Revista Philologus Ano 21 n° 63 Suplemento

SUMÁRIO

0.   EDITORIAL
José Pereira da Silva

1.   A CENA DE ENUNCIAÇÃO E O ETHOS EM RUTH ROCHA
Dayse Sampaio Lopes Borges, Thiago Soares de Oliveira, Denise Sampaio Lopes de Oliveira e Eliane Costa Almeida

2.    A CONCORDÂNCIA NOMINAL EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane Nogueira de Araújo, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa

3.   A CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA DO DISCURSO LITERÁRIO: ENSINO, SEXUALIDADE E TEORIA QUEER
Elio Marques de Souto Júnior

4.   A CRÍTICA GENÉTICA E HERMENÊUTICA DO SONETO “O MAIS GRAVE” DO POETA PEDRO LYRA
Eleonora Campos Teixeira e Nascimento

5.   A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO MEDIDA DE INCLUSÃO SOCIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
Michele D’Avila Lopes

6.   A ESTRATIFICAÇÃO DO SUBJUNTIVO UM PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO NO PORTUGUÊS POPULAR DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
Vânia Raquel Santos Amorim, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

7.   A FORMAÇÃO DA VOZ PASSIVA SINTÉTICA: UM PROCESSO DE INACUSATIVIZAÇÃO VERBAL
Érica Portas do Nascimento e Isabela Canossa

8.   A GRAMATICALIZAÇÃO DO LÁ NO CORPUS DA LÍNGUA FALADA E ESCRITA DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon, Monique Teixeira Crisóstomo, Laís Teixeira Lima e Eliana Crispim França Luquetti

9.   A IMPORTÂNCIA DAS PERSONAGENS FEMININAS NA OBRA REINAÇÕES DE NARIZINHO
Erivania Oliveira Dimano e Maria Leda Pinto

10.   A IMPORTÂNCIA DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA LITERATURA
Edson Geraldo Spotti Silva Rego, Aucir Lucas Blanco Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes

11.   A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS NA CONFIGURAÇÃO DA COMUNIDADE DE FALA DE VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
Danilo da Silva Santos e Jorge Augusto Alves da Silva

12.   A INTERTEXTUALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO A PARTIR DA ESTRATÉGIA PROTÓTIPO DIDÁTICO
Nelma Teixeira da Silva e Ester Maria de Figueiredo Souza

13.   A LEITURA DE IMAGEM COMO MEDIADORA NO ENSINO DAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS
Carlim Silva Paravidino

14.   A LÍNGUA QUE “CURTE” AS EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DO SÉCULO XX E “COMPARTILHA” MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA O MUNDO LINGUÍSTICO DO SÉCULO XXI
Daniella Rocha Reis

15.   A LINGUÍSTICA E A HISTÓRIA EM QUADRINHOS DE CHICO BENTO 50 ANOS: “SARVE A ROÇA”
Marly Custódio da Silva, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gome

16.   A NATUREZA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: DISCURSOS SOBRE O ÍNDIO NA LITERATURA BRASILEIRA
Giselda Maria Dutra Bandoli e Ingride da Silva Ramos

17.   A REALIDADE CONTEMPORÂNEA DA UNIÃO POLIAFETIVA
Bruna Moraes Marques, Raphaela Pinheiro de Almeida Bastos, Leila Alves Vargas, Millene Millen e Eliana Crispim França Luquetti

18.   A REALIZAÇÃO DO CLÍTICO REFLEXIVO NA FALA POPULAR DE DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA
Jurgen Alves de Souza

19.   A (RE)CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA CANDIDATA DILMA ROUSSEFF DURANTE A CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010
Cirleide Matos Jucá e Aline Saddi Chaves

20.   A RELEVÂNCIA DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Mariane Mérida Silva, Otávio de Oliveira Castelane, Lenise Dutra Ribeiro, Eliana Crispim França Luquetti e Joane Marieli Pereira Caetano

