A ALTERNÂNCIA TEU/SEU EM CARTAS MINEIRAS
OITOCENTISTAS E NOVECENTISTAS
Ludmila Reis Pinheiro (UFMG)
Carta de Aceite
A ÁRVORE, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE
QUEIRÓS NA ESCOLA: UMA LEITURA DE FRUIÇÃO
Caroline Fernandes (UERJ)
Carta de Aceite
A CAMPOS DOS GOYTACAZES PARATÓPICA NA
CRIAÇÃO CRONÍSTICA
Williane de Sá Marques (UENF) e Sérgio
Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite
A CARTINHA PARA APRENDER A LER (1539): A
LINGUÍSTICA MISSIONÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XVI NA AMÉRICA
PORTUGUESA
Viviane Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite
A CIÊNCIA LINGUÍSTICA: UM PERCURSO
HISTÓRICO DE INTERDISCIPLINARIDADE
Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana
da Silva Oliveira (UENF), Aline
Peixoto Vilaça Dias (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF) e André
Fernando Uébe Mansur (UENF)
Carta de Aceite
AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA
PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E A
DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Natan Martins Borduam Cândido (UENF) e Sinthia
Moreira Silva (UENF)
Carta de Aceite
A CONSTITUIÇÃO DE APARATO CRÍTICO
EM TEXTOS LITERÁRIOS DE TRADIÇÃO IMPRESSA
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)
Carta de Aceite
A CONSTRUÇÃO DA NEGRITUDE EM
DISCURSOS DAS MÍDIAS DIGITAIS
Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira (UERN)
Carta de Aceite
A CONTRADIÇÃO DA NATUREZA
HUMANA NA CONSTRUÇÃO DAS PERSONALIDADES DOS GÊMEOS PEDRO E PAULO NA OBRA
MACHADIANA “ESAÚ E JACÓ”
Elizangela Tonelli (UENF)
Carta de Aceite
A CRISE DA MORALIDADE
MODERNA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE UMA ÉTICA DO DISCURSO
Rodolfo Moura Pereira (UENF) e Giovane
do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite
A CULTURA NOS DISCURSOS DA COLÔNIA
PARAGUAIA DE CAMPO GRANDE-MS
Maiara Cano Romero Pereira (UFMS)
Carta de Aceite
A DÉCIMA CLASSE DO SCHOLA
AQUITANICA: COMENTÁRIOS SOBRE O ENSINO DE LATIM
Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)
Carta de Aceite
A DIALOGICIDADE DOS SIGNOS
NA COMUNICAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA
Priscila Aline Rodrigues Silva (UFMT)
Carta de Aceite
A
DIMENSÃO INTERCULTURAL EM FOCO NO ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA GLOBAL:
ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMETAL EM UM AMBIENTE VIRTUAL
DE APRENDIZAGEM
Suiane Francisca da Silva (SEMED-Palmas-TO) e Elisa
Borges de Alcantara Alencar (UFNT)
Carta de Aceite
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO
BRASIL: A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM EDUCACIONAL NO TEMPO – DO ASSISTENCIALISMO À
CONTEMPORANEIDADE
Mariana Nogueira Pereira (UENF) e Cristiana
Barcelos da Silva (UENF)
Carta de Aceite
A EFICÁCIA DO TREINAMENTO
AUDITIVO NA FLUÊNCIA DA LEITURA
Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UENF), Moniki
Aguiar Mozzer Denucci (UENF) e Daniela
Pereira da Silva (UENF)
Carta de Aceite
A ESCRITA ACADÊMICA NO
ENSINO SUPERIOR: NTRE A AUTORIA E O PLÁGIO
Luciana da Silva Almeida (UENF), Rysian
Lohse Monteiro (UENF) e Tatiane Almeida
de Souza (UENF)
Carta de Aceite
A
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS DESAFIOS DA
CONTEMPORANEIDADE
Beatriz Araujo de Rezende Neves (UENF), Cristiana
Barcelos da Silva (UENF), Rackel Peralva
Menezes Vasconcellos (UENF) E Poliana
Campos Côrtes Luna (UENF)
Carta de Aceite
A FUNÇÃO DA LÍNGUA E DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CRÍTICA
Leandro Gomes Dias Bolivar (UFRJ)
Carta de Aceite
A HISTÓRIA POR TRÁS DA
ESCRITORA DE ÚRSULA: MARIA FIRMINA DOS REIS
Eliane Terezinha Piccolotto (UFPR)
Carta de Aceite
“A HORA DA ESTRELA” OU “ELA NÃO SABE
GRITAR?”: UMA LEITURA DA MARGINALIZAÇÃO DE MACABÉA
Cyntia dos Santos Jorge (UENF) e Thiago Eugênio Loredo Betta (IFF)
Carta de Aceite
A IDENTIDADE CULTURAL DO PANTANEIRO PELA ÓTICA DE AUGUSTO CÉSAR
PROENÇA
Kelly
Caroline Alvares (UEMS) e Daniel Abrao
(UEMS)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NAS BRINCADEIRAS E JOGOS
DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Camila Tavares Barreto (UENF) e Moyana
Mariano Robles-Lessa (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E
DA COMUNICAÇÃO JURÍDICA NA ATUAÇÃO DO ADVOGADO
Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF), Alice de
Souza Tinoco Dias (UENF), Aline de
Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG) e Flávia
Teixeira Silva Pires (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM
PARA O OFICIAL DE JUSTIÇA NO CUMPRIMENTO DA ORDEM JUDICIAL
Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane
Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Aline
de Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG), Flávia
Teixeira Pires (UENF) e Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite
A INFLUÊNCIA DO REFERENCIAL
GRAMATICAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Laise
Jully Lopes da Silva (UNIGRANRIO), Talyta
de Albuquerque Duarte (UNIGRANRIO), Márcio
Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO) e Lilia
Costa Gonçalves (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
A INTERCULTURALIDADE NAS
AULAS DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS EM SITUAÇÃO DE IMERSÃO: UM
ESTUDO DE CASO
Giovana Rosa Martins (UEMS) e João
Fabio Sanches Silva (UEMS)
Carta de Aceite
A INTERLOCUÇÃO ENTRE
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (IFF) e Edda Maria
Peixoto Barreto (IFF)
Carta de Aceite
A LÍNGUA E A LITERATURA
GALEGA NO ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIO BRASILEIROS
Hugo Domínguez Silva (USP)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM COMO EXPRESSÃO
DA MODERNIDADE NA PANDEMIA DE COVID-19 DO HOMEM CONTEMPORÂNEO
Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF), Sheila
Campos de Souza e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM CORPORAL E A EXPRESSÃO
DAS DANÇAS URBANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), João
Luiz Lima Marins (UENF), Ana Luiza
Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka
Pires André (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM CRÍTICA E
REALISTA DE GRACILIANO RAMOS: UM ENSAIO ANALÍTICO DO DISCURSO LITERÁRIO
PRESENTE
EM “VIDAS SECAS”
Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza
(UENF), Alinne
Arquette Leite Novais
(UENF) e Carlos
José de Castro Costa (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM DA DANÇA COMO RECURSO
TERAPÊUTICO SOB A LUZ DA FENOMENOLOGIA
Ingrid de Souza Manhães (UFF), Priscilla
Gonçalves de Azevedo (UENF) e Fernanda
Morales dos Santos Rios (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM NAS DANÇAS DE MATRIZES
INDÍGENAS E AFRICANAS CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), Jhonatan
da Silva Martins (UENF), Rackel
Peralva Menezes Vasconcelos (UENF) e Fernanda
Rodrigues Guedes Gomes (UENF)
Carta de Aceite
A LITERATURA DISTÓPICA: OS
ELOS DE FORMAÇÃO DISCURSIVA DA UTOPIA TOTALITÁRIA
Erico Monteiro da Silva (UFPE)
Carta de Aceite
A LITERATURA INFANTIL EM
DISPOSITIVOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
Caroline dos Santos Florentino de Barros (IFF) e Ingrid
Ribeiro da Gama Rangel (IFF)
Carta de Aceite
A LITERATURA INFANTIL INDÍGENA COMO RECURSO
DE IMERSÃO LITERÁRIA DE ALUNOS INDÍGENAS
Paulo Fernando de Lucena Borges Ferreira (UERR)
Carta de Aceite
A MULHER MARAVILHA E O OLHAR
MULTIMODAL
Ana Paula Fenelon (UEMS) e Osni
Moraes (UEMS)
Carta de Aceite
A MULTIMODALIDADE COMO RECURSO NO ENSINO DA LÍNGUA
PORTUGUESA: O GÊNERO DIGITAL MEME
COMO PRÁTICA PARA OS LETRAMENTOS DIGITAIS
Roberta Santana Barroso (UENF)
Carta de Aceite
A NORMALIZAÇÃO DA CULTURA DE CRIMES CONTRA
A DIGNIDADE FEMININA NA CANÇÃO “SABOTARAM O MEU COPO” E A EXALTAÇÃO DA SEXUALIZAÇÃO
DE CRIANÇAS NA PLATAFORMA TIKTOK
Vitoria Ranner Pinheiro Pereira (UERN) e Guianezza
Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)
Carta de Aceite
A NOVA BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: ACONTECIMENTO DISCURSIVO OU ENUNCIATIVO?
