PROGRAMAÇÃO DO
IV SIMPÓSIO NACIONAL Data: 2 a 4 de abril de 2012 |
|
SEGUNDA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2012 |
08h30-09h00 => Sessão de abertura pelas diretorias do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos.
1ª aula-conferência, por Rosalvo do Valle, que falará sobre A História dos Estudos Filológicos e Linguísticos na UFF, sob a presidência de Delia Cambeiro Praça.
1ª sala 218 – sessão de comunicações, coordenada por Eduardo Tuffani Monteiro. 1. sala 218 – Alexandre Batista da Silva (ASP e UGB) – CONSCIÊNCIA METASSEMÂNTICA E ESTRATÉGIAS DE LEITURA 2. sala 218 – Andréia Cristina de Souza (UNINCOR) – A IDEOLOGIA NO ENREDO DO FILME TROPA DE ELITE 3. sala 218 – Jesiel
Soares Silva (UFMG) –
A RELAÇÃO DA METAFÍSICA COM AS TEORIAS ESTRUTURALISTAS DA LINGUAGEM: NUANCES
HISTORIOGRÁFICAS
2. sala 214 – Lucirene da Silva Carvalho (UESPI) e Cyntia Raquel de Sousa Lopes (UESPI) – A REALIZAÇÃO DO /S/ POSVOCÁLICO NA FALA DO TERESINENSE: UMA ANÁLISE VARIACIONISTA. 3. sala 214 – Carina Sampaio Nascimento (UFBA) e Marcela Moura Torres Paim (UFBA) – DADOS DO PROJETO NURC DA CIDADE DE SALVADOR NAS DÉCADAS DE 70 E 90 SOBRE O USO E A VARIAÇÃO DE NÓS E A GENTE 4. sala 214 – Maria Regina Pante (UEM) – Relações retóricas estabelecidas por orações adverbiais reduzidas de gerúndio em um corpus do português arcaico 5. sala 214 – Ednei de Souza Leal (UFPR) – PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS NAS GRAMÁTICAS DE ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO
2. sala 207 – Paulo Cabral da Silva Junior (UERJ) – ONTOLOGIA DA POSSIBILIDADE - RESGATE FILOLÓGICO-FILOSÓFICO DA ONTOLOGIA HEBRAICA 3. sala 207 – Ataíde José Mescolin Veloso (UNISUAM e CBNB) – A LINGUAGEM COMO CONSONÂNCIA DO QUIETO 4. sala 207 – Jacyntho José Lins Brandão (UFMG) - DOS "HYPOMNÉMATA" AO TEXTO: A SEQUÊNCIA DE AMINADAB NO EVANGELHO DE LUCAS
1ª sessão de pôsteres, coordenada por Ilma Nogueira Motta. 1. Daniela Balduino de Souza Vieira (IFF), Thatiane de Souza Medeiros Monteiro (IFF) e Sergio Arruda (UENF) – A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DO DISCURSO NO ENSINO DO ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO 2. Liz Daiana Tito Azeredo (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – A contribuição PIBID/Pedagogia A Linguagem e o Processo de ensino 3. Brena Souza Ferreira (IFPA) e Raisa Cristine Rodrigues de Araújo (IFPA) – LOLITA DE VLADIMIR NABOKOV, COMO PERCURSORA DE NEOLOGISMO E INTERAÇÃO SOCIAL 4 Andreia Silva de Assis (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) - Os usos das preposições na Língua Falada e Escrita da região Norte-Noroeste FlumiNense 5. Irismalha Marques da Silva (UENF) / Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – A questão da argumentação no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio
5ª aula-conferência, por Edila Vianna da Silva, que falará sobre Variação e Ensino: Questões Sintáticas, sob a presidência de José Pereira da Silva.
