A ABORDAGEM DA COLOCAÇÃO PRONOMINAL NA GRAMMATICA PHILOSOPHICA, DE
BESERRA (1861): UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA
Emily
Gonçalves de Medeiros Ferreira (UFPB)
Carta de Aceite
A ARTE E A LITERATURA COMO FONTE DE
APRENDIZADO EM MEDICINA: MEDICINA NARRATIVA E O ENSINO MÉDICO
Peterson Gonçalves
Teixeira (UENF), Crisóstomo
Lima do Nascimento (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF) e Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF)
Carta de Aceite
A CONTAÇÃO DE
HISTÓRIA NA TERCEIRA IDADE: NARRATIVAS ORAIS, PERFORMANCES E MEMÓRIAS NO
ABRIGO MARIA LINDALVA TEIXEIRA DE OLIVEIRA EM BOA VISTA-RORAIMA
Edeane César da Silva (UERR)
Carta de Aceite
A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA COMO
INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA POR MEIO DA OBRA INFANTIL MINHA MÃE É
NEGRA SIM
Maria Diva
dos Santos (IFRO) e Warley José
Campos Rocha (IFRO)
Carta de Aceite
A DESCRIÇÃO SINTÁTICA
DE JÚLIO RIBEIRO
Cleide Bezerra de Melo (UFF)
Carta de Aceite
A DIVERSIDADE DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
E DO LETRAMENTO DIGITAL COMO SUPORTE EDUCATIVO PARA OS DISCENTES DO CURSO
SUPERIOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL (DV)
Nathália Rosalino
Tamy (UENF), Jackeline
Barcelos Corrêa (UENF) e Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF)
Carta de Aceite
A GAMIFICAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SUBSTANTIVOS
Antonio
Cilírio da Silva Neto (UEMA), Jonas
Lima Fernandes (UEMA), Jonas Pereira da Conceição (UEMA) e Jordean
Marques Silva (UEMA)
Carta de Aceite
A IDENTIDADE SOCIAL DA COMUNIDADE LGBT: CONTRIBUIÇÕES DA SOCILINGUÍSTCA PARA AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Karine Ribeiro de Morais (UENF),
Jefferson Queiroz de Sousa (UNESA), Letícia Gomes Alvarenga (UENF) e
Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Laís
Soliño Francisco de Abreu
(UENF) e Jussara de Paula da Silva Moura (UENF)
Carta de Aceite
IMPORTÂNCIA
DA LINGUAGEM COMO FATOR IDENTITÁRIO
Juliana
da Silva Gomes (UENF), Maria Margarete Salvate Brasil (UENF), Carla Barcelos Nogueira Soares (UENF), Denise Lima Tinoco (UENF) e Neuza Maria de Siqueira Nunes (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SEUS REFLEXOS
NA INTERAÇÃO SOCIAL
Luciana de Oliveira
Silva (UENF), Lara
Amorim D'Avila Prottes (UENF) e Eliana Crispim Franca Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DE CRIAÇÃO DE MATERIAIS
DIDÁTICOS PARA O FORTALECIMENTO DA LÍNGUA INDÍGENA
WAI WAI-ALDEIA
MAPUERA
Simone Cristina Menezes Martins (UFRJ)
Carta de Aceite
A LEITURA E ESCRITA COMO DIREITO DE CIDADANIA NO
CONTEXTO DAS CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ SOB
A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SOCIAL
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E OS ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
EM PAUTA O DIREITO LINGUÍSTICO
Aline
Costalonga Gama (UENF), Josué
Rego da Silva (UENF), Letícia Gomes Alvarenga (UENF), Décio Nascimento
Guimarães (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM CIENTÍFICA E A TRANSPOSIÇÃO
DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana da Silva Oliveira (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM DA CRIANÇA NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
Moniki
Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Elizabeth
Matilda Oliveira Williams (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza
(UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM SIMPLES
COMO PRECURSOR DO ACESSO À JUSTIÇA
Giliana Assad Lubanco, Rosalee Santos Crespo Istoe, Aline Souza Tinoco Gomes de
Melo e Kissila Machado Ferreira
Carta de Aceite
A LITERATURA DE
CORDEL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Suelen Monteiro
Piraino (UERJ) e Maria
Isaura Rodrigues Pinto (UERJ)
Carta de Aceite
A MATERIALIZAÇÃO DE UM DISCURSO TRANSGRESSOR DO
CORPO MASCULINO NO CENÁRIO AUDIOVISUAL APÓS O EVENTO #METOO
Raul Chatel Neto (IFF), Ives da Silva Duque Pereira (IFF), Victor Ribeiro Lima
(IFF) e Sérgio Arruda de Moura (IFF)
Carta de Aceite
A ORALIDADE E A ESCRITA COMO TEMA DO CONTO “VESTIDA DE PRETO”, DE
MÁRIO DE ANDRADE
Susie Midori dos
Santos Sato Santana (UNESP)
Carta de Aceite
A
ORALIDADE EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