Marina de Alcântara Alencar (UFNT) e João
de Deus Leite (UFNT)
Carta de Aceite
A ORIGEM E O USO
DA ACENTUAÇÃO GRÁFICA NAS GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Keyla Lima da Silva (UEMS)
Carta de Aceite
A ORTOGRAFIA NAS PROPAGANDAS
DA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO PRELIMINAR
Monique Mattos Azevedo de Alvarenga (UEMS)
Carta de Aceite
A PARALAXE DA VIOLÊNCIA E DO
CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA BNCC À LUZ DA TEORIA DE SLAJOV
ZIZEK
Victor Ribeiro Lima (UENF) e Rafaela
Sepulveda Aleixo Lima (UENF)
Carta de Aceite
A POESIA SLAM COMO LETRAMENTO DE
REEXISTÊNCIA
Juliano
Dumani
(UVA) e Maria Cristina Prates (UVA)
Carta de Aceite
A RELAÇÃO ENTRE O ETHOS FEMININO E OS MODALIZADORES EM
ATIVIDADES DE LISTENING: UMA ANÁLISE
COMPARATIVA ENTRE AS COLEÇÕES WAY TO GO!
E VOICES PLUS
Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Victor
Ribeiro Lima (UENF)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO
DISCURSIVO-CULTURAL DO TERRITÓRIO EM PROGRAMAS ELEITORAIS DA FRENTE CONTRA A
CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS NO PLEBISCITO DE DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ
Carlos Borges da Silva Junior (UFNT)
Carta de Aceite
A RISOTERAPIA NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM: SUAS INFLUÊNCIAS PARA UM ENSINO MAIS PRAZEROSO POR MEIO DO LÚDICO
Danielle Soares da Silva (UENF) e Sinthia
Moreira Silva (UENF)
Carta de Aceite
A SITUAÇÃO DAS PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA MENTAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA À LUZ DA OBRA DE LIMA
BARRETO
Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Karla
de Mello Silva (UENF), Maria Eduarda Pereira Arquette Leite (UNIFAMINAS) e Edirley
Souza Magalhães (IF SUDESTE)
Carta de Aceite
A TOPONIMIA MUNICIPAL DA REGIÃO
ADMINISTRATIVA
DE ARAGUATINS-TO
Nayanne Viana de Oliveira (UFT), Dhalilla
Ruamma Barros da Silva Dias (FAIARA) e Rodrigo
Vieira do Nascimento (UFT)
Carta de Aceite
A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL
EM COMUNIDADES AFRO-DESCENDENTES
Aline de Sousa Resende (UFBA)
Carta de Aceite
A VERDADEIRA HISTÓRIA DA
MAIS-VALIA, EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM NA FILOSOFIA MARXISTA
Miguél Eugenio Almeida (UEMS)
Carta de Aceite
A VIOLÊNCIA AUTOINFLINGIDA
NO MANUAL DE INVESTIGAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DE TENTATIVAS E ÓBITOS POR SUICÍDIO EM
POVOS INDÍGENAS: UMA LEITURA LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Monalisa Iris Quintana (UFMS)
Carta de Aceite
A VOZ DO PROFESSOR DO ENSINO
MÉDIO DE UMA
ESCOLA PÚBLICA TOCANTINENSE SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA
Ricardo Ferreira de Sousa (UFT)
Carta de Aceite
ABORDAGENS
DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MARANHÃO, O
USO DAS TECNOLOGIAS
Rafael Serra de Sousa (UEMA) e Antonio Cilírio da Silva
Neto (UEMA)
Carta de Aceite
AFINAL, QUEM MATOU OS VON RICHTHOFEN?
ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA DOS FILMES “A
MENINA QUE MATOU OS PAIS” E “O MENINO QUE MATOU MEUS PAIS”
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva
Meira (UERN), Antonio Carlos Meira de Brito (UERN) e Ana Maria Saraiva Meira de Brito (UERN)
Carta de Aceite
ALFABETIZAÇÃO DO EDUCANDO
CEGO: A RECORRÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE O PRESENTE TEMA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE
ALFABETIZAÇÃO – CONBALF
Nathália
Rosalino Tamy (UENF) e
Raquel França Freitas (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE
COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS
AVALIATIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM
PROCESSOS SELETIVOS DO IFCE E DO IFRN
Jorge dos Santos Ribeiro (UERN)
Carta de Aceite
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O
PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO E
RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS DISCENTES À LUZ DA LINGUÍSTICA DE CORPUS
Thereza Cristina Souza Lima (UNINTER), Adriana
Czajkowski (UNINTER), Edilaine Cegan
(UNINTER), Flavia Roberta Fernandes
(UNINTER) e Rafaela Aparecida de Almeida
(UNINTER)
Carta de Aceite
ANÁLISE DA ESTRUTURA
TEMÁTICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA, MEDICINA E ENGENHARIA
Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFT), Fátima
Marinho Fabrício Monteiro (Puc-Rio) e Rafaella
Chaves Guimarães Feijó (UFT)
Carta de Aceite
ANÁLISE DE DISCURSO E
SEMIÓTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS
Tiago Santos Nascimento (UNEB) e Lidiane
Santos de Lima Pinheiro (UNEB)
Carta de Aceite
ANÁLISE DE UM POST SOBRE PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA PÁGINA DO INSTAGRAM “QUEBRANDO O TABU”
Mônica Guedes Ferreira (UERN)
Carta de Aceite
ANÁLISE DISCURSIVA DO
TRATAMENTO DA ALGIA CRONICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A RELAÇÃO ENTRE IDOSOS E O
MODELO ATUAL DE SAÚDE
Olavo Ferreira Nunes (UENF), Lidiane
Silva Torres (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE DO DISCURSO DE
PÊCHEUX: A FORMAÇÃO DISCURSIVA EM MÚSICAS DO ESTILO DE HEAVY/TRASH METAL NO CONTEXTO
INDÍGENA AMAZÔNICO
José Ângelo Almeida Ferreira (UERR), Francisca
Angêla de Oliveira Sousa (UERR) e Alessandra
de Sousa Santos (UERR)
Carta de Aceite
ANÁLISE DO ELEMENTO FÉ NA COMBINAÇÃO DOS
SIGNOS VERBAL E NÃO VERBAL DA GRAPHIC NOVEL INGLESA EM CAMELOT 3000
Antônia Aparecida da Silva Lemes (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
ANÁLISE DO ROMANCE “A HORA
DA ESTRELA”, DE CLARICE LISPECTOR, A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE
DE DISCURSO
Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFNT) e João
de Deus Leite (UFNT)
Carta de Aceite
ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE THOR: A
FABRICAÇÃO DE UM SUJEITO
CIVILIZADO
Bruno
Aguinaldo Feitosa (UEMS)
Carta de Aceite
ANÁLISE LINGUISTÍCA DA
TELEASSISTÊNCIA EM SAÚDE: ENTRE LINGUAGENS DIGITAIS E O USO DA TELEMEDICINA
Rodrigo da Costa Amil (UENF) e Lidiane
Silva Torres (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE LITERÁRIA DA MÚSICA “AQUARELA”
E A METÁFORA ENVELHECIMENTO E FINITUDE DA PESSOA
Karla de Mello Silva (UENF), Alinne
Arquette Leite Novais (UENF), Moyana
Mariano Robles-Lessa (UENF) e Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE MORFOLÓGICA DOS
MORFEMAS DERIVACIONAIS E FLEXIONAIS NA MÚSICA “HAVE IT ALL”, DE JASON MRAZ
Carly Cristina Souza Mozer (UENF), Sonia
Maria da Fonseca Souza (UENF), Mariana
da Silva Oliveira (UENF) e Vyvian
França Souza Gomes Muniz (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE SEMÂNTICA DA
PROPAGANDA DO SEGURO DE VIDA “SINAF SEGUROS”
Mayda Rangel Gomes Peres (IFF), Jaqueline
Almeida (IFF) e Ana Luiza Malatesta de Freitas (IFF)
Carta de Aceite
ANÁLISE SEMIÓTICA DO PERSONAGEM
“LUCIRALDO” – “DEUS POR TRÁS DAS CÂMERAS” – E O SIMBOLISMO
DO ARQUÉTIPO DE “LÚCIFER”
PRESENTE NA CULTURA POPULAR
Wellington Nascimento Alves (UEMS)
Carta de Aceite
“ANEDOTÁRIO DO CEGO” NA OBRA “ESTRANGEIRO”: ESVELANDO
O CAPACITISMO
Gisele
Pessin
(UENF) e Decio Nascimento Guimarães
(UENF)
Carta de Aceite
APRENDIZAGENS
LINGUÍSTICO-GRAMATICAIS
Luiz Roberto Peel Furtado de
Oliveira (UFNT) e Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT)
Carta de Aceite
