182 RESUMOS DA XVII JNLFLP


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Apresentação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 9 / 11 / 22

A ABORDAGEM DA COLOCAÇÃO PRONOMINAL NA GRAMMATICA PHILOSOPHICA, DE BESERRA (1861): UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA

Emily Gonçalves de Medeiros Ferreira (UFPB)

Carta de Aceite


A ARTE E A LITERATURA COMO FONTE DE APRENDIZADO EM MEDICINA: MEDICINA NARRATIVA E O ENSINO MÉDICO

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF) e Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF)
Carta de Aceite

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA TERCEIRA IDADE: NARRATIVAS ORAIS, PERFORMANCES E MEMÓRIAS NO ABRIGO MARIA LINDALVA TEIXEIRA DE OLIVEIRA EM BOA VISTA-RORAIMA
Edeane César da Silva (UERR)
Carta de Aceite

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA POR MEIO DA OBRA INFANTIL MINHA MÃE É NEGRA SIM

Maria Diva dos Santos (IFRO) e Warley José Campos Rocha (IFRO)
Carta de Aceite


A DESCRIÇÃO SINTÁTICA DE JÚLIO RIBEIRO
Cleide Bezerra de Melo (UFF)
Carta de Aceite

A DIVERSIDADE DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E DO LETRAMENTO DIGITAL COMO SUPORTE EDUCATIVO PARA OS DISCENTES DO CURSO SUPERIOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL (DV)

Nathália Rosalino Tamy (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF) e Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF)
Carta de Aceite

A GAMIFICAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SUBSTANTIVOS

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA), Jonas Lima Fernandes (UEMA), Jonas Pereira da Conceição (UEMA) e Jordean Marques Silva (UEMA)
Carta de Aceite

A IDENTIDADE SOCIAL DA COMUNIDADE LGBT: CONTRIBUIÇÕES DA SOCILINGUÍSTCA PARA AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Karine Ribeiro de Morais (UENF), Jefferson Queiroz de Sousa (UNESA), Letícia Gomes Alvarenga (UENF) e  Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Laís Soliño Francisco de Abreu (UENF) e Jussara de Paula da Silva Moura (UENF)
Carta de Aceite


IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO FATOR IDENTITÁRIO

Juliana da Silva Gomes (UENF), Maria Margarete Salvate Brasil (UENF), Carla Barcelos Nogueira Soares (UENF), Denise Lima Tinoco (UENF) e Neuza Maria de Siqueira Nunes (UENF)

Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SEUS REFLEXOS NA INTERAÇÃO SOCIAL

Luciana de Oliveira Silva (UENF), Lara Amorim D'Avila Prottes (UENF) e Eliana Crispim Franca Luquetti (UENF)
Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DE CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O FORTALECIMENTO DA LÍNGUA INDÍGENA

WAI WAI-ALDEIA MAPUERA

Simone Cristina Menezes Martins (UFRJ)

Carta de Aceite


A LEITURA E ESCRITA COMO DIREITO DE CIDADANIA NO CONTEXTO DAS CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SOCIAL
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite


A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E OS ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EM PAUTA O DIREITO LINGUÍSTICO

Aline Costalonga Gama (UENF), Josué Rego da Silva (UENF), Letícia Gomes Alvarenga (UENF), Décio Nascimento Guimarães (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM CIENTÍFICA E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana da Silva Oliveira (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF)  e  Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite

A LINGUAGEM DA CRIANÇA NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM SIMPLES COMO PRECURSOR DO ACESSO À JUSTIÇA

Giliana Assad Lubanco, Rosalee Santos Crespo Istoe, Aline Souza Tinoco Gomes de Melo e Kissila Machado Ferreira
Carta de Aceite


A LITERATURA DE CORDEL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Suelen Monteiro Piraino (UERJ) e Maria Isaura Rodrigues Pinto (UERJ)

Carta de Aceite


A MATERIALIZAÇÃO DE UM DISCURSO TRANSGRESSOR DO CORPO MASCULINO NO CENÁRIO AUDIOVISUAL APÓS O EVENTO #METOO

Raul Chatel Neto (IFF), Ives da Silva Duque Pereira (IFF), Victor Ribeiro Lima (IFF) e Sérgio Arruda de Moura (IFF)

Carta de Aceite


A ORALIDADE E A ESCRITA COMO TEMA DO CONTO “VESTIDA DE PRETO”, DE MÁRIO DE ANDRADE

Susie Midori dos Santos Sato Santana (UNESP)

Carta de Aceite


A ORALIDADE EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Gilcilene Alves Dantas Leal (UEMASUL) Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite


A POLISSEMIA NA ORALIDADE DE EXPRESSÕES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Mariana Figueira Gil (IFF) e Jaqueline Maria de Almeida (IFF)

Carta de Aceite


A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO PARA SURDOS NO BRASIL NA DÉCADA DE 50

Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta (UVA)

Carta de Aceite


A PRODUÇÃO TEXTUAL E A BNCC: UM OLHAR A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Beatriz Araújo de Rezende Neves (SEEDUC), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Rackel Peralva Menezes Vasconcellos e Laís Solino Francisco de Abreu Dantas