Gilcilene Alves Dantas Leal (UEMASUL) Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
A POLISSEMIA NA ORALIDADE DE EXPRESSÕES DO PORTUGUÊS
BRASILEIRO
Mariana
Figueira Gil (IFF) e Jaqueline Maria de Almeida (IFF)
Carta de Aceite
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO PARA SURDOS NO BRASIL
NA DÉCADA DE 50
Vanessa
Gomes Teixeira Anachoreta
(UVA)
Carta de Aceite
A PRODUÇÃO TEXTUAL E A BNCC: UM OLHAR A PARTIR
DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Beatriz Araújo de Rezende Neves (SEEDUC), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Rackel Peralva
Menezes Vasconcellos e Laís Solino Francisco de Abreu Dantas
Carta de Aceite
A REDAÇÃO DO ENEM E O
DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Poliana da Silva
Carvalho (UENF), Kamilla da Costa Guilherme
(UENF) e Rozeane de Oliveira Lemos Coelho (UENF)
Carta de Aceite
A RELAÇÃO TRANSDISCIPLINAR ENTRE A LINGUÍSTICA
DO PASSADO E AS CIÊNCIAS AUXILIARES: CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA EPISTEMOLOGIA
Luiz Fernando Dias Pita (UERJ)
Carta de Aceite
A RELEVÂNCIA DO ESTUDO DO VERBO EM JÚLIO RIBEIRO
Fernanda
Lessa Pereira (UFF)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO DO FEMINISMO NO DISCURSO DA MULHER MARAVILHA
Bruna
Caroline Fernandes Elias (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, DE GEORGE
ORWELL: GRAPHIC NOVEL E NOVAS FORMAS DE LER UM CLÁSSICO LITERÁRIO
Tainá Martins da Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente (UVA)
Carta de Aceite
A SÁTIRA MENIPEIA NA POESIA MARGINAL DA DÉCADA DE 1980, OS
COSTUMES
Wandercy
de Carvalho (UFNT)
Carta de Aceite
A SEMÂNTICA COGNITIVA COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE
DE HQ
Mirella Rocha Baptista (IFF), Jaqueline Maria de Almeida (IFF), Evelyn
Clen Barcelos Tomaz (IFF), Calvin Cossich de
Almeida (IFF), Juan Carlos Carvalho dos Santos
(IFF), Kayo Oliveira dos Santos (IFF) e Najla Freitas Ferreira (IFF)
Carta de Aceite
A SIGNIFICAÇÃO EM DELEUZE, GUATTARI E SIMONDON:
TRAÇADOS INICIANTES
Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)
Carta de Aceite
A SOCIEDADE CARIOCA E A ETERNA CONTRADIÇÃO HUMANA: PERCEPÇÕES NA
ANÁLISE DO ETHOS NA OBRA “A CARTOMANTE”, DE MACHADO DE ASSIS
Patrícia
Peres Ferreira Nicolini (UENF), Rafaela
Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Roberta
Dias Mardegan (UENF)
Carta de Aceite
A TRADUÇÃO INTERLINEAR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO
DE LATIM
Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)
Carta de Aceite
A VALORIZAÇÂO DAS LÍNGUAS DE IMIGRAÇÃO NA CIDADE DE
DOMINGOS MARTINS/ES
Daillane dos Santos
Avelar (UFES) e Thiago
de Souza Silva (UFES)
Carta de Aceite
ABOIO DE VAQUEIRO: REPRESENTAÇÃO DO VAQUEIRO E
DE SEU CANTO NA MÚSICA A MORTE DO VAQUEIRO, DE LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO E
NELSON BARBALHO DE SIQUEIRA
Jeniel Silva Gomes (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima
(UEMASUL)
Carta de Aceite
ABORDAGEM TERMINOLÓGICO-DISCURSIVA – ATD: INTERSEÇÕES E DEMARCAÇÕES
Glória
de Fátima Pinotti de Assumpção
(UNESP)
Carta de Aceite
ACESSIBILIDADE: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO E PERMANÊNCIA
DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Bianca Amaral Freitas (UENF)
e Sinthia Moreira Silva (UENF)
Carta de Aceite
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Janaina Ribeiro Pireda Teixeira Lima (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF) e Eliana
Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA (TEA)
Priscila
de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Tatiane
Almeida de Souza (UENF), Poliana Campos Côrtes Luna (UENF), Karen
Gomes Ramos (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA RELAÇÃO QUE CINTILA O
COMPROMISSO DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Jussara de Paula da Silva Moura (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEMAS DO ENEM
Caio Venâncio Duarte Carvalho (IFNMG) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (IFNMG)
Carta de Aceite
ANÁLISE LITERÁRIA DA MÚSICA “TEMPO PERDIDO” E A LIQUIDEZ DE BAUMAN
Moyana
Mariano Robles-Lessa (UENF), Flávia
Teixeira Silva Pires (UENF), Karla
de Mello Silva (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE DO ETHOS DE JULIETTE:
DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DA MULHER NORDESTINA