AS APROPRIAÇÕES DA LINGUAGEM E DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA
Hosana da Silva de Melo (UFT) e Cesar
Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT)
Carta de Aceite
AS ARTES E AS APRENDIZAGENS
DE GRAMÁTICA E DE MORFOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT) e Maria da
Conceição dos Santos Teixeira (UFNT)
Carta de Aceite
AS CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS
DE PAULO FREIRE E A LINGUAGEM NA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DE HEIDEGGER PARA UM
ENSINO CONTEMPORÂNEO
Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF), Crisóstomo
Lima do Nascimento (UENF) e Jackeline
Barcelos Corrêa (UENF)
Carta de Aceite
AS HABILIDADES
METALINGUÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM FONOLÓGICA DA CRIANÇA NA INFÂNCIA
Fernando Basílio dos Santos (UENF)
e Olavo Ferreira Nunes (UENF)
Carta de Aceite
AS PARTES DA ORAÇÃO NA ARTE
DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA MAIS USADA NA COSTA DO BRASIL (ANCHIETA, 1595)
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
ATAS NOVECENTISTAS DO
IHGMG:
EDIÇÃO E PROPOSTA DE DICIONÁRIO BIOGRÁFICO
Jessica Nayra Sayão de Paula (UFMG)
Carta de Aceite
ATITUDES LINGUÍSTICAS DE
HAITIANOS COM RELAÇÃO AO USO E À APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS NA UNILA
Nicole
Alejandra Sinza Mendez (UNILA) e Franciele Maria Martiny (UNILA)
Carta de Aceite
ATIVIDADES DE ANÁLISE
LINGUÍSTICA PARA O TRABALHO COM O LÉXICO EM LÍNGUA MATERNA
Herbertt Neves (UFCG), Evanielle
Freire (UFCG), Carlos Gonçalves
(UFCG) e Álack Lima (UFCG)
Carta de Aceite
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS:
UMA ANÁLISE DA LINGUAGEM UTILIZADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciana da Silva Oliveira (UENF), Roberta
Aparecida de Sales (UENF), Aline
Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Gelbis
Martins Agostinho (UENF)
Carta de Aceite
AUTOS DE DEFLORAMENTO: REFLEXOS DA
CULTURA DO ESTUPRO EM DOCUMENTOS JURÍDICOS BRASILEIROS DO SÉCULO XX
Juliana Marcelino Silva (UFCG), Viviane
Moraes de Caldas (UFCG) E Maria Aline
Rodrigues Bezerra (UFCG)
Carta de Aceite
BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA PARA MELHOR INTERAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS
AUTISTAS
Mariana Cordeiro Leite (UENF) e Gerson
Tavares do Carmo (UENF)
Carta de Aceite
BOOKSTAGRAM, LITERATURA E ESTATÍSTICA
Misleine Andrade Ferreira Peel (IFTO) e Byanca
Nayra Mamedes Guido (UFNT)
Carta de Aceite
BUSCANDO UM NOVO DESIGN PARA
A PRÁTICA DA ESCRITA NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS REDES SOCIAIS
EM EVIDÊNCIA
Silvia Goulart Ferreira (UENF), Danielle
Soares da Silva (UENF) e Rhaísa Sampaio
Bretas Barreto (UENF)
Carta de Aceite
CARL FR. PH. VON MARTIUS
(1794–1868) E O BRASIL OITOCENTISTA:
CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA GLOSSARIA LINGUARUM BRASILIENSIUM
Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
CAROLINAS E CÍRCULOS DE
CULTURA FREIREANOS: NARRATIVAS DE ALUNOS DA EJA NO RIO DE JANEIRO
Débora Amaral da Costa (SME-RJ e UFF) e Renato Alves de Carvalho Júnior (SME-RJ e UERJ)
Carta de Aceite
CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE
INVESTIGAÇÃO: TRAÇANDO LINHAS
Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)
Carta de Aceite
CATÁLOGO DIALETAL DE SÃO
LUIZ DO ANAUÁ-RR
Lana Camila Santos Gonçalves (UFRR) e Eliabe
Procópio (UFRR)
Carta de Aceite
“CHAMA A CHOQUE QUE RESOLVE”:
MENORES INTERNOS E PUNIÇÃO EM REDE
Bernardina Fátima Antunes de Freitas (UFMS), Amanda da
Silva Duarte (UFMS) e Elaine de Moraes
Santos (UFMS)
Carta de Aceite
CIGANOS: FILHOS DO VENTO,
TRANSEUNTES ERRANTES NA ECOLOGIA DA LÍNGUA
Mônica Cristina Soares Barretto (UFF)
Carta de Aceite
A GRADE ESPECÍFICA
DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVO-DISCURSIVA
Romulo Flores Dias Bolivar (UERJ)
Carta de Aceite
CONHECENDO O DICIONÁRIO BILÍNGUE
PORTUGUÊS/INGLÊS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES SOB A PERSPECTIVA DA LEXICOGRAFIA
PEDAGÓGICA
Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira (UFMS), Luciene
Cristina Paredes Müller (UFMS) e Joseane
Aparecida de Souza Francisco (UFMS)
Carta de Aceite
CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS DE
MULHER NEGRA PELO MODO DE VESTIR-SE E (COM)PORTAR-SE NA SOCIEDADE BRASILEIRA
SEISCENTISTA E SETECENTISTA
Graciethe da Silva de Souza (UESB), Liliana
de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge
Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite
CONTEÚDO MIDIÁTICO DO JORNALISMO
INDEPENDENTE: UMA ANÁLISE DO MÍDIA NINJA DURANTE AS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE
2013
Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), Augusto
Vinícius Dias de Oliveira (UNIGRANRIO), Jacqueline
de Cassia Pinheiro Lima (UENF) e Dostoiewski
Mariatt de O. Champangnatte (FacMais/Unialfa)
Carta de Aceite
CORDEL A
DISTÂNCIA: CONSTRUINDO
CAMINHOS DE LEITURA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Thalyta Evelyn Generoso da Silva (FFP-UERJ) e Maria
Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
COVID, LIBRAS E
REDE SOCIAL:
UMA REFLEXÃO SOCIOLINGUÍSTICA
Rogério
Vicente Ferreira (UFMS)
Carta de Aceite
COVID-19 VERSUS AULAS REMOTAS: A NOVA LINGUAGEM NAS ESCOLAS
Vanderson de Souza (UEMS) e Nataniel
Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
CRISE IDENTITÁRIA:
DIALOGISMO E HUMOR NA PRODUÇÃO DE MEMES DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO NO INSTAGRAM
Alan Eugênio Dantas Freire (UFRN) e Danielle
Brito da Cunha (UFRN)
Carta de Aceite
CRUZAMENTOS VOCABULARES COM
A PALAVRA “RORAIMA”
Patrícia Lima da Silva (UFRR) e Eliabe
dos Santos Procópio (UFRR)
Carta de Aceite
CULTURA DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUAS:
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lilia Costa Gonçalves (UNIGRANRIO) e Márcio
Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
DAS RELAÇÕES
SOCIOLINGUÍSTICAS E DISCURSIVAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ESTADO DO PARANÁ
Francisca Paula Soares
Maia (UNILA)
Carta de Aceite
DE THOREAU À GRETA THUNBERG: A DISCUSSÃO
SOBRE MEIO AMBIENTE EM SALA DE AULA NA LÍNGUA INGLESA
Ana Beatriz Menna Barreto Monclaro (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
DEPOIS DA ADMISSIBILIDADE DO IMPEACHMENT: UM MOVIMENTO
DE CONFRONTOS DISCURSIVOS
Milca Borges Luz (UESB) e Maria
da Conceição Fonseca-Silva (UESB)
Carta de Aceite
DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E COGNITIVO DA
CRIANÇA E AS INFLUÊNCIAS DAS NOVAS LINGUAGENS DIGITAIS
Priscilla Maria Faraco Rosa (UENF)
Carta de Aceite
DEVOÇÕES EM COMUNIDADES
PESQUEIRAS ARTESANAIS: LINGUAGENS E TRADIÇÕES EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ
Leandro Garcia Pinho (UENF) e Evandro
Francisco Marques Vargas (UENF)
Carta de Aceite
DIÁLOGOS SOBRE O USO DO CONCEITO
DE ESCREVIVÊNCIA EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da
Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
DICIONÁRIO DE PALAVRAS E
EXPRESSÕES DO PORTUGUÊS DE RORAIMA
Eliabe dos Santos
Procópio (UFRR)
Carta de Aceite
DIREITO FUNDAMENTAL DE SE EXPRESSAR NA
PRÓPRIA LÍNGUA: O PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO EMPECILHO AO ACESSO À JUSTIÇA