Carta de Aceite


A REDAÇÃO DO ENEM E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Poliana da Silva Carvalho (UENF), Kamilla da Costa Guilherme (UENF) e Rozeane de Oliveira Lemos Coelho (UENF)

Carta de Aceite


A RELAÇÃO TRANSDISCIPLINAR ENTRE A LINGUÍSTICA DO PASSADO E AS CIÊNCIAS AUXILIARES: CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA EPISTEMOLOGIA
Luiz Fernando Dias Pita (UERJ)
Carta de Aceite
 

A RELEVÂNCIA DO ESTUDO DO VERBO EM JÚLIO RIBEIRO

Fernanda Lessa Pereira (UFF)

Carta de Aceite

A REPRESENTAÇÃO DO FEMINISMO NO DISCURSO DA MULHER MARAVILHA

Bruna Caroline Fernandes Elias (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, DE GEORGE ORWELL: GRAPHIC NOVEL E NOVAS FORMAS DE LER UM CLÁSSICO LITERÁRIO
Tainá Martins da Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente (UVA)

Carta de Aceite


A SÁTIRA MENIPEIA NA POESIA MARGINAL DA DÉCADA DE 1980, OS COSTUMES

Wandercy de Carvalho (UFNT)

Carta de Aceite


A SEMÂNTICA COGNITIVA COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DE HQ

Mirella Rocha Baptista (IFF), Jaqueline Maria de Almeida (IFF), Evelyn Clen Barcelos Tomaz (IFF), Calvin Cossich de Almeida (IFF), Juan Carlos Carvalho dos Santos (IFF), Kayo Oliveira dos Santos (IFF) e Najla Freitas Ferreira (IFF)

Carta de Aceite


A SIGNIFICAÇÃO EM DELEUZE, GUATTARI E SIMONDON: TRAÇADOS INICIANTES
Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)
Carta de Aceite

A SOCIEDADE CARIOCA E A ETERNA CONTRADIÇÃO HUMANA: PERCEPÇÕES NA ANÁLISE DO ETHOS NA OBRA “A CARTOMANTE”, DE MACHADO DE ASSIS

Patrícia Peres Ferreira Nicolini (UENF), Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Roberta Dias Mardegan (UENF)

Carta de Aceite


A TRADUÇÃO INTERLINEAR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LATIM

Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)

Carta de Aceite


A VALORIZAÇÂO DAS LÍNGUAS DE IMIGRAÇÃO NA CIDADE DE DOMINGOS MARTINS/ES

Daillane dos Santos Avelar (UFES) e Thiago de Souza Silva (UFES)
Carta de Aceite

ABOIO DE VAQUEIRO: REPRESENTAÇÃO DO VAQUEIRO E DE SEU CANTO NA MÚSICA A MORTE DO VAQUEIRO, DE LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO E NELSON BARBALHO DE SIQUEIRA
Jeniel Silva Gomes (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite

ABORDAGEM TERMINOLÓGICO-DISCURSIVA – ATD: INTERSEÇÕES E DEMARCAÇÕES

Glória de Fátima Pinotti de Assumpção (UNESP)

Carta de Aceite


ACESSIBILIDADE: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Bianca Amaral Freitas (UENF) e Sinthia Moreira Silva (UENF)

Carta de Aceite


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Janaina Ribeiro Pireda Teixeira Lima (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Tatiane Almeida de Souza (UENF), Poliana Campos Côrtes Luna (UENF), Karen Gomes Ramos (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA RELAÇÃO QUE CINTILA O COMPROMISSO DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Jussara de Paula da Silva Moura (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)

Carta de Aceite

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEMAS DO ENEM

Caio Venâncio Duarte Carvalho (IFNMG) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (IFNMG)

Carta de Aceite

ANÁLISE LITERÁRIA DA MÚSICA “TEMPO PERDIDO” E A LIQUIDEZ DE BAUMAN

Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Flávia Teixeira Silva Pires (UENF), Karla de Mello Silva (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


ANÁLISE DO ETHOS DE JULIETTE: DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DA MULHER NORDESTINA

Raissa da Silva Pereira (UERN), Nádia Maria Silveira Costa de Melo (UERN) e Pedro Henrique Lopes de Melo (UERN)
Carta de Aceite

ANÁLISE DO TRATAMENTO DA SELEÇÃO LEXICAL EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Beatriz Farias Almeida (UFCG) e José Herbertt Neves Florencio (UFCG)

Carta de Aceite

ANÁLISE POR MEDIDAS ESTATÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DA ESCRITA DE PARTICIPANTES DO PROJETO OFICINA DE TEXTOS DO IFRO

Warley José Campos Rocha (IFRO), Loyva Haialla Ribeiro Lima (IFRO), Maria Eduarda de Oliveira Crist (IFRO), Melissa Bernardino dos Santos (IFRO) e Janete Schubert (IFRO)

Carta de Aceite


ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DA INTRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA: CONTEXTOS E PARADIGMAS MILITAR-CIENTÍFICOS