Raissa da Silva
Pereira (UERN), Nádia
Maria Silveira Costa de Melo (UERN) e Pedro Henrique Lopes de Melo
(UERN)
Carta de Aceite
ANÁLISE DO TRATAMENTO DA SELEÇÃO LEXICAL EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Beatriz
Farias Almeida (UFCG) e José
Herbertt Neves Florencio (UFCG)
Carta de Aceite
ANÁLISE POR MEDIDAS ESTATÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DA ESCRITA DE PARTICIPANTES
DO PROJETO OFICINA DE TEXTOS DO IFRO
Warley
José Campos Rocha (IFRO), Loyva
Haialla Ribeiro Lima (IFRO), Maria Eduarda de Oliveira Crist (IFRO),
Melissa Bernardino dos Santos (IFRO) e Janete Schubert (IFRO)
Carta de Aceite
ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DA INTRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA
UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA: CONTEXTOS E PARADIGMAS MILITAR-CIENTÍFICOS
André
da Costa Gonçalves (UVA)
Carta de Aceite
APRENDER/DESAPRENDER/REAPRENDER – O
ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA, COM BASE NAS IDEIAS DE LEILA RIBEIRO E
BERNARD CHARLOT
Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda
de Moura
(UENF)
Carta de Aceite
AS HORAS DE AUGUSTO MATRAGA: A JORNADA
DO HERÓI ROSEANO
Daniella Tavares
Potrique (UVA) e Cimélio
Senna Vasconcelos da Silva (UVA)
Carta de Aceite
AS INFLUÊNCIAS DA DOENÇA ALZHEIMER NO DESEMPENHO COGNITIVO E NA LINGUAGEM DOS IDOSOS
Lidiane
Silva Torres (UENF), Elizabeth da
Conceição Carvalho Nunes (UENF), Giliana Assad Lubanco (UENF) e Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite
AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA: REFLEXÕES E
DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Luciane de Oliveira Gonçalves Rios (UEMS), Aline Saddi Chaves (UEMS) e Juçara Grubert da Silva (UEMS)
Carta de Aceite
AS MÁSCARAS DO HARÉM.
AS CARTAS PERSAS, DE MONTESQUIEU, E A METÁFORA DO ESTADO DESPÓTICO
Ricardo Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)
Carta de Aceite
AS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA
Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
AS TRADUÇÕES DO DATIVO GREGO NO SERMÃO DO MONTE
Fernando
Glória Caminada Sabra (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DAS
MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mágda Lima Silva (UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)
Carta de Aceite
ATUAÇÃO DOS FATORES SOCIAIS NA
CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME NÓS NA FALA MARANHENSE
Elimária Oliveira
Lima (UFRJ)
Carta de Aceite
AUTISMO E APRAXIA DA FALA: AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias
(UENF), Yasmim Fonseca (UENF), Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
AUTO(FORMAÇÃO) CONTINUADA DE
PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
Juliana Leal Facundes (UFT) e Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT)
Carta de Aceite
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Ygo Mendes Pereira Barbosa (IFNMG)
Carta de Aceite
BREVE APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA EXTERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
CARTAPÁCIOS E SUAS FONTES
Janaina
Fernanda de Oliveira Lopes
(UFF)
Carta de Aceite
CENTENÁRIO DARCY RIBEIRO
Edi de Freitas Cardoso Júnior (IFNMG)
Carta de Aceite
COMPREENSÃO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS AMBÍGUOS EM
SENTENÇAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Fernanda de Souza Faria (UERJ)
Carta de Aceite
COMUNICAÇÃO DIALÓGICA, DIREITO À INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO
SUS: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO
Adriana
Beatriz Levone Affonso (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
CONSTRUÇÃO DE
LETRAMENTOS ACADÊMICOS NAS TRAJETÓRIAS DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS
E POSSIBILIDADES
Gilson Borges de Souza (UENF), Ana Paula Borges de Souza (UENF), Rodrigo
Amil (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
CONTRIBUIÇÕES DAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO PARA A ALFABETIZAÇÃO E
O LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DA ÚLTIMA DÉCADA
Caroline
dos Santos Florentino de Barros (IFF)
e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)
Carta de Aceite
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR
Vanessa
Alencar de Lima (UFNT) e César
Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)