2ª sessão de comunicações, coordenada por Marilene Meira da Costa. 1. sala 218 – Charleston de Carvalho Chaves (UERJ) e Claudio Cezar Henriques (UERJ) – O ESTUDO DAS CONJUNÇÕES POSIÇÃO ADOTADA POR GRAMÁTICOS DO SÉCULO XX 2. sala 218 – Andréia Cristina de Souza (UNINCOR) – A INTENCIONALIDADE NA PRODUÇÃO DO DISCURSO DE ARIEL VERSUS ACE 3. sala 218 – Jesiel Soares Silva (UFMG) – OS DESAFIOS DE NAVEGAR: A FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES DE LÍNGUA MEDIANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS 4. sala 218 – Thami Amarilis Straiotto Moreira (USP) – IMPASSES NA SALA DE AULA: A DELICADA PRESENÇA DA CULTURA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 5. sala 218 – Maria Francisca da Silva (UFRJ) e Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold (UFRJ) – A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
2. sala 214 – Priscila Mattos Monken (UENF) e Gilberto Lourenço Gomes (UENF) – POSTURA EPISTÊMICA E POSSIBILIDADE DIFERENCIAL DE PARÁFRASE EM CONDICIONAIS 3. sala 214 – Patrícia de Oliveira Sousa (UEMA) e Fabíola de Jesus Soares Santana (UEMA) – Diferenciando Tipos e Gêneros Textuais 4. sala 214 – Fernanda Maria Reis Brandão (UFV) e Adriana da Silva (UFV) – AS CRENÇAS DE LEITURA DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFV 5. sala 214 – Arquimimo Gomes de Mattos Novaes (CPII e UFF) – TEXTOS JORNALÍSTICOS E LITERÁRIOS COMO SUPORTE DE ATIVIDADES DE CRIAÇÃO LINGUÍSTICA
2. sala 207 – Claudia Borzi (CNICT e UBA) – ‘Ahora’ marcador conversacional: sEu uso NA PRESEEA – BUENOS AIRES 3. sala 207 – Maria Lucia Mexias Simon (USS/CiFEFiL) – O Ensino de Língua Materna: atual situação 4. sala 207 – Giselle Almada Souto (UVA) – DISCURSOS E (DES)IDENTIFICAÇÃO: ANÁLISE DAS FALAS DE ALUNOS DA EJA 5. sala 207 - Petrina Moreira Nunes (UNEB) – DISCURSO E SITUAÇÃO DE RUA NA BAHIA
|
TERÇA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2012 |
09h00-10h30 => 3ª aula-conferência, por Mirian Therezinha da Matta Machado, que falará sobre As Transformações Fonéticas no Português Brasileiro Hoje, sob a presidência de Adriano de Souza Dias.
3ª sessão de comunicações, coordenada por Adriano de Souza Dias 1. sala 218 – José Ricardo Carvalho da Silva (FUFSE) – ORALIDADE E PRODUÇÃO TEXTOS NA ESCOLA: CONTOS DE FADAS NOS ANOS INICIAIS 2. sala 218 – Gelson Caetano Paes Júnior (UENF), Dhienes Charla Ferreira (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REFERENTE ÀS LOCALIDADES DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE 3. sala 218 – Jorge Henrique Nunes Pinto (UERJ) – RETÓRICA, FILOSOFIA E ESTILÍSTICA SENEQUIANAS NO DE BREUITATE VITAE 4. sala 218 – Karine Lôbo Castelano (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – “ASSIM”, “TIPO” E “TIPO ASSIM”: UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA 5. sala 218 – Adriana Recla (PUC-SP) e Jarbas Vargas Nascimento (PUC-SP) – A PRÁTICA DISCURSIVA E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM DISCURSOS INDÍGENAS EM VEICULAÇÃO NA ALDEIA TUPINIQUIM DE PAU-BRASIL – ES
2. sala 214 – Giselle Maria Sarti Leal Muniz Alves (UFRJ) e Lúcia Helena Martins Gouvêa (UFRJ) – OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS 3. sala 214 – Viviane da Fonseca Moura (UFRJ) e Lilian Ferrari (UFRJ) – Dêixis e mesclagem: a expressão pronominalizada "a gente" como categoria radial 4. sala 214 – Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi (UNIGRAN) e Vanessa Amin (UNIGRAN) – DISCURSO JORNALÍSTICO E ACONTECIMENTO: IMERSÃO NOS GÊNEROS REPORTAGEM E NOTÍCIA 5. sala 214 – Tadeu Rossato Bisognin (UFRGS) – Internetês: um dialeto escrito na vida e na escola