André da Costa Gonçalves (UVA)

Carta de Aceite

APRENDER/DESAPRENDER/REAPRENDER – O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA, COM BASE NAS IDEIAS DE LEILA RIBEIRO E BERNARD CHARLOT

Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite

AS HORAS DE AUGUSTO MATRAGA: A JORNADA DO HERÓI ROSEANO

Daniella Tavares Potrique (UVA) e Cimélio Senna Vasconcelos da Silva (UVA)
Carta de Aceite

AS INFLUÊNCIAS DA DOENÇA ALZHEIMER NO DESEMPENHO COGNITIVO E NA LINGUAGEM DOS IDOSOS

Lidiane Silva Torres (UENF), Elizabeth da Conceição Carvalho Nunes (UENF), Giliana Assad Lubanco (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)

Carta de Aceite

AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA: REFLEXÕES E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Luciane de Oliveira Gonçalves Rios (UEMS), Aline Saddi Chaves (UEMS) e Juçara Grubert da Silva (UEMS)
Carta de Aceite

AS MÁSCARAS DO HARÉM. AS CARTAS PERSAS, DE MONTESQUIEU, E A METÁFORA DO ESTADO DESPÓTICO

Ricardo Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)
Carta de Aceite

AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)

Carta de Aceite

AS TRADUÇÕES DO DATIVO GREGO NO SERMÃO DO MONTE

Fernando Glória Caminada Sabra (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite

ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mágda Lima Silva (UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)
Carta de Aceite

ATUAÇÃO DOS FATORES SOCIAIS NA CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME NÓS NA FALA MARANHENSE

Elimária Oliveira Lima (UFRJ)
Carta de Aceite

AUTISMO E APRAXIA DA FALA: AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Yasmim Fonseca (UENF), Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite

AUTO(FORMAÇÃO) CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Juliana Leal Facundes (UFT) e Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT)

Carta de Aceite


BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Ygo Mendes Pereira Barbosa (IFNMG)

Carta de Aceite


BREVE APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA EXTERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

José Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


CARTAPÁCIOS E SUAS FONTES

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)

Carta de Aceite


CENTENÁRIO DARCY RIBEIRO

Edi de Freitas Cardoso Júnior (IFNMG)

Carta de Aceite


COMPREENSÃO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS AMBÍGUOS EM SENTENÇAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Fernanda de Souza Faria (UERJ)

Carta de Aceite


COMUNICAÇÃO DIALÓGICA, DIREITO À INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO

Adriana Beatriz Levone Affonso (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


CONSTRUÇÃO DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS NAS TRAJETÓRIAS DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Gilson Borges de Souza (UENF), Ana Paula Borges de Souza (UENF), Rodrigo Amil (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)

Carta de Aceite


CONTRIBUIÇÕES DAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DA ÚLTIMA DÉCADA

Caroline dos Santos Florentino de Barros (IFF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)

Carta de Aceite

CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR

Vanessa Alencar de Lima (UFNT) e César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)

Carta de Aceite

CRIAÇÃO LEXICAL E PANDEMIA DA COVID-19: NEOLOGISMOS VINCULADOS ÀS REDES SOCIAIS DIGITAIS

Raquel França Freitas (UENF), Larissa Inácio Gomes (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


DA FALA PARA A ESCRITA: O USO DE REGRAS NÃO PADRÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Matheus Carvalho Lima (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite


DA FORMA-SUJEITO-ÍNDIO À INTERSONORIDADE: VOZ, CANTORIA E SOM NA FLORESTA DOS GUAYAKI-ACHÉ DO PARAGUAI

Lucas Nascimento (UFRJ)

Carta de Aceite

DA ORALIDADE À ESCRITA – REFLEXÕES PANTANEIRAS NO DISCURSO ESCRITO

Rosa Maria Gonçalves Mongelos (UEMS), Maria Paulina Garcia Rondon (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)

Carta de Aceite

DEZ ANOS DA LEI DE COTAS NO BRASIL

Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (IFNMG)

Carta de Aceite

DIÁLOGOS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DO SURDO

Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF), Lauiza Rangel da Silva (UENF), Michele da Silva Bastos Rodrigues (UENF) e Luane Gomes de Azevedo (UENF)

Carta de Aceite

DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DA DIFUSÃO DA LITERATURA AFRICANA DE AUTORIA NEGRA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Raquel do Rosario Silva (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF), Marilia Siqueira da Silva (IFF) e Camila do Rosario Silva Barreto (UENF)

Carta de Aceite


DJUENA TIKUNA E MÁRCIA WAYNA KAMBEBA: DUAS VOZES DE MULHERES NO CIBERESPAÇO

Érika Rodrigues Jerônimo (UNITINS) e Luama Socio (UNITINS)

Carta de Aceite

DO DIREITO A COMUNICAÇÃO AO DIREITO A SAÚDE: PENSANDO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA ERA INFORMACIONAL

Pedro Renato Teixeira Baptista (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite

DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA NA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: PLANEJANDO INTERDISCIPLINARMENTE

