287 RESUMOS DA XVI JNLFLP


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Apresentação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 10 / 11 / 21

A ALTERNÂNCIA TEU/SEU EM CARTAS MINEIRAS OITOCENTISTAS E NOVECENTISTAS

Ludmila Reis Pinheiro (UFMG)

Carta de Aceite


A ÁRVORE, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS NA ESCOLA: UMA LEITURA DE FRUIÇÃO

Caroline Fernandes (UERJ)

Carta de Aceite


A CAMPOS DOS GOYTACAZES PARATÓPICA NA CRIAÇÃO CRONÍSTICA

Williane de Sá Marques (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite


A CARTINHA PARA APRENDER A LER (1539): A LINGUÍSTICA MISSIONÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XVI NA AMÉRICA PORTUGUESA

Viviane Lourenço Teixeira (UFF)

Carta de Aceite


A CIÊNCIA LINGUÍSTICA: UM PERCURSO HISTÓRICO DE INTERDISCIPLINARIDADE

Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana da Silva Oliveira (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e André Fernando Uébe Mansur (UENF)

Carta de Aceite


AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Natan Martins Borduam Cândido (UENF) e Sinthia Moreira Silva (UENF)

Carta de Aceite


A CONSTITUIÇÃO DE APARATO CRÍTICO EM TEXTOS LITERÁRIOS DE TRADIÇÃO IMPRESSA

Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)

Carta de Aceite


A CONSTRUÇÃO DA NEGRITUDE EM DISCURSOS DAS MÍDIAS DIGITAIS

Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira (UERN)

Carta de Aceite


A CONTRADIÇÃO DA NATUREZA HUMANA NA CONSTRUÇÃO DAS PERSONALIDADES DOS GÊMEOS PEDRO E PAULO NA OBRA MACHADIANA “ESAÚ E JACÓ”

Elizangela Tonelli (UENF)

Carta de Aceite


A CRISE DA MORALIDADE MODERNA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE UMA ÉTICA DO DISCURSO

Rodolfo Moura Pereira (UENF) e Giovane do Nascimento (UENF)

Carta de Aceite


A CULTURA NOS DISCURSOS DA COLÔNIA PARAGUAIA DE CAMPO GRANDE-MS

Maiara Cano Romero Pereira (UFMS)

Carta de Aceite


A DÉCIMA CLASSE DO SCHOLA AQUITANICA: COMENTÁRIOS SOBRE O ENSINO DE LATIM

Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)

Carta de Aceite


A DIALOGICIDADE DOS SIGNOS NA COMUNICAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA

Priscila Aline Rodrigues Silva (UFMT)

Carta de Aceite


A DIMENSÃO INTERCULTURAL EM FOCO NO ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA GLOBAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMETAL EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Suiane Francisca da Silva (SEMED-Palmas-TO) e Elisa Borges de Alcantara Alencar (UFNT)

Carta de Aceite


A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM EDUCACIONAL NO TEMPO – DO ASSISTENCIALISMO À CONTEMPORANEIDADE

Mariana Nogueira Pereira (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)

Carta de Aceite


A EFICÁCIA DO TREINAMENTO AUDITIVO NA FLUÊNCIA DA LEITURA

Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UENF), Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF) e Daniela Pereira da Silva (UENF)

Carta de Aceite


A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: NTRE A AUTORIA E O PLÁGIO

Luciana da Silva Almeida (UENF), Rysian Lohse Monteiro (UENF) e Tatiane Almeida de Souza (UENF)

Carta de Aceite


A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

Beatriz Araujo de Rezende Neves (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF) E Poliana Campos Côrtes Luna (UENF)

Carta de Aceite


A FUNÇÃO DA LÍNGUA E DOS GÊNEROS DISCURSIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CRÍTICA

Leandro Gomes Dias Bolivar (UFRJ)

Carta de Aceite


A HISTÓRIA POR TRÁS DA ESCRITORA DE ÚRSULA: MARIA FIRMINA DOS REIS

Eliane Terezinha Piccolotto (UFPR)

Carta de Aceite


“A HORA DA ESTRELA” OU “ELA NÃO SABE GRITAR?”: UMA LEITURA DA MARGINALIZAÇÃO DE MACABÉA

Cyntia dos Santos Jorge (UENF) e Thiago Eugênio Loredo Betta (IFF)

Carta de Aceite


A IDENTIDADE CULTURAL DO PANTANEIRO PELA ÓTICA DE AUGUSTO CÉSAR PROENÇA

Kelly Caroline Alvares (UEMS) e Daniel Abrao (UEMS)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NAS BRINCADEIRAS E JOGOS DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Camila Tavares Barreto (UENF) e Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DA COMUNICAÇÃO JURÍDICA NA ATUAÇÃO DO ADVOGADO

Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF), Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG) e Flávia Teixeira Silva Pires (UENF)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM PARA O OFICIAL DE JUSTIÇA NO CUMPRIMENTO DA ORDEM JUDICIAL

Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG), Flávia Teixeira Pires (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)

Carta de Aceite


A INFLUÊNCIA DO REFERENCIAL GRAMATICAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Laise Jully Lopes da Silva (UNIGRANRIO), Talyta de Albuquerque Duarte (UNIGRANRIO), Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO) e Lilia Costa Gonçalves (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


A INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS EM SITUAÇÃO DE IMERSÃO: UM ESTUDO DE CASO

Giovana Rosa Martins (UEMS) e João Fabio Sanches Silva (UEMS)

Carta de Aceite


A INTERLOCUÇÃO ENTRE LINGUAGEM, COGNIÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (IFF) e Edda Maria Peixoto Barreto (IFF)

Carta de Aceite


A LÍNGUA E A LITERATURA GALEGA NO ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIO BRASILEIROS

Hugo Domínguez Silva (USP)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM COMO EXPRESSÃO DA MODERNIDADE NA PANDEMIA DE COVID-19 DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Sheila Campos de Souza e Jackeline Barcelos Corrêa  (UENF)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM CORPORAL E A EXPRESSÃO DAS DANÇAS URBANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), João Luiz Lima Marins (UENF), Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM CRÍTICA E REALISTA DE GRACILIANO RAMOS: UM ENSAIO ANALÍTICO DO DISCURSO LITERÁRIO PRESENTE EM “VIDAS SECAS”

Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF) e Carlos José de Castro Costa (UENF)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM DA DANÇA COMO RECURSO TERAPÊUTICO SOB A LUZ DA FENOMENOLOGIA

Ingrid de Souza Manhães (UFF), Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF) e Fernanda Morales dos Santos Rios (UENF)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM NAS DANÇAS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), Jhonatan da Silva Martins (UENF), Rackel Peralva Menezes Vasconcelos (UENF) e Fernanda Rodrigues Guedes Gomes (UENF)

Carta de Aceite


A LITERATURA DISTÓPICA: OS ELOS DE FORMAÇÃO DISCURSIVA DA UTOPIA TOTALITÁRIA

Erico Monteiro da Silva (UFPE)

Carta de Aceite


A LITERATURA INFANTIL EM DISPOSITIVOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

Caroline dos Santos Florentino de Barros (IFF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)

Carta de Aceite


A LITERATURA INFANTIL INDÍGENA COMO RECURSO DE IMERSÃO LITERÁRIA DE ALUNOS INDÍGENAS

Paulo Fernando de Lucena Borges Ferreira (UERR)

Carta de Aceite


A MULHER MARAVILHA E O OLHAR MULTIMODAL

Ana Paula Fenelon (UEMS) e Osni Moraes (UEMS)

Carta de Aceite


A MULTIMODALIDADE COMO RECURSO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO DIGITAL MEME COMO PRÁTICA PARA OS LETRAMENTOS DIGITAIS

Roberta Santana Barroso (UENF)

Carta de Aceite


A NORMALIZAÇÃO DA CULTURA DE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE FEMININA NA CANÇÃO “SABOTARAM O MEU COPO” E A EXALTAÇÃO DA SEXUALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA PLATAFORMA TIKTOK

Vitoria Ranner Pinheiro Pereira (UERN) e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)

Carta de Aceite


A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: ACONTECIMENTO DISCURSIVO OU ENUNCIATIVO?