Carta de Aceite
CRIAÇÃO LEXICAL E PANDEMIA DA COVID-19: NEOLOGISMOS VINCULADOS ÀS
REDES SOCIAIS DIGITAIS
Raquel
França Freitas (UENF), Larissa
Inácio Gomes (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
DA FALA PARA A ESCRITA: O USO DE REGRAS NÃO PADRÃO POR ALUNOS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Matheus Carvalho Lima (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
DA FORMA-SUJEITO-ÍNDIO À INTERSONORIDADE: VOZ, CANTORIA E SOM NA
FLORESTA DOS GUAYAKI-ACHÉ DO PARAGUAI
Lucas
Nascimento (UFRJ)
Carta de Aceite
DA ORALIDADE À ESCRITA – REFLEXÕES PANTANEIRAS NO DISCURSO ESCRITO
Rosa
Maria Gonçalves Mongelos (UEMS), Maria
Paulina Garcia Rondon (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
DEZ ANOS DA LEI DE COTAS NO BRASIL
Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes
(IFNMG)
Carta de Aceite
DIÁLOGOS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DO
SURDO
Joicy
de Souza Ribeiro Quitete (UENF), Lauiza
Rangel da Silva (UENF), Michele da Silva Bastos Rodrigues (UENF) e Luane
Gomes de Azevedo (UENF)
Carta de Aceite
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A
IMPORTÂNCIA DA DIFUSÃO DA LITERATURA AFRICANA DE AUTORIA NEGRA PARA
UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Raquel do Rosario
Silva (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF), Marilia
Siqueira da Silva (IFF) e Camila do Rosario Silva Barreto (UENF)
Carta de Aceite
DJUENA TIKUNA E MÁRCIA WAYNA KAMBEBA: DUAS VOZES DE MULHERES NO
CIBERESPAÇO
Érika
Rodrigues Jerônimo (UNITINS) e Luama
Socio (UNITINS)
Carta de Aceite
DO DIREITO A COMUNICAÇÃO AO DIREITO A SAÚDE: PENSANDO FERRAMENTAS
DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA ERA INFORMACIONAL
Pedro
Renato Teixeira Baptista (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA NA ÁREA DE LINGUAGENS
E SUAS TECNOLOGIAS: PLANEJANDO INTERDISCIPLINARMENTE
Andrea de Lima
Siqueira (UERR), Francisca
Angêla de Oliveira Sousa (UERR), José Angelo
Almeida Ferreira (UERR) e Carmem Vera Nunes
Spotti (UERR)
Carta de Aceite
"EDUCAÇÃO É A
BASE?" A ENSINAGEM SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA DOS MULTILETRAMENTOS
Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (IFF), Victor Ribeiro Lima (IFF) e Sérgio Arruda de Moura
(IFF)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO DE IDOSOS: A TECNOLOGIA COMO UM AUXILIAR DO ENVELHECIMENTO SAÚDAVEL
Fernando Basílio dos
Santos (UENF), Kissila Machado Ferreira (UENF),
Elizabeth da Conceição Carvalho Nunes (UENF) e Fernanda Castro
Manhães (UENF)
Carta de Aceite
EMPRÉSTIMO DA LÍNGUA INDÍGENA: O USO DA LÍNGUA TUPI NA LÍNGUA PORTUGUESA
FALADA NO BRASIL
Inézia
Belizário Silva (UEMS)
e Antônio Carlos Santana de Souza (UEMS)
Carta de Aceite
ENTRE A CRUZ E A ESPADA: ESCOLÁSTICA,
HUMANISMO E HIBRIDISMO CULTURAL NA ARTE DE GRAMÁTICADA LÍNGUA MAIS USADA NA
COSTA DO BRASIL (1595)
Leonardo Ferreira
Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA
APROXIMAÇÃO ENTRE SAUSSURE E PIAGET
Arthur Curty Solordanos (UFF), Sinthia Moreira Silva (UENF) e Ana
Bruna Freitas Faria (UENF)
Carta de Aceite
ESPECTROPOÉTICA DE DERRIDA NA OBRA "O PESO DO
PÁSSARO MORTO" DE ALINE BEI
Priscilla de Souza Klein Gnutzmann (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS
NOSMOLDES DE UMA MENTALIDADE NEOLIBERAL – IAM#
Allan
Cordeiro da Silveira (UFF)
Carta de Aceite
EXPLORAÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Roberta Santana Barroso (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF),
Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Williane de Sá Marques (UENF)
Carta de Aceite
FANFICS PUBLICADAS EM SITES NÃO CONVENCIONAIS: UMA ANÁLISE
HIPERTEXTUAL SOBRE FICÇÕES DE FÃ NO INSTAGRAM
Márcia
Helena de Melo Pereira (UESB), Thalita
Rocha Souza (UESB) e Kendra
Santos Silveira (UESB)
Carta de Aceite
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O DOCUMENTO
CURRICULAR DE RORAIMA: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Verônica de Oliveira Magalhães (UERR), Juanita Nadine Bacchus (UERR), Bibiana Araújo Pereira
Bulcão (UERR) e Francisca Angêla de Oliveira Sousa (UERR)
Carta de Aceite
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O TRABALHO DOCENTE COM LITERATURA INFANTIL
EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DE LITERATURA
Caroline