Andrea de Lima Siqueira (UERR), Francisca Angêla de Oliveira Sousa (UERR), José Angelo Almeida Ferreira (UERR) e Carmem Vera Nunes Spotti (UERR)
Carta de Aceite


"EDUCAÇÃO É A BASE?" A ENSINAGEM SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA DOS MULTILETRAMENTOS

Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (IFF), Victor Ribeiro Lima (IFF) e Sérgio Arruda de Moura (IFF)
Carta de Aceite


EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE IDOSOS: A TECNOLOGIA COMO UM AUXILIAR DO ENVELHECIMENTO SAÚDAVEL
Fernando Basílio dos Santos (UENF), Kissila Machado Ferreira (UENF), Elizabeth da Conceição Carvalho Nunes (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite

EMPRÉSTIMO DA LÍNGUA INDÍGENA: O USO DA LÍNGUA TUPI NA LÍNGUA PORTUGUESA FALADA NO BRASIL

Inézia Belizário Silva (UEMS) e Antônio Carlos Santana de Souza (UEMS)

Carta de Aceite

ENTRE A CRUZ E A ESPADA: ESCOLÁSTICA, HUMANISMO E HIBRIDISMO CULTURAL NA ARTE DE GRAMÁTICADA LÍNGUA MAIS USADA NA COSTA DO BRASIL (1595)

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite

EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE SAUSSURE E PIAGET

Arthur Curty Solordanos (UFF), Sinthia Moreira Silva (UENF) e Ana Bruna Freitas Faria (UENF)
Carta de Aceite

ESPECTROPOÉTICA DE DERRIDA NA OBRA "O PESO DO PÁSSARO MORTO" DE ALINE BEI

Priscilla de Souza Klein Gnutzmann (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)

Carta de Aceite

ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS NOSMOLDES DE UMA MENTALIDADE NEOLIBERAL – IAM#

Allan Cordeiro da Silveira (UFF)

Carta de Aceite

EXPLORAÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Roberta Santana Barroso (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Williane de Sá Marques (UENF)

Carta de Aceite

FANFICS PUBLICADAS EM SITES NÃO CONVENCIONAIS: UMA ANÁLISE HIPERTEXTUAL SOBRE FICÇÕES DE FÃ NO INSTAGRAM

Márcia Helena de Melo Pereira (UESB), Thalita Rocha Souza (UESB) e Kendra Santos Silveira (UESB)

Carta de Aceite


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Verônica de Oliveira Magalhães (UERR), Juanita Nadine Bacchus (UERR), Bibiana Araújo Pereira Bulcão (UERR) e Francisca Angêla de Oliveira Sousa (UERR)
Carta de Aceite

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O TRABALHO DOCENTE COM LITERATURA INFANTIL EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DE LITERATURA

Caroline dos Santos Florentino de Barros (IFF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)

Carta de Aceite


FOUCAULT E CANUDOS: O DISCURSO DE PODER NO ARRAIAL DO SERTÃO

Maria Raimunda Oliveira de Carvalho (UNEB) e Márcia Rios da Silva (UNEB)

Carta de Aceite


FUGAS DA VERDADE: UM ESTUDO DO DISCURSO DA VERDADE NAS NARRATIVAS FANTÁSTICAS

Ananda Maria Ferreira Missailidis (UERJ) e Flávio Garcia (UERJ)

Carta de Aceite

HIPERÔNIMOS E HIPÔNIMOS NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO

Aline Marques Borges Alves (UEMASUL), Sônia Maria Nogueira (UEMASUL) e Adriana Alves Silva Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite

IDENTIDADE INDÍGENA EM JOGO: O POSICIONAMENTO DO SUJEITO NA PRODUÇÃO DISCURSIVA DOS POVOS ORIGINÁRIOS BRASILEIROS

Luama Socio (UNITINS)

Carta de Aceite


IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO FATOR IDENTITÁRIO

Juliana da Silva Gomes (UENF), Maria Margarete Salvate Brasil (UENF), Carla Barcelos Nogueira Soares (UENF), Denise Lima Tinoco (UENF) e Neuza Maria de Siqueira Nunes (UENF)

Carta de Aceite


INFLUÊNCIA RELIGIOSA NA TOPONÍMIA DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA

Rosileia de Oliveira Mundoco (UFNT)

Carta de Aceite


INSERÇÃO QUALITATIVA, ESTRUTURAS EDUCACIONAIS E PREPARAÇÃO SÓCIOEDUCACIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA O PÚBLICO LGBT+

Geiser Wellington Barreto Jonusan (UEMS)

Carta de Aceite

“JÁ SE OLHOU NO ESPELHO HOJE?”: COMBATE A GORDOFOBIA NO GÊNERO DISCURSIVO PODCAST

Raissa da Silva Pereira (UERN), Carla Daniele Saraiva Bertuleza (UERN), Elizabeth Jacira Barbosa (UERN), Pedro Henrique Lopes de Melo (UERN) e Sarah Kiarelly dos Santos Silva (UERN)

