62 RESUMOS DO XV SINEFIL


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Participação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 5 /04/2023


A CONSTITUIÇÃO DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIA PELO OLHAR DA SOCIOLINGUÍSTICA

Priscila Ferreira de Alécio (UFMT) e Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (UFMT)

Carta de Aceite


A CONTRIBUIÇÃO DE JÚLIO RIBEIRO PARA OS ESTUDOS ACERCA DO VERBO

Fernanda Lessa Pereira (UFF)

Carta de Aceite


A DIALETOLOGIA PLURIDIMENSIONAL E AS VARIANTES FORMOSENSES NA AMAZÔNIA LEGAL

Karina de Jesus Araujo (UNEMAT) e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (UNEMAT)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK EFETIVO NA APRENDIZAGEM DE IDIOMAS

Luana Moreira de Souza (UVA)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM DE SUJEITOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: ALTERAÇÕES E ALTERNATIVAS

Elisângela Andrade Moreira Cardoso (UESB), Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB) e Maria Eduarda da Silva Gomes Roberto (UESB)
Carta de Aceite


A MEMÓRIA DA GLÓRIA DE PORTUGAL REGISTRADA EM OS LUSÍADAS COMO RECURSO POLÍTICO-IDEOLÓGICO PARA A LEGITIMAÇÃO DA PRIMEIRA REPÚBLICA PORTUGUESA: ASPECTOS ESTÉTICO-LITERÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Luiz Eduardo Rodrigues Amaro (UFRR)

Carta de Aceite


A  VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE EM EMIGRANTES NORDESTINOS QUE ATUALMENTE RESIDEM EM MATO GROSSO|: VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL CARACTERÍSTICA DA REGIÃO

Priscila Ferreira de Alécio (UFMT)

Carta de Aceite


ANALISANDO HISTORICAMENTE O ENSINO DA ESCRITA PARA FALANTES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA: O CASO DE SUJEITOS SURDOS BRASILEIROS

Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta (UP-Pt)

Carta de Aceite


ANÁLISE DAS REPETIÇÕES NA LINGUAGEM DE UM SUJEITO COM DOENÇA DE ALZHEIMER: HÁ ALGO DE NOVO?

Milena Cordeiro Barbosa (UESB), Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB) e Mikaela da Silva Souza (UESB)

Carta de Aceite


ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA COM BASE NA TEORIA CRÍTICA

Miriam Gurgel da Silva (UERN), Ana Glícia de Oliveira (UERN) e Daryjane Pereira da Costa (UERN)

Carta de Aceite


AS CONVICÇÕES SÃO INIMIGAS MAIS PERIGOSAS DA VERDADE DO QUE AS MENTIRAS: A VERDADE DE PILATOS À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA

Rayane Santos Dourado (UEG) e Viviane Faria Lopes (UEG)

Carta de Aceite


AS REPRESENTAÇÕES DA BAHIA NO ROMANCE "FURUNDUNGO" (1934), DE SOUZA CARNEIRO

Natalia Silva Araujo (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
Carta de Aceite


AUTISMO: A LINGUAGEM PRAGMATICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Daniele Fernandes Rodrigues (UENF)
Carta de Aceite

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Noelma Oliveira Barbosa (FURG) e Adail Ubirajara Sobral (FURG)
Carta de Aceite


BREVE ESTUDO ROMANÍSTICO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA DOS SÉCULOS XIV-XVI E UMA PRÉVIA REFLEXÃO SOBRE A EMERGÊNCIA DE UM PORTUGUÊS PRÉ-MODERNO

José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite


CIENTIFICISMO E NEGACIONISMO NA ARENA PANDÊMICA: ATITUDES RESPONSIVAS DE USUÁRIOS DE FACEBOOK FRENTE A POSTS SOBRE A COVID-19
Filipe Santos Guerra (UESB), Dayana Junqueira Ayres (UESB), Vinicius Viana Busatto (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)
Carta de Aceite


CINDERELA SURDA: O USO DA LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR

Jessica Rabelo Nascimento (UFMS), Francyllayans Karla da Silva Fernandes (UFMS), João Paulo Romero Miranda (UFMS) e Michele Vieira de Oliveira (UFMS)

Carta de Aceite


CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ÁREA DE LINGUAGENS A RESPEITO DO CURSO DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTO PELA ENEF
Thiago Martins Prado (PPGEL-DMMDC-UNEB/PQ2 CNPq)

Carta de Aceite


CONTATO LINGUÍSTICO DA MODALIDADE ESPAÇO-VISUAL: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E LÍNGUA DE SINAIS BOLIVIANA NA FRONTEIRA