Marina de Alcântara Alencar (UFNT) e João de Deus Leite (UFNT)

Carta de Aceite


A ORIGEM E O USO DA ACENTUAÇÃO GRÁFICA NAS GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Keyla Lima da Silva (UEMS)

Carta de Aceite


A ORTOGRAFIA NAS PROPAGANDAS DA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO PRELIMINAR

Monique Mattos Azevedo de Alvarenga (UEMS)

Carta de Aceite


A PARALAXE DA VIOLÊNCIA E DO CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA BNCC À LUZ DA TEORIA DE SLAJOV ZIZEK

Victor Ribeiro Lima (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)

Carta de Aceite


A POESIA SLAM COMO LETRAMENTO DE REEXISTÊNCIA

Juliano Dumani (UVA) e Maria Cristina Prates (UVA)

Carta de Aceite


A RELAÇÃO ENTRE O ETHOS FEMININO E OS MODALIZADORES EM ATIVIDADES DE LISTENING: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS COLEÇÕES WAY TO GO! E VOICES PLUS

Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Victor Ribeiro Lima (UENF)

Carta de Aceite


A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVO-CULTURAL DO TERRITÓRIO EM PROGRAMAS ELEITORAIS DA FRENTE CONTRA A CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS NO PLEBISCITO DE DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ

Carlos Borges da Silva Junior (UFNT)

Carta de Aceite


A RISOTERAPIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: SUAS INFLUÊNCIAS PARA UM ENSINO MAIS PRAZEROSO POR MEIO DO LÚDICO

Danielle Soares da Silva (UENF) e Sinthia Moreira Silva (UENF)

Carta de Aceite


A SITUAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA À LUZ DA OBRA DE LIMA BARRETO

Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Karla de Mello Silva (UENF), Maria Eduarda Pereira Arquette Leite (UNIFAMINAS) e Edirley Souza Magalhães (IF SUDESTE)

Carta de Aceite


A TOPONIMIA MUNICIPAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE ARAGUATINS-TO

Nayanne Viana de Oliveira (UFT), Dhalilla Ruamma Barros da Silva Dias (FAIARA) e Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT)

Carta de Aceite


A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM COMUNIDADES AFRO-DESCENDENTES

Aline de Sousa Resende (UFBA)

Carta de Aceite


A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MAIS-VALIA, EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM NA FILOSOFIA MARXISTA

Miguél Eugenio Almeida (UEMS)

Carta de Aceite


A VIOLÊNCIA AUTOINFLINGIDA NO MANUAL DE INVESTIGAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DE TENTATIVAS E ÓBITOS POR SUICÍDIO EM POVOS INDÍGENAS: UMA LEITURA LINGUÍSTICO-DISCURSIVA

Monalisa Iris Quintana (UFMS)

Carta de Aceite


A VOZ DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TOCANTINENSE SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA

Ricardo Ferreira de Sousa (UFT)

Carta de Aceite


ABORDAGENS DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MARANHÃO, O USO DAS TECNOLOGIAS

Rafael Serra de Sousa (UEMA) e Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA)

Carta de Aceite


AFINAL, QUEM MATOU OS VON RICHTHOFEN? ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA DOS FILMES “A MENINA QUE MATOU OS PAIS” E “O MENINO QUE MATOU MEUS PAIS”

Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN), Antonio Carlos Meira de Brito (UERN) e Ana Maria Saraiva Meira de Brito (UERN)

Carta de Aceite


ALFABETIZAÇÃO DO EDUCANDO CEGO: A RECORRÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE O PRESENTE TEMA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO – CONBALF

Nathália Rosalino Tamy (UENF) e  Raquel França Freitas (UENF)

Carta de Aceite


ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM PROCESSOS SELETIVOS DO IFCE E DO IFRN

Jorge dos Santos Ribeiro (UERN)

Carta de Aceite


ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO E RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS DISCENTES À LUZ DA LINGUÍSTICA DE CORPUS

Thereza Cristina Souza Lima (UNINTER), Adriana Czajkowski (UNINTER), Edilaine Cegan (UNINTER), Flavia Roberta Fernandes (UNINTER) e Rafaela Aparecida de Almeida (UNINTER)

Carta de Aceite


ANÁLISE DA ESTRUTURA TEMÁTICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA, MEDICINA E ENGENHARIA

Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFT), Fátima Marinho Fabrício Monteiro (Puc-Rio) e Rafaella Chaves Guimarães Feijó (UFT)

Carta de Aceite


ANÁLISE DE DISCURSO E SEMIÓTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS

Tiago Santos Nascimento (UNEB) e Lidiane Santos de Lima Pinheiro (UNEB)

Carta de Aceite


ANÁLISE DE UM POST SOBRE PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA PÁGINA DO INSTAGRAM “QUEBRANDO O TABU”

Mônica Guedes Ferreira (UERN)

Carta de Aceite


ANÁLISE DISCURSIVA DO TRATAMENTO DA ALGIA CRONICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A RELAÇÃO ENTRE IDOSOS E O MODELO ATUAL DE SAÚDE

Olavo Ferreira Nunes (UENF), Lidiane Silva Torres (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)

Carta de Aceite


ANÁLISE DO DISCURSO DE PÊCHEUX: A FORMAÇÃO DISCURSIVA EM MÚSICAS DO ESTILO DE HEAVY/TRASH METAL NO CONTEXTO INDÍGENA AMAZÔNICO

José Ângelo Almeida Ferreira (UERR), Francisca Angêla de Oliveira Sousa (UERR) e Alessandra de Sousa Santos (UERR)

Carta de Aceite


ANÁLISE DO ELEMENTO FÉ NA COMBINAÇÃO DOS SIGNOS VERBAL E NÃO VERBAL DA GRAPHIC NOVEL INGLESA EM CAMELOT 3000

Antônia Aparecida da Silva Lemes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


ANÁLISE DO ROMANCE “A HORA DA ESTRELA”, DE CLARICE LISPECTOR, A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE DE DISCURSO

Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFNT) e João de Deus Leite (UFNT)

Carta de Aceite


ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE THOR: A FABRICAÇÃO DE UM SUJEITO CIVILIZADO

Bruno Aguinaldo Feitosa (UEMS)

Carta de Aceite


ANÁLISE LINGUISTÍCA DA TELEASSISTÊNCIA EM SAÚDE: ENTRE LINGUAGENS DIGITAIS E O USO DA TELEMEDICINA

Rodrigo da Costa Amil (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)

Carta de Aceite


ANÁLISE LITERÁRIA DA MÚSICA “AQUARELA” E A METÁFORA ENVELHECIMENTO E FINITUDE DA PESSOA

Karla de Mello Silva (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF) e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)

Carta de Aceite


ANÁLISE MORFOLÓGICA DOS MORFEMAS DERIVACIONAIS E FLEXIONAIS NA MÚSICA “HAVE IT ALL”, DE JASON MRAZ

Carly Cristina Souza Mozer (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Mariana da Silva Oliveira (UENF) e Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF)

Carta de Aceite


ANÁLISE SEMÂNTICA DA PROPAGANDA DO SEGURO DE VIDA “SINAF SEGUROS”

Mayda Rangel Gomes Peres (IFF), Jaqueline Almeida (IFF) e Ana Luiza Malatesta de Freitas (IFF)

