Revista Philologus Ano 21 n° 61 Suplemento

SUMÁRIO

Editorial

1.     PROGRAMAÇÃO

2.     RESUMOS

3.     TEXTOS COMPLETOS

3.1.    A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NA CORREÇÃO DE FLUXO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Valdirene Rosa do Nascimento Hora Estevam e
Silvane Aparecida de Freitas

3.2.    A CANÇÃO DOS NIBELUNGOS: APROXIMAÇÕES À OBRA
Wanderson Fernandes Fonseca e Ana Aparecida Arguelho de Souza

3.3.    A CONCORDÂNCIA NO PREDICADO NOMINAL: NOMINAL MESMO?
Luiz Leandro Gomes de Lima e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.4.    A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE DILMA ROUSSEFF ATRAVÉS DO DISCURSO POLÍTICO
Deivide da Silva Fonseca

3.5.    A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA LEITURA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA ORALIDADE À ESCRITA
Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo

3.6.    A CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DOS NIPÔNICOS EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA
Daniele Akemi Oshiro Zanoni e Miguél Eugenio Almeida

3.7.    A CRÍTICA GENÉTICA E OS TEXTOS LITERÁRIOS: UM DIÁLOGO COM OUTROS SABERES
Adna Evangelista Couto dos Santos

3.8.    A DESCONSTRUÇÃO DAS VOZES NO DISCURSO DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS: INVESTIMENTOS E IDENTIDADES IMAGINADAS
João Fábio Sanches Silva

3.9.    A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: O PAPEL DA SOCIOLINGUÍSTICA
André Suehiro Matsumoto e Marilene Rodrigues de Araújo Campos

3.10. A ETIOLOGIA DO CULTO A JUPITER ELICIUS SEGUNDO O TERCEIRO LIVRO DOS FASTOS DE OVÍDIO
Eliana da Cunha Lopes

3.11. A HIPERTEXTUALIDADE NO DICIONÁRIO LONGMAN E A POSIÇÃO DO LEITOR NO PERCURSO DE LEITURA
Thiago Soares de Oliveira

3.12. A HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA DE LIBRAS E A DESCRIÇÃO DO SÉCULO XIX E XXI
Magno Pinheiro de Almeida

3.13. A ICONICIDADE E ARBITRARIEDADE NA LIBRAS
Vanessa Gomes Teixeira

3.14. A ILUSÃO DE IMPARCIALIDADE E DE NEUTRALIDADE NO JORNALISMO ON-LINE DE CAMPO GRANDE (MS)
Marcelo Eduardo da Silva e Aline Saddi Chaves

3.15. A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO: REFLEXÕES BASILARES SOBRE EDUCAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Thiago Soares de Oliveira

3.16. A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIA SOCORRO APARECIDA ARAUJO BARBOSA, FLÁVIA MARTINS MALAQUIAS, VALDINÉIA MARCONDES Vieira e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.17. A LIBRAS E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: CONHECENDO O MUNDO DAS FANTASIAS
Magno Pinheiro de Almeida e Nataniel dos Santos Gomes

3.18. A NOÇÃO DE DISCURSO: ORLANDI E BENVENISTE
José Roberto Pinto

3.19. A PALAVRA E O CONTEXTO DISCURSIVO: UMA REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR
Thiago Soares de Oliveira

3.20. A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DE ALUNOS SOBRE O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS
Dieny Graciely Souto de Souza Melo e Aline Saddi Chaves

3.21. A REVITALIZAÇÃO DA REVISTA BRASILEIRA DE FILOLOGIA CRIADA POR SERAFIM DA SILVA NETO
José Pereira da Silva

3.22. ABORDAGENS SOCIOINTERACIONISTA E INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
Cristiane Schmidt e Ciro Damke

3.23. ACADÊMICOS TERENAS EM SOCIOLOGIA HISTÓRIA DA RESISTÊNCIA E A BUSCA DA INTEGRAÇÃO
Maria Regina de Moraes e Silvane Aparecida Freitas

3.24. ÁLVARO BOMILCAR E A “LÍNGUA BRAZILEIRA”: DO ALMANACK CORUMBAENSE À REVISTA GIL BLAS – UMA VISÃO DIACRÔNICA
Eliane Santos Paulino e Nataniel dos Santos Gomes

3.25. ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO RÉU NO DISCURSO JURÍDICO
Daniela da Silveira Miranda

3.26. ANÁLISE DIACRÔNICA DA ORDEM V-DP/DP-V COM VERBOS INACUSATIVOS NO PORTUGUÊS EUROPEU
Shélida da Silva dos Santos, Humberto Soares da Silva e Maria Eugênia Lammoglia Duarte