Carta de Aceite

“LEIA ESTA TIRA”: A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DE HUMOR EM UM LIVRO DIDÁTICO

Sabrina Santos Barros (UESB), Roscele de Carvalho Tavares (UESB) e Adilson Ventura da Silva (UESB)

Carta de Aceite
Mariana Carla Marques Possole

LEITURA DE TIRINHAS E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ), Brenda dos Santos Genú (FFP-UERJ), Júlia Ferreira das Flores (FFP-UERJ), Thayani Mikelly Caetano Tadeu Silva (FFP-UERJ) e Marllon Walfrido da Silva (FFP-UERJ)

Carta de Aceite

LETRAMENTO ACADÊMICO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE PESQUISAS NA ÚLTIMA DÉCADA

Bruno Gomes Pereira (UNIAN), Dolores Maria dos Santos (UNIAN) e Flávia Nunes Pacheco Rodrigues (UNIAN)

Carta de Aceite

LETRAMENTO CIENTÍFICO E O ESTÍMULO A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Luciana da Silva Oliveira (UENF), Gelbis Martins Agostinho (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e

Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


LETRAMENTO DIGITAL E DOCÊNCIA DE HISTÓRIA PÓS-PANDEMIA

Tamara Cecilia Rangel Gomes (UENF), Ethmar Vieira de Andrade Filho (UENF) e Clarisse Conceição Rangel Gomes (UENF)

Carta de Aceite


LETRAMENTO MATEMÁTICO: REFLEXÕES EM TORNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Gelbis Martins Agostinho (UENF)Luciana da Silva Oliveira (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite

LIBRAS: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E DIVERSIDADE CULTURAL DA COMUNIDADE SURDA

Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF) e Bianka Pires Andre (UENF)

Carta de Aceite


LIBRAS COMO FIRMAMENTO DA CULTURA SURDA: EXTENSÃO SOCIAL, POLÍTICA E EDUCACIONAL

Luane Gomes de Azevedo (UENF), Michele da Silva Bastos Rodrigues (PMSJB), Lauiza Rangel da Silva (UENF) e Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF)

Carta de Aceite


LIBRAS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UEMG-CARANGOLA: PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DO SURDO E DE SUA LÍNGUA

Alini Ribeiro Nogueira Silva (UEMG) e Cristiana Barcelos da Silva (UEMG)

Carta de Aceit

LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROFISSIONAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO EM TANGUÁ

Alini Ribeiro Nogueira Silva (UEMG) e Cristiana Barcelos da Silva (UEMG)

Carta de Aceite

LINGUA E LITERATURA À ÉPOCA DO RENASCIMENTO EM PORTUGAL
Ricardo Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)
Carta de Aceite

LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIA EM HQ: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Ester Portugal da Silva Rocha (UENF), Lorrane Estacio do Prado da Silva (UENF), Mayara Xavier Vito Pezarino (UENF), Marlene Soares Freire Germano (UENF)

Carta de Aceite

LINGUAGEM, COGNIÇÃO E INTERAÇÃO: AS FACES DO DISCURSO DA SALA DE AULA DA MATEMÁTICA
Victor Ribeiro Lima (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF), Ives da Silva Duque Pereira (UENF) e Raul Chatel Neto (UENF)
Carta de Aceite

LÍNGUAS INDÍGENAS, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Lucas Nascimento (UFRJ)

Carta de Aceite

LINGUAGEM JURÍDICA: IMPLICAÇÕES ACERCA DA COMPREENSÃO E ACESSO À JUSTIÇA

Mariana Carla Marques Possole (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA SOBRE O ESTUDO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NA SALA DE AULA

Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite

MALCOLM X: UMA ANÁLISE DO SEU DISCURSO E DO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL

Sarah Ramos de Souza Gonçalves (UNIFSJ), Ezequiel Gonçalves de Paula (UNIFSJ) e Mariana da Silva Oliveira Alves (UNIFSJ)

Carta de Aceite

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA TEMÁTICA EDUCAÇÃO 4.0

Lucas Capita Quarto (UENF), Fabio Machado de Oliveira (UENF), Janaina Ribeiro Pireda Teixeira Lima (UENF) e Fernanda Castro Manhães  (UENF)

Carta de Aceite

MARISQUEIRAS QUILOMBOLAS DA RASA E IDENTITARISMO A PARTIR DA LINGUAGEM: ENTRAVES SOCIOESPACIAIS

Clara Mara Gonçalves Chaves (UENF) e Giovane do Nascimento (UENF, IPEAD e PETROBRÁS)

Carta de Aceite

METÁFORAS DE JORNADA NO DISCURSO POLÍTICO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE VÍDEOS PUBLICITÁRIOS DO TSE
Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo (UENF) e Sergio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite


MONUMENTA BRASILIAE (LEITE, 1956): UMA INVESTIGAÇÃO DE UMA ECOLOGIA DE CONTATO LINGUÍSTICO

Viviane Lourenço Teixeira (UFF)

Carta de Aceite


“NÓS” E “A GENTE” COMO MARCADOR IDENTITÁRIO NAS PERIFERIAS QUE SÃO CONTROLADAS POR FACÇÕES CRIMINOSAS NO RIO DE JANEIRO

Simone Vieira de Aragão Tavares Emidio (UFF) e Dante Lucchesi (UFF)