21.   A SAGA DO CAVALO INDOMADO: UMA ANÁLISE DO ETHOS MACHISTA NA OBRA BARROSIANA
Martha Caroline Duarte de Brito

22.   A TEORIA DE HAYDEN WHITE E A LÍNGUA PORTUGUESA
Marcelo Augusto Parrillo Rizzo

23.   A TRADIÇÃO DO POÉTICO COMO RESGATE DA TRADIÇÃO ORAL NA OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Ana Maria Rocha Soares e Márcio Roberto Soares Dias

24.   A UTILIZAÇÃO DO LAPTOP “UCA” EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE APARECIDA DO RIO NEGRO E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Suiane Francisca da Silva e José Alan Rodrigues de Sousa

25.   A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NO PORTUGUÊS CULTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Gilberto Almeida Meira, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa

26.   A VARIANTE NI EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: A AVALIAÇÃO DO FALANTE
Maria Bethânia Gomes Paes

27.   A VEJA E O SEU JEITO TUCANO DE SER: ANÁLISE LINGUÍSTICO-TEXTUAL DE CAPAS DO GÊNERO REVISTA
Carlos Alberto Moreira Dinucci Júnior e Joane Marieli Pereira Caetano

28.   AÇÕES PARA A INTEGRAÇÃO ÁRABE EM FOZ DO IGUAÇU
Francisca Paula Soares Maia, Rajaa Nouredine, Yassine Ahmad Hijazi e Mamadou Alpha Diallo

29.   ADÃO E EVA, O LATIM, A ESCRITA VISIGÓTICA E UMA ANÁLISE FILOLÓGICA
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima e Leandro Duarte Rust

30.   ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS E PEDAGÓGICAS PARA ATUAÇÃO DOCENTE
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Marcela Vieira Coimbra e Eliana Crispim França Luquetti

31.   ANÁLISE DA LINGUAGEM ORAL E IMAGÉTICA NO FACEBOOK
Cristianne Castelo Branco de Oliveira e Letícia Reis de Oliveira

32.   ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS EM UMA DENÚNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO BRASIL
Jaqueline Aparecida Nogueira

33.   ANÁLISE DISCURSIVA DA SÉRIE AREIA MOVEDIÇA A COPA SOB AS DUNAS
Angela da Cruz Silva e Luzimare Almeida Pilloto

34.   ANÁLISE DO ETHOS EMPREGADO NA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM ADERBAL PIMENTA NA NOVELA BABILÔNIA
Camille Auatt da Silva, Gabriela do Rosario Silva e Sérgio Arruda de Moura

35.   ANÁLISE DO INTERDISCURSO: VIOLÊNCIA E ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Heyde Ferreira Gomes e Márcio Rogério de Oliveira Cano

36.   ANÁLISES COMPARATIVAS DE CONCEITO DE FONEMAS EM LIVROS DIDÁTICOS
Aucir Lucas Blanco Ferreira, Edson Geraldo Spotti Silva Rego e Nataniel dos Santos Gomes

37.   APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA POR IMAGENS E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS MÍDIAS DIGITAIS
Tatiane Carvalho Peçanha Guimarães, Joane Marieli Pereira Caetano, Lívia Vasconcellos de Andrade e Fernanda Castro Manhães

38.   “AQUARELA” EM SEUS RIZOMAS
Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Ieda Tinoco Boechat, Joane Marieli Pereira Caetano, Rodrigo Gindre Vargas e Analice de Oliveira Martins

39.   AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA ABORDAGEM GERATIVA
Fernanda Viana de Sena e Nataniel dos Santos Gomes

40.   AS DECISÕES DO REI CONAN ANALISADAS SOB A ÓTICA DO PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL
Cesar Christian Ferreira Santos, Nataniel dos Santos Gomes e Márcia Maria de Medeiros

41.   AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE INDÍGENAS TERENAS EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
Celso Abrão dos Reis, Marlon Leal Rodrigues e Nataniel dos Santos Gomes