3.27. ANÁLISE FUNCIONAL DE PROCEDIMENTOS DE MODALIZAÇÃO TEXTUAL
Naiara Martins da Costa e Rosane Garcia Silva

3.28. ANÁLISE PRAGMÁTICA E SEMÂNTICA DO DISCURSO DE TIRINHAS DE QUADRINHOS HUMORÍSTICOS E CHARGES
Rhullielton Pereira Lechner de Albuquerque e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.29. AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS PRESENTES NAS MÚSICAS DE TIÃO CARREIRO E PARDINHO
Ramon Amancio Solles e Nataniel dos Santos Gomes

3.30. BREVE ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO DA OBRA DE MACHADO DE ASSIS – HELENA
Lucas Recalde, Catarina Santos Capitulino e Nataniel dos Santos Gomes

3.31. BREVE ESTUDO DO TRABALHO DE FACE PRESENTE NAS TIRINHAS EM QUADRINHOS
Roselaine Santana da Silva e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.32. BREVE ESTUDO SOBRE AS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NAS TIRINHAS EM QUADRINHOS
Laís Rigolin Chaves e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.33. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: QUESTÕES DE GÊNERO, PODER E RESISTÊNCIA
Mariana Ferreira da Silva

3.34. CIBELE PERDE SUA ALMA: O PERCURSO DO SUJEITO SEM AGÊNCIA EM CORAÇÕES VAGABUNDOS
Mariuchi Alves da Silva, Vanessa dos Santos Ferreira e Lucilo Antonio Rodrigues

3.35. CINEMA E QUADRINHOS: UMA ANÁLISE DA OBRA NIKOPOL, DE ENKI BILAL
Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

3.36. COMPOSIÇÕES POÉTICAS DE JOAQUIM EMBIRUÇÚ EM O CONSERVADOR: UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO INTERPRETATIVA
Nair Caroline Santos Ramos e Maria da Conceição Reis Teixeira

3.37. DISCURSO POLÍTICO E ARGUMENTAÇÃO NAS REDES SOCIAIS: UM JOGO DE REPRESENTAÇÕES
Zilda Gaspar Oliveira de Aquino e Renata Palumbo

3.38. DISCUTINDO A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURAS PARAENSES
Bruno Gomes Pereira

3.39. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPARAÇÕES NOS DISCURSOS ORAIS
Jorge Luiz Clemente Gomes, Gerson Tavares do Carmo e Cristiana Barcelos da Silva

3.40. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Cristiana Barcelos da Silva e Gerson Tavares do Carmo

3.41. ENSINO DE GRAMÁTICA NO SÉCULO XXI: CONSIDERAÇÕES SOBRE PADRONIZAÇÃO GRAMATICAL E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Thiago Soares de Oliveira

3.42. FORMAÇÃO DE PALAVRAS COM O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK
Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo, Patrícia Damasceno Fernandes e Nataniel dos Santos Gomes

3.43. GÊNERO CONTO MARAVILHOSO: UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Marilene Rodrigues de Araújo Campos e André Suehiro Matsumoto

3.44. GÊNEROS DISCURSIVOS E FORMAÇÃO DE LEITORES: O SURGIMENTO DE UM “NOVO” GÊNERO EM UMA PERSPECTIVA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Sonia Gonçalves Batista e Aline Saddi Chaves

3.45. GÊNEROS ESCOLARES: ENTREVISTA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A ORALIDADE NA ESCOLA
Fátima Eveline Vareiro Teixeira, Valdinéia Marcondes Vieira e Marlon Leal Rodrigues

3.46. GRAU: FLEXÃO OU DERIVAÇÃO? ANÁLISE E ABORDAGEM NA VISÃO DAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS E DOS LINGUISTAS
Karen Fernanda Pinto de Lima, Márcia Aparecida Alberto Magalhães e Alexandre Melo de Sousa

3.47. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA BATALHA A FAVOR DA LEITURA
Ketlyn Kelly de Carvalho Ricardo, Suzi Tomassini de Souza e Nataniel dos Santos Gomes

3.48. INTERDISCURSO E MEMÓRIA DISCURSIVA NA CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM INDÍGENA NO MS
Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi e Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo

3.49. INVESTIMENTOS E IDENTIDADES IMAGINADAS DE FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS
Cinthia Maria da Fontoura Messias e João Fábio Sanches Silva

3.50. ITENS DE “ANÁLISE LINGUÍSTICA” NO NOVO ENEM E NO SAERJINHO: PERSPECTIVAS
Renata da Silva de Barcellos

3.51. LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO NA DINÂMICA DA SALA DE AULA
Gisele Teixeira da Silva Souza e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.52. LEITURA DO GÊNERO PROPAGANDA EM SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
André Suehiro Matsumoto e Silvane Aparecida de Freitas