Gabryella Ribeiro Simões dos Santos (UNIG) e Sinthia
Moreira Silva Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite
DISCURSIVIDADE NA MÍDIA EM
TORNO DE DILMA ROUSSEFF: EFEITO-SENTIDO DE (IN)COMPETÊNCIA E DE
(DES)HONESTIDADE
Leandro Chagas Barbosa (UESB), Maria
da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane
Silva Bittencourt (UESB)
Carta de Aceite
DISCURSOS E SENTIDOS DOS PROFESSORES
NEGROS EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS
Ovídio da Conceição Batista Júnior (UFMS)
Carta de Aceite
DISCUSSÕES EM TORNO DAS
LINGUAGENS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA
Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Gelbis
Martins Agostinho (UENF), Luciana da Silva Oliveira (UENF), Roberta
Aparecida de Sales (UENF), Aline
Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Gelbis
Martins Agostinho (UENF)
Carta de Aceite
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E A OBRA DE
MANUEL BANDEIRA: ORALIDADE E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS
Maria Denise Oliveira (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: METAPLASMOS
NO DIALETO CAIPIRA
Ana Carolina de Deus (UEMS) e Elza
Sabino da Silva Bueno (UEMS)
Carta de Aceite
DIVERSIDADE TEXTUAL PELA
ÓTICA DE JOVENS EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR
Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de Souza (UENF), Beatriz
Araújo de Rezende Neves (UENF) e João
Victor Carvalho Cardoso Alves Serafim (UENF)
Carta de Aceite
DO CONTO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO: BREVES
CONSIDERAÇÕES
Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFNT) e Juliana
Facundes Leal (UFNT)
Carta de Aceite
DO LIVRO AO FOLHETO:
DIÁLOGOS DO CORDEL COM A LITERATURA ERUDITA
Alexandra dos Santos Nunes (FFP-UERJ) e Maria
Isaura Rodrigues Pinto
(FFP-UERJ)
Carta de Aceite
ECOLINGUÍSTICA: UMA BREVE
INTRODUÇÃO
Mario Luis Monachesi Gaio (UFF)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO E ADOLESCENTES EM
CONFLITO COM A LEI: O ENSINO DE LITERATURA NO ENCCEJA
Wechilley Rodrigues Lopes (UFNT) e Valéria
da Silva Medeiros (UFNT)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DIVERSIDADE: UMA
PROPOSTA ALTERNATIVA DE APLICATIVO PARA O ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Maria Alexandra Azevedo Paiva Santos (UNESA) e Leandro
Gomes Dias Bolivar (UNESA)
Carta de Aceite
ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA O ENSINO DE
PLE: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Etiene
Caroline Farias de Mello (UNILA) e Francisca Paula Soares Maia (UNILA)
Carta de Aceite
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
NO BRASIL: UMA VIAGEM DA GRAMÁTICA TRADICIONAL ATÉ A GRAMÁTICA CONTEMPORÂNEA
Deise Luci Pinto (UFF)
Carta de Aceite
ENTRE O SENTIDO E O ABSURDO EM CLARICE
LISPECTOR POR SØREN KIERKEGAARD E VICE-VERSA
Haleks Marques Silva (UFNT), Maria
José de Pinho (UFNT), Daniel
Cervantes Angulo Vilarinho (UFNT), Walace
Rodrigues (UFNT) e Heliamar Marques
Rosa Brito (UFNT)
Carta de Aceite
ENTRE O BJETIVAÇÃO E A SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO IDOSO: DISCUSOS SOBRE O IDOSO NA PÓS-MODERNIDADE
Lidiane Silva Torres (UENF)
Carta de Aceite
ESCREVER PARA QUEM?
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO RUPTURA DO ACADEMICISMO
Daniel
Dias de Almeida (UFF) e Emily Fuly Dias (UFF)
Carta de Aceite
ESCUTATÓRIA: FALA CONCISA E
LEITURA DE MUNDO A PARTIR DA ESCUTA
Marco Antonio Correia de Carvalho (UFRRJ)
Carta de Aceite
ESTUDO COMPARATIVO DOS VERBALIZADORES DAS
LÍNGUAS IKPENG E ARARA DO PARÁ (KARÍB)
Raniery Oliveira da Silva e Silva (UFPA)
Carta de Aceite
ESTUDO DA TOPONÍMIA URBANA
DE IPIRÁ-BA: BREVES CONSIDERAÇÕES
Luciana Natal Oliveira Santos (UNEB) e Maria da
Conceição Reis Teixeira (UNEB)
Carta de Aceite
ESTUDO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS
NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA
Elany
Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
ESTUDO DE CASO COMO RECURSO
PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Jaqueline Dias da Silva (IFF) e Valéria
de Souza Marcelino (IFF)
Carta de Aceite
ESTUDO DE CASO DA ESCOLA LIBANESA
BRASILEIRA: ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DO ENSINO DA LÍNGUA ÁRABE NA TRÍPLICE
FRONTEIRA
Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo (UNILA) e Francisca
Paula Soares Maia (UNILA)
Carta de Aceite
ESTUDO SOBRE ARGUMENTATIVIDADE
Sabrina Santos Barros (UESB) e Roscele
Carvalho Tavares (UESB)
Carta de Aceite
ESTUDOS ROMANÍSTICOS SOBRE A
LINGUAGEM NO SÉCULO XIX E O SURGIMENTO DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ANÁLISE
DO CONTO SUL-MATO-GROSSENSE
Margarida Vieira da Costa (UEMS) e Daniel
Abrão (UEMS)
Carta de Aceite
EXCLUSÃO
E RESISTÊNCIA: (RE)VOZEANDO PRÁTICAS DISCURSIVO-IDENTITÁRIAS DE PESSOAS EM
SITUAÇÃO DE RUA
Júlia Dayane Ribeiro da Costa
(UFRN), João Batista da Costa Júnior
(UFRN) e Marcos Luan da Silva (UFRN)
Carta de Aceite
EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE
GRADUANDOS DE LETRAS – PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Patrick Batista Rocha (UNILA) e Franciele
Maria Martiny (UNILA)
Carta de Aceite
FALAR ERRADO
Ricardo Salles (UERJ)
Carta de Aceite
FANFIC: FERRAMENTA
DE ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NO UNIVERSO DA LEITURA E ESCRITA FICCIONAL
Camila Soreano da Silva Oliveira (UENF), Clodoaldo
Sanches Fofano (UENF) e Ester Portugal da Silva Rocha (FSJ)
Carta de Aceite
FILOLOGIA CRÍTICA E PERSPECTIVISMO
NA LEGITIMAÇÃO DOS SABERES ASTRONÔMICOS DO INDÍGENA BRASILEIRO
Aline Costalonga Gama (UENF) e Rodolfo
Moura Pereira (UENF)
Carta de Aceite
FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: PROPOSTA
DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERÁRIA
Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF) e Michele
da Silva Bastos Rodrigues (UENF)
Carta de Aceite
“FOGO NO TERREIRO”: OLHARES
(DE) COM FOUCAULT E BUTLER SOBRE OS DISCURSOS DE ÓDIO CONTRA AS RELIGIOSIDADES
NEGRAS NA INTERNET
Alan Eugênio Dantas Freire (UFRN) e Marluce
Pereira da Silva (UFRN)
Carta de Aceite
FORMAÇÃO INDÍGENA EM
RORAIMA: PERSPECTIVAS E CENÁRIOS DO MAGISTÉRIO INDÍGENA TAMÎ`KAM
Francisca Angêla de Oliveira Sousa (UERR), José
Angelo Almeida Ferreira (UERR) e Carmem
Véra Nunes Spotti (UERR)
Carta de Aceite
FORMATO JORNALÍSTICO E USO
DE ÊNFASES: RELAÇÃO DO RECURSO PROSÓDICO ÊNFASE NA FALA DE APRESENTADORA DE
TELEJORNAL EM NOTA COBERTA, CABEÇA E COMENTÁRIO
Carmina Borges Rodrigues (UESB) e Vera
Pacheco (UESB)
Carta de Aceite
FREIRE-MANDELA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO
CONTEXTO TECNOLÓGICO
Cristiano de Oliveira Veras (UVA), Flávia
Maria Batista da Cunha (UVA) e Pedro
Henrique de Almeida Soares (UVA)
Carta de Aceite
GÊNERO DIGITAL FANFICTION: UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA DIGITAL CHEFVILLE NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF) e Clodoaldo
Sanches Fofano (UENF)
Carta de Aceite
GERENCIAMENTO DIALÓGICO EM FÓRUM
ACADÊMICO DE ESCRITA COLABORATIVA
Célia Maria de Medeiros (UFRN) e João
Batista da Costa Júnior (UFRN)
Carta de Aceite
GLOSSÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO
DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE VILA NOVA