42.   AS PERSPECTIVAS SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E DISCURSIVA NO ENSINO DO IMPERATIVO
Rosangela dos Santos Marques, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

43.   AS RAÍZES CONTRACULTURAIS NO ROCK AND ROLL E NA MPB
Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges e Ravel Giordano de Lima Faria Paz

44.   AS RELAÇÕES SEMÂNTICAS DOS CONECTIVOS ADVERBIAIS DE TEMPO E DE CONFORMIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Queli Cristina Rodrigues Ribeiro Pereira, Natalina Sierra Assencio Costa e Nataniel dos Santos Gomes

45.   AS UNIDADES FRASEOLÓGICAS NA FALA DE SALVADOR
Joana Angélica Santos Lima, Márcio Sales Santiago e Maria da Graça Krieger

46.   AS VARIAÇÕES VOCÁLICAS EM CARTAS SETECENTISTAS
Kênia Maria Correa da Silva e Elias Alves de Andrade

47.   CINQUENTA TONS DE SUBMISSÃO, SERÁ?
Valter Souza da Silva e Marlon Leal Rodrigues

48.   COISAS INOMINADAS OU PALAVRAS LIVRES DA GRAMÁTICA OU A INFÂNCIA DA LÍNGUA: O DESTECER LINGUÍSTICO NA OBRA POÉTICA DE MANOEL DE BARROS
José Rosa dos Santos Júnior e Lígia Guimarães Telles

49.   CONCEPÇÕES DE HIPERTEXTUALIDADE E ENSINO DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO
Helena Maria Ferreira e Matheus Henrique Duarte

50.   CONCORDÂNCIA VERBAL NO 9º ANO: QUE FATORES LINGUÍSTICOS E EXTRALINGUÍSTICOS A IMPULSIONAM?
Elenita Alves Barbosa, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

51.   CONCORDÂNCIA VERBAL NO CONTEXTO ESCOLAR: VARIAÇÃO NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leila Cristina Bartilote Fonseca, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa

52.   CONSTRUÇÕES COM VERBO SUPORTE: UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA
Luana Carvalho Coelho, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

53.   COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE E RACISMO: ANALISANDO O ETHOS NOS DISCURSOS DE UNIVERSITÁRIOS, VIA DIVULGAÇÃO MIDIÁTICA
Gabriela do Rosario Silva, Náthani Siqueira Lima e Shirlena Campos de Souza Amaral

54.   DE TODOS UM POUCO: ASPECTOS MULTICULTURAIS DA LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE ARTE
Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo e Bianka Pires André

55.   (DES)CONSTRUÇÃO POÉTICA: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DE COAUTORIA DO LEITOR
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos

56.   DOCE GEOMETRIA: AS MÚLTIPLAS LEITURAS DO LÉXICO MATEMÁTICO, COMO UM INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM
Divino Andre Martins Fonseca, Nataniel dos Santos Gomes e Adriana Lúcia de Escobar Barros

57.   ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA: A RELEVÂNCIA DE SE DECIFRAR A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DO FEMININO
Carla Aparecida Gonçalves, Ísis Lima de Paulo, Joane Marieli Pereira Caetano e Lenise Ribeiro Dutra

58.   ESCOLA COM HOMOFOBIA: ANALISANDO UM DISCURSO DA IDEOLOGIA CONSERVADORA
Amanda Leal Castelo Branco, Sharlys Jardim da Silva Santos e Shirlena Campos de Souza Amaral

59.   ESCOLA NOVA E LIVRO DIDÁTICO: A IMPORTÂNCIA DO IDEÁRIO DA EDUCAÇÃO NOVA PARA AS POLÍTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
Karolyna Maciel dos Santos e Leandro Garcia Pinho