Carta de Aceite


NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DO BLOG BANCO DE REDAÇÕES (UOL)
João Paulo Bulhões e Mattos (PUC-Rio)

Carta de Aceite


O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO COCO BABAÇU NO TOCANTINS: BREVES PERSPECTIVAS CONCEITUAIS

Adão Emanuel Silva Rodrigues (IFTO), Amanda Gissele de Sousa Silva (IFTO) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO)

Carta de Aceite


O CONTEMPORÂNEO E A DISSOLUÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)

Carta de Aceite


O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: PRINCIPAIS AVANÇOS E DESAFIOS

Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF), Raquel do Rosario Silva (UENF), Letícia Rangel de Azeredo (UENF) e Gabriela do Rosario Silva (UENF)

Carta de Aceite


O DISCURSO DE ÓDIO E FAKE NEWS: UMA ANÁLISE NA LINGUAGEM DE JAIR BOLSONARO
Raquel França Freitas (UENF), Maria Eduarda Pereira Arquette Leite (UENF) e Larissa Inácio Gomes (UENF)
Carta de Aceite


O ESTUDO DO LÉXICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE REFLEXIVA À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS (DCT)

Franqueslane Ferreira de Lima (UFNT) e Karylleila dos Santos Andrade Klinger (UFNT)

Carta de Aceite


O FANTÁSTICO E A METAMORFOSE NO CONTO “ORIENTAÇÃO DOS GATOS”, DE JULIO CORTÁZAR

João Vitor Corrêa Queiróz Mendonça (UEMS) e Fábio Dobashi Furuzato (UEMS)

Carta de Aceite


O FEMINISMO EM HESTER PRYNNE

Juan Rodrigues da Cruz (UFF)

Carta de Aceite


O GENERO ACRÓSTICO NO JORNAL DAS MOÇAS EM MOSSORÓ: UMA DESCRIÇÃO

Nayara Michelle Dantas de Araujo (UFCG) e Angela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças (UFCG)

Carta de Aceite


O GÊNERO FANFICTION EM DOIS AMBIENTES DIGITAIS: DE UM SITE CONVENCIONAL PARA O TIKTOK

Márcia Helena de Melo Pereira (UESB), Ana Clara Benevides Lopes (UESB) e Amanda Bonfim Silva (UESB)

Carta de Aceite


O INTERCAMBIO LINGUÍSTICO E CONTATO LINGUÍSTICO ENTRE HANS STADEN, POVOS INDÍGENAS E OS EUROPEUS NO BRASIL DO SÉCULO XVI

Nathália Barbosa Jeronymo (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO PRÁTICA DE LEITURA PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA: "O PEQUENO

PRÍNCIPE" EM PERSPETIVA INCLUSIVA

Caroline de Almeida Delgado (UENF) e Sérgio de Moura Arruda (UENF)

Carta de Aceite


O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Letícia Rangel de Azeredo (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Lorena dos Santos Barreto (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


O PAPEL DAS EXPRESSÕES NÃO MANUAIS-ENMS NA LIBRAS

Ione Barbosa de Oliveira Silva (UESB), Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (UESB) e Vera Pacheco (UESB)

Carta de Aceite

O PAPEL DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERPETUAÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Kathia Vívian Machado dos Santos Soares (UENF), Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (UENF) e Maria Luísa Terra Cola (UENF)

Carta de Aceite


O PERCURSO DA LÍNGUA ITALIANA – DO LATIM AO VOLGARE

Andressa Coelho Froz (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite

O “PORTUNHOL SALBAJE” COMO A ENUNCIAÇÃO DO PENSAMENTO FRONTEIRIÇO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI

Jaqueline Alonso Braga de Oliveira (UFMS)

Carta de Aceite

O PROCESSO HISTÓRICO DE TRANSFORMAÇÃO OCORRIDO NA LÍNGUA PORTUGUESA E NAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: METAPLASMOS EM VARIEDADES RURAIS DO SUL DO PARÁ

Bonfim Queiroz Lima (UNIFESSPA), Angelica Bernaldino Costa (UNIFESSPA), Leandro Rodrigues Sousa (UNIFESSPA), Raquel Araújo Souza (UNIFESSPA) e Simone Ferreira Sena (UNIFESSPA)

Carta de Aceite

O QUE ESCONDEM OS PESCADORES EM SUAS FALAS? “SEGREDO” E “MENTIRA” NO ÂMBITO DA PESCA ARTESANAL
Eduardo Moreira (UENF) e Leandro Garcia Pinho (UENF)

Carta de Aceite

O SOCIOLETO UTILIZADO POR MENORES INFRATORES
Danila Ferreira Cardoso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Jussara de Paula da Silva Moura (UENF)
Carta de Aceite


O TEATRO SÉNIOR COMO LINGUAGEM PARA CONSTRUÇÃO DE BIOGRAFIAS

Lea Sandra Risse (UENF) e Rosalee S. C. Istoe (UENF)