DOS MARTÍRIOS-MA: UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA
Bruna Sousa dos Santos (UEMASUL) e Sônia
Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
GRAMÁTICA
LATINA, DE MARCIO MOITINHA: MORFOLOGIA E SINTAXE LATINAS (FONTES
DE INSPIRAÇÃO E DE ORIGINALIDADE)
Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ)
Carta de Aceite
GRAMATICOGRAFIA BRASILEIRA DO SÉCULO
XVIII: CONTEXTUALIZAÇÃO
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)
Carta de Aceite
HQS: CONSTRUINDO SENTIDOS NA
MULTIMODALIDADE, BATMAN: A PIADA MORTAL
Leia Bernal Sanches Correia (UEMS), Ana
Paula Faustino de Oliveira (UEMS) e Neide
Araújo Castilho Teno (UEMS)
Carta de Aceite
IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E O
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PELA BNCC – UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE A
ABORDAGEM GLOTOPOLÍTICA E A ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA
Ana Paula Fernandes Gomes (UFF)
Carta de Aceite
INTERNACIONALIZAÇÃO E ESTUDOS
FILOLÓGICOS?REFLETINDO SOBRE SER PROFESSOR DE
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM CONTEXTOS EMERGENTES
Lucas
Araujo Chagas (UEMS)
Carta de Aceite
INVESTIGANDO A PRÁTICA
DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DE RELATOS
DISCENTES
Emanuela Rodrigues de Oliveira (UFCG)
Carta de Aceite
JOÃO DO RIO E “CORDÕES”: UM
DESFILE LIBERTADOR DE SUBJETIVIDADES
Karen de Oliveira Miranda (UERJ)
Carta de Aceite
JORNADA DA MULHER NEGRA: EM
PERSPECTIVA DA HQ “TEMPESTADE X-MEN – VINGANÇA FINAL”
Janayne Pereira de Oliveira (UFMS) e Eluiza
Botolotto Ghizzi (UFMS)
Carta de Aceite
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO DIGITAL: COMO
A TECNOLOGIA PODE INFLUENCIAR O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA
Rysian Lohse Monteiro (UENF), Luciana
da Silva Almeida (UENF) e Tatiane
Almeida de Souza (UENF)
Carta de Aceite
LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: REFLEXÕES E PRÁTICAS
Kelly de Melo Nogueira Loureiro (UEMS) e Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
LETRAMENTO CRÍTICO NO LIVRO
DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS E ATIVIDADES
Kamilly Sabino de Britto (UENF) e Poliana
da Silva Carvalho (UENF)
Carta de Aceite
LETRAMENTO EMERGENTE: A
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Simone Marroso Siqueira Marcílio (UENF) e Dhienes
Charla Ferreira Tinoco (UENF)
Carta de Aceite
LETRAMENTO LINGUÍSTICO DE CRIANÇAS
NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS
Orleane Evangelista de
Santana (UNITINS) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFNT)
Carta de Aceite
LIMA BARRETO: LITERATURA,
ESTÉTICA E VIDA
Elizabete Barros de Sousa Lima (UFT)
Carta de Aceite
LÍNGUA AFRIKAANS E IDENTIDADE
COLOURED: UM CASO SUL AFRICANO
Anderson Lucas da Silva Macedo (UFF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM, DISCURSO E PROCESSOS
IDENTITÁRIOS: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DE SUJEITOS EM SITUAÇÃO DE VUNERABILIDADE SOCIAL
Francisca Maria de Souza Ramos-Lopes (UERN), João
Batista da Costa Junior (UERN), Pâmella
Rochelle Rochanne Dias de Oliveira (UERN) e Raquel Oliveira de Araújo (UERN)
Carta de Aceite
LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE
EM MATERIAIS DIGITAIS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Roberta de Sousa Almeida (UENF), Solimara
Ravani Sant’Anna (UENF) e Dulcileia Marchesi Costa (UENF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM E IDENTIDADE: UM
OLHAR TEÓRICO-ANALÍTICO, RESPALDADO NOS PRECEITOS DA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA E
COMUNICACIONAL DO DISCURSO
João Batista da Costa Júnior (UFRN)
Carta de Aceite
LINGUAGEM E MEMÓRIA DO
ENVELHECIMENTO NO ESPAÇO MIDIÁTICO: ENTRE LEGADOS, EXPERIENCIAS E A
RECONFIGURAÇÃO DA SAÚDE NO MUNDO PÓS-PANDEMIA
Flávio da Silva Chaves (UENF) e Crisóstomo
Lima do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM JURÍDICA: ENTRE A
TÉCNICA E O EXAGERO
Carlos José de Castro Costa (UNIG) e Karla
de Mello Silva (UENF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM, ORALIDADE E MEMÓRIA NO CARNAVAL
DO INTERIOR: TRANSCRIÇÃO DO BLOCO “INDIANOS” DE SÃO JOÃO DA BARRA
Jhonatan da Silva Martins (UENF) e Lilian
Sagio Cezar (UENF)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA E PROFISSIONAIS
DE SÁUDE: ESTRATÉGIAS PARA ATENDIMENTO DE PACIENTE ADOLESCENTES
E GRÁVIDAS NA PANDEMIA DA
COVID-19
Ana Paula Borges de Souza (UENF) e Ademir
Hilário de Souza (UENF)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA TEXTUAL E SUAS
CONTRIBUIÇÕES NAS AULAS DE LEITURA E ESCRITA: COESÃO EM PAUTA
Victória Henrique Picanço (UNIFSJ), Dulce Helena Pontes-Ribeiro (UNIFSJ) e Solange Maria Souza Teixeira (UNIFSJ)
Carta de Aceite
LITERATURA E DIREITO DO TRABALHO:
A LEITURA LITERÁRIA E A QUEBRA DO CÍRCULO DE VIOLÊNCIA LABORAL
Daniel Cervantes Angulo Vilarinho (UFNT) e Valéria
da Silva Medeiros (UFNT)
Carta de Aceite
LITERATURA DE CORDEL NUM CONTEXTO ESCOLAR: UM RECURSO PEDAGÓGICO
Maria dos Remédios Andrade Ribeiro
Barros (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)
Carta de Aceite
LITERATURA, FILOSOFIA E SEMÂNTICA:
TRACEJADOS, CAMINHOS E DESDOBRAMENTOS
Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT) e Andrea
Martins Lameirão Mateus (UFNT)
Carta de Aceite
LIVRO DIDÁTICO E
DICIONÁRIOS: UM ESTUDO ACERCA DAS PROPOSTAS DE TRABALHOS COM DICIONÁRIO ESCOLAR
EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO
Thaís Helena de Oliveira (UFNT) e Raquel
Palmeira de Oliveira Karajá (UFNT)
+Carta de Aceite
MÁFIA DO VERSO: ACLIMATAÇÃO DA
PEDRA DE DRUMMOND
Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade (UFRR)
Carta de Aceite
MANSOUR CHALLITA, PRECURSOR DE LA TRADUCCIÓN LITERARIA ÁRABE/PORTUGUÉS
Rosa Isabel
Martinez Lillo (UMA-ES)
Carta de Aceite
MARIA ALICE BARROSO: UMA
AUTORA FLUMINENSE E O DESTAQUE PARA PERSONAGENS FEMININAS EM TRÊS ROMANCES DO CICLO
“PARADA DE DEUS”
Sarah Ramos de Souza (FSJ), Ana
Lúcia Lima da Costa Schmidt (FSJ), Gabriella de Melo Fíngolo (FSJ) e Sarah
Maria Augusta Teixeira (FSJ)
Carta de Aceite
MASCULINISMO
E MISOGINIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS
DOS ADEPTOS AO MASCULINISMO NAS REDES SOCIAIS
Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO) e Renato
da Silva (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
MEME “BOLSOCARO”: ABORDAGEM MORFOSSEMÂNTICA
Alexsandra da Silva Macário (UERJ) e Naira
de Almeida Velozo (UERJ)
Carta de Aceite
MEMES DE INTERNET:
AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
NA LÍNGUA PORTUGUESA
Alexandre Neiva de Araújo (UEFS)
Carta de Aceite
METÁFORAS CONCEPTUAIS NA GESTÃO
LOCAL DA PANDEMIA: UMA ANÁLISE COGNITIVO-DISCURSIVA DOS PRONUNCIAMENTOS
OFICIAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo (UENF) e Sérgio
Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite
METÁFORAS NO DISCURSO DOS
MORTOS
Bruno de Jesus Espírito Santo (UNICAMP)
Carta de Aceite
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
E USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: VALORIZAÇÃO DO PRAZER E
SABER NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Jaqueline Maria de Almeida (UENF) e Moacir
dos Santos da Silva (UENF)
Carta de Aceite
“MEU ALUNO SABE ARGUMENTAR?”