2. sala 207 – Glayci Kelli Reis da Silva Xavier (UFF) – ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO PRESENTE EM UM EPISÓDIO DE BOB ESPONJA SOB A PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA 3. sala 207 – Renata dos Reis Vasques (UFF) – PRODUÇÃO TEXTUAL COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS 4. sala 207 – Marcela Cockell (PUC-RIO) – A METONÍMIA CONCEPTUAL NA FORMAÇAO DE PALAVRAS: UM ESTUDO DOS PADRÕES METONÍMICOS COMO ROTAS DE ASSOCIAÇÃO 5. sala 207 – Duí Barroso Lima Farias (UFRR) – ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR TRADUTORES INEXPERIENTES E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NO DISCURSO
Sessão de lançamentos, coordenada por José Mario Botelho e Amós Coêlho da Silva. ALMANAQUE CiFEFiL 2011. 2. ed. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012. ARAÚJO, Antônio Martins de. O Peito do Pelicano: Ensaios de Crítica Literária. Curitiba: Prismas, 2012. BOTELHO, José Mario. Pequeno Dicionário de Latim-Português. Rio de Janeiro: Botelho, 2012. BOTELHO, José Mario. Oralidade e Escrita sob a Perspectiva do letramento. Curitiba: Paco, 2012. GARCIA, Afrânio da Silva. A História da Ortografia do Português do Brasil. Curitiba: Prismas, 2012. GOMES, Nataniel dos Santos. Quadrinhos e Transdisciplinaridade. Curitiba: Appris, 2012. HENRIQUES, Claudio Cezar. Dicionário de Apelidos dos Escritores da Literatura Brasileira. Curitiba: Appris, 2012. REVISTA Philologus, Ano 17, nº 51, set./dez.2011. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. REVISTA Philologus, Ano 18, nº 52, jan./abr.2012. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012. RIBEIRO, Márcio Luiz Moitinha. Epigramas de Henrique Caiado: Estudo e tradução dos livros I e II. Curitiba: Appris, 2012. SARAIVA, Maria Olívia de Quadros. O Evangelho de Lucas no Manuscrito Grego da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (cód. 2437): Edição e Glossário. Curitiba: Prismas, 2012. SOARES, José Paulo Monteiro; FERRÃO, Cristina (Orgs.). Memória Colonial do Ceará, volumes 3 (1731-1739), 4 (1740-1744), 5 (1744-1746) e 6 (1747-1753). Estabelecimento do texto, comentários e notas de José Pereira da Silva. Kapa Editorial, 2011-2012.
4ª aula-conferência, por Terezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt, que falará sobre Questões de Correção Idiomática, sob a presidência de Antônio Elias Lima Freitas.
4ª sessão de comunicações, coordenada por Regina Céli Alves da Silva. 1. sala 218 – Lairson Costa (IFPA e UFPA) e Marilúcia Oliveira (IFPA e UFPA) – COOCORRÊNCIA DOS PRONOMES TU/VOCÊ EM BELÉM E MARABÁ 2. sala 218 – Maria Ilma Vieira de Araujo (UEPB) – ANÁLISE FUNCIONALISTA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA IMPORTANCIA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA 3. sala 218 – Vanessa Barros de Lima de Melo (UERJ) – A construção do ethos no gênero crônica da mídia jornalística 4. sala 218 – Susana Silva de Souza (APS) – O PROCESSO DE SUBSTITUÇÃO DE SEGMENTOS CONSONONTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LINGUA MATERNA 5. sala 218 – Karla Branco Figueiredo de Lima (UNILASALLE) – AFETIVIDADE E ESCRITA: VENCENDO BARREIRAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA.