Carta de Aceite


O TEXTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DE LEITORES

Verônica Caroline Carvalho Moreira (UEMS)

Carta de Aceite


O USO DA CONSTRUÇÃO ‘X-INHO’ NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Fernanda de Souza Faria (UERJ)

Carta de Aceite


O USO DAS FORMAS “VOCÊ” E “SENHOR” COMO ESTRATÉGIAS DE CORTESIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUEAS

Rosa Maria Aparecida Nechi Verceze (UNIR)

Carta de Aceite


O USO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DENTRO E FORA DA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE INTIMIDAÇÃO E PRECONCEITOS

Jackeline Barcelos Correa (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Thiago Azevedo da Silva (UENF) e Peterson Gonçalves Teixeira (UENF)

Carta de Aceite


O USO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS DE COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A TELEMEDICINA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Rodrigo da Costa Amil (UENF), Lidiane Silva Torres (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)

Carta de Aceite


ORTOGRAFIA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA), Marilene Souza da Silva (UEMA) e Aldenice da Silva Marques (UEMA)
Carta de Aceite


OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE ANÁLISE SINTÁTICA
Francisco de Assis Florencio (UERJ)

Carta de Aceite


OS ESTUDOS DA LINGUAGEM DO IDOSO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: UM OLHAR SOBRE A LINGUAGEM AFETIVA, SOCIAL E COGNITIVA

Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Juliana da Silva Gomes (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe  (UENF)
Carta de Aceite


OS IMPACTOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Kissila Machado Ferreira (UENF), Linelly Peixoto Morellato (SCBH-MG) e Erika Costa Barreto Monteiro Barros (UENF)

Carta de Aceite

OS IMPACTOS VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM VIRTUDE DO TRABALHO REMOTO

Bianca Ribeiro Rocha Ferreira (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Thiago Ávila Florim (UNIFLU)

Carta de Aceite

OS SENTIDOS DE LITERATURA NEGRA NO ACONTECIMENTO ENUNCIATIVO

Florisbete de Jesus Silva (UNICAMP)

Carta de Aceite

OS VERSOS DA BOSSA NOVA E CONTEÚDOS POLÍTICOS

Ethmar Vieira de Andrade Filho (UENF), Tamara Cecília Rangel Gomes (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)

Carta de Aceite

PEDAGOGIAS   DE AXÉ: LINGUAGENS, MODOS DE FAZER PEDAGÓGICOS E A CIRCULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA DIÁSPORA AFRICANA
Jéssica Cristina Alvaro de Oliveira (UENF), Giovane do Nascimento (UENF) e Clara Mara Gonçalves Chaves (UENF)

Carta de Aceite

PERCEPÇÕES DISCURSIVAS NA ANÁLISE DO ETHOS DO EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO: O VALOR DO CONHECIMENTO E APAROFOBIA

Roberta Dias Mardegan (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Patrícia Peres Ferreira Nicolini (UENF)

Carta de Aceite


PERFORMANCE, DISCURSO E ARTE INDÍGENA: UÝRA SODOMA, A ÁRVORE QUE ANDA NO CIBERESPAÇO

Léo Daniel da Conceição Silva (UNITINS) e Luama Socio (UNITINS)

Carta de Aceite


PLAYING AND LEARNING: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA BASEADA EM JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Michele Passos Rommel Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


POESIA COMO GÊNERO EXPRESSIVO PARA DESEMPENHO DA LEITURA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL

Maria dos Remédios Andrade Ribeiro Barros (UEMS)
Carta de Aceite


POLÍTICA ANTIMANICOMIAL NO PODER JUDICIÁRIO

Millena Bastos Rodrigues (UNIRENDENTOR), Flavia Teixeira Silva Pires (UENF) e Inessa Trocilo (UNIRENDENTOR)

Carta de Aceite


POR QUE (NÃO) LER OS CLÁSSICOS: OU COMO (NÃO) LER LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

Roberto Nunes Bittencourt (UVA)

Carta de Aceite

PUREZA E PURISMO LINGUÍSTICO NO BRASIL DOS OITOCENTOS
Ricardo Stavola Cavaliere (UFF e ABRAFIL)

Carta de Aceite

QUEM A REGRA PREGA: OCORRÊNCIAS DE REGRAS NÃO-PADRÃO NA FALA

Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite

RECURSOS LINGUÍSTICOS DA SÁTIRA E DA PARÓDIA E A CRIAÇÃO DO EFEITO CÔMICO NO ROMANCE “SERAFIM PONTE GRANDE”

Viviane Rodrigues (UFU)

Carta de Aceite

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA INDÍGENA E O VIÉS FEMINISTA NA OBRA METADE CARA, METADE MÁSCARA, DE ELIANE POTIGUARA
Francinilde Pereira dos Santos Furtado (UEMASUL)
Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE O DIMENSIONAMENTO DO GÊNERO TEXTUAL DIGITAL AULA LIVE NO CIBERESPAÇO

Gecilda de Assis Manga (IFES) e Iago Pereira dos Santos (IFES)