Carta de Aceite

ANÁLISE SEMIÓTICA DO PERSONAGEM “LUCIRALDO” – “DEUS POR TRÁS DAS CÂMERAS” – E O SIMBOLISMO

DO ARQUÉTIPO DE “LÚCIFER” PRESENTE NA CULTURA POPULAR

Wellington Nascimento Alves (UEMS)

Carta de Aceite

ANEDOTÁRIO DO CEGO” NA OBRA “ESTRANGEIRO”: ESVELANDO O CAPACITISMO

Gisele Pessin (UENF) e Decio Nascimento Guimarães (UENF)

Carta de Aceite


APRENDIZAGENS LINGUÍSTICO-GRAMATICAIS

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT) e Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT)

Carta de Aceite

AS APROPRIAÇÕES DA LINGUAGEM E DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA

Hosana da Silva de Melo (UFT) e Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT)

Carta de Aceite


AS ARTES E AS APRENDIZAGENS DE GRAMÁTICA E DE MORFOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT) e Maria da Conceição dos Santos Teixeira (UFNT)

Carta de Aceite


AS CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DE PAULO FREIRE E A LINGUAGEM NA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DE HEIDEGGER PARA UM ENSINO CONTEMPORÂNEO

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)

Carta de Aceite


AS HABILIDADES METALINGUÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM FONOLÓGICA DA CRIANÇA NA INFÂNCIA

Fernando Basílio dos Santos (UENF) e Olavo Ferreira Nunes (UENF)

Carta de Aceite


AS PARTES DA ORAÇÃO NA ARTE DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA MAIS USADA NA COSTA DO BRASIL (ANCHIETA, 1595)

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


ATAS NOVECENTISTAS DO IHGMG: EDIÇÃO E PROPOSTA DE DICIONÁRIO BIOGRÁFICO

Jessica Nayra Sayão de Paula (UFMG)

Carta de Aceite


ATITUDES LINGUÍSTICAS DE HAITIANOS COM RELAÇÃO AO USO E À APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS NA UNILA

Nicole Alejandra Sinza Mendez (UNILA) e Franciele Maria Martiny (UNILA)

Carta de Aceite


ATIVIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA O TRABALHO COM O LÉXICO EM LÍNGUA MATERNA

Herbertt Neves (UFCG), Evanielle Freire (UFCG), Carlos Gonçalves (UFCG) e Álack Lima (UFCG)

Carta de Aceite


ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: UMA ANÁLISE DA LINGUAGEM UTILIZADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Luciana da Silva Oliveira (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Gelbis Martins Agostinho (UENF)

Carta de Aceite


AUTOS DE DEFLORAMENTO: REFLEXOS DA CULTURA DO ESTUPRO EM DOCUMENTOS JURÍDICOS BRASILEIROS DO SÉCULO XX

Juliana Marcelino Silva (UFCG), Viviane Moraes de Caldas (UFCG) E Maria Aline Rodrigues Bezerra (UFCG)

Carta de Aceite


BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA PARA MELHOR INTERAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS AUTISTAS

Mariana Cordeiro Leite (UENF) e Gerson Tavares do Carmo (UENF)

Carta de Aceite


BOOKSTAGRAM, LITERATURA E ESTATÍSTICA

Misleine Andrade Ferreira Peel (IFTO) e Byanca Nayra Mamedes Guido (UFNT)

Carta de Aceite


BUSCANDO UM NOVO DESIGN PARA A PRÁTICA DA ESCRITA NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS REDES SOCIAIS EM EVIDÊNCIA

Silvia Goulart Ferreira (UENF), Danielle Soares da Silva (UENF) e Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF)

Carta de Aceite


CARL FR. PH. VON MARTIUS (1794–1868) E O BRASIL OITOCENTISTA: CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA GLOSSARIA LINGUARUM BRASILIENSIUM

Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


CAROLINAS E CÍRCULOS DE CULTURA FREIREANOS: NARRATIVAS DE ALUNOS DA EJA NO RIO DE JANEIRO

Débora Amaral da Costa (SME-RJ e UFF) e Renato Alves de Carvalho Júnior (SME-RJ e UERJ)

Carta de Aceite


CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO: TRAÇANDO LINHAS

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)

Carta de Aceite


CATÁLOGO DIALETAL DE SÃO LUIZ DO ANAUÁ-RR

Lana Camila Santos Gonçalves (UFRR) e Eliabe Procópio (UFRR)

Carta de Aceite


CHAMA A CHOQUE QUE RESOLVE”: MENORES INTERNOS E PUNIÇÃO EM REDE

Bernardina Fátima Antunes de Freitas (UFMS), Amanda da Silva Duarte (UFMS) e Elaine de Moraes Santos (UFMS)

Carta de Aceite


CIGANOS: FILHOS DO VENTO, TRANSEUNTES ERRANTES NA ECOLOGIA DA LÍNGUA

Mônica Cristina Soares Barretto (UFF)

Carta de Aceite


A GRADE ESPECÍFICA DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVO-DISCURSIVA

Romulo Flores Dias Bolivar (UERJ)

Carta de Aceite


CONHECENDO O DICIONÁRIO BILÍNGUE PORTUGUÊS/INGLÊS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES SOB A PERSPECTIVA DA LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA

Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira (UFMS), Luciene Cristina Paredes Müller (UFMS) e Joseane Aparecida de Souza Francisco (UFMS)

Carta de Aceite


CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS DE MULHER NEGRA PELO MODO DE VESTIR-SE E (COM)PORTAR-SE NA SOCIEDADE BRASILEIRA SEISCENTISTA E SETECENTISTA

Graciethe da Silva de Souza (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)

Carta de Aceite


CONTEÚDO MIDIÁTICO DO JORNALISMO INDEPENDENTE: UMA ANÁLISE DO MÍDIA NINJA DURANTE AS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013

Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), Augusto Vinícius Dias de Oliveira (UNIGRANRIO), Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UENF) e Dostoiewski Mariatt de O. Champangnatte (FacMais/Unialfa)

Carta de Aceite


CORDEL A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO CAMINHOS DE LEITURA NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Thalyta Evelyn Generoso da Silva (FFP-UERJ) e Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


COVID, LIBRAS E REDE SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOCIOLINGUÍSTICA

Rogério Vicente Ferreira (UFMS)

Carta de Aceite


COVID-19 VERSUS AULAS REMOTAS: A NOVA LINGUAGEM NAS ESCOLAS

Vanderson de Souza (UEMS) e Nataniel Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


CRISE IDENTITÁRIA: DIALOGISMO E HUMOR NA PRODUÇÃO DE MEMES DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO NO INSTAGRAM

Alan Eugênio Dantas Freire (UFRN) e Danielle Brito da Cunha (UFRN)

Carta de Aceite


CRUZAMENTOS VOCABULARES COM A PALAVRA “RORAIMA”

Patrícia Lima da Silva (UFRR) e Eliabe dos Santos Procópio (UFRR)

Carta de Aceite


CULTURA DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUAS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Lilia Costa Gonçalves (UNIGRANRIO) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


DAS RELAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS E DISCURSIVAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ESTADO DO PARANÁ

Francisca Paula Soares Maia (UNILA)

Carta de Aceite


DE THOREAU À GRETA THUNBERG: A DISCUSSÃO SOBRE MEIO AMBIENTE EM SALA DE AULA NA LÍNGUA INGLESA

Ana Beatriz Menna Barreto Monclaro (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


DEPOIS DA ADMISSIBILIDADE DO IMPEACHMENT: UM MOVIMENTO DE CONFRONTOS DISCURSIVOS

Milca Borges Luz (UESB) e Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)

Carta de Aceite


DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E COGNITIVO DA CRIANÇA E AS INFLUÊNCIAS DAS NOVAS LINGUAGENS DIGITAIS