60.   ESCOLA SEM HOMOFOBIA: ANALISANDO UM DISCURSO DA IDEOLOGIA DE GÊNERO
Sharlys Jardim da Silva Santos, Amanda Leal Castelo Branco e Shirlena Campos de Souza Amaral

61.   ESCRITAS NA INTERNET E INDÍCIOS DE MUDANÇA NA LÍNGUA: RELATIVAS LOCATIVAS COM “ONDE QUE”
Sinval Araújo de Medeiros Júnior e Cristiane Namiuti Temponi

62.   ESTRUTURAS COM O ITEM LINGUÍSTICO MEIO NA LÍNGUA PORTUGUESA: DESCRIÇÃO E ANÁLISE
Gilsileide Cristina Barros Lima Lima, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

63.   ESTUDO DA PREPOSIÇÃO EM COMO SIGNO GRAMATICAL: UMA RELAÇÃO TRICOTÔMICA
Evangeline Ferraz Cabral de Araújo, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

64.   EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE FAMÍLIA FRENTE AOS PRINCÍPIOS DA AFETIVIDADE E DA FUNÇÃO SOCIAL
Bruna Moraes Marques, Raphaela Pinheiro de Almeida Bastos, Leila Alves Vargas, Millene Millen e Eliana Crispim França Luquetti

65.   FALA E ESCRITA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM DADOS DO ALIAC
Darlan Machado Dorneles e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

66.   FALAR PRISIONAL: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DAS GÍRIAS UTILIZADAS POR HOMENS E MULHERES NOS PRESÍDIOS DE CAMPO GRANDE (MS)
Darlene Alves de Oliveira e Nataniel dos Santos Gomes

67.   FILOLOGIA E LINGUÍSTICA DE CORPUS: O USO DO LÉXICO RELIGIOSO EM RELATOS DE CRIMES DOS AUTOS DE QUERELA DO SÉCULO XIX
Luiz Eleildo Pereira Alves, Hugo Leonardo Gomes dos Santos e Expedito Eloísio Ximenes

68.   GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: ENTRE OS INTERESSES DO MERCADO E O EMPODERAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR
Anuncio Martí e Aline Saddi Chaves

69.   GRAFITE: ANÁLISE DO DISCURSO NO ESPAÇO PÚBLICO
Paolla Clayr de Arruda Silveira

70.   GRAMÁTICA E ENSINO DE LÍNGUA: CONSIDERAÇÕES E PROVOCAÇÕES
Ana Maria Oliveira Lima, Valdirene de Jesus Alves e Verônica Maria Araújo dos Santos

71.   GRAMÁTICA TRADICIONAL: CONCEPÇÕES DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA E A GRAMÁTICA COMO MECANISMO AUXILIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Zelinda Almeida Souza Caires e Lucas Santos Campos

72.   IDENTIDADE, LINGUAGEM E MEMÓRIA QUILOMBOLA: A HISTÓRIA ORAL NA SALA DE AULA
Ana Carolina de Sousa Vaz, Vanessa de Castro Bersót Pereira e Bianka Pires André

73.   IDENTIFICAÇÃO DA FONTE NO DISCURSO JORNALÍSTICO: ESTRATÉGIAS DE CREDIBILIDADE
Jaqueline Aparecida Nogueira

74.   “IGNACIO CORREA, CAZADOR DE TIGRES”: ANÁLISIS DE UN TEXTO DECIMONÓNICO DE ORIGEN BRASILEÑO
Diego Chozas Ruiz-Belloso

75.   INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIAIS NA VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL
Maria Zélia Alves Nogueira, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa

76.   INTEGRAÇÃO CONCEPTUAL EM NOMES POPULARES DE ÓRGÃO SEXUAIS
Patrícia Oliveira de Freitas e Sandra Pereira Bernardo

77.   JE EST UN AUTRE: AS “FACES” DO SUJEIT NA ESCRITA DIARÍSTICA DE C. E DE K.
Jocelma Boto Silva e Márcia Helena de Melo Pereira