ESTUDO DE CASO NO PROFLETRAS/UERN/ASSÚ
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)
Carta de Aceite
MILITÂNCIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL E A
IDEOLOGIA DE GÊNERO: COMO O MACHISMO SE INSCREVE NO MOVIMENTO NEGRO?
Jacielle da Silva Santos (UFNT), Janete
Silva dos Santos (UFNT) e Lúcia Maria
de Assis (UFF)
Carta de Aceite
“MIMIMI OU RACISMO?” OS
DIFERENTES DISCURSOS ACERCA DO CASO FABIANE JARDIM
Raquel Oliveira de Araújo (UERN) e Francisca
Ramos-Lopes (UERN)
Carta de Aceite
MUDANÇAS TERMINOLÓGICAS NA REFERÊNCIA
FEITA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO
Bárbara Rangel Paulista (UENF) e Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
MULTILETRAMENTOS E ENSINAGEM
DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM CURSOS DE INGLÊS E
ESPANHOL DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IFF
Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF), Ana
Paula de Castro (IFF), Fernanda Soares
Luz (IFF) e Rafaela Sepulveda Aleixo
Lima (UENF)
Carta de Aceite
NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO
HERÓI NA TURMA DA MÔNICA JOVEM: UMA HERANÇA DO MANGÁ
Fernanda Viana de Sena (UFMS)
Carta de Aceite
NAS VEREDAS DO PB, SEIXOS DO PE ARCAICO:
UMA ANÁLISE TEXTUAL-INTERATIVA DA SINTAXE DE UMA POSSÍVEL ESTRUTURA DE TÓPICO EM
CRÔNICAS DOS SÉCULOS XV E XVI
Thiago Jorge da Silva (UFCG), Emanoelle
Maria Brasil Vasconcelos (UFCG), Lucyellen
Pereira Herculano (UFCG) e Viviane
Moraes de Caldas (UFCG)
Carta de Aceite
NOVO NORMAL: A DICOTOMIA DE OLHARES
DA PANDEMIA
Cláudia Lúcia Coelho Lopes (UFNT), André
Lúcio Coelho (UEMA) e Davi Pereira Gomes
(UFNT)
Carta de Aceite
O ANTICAPACITISMO E O PODER
DAS PALAVRAS: A LINGUAGEM COMO IDEAL DE EMANCIPAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Aline Costalonga Gama (UENF), Calili
Cardozo dos Santos Paravidini (UENF), Décio
Nascimento Guimarães (UENF) e Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
O AVESSO DAS PRINCIPAIS MUDANÇAS
ESTABELECIDAS PELA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Beatriz Araujo de Rezende Neves (UENF), Cristiana
Barcelos da Silva (UENF), Kíssila
Neves Soares Vitorino (UENF) e Kessylen
Carvalho Cardoso Lopes Souza (UENF)
Carta de Aceite
O EMPODERAMENTO DE SUJEITOS
QUE SOFREM INJUSTIÇAS AMBIENTAIS POR MEIO DA INSTRUMENTALIZAÇÃO LINGUÍSTICA
Suely Fernandes Coelho Lemos (IFF) e Silvia
Alicia Martinez (IFF)
Carta de Aceite
O ENSINO DA VARIEDADE
LINGUISTICA NA BNCC: ENFOQUE NO PRECONCIETO LINGUISTICO NOS ANOS FINAIS DO
ENSNIO FUNDAMENTAL
Aurílio Soares da Silva (UFNT) e Janete
Silva dos Santos (UFNT)
Carta de Aceite
O ENSINO DAS EXPRESSÕES
IDIOMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA LUDICIDADE
Áquila Ferreira da Silva Curty (UENF) e Dhienes
Charla Ferreira Tinoco (UENF)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E O CURRÍCULO
PELA PERSPECTIVA GLOTOPOLÍTICA
Ana Paula Fernandes Gomes (UFF)
Carta de Aceite
O ENSINO DE PORTUGUÊS –
ANÁLISE DE EXPRESSÕES REFERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE DOIS GÊNEROS
Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite
O ESTUDO SINTÁTICO DA GRAMMATICA PORTUGUEZA, DE JULIO RIBEIRO
NO CONTEXTO DA GRAMATIZAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XIX
Cleide Bezerra de Melo (UFF)
Carta de Aceite
O GÊNERO CRÔNICA E O TEXTO MIDIÁTICO
POR ADOLESCENTES DO FUNDAMENTAL II
Maria de Fátima da Silva (UERN) e Cinthia
Hillaria Silva do Nascimento (UERN)
Carta de Aceite
“O GRANDE DITADOR”: UMA
LEITURA DISCURSIVA COM PERSPECTIVA FRANCESA DO ÚLTIMO DISCURSO DE CHAPLIN
Josiane Rangel da Silva Calvis (UEMS) e Aline
Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
O IMAGINÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM
CADERNOS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES
Florisbete de Jesus Silva (UNICAMP)
Carta de Aceite
O IMPÉRIO TIWANAKU: A
HERANÇA CULTURAL DO ALTIPLANO BOLIVIANO “LIDO” ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA
Ana Lúcia Lima
da Costa Schmidt (FSJ)
Carta de Aceite
O LADO OCULTO DA LEITURA:
UMA ANÁLISE DO CONTO “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR
Cyntia dos Santos Jorge (UENF)
Carta de Aceite
O LÉXICO DA COVID-19:
ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO DA ÁREA DE NEGÓCIOS INTENSIFICADOS PELA PANDEMIA DO
SÉCULO XXI
Jaqueline Maria de Almeida (IFF), Daniele
Fernandes Rodrigues (UENF), Eduardo
Crespo Fiaux Pinheiro Faria (IFF) e Fernanda
Rodrigues de Almeida (IFF)
Carta de Aceite
O LÉXICO TOPONÍMICO:
REVISITANDO CONCEITOS
Carine Souza Soares (UNEB) e Maria
da Conceição Reis Teixeira (UNEB)
Carta de Aceite
O
LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID
19: LIMITES E POSSIBILIDADES
Bianca
Corrêa Lessa Manoel (UNESA), Patrícia
Jerônimo Sobrinho (SEEDUC-RJ) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
O LUGAR DAS ABONAÇÕES E DOS EXEMPLOS LITERÁRIOS
NA MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, DE EVANILDO BECHARA: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO
Glaucia Castro Aguiar Pio (UFPI) e Marcelo
Alessandro Limeira dos Anjos (UFPI)
Carta de Aceite
O PODER DA LÍNGUA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DA LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DO SURDO
Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF) e Liz Daiana
Tito Azeredo da Silva (UENF)
Carta de Aceite
O PRONOME RELATIVO NA NOVA GRAMÁTICA
ALEMÃ, DE SAID ALI
Nayara Pinto Friess (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O ROMANCE CONTEMPORÂNEO DO
SÉCULO XXI
Gisele Meire Tita Nazário da Silva (UFMT) e Rayssa
Duarte Marques Cabral (UFMT)
Carta de Aceite
O ROMANCE FLUMINENSE
DE AUTORIA FEMININA: DESTAQUE PARA PERSONAGENS FEMININAS EM DOIS ROMANCES DO
CICLO "PARADA DE DEUS", DE MARIA ALICE BARROSO
Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (FSJ), Camila Soreano da Silva Oliveira (FSJ) e
Ester Portugal da Silva Rocha (FSJ)
Carta de Aceite
O ROMANCE HISTÓRICO,
DE
WALDIR PINTO DE CARVALHO, COMO ARQUIVO MEMORIALÍSTICO DA CIDADE DE
CAMPOS DOS
GOYTACAZES: O CASO DA RODA DOS EXPOSTOS
Victor da Penha Miranda (UENF) e Analice
de Oliveira Martins (UENF)
Carta de Aceite
O SUJEITO INDÍGENA E OS
EFEITOS DE MEMÓRIA QUE O CONSTITUEM NA CONTEMPORANEIDADE
Graciethe da Silva de Souza (UESB) e Márcia
Helena de Melo Pereira (UESB
Carta de Aceite
O TEXTO LATINO NA GRADUAÇÃO:
UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO DO DIES IRAE
Israel Matheus Siqueira Santos (UERJ) e Pedro
Ivo Zaccur Leal (UERJ)
Carta de Aceite
O USO DO GIF COMO FERRAMENTA
NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOB AS PERSPECTIVAS DOS
MULTILETRAMENTOS
Roberta Santana Barroso (UENF) e Raquel
França Freitas (UENF)
Carta de Aceite
O VELHO E O MAR COMO
INSPIRAÇÃO PARA UM MAR DE HISTÓRIAS DE UM PESCADOR
Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho (UENF) e Arthur
Nogueira Garcia Pinho (UFES)
Carta de Aceite
OS AVANÇOS E RETROCESSOS DA
SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA: OS DILEMAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Kissila Neves Soares Vitorino (UENF) e Wania