dos Santos Florentino de Barros (IFF)
e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)
Carta de Aceite
FOUCAULT E CANUDOS: O DISCURSO DE PODER NO
ARRAIAL DO SERTÃO
Maria Raimunda Oliveira de Carvalho (UNEB) e Márcia Rios da Silva (UNEB)
Carta de Aceite
FUGAS DA VERDADE: UM ESTUDO DO DISCURSO DA VERDADE NAS NARRATIVAS
FANTÁSTICAS
Ananda
Maria Ferreira Missailidis (UERJ) e Flávio
Garcia (UERJ)
Carta de Aceite
HIPERÔNIMOS E
HIPÔNIMOS NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NA REGIÃO TOCANTINA
DO MARANHÃO
Aline Marques Borges
Alves (UEMASUL), Sônia Maria Nogueira
(UEMASUL) e Adriana Alves Silva Lima
(UEMASUL)
Carta de Aceite
IDENTIDADE INDÍGENA EM JOGO: O POSICIONAMENTO DO SUJEITO NA PRODUÇÃO
DISCURSIVA DOS POVOS ORIGINÁRIOS BRASILEIROS
Luama
Socio (UNITINS)
Carta de Aceite
IMPORTÂNCIA DA
LINGUAGEM COMO FATOR IDENTITÁRIO
Juliana da Silva Gomes (UENF), Maria Margarete
Salvate Brasil (UENF), Carla Barcelos
Nogueira Soares (UENF), Denise Lima Tinoco
(UENF) e Neuza Maria de Siqueira Nunes (UENF)
Carta de Aceite
INFLUÊNCIA RELIGIOSA NA TOPONÍMIA DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA
Rosileia
de Oliveira Mundoco (UFNT)
Carta de Aceite
INSERÇÃO QUALITATIVA, ESTRUTURAS EDUCACIONAIS E
PREPARAÇÃO SÓCIOEDUCACIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA O PÚBLICO LGBT+
Geiser Wellington Barreto Jonusan (UEMS)
Carta de Aceite
“JÁ SE OLHOU NO ESPELHO HOJE?”: COMBATE A GORDOFOBIA NO GÊNERO DISCURSIVO
PODCAST
Raissa
da Silva Pereira (UERN), Carla Daniele Saraiva
Bertuleza (UERN), Elizabeth
Jacira Barbosa (UERN), Pedro Henrique Lopes de Melo (UERN) e Sarah
Kiarelly dos Santos Silva (UERN)
Carta de Aceite
“LEIA ESTA TIRA”: A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DE HUMOR EM UM LIVRO
DIDÁTICO
Sabrina
Santos Barros (UESB), Roscele de
Carvalho Tavares (UESB) e Adilson Ventura da Silva (UESB)
Carta de Aceite
Mariana Carla Marques Possole
LEITURA DE TIRINHAS E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Maria
Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ), Brenda
dos Santos Genú (FFP-UERJ), Júlia Ferreira das Flores (FFP-UERJ), Thayani
Mikelly Caetano Tadeu Silva (FFP-UERJ) e Marllon Walfrido da Silva (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
LETRAMENTO ACADÊMICO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: MAPEAMENTO
DE PESQUISAS NA ÚLTIMA DÉCADA
Bruno Gomes Pereira (UNIAN), Dolores Maria
dos Santos (UNIAN) e Flávia Nunes Pacheco Rodrigues (UNIAN)
Carta de Aceite
LETRAMENTO CIENTÍFICO E O ESTÍMULO A
FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Luciana da Silva Oliveira (UENF), Gelbis Martins Agostinho (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e
Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
LETRAMENTO DIGITAL E DOCÊNCIA DE HISTÓRIA PÓS-PANDEMIA
Tamara Cecilia Rangel Gomes (UENF), Ethmar Vieira de Andrade Filho (UENF)
e Clarisse Conceição Rangel Gomes (UENF)
Carta de Aceite
LETRAMENTO MATEMÁTICO: REFLEXÕES EM TORNA DA EDUCAÇÃO
BÁSICA
Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana da Silva Oliveira (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
LIBRAS:
ASPECTOS LINGUÍSTICOS E DIVERSIDADE CULTURAL DA COMUNIDADE SURDA
Joicy
de Souza Ribeiro Quitete (UENF) e Bianka
Pires Andre (UENF)
Carta de Aceite
LIBRAS COMO FIRMAMENTO DA CULTURA SURDA: EXTENSÃO SOCIAL, POLÍTICA E EDUCACIONAL
Luane Gomes de Azevedo (UENF), Michele
da Silva Bastos Rodrigues (PMSJB), Lauiza
Rangel da Silva (UENF) e Joicy de
Souza Ribeiro Quitete (UENF)
Carta de Aceite
LIBRAS E
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA
UEMG-CARANGOLA: PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DO
SURDO E DE SUA LÍNGUA
Alini Ribeiro Nogueira
Silva (UEMG) e Cristiana Barcelos
da Silva (UEMG)
Carta de Aceit
LIBRAS NA
EDUCAÇÃO BÁSICA PROFISSIONAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO EM TANGUÁ
Alini Ribeiro Nogueira
Silva (UEMG) e Cristiana Barcelos
da Silva (UEMG)
Carta de Aceite
LINGUA E LITERATURA À ÉPOCA DO RENASCIMENTO EM
PORTUGAL
Ricardo Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)
Carta de Aceite
LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIA EM HQ: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Ester
Portugal da Silva Rocha (UENF),
Lorrane Estacio do Prado da Silva (UENF), Mayara Xavier Vito Pezarino