78.   “JURIDIQUÊS”: DEFICIÊNCIA DE CLAREZA E CONSEQUENTES PREJUÍZOS PARA A CÉLERE RESOLUÇÃO DA LIDE
Rodrigo Gindre Vargas, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Joane Marieli Pereira Caetano, Ieda Tinoco Boechat e Carlos Henrique Medeiros de Souza

79.   LEITURA: VISÃO AMPLIADA DE MUNDO E FORMAÇÃO CIDADÃ
Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi, Edda Maria Peixoto Barreto e Eliana Crispim França Luquetti

80.   LEITURA: PROCESSOS COGNITIVOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Marizélia Florenciano Nunes, Natalina Sierra Assencio Costa e Nataniel dos Santos Gomes

81.   LEITURA: DA ANÁLISE GLOBAL À COMPREENSÃO DO TEXTO
Raquel Teixeira da Silva, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Nataniel dos Santos Gomes

82.   LEITURA E ESCOLA: O PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DO ENSINO NO SÉCULO XXI
Samara Moço Azevedo e Bianka Pires André

83.   LETRAMENTO DIGITAL: IMPACTOS DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR
Silvio Nunes da Silva Júnior e Maria Luciane Fideles Nunes

84.   LETRAMENTO LITERÁRIO: O CONTEXTO NA PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Hiliara de Carvalho Monteiro, Nataniel dos Santos Gomes e Fábio Dobash Furuzato

85.   LIBERDADE DE EXPRESSÃO: DISCURSOS DE EFEITOS (IM)PREVISÍVEIS
Ieda Tinoco Boechat, Thiago Soares de Oliveira e Sérgio Arruda de Moura

86.   LÍNGUA E LINGUAGEM MATEMÁTICA: APRECIAÇÃO DE TEXTO LITERÁRIO
Thiago Marques Zanon Jacomino, Andressa Teixeira Pedrosa Zanon, Renata da Costa Abreu e Humberto Silveira Gonçalves Filho

87.   LINGUAGEM E ENUNCIAÇÃO: UMA ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Silvio Nunes da Silva Júnior e Gabriela Ulisses Fernandes

88.   LINGUAGEM, IDEOLOGIA E PODER NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: OS SIGNOS LINGUÍSTICOS REPRESENTADOS PELOS SUJEITOS HISTÓRICOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
Odete dos Santos Silva

89.   LINGUAGENS MULTIMODAIS E MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
Regilene Henrique da Silva e Maria Karla Ferreira da Costa

90.   LITERATURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Feliciano Cândido Parente

91.   LITERATURA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Angelo Moreira Arruda, Janete Araci do Espírito Santo, Bianka Pires André, Gracielle Moreira Arruda Ramos Bento, Jéssica Moreira Arruda Ramos

92.   MEMES – UMA LINGUAGEM LÚDICA
Evelyn Coutinho Rother Candido e Nataniel dos Santos Gomes

93.   MULTICULTURALISMO COMO FORMA DE SOCIALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO EM SALA DE AULA
Carolina Carlos da Silva de Souza Sobrinho e Bianka Pires André

94.   MULTICULTURALISMO LINGUÍSTICO: O USO DA LÍNGUA NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS
Janete Araci do Espírito Santo, Liliane Ribeiro Moreira, Suélly Lima dos Santos e Bianka Pires André

95.   MÚLTIPLOS LETRAMENTOS: CONCEITOS NECESSÁRIOS PARA A LEITURA E A ESCRITA
Andreia Silva dos Santos e Neide Araújo Castilho Teno

96.   NEGAÇÃO: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA
Maria Aparecida de Souza Guimarães e Maria Gorette da Silva Ferreira Sampaio

97.   NÓS E A GENTE VARIAÇÃO ESTÁVEL OU MUDANÇA LINGUÍSTICA?
Elcania Silva Emidio Gruber, Natalina Sierra Assêncio Costa e Fabianna Emanuelle Archanjo dos Santos