3.53. LETRAMENTO LITERÁRIO: DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO
Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.54. LIBERDADE SEXUAL FEMININA EM VALENTINA DE GUIDO CREPAX
Taís Turaça Arantes, Talita Galvão dos Santos e Nataniel dos Santos Gomes

3.55. MENÇÕES AO SEXO: GÍRIAS E JARGÕES PARA FALAR “DAQUILO” NA ADOLESCÊNCIA
Wagner Pavarine Assen e Nataniel dos Santos Gomes

3.56. MENÇÕES AO SEXO NAS CANÇÕES BRASILEIRAS: ONOMATOPEIAS PARA FALAR “DAQUILO”
Edson Geraldo Spotti Silva Rego, Wagner Pavarine Assen e Nataniel dos Santos Gomes

3.57. MONOTONGAÇÃO E DITONGAÇÃO NO PORTUGUÊS: UM ESTUDO DIACRÔNICO
Claudinei Marques dos Santos, Miguél Eugenio Almeida e Marlon Leal Rodrigues

3.58. NETSPEAK: LINGUAGEM ESCRITA OU ORAL?
Aparecido Devanir Fernandes e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.59. NÓIS FOI NA FEIRA. É ASSIM QUE NÓIS FALA LÁ EM CASA! LÍNGUA E SOCIEDADE NAS AULAS DE LEITURA E ESCRITA
Vicentina dos Santos Vasques Xavier, Marly Custódio da Silva e Marlon Leal Rodrigues

3.60. O DISCURSO DO/SOBRE O PROFESSOR READAPTADO E SEUS SENTIDOS
Tatiane Feitosa dos Santos e Aline Saddi Chaves

3.61. O FALAR RURAL NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: NOMEAÇÕES PARA “FORQUILHA”
Luciene Gomes Freitas Marins e Aparecida Negri Isquerdo

3.62. O GÊNERO ALMANACK COMO DIFUSOR DA LÍNGUA BRASILEIRA
Eliane Santos Paulino, Luciene Cristina Paredes Müller e Nataniel dos Santos Gomes

3.63. O IMAGINÁRIO DISCURSIVO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sílvia Cristina do Amaral Almeida e Silvane Aparecida de Freitas

3.64. O JARGÃO EVANGÉLICO: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS DAS EXPRESSÕES DO CRISTÃO CONTEMPORÂNEO – IDENTIFICANDO AS COMUNIDADES FALANTES
Wagner Pavarine Assen e Nataniel dos Santos Gomes

3.65. O MEDIEVALISMO NA EDIÇÃO CIENTÍFICA DE TEXTOS BRASILEIROS
José Pereira da Silva

3.66. O PAPEL DOMESTICADOR DO ANTROPÓLOGO E DO TRADUTOR EM DIÁLOGO
Fabrício Henrique Meneghelli Cassilhas e Rosvitha Friesen Blume

3.67. O TEXTO LITERÁRIO NAS OBRAS DIDÁTICAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – UM DESAFIO EM FRAGMENTOS
Flávia Martins Malaquias, Maria Socorro Barbosa, Valdinéia Marcondes Vieira e Daniel Abrão

3.68. O USO DO HIPERTEXTO NO ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS: APLICAÇÃO PRÁTICA
Ângela Maria dos Santos e Nataniel dos Santos Gomes

3.69. OLHAR DISCENTE, SATISFAÇÃO E IMPORTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Jorge Luiz Clemente Gomes e Cristiana Barcelos da Silva

3.70. ORFEU BRASÍLICO (1736): TRADUÇÃO E ESTUDO DA FORMA POEMÁTICA ELOGIUM
Cristina Mascarenhas da Silva e Thissiane Fioreto

3.71. OS CONTRASTES CULTURAIS, SOCIAIS E IDEOLÓGICOS ENTRE PERSONAGENS DO FILME “SETE ANOS NO TIBET” SOBRE A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA
Marlene dos Santos Limieri Dualibe e Natalina Sierra Assêncio Costa

3.72. OS IMPACTOS DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NA INSERÇÃO SOCIAL DE INDÍGENAS DE CACHOEIRINHA, MIRANDA, MATO GROSSO DO SUL
Evelyne Gregório Xavier e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.73. OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE NEOLOGISMOS: UMA ANÁLISE NAS REDES SOCIAIS
Patricia Damasceno Fernandes, Natalina Sierra Assêncio Costa, Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo e Nataniel dos Santos Gomes

3.74. OS RÓTICOS NOS CONTOS ACUMULATIVOS: NOTAS DE TRANSCRIÇÃO DA ORALIDADE PARA A ESCRITA
Marlene Balbueno de Oliveira Ortega e Miguél Eugenio Almeida