Mesquita (UENF)
Carta de Aceite
OS EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE OS COMENTÁRIOS
DOS CONSUMIDORES: APÓS A INTERDIÇÃO DA PROPAGANDA DE LINGERIE DA DULOREN EM
FAVELA
Eliane Cristina Ormonde Leitão Mosquezi (UNEB)
Carta de Aceite
OS PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS E OS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA REFLEXÃO POR UMA PEDAGOGIA COMUNICATIVA
Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF), Danielle
Soares da Silva (UENF) e Silvia
Goulart Ferreira (UFRJ)
Carta de Aceite
OS SIGNOS POÉTICOS DOS POVOS
ORIGINÁRIOS NAS NARRATIVAS INFANTOJUVENIS DE MURUÉ SURUÍ E GECLÉSIO GUAJAJARA
Lohanna da Silva Azevedo (UNITINS) e Luama
Socio (UNITINS)
Carta de Aceite
PARA A ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO
DE PALAVRAS E EXPRESSÕES DO PORTUGUÊS FALADO EM RORAIMA
Éverton Oliveira Silva (UFRR) e Eliabe
dos Santos Procópio (UFRR)
Carta de Aceite
PEDAGOGIAS FEMINISTAS DESDE O SUL:
DISSIDÊNCIAS E ALTERNATIVAS DE MUNDOS POSSÍVEIS
Jéssica Cristina Alvaro de Oliveira (UENF) e Giovane
do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite
PERSPECTIVAS TEÓRICAS NA CRÍTICA
LITERÁRIA DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA
Cleonice da Costa Godinho (UEMS) e Daniel
Abrão (UEMS)
Carta de Aceite
PICHAÇÃO: UMA REPRESENTAÇÃO
SIMBÓLICA DO DISCURSO DA PERIFERIA DE CAMPO GRANDE-MS
Ingrid Maria dos Santos Rocha (UEMS) e Aline
Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
“POBRES DE/EM ESPÍRITO”:
TRADUÇÃO E REVISÃO DO DATIVO NA TRADUÇÃO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA NO
EVANGELHO DE MATEUS (MT 5.3)
Fernando Glória Caminada Sabra (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO
E AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO (SAEB) NO BRASIL: O CASO DA LITERATURA NO ENEM PPL
Gislene Santos Moreira (UFNT) e Valéria
Medeiros (UFNT)
Carta de Aceite
PORTFÓLIO DE DESENHOS COMO
DIÁLOGO DO PROCESSO ENSINO–APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
Carta de Aceite
PRÁTICAS LEITORAS E A (RE) CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO
ANTIRRACISTA NA ESCOLA
Leidiane Monteiro Ferreira (UERN) e Francisca
Ramos-Lopes (UERN)
Carta de Aceite
PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA PERSPECTIVA DE
ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LETRAS
Dayse Clementino Sousa (UFNT) e Janete
Silva dos Santos (UFNT)
Carta de Aceite
PRODUÇÃO DE SENTIDOS A
PARTIR DA ANÁLISE DE ARGUMENTATIVIDADE EM UMA CENA ENUNCIATIVA
Roscele de Carvalho Tavares (UESB), Sabrina
Santos Barros (UESB) e Adilson Ventura
(UESB)
Carta de Aceite
PROFESSOR-VILÃO – UMA
ANÁLISE SEMÂNTICA DA JUSTIFICATIVA DE UM PROJETO DE LEI DO ESCOLA SEM PARTIDO
Danilo Sobral de Souza (UESB), Adilson
Ventura (UESB), Camila Vieira dos
Santos (UESB) e Lavínia Costa Souza,
(UESB)
Carta de Aceite
PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS DA
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA NARRATIVA DA
PERVERSIDADE NEOLIBERAL
Rodolfo Moura Pereira (UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES ACERCA DA LEITURA
E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMANDO LEITORES
Vanessa Alencar de Lima (UFNT) e César
Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)
Carta de Aceite
REFLEXÕES ACERCA DOS MÉTODOS DE ENSINO A
DISTÂNCIA, REMOTO E HÍBRIDO: A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Cristina de Fátima de Oliveira Brum
Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e José Fernandes vilas Netto (UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Adriana
Gomes de Souza Mata (UENF), Joicy de
Souza Ribeiro Quitete (UENF) e Sérgio
Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE EXCERTOS DA TRADUÇÃO
ARGENTINA DE “MEU PÉ DE LARANJA LIMA”
Pedro Albeirice da Rocha (UFNT)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE O USO DAS MÚLTIPLAS
FERRAMENTAS DIGITAIS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM TEMPOS
PANDÊMICOS
José Nogueira Antunes Neto (UENF), Peterson
Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF) e Jackeline
Barcelos Corrêa (UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE TRADUÇÃO
LITERÁRIA
Pedro Albeirice da Rocha (UFNT)
Carta de Aceite
REFLEXOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
NA PRÁTICA DO ENSINO DE LITERATURA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO NO NOROESTE
FLUMINENSE
Acsa Folly de Lima (UENF), Clodoaldo
Sanches Fofano (UENF) e Ludimila de
Oliveira Moreira (UENF)
Carta de Aceite
RELAÇÕES DE LETRAMENTO CIENTÍFICO EM
TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF) e Renato
Augusto Damatta (UENF)
Carta de Aceite
RELAÇÕES DE PRAZER: UMA ANÁLISE DO
DISCURSO PORNOGRÁFICO NA INTERNET
Luciano Dias de Sousa (UENF)
Carta de Aceite
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS ATUAIS: EXPRESSÕES
DO EU NAS REDES SOCIAIS
Dayane Graciele de Jesus Miranda
Contarato (UENF) e Odacyr Roberth Moura da Silva (UENF)
Carta de Aceite
REPETIÇÃO DE TERMOS EM
TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcos de Jesus Santa Bárbara (FFP-UERJ) e José
Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
RETRATOS SOCIAIS DA CIDADE E A FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES: PROPOSTAS FORMATIVAS A PARTIR DAS APROXIMAÇÕES DA
FENOMENOLOGIA SOCIAL AOS CONCEITOS DE BAKHTIN
Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos (UENF) e Crisóstomo
Lima do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite
(RE)VISITANDO CONCEITOS DE HIPERTEXTO:
UMA ANÁLISE DE TEXTOS DIGITAIS
Ana Claudia Oliveira Azevedo (UESB), Filipe
Santos Guerra (UESB) e Márcia Helena
de Melo Pereira (UESB)
Carta de Aceite
RIGOR FILOLÓGICO EM MATERIAL DIDÁTICO: O
CASO QUINCAS BORBA
Lilian Barros de Abreu Silva (USP)
Carta de Aceite
RISCO PT: A DISCURSIVIZAÇÃO
NA MÍDIA SOBRE A ELEGIBILIDADE DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Quelle Taísa da Chaga Oliveira (UESB), Maria
da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane
Silva Bittencourt (UESB)
Carta de Aceite
ROMPENDO AS BARREIRAS DA
SALA DE AULA: DO ENSINO DA LÍNGUA NORMATIVA À VALORIZAÇÃO LINGUÍSTICA DO ALUNO
Felipe Moraes Pereira (UERJ)
Carta de Aceite
SAMBA
EM REVISTA – A REVISTA SAMBA EM QUADRINHOS: VOLUME 01 NUMA ABORDAGEM
MULTISSEMIÓTICA
João Soares Rampi (UEMS) e Tiago
Bianchi Silva Araujo (UEMS)
Carta de Aceite
SELEÇÕES DE OURO: COPA DO
MUNDO, LITERATURA E POLÍTICA NAS CRÔNICAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Vitor de Carvalho Pinto (UVA)
Carta de Aceite
SENTIDOS DE SURDEZ NA IDADE
ANTIGA
Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson
Ventura (UESB), Daniela Ribeiro de Jesus
(UESB) e Érica Costa Rêgo (UESB)
Carta de Aceite
SENTIDOS DE TRÁFICO DE ESCRAVOS
EM FUNCIONAMENTO EM DOCUMENTOS JURÍDICOS VIGENTES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Débora
Teixeira Alves (UESB) e Jorge Viana
Santos (UESB)
Carta de Aceite
SERÁ QUE EU POSSO OPINAR?