98.   O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA SALA DE AULA: PRÁTICAS DE LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ORALIDADE EM FOCO
Silvio Profirio da Silva, Briele Bruna Farias da Silveira, Francisco Ernandes Braga de Souza, Ivanildo Felix da Silva Junior e Luís Carlos Cipriano

99.   O CORPO DA MULHER COMO OBJETO DE MANIPULAÇÃO MERCANTIL
Vicentina dos Santos Vasques Xavier

100.O DIREITO DO SURDO À LITERATURA: POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA MULTIMODAL
Bruno Ferreira Abrahão e Danielle Cristina Mendes Pereira

101.O DOMÍNIO DA ESTRUTURA TEXTUAL COMO BASE PARA A ESCRITA DE PROFESSORES E ALUNOS
Jaqueline Maria de Almeida, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Eliana Crispim França Luquetti

102.RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA – O ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA: DAS NORMAS AO CONTEXTO
Hiliara de Carvalho Monteiro, Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros e Fábio Dobash Furuzato

103.O ESCAFANDRO E A BORBOLETA: AS ESCRITAS DE SI DESVELANDO UM EU SUFOCADO PELA DOENÇA
Angelo Moreira Arruda, Janete Araci do Espírito Santo, Bianka Pires André e Analice de Oliveira Martins

104.O ETHOS RELIGIOSO NOS SERMÕES DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA: UM MARCO NA HISTÓRIA DA CRENÇA HUMANA
Moacir dos Santos da Silva, Ileana Celeste Fernández Franzoso, Milene Vargas da Silva Batista e Sérgio Arruda de Moura

105.O FENÔMENO DA IOTIZAÇÃO NA ESCRITA DOS ALUNOS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
Josiane dos Anjos Guimarães Silva, Érica Amorim Seles, Flavione Alves Ferreira e Nair Martinha da Silva

106.O FENÔMENO DA VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª PESSOA DO PLURAL EM REDAÇÕES DE ALUNOS DE UMA TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Eliane Gonçalves da Silva de Azevedo, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa

107.O GÊNERO LÍRICO E SUAS COLABORAÇÕES PARA O LETRAMENTO
Fernanda Dias de Oliveira e Fábio Dobash Furuzato

108.O INTERNETÊS: DO VIRTUAL PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo e Nataniel dos Santos Gomes

109.O ITEM TODO: POSSIBILIDADES E FUNÇÕES
Danilo Sobral de Souza e Valéria Viana Sousa

110.O JOGO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA
Sônia Souza Carvalho e Lucas Santos Campos

111.O LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
Leila Alves Vargas, Kamila Teixeira Crisóstomo, Maria Eugênia Totti e Bruna Moraes Marques

112.O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM “ONDE” UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS E SUA INFLUÊNCIA NOS SEUS TEXTOS ESCRITOS FORMAIS

 

 

Marcelle Teixeira Silva, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

113.O PROCESSO DE REVISÃO DE TEXTOS: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS REALIZADAS POR ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
Helena Maria Ferreira e Francieli Aparecida Dias

114.O PRONOME VOCÊ E SUA FORMA VARIANTE CÊ NA FALA CONQUISTENSE: SEMELHANÇAS OU DIFERENÇAS SOCIOFUNCIONAIS?
Warley José Campos Rocha, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

115.O USO DE ADVÉRBIOS LOCATIVOS: UMA ABORDAGEM MORFOSSINTÁTICA E SEMÂNTICA
Adriana Castro Xavier e Gessilene Silveira Kanthack

116.O VALOR SEMÂNTICO DOS ITENS LEXICAIS NAS LETRAS DE FUNK: UMA ANÁLISE À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA
Gislene Souza de Oliveira de Camargo e Lucas Santos Campos

117.OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO: O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA “MÃO NA MASSA”
Leila Alves Vargas, Kamila Teixeira Crisóstomo, Maria Eugênia Totti e Bruna Moraes Marques

