A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
(BNCC): OS DISCURSOS E CONTRAPOSIÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT), Luciana
Pinto Fernandes (IFTO e UNISINOS), Locília de Jesus Silva Costa (IFMA), Raimundo Pinho Gondinho (IFMA) e
José James Torres da Silva (IFTO) A BNCC NO LIVRO DIDÁTICO: UM
OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO Patrícia
de Carvalho Pires (UESB), Luana
Aparecida Matos Leal Fernandes (IFNMG), Nádima
Silva Queiroz (UNIMONTES) e Maria
Fernanda P. Araujo (UNIMONTES)
A COMPETÊNCIA LEXICAL EM
NEOLOGISMOS SEMÂNTICO PRESENTES EM TEXTOS DE YOUTUBERS Ariane
Cavalcanti Amora (UFMG)
Caroline Lopes da Cruz (UNEB) e Elisângela
Santana dos Santos (UNEB) A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA A PARTIR DAS
PERSONAGENS DE “OLHOS D’ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO Mariana Marujo Velloso (UENF)
A CONSTRUÇÃO DA MULHER ABANDONADA NA LITERATURA
A PARTIR DE “DIAS DE ABANDONO”, DE ELENA FERRANTE Mariana Marujo Velloso (UENF) A CRIAÇÃO E A EDIÇÃO DA
DECISÃO JUDICIAL Roberto Lima Santos (UEL) e Edina Regina
Pugas Panichi (UEL)
A DRAMATURGIA DE DEOLINDO CHECCUCCI NA
CENA FILOLÓGICA Carla Cecí Rocha Fagundes (UFBA)
A DRAMATURGIA DE JOÃO AUGUSTO POR FILÓLOGOS Rosa Borges (UFBA)
A DRAMATURGIA DE JUREMA
PENNA SOB A ÓTICA DOS CENSORES: RECEPÇÃO E LEITURA Isabela Santos de Almeida (UFBA)
Débora de Souza
(UFBA)
Vivian Bezerra da Silva (UERJ)
A FLEXÃO DE GÊNERO
EM PORTUGUÊS: TEORIA E PRÁTICA Carta de Aceite
Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Alinne
Arquette Leite Novais (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Carlos
José de Castro Costa (UENF) e Hildeliza
Boechat Cabral (UENF)
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM
NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS Olavo Ferreira Nunes (UENF) e Lidiane
Silva Torres (UENF)
Ana Paula Borges de Souza (UENF) e Fernanda
Castro Manhães (UENF) A IMPORTÂNCIA IDENTITÁRIA E
CULTURAL DA ANTROPONÍMIA NO FILME “A VIAGEM DE CHIHIRO” Andreza Fernandes de Moraes (UERJ) e Isabel
Arco Verde Santos (UERJ)
A LEITURA DE "A IMITAÇÃO DA ROSA": USO E
SIGNIFICADO DA COR MARROM NO CONTO DE CLARICE LISPECTOR Camille Roberta Ivantes Braz (UERJ) e Flávio de
Aguiar Barbosa (UERJ)
A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE
TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA: DA TRADUÇÃO À COMPREENSÃO Maria Avani Nascimento Paim (UNEB)
A LIBRAS ENTROU NA RODA: A
VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL DOS SINAIS CACURIÁ E TAMBOR DE CRIOULA Ana Júlia de Sousa Gomes (UFMA), Zuleica
de Sousa Barros (UFMA), Ana Beatriz
Rangel Urbano (UFMA) e Aryama
Catheyrin Fonseca Ferreira (UFMA)
Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Elizabeth
Matilda Oliveira Williams (UENF), Aline
Silva Ribeiro (UENF) e Carlos Henrique
Medeiros de Souza (UENF)
A LINGUAGEM DO HOMEM CONTEMPORÂNEO:
ANGÚSTIAS E MEDOS EM TEMPOS PANDÊMICOS Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF), Jackeline
Barcelos Correa (UENF), Sheila Campos
de Souza (UENF) e Crisóstomo Lima do
Nascimento (UENF)
A LINGUAGEM DO PODER SUAVE
DAS RELAÇÕES TRANSNACIONAIS: EMBAIXADORES OU ESTUDANTES Allan Cordeiro da Silveira (UFF) e Joel Austin Windle (UFF)
A LINGUAGEM DOS EMOJIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: EMOÇÃO REPRESENTADA NO CIBERESPAÇO Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Fabrizia
Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Liliane
Barreto Alves (UENF) A LINGUAGEM NO PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO,