João Paulo Romero Miranda (UFMS), Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS), Francyllayans Karla da Silva Fernandes (UFMS) e Michele Vieira de Oliveira (UFMS)
Carta de Aceite


DA EXCLUSÃO AO RECONHECIMENTO: HISTÓRIAS DE VIDA DE SUJEITOS SURDOS SOB O OLHAR DA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA E COMUNICACIONAL DO DISCURSO

Cleide Emília Faye Pedrosa (UFS) e Juliana Barbosa Alves (UFS)

Carta de Aceite


DE MEADOS DO SÉCULO XV A MEADOS DO SÉCULO XVI: A LÍNGUA PORTUGUESA A CAMINHO DO BRASIL

Paulo Osório (UBI-PT)

Carta de Aceite


DENOMINAÇÕES PARA DIABO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS: ASPECTOS DIATÓPICOS

Geisa Borges da Costa (UFBA)

Carta de Aceite


DISCURSO: O ATO INTERPRETATIVO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS E A COMPREENSÃO DO SURDO SÃO PONTOS CRUCIAIS

Elis Lemos (FURG) e Adail Ubirajara Sobral (FURG)

Carta de Aceite


EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO MANUSCRITO SENNA ESCRITO POR CAPELLI CAMARANO

Michelli dos Santos Maciel (USP) e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP)

Carta de Aceite


ERNESTO FARIA E A GRAMATICOGRAFIA LATINA NO BRASIL

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite

FOTOLEGENDA NO ENSINO DE PROTUGUÊS: A LEITURA PELAS LENTES DA MULTIMODALIDADE

Adriano Oliveira Santos (IFRJ), Gabriel Marçal Reissinger (IFRJ) e Victória Oliva Almeida (IFRJ)
Carta de Aceite


IMPLICAÇÕES DO DESENHO PSICOLÓGICO DO PERSONAGEM MADOFF NA NARRATIVA BIOGRÁFICA DE DIANA B. HENRIQUES

Maria Eduarda de Oliveira Costa (UFT/CNPq-IC) e Thiago Martins Prado (PPGEL-DMMDC-UNEB/CNPq-PQ2)

Carta de Aceite


IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DO USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Rodrigo da Costa Amil (UFF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UFF)
Carta de Aceite


INCURSÕES SEMÂNTICO-COGNITIVAS INICIAIS NO DISCURSO RELIGIOSO DE EULÁLIO MOTTA

Eliane Santos Leite Da Silva (IFBAIANO)

Carta de Aceite


INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM E DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NO ATENDIMENTO MÉDICO

Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF) e Valtair Afonso Miranda (UENF)

Carta de Aceite


INTERFERÊNCIA DA FALA NA ESCRITA DAS SÉRIES INICIAIS

Geisa Borges da Costa (UFBA)

Carta de Aceite


INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS NO PROJETO DE EXTENSÃO/UFMS: LIBRAS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: AEE

Jessica Rabelo Nascimento (UFMS), Janaina Saraiva Lemes (UFMS) e Magno Pinheiro de Almeida (UFMS)

Carta de Aceite


INTERPRETAÇÃO REMOTA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA UFMS/CG

Jessica Rabelo Nascimento (UFMS), Janaina Saraiva Lemes (UFMS) e Elaine Aparecida de Oliveira da Silva (UFMS)
Carta de Aceite


INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA METÁFORA: DA VISÃO TRADICIONAL À ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA E DISCURSIVA

Bruno de Jesus Espírito Santo (UFBA)

Carta de Aceite


LINGUÍSTICA HISTÓRICA E LINGUÍSTICA DE CORPUS - DA TEORIA À PRÁTICA - CARTAS DO AVIADOR DIOMAR MENEZES

Rafaela Ferreira Lima (UFG) e Márcio Issamu Yamamoto (UFG)

Carta de Aceite


LITERATURA DIGITAL: OUTROS MODOS DE LER

Emanuelle da Silva Evangelista (UNEB) e Luciana Sacramento Moreno Gonçalves (UNEB)

Carta de Aceite


METÁFORA: UMA ANÁLISE DO VERBO PROVAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UFRN)

Carta de Aceite


MULTILETRAMENTOS E AVA MOODLE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Rosiane Malvina da Silva Coelho (CEFET-ES) e Elizangela Tonelli (CEFET-ES)

Carta de Aceite


MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO ENUNCIATIVO-DISCURSIVO

Noelma Oliveira Barbosa (FURG) e Adail Ubirajara Sobral (FURG)
Carta de Aceite

NEGROS DA TERRA X GENTIO FORRO: SENTIDOS DE SENHOR NA DESIGNAÇÃO DE ÍNDÍGENAS EM CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS

Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite


O CONTATO LINGUISTICO E AS VARIEDADES AFRICANAS DO PORTUGUÊS

Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS) e Alexandre António Timbane (UNILAB)

Carta de Aceite



O EMPREGO DAS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO, MODELOS DE ESPAÇOS MENTAIS E A RECATEGORIZAÇÃO EM PROPAGANDAS POLÍTICAS

Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli Delecrode (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Carta de Aceite


O ENSINO DE ANÁLISE SINTÁTICA - A CATEGORIA DE SUJEITO

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite

O  OUTRO EM "A MENOR MULHER DO MUNDO": UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL EM CLARICE LISPECTOR

Daryjane Pereira Costa (UERN), Sebastião Marques Cardoso (UERN) e Silvana Maria Santiago (UERN)
Carta de Aceite

O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE AO USO DO GÊNERO DISCURSIVO BOOKTUBE

Dayana Junqueira Ayres (UESB), Filipe Santos Guerra (UESB) e Marcia Helena de Melo Pereira (UESB)
Carta de Aceite


O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA

Ademir Hilário de Souza (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF), Lidiane Silva Torres (UENF) e João Henrique Costa Campelo (UENF)
Carta de Aceite

OFICINA DE ARTIGO CIENTÍFICO: POR UMA ESCRITA ACADÊMICA MAIS INCLUSIVA

Juliana Marins (UFRJ)
Carta de Aceite

OS CRITÉRIOS DA COERÊNCIA E ADEQUAÇÃO NA CIÊNCIA: ENTRE SAUSSURE E HJELMSLEV

Miriam Gurgel da Silva (UERN)
Carta de Aceite


OS SENTIDOS DE MULHER NO LIVRO DIDÁTICO

Glaucia de Sousa Fernandes (UESB), Adilson Ventura (UESB), Ana Clara Nunes (UESB) e Lorena Mafra (UESB)
Carta de Aceite


OS TEXTOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Carina Florentino de Barros (UFF) e Caroline dos Santos Florentino de Barros (UFF)
Carta de Aceite

POSTOS E GRADUAÇÕES DAS MULHERES NO EXÉRCITO BRASILEIRO: UMA BREVE VISÃO SOCIOLINGUÍSTICA SOBRE O TRATAMENTO ATRIBUÍDO
Lucas Iester Pereira Ipólito (UEMS) e João Fábio Sanches Silva (UEMS)
Carta de Aceite

REALISMO MÁGICO NA OBRA DE MURILO RUBIÃO: ANÁLISE DO SIMBOLISMO EM 'TELECO, O COELHINHO’ COMO METÁFORA PARA A BUSCA POR IDENTIDADE

Jeniel Silva Gomes (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)
Carta de Aceite

SENTIDOS DA PALAVRA TEXTO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA EM CADERNOS DE APOIO À APRENDIZAGEM

Camila Vieira dos Santos (UESB), Lavínia Costa Sousa (UESB), Rosa dos Santos Silva (UESB) e Adílson Ventura (UESB)
Carta de Aceite

SENTIDOS DE DISFORIA DE GÊNERO NO DSM-V

Gabi Bomfim Cruz (UESB), Shirlei Brito Andrade (UESB), Beatriz Vieira Souza (UESB) e Adilson Ventura (UESB)
Carta de Aceite


SISTEMA BRAILLE: SUA RELEVÂNCIA SOB A ANÁLISE DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Barbara Poubel dos Santos (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


TERCEIRA IDADE E INTERNET: PERSPECTIVAS SOBRE A LINGUAGEM DA CIBERCULTURA
Fernando Basílio dos Santos (UENF), Lidiane Silva Torres (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)

Carta de Aceite


TRADIÇÕES DISCURSIVAS E A POSIÇÃO DE PRONOMES ÁTONOS EM ASSENTOS DE CASAMENTOS DA FREGUESIA DE SÃO JOSÉ DA CARINHANHA DO SÉCULO XIX

Lécio Barbosa de Assis (UESB), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite

UM RUIR SINESTÉSICO: ANÁLISE DOS IMPACTOS DA SALA DAS SENSAÇÕES NA COMUNIDADE DO IFAL CAMPUS SANTANA DO IPANEMA

Cristian Luan dos Santos (IFAM) e Odair José Silva dos Santos (IFAM)
Carta de Aceite

UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Alexsandra de Holanda Giovanini Coutinho (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite


UMA VISÃO CONSTRUCIONAL DO ITEM HAVER EM PORTUGUÊS

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)

Carta de Aceite