(UENF), Marlene Soares Freire Germano (UENF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E INTERAÇÃO: AS FACES DO
DISCURSO DA SALA DE AULA DA MATEMÁTICA
Victor Ribeiro Lima (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF), Ives
da Silva Duque Pereira (UENF) e Raul Chatel
Neto (UENF)
Carta de Aceite
LÍNGUAS
INDÍGENAS, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
(BNCC)
Lucas
Nascimento (UFRJ)
Carta de Aceite
LINGUAGEM JURÍDICA: IMPLICAÇÕES ACERCA DA COMPREENSÃO E ACESSO À
JUSTIÇA
Mariana
Carla Marques Possole (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
LIVRO DIDÁTICO DE
LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA SOBRE O ESTUDO DAS EXPRESSÕES
IDIOMÁTICAS NA SALA DE AULA
Elany Mirian da Silva
dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria
Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
MALCOLM X:
UMA ANÁLISE DO SEU DISCURSO E DO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
Sarah Ramos de Souza
Gonçalves (UNIFSJ), Ezequiel Gonçalves de Paula
(UNIFSJ) e Mariana da Silva Oliveira Alves (UNIFSJ)
Carta de Aceite
MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA TEMÁTICA EDUCAÇÃO 4.0
Lucas
Capita Quarto (UENF), Fabio
Machado de Oliveira (UENF), Janaina Ribeiro Pireda Teixeira Lima (UENF)
e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
MARISQUEIRAS
QUILOMBOLAS DA RASA E IDENTITARISMO A PARTIR DA LINGUAGEM: ENTRAVES SOCIOESPACIAIS
Clara Mara Gonçalves Chaves (UENF) e Giovane
do Nascimento (UENF, IPEAD e PETROBRÁS)
Carta de Aceite
METÁFORAS DE JORNADA NO DISCURSO POLÍTICO: UMA
PROPOSTA DE ANÁLISE DE VÍDEOS PUBLICITÁRIOS DO TSE
Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo (UENF) e Sergio Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite
MONUMENTA BRASILIAE (LEITE, 1956): UMA INVESTIGAÇÃO DE UMA ECOLOGIA
DE CONTATO LINGUÍSTICO
Viviane
Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite
“NÓS” E “A GENTE” COMO MARCADOR IDENTITÁRIO NAS PERIFERIAS QUE SÃO
CONTROLADAS POR FACÇÕES CRIMINOSAS NO RIO DE JANEIRO
Simone
Vieira de Aragão Tavares Emidio (UFF)
e Dante
Lucchesi (UFF)
Carta de Aceite
NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DO BLOG
BANCO DE REDAÇÕES (UOL)
João Paulo Bulhões e Mattos (PUC-Rio)
Carta de Aceite
O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO COCO BABAÇU NO
TOCANTINS: BREVES PERSPECTIVAS CONCEITUAIS
Adão Emanuel Silva Rodrigues (IFTO), Amanda Gissele de Sousa Silva
(IFTO) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva
(IFTO)
Carta de Aceite
O CONTEMPORÂNEO E A DISSOLUÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Crisóstomo Lima do
Nascimento (UENF)
Carta de Aceite
O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA OS POVOS INDÍGENAS NO
BRASIL: PRINCIPAIS AVANÇOS E DESAFIOS
Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF), Raquel do Rosario Silva (UENF), Letícia Rangel de Azeredo (UENF) e Gabriela do Rosario Silva (UENF)
Carta de Aceite
O DISCURSO DE ÓDIO E
FAKE NEWS: UMA ANÁLISE NA LINGUAGEM DE JAIR BOLSONARO
Raquel França Freitas (UENF), Maria
Eduarda Pereira Arquette Leite (UENF) e Larissa Inácio Gomes (UENF)
Carta de Aceite
O ESTUDO DO LÉXICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS (DCT)
Franqueslane
Ferreira de Lima (UFNT) e Karylleila
dos Santos Andrade Klinger (UFNT)
Carta de Aceite
O FANTÁSTICO E A METAMORFOSE NO CONTO “ORIENTAÇÃO DOS GATOS”, DE
JULIO CORTÁZAR
João
Vitor Corrêa Queiróz Mendonça (UEMS)
e Fábio Dobashi Furuzato (UEMS)
Carta de Aceite
O FEMINISMO EM HESTER PRYNNE
Juan Rodrigues da Cruz (UFF)
Carta de Aceite
O GENERO ACRÓSTICO NO JORNAL DAS MOÇAS EM MOSSORÓ: UMA
DESCRIÇÃO
Nayara
Michelle Dantas de Araujo (UFCG) e Angela Cláudia Rezende do Nascimento
Rebouças (UFCG)
Carta de Aceite
O GÊNERO FANFICTION EM DOIS AMBIENTES DIGITAIS: DE UM SITE
CONVENCIONAL PARA O TIKTOK
Márcia
Helena de Melo Pereira (UESB),
Ana Clara Benevides Lopes (UESB) e Amanda Bonfim Silva (UESB)
Carta de Aceite
O INTERCAMBIO LINGUÍSTICO E CONTATO LINGUÍSTICO ENTRE
HANS STADEN, POVOS INDÍGENAS E OS EUROPEUS NO BRASIL DO SÉCULO XVI
Nathália Barbosa Jeronymo (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO PRÁTICA DE
LEITURA PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA: "O PEQUENO
PRÍNCIPE" EM PERSPETIVA INCLUSIVA
Caroline de Almeida Delgado (UENF) e Sérgio de Moura Arruda (UENF)