MIDIATIZAÇÃO E PROTAGONISMO JURÍDICO NA SOCIEDADE João Paulo Lima Cunha (Estácio-SE) A LÍNGUA(GEM) RELIGIOSA NA ÓPERA LÍDIA DE OXUM
A MITOLOGIA GRECO-LATINA E
SUAS REPERCUSSÕES ULTERIORES Francisco de Assis Florencio (UERJ)
Meiriane Martins Aguiar (UFRJ) Carta de Aceite
A NEOLOGIA DE EMPRÉSTIMOS NO
PORTUGUÊS BRASILEIRO:ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE HIBRIDISMOS Aderlande Pereira Ferraz (UFMG)
A ORIGEM DA VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA
VERBAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: DERIVA OU CONTATO? Carta de Aceite A POLIFONIA DE DOSTOIÉVSKI E
OS HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL? Cesar Christian Ferreira dos Santos (CMSM)
A PRODUÇÃO DE DADO EM NEUROLINGUÍSTICA Simone Maximo Pelis (UESB) e Nirvana
Ferraz Santos Sampaio (UESB)
A PROPÓSITO DE “MACHADO”, DE
SILVIANO SANTIAGO Carta de Aceite Luciana
Pilatti Telles (FURG), Marisa Porto do Amaral (FURG) e Silvana
Schwab do Nascimento (FURG) A RELEVÂNCIA DO CRIAR COMO
UM DIREFENCIAL PARA A AQUISIÇÃO E
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UENF), Moniki
Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Leonard
Barreto Moreira (UENF) Gercleide Gomes da Silva Ferreira do Nascimento (UFRN), Dayana
Bento de Souza (UFRN), Wendell Pereira
da Silva (UFRN), Marcelo da Silva Amorim
(UFRN) e Ricardo Alexandre Peixoto
Barbosa (UFRN) A VOZ MÉDIA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E EUROPEU
ABREVIATURAS NA
AXIOTOPONÍMIA DE BETIM-MG REGISTRADA EM LOGRADOUROS PÚBLICOS Jeander Cristian da Silva (UFMG) e Maria
Cândida Trindade Costa de Seabra (UFMG)
AÇÕES AFIRMATIVAS DO POVO SURDO:
LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE Cleide Emília Faye Pedrosa (UFS), Juliana
Barbosa Alves (UFS), Alzenira Aquino
de Oliveira (UFS) e Fernanda Figueiredo
Vieira (UFS) ANÁLISE DO DISCURSO: A PRODUTIVIDADE DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS RESTRITIVOS E CONCESSIVOS NO DISCURSO JORNALÍSTICO Letícia Fionda Campos (UFRJ)Carta de Aceite Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Rosalee
dos Santos Crespo Istoe (UENF), Cristina
de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Moyana Mariano Robles (UENF) e Alinne
Arquette Leite Novaes (UENF) ANÁLISE DO DISCURSO: UM
ESTUDO PRELIMINAR SOBRE IMAGEM DA MULHER EM UMA PEÇA PUBLICITÁRIA Letícia Fionda Campos (UFRJ)
ANÁLISE
INICIAL DO FENÔMENO LINGUÍSTICO DO DUPLO VOCABULÁRIO EM ENAWENE NAWE E EM
PARESI (ARUÁK) Amanda Medeiros Costa de Mesquta (UFPA) APLICATIVO MÓVEL DUOLINGO NO APRENDIZADO
DE LÍNGUA INGLESA: POTENCILIDADES E LIMITAÇÕES Cleber Nogueira Aleluia de Souza (UNEB) e Jhoan
Evandro da Silva Alves (UNEB)
ARGUMENTAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO
E BNCC: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE João Paulo Bulhões e Mattos (UERJ) ARGUMENTAR PELA INTERTEXTUALIDADE Paloma Feitosa (UERJ) e Denise
Salim Santos (UERJ)
ARQUIVOS DO RIO GRANDE DO
SUL: FONTES PARA ESTUDOS LINGUÍSTICOS Tatiana Keller (UFSM) e Thalita
da Silva dos Santos (UFSM)
ASPECTUALIZAÇÃO ACTANCIAL NO
DISCURSO JORNALÍSTICO Letícia Fionda Campos (UFRJ) AS BIOGRAFIAS DE GREGÓRIO DE MATOS Carta de Aceite AS DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO ENTRE BRASILEIROS E VENEZUELANOS QUE TRABALHAM COMO VENDEDORES AMBULANTES, NO CENTRO COMERCIAL CAXAMBU, EM BOA VISTA-RR Maria Renilda da Rocha Pereira (UERR) e Elândia
Gomes Araújo (UERR)
Ana Vitória Moreira Dias (UEMASUL) e Marinalva
da Silva Ferreira (UEMASUL)
Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF), Jackeline