2. sala 214 – Eliabe dos Santos Procopio (UECE e UFCE) e Fabricio Paiva Mota (IFRR e UFRR) – A TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS RELATIVOS AO BRASIL CONSERVADOS NOS ARQUIVOS PÚBLICOS ESPANHÓIS (XVI-XIX) 3. sala 214 – Maria Olívia de Quadros Saraiva (UFMG) e César Nardelli Cambraia (UFMG) – O MANUSCRITO GREGO DA BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO (CÓD. 2437), ASPECTOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS. 4. sala 214 – Rafael Marques Ferreira Barbosa Magalhães (UFBA e MSBB) e Alícia Duhá Lose (UFBA e MSBB) - PROPOSTA DE EDIÇÃO DO CÓDICE 132
2. sala 207 – Antônio José dos Santos Júnior (UERJ) – NEOLOGISMO E SINTAXE - A INDETERMINAÇÃO 3. sala 207 – Monique Teixeira Crisóstomo (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – A IDEOLOGIA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 4. sala 207 – José Mario Botelho (UERJ) – A visão de Ong sobre “a cultura escrita e o passado oral” 5. sala 207 – Silvia Adelia Henrique Guimarães (UERJ) e Gisele de Carvalho (UERJ) – Nos bastidores da orientação: representações ideológicas no discurso do professor-orientador sob o enfoque da ACD
|
QUARTA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2012 |
09h00-10h30 => 5ª aula-conferência, por José Pereira da Silva, que falará sobre A crítica textual através da edição crítica da Lírica de Camões de Leodegário A. de Azevedo Filho
5ª sessão de comunicações, coordenada por Cristina Alves de Brito 1. sala 218 – José Pereira da Silva (UERJ) – CRÍTICA TEXTUAL E EDIÇÃO DE TEXTOS 2. sala 218 – Moema Rodrigues Brandão Mendes (CES/JF) – COLAR DE CONTOS PREMIADOS: UM OLHAR CRÍTICO GENÉTICO 3. sala 218 – Manuel Rivas Zancarrón – (UCA) – A QUESTÃO GRÁFICA NOS MANUSCRITOS DO FUERO JUZGO ENTRE A PRESCRIÇÃO E A CONFORMIDADE NORMATIVA 4. sala 218 – José María García Martín (UCA) – ¿HUBO UNA POLÍTICA LINGÜÍSTICA EN LA CASTILLA DEL SIGLO XIII?
2. sala 214 – Karina Pereira Detogne (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRAMÁTICA SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA: O USO DO ELEMENTO BEM 3. sala 214 – Alexandre Alves Santos e Jesiel Soares Silva – O SOFTWARE HOT POTATOES COMO FERRAMENTA NO AUXILIO DO ENSINO DE LÍNGUAS 4. sala 214 – Afrânio da Silva Garcia (UERJ) – A nova ortografia e a velha ortografia 5. sala 214 – Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro (UEMA) – A DISCIPLINA LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2. sala 207 – Deonísio da Silva (UNESA) – A POBREZA VOCABULAR EM TEXTOS OFICIAIS 3. sala 207 – Jamille Antas Padilha (UFF) PADRÕES DE INTERAÇÃO INTERPESSOAL NO ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS 4. sala 207 – Janete Araci do Espirito Santo (UENF) e Bianka Pires André (UENF) – AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO –TICs PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA 5. sala 207 – Luana Dangelo (UFF) – Jogos como meio de aquisição de LE
2ª sessão de pôsteres, coordenada por Eliana da Cunha Lopes. 1. João Victor Maciel dos Santos Fiuza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. Jaqueline Maria de Almeida (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – UMA NOVA PERSPECTIVAPARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAISE INTERTEXTUALIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3. Rachel Alice Mendes da Silva Dias (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF) – Linguística e Letramento: a fala dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Campos dos Goytacazes 4. Eliana da Cunha Lopes (FGS) e Ivone da Silva Rebello (SEEDUC-RJ) – SELVA SELVAGEM E AMAZONAS PÁTRIA DA ÀGUA: UMA APROXIMAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE JOSÉ CASEMIRO BORGES E THIAGO DE MELLO 5. Daniela Balduíno de Souza Vieira /Elaine Dias Moreira - A gramaticalização do verbo estar na locução verbal estar + gerúndio: a importância da análise da língua em situações reais de comunicação para o processo de ensino-aprendizagem Da Língua Portuguesa
Sessão de condecorações com a entrega da Medalha Serafim da Silva Neto, em que Maximiano de Carvalho e Silva falará sobre Serafim da Silva Neto e a Crítica Textual no Brasil, sob a presidência de José Pereira da Silva. Serão condecorados os professores doutores Evanildo Cavalcante Bechara, com a Medalha Serafim da Silva Neto de Destaque em Filologia e Luiz Antônio Marcuschi, com a Medalha Serafim da Silva Neto de Destaque em Linguística.
|