Priscilla Maria Faraco Rosa (UENF)

Carta de Aceite


DEVOÇÕES EM COMUNIDADES PESQUEIRAS ARTESANAIS: LINGUAGENS E TRADIÇÕES EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ

Leandro Garcia Pinho (UENF) e Evandro Francisco Marques Vargas (UENF)

Carta de Aceite


DIÁLOGOS SOBRE O USO DO CONCEITO DE ESCREVIVÊNCIA EM PESQUISAS CIENTÍFICAS

Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


DICIONÁRIO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES DO PORTUGUÊS DE RORAIMA

Eliabe dos Santos Procópio (UFRR)

Carta de Aceite


DIREITO FUNDAMENTAL DE SE EXPRESSAR NA PRÓPRIA LÍNGUA: O PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO EMPECILHO AO ACESSO À JUSTIÇA

Gabryella Ribeiro Simões dos Santos (UNIG) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)

Carta de Aceite


DISCURSIVIDADE NA MÍDIA EM TORNO DE DILMA ROUSSEFF: EFEITO-SENTIDO DE (IN)COMPETÊNCIA E DE (DES)HONESTIDADE

Leandro Chagas Barbosa (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittencourt (UESB)

Carta de Aceite


DISCURSOS E SENTIDOS DOS PROFESSORES NEGROS EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS

Ovídio da Conceição Batista Júnior (UFMS)

Carta de Aceite


DISCUSSÕES EM TORNO DAS LINGUAGENS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Gelbis Martins Agostinho (UENF)Luciana da Silva Oliveira (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Gelbis Martins Agostinho (UENF)

Carta de Aceite


DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E A OBRA DE MANUEL BANDEIRA: ORALIDADE E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS

Maria Denise Oliveira (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: METAPLASMOS NO DIALETO CAIPIRA

Ana Carolina de Deus (UEMS) e Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS)

Carta de Aceite


DIVERSIDADE TEXTUAL PELA ÓTICA DE JOVENS EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR

Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de Souza (UENF), Beatriz Araújo de Rezende Neves (UENF) e João Victor Carvalho Cardoso Alves Serafim (UENF)

Carta de Aceite


DO CONTO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO: BREVES CONSIDERAÇÕES

Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFNT) e Juliana Facundes Leal (UFNT)

Carta de Aceite


DO LIVRO AO FOLHETO: DIÁLOGOS DO CORDEL COM A LITERATURA ERUDITA

Alexandra dos Santos Nunes (FFP-UERJ) e Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


ECOLINGUÍSTICA: UMA BREVE INTRODUÇÃO

Mario Luis Monachesi Gaio (UFF)

Carta de Aceite


EDUCAÇÃO E ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O ENSINO DE LITERATURA NO ENCCEJA

Wechilley Rodrigues Lopes (UFNT) e Valéria da Silva Medeiros (UFNT)

Carta de Aceite


EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DIVERSIDADE: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE APLICATIVO PARA O ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Maria Alexandra Azevedo Paiva Santos (UNESA) e Leandro Gomes Dias Bolivar (UNESA)

Carta de Aceite


ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA O ENSINO DE PLE: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Etiene Caroline Farias de Mello (UNILA) e Francisca Paula Soares Maia (UNILA)

Carta de Aceite


ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: UMA VIAGEM DA GRAMÁTICA TRADICIONAL ATÉ A GRAMÁTICA CONTEMPORÂNEA

Deise Luci Pinto (UFF)

Carta de Aceite


ENTRE O SENTIDO E O ABSURDO EM CLARICE LISPECTOR POR SØREN KIERKEGAARD E VICE-VERSA

Haleks Marques Silva (UFNT), Maria José de Pinho (UFNT), Daniel Cervantes Angulo Vilarinho (UFNT), Walace Rodrigues (UFNT) e Heliamar Marques Rosa Brito (UFNT)

Carta de Aceite


ENTRE O BJETIVAÇÃO E A SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO IDOSO: DISCUSOS SOBRE O IDOSO NA PÓS-MODERNIDADE

Lidiane Silva Torres (UENF)

Carta de Aceite


ESCREVER PARA QUEM? REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO RUPTURA DO ACADEMICISMO

Daniel Dias de Almeida (UFF) e Emily Fuly Dias (UFF)

Carta de Aceite


ESCUTATÓRIA: FALA CONCISA E LEITURA DE MUNDO A PARTIR DA ESCUTA

Marco Antonio Correia de Carvalho (UFRRJ)

Carta de Aceite


ESTUDO COMPARATIVO DOS VERBALIZADORES DAS LÍNGUAS IKPENG E ARARA DO PARÁ (KARÍB)

Raniery Oliveira da Silva e Silva (UFPA)

Carta de Aceite


ESTUDO DA TOPONÍMIA URBANA DE IPIRÁ-BA: BREVES CONSIDERAÇÕES

Luciana Natal Oliveira Santos (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)

Carta de Aceite


ESTUDO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA

Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


ESTUDO DE CASO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Jaqueline Dias da Silva (IFF) e Valéria de Souza Marcelino (IFF)

Carta de Aceite


ESTUDO DE CASO DA ESCOLA LIBANESA BRASILEIRA: ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DO ENSINO DA LÍNGUA ÁRABE NA TRÍPLICE FRONTEIRA

Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo (UNILA) e Francisca Paula Soares Maia (UNILA)

Carta de Aceite


ESTUDO SOBRE ARGUMENTATIVIDADE

Sabrina Santos Barros (UESB) e Roscele Carvalho Tavares (UESB)

Carta de Aceite


ESTUDOS ROMANÍSTICOS SOBRE A LINGUAGEM NO SÉCULO XIX E O SURGIMENTO DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA

José Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ANÁLISE DO CONTO SUL-MATO-GROSSENSE

Margarida Vieira da Costa (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)

Carta de Aceite

EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA: (RE)VOZEANDO PRÁTICAS DISCURSIVO-IDENTITÁRIAS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Júlia Dayane Ribeiro da Costa (UFRN), João Batista da Costa Júnior (UFRN) e Marcos Luan da Silva (UFRN)

Carta de Aceite


EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE GRADUANDOS DE LETRAS PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Patrick Batista Rocha (UNILA) e Franciele Maria Martiny (UNILA)

Carta de Aceite


FALAR ERRADO

Ricardo Salles (UERJ)

Carta de Aceite


FANFIC: FERRAMENTA DE ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NO UNIVERSO DA LEITURA E ESCRITA FICCIONAL

Camila Soreano da Silva Oliveira (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Ester Portugal da Silva Rocha (FSJ)

Carta de Aceite


FILOLOGIA CRÍTICA E PERSPECTIVISMO NA LEGITIMAÇÃO DOS SABERES ASTRONÔMICOS DO INDÍGENA BRASILEIRO

Aline Costalonga Gama (UENF) e Rodolfo Moura Pereira (UENF)

Carta de Aceite


FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERÁRIA

Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF) e Michele da Silva Bastos Rodrigues (UENF)

Carta de Aceite


“FOGO NO TERREIRO”: OLHARES (DE) COM FOUCAULT E BUTLER SOBRE OS DISCURSOS DE ÓDIO CONTRA AS RELIGIOSIDADES NEGRAS NA INTERNET

Alan Eugênio Dantas Freire (UFRN) e Marluce Pereira da Silva (UFRN)

Carta de Aceite


FORMAÇÃO INDÍGENA EM RORAIMA: PERSPECTIVAS E CENÁRIOS DO MAGISTÉRIO INDÍGENA TAMÎ`KAM

Francisca Angêla de Oliveira Sousa (UERR), José Angelo Almeida Ferreira (UERR) e Carmem Véra Nunes Spotti (UERR)