TRANSFORMANDO A CHARGE EM COMENTÁRIO
DE LEITOR
Carla Samile Lima de Sousa (UERN)
Carta de Aceite
SHOAH: A DIALOGICIDADE DA
ESCRITA COMO ARMA DO TESTEMUNHO
Darlene Rodrigues de Freitas (CEFET-MA) e César
Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)
Carta de Aceite
SINONÍMIA, ANTONÍMIA E CAMPO
SEMÂNTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8° ANO EM IMPERATRIZ-MA NA DÉCADA
DE 2020
Daniela Silva Ribeiro (UEMASUL) e Sônia
Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
SOBRE OLHAR PARA O PASSADO DAS LÍNGUAS:
UMA
REFLEXÃO ACERCA DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA
Juan Rodrigues da Cruz (UFF)
Carta de Aceite
SOCIOLINGUÍSTICA, LINGUAGEM
E CULTURA: AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
Jéssica Novaes Queiroz UENF) e Raquel
França Freitas (UENF)
Carta de Aceite
SOCIOTERMOS DA MATEMÁTICA NA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Yrvaine Jackson Nascimento Silva (UFMS) e Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS)
Carta de Aceite
“SUPERMAN: ENTRE A FOICE E O MARTELO” E
A ANÁLISE DO DISCURSO: RELAÇÕES POSSÍVEIS
Adriano Braga Bressan (UEMS)
Carta de Aceite
SUFIXOS PRÉ-DESINENCIAIS DOS
VERBOS LATINOS NA ABORDAGEM DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES
Luiz Pedro da Silva Barbosa (UFFS)
Carta de Aceite
TECNOLOGIA E LINGUAGEM: IMPLICAÇÕES
PRÁTICAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Cristina de Fátima de Oliveira Brum
Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF) e José Fernandes Vilas Netto Tiradentes
(UENF)
Carta de Aceite
TECNOLOGIA, GAMIFICAÇÃO E ABORDAGEM
COMUNICATIVAEM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DESTAQUE PARA ENSINO DE
LÍNGUA INGLESA PARA ADOLESCENTES DO NOVO MILÊNIO
Viviane Ribeiro Andrade (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
TIRAS DE ARMANDINHO: DO
PROCESSO GESTACIONAL AO BATISMO
Anderson
José de Paula (UFMS) e Claudete Cameschi de Souza (UFMS)
Carta de Aceite
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS
CONCEPÇÕES PRAGMÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Moniki
Aguiar Denucci (UENF) e Daniele
Fernandes Rodrigues (UENF)
Carta de Aceite
UM ESTUDO
FILOLÓGICO-ORTOGRÁFICO EM CHARGES DE ÂNGELO AGOSTINI
Haroldo Wilson Zanda Grella (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
UM EXPERIMENTO DE TIPOLOGIA PARA
ELEMENTOS CULTURAIS ESPECÍFICOS APLICADO AO “VOCABVLARIO DA LINGOA DE IAPAM”
Michele Eduarda Brasil de Sá (UFMS)
Carta de Aceite
UMA ABORGAGEN ACERCA DA NOVA
LINGUAGEM EMPREGADA NAS RELAÇOES DE TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA
COVID-19
Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane
Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Aline
de Souza Tinoco Gomes de Melo (UNIG), Flávia
Teixeira Pires (UENF) e Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO PROJETO IPÊ/CENP:
“CURRÍCULO E A COMPREENSÃO DA REALIDADE”
Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (USP)
Carta de Aceite
UMA IDENTIDADE EM QUESTÃO:
VIVA O POVO BRASILEIRO, SEU DISCURSO, LINGUAGEM E EXPRESSÃO
Moacir dos Santos da Silva (UENF)
Carta de Aceite
UMA LÍNGUA INTERNACIONAL: A
CPLP E A PROJEÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Jefferson Evaristo (UERJ)
Carta de Aceite
UMA NUVEM DE PALAVRAS PARA
UM OLHAR REMOTO: A FERRAMENTA WORDCLOUDS EM UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM TEMPOS
PANDÊMICOS
Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF), Poliana
Campos Côrtes Luna (UENF), Cristiana
Barcelos da Silva (UENF)
Carta de Aceite
UMA ODISSEIA IDIOMÁTICA: A
INTERFACE ENTRE MITOS GRECO-ROMANOS E DITOS POPULARES BRASILEIROS
Viviane Moraes de Caldas (UFCG) e Fábio
Rodrigues da Silva (UFCG)
Carta de Aceite
UMA QUESTÃO DE REVOLUÇÃO:
UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO TERMO NAS POSTAGENS DE JÚLIA ROCHA
Elaine Moraes da Silva Lourenço (UERJ)
Carta de Aceite
UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA
LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eliane Terezinha Piccolotto (UFPR)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA DO ITEM
LEXICAL “CORONAVÍRUS” EM LIBRAS
Maiara Cano Romero Pereira (UFMS) e Rogerio
Vicente Ferreira (UFMS)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO FONOLÓGICA NA VOZ DO POETA DO
POVO: UM ESTUDO DE VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO DA CANÇÃO POPULAR NA ASA DO EVENTO, DE
JOÃO DO VALE
Lucirene da Silva Carvalho (UESPI) e Thiago de Sousa
Amorim (UESPI)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:
REFLEXÕES ACERCA DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS A PARTIR DE VARIAÇÕES ENCONTRADAS
NA MÚSICA “ZALUZEJO”
Stela Fernandes Silva de Oliveira (UEMS), Elza
Sabino da Silva Bueno (UEMS) e Ana
Carolina de Deus (UEMS)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NA LIBRAS
Rayssa Araujo Naves Dias (UEMS) e Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS:
ANÁLISE DO TERMO “IR EMBORA” EM DIVERSAS REGIÕES BRASILEIRAS
Letícia Nunes Pessanha (UENF)
Carta de Aceite
VIAGENS PELO BRASIL
DE AUGUSTO EMILIO ZALUAR PUBLICADOS NA IMPRENSA DO SÉCULO XIX
Diego
Chozas Ruiz-Belloso (UNILA)
Carta de Aceite
“VIMBUNDO ESTÁ CUCOPIANDO”:
UMA ANÁLISE SOBRE A LÍNGUA FALADA NA COMUNIDADE DE CAFUNDÓ – SALTO DE PIRAPORA
(SÃO PAULO/BRASIL)
Luana Letícia Marques Dudcoschi (UEMS)
Carta de Aceite
VOZES DISCURSIVAS EM TEXTOS
JORNALÍSTICOS: ABORDAGEM LINGUÍSTICA EM TEXTOS QUE NOTICIAM A VIOLÊNCIA CONTRA
AS MULHERES
Andreia Tamaris de Souza Aquino (UNIMONTES) e Viviane
Rodrigues (UNIMONTES)
Carta de Aceite
VOZES NEGRAS IMPORTAM: A
PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA EM SITUAÇÃO DE IMIGRAÇÃO OU DE REFÚGIO COM ANÁLISE DE
NARRATIVAS E ENTENDIMENTO DO ESTIGMA RACIAL FEMININO
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ) e Liana
de Andrade Biar (PUC-Rio)
Carta de Aceite
|