Barcelos Correa (UENF), Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF) e Crisóstomo
Lima do Nascimento (UENF)
Cyntia dos Santos Jorge (UENF), Nathalia
Reis de Medeiros (UENF) e Ellen Nolasco
Cortat (UENF)
BOOKTUBERS E SUAS LEITURAS DE “DOM CASMURRO”, DE
MACHADO DE ASSIS: MANEIRAS DE LER O CÂNONE Reginaldo Silva Araujo (UNEB) e Filismina
Fernandes Saraiva (UNEB)
Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)
CECÍLIA MEIRELES E CLARICE LISPECTOR: IMPRESSÕES
DE VIAGEM DE DUAS “ANTITURISTAS” Fatima Cristina Dias Rocha (UERJ)
CÍCERO E ARCHIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO: AS BASES SÓLIDAS
DA TRADIÇÃO HUMANÍSTICA DE ENSINO Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
Leandro Novaes da Silva (UFRJ)
Tamar da Silva Viana (UERJ)
CONCEPTUALIZAÇÃO DOS NOMES PARA
ÓRGÃOS SEXUAIS NO BRASIL Patrícia Oliveira de Freitas (UERJ)
CONSIDERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE
O USO DE APLICATIVOS EM SALA DE AULA Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT), Marcondes
Coelho Feitoza (IFAM), Douglas
Ferreira Chaves (FAIARA), Haryson
Huan Arruda da Silva Santos (IFTO) e Luís
Alberto Libânio Lima (IFTO) Manuela Chagas Manhães (UNESA, UENF e PESCARTE) e Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UNESA, UENF e PESCARTE)
CONTRAPONTOS DRAMÁTICOS A PARTIR
DE HÖFGEN, PERSONAGEM DE KLAUS MANN Thiago Martins Prado (UNEB) e Aída
Thaís de Jesus Alves (UNEB)
Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
CONTRIBUIÇÕES DA
SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Geisa Borges da Costa (UFBA)
Tatiana
Jimenes (UFSM) CONTRIBUIÇÕES DE PEDRO JULIO
BARBUDA PARA O INÍCIO DOS ESTUDOS DE ESTILÍSTICA NO BRASIL João Paulo Hergesel (PUC-CAMP) CRENÇAS LINGUÍSTICAS DE
ESTUDANTES BAIANOS: A DIVERSIDADE DA LÍNGUA EM FOCO Geisa Borges da Costa (UFBA) Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA) Marcia Teshima (UEL) Rogério Nascimento Bortolin (UEL) DESIGN VISUAL E SEQUÊNCIAS DE QUADRINHOS: UMA PARCERIA
DE LINGUAGENS Darcilia Marindir Pinto Simões (UERJ) e Rosane
Reis de Oliveira (UERJ) Alexandre Xavier Lima (UERJ), Angélica
de Oliveira Castilho Pereira (UERJ) e Karine
da Silva Costa André (UERJ) Nágila Sabrina dos Reis Santos (UFMG) e Aderlande
Pereira Ferraz (UFMG) DIALOGIA DA LINGUAGEM EM
POST DE FACEBOOK: PRESSUPOSTOS
BAKHTINIANOS EM GÊNERO DISCURSIVO DIGITAL Sandy Tavares de Almeida (UESB), Márcia
Helena de Melo Pereira (UESB) e Marina
Martins Pinchemel Amorim (UESB) Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN)
DISCURSO, MÍDIA E PODER NA
REDE: DIÁLOGO À LUZ DO CÍRCULO DE BAKHTIN Carta de Aceite
DISCURSOS POLÍTICOS NAS
MÍDIAS TELEVISIVAS E DIGITAIS: REFLEXÕES À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN), Danielle
Brito da Cunha (UFRN) e Alan Eugênio
Dantas Freire (UERN) DISFEMISMOS E PALÁCIO DO PLANALTO:
UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA Gilsileide Cristina Barros Lima (UESB), Jorge
Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera
Pacheco (UESB) DIVERSIDADE TEXTUAL PELA
ÓTICA DE JOVENS EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de Souza (UENF) e João
Victor Carvalho Cardoso Alves Serafim (UENF) DO PARNASIANISMO AO CONCRETISMO:
A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA NO CONSTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL Carla Barcelos Nogueira Soares (UENF), Juliana
da Silva Gomes (UENF) e Nathália Rosalino
Tamy (UENF) ENSINO DE LÍNGUA E EXCLUSÃO
NA EDUCAÇÃO BÁSICA Jorge
Luiz Marques de Moraes (CP II) ENSINO DE LÍNGUA E EXCLUSÃO
NA EDUCAÇÃO BÁSICA Michele Francisco Cassiano (CP II) Lécio Barbosa de Assis (UESB), Jorge
Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera
Pacheco (UESB) ESCRITAS DE SI EM LIMA
BARRETO – UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR SOB A PERSPECTIVA BIOÉTICA Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Moyana
Mariano Robles-Lessa (UENF), Juliana
da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e Hildeliza
Boechat Cabral (UENF) ESTILÍSTICA LEXICAL E
PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO EM GUIMARÃES ROSA: A ANEDOTA FÓSFORO Susanah
Yoshimi Watanabe Romero (UEL) ESTUDANDO COLOCAÇÕES LÉXICAS
SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA Maria Aparecida Damasceno Netto de Matos (UFMG) e Aderlande
Pereira Ferraz (UFMG) EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NEOLÓGICAS
EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL Juliana Zenha Leite (UFMG) e Aderlande
Pereira Ferraz (UFMG) Marco Túlio Santos Ledo (UESB) e Jorge
Augusto Alves da Silva (UESB) Maria Yamara dos Santos Paiva (UERN), Dayse
Cristina Moura (UERN) e Guianezza
Saraiva Meira (UERN) FONTES MANUSCRITAS DO JUDICIÁRIO
OITOCENTISTA BAIANO: TEXTO, DOCUMENTO E DADOS Fabrício dos Santos Brandão (UFBA) Manuela Chagas Manhães (UNESA, UENF e PESCARTE) e Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UNESA, UENF e PESCARTE)
FUNKS,
ANÁLISE MORFOLÓGICA E LEITURA DE TEXTO E DE MUNDO Ana Beatriz
Antonio de Alcantara (IFRJ), Yasmin Vitória Pinho Ramon (IFRJ), Vítor de Moura Vivas (IFRJ), Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ), Carlos
Alexandre Gonçalves (UFRJ), Margareth Andrade Morais (IFRJ) e
Victor
Figueiredo Souza Vasconcellos (IFRJ)
FUTEBOL
E SOCIEDADE: ESCOLHAS LINGUÍSTICAS REVELANDO VISÕES DE MUNDO Yasmin Vitória Pinho Ramon (IFRJ), Ana Beatriz Antonio de Alcantara
(IFRJ), Vítor de Moura Vivas (IFRJ), Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ), Margareth
Andrade Morais (IFRJ) e Victor Figueiredo Souza Vasconcellos
(IFRJ)
Renato Faria da Gama (UENF), Maria
Antônia A. Rangel (UENF), Fábio Ramos
Sandes (UENF), João Paulo G. Barreto
de Moura (UENF), Lorena Pereira
Escocard (UENF), Lucas Correa Diminic
(UENF) e Lucas de Souza Gomes (UENF)
GÊNERO LAUDO: ESTUDO COMPARATIVO
DO GÊNERO NAS ENGENHARIAS Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA)
GEOMORFOTOPÔNIMOS
HISTÓRICOS: OS MORROS NA TOPONÍMIA DE MINAS GERAIS Carta de Aceite Eliane Souza Pereira (UESB) e Valéria
Viana Sousa (UESB) GRACILIANO RAMOS E A RELAÇÃO COM A
ALTERIDADE NAS “MEMÓRIAS DO CÁRCERE” Fátima Almeida da Silva (UERJE) GRAMATICALIZAÇÃO DO LÁ NA FALA POPULAR
SOTEROPOLITANA Amanda Almeida de Jesus (UNEB) e Cristina
dos Santos Carvalho (UNEB)
HERCULES CANTADO POR ZÉ
RAMALHO, O HERÓI FAÇANHUDO DOS GREGOS NA MPB Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi (UERJ)
HISTÓRIA
SOCIOLINGUÍSTICA DO RIO GRANDE DO SUL Tatiana
Keller (UFSM) e Leici Landherr Moreira (UFSM) HUMOR E MULTIMODALIDADE: CLÁSSICAS ATUAÇÕES DE CHARLIE CHAPLIN Valeria Fernandes Nunes (UFRJ)
IDENTIDADE FEMININA E
MUSICALIDADE: QUEM ERA/É MULHER DE VERDADE, AMÉLIA? Raquel Oliveira de Araújo (UERN) e Francisca
Ramos Lopes (UERN)
IDENTIDADE NACIONAL E
NECROPOLÍTICA EM “TENDA DOS MILAGRES” (2008) Denise Oliveira de Carvalho (UNEB) e Gildeci
de Oliveira Leite (UNEB)
IDEOLOGIAS (LINGUÍSTICAS)
NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE TURMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO Mariana Vera Cruz Pereira (CP II)
Amanda de Macedo Moura Couto (UESB), Márcia
Helena de Melo Pereira (UESB) e Filipe
Santos Guerra (UESB) Denise
Durante (USP)
INVÁLIDO? PESSOA COM DEFICIÊNCIA?