Carta de Aceite
O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letícia
Rangel de Azeredo (UENF), Camila
do Rosario Silva Barreto (UENF), Lorena dos Santos Barreto (UENF) e Eliana
Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
O PAPEL DAS EXPRESSÕES NÃO MANUAIS-ENMS NA LIBRAS
Ione
Barbosa de Oliveira Silva (UESB), Adriana
Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite
O PAPEL DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERPETUAÇÃO DO PRECONCEITO
LINGUÍSTICO
Kathia
Vívian Machado dos Santos Soares (UENF),
Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (UENF) e Maria Luísa Terra
Cola (UENF)
Carta de Aceite
O PERCURSO DA LÍNGUA ITALIANA – DO LATIM AO VOLGARE
Andressa Coelho Froz (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O “PORTUNHOL SALBAJE” COMO A ENUNCIAÇÃO DO PENSAMENTO FRONTEIRIÇO DA
FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI
Jaqueline
Alonso Braga de Oliveira (UFMS)
Carta de Aceite
O PROCESSO HISTÓRICO DE TRANSFORMAÇÃO OCORRIDO NA LÍNGUA
PORTUGUESA E NAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: METAPLASMOS EM VARIEDADES RURAIS DO
SUL DO PARÁ
Bonfim
Queiroz Lima (UNIFESSPA), Angelica
Bernaldino Costa (UNIFESSPA), Leandro Rodrigues Sousa (UNIFESSPA), Raquel
Araújo Souza (UNIFESSPA) e Simone Ferreira Sena (UNIFESSPA)
Carta de Aceite
O
QUE ESCONDEM OS PESCADORES EM SUAS FALAS? “SEGREDO” E “MENTIRA” NO ÂMBITO DA
PESCA ARTESANAL
Eduardo Moreira (UENF) e Leandro Garcia Pinho (UENF)
Carta de Aceite
O SOCIOLETO
UTILIZADO POR MENORES INFRATORES
Danila
Ferreira Cardoso (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF) e Jussara de Paula da Silva Moura (UENF)
Carta de Aceite
O TEATRO SÉNIOR COMO
LINGUAGEM PARA CONSTRUÇÃO DE BIOGRAFIAS
Lea Sandra Risse (UENF) e Rosalee
S. C. Istoe (UENF)
Carta de Aceite
O TEXTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Verônica
Caroline Carvalho Moreira (UEMS)
Carta de Aceite
O USO DA CONSTRUÇÃO ‘X-INHO’ NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Fernanda de Souza Faria (UERJ)
Carta de Aceite
O USO DAS FORMAS “VOCÊ” E “SENHOR” COMO ESTRATÉGIAS DE CORTESIA NO
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUEAS
Rosa
Maria Aparecida Nechi Verceze (UNIR)
Carta de Aceite
O USO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DENTRO E
FORA DA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE INTIMIDAÇÃO E PRECONCEITOS
Jackeline Barcelos Correa (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino
(UENF), Thiago Azevedo da Silva (UENF) e Peterson Gonçalves Teixeira (UENF)
Carta de Aceite
O USO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS DE COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA
PARA A TELEMEDICINA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Rodrigo da Costa Amil
(UENF), Lidiane Silva Torres (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
ORTOGRAFIA:
ENSINO E APRENDIZAGEM DA PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio
Cilírio da Silva Neto (UEMA), Marilene
Souza da Silva (UEMA) e Aldenice da Silva Marques (UEMA)
Carta de Aceite
OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO
DE ANÁLISE SINTÁTICA
Francisco de Assis Florencio (UERJ)
Carta de Aceite
OS ESTUDOS DA LINGUAGEM DO IDOSO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: UM OLHAR SOBRE
A LINGUAGEM AFETIVA, SOCIAL E COGNITIVA
Viviane
Carneiro Lacerda Meleep (UENF),
Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Juliana da Silva Gomes (UENF)
e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite
OS
IMPACTOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO E NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Kissila
Machado Ferreira (UENF), Linelly
Peixoto Morellato (SCBH-MG) e Erika Costa Barreto Monteiro Barros (UENF)
Carta de Aceite
OS
IMPACTOS VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM VIRTUDE DO TRABALHO
REMOTO
Bianca
Ribeiro Rocha Ferreira (UENF), Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF) e Thiago Ávila Florim (UNIFLU)
Carta de Aceite
OS SENTIDOS DE LITERATURA NEGRA NO ACONTECIMENTO ENUNCIATIVO
Florisbete
de Jesus Silva (UNICAMP)
Carta de Aceite
OS VERSOS DA BOSSA NOVA
E CONTEÚDOS POLÍTICOS
Ethmar
Vieira de Andrade Filho (UENF),
Tamara Cecília Rangel Gomes (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento
(UENF)
