONAL DO ITEM HAVER EM PORTUGUÊS
Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite
|