O AMBIENTE DE ENUNCIAÇÃO E O PESO DAS PALAVRAS Bárbara Rangel Paulista (UENF), Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF) e Sérgio
Arruda de Moura (UENF)
IRONIA VERBAL: FUNCIONAMENTO
E RECURSOS Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa (UFRN), Marcelo
da Silva Amorim (UFRN), Dayana Bento de Souza (UFRN), Gercleide
Gomes da Silva Ferreira do Nascimento (UFRN) e Wendell Pereira da Silva (UFRN)
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE
INGLÊS: UM RECURSO MULTIMODAL EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA Laura de Almeida (UESC) e Suellen
Thomaz de Aquino Martins (UESC)
JORNAL ESCOLAR: PROPOSTA DE
CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS E CRÍTICOS Aparecida Maria Peres Mainenti (CP II) e Karoline Guimarães Castro Ferreira (CP II)
LEITURA EM VOZ ALTA – EMOÇÃO
E COMPREENSÃO Carta de Aceite Eliane Miranda Machado (UFT) e Andrea
Martins Lameirão Mateus (UFT) LETRAMENTO
DIGITAL E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA Carta de Aceite LETRAMENTO E EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Gelbis
Martins Agostinho (UENF), Luciana de
Oliveira Silva (UENF), Ralph de Araujo
Stellet (UENF), Eliana Crispim França
Luquetti (UENF) e Carlos Henrique Medeiros
de Souza (UENF) LETRAMENTOS E EXCLUSÃO: ENSINO
DE LÍNGUAS EM TEMPOS DE BNCC Jorge Luiz Marques de Moraes (CP II) e Aira
Suzana Ribeiro Martins (CP II) LÍNGUA PORTUGUESA NA BNCC – TRATAMENTO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)Carta de Aceite MARCADORES DISCURSIVOS COM
VERBOS DE PERCEPÇÃO VISUAL SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES Igor Araújo Dantas (UESB) e Valéria
Viana Sousa (UESB)
“MARIA”: REESCRITURAÇÃO E CENA ENUNCIATIVA
EM UM CONTO DE CONCEIÇÃO EVARISTO Marise Rodrigues Guedes (UESC)
Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)
MEDIAÇÃO
NA LEITURA: UM CAMINHO EFICAZ Carta de Aceite) MEMES E INTERTEXTUALIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS Zilda da Silva Ribeiro Teixeira (UERJ) e Denise
Salim Santos (UERJ) MORFOLOGIA E USO: O ENSINO
DAS IRREGULARIDADES VERBAIS Vítor de Moura Vivas (IFRJ)
Michelle Regina da Silva Santos (UNEB) e Elisângela
Santana dos Santos (UNEB)
NEOLOGISMOS DO CAMPO
SEMÂNTICO LGBTQIA+ EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS DIGITAIS Vinicius Saez de
Oliveira Coelho (UFMG)
Solange Maria Moreira de Campos (UNI-BH)
“NEGRO,
ALTO, MAGRO, DE ASPECTO REPELENTE”: DISCURSIVIDADES RACISTAS NA SUBJETIVAÇÃO DO
CANGACEIRO JARARACA PELA IMPRENSA DE MOSSORÓ-RN
Sírio Possenti
(UNICAMP)
NOTÍCIAS DE UM PROJETO LEXICOGRÁFICO:
BAHIA DE TODOS OS PRATOS, DICIONÁRIO DA COZINHA BAIANA Lise Mary Arruda Dourado (UNEB) e Celina
Márcia de Souza Abbade (UNEB) O ABAIXAMENTO DAS VOGAIS
MÉDIAS PRETÔNICAS NA FALA DE CARAVELAS-BAHIA Daillane dos dos Santos Avelar (CAV-ES) O AUTISMO NAS ENTRELINHAS DA
LINGUAGEM PRAGMÁTICA Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Moniki
Aguiar Denucci (UENF) e Raquel França
Freitas (UENF) O CATOLICISMO POPULAR E OS
PARADIGMAS SOCIAIS NO CONTO “O NEGRUINHO ESCRAVO”, DE MESTRE DIDI Sílvia Nascimento dos Santos (UNEB) e Filismina
Fernandes Saraiva (UNEB)
O CAPIROTINHO DE GUILHERME
INFANTE EM UM PASSEIO RIZOMÁTICO PELA PÓS MODERNIDADE Katherine Cristine Costa Camargo (UEMS)
O CONCEITO DE GRAMÁTICA NA
OBRA DE JAN VAN SPAUTER (C. 1480-1520) Carta de Aceite
Ana Patrícia Sampaio Pereira (UEMASUL) e Ana
Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL)
Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega (UERN), Francisca
Ramos-Lopes (UERN) e Cid Augusto da
Escóssia Rosado (UERN)
O CORPUS LINGUÍSTICO DE IBICOARA-BA:
CAMINHOS E DESCOBERTAS COM BASE NO VERNÁCULO IBICOARENSE José Roberto Gomes de Jesus (UESB), Igor
Santana Caires (UESB), José Ferreira
de Lima Júnior (UESB), Ozeias Ferreira
Porto (UESB) e Warley José Campos
Rocha (UESB)
O DUALISMO HUMANO NA OBRA
MACHADIANA ESAÚ E JACÓ Elizangela Tonelli (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Fernanda de Souza Faria (UERJ) O ENSINO DA LEITURA: UMA
ANÁLISE A RESPEITO DA TEMÁTICA DA LEITURA NAS PRÁTICAS CURRICULARES Bianca Amaral Freitas (UENF) e Raquel
França Freitas (UENF))
O ENSINO DA PRONÚNCIA
RESTAURADA DA LÍNGUA LATINA A PARTIR DE TEXTOS DE HANS H. ØRBERG Adílio Junior de Souza (UFPE)
O ENSINO DE LEITURA NO
ENSINO FUNDAMENTAL Maria de Fatima de Mello (UFU)
Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Sinthia Moreira Silva (UENF) e Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF)
O ESPELHO DE RITA, O ESPELHO
DE ANA: IDENTIDADE NEGRA EM AZEVEDO E EM EVARISTO Girlane Santos da Silva (UNEB) e Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)
O EXERCÍCIO EPISTOLAR NA ANTIGUIDADE Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)
O EXÍLIO DE GULLAR: MEMÓRIAS GUARDADAS QUE
SE REVELAM NA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA Fabiana da Costa Gonçalo (UERJ)
O FAZER PEDAGÓGICO NA EJA: PRÁTICAS
DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE JOGOS Luciene Guida Cardoso (CP II) e Aira Suzana Ribeiro Martins (CP II)
O FENÔMENO DAS FAKE NEWS E A CURADORIA DAS INFORMAÇÕES
NA EDUÇÃO DE TEXTOS Anízio Antônio Pirozi (UNIFSJ) e Roberta Santana Barroso (UENF)
Wandercy de Carvalho (UFT)
O INTERTEXTO NAS CAMPANHAS
DE DOAÇÃO DE SANGUE Marta Victor dos Santos (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)
O JOGO DE IMAGENS E A
ADJETIVAÇÃO NO PROCESSO CRIATIVO O LÉXICO
E SUAS RELAÇÕES COM A SÓCIO-HISTÓRIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE
RIO DAS RÃS Jodalmara Oliveira Rocha Teixeira (UESB) e Marian dos Santos Oliveira (UESB) O LIVRO PARADIDÁTICO E A FORMAÇÃO LEITORANO ESPAÇO ESCOLAR Sophia Letícia Ramos Gomes (UERJ) e Denise
Salim Santos (UERJ) O MANUSCRITO “MEMORIAL DE
AIRES” SOB A PERSPECTIVA DA CRÍTICA GENÉTICA Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF) O MÉTODO DA IANUA LINGUARUM: DE ROBOREDO
(1619) A COMENIUS (1657) Marli Quadros Leite (USP) e Cínthia Cardoso de
Siqueira (USP) O MISTÉRIO NO CONTO “AS JOIAS”, DE GUY DE MAUPASSANT Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Luiz
Paulo Batista da Silva (UFAC) O OLHAR ATUAL DO CRONISTA
LIMA BARRETO E AS PRÁTICAS DA SALA DE AULA INVERTIDA Adriana do Nascimento Querido (SEE-RJ) O PROTAGONISMO DAS EMOÇÕES NA COMPREENSÃO LEITORA Maria de Fatima de Mello (UFU) Agatha Nascimento dos Santos Dias (FFP-UERJ) O USO DA CONSTRUÇÃO “X-INHO”
NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Fernanda de Souza Faria (UERJ)
O USO DE MANCHETES E
CHAMADAS DE JORNAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Amanda Gabriele Domingos de Souza (CP II) e Aira
Suzana Ribeiro Martins (CP II) Tailane Neves de Jesus (UESB) e Warley
José Campos Rocha (UESB) O USO DOS
GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
NA EJA Bianca Amaral Freitas (UENF), Sinthia Moreira Silva
(UENF), Cíntia Rocha Barreto (UENF) e
Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENF) OS “BANHOS DE MAR”, DE CLARICE LISPECTOR Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Luiz
Paulo Batista da Silva (UFAC) Priscilla Maria Faraco Rosa (UENF) e Lidiane
Silva Torres (UENF) OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS EM
SALA DE AULA: MULTIMODALIDADES E MULTILETRAMENTOS Carta de Aceite OS INSULTOS PASTORIS E O REFINAMENTO
LINGUÍSTICO NA TERCEIRA BUCÓLICA, DE
VIRGÍLIO Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ) e Tobias Vilhena de Moraes (UERJ) Amós Coêlho da Silva (UERJ) OS NEOLOGISMOS DE PANDEMIA
PRESENTES NO FACEBOOK: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
PARA O ENSINO MÉDIO Beatriz Latini Gomes Neta (SEE-MG) OS
VERBOS DENOMINAIS: A NEOLOGIA FORMAL EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS E SEUS
ASPECTOS PEDAGÓGICOS Kelly Maísa Araújo Carvalhaes (UFMG) e Aderlande
Pereira Ferraz (UFMG) Paulo Ricardo Silveira Borges (UFPEL) e Aline Neuschrank (UFPEL) PODER, RACISMO RELIGIOSO E
DECOLONIALIDADES NO INSTAGRAM:
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO Alan Eugênio Dantas Freire (UFRN), Guianezza
M. Góis Saraiva Meira (UERN) e Danielle
Brito da Cunha (UFRN) Amanda Maria Nascimento Gomes (UNEB) Maiane Vasconcelos de Brito (UFS), Ana
Cecília dos Santos Azevedo (UFS), José
Domingos Ângelo Santos (UFS), José
Souza dos Santos (UFS) e Leoni Ramos
Souza Nascimento (UFS) PORTUGUÊS
COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REPÚBLICA TCHECA Iva Svobodová (MU-Rep. Tcheca) PRÁTICA EXPLORATÓRIA E OS
DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM E PESQUISA Agatha Nascimento dos Santos Dias (FFP-UERJ) e Isabel
Cristina de Moraes Bezerra (FFP-UERJ) PRESENÇA DE TOPÔNIMOS LATINOS NAS ILHAS BRITÂNICAS João Bittencourt de Oliveira (UERJ)
PRINCIPAIS
FATORES DA EVOLUÇÃO DO LATIM VULGAR NA PENÍNSULA IBÉRICA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS PRODUÇÃO TEXTUAL DE RESUMO,
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A FORMANDO LEITORES QUEM É O FILÓLOGO E QUAL A
SUA FUNÇÃO NAS CIÊNCIAS LINGUÍSTICAS Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB) RACISMO E O SEXISMO: ESTEREÓTIPOS
COMPORTAMENTAIS AOS CORPOS NEGROS Francisca Ramos-Lopes (UERN) RACISMO E RELAÇÕES AFETIVAS:
REALIDADE OU IMAGINAÇÃO? Francisca Ramos-Lopes (UERN)
Raquel do Rosario Silva (UENF), Gabriela
do Rosario Silva (UENF), Camila do
Rosario Silva Barreto (UENF) e Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF)
RE)DISCUTINDO O ENSINO DA
TRANSITIVIDADE VERBAL SOB O VIÉS FUNCIONALISTA: A ORAÇÃO EM FOCO Patrícia Mota do Amaral Lima (UESB), Simara
Silva Pereira Carreiro (UESB), Soleane
Rodrigues Lustosa Lima (UESB) e Valéria
Viana Sousa (UESB)
Bárbara Rangel Paulista (UENF), Flávio
da Silva Chaves (UENF), Shirlena Campos
de Souza Amaral (UENF) e Crisóstomo
Lima do Nascimento (UENF) REFLEXÕES SOBRE A
LINGUÍSTICA NO CAMPO DO DIREITO Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane
Carneiro Lacerda Meelep (UENF) e Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF) RELEITURAS DO CLÁSSICO EM
“THE SANDMAN”, DE NEIL GAIMAN Luiz Fernando Dias Pita (UERJ) “RIO SEVERINO”: SENTIDOS DE BRASIL EM UM LIVRO DIDÁTICO Lorena Ferreira Mafra (UESB), Lívia Cristina de Souza Sigliani (UESB), Daniela Ribeiro de Jesus (UESB) e Adilson Ventura (UESB) Carta de Aceite SINTAXE DO VERBO – DESCRIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Bismarck Zanco de Moura (UFRJ) Carta de Aceite Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa Costa (UFSM) e Leici Landherr Moreira (UFSM) Carta de Aceite /S/ PÓS-VOCÁLICO: PERCEPÇÃO