Carta de Aceite


FORMATO JORNALÍSTICO E USO DE ÊNFASES: RELAÇÃO DO RECURSO PROSÓDICO ÊNFASE NA FALA DE APRESENTADORA DE TELEJORNAL EM NOTA COBERTA, CABEÇA E COMENTÁRIO

Carmina Borges Rodrigues (UESB) e Vera Pacheco (UESB)

Carta de Aceite


FREIRE-MANDELA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

Cristiano de Oliveira Veras (UVA), Flávia Maria Batista da Cunha (UVA) e Pedro Henrique de Almeida Soares (UVA)

Carta de Aceite


GÊNERO DIGITAL FANFICTION: UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA DIGITAL CHEFVILLE NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)

Carta de Aceite


GERENCIAMENTO DIALÓGICO EM FÓRUM ACADÊMICO DE ESCRITA COLABORATIVA

Célia Maria de Medeiros (UFRN) e João Batista da Costa Júnior (UFRN)

Carta de Aceite


GLOSSÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE VILA NOVA DOS MARTÍRIOS-MA: UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA

Bruna Sousa dos Santos (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


GRAMÁTICA LATINA, DE MARCIO MOITINHA: MORFOLOGIA E SINTAXE LATINAS (FONTES DE INSPIRAÇÃO E DE ORIGINALIDADE)

Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ)

Carta de Aceite


GRAMATICOGRAFIA BRASILEIRA DO SÉCULO XVIII: CONTEXTUALIZAÇÃO

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)

Carta de Aceite


HQS: CONSTRUINDO SENTIDOS NA MULTIMODALIDADE, BATMAN: A PIADA MORTAL

Leia Bernal Sanches Correia (UEMS), Ana Paula Faustino de Oliveira (UEMS) e Neide Araújo Castilho Teno (UEMS)

Carta de Aceite


IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PELA BNCC – UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE A ABORDAGEM GLOTOPOLÍTICA E A ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Ana Paula Fernandes Gomes (UFF)

Carta de Aceite


INTERNACIONALIZAÇÃO E ESTUDOS FILOLÓGICOS?REFLETINDO SOBRE SER PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM CONTEXTOS EMERGENTES

Lucas Araujo Chagas (UEMS)

Carta de Aceite


INVESTIGANDO A PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DE RELATOS DISCENTES

Emanuela Rodrigues de Oliveira (UFCG)

Carta de Aceite


JOÃO DO RIO E “CORDÕES”: UM DESFILE LIBERTADOR DE SUBJETIVIDADES

Karen de Oliveira Miranda (UERJ)

Carta de Aceite


JORNADA DA MULHER NEGRA: EM PERSPECTIVA DA HQ “TEMPESTADE X-MEN – VINGANÇA FINAL”

Janayne Pereira de Oliveira (UFMS) e Eluiza Botolotto Ghizzi (UFMS)

Carta de Aceite


LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO DIGITAL: COMO A TECNOLOGIA PODE INFLUENCIAR O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA

Rysian Lohse Monteiro (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF) e Tatiane Almeida de Souza (UENF)

Carta de Aceite


LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: REFLEXÕES E PRÁTICAS

Kelly de Melo Nogueira Loureiro (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)

Carta de Aceite


LETRAMENTO CRÍTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS E ATIVIDADES

Kamilly Sabino de Britto (UENF) e Poliana da Silva Carvalho (UENF)

Carta de Aceite


LETRAMENTO EMERGENTE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Simone Marroso Siqueira Marcílio (UENF) e Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF)

Carta de Aceite


LETRAMENTO LINGUÍSTICO DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS

Orleane Evangelista de Santana (UNITINS) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)

Carta de Aceite


LIMA BARRETO: LITERATURA, ESTÉTICA E VIDA

Elizabete Barros de Sousa Lima (UFT)

Carta de Aceite


LÍNGUA AFRIKAANS E IDENTIDADE COLOURED: UM CASO SUL AFRICANO

Anderson Lucas da Silva Macedo (UFF)

Carta de Aceite


LINGUAGEM, DISCURSO E PROCESSOS IDENTITÁRIOS: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DE SUJEITOS EM SITUAÇÃO DE VUNERABILIDADE SOCIAL

Francisca Maria de Souza Ramos-Lopes (UERN), João Batista da Costa Junior (UERN), Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira (UERN) e Raquel Oliveira de Araújo (UERN)

Carta de Aceite


LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE EM MATERIAIS DIGITAIS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Roberta de Sousa Almeida (UENF), Solimara Ravani Sant’Anna (UENF) e Dulcileia Marchesi Costa (UENF)

Carta de Aceite


LINGUAGEM E IDENTIDADE: UM OLHAR TEÓRICO-ANALÍTICO, RESPALDADO NOS PRECEITOS DA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA E COMUNICACIONAL DO DISCURSO

João Batista da Costa Júnior (UFRN)

Carta de Aceite


LINGUAGEM E MEMÓRIA DO ENVELHECIMENTO NO ESPAÇO MIDIÁTICO: ENTRE LEGADOS, EXPERIENCIAS E A RECONFIGURAÇÃO DA SAÚDE NO MUNDO PÓS-PANDEMIA

Flávio da Silva Chaves (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)

Carta de Aceite


LINGUAGEM JURÍDICA: ENTRE A TÉCNICA E O EXAGERO

Carlos José de Castro Costa (UNIG) e Karla de Mello Silva (UENF)

Carta de Aceite


LINGUAGEM, ORALIDADE E MEMÓRIA NO CARNAVAL DO INTERIOR: TRANSCRIÇÃO DO BLOCO “INDIANOS” DE SÃO JOÃO DA BARRA

Jhonatan da Silva Martins (UENF) e Lilian Sagio Cezar (UENF)

Carta de Aceite


LINGUÍSTICA E PROFISSIONAIS DE SÁUDE: ESTRATÉGIAS PARA ATENDIMENTO DE PACIENTE ADOLESCENTES

E GRÁVIDAS NA PANDEMIA DA COVID-19

Ana Paula Borges de Souza (UENF) e Ademir Hilário de Souza (UENF)

Carta de Aceite


LINGUÍSTICA TEXTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS AULAS DE LEITURA E ESCRITA: COESÃO EM PAUTA

Victória Henrique Picanço (UNIFSJ), Dulce Helena Pontes-Ribeiro (UNIFSJ) e Solange Maria Souza Teixeira (UNIFSJ)

Carta de Aceite


LITERATURA E DIREITO DO TRABALHO: A LEITURA LITERÁRIA E A QUEBRA DO CÍRCULO DE VIOLÊNCIA LABORAL

Daniel Cervantes Angulo Vilarinho (UFNT) e Valéria da Silva Medeiros (UFNT)

Carta de Aceite


LITERATURA DE CORDEL NUM CONTEXTO ESCOLAR: UM RECURSO PEDAGÓGICO

Maria dos Remédios Andrade Ribeiro Barros (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)

Carta de Aceite


LITERATURA, FILOSOFIA E SEMÂNTICA: TRACEJADOS, CAMINHOS E DESDOBRAMENTOS

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFNT)

Carta de Aceite


LIVRO DIDÁTICO E DICIONÁRIOS: UM ESTUDO ACERCA DAS PROPOSTAS DE TRABALHOS COM DICIONÁRIO ESCOLAR EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO

Thaís Helena de Oliveira (UFNT) e Raquel Palmeira de Oliveira Karajá (UFNT)

+Carta de Aceite


MÁFIA DO VERSO: ACLIMATAÇÃO DA PEDRA DE DRUMMOND

Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade (UFRR)