118.OS CANTOS INDÍGENAS MACUXI E TAUREPANG: POSSIBILIDADES
Jucicleide Pereira Mendonça dos Santos e Devair Antônio Fiorotti

119.OS DESAFIOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: RESULTADOS E AÇÕES NO ANO DE 2015
Simone Rodrigues Barreto, Carine Lavrador de Farias, Talita Vieira Barros, Paulo Cesar dos Santos, Janie Mendes Jasmim e Almy Junior Cordeiro de Carvalho

120.“OS ESTUDOS LATINOS NO BRASIL” E FILOSOFIA E TEOLOGIA EM SÃO PAULO EM MEADOS DO GOVERNO DO MORGADO DE MATEUS (1771)
Eduardo Tuffani

121.OS PROCESSOS FONOLÓGICOS SUBJACENTES ÀS FORMAS DIVERGENTES DE ESCRITA EM TEXTOS DE ALUNOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Leiliane Pereira da Silva e Vera Pacheco

122.OS SENTIDOS DO VERBO CHEGAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS FALAS DO PORTUGUÊS POPULAR E DO PORTUGUÊS CULTO
Crenilda Rocha dos Santos, Geovany Cordeiro da Silva e Valéria Viana Sousa

123.PELOS SIGNOS MELÓDICOS DA MÚSICA “VALSINHA” DE CHICO E VINÍCIUS: UMA CRÍTICA DE PROCESSO
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Eleonora Campos Teixeira e Nascimento e Pedro Wladimir do Vale Lira

124.PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Raíza Texeira Griffo Vasconcelos, Talita Vieira Barros, Paulo César dos Santos, Mírian Peixoto Soares da Silva, Janie Mendes Jasmim e Almy Junior Cordeiro de Carvalho

125.POLÍTICA DE COTAS EM VISTA AO COMBATE DO PRECONCEITO RACIAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DISCURSOS DE FHC E LULA EM SEUS PRIMEIROS MANDATOS DE PRESIDENTES DO BRASIL
Gabriela do Rosario Silva, Amanda Leal Castelo Branco e Shirlena Campos de Souza Amaral

126.POR QUE UM TEMPO VERBAL CHAMADO MAIS-QUE-PERFEITO?
Sivonei Ribeiro Rocha, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa

127.POR UM ENSINO PRODUTIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE GÊNEROS DO DISCURSO
Giselda Maria Dutra Bandoli e Valquíria Avelino da Silva

128.PORTUGUÊS PARA A INTEGRAÇÃO
Desideri Marx Travessini, Francisca Paula Soares Maia, Diego Kiill e Viviani Busko Souza

129.PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO UTILIZANDO O GÊNERO PUBLICITÁRIO
Fernando Silva da Cruz e Nataniel dos Santos Gomes

130.PROBLEMAS NO ENSINO DE COMPOSIÇÃO, DERIVAÇÃO E PROCESSOS NÃO CONCATENATIVOS: A NECESSIDADE DE UM ENSINO DE MORFOLOGIA CRITERIOSO E PAUTADO NO USO
Vítor de Moura Vivas, Felipe da Silva Vital, Wallace Bezerra de Carvalho, Carlos Alexandre Gonçalves e Rômulo Andrade de Oliveira

131.PROCESSO DE MUDANÇA DE CLASSE: A FORMAÇÃO DE VERBOS NAS REDES SOCIAIS
Patricia Damasceno Fernandes e Nataniel dos Santos Gomes

132.PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS QUE APRESENTAM PREDOMINÂNCIA DO TIPO ARGUMENTATIVO: A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DO PRODUTOR COM O TEMA
Helder Sousa Pimenta, Maria Leda Pinto e Nataniel dos Santos Gomes

133.ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOS PROGRAMAS DO GOVERNO DE INCENTIVO À LEITURA
Camille Auatt da Silva e Bianka Pires André