Carta de Aceite


RELEITURA DOS CONTOS DE FADAS: PROCESSO DE ESCRITA E LEITURA

Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (CEFET-ES)

Carta de Aceite


REPRESENTAÇÕES DOS INDÍGENAS NOS QUADRINHOS

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS) e Taís Turaça Arantes (UEMS)

Carta de Aceite


REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DE PESQUISAS SOBRE COTAS NO ENSINO SUPERIOR: OLHARES DISCURSIVOS

Thiago Luiz Sartori (USP) e Bruno Gomes Pereira (UNIAN)

Carta de Aceite


ROMANA VENUS: UMA LEITURA SIMBÓLICA SOBREA ATUAÇÃO DA DEUSA NO LIVRO I DA ENEIDA

Marcella Fernandes Oliveira Pereira (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


SAÚDE E DISCURSIVIDADE: O CENÁRIO PÓS-PANDEMIA E A PÓS-VERDADE NO DISCURSO MIDIÁTICO

Ana Paula Borges de Souza (UENF), Gilson Borges de Souza (UENF), Giliana Assad Lubanco (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)

Carta de Aceite


SE LIGA NA SEMÂNTICA: AMBIGUIDADE NA SALA DE AULA

Raquel do Nascimento Silva (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


SEJA MAIS CLARO: ESTUDOS DOS IMPLÍCITOS NA SALA DE AULA

Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite

 

SENTIDOS DE INCONGRUÊNCIA DE GÊNERO NO CID 11

Gabi Bomfim Cruz (UESB), Lorena Mafra (UESB), Anderson Ribeiro (UESB) e Adilson Ventura (UESB)

Carta de Aceite


SENTIDOS DE LEITURA CRÍTICA NA BNCC

Anderson Ribeiro (UESB), Adilson Ventura (UESB), Lorena Mafra (UESB) e Gabi Bomfim Cruz (UESB)

Carta de Aceite


SER MULHER: UMA ANÁLISE EM MÚSICAS PELA SEMÂNTICA LEXICAL

Tamires Reis Chagas (IFF), Jaqueline Maria de Almeida (IFF) e Ingrit Barreto Cardoso (IFF)
Carta de Aceite


SEXUALIDADE E LINGUAGEM: UM ESTUDO INVESTIGATIVO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR

Hemily Moza Rios (UFF)

Carta de Aceite


SOCIOLINGUÍSTICA, GÊNERO E REDES SOCIAIS DIGITAIS: DISCURSO NO INSTAGRAM E FACEBOOK

Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira (UENF), Filipe Gabrig (UENF) e Flávia Affonso Dutra (UENF)

Carta de Aceite


TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA
Sinthia Moreira Silva (UENF), Silvia Goulart Ferreira (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Danielle Soares da Silva (UENF)
Carta de Aceite


TESTE DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS EM ESTUDOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA ESCOLARIZAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS EM GARGAÚ/SFI

Clarissa Menezes de Souza Poubel (UENF) e Leandro Garcia Pinho (UENF)

Carta de Aceite


TEXTOS JORNALÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DE LITERATURA

Júlia Wenderoscky Ximenes Riguette (IFF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)

Carta de Aceite


TOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA TERENA DO ESTADO DE MATO GROSO DO SUL

Genivaldo Flores da Silva (UEMS) e Antônio Carlos Santana de Souza (UEMS)

Carta de Aceite


TRÁFICO DE PESSOAS E IMPUNIDADE: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE TEXTOS DA FOLHA DE S. PAULO

Débora Teixeira Alves (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)

Carta de Aceite


TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E APRAXIA DA FALA: AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Yasmim Fonseca (UENF), Moniki Aguiar Denucci (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite



UM OLHAR INÉDITO SOBRE O MUNDO: ASPECTOS SINGULARIZADORES DE CESÁRIO VERDE NO POEMA NUM BAIRRO MODERNO

Lírian Daniela Martini (UFMT)

Carta de Aceite


UM OLHAR NA SALA DE AULA SOBRE LINGUÍSTICA TEXTUAL E A ORALIDADE NO ENSINO FUNADAMENTAL II

Augusto César de Almeida Barbosa (UEMS), Cristina Iung de Carvalho Campos (UEMS) e Ana Paula Tribesse (UEMS)

Carta de Aceite


USO DO APLICATIVO WORDWALL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR

Juanita Nadine Bacchus (UERR), Veronica de Oliveira Magalhães (UERR), Bibiana Araújo Pereira Bulcão (UERR) e Francisca Angêla de Oliveira Sousa (UERR)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Lusinete de Lima (UEMS), Lucimar Pereira Ratier (USEM), Luciana Xavier (UEMS) e Ana Paula (UEMS)

Carta de Aceite


VÍDEO-POESIA NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS DA DINÂMICA DA LINGUAGEM ARTÍSTICA NA PÓS-MODERNIDADE

Andrea Ujakova Correa (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER SOB A ÓTICA DA LITERATURA BRASILEIRA A PARTIR DO SÉCULO XX

Fabiana Teixeira Ramos Tavares (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)

Carta de Aceite