Carta de Aceite


MANSOUR CHALLITA, PRECURSOR DE LA TRADUCCIÓN LITERARIA ÁRABE/PORTUGUÉS

Rosa Isabel Martinez Lillo (UMA-ES)

Carta de Aceite


MARIA ALICE BARROSO: UMA AUTORA FLUMINENSE E O DESTAQUE PARA PERSONAGENS FEMININAS EM TRÊS ROMANCES DO CICLO “PARADA DE DEUS”

Sarah Ramos de Souza (FSJ), Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (FSJ), Gabriella de Melo Fíngolo (FSJ) e Sarah Maria Augusta Teixeira (FSJ)

Carta de Aceite


MASCULINISMO E MISOGINIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ADEPTOS AO MASCULINISMO NAS REDES SOCIAIS

Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


MEME “BOLSOCARO”: ABORDAGEM MORFOSSEMÂNTICA

Alexsandra da Silva Macário (UERJ) e Naira de Almeida Velozo (UERJ)

Carta de Aceite


MEMES DE INTERNET: AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA

Alexandre Neiva de Araújo (UEFS)

Carta de Aceite


METÁFORAS CONCEPTUAIS NA GESTÃO LOCAL DA PANDEMIA: UMA ANÁLISE COGNITIVO-DISCURSIVA DOS PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite


METÁFORAS NO DISCURSO DOS MORTOS

Bruno de Jesus Espírito Santo (UNICAMP)

Carta de Aceite


METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: VALORIZAÇÃO DO PRAZER E SABER NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Jaqueline Maria de Almeida (UENF) e Moacir dos Santos da Silva (UENF)

Carta de Aceite


“MEU ALUNO SABE ARGUMENTAR?” ESTUDO DE CASO NO PROFLETRAS/UERN/ASSÚ

Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)

Carta de Aceite


MILITÂNCIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL E A IDEOLOGIA DE GÊNERO: COMO O MACHISMO SE INSCREVE NO MOVIMENTO NEGRO?

Jacielle da Silva Santos (UFNT), Janete Silva dos Santos (UFNT) e Lúcia Maria de Assis (UFF)

Carta de Aceite


“MIMIMI OU RACISMO?” OS DIFERENTES DISCURSOS ACERCA DO CASO FABIANE JARDIM

Raquel Oliveira de Araújo (UERN) e Francisca Ramos-Lopes (UERN)

Carta de Aceite


MUDANÇAS TERMINOLÓGICAS NA REFERÊNCIA FEITA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO

Bárbara Rangel Paulista (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


MULTILETRAMENTOS E ENSINAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM CURSOS DE INGLÊS E ESPANHOL DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IFF

Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF), Ana Paula de Castro (IFF), Fernanda Soares Luz (IFF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)

Carta de Aceite


NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO HERÓI NA TURMA DA MÔNICA JOVEM: UMA HERANÇA DO MANGÁ

Fernanda Viana de Sena (UFMS)

Carta de Aceite


NAS VEREDAS DO PB, SEIXOS DO PE ARCAICO: UMA ANÁLISE TEXTUAL-INTERATIVA DA SINTAXE DE UMA POSSÍVEL ESTRUTURA DE TÓPICO EM CRÔNICAS DOS SÉCULOS XV E XVI

Thiago Jorge da Silva (UFCG), Emanoelle Maria Brasil Vasconcelos (UFCG), Lucyellen Pereira Herculano (UFCG) e Viviane Moraes de Caldas (UFCG)

Carta de Aceite


NOVO NORMAL: A DICOTOMIA DE OLHARES DA PANDEMIA

Cláudia Lúcia Coelho Lopes (UFNT), André Lúcio Coelho (UEMA) e Davi Pereira Gomes (UFNT)

Carta de Aceite


O ANTICAPACITISMO E O PODER DAS PALAVRAS: A LINGUAGEM COMO IDEAL DE EMANCIPAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Aline Costalonga Gama (UENF), Calili Cardozo dos Santos Paravidini (UENF), Décio Nascimento Guimarães (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


O AVESSO DAS PRINCIPAIS MUDANÇAS ESTABELECIDAS PELA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Beatriz Araujo de Rezende Neves (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Kíssila Neves Soares Vitorino (UENF) e Kessylen Carvalho Cardoso Lopes Souza (UENF)

Carta de Aceite


O EMPODERAMENTO DE SUJEITOS QUE SOFREM INJUSTIÇAS AMBIENTAIS POR MEIO DA INSTRUMENTALIZAÇÃO LINGUÍSTICA

Suely Fernandes Coelho Lemos (IFF) e Silvia Alicia Martinez (IFF)

Carta de Aceite


O ENSINO DA VARIEDADE LINGUISTICA NA BNCC: ENFOQUE NO PRECONCIETO LINGUISTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSNIO FUNDAMENTAL

Aurílio Soares da Silva (UFNT) e Janete Silva dos Santos (UFNT)

Carta de Aceite


O ENSINO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA LUDICIDADE

Áquila Ferreira da Silva Curty (UENF) e Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E O CURRÍCULO PELA PERSPECTIVA GLOTOPOLÍTICA

Ana Paula Fernandes Gomes (UFF)

Carta de Aceite


O ENSINO DE PORTUGUÊS – ANÁLISE DE EXPRESSÕES REFERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE DOIS GÊNEROS

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)

Carta de Aceite


O ESTUDO SINTÁTICO DA GRAMMATICA PORTUGUEZA, DE JULIO RIBEIRO NO CONTEXTO DA GRAMATIZAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XIX

Cleide Bezerra de Melo (UFF)

Carta de Aceite


O GÊNERO CRÔNICA E O TEXTO MIDIÁTICO POR ADOLESCENTES DO FUNDAMENTAL II

Maria de Fátima da Silva (UERN) e Cinthia Hillaria Silva do Nascimento (UERN)

Carta de Aceite


“O GRANDE DITADOR”: UMA LEITURA DISCURSIVA COM PERSPECTIVA FRANCESA DO ÚLTIMO DISCURSO DE CHAPLIN

Josiane Rangel da Silva Calvis (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


O IMAGINÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CADERNOS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES

Florisbete de Jesus Silva (UNICAMP)

Carta de Aceite


O IMPÉRIO TIWANAKU: A HERANÇA CULTURAL DO ALTIPLANO BOLIVIANO “LIDO” ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA

Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (FSJ)

Carta de Aceite


O LADO OCULTO DA LEITURA: UMA ANÁLISE DO CONTO “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR

Cyntia dos Santos Jorge (UENF)

Carta de Aceite


O LÉXICO DA COVID-19: ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO DA ÁREA DE NEGÓCIOS INTENSIFICADOS PELA PANDEMIA DO SÉCULO XXI

Jaqueline Maria de Almeida (IFF), Daniele Fernandes Rodrigues (UENF), Eduardo Crespo Fiaux Pinheiro Faria (IFF) e Fernanda Rodrigues de Almeida (IFF)

Carta de Aceite


O LÉXICO TOPONÍMICO: REVISITANDO CONCEITOS

Carine Souza Soares (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)

Carta de Aceite


O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: LIMITES E POSSIBILIDADES

Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNESA), Patrícia Jerônimo Sobrinho (SEEDUC-RJ) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


O LUGAR DAS ABONAÇÕES E DOS EXEMPLOS LITERÁRIOS NA MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, DE EVANILDO BECHARA: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO

Glaucia Castro Aguiar Pio (UFPI) e Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos (UFPI)

Carta de Aceite


O PODER DA LÍNGUA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DO SURDO

Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF) e Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF)

Carta de Aceite


O PRONOME RELATIVO NA NOVA GRAMÁTICA ALEMÃ, DE SAID ALI

Nayara Pinto Friess (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


O ROMANCE CONTEMPORÂNEO DO SÉCULO XXI

Gisele Meire Tita Nazário da Silva (UFMT) e Rayssa Duarte Marques Cabral (UFMT)