134.PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO PIBID/LETRAS/UERR NA ESCOLA ESTADUAL MAJOR ALCIDES
Rainya Carvalho de Oliveira, Antonia Sandra Lopes da Silva, Elzilei Almeida e Alessandra de Souza Santos

135.RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS LICENCIATURAS
Daniervelin Renata Marques Pereira e Joyce Vieira Fettermann

136.REFLEXÕES SOBRE O SIGNIFICADO DO VERBO “OBRAR” NO POEMA DE MANOEL DE BARROS
Luciene Cristina Paredes Müller e Adriana Pereira Santana

137.REPRESENTAÇÕES E MOVIMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO NO DISCURSO DE SUJEITOS DISLÉXICOS
Marchiori Quadrado de Quevedo

138.RESSIGNIFICAR A LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Cristiane da Silva Umbelino e Eliane Maria de Oliveira Giacon

139.RUTH ROCHA, ANÁLISE DO DISCURSO E LÍNGUA PORTUGUESA: COMO O NÃO DITO SIGNIFICA?
Dayse Sampaio Lopes Borges, Thiago Soares de Oliveira, Denise Sampaio Lopes de Oliveira e Eliane Costa Almeida

140.SEXISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA
Daniel Teixeira Brito, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

141.SUBJETIVIDADE E AFASIA: A RECONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DE UM SUJEITO AFÁSICO
Raiane Silva Souza e Nirvana Ferraz Santos Sampaio

142.UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O PRINCÍPIO DA UNIDIRECIONALIDADE NO FUTURO VERBAL
Milca Cerqueira Etinger Silva, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

143.UM ESTUDO VARIACIONISTA DO PRESENTE DO SUBJUNTIVO NA FALA DE FEIRA DE SANTANA
Rita de Cássia Santos Lima e Cristina dos Santos Carvalho

144.UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DA REPETIÇÃO NA ORALIDADE EM TRÊS ASPECTOS: DESDOBRAMENTO, TEMPORALIZAÇÃO E REPARAÇÃO
Lorenna Oliveira dos Santos, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva

145.UMA ANÁLISE COGNITIVA DA COMPARAÇÃO À LUZ DO FUNCIONALISMO
Caio Aguiar Vieira e Valéria Viana Sousa

146.USO E POSIÇÃO DO ADJETIVO: UMA ANÁLISE CONTRASTIVA NAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA
Camila Féres Valinho, Gabriela Peres Chagas, Polyanna Pires Gomes e Sonia Maria da Fonseca Souza

147.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE SEIS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE (MS)
Helder Sousa Pimenta, Maria Leda Pinto e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

148.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM ESTUDO COM BASE NA ESCRITA E NA FALA DOS ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE ANASTÁCIO
Roberto Mota da Silva e Miguél Eugenio Almeida

149.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ORALIDADE EM SALA DE AULA A NORMA E AS MARGENS
Joseane Aparecida de Souza Francisco e Natalina Sierra Assêncio Costa

150.VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NO PORTUGUÊS POPULAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA: ALGUMAS EVIDÊNCIAS COM BASE NA SÓCIO-HISTÓRIA DO PORTUGUÊS DO BRASIL
Maria Aparecida de Souza Guimarães, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana de Sousa

151.VOZES EXILADAS: PELAS RUAS DAS MEMÓRIAS NAS CRÔNICAS DE ONDJAKI
Marcos Machado Miranda e Maria Cristina de Oliveira Prates

152.WORLD ENGLISH EM MANHATTAN CONNECTION: UMA ANÁLISE DOS ANGLICISMOS NA LINGUAGEM TELEVISIVA
Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes

 

RESUMOS [cujos textos completos não foram publicados]


 

 



VOLUME COMPLETO                              PDF TOMO 1                PDF TOMO 2                
                        EBOOK TOMO 1                EBOOK TOMO 2