DIALETAL DE NATIVOS RESIDENTES E NÃO RESIDENTES DE DUAS CIDADES BAIANAS Warley José Campos Rocha (UESB) e Vera
Pacheco (UESB) SENTIDOS DE LÍNGUA
BRASILEIRA DE SINAIS NO TEXTO DA LEI Nº 10.436/02 Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson
Ventura (UESB), Danilo Sobral de Souza
(UESB) e Byron de Castro Muniz Teixeira
(UESB) Sinthia Moreira Silva (UENF), Silvia
Goulart Ferreira (UENF), Helena Ribeiro
Santana dos Santos (UENF) e Camila do
Rosario Silva Barreto (UENF) Francisco de Assis Florencio (UERJ) TEXTO E LEITURA: LEITURAS E
TEXTOS Carta de Aceite TEXTO E SENTIDOS: A
MORFOLOGIA E A LEITURA NA ESCOLA Vítor de Moura Vivas (IFRJ) e Margareth Andrade
Morais (IFRJ) Eliane Santos Leite da Silva (IFBAIANO) e Carolina Silveira Santos
(IFBAIANO) UM ESTUDO DA TRADIÇÃO DE “A
DONA PÉ DE CABRA” Daví Lopes Franco (UFRJ) UM ESTUDO DE CONCORDÂNCIA
VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL: O VERNÁCULO DE IBICOARA-BAHIA EM FOCO Elenita Alves Barbosa (UESB), Raíssa
Alves Oliveira (UESB), Vania Raquel
Santos Amorim (UESB), Warley José Campos
Rocha (UESB) e Warly Dantas Silva
(UESB) Maria Ionaia de Jesus Souza (UNEB) UM PEQUENO PASSEIO EM ALGUMAS MEMÓRIAS DE UM PEQUENO VILAREJO: COMUNIDADES PESQUEIRAS DA ARMAÇÃO DOS BÚZIOS Manuela Chagas Manhães (UNESA, UENF e PESCARTE) e Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UNESA, UENF e PESCARTE) “UM RETOQUE AQUI, OUTRO ALI”: PADRÕES DE
BELEZA NA MÍDIA DIGITAL INSTAGRAM À LUZ DA LSF Carla
Daniele Saraiva Bertuleza (UFERSA) e Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN)
Cristina de Fátima de Oliveira Brum
Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF)
e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Viviane Lourenço Teixeira (UFF)
UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA
DA CANÇÃO “RODA-VIVA”: UMA CRÍTICA POLÍTICA À DITADURA MILITAR Thiago Costa da Silva (UVA) e Graziela Borguignon Mota (UVA)
Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio
Arruda de Moura (UENF)
Ramilda Viana Gomes da Silva (UESB), Cristiane
Barros Queiroz (UESB), Leiliane Pereira
da Silva (UESB), Liliane Alves de
Lima Ferreira (UESB) e Regiane
Barbosa Rocha (UESB)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO:
UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR Sinthia Moreira Silva (UENF), Danielle
Soares da Silva (UENF), Rhaísa Sampaio
Bretas Barreto (UENF), Clodoaldo
Sanches Fofano (UENF) e Roberta
Santana Barroso (UENF)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PARA O
ITEM LEXICAL “DIABO” NAS CAPITAIS DO NORDESTE: UM ESTUDO GEOLINGUÍSTICO Geisa Borges da Costa (UFBA)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM
NOVO OLHAR PARA OS ESTUDOS DA LÍNGUA A PARTIR DA REALIDADE DE ESPINOSA-MG Patrícia de Carvalho Pires (UESB), Viviane Rodrigues (UNIMONTES), Luana Aparecida Matos Leal Fernandes (IFNMG),
Jemyma D. Pereira (UNIMONTES), Vanessa Marques da Silva (UNIMONTES) E Sheila da Silva (UNIMONTES)
VERDADES SOBRE “A VIDA ÍNTIMA
DE LAURA”, DE CLARICE LISPECTOR Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Luiz
Paulo Batista da Silva (UFAC) ZORA SELJAN E SUA FESTA DO
BOMFIM: ASPECTOS BIOGRAFEMÁTICOS Taísa Maria Souza (UNEB) e Gildeci
de Oliveira Leite (UNEB) |