3.75. PARENTETIZAÇÃO DE VERBOS DE ATIVIDADE MENTAL NO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO
Solange de Carvalho Fortilli

3.76. PRÁTICA EXPLORATÓRIA: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE DE INGLÊS
Ludmyla Picanço Ayala e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.77. PRÁTICAS DE ENSINO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: A PREPARAÇÃO PARA A PROVA DISCURSIVA DO ENEM
Gabriela Pires Donadel e Aline Saddi Chaves

3.78. PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE BRASILÂNDIA (MS)
Clarice Karen de Jesus

3.79. REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA EM LETRAS DE MÚSICAS INFANTIS: UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA DE “XUXA SÓ PARA BAIXINHOS”
Bruno Gomes Pereira

3.80. REINTERPRETANDO A CIDADANIA: “SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO” X LUCÍOLA – UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DA NAÇÃO E IDENTIDADE BRASILEIRA
André Luís Gomes e Elisabeth Henrique Cézar

3.81. RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEITURA COMO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO
Gunther Barbosa e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.82. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO
Hermínia Silva de Souza e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

3.83. TEXTOS DA ANTIGUIDADE QUE APONTAM PARA ESTRATÉGIAS RETÓRICAS NO USO COMUM DE METÁFORAS NAS CARTAS DE SÊNECA A LUCÍLIO E DE PAULO AOS CORÍNTIOS
Zilda Andrade Lourenço dos Santos e Leni Ribeiro Leite

3.84. TIRAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS NAS TEMÁTICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE
Catarina Santos Capitulino, Lucas Recalde e Nataniel dos Santos Gomes

3.85. UM ESTUDO DA ADAPTAÇÃO EM QUADRINHOS DE O PEQUENO PRÍNCIPE, DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Caroline Araújo Figueiredo e Nataniel dos Santos Gomes

3.86. UM ESTUDO LINGUÍSTICO NA EJA: BREVES OBSERVAÇÕES
Cristiana Barcelos da Silva e Gerson Tavares do Carmo

3.87. UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO DO CONTO O ENFERMEIRO, DE MACHADO DE ASSIS, PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Talita Galvão dos Santos, Ramon Amancio Solles, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

3.88. “UMA PISTOLA PARA DJECA”: A OBRA CINEMATOGRÁFICA DE MAZZAROPI EM APLICAÇÕES INTERDISCIPLINARES
Wagner Pavarine Assen, Alexandre Sogabe, Rodrigo Vieira Arce e Nataniel dos Santos Gomes

3.89. UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL
Marcia Aparecida Alberto Magalhães e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

3.90. UMA REFLEXÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS NO CURSO DE LETRAS
Karine Albuquerque e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

3.91. UMA VISÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE ENSINAR E APRENDER INCLUSÃO COM MAURÍCIO DE SOUSA
Eva Mara Caetano, Karine Albuquerque e Nataniel dos Santos Gomes

3.92. VIRGE SANTA! UM ELEFANTE! I ELE É VREDE! QUI SURREAR... CHICO BENTO, DE GUSTAVO DUARTE, EM PAVOR ESPACIAR
Marly Custódio da Silva, Vicentina dos Santos Vasques Xavier e Nataniel dos Santos Gomes

3.93. VOTEC – FAZER TERMINOLÓGICO: A MICROESTRUTURA EM DICIONÁRIOS VIRTUAIS
Márcio Issamu Yamamoto

3.94. A LINGUÍSTICA TEXTUAL E OS SEUS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA NOS ESTUDOS DO TEXTO FALADO E ESCRITO
Silvio Nunes da Silva Júnior e Maria Yvone Lima da Silva

3.95. BREVE ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VONTADE DE SABER PORTUGUÊS, DE ROSEMEIRE ALVES TAVARES E TATIANE BRUGNEROTTO CONSELVAN
Darlan Machado Dorneles et alii.

3.96. CONSIDERAÇÕES SOBRE A COMUNIDADE SURDA
Priscila Figueiredo da Mata Medeiros

3.97. FANNY OWEN & FRANCISCA ENTRELAÇAMENTOS DE AGUSTINA BESSA-LUÍS E MANOEL DE OLIVEIRA
Maricel Derrico Gonçalves

3.98. HISTÓRIA E POESIA: IMAGENS DE VILA RICA EM "ROMANCE XXI OU DAS IDEIAS”, DE CECÍLIA MEIRELES
Elson Dias de Oliveira

3.99. MONITORIA DE LITERATURAS HISPÂNICAS ENTRE RUÍNAS DE INFINITAS RELAÇÕES
Renata da Cruz Paula, Marcella de Paula Carvalho e Elda Firmo Braga

3.100. O BLOG NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Mônica Cardoso de Sá

VOLUME COMPLETO PDF
EBOOK