Carta de Aceite


O ROMANCE FLUMINENSE DE AUTORIA FEMININA: DESTAQUE PARA PERSONAGENS FEMININAS EM DOIS ROMANCES DO CICLO "PARADA DE DEUS", DE MARIA ALICE BARROSO

Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (FSJ), Camila Soreano da Silva Oliveira (FSJ) e Ester Portugal da Silva Rocha (FSJ)

Carta de Aceite


O ROMANCE HISTÓRICO, DE WALDIR PINTO DE CARVALHO, COMO ARQUIVO MEMORIALÍSTICO DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: O CASO DA RODA DOS EXPOSTOS

Victor da Penha Miranda (UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF)

Carta de Aceite


O SUJEITO INDÍGENA E OS EFEITOS DE MEMÓRIA QUE O CONSTITUEM NA CONTEMPORANEIDADE

Graciethe da Silva de Souza (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB

Carta de Aceite


O TEXTO LATINO NA GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO DO DIES IRAE

Israel Matheus Siqueira Santos (UERJ) e Pedro Ivo Zaccur Leal (UERJ)

Carta de Aceite


O USO DO GIF COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOB AS PERSPECTIVAS DOS MULTILETRAMENTOS

Roberta Santana Barroso (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)

Carta de Aceite


O VELHO E O MAR COMO INSPIRAÇÃO PARA UM MAR DE HISTÓRIAS DE UM PESCADOR

Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho (UENF) e Arthur Nogueira Garcia Pinho (UFES)

Carta de Aceite


OS AVANÇOS E RETROCESSOS DA SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA: OS DILEMAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Kissila Neves Soares Vitorino (UENF) e Wania Mesquita (UENF)

Carta de Aceite


OS EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE OS COMENTÁRIOS DOS CONSUMIDORES: APÓS A INTERDIÇÃO DA PROPAGANDA DE LINGERIE DA DULOREN EM FAVELA

Eliane Cristina Ormonde Leitão Mosquezi (UNEB)

Carta de Aceite


OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E OS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA REFLEXÃO POR UMA PEDAGOGIA COMUNICATIVA

Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF), Danielle Soares da Silva (UENF) e Silvia Goulart Ferreira (UFRJ)

Carta de Aceite


OS SIGNOS POÉTICOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NAS NARRATIVAS INFANTOJUVENIS DE MURUÉ SURUÍ E GECLÉSIO GUAJAJARA

Lohanna da Silva Azevedo (UNITINS) e Luama Socio (UNITINS)

Carta de Aceite


PARA A ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES DO PORTUGUÊS FALADO EM RORAIMA

Éverton Oliveira Silva (UFRR) e Eliabe dos Santos Procópio (UFRR)

Carta de Aceite


PEDAGOGIAS FEMINISTAS DESDE O SUL: DISSIDÊNCIAS E ALTERNATIVAS DE MUNDOS POSSÍVEIS

Jéssica Cristina Alvaro de Oliveira (UENF) e Giovane do Nascimento (UENF)

Carta de Aceite


PERSPECTIVAS TEÓRICAS NA CRÍTICA LITERÁRIA DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA

Cleonice da Costa Godinho (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)

Carta de Aceite


PICHAÇÃO: UMA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DO DISCURSO DA PERIFERIA DE CAMPO GRANDE-MS

Ingrid Maria dos Santos Rocha (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


“POBRES DE/EM ESPÍRITO”: TRADUÇÃO E REVISÃO DO DATIVO NA TRADUÇÃO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA NO EVANGELHO DE MATEUS (MT 5.3)

Fernando Glória Caminada Sabra (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO (SAEB) NO BRASIL: O CASO DA LITERATURA NO ENEM PPL

Gislene Santos Moreira (UFNT) e Valéria Medeiros (UFNT)

Carta de Aceite


PORTFÓLIO DE DESENHOS COMO DIÁLOGO DO PROCESSO ENSINO–APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO

Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)

Carta de Aceite


PRÁTICAS LEITORAS E A (RE) CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA

Leidiane Monteiro Ferreira (UERN) e Francisca Ramos-Lopes (UERN)

Carta de Aceite


PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LETRAS

Dayse Clementino Sousa (UFNT) e Janete Silva dos Santos (UFNT)

Carta de Aceite


PRODUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA ANÁLISE DE ARGUMENTATIVIDADE EM UMA CENA ENUNCIATIVA

Roscele de Carvalho Tavares (UESB), Sabrina Santos Barros (UESB) e Adilson Ventura (UESB)

Carta de Aceite


PROFESSOR-VILÃO – UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DA JUSTIFICATIVA DE UM PROJETO DE LEI DO ESCOLA SEM PARTIDO

Danilo Sobral de Souza (UESB), Adilson Ventura (UESB), Camila Vieira dos Santos (UESB) e Lavínia Costa Souza, (UESB)

Carta de Aceite


PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA NARRATIVA DA PERVERSIDADE NEOLIBERAL

Rodolfo Moura Pereira (UENF)

Carta de Aceite


REFLEXÕES ACERCA DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMANDO LEITORES

Vanessa Alencar de Lima (UFNT) e César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)

Carta de Aceite


REFLEXÕES ACERCA DOS MÉTODOS DE ENSINO A DISTÂNCIA, REMOTO E HÍBRIDO: A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e José Fernandes vilas Netto (UENF)

Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Adriana Gomes de Souza Mata (UENF), Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE EXCERTOS DA TRADUÇÃO ARGENTINA DE “MEU PÉ DE LARANJA LIMA”

Pedro Albeirice da Rocha (UFNT)

Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE O USO DAS MÚLTIPLAS FERRAMENTAS DIGITAIS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM TEMPOS PANDÊMICOS

José Nogueira Antunes Neto (UENF), Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)

Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE TRADUÇÃO LITERÁRIA

Pedro Albeirice da Rocha (UFNT)

Carta de Aceite


REFLEXOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PRÁTICA DO ENSINO DE LITERATURA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO NO NOROESTE FLUMINENSE

Acsa Folly de Lima (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Ludimila de Oliveira Moreira (UENF)

Carta de Aceite


RELAÇÕES DE LETRAMENTO CIENTÍFICO EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF) e Renato Augusto Damatta (UENF)

Carta de Aceite


RELAÇÕES DE PRAZER: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PORNOGRÁFICO NA INTERNET

Luciano Dias de Sousa (UENF)

Carta de Aceite


RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS ATUAIS: EXPRESSÕES DO EU NAS REDES SOCIAIS

Dayane Graciele de Jesus Miranda Contarato (UENF) e Odacyr Roberth Moura da Silva (UENF)

Carta de Aceite


REPETIÇÃO DE TERMOS EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marcos de Jesus Santa Bárbara (FFP-UERJ) e José Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


RETRATOS SOCIAIS DA CIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PROPOSTAS FORMATIVAS A PARTIR DAS APROXIMAÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIAL AOS CONCEITOS DE BAKHTIN

Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)

Carta de Aceite


(RE)VISITANDO CONCEITOS DE HIPERTEXTO: UMA ANÁLISE DE TEXTOS DIGITAIS

Ana Claudia Oliveira Azevedo (UESB), Filipe Santos Guerra (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)

Carta de Aceite


RIGOR FILOLÓGICO EM MATERIAL DIDÁTICO: O CASO QUINCAS BORBA

Lilian Barros de Abreu Silva (USP)

Carta de Aceite


RISCO PT: A DISCURSIVIZAÇÃO NA MÍDIA SOBRE A ELEGIBILIDADE DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Quelle Taísa da Chaga Oliveira (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittencourt (UESB)

Carta de Aceite


ROMPENDO AS BARREIRAS DA SALA DE AULA: DO ENSINO DA LÍNGUA NORMATIVA À VALORIZAÇÃO LINGUÍSTICA DO ALUNO

Felipe Moraes Pereira (UERJ)

Carta de Aceite


SAMBA EM REVISTA – A REVISTA SAMBA EM QUADRINHOS: VOLUME 01 NUMA ABORDAGEM MULTISSEMIÓTICA

João Soares Rampi (UEMS) e Tiago Bianchi Silva Araujo (UEMS)

Carta de Aceite


SELEÇÕES DE OURO: COPA DO MUNDO, LITERATURA E POLÍTICA NAS CRÔNICAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Vitor de Carvalho Pinto (UVA)

Carta de Aceite


SENTIDOS DE SURDEZ NA IDADE ANTIGA

Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson Ventura (UESB), Daniela Ribeiro de Jesus (UESB) e Érica Costa Rêgo (UESB)

Carta de Aceite


SENTIDOS DE TRÁFICO DE ESCRAVOS EM FUNCIONAMENTO EM DOCUMENTOS JURÍDICOS VIGENTES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Débora Teixeira Alves (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)

Carta de Aceite


SERÁ QUE EU POSSO OPINAR? TRANSFORMANDO A CHARGE EM COMENTÁRIO DE LEITOR

Carla Samile Lima de Sousa (UERN)

Carta de Aceite


SHOAH: A DIALOGICIDADE DA ESCRITA COMO ARMA DO TESTEMUNHO

Darlene Rodrigues de Freitas (CEFET-MA) e César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)

Carta de Aceite


SINONÍMIA, ANTONÍMIA E CAMPO SEMÂNTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8° ANO EM IMPERATRIZ-MA NA DÉCADA DE 2020

Daniela Silva Ribeiro (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


SOBRE OLHAR PARA O PASSADO DAS LÍNGUAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA

Juan Rodrigues da Cruz (UFF)

Carta de Aceite


SOCIOLINGUÍSTICA, LINGUAGEM E CULTURA: AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

Jéssica Novaes Queiroz UENF) e Raquel França Freitas (UENF)

Carta de Aceite


SOCIOTERMOS DA MATEMÁTICA NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Yrvaine Jackson Nascimento Silva (UFMS) e Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS)

Carta de Aceite


“SUPERMAN: ENTRE A FOICE E O MARTELO” E A ANÁLISE DO DISCURSO: RELAÇÕES POSSÍVEIS

Adriano Braga Bressan (UEMS)

Carta de Aceite


SUFIXOS PRÉ-DESINENCIAIS DOS VERBOS LATINOS NA ABORDAGEM DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES

Luiz Pedro da Silva Barbosa (UFFS)

Carta de Aceite


TECNOLOGIA E LINGUAGEM: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF) e José Fernandes Vilas Netto Tiradentes (UENF)

Carta de Aceite


TECNOLOGIA, GAMIFICAÇÃO E ABORDAGEM COMUNICATIVAEM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DESTAQUE PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ADOLESCENTES DO NOVO MILÊNIO

Viviane Ribeiro Andrade (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


TIRAS DE ARMANDINHO: DO PROCESSO GESTACIONAL AO BATISMO

Anderson José de Paula (UFMS) e Claudete Cameschi de Souza (UFMS)

Carta de Aceite


TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS CONCEPÇÕES PRAGMÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Moniki Aguiar Denucci (UENF) e Daniele Fernandes Rodrigues (UENF)

Carta de Aceite


UM ESTUDO FILOLÓGICO-ORTOGRÁFICO EM CHARGES DE ÂNGELO AGOSTINI

Haroldo Wilson Zanda Grella (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


UM EXPERIMENTO DE TIPOLOGIA PARA ELEMENTOS CULTURAIS ESPECÍFICOS APLICADO AO “VOCABVLARIO DA LINGOA DE IAPAM”

Michele Eduarda Brasil de Sá (UFMS)

Carta de Aceite


UMA ABORGAGEN ACERCA DA NOVA LINGUAGEM EMPREGADA NAS RELAÇOES DE TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Aline de Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG), Flávia Teixeira Pires (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO PROJETO IPÊ/CENP: “CURRÍCULO E A COMPREENSÃO DA REALIDADE”

Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (USP)

Carta de Aceite


UMA IDENTIDADE EM QUESTÃO: VIVA O POVO BRASILEIRO, SEU DISCURSO, LINGUAGEM E EXPRESSÃO

Moacir dos Santos da Silva (UENF)

Carta de Aceite


UMA LÍNGUA INTERNACIONAL: A CPLP E A PROJEÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Jefferson Evaristo (UERJ)

Carta de Aceite


UMA NUVEM DE PALAVRAS PARA UM OLHAR REMOTO: A FERRAMENTA WORDCLOUDS EM UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM TEMPOS PANDÊMICOS

Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF), Poliana Campos Côrtes Luna (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF)
Carta de Aceite


UMA ODISSEIA IDIOMÁTICA: A INTERFACE ENTRE MITOS GRECO-ROMANOS E DITOS POPULARES BRASILEIROS

Viviane Moraes de Caldas (UFCG) e Fábio Rodrigues da Silva (UFCG)

Carta de Aceite


UMA QUESTÃO DE REVOLUÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO TERMO NAS POSTAGENS DE JÚLIA ROCHA

Elaine Moraes da Silva Lourenço (UERJ)

Carta de Aceite


UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Eliane Terezinha Piccolotto (UFPR)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA DO ITEM LEXICAL “CORONAVÍRUS” EM LIBRAS

Maiara Cano Romero Pereira (UFMS) e Rogerio Vicente Ferreira (UFMS)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO FONOLÓGICA NA VOZ DO POETA DO POVO: UM ESTUDO DE VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO DA CANÇÃO POPULAR NA ASA DO EVENTO, DE JOÃO DO VALE

Lucirene da Silva Carvalho (UESPI) e Thiago de Sousa Amorim (UESPI)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: REFLEXÕES ACERCA DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS A PARTIR DE VARIAÇÕES ENCONTRADAS NA MÚSICA “ZALUZEJO”

Stela Fernandes Silva de Oliveira (UEMS), Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS) e Ana Carolina de Deus (UEMS)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NA LIBRAS

Rayssa Araujo Naves Dias (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)

Carta de Aceite


VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: ANÁLISE DO TERMO “IR EMBORA” EM DIVERSAS REGIÕES BRASILEIRAS

Letícia Nunes Pessanha (UENF)

Carta de Aceite


VIAGENS PELO BRASIL DE AUGUSTO EMILIO ZALUAR PUBLICADOS NA IMPRENSA DO SÉCULO XIX

Diego Chozas Ruiz-Belloso (UNILA)

Carta de Aceite


“VIMBUNDO ESTÁ CUCOPIANDO”: UMA ANÁLISE SOBRE A LÍNGUA FALADA NA COMUNIDADE DE CAFUNDÓ – SALTO DE PIRAPORA (SÃO PAULO/BRASIL)

Luana Letícia Marques Dudcoschi (UEMS)

Carta de Aceite


VOZES DISCURSIVAS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS: ABORDAGEM LINGUÍSTICA EM TEXTOS QUE NOTICIAM A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Andreia Tamaris de Souza Aquino (UNIMONTES) e Viviane Rodrigues (UNIMONTES)

Carta de Aceite


VOZES NEGRAS IMPORTAM: A PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA EM SITUAÇÃO DE IMIGRAÇÃO OU DE REFÚGIO COM ANÁLISE DE NARRATIVAS E ENTENDIMENTO DO ESTIGMA RACIAL FEMININO

Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ) e Liana de Andrade Biar (PUC-Rio)

Carta de Aceite