Carta de Aceite
PEDAGOGIAS DE AXÉ: LINGUAGENS, MODOS DE FAZER PEDAGÓGICOS E A CIRCULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA DIÁSPORA AFRICANA
Jéssica Cristina Alvaro de
Oliveira (UENF), Giovane do
Nascimento (UENF) e Clara Mara Gonçalves Chaves (UENF)
Carta de Aceite
PERCEPÇÕES DISCURSIVAS NA ANÁLISE DO ETHOS DO EX-MINISTRO
DA EDUCAÇÃO: O VALOR DO CONHECIMENTO E APAROFOBIA
Roberta Dias Mardegan (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Patrícia
Peres Ferreira Nicolini (UENF)
Carta de Aceite
PERFORMANCE, DISCURSO E ARTE INDÍGENA: UÝRA SODOMA, A ÁRVORE QUE ANDA NO
CIBERESPAÇO
Léo
Daniel da Conceição Silva (UNITINS) e
Luama Socio (UNITINS)
Carta de Aceite
PLAYING AND LEARNING: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA BASEADA EM JOGO
DIGITAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Michele
Passos Rommel Silva (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
POESIA COMO GÊNERO EXPRESSIVO PARA DESEMPENHO DA
LEITURA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL
Maria dos Remédios
Andrade Ribeiro Barros (UEMS)
Carta de Aceite
POLÍTICA ANTIMANICOMIAL NO PODER JUDICIÁRIO
Millena
Bastos Rodrigues (UNIRENDENTOR), Flavia
Teixeira Silva Pires (UENF) e Inessa Trocilo (UNIRENDENTOR)
Carta de Aceite
POR QUE (NÃO) LER OS CLÁSSICOS: OU COMO (NÃO) LER
LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Roberto Nunes Bittencourt (UVA)
Carta de Aceite
PUREZA E PURISMO LINGUÍSTICO NO BRASIL DOS
OITOCENTOS
Ricardo Stavola Cavaliere (UFF e ABRAFIL)
Carta de Aceite
QUEM A REGRA PREGA:
OCORRÊNCIAS DE REGRAS NÃO-PADRÃO NA FALA
Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Maria da
Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
RECURSOS LINGUÍSTICOS DA SÁTIRA E DA PARÓDIA E A CRIAÇÃO DO EFEITO
CÔMICO NO ROMANCE “SERAFIM PONTE GRANDE”
Viviane
Rodrigues (UFU)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE LITERATURA INDÍGENA E O VIÉS
FEMINISTA NA OBRA METADE CARA, METADE MÁSCARA, DE ELIANE POTIGUARA
Francinilde Pereira dos Santos Furtado (UEMASUL)
Carta de Aceite
REFLEXÕES
SOBRE O DIMENSIONAMENTO DO GÊNERO TEXTUAL DIGITAL AULA LIVE NO CIBERESPAÇO
Gecilda
de Assis Manga (IFES) e Iago
Pereira dos Santos (IFES)
Carta de Aceite
RELEITURA DOS CONTOS DE FADAS: PROCESSO DE ESCRITA E LEITURA
Priscilla Gevigi de Andrade
Majoni (CEFET-ES)
Carta de Aceite
REPRESENTAÇÕES DOS INDÍGENAS NOS QUADRINHOS
Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS) e Taís
Turaça Arantes (UEMS)
Carta de Aceite
REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DE PESQUISAS SOBRE COTAS NO ENSINO SUPERIOR:
OLHARES DISCURSIVOS
Thiago Luiz Sartori (USP) e Bruno Gomes Pereira (UNIAN)
Carta de Aceite
ROMANA VENUS: UMA LEITURA SIMBÓLICA SOBREA ATUAÇÃO DA
DEUSA NO LIVRO I DA ENEIDA
Marcella Fernandes Oliveira Pereira (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
SAÚDE E DISCURSIVIDADE: O CENÁRIO
PÓS-PANDEMIA E A PÓS-VERDADE NO DISCURSO MIDIÁTICO
Ana Paula Borges de Souza (UENF), Gilson Borges
de Souza (UENF),
Giliana
Assad Lubanco
(UENF) e Fernanda Castro Manhães
(UENF)
Carta de Aceite
SE LIGA NA SEMÂNTICA: AMBIGUIDADE NA SALA DE AULA
Raquel do Nascimento Silva (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
SEJA MAIS CLARO: ESTUDOS DOS IMPLÍCITOS NA SALA DE
AULA
Ilenilde
de Sousa Cruz Carvalho (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
SENTIDOS DE INCONGRUÊNCIA DE GÊNERO NO CID 11
Gabi
Bomfim Cruz (UESB), Lorena Mafra
(UESB), Anderson Ribeiro (UESB) e Adilson Ventura (UESB)
Carta de Aceite
SENTIDOS DE LEITURA CRÍTICA NA BNCC
Anderson Ribeiro (UESB), Adilson Ventura (UESB), Lorena Mafra (UESB) e Gabi
Bomfim Cruz (UESB)
Carta de Aceite
SER MULHER: UMA
ANÁLISE EM MÚSICAS PELA SEMÂNTICA LEXICAL
Tamires Reis Chagas (IFF), Jaqueline Maria de Almeida (IFF) e Ingrit
Barreto Cardoso (IFF)
Carta de Aceite
SEXUALIDADE E LINGUAGEM: UM ESTUDO INVESTIGATIVO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR
Hemily
Moza Rios (UFF)
Carta de Aceite
SOCIOLINGUÍSTICA, GÊNERO E REDES SOCIAIS DIGITAIS: DISCURSO NO INSTAGRAM
E FACEBOOK
Maria
Eduarda Costa Maciel Nogueira (UENF),
Filipe Gabrig (UENF) e Flávia Affonso Dutra (UENF)
Carta de Aceite
TECNOLOGIAS
DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA
Sinthia Moreira Silva (UENF), Silvia Goulart Ferreira (UENF), Clodoaldo
Sanches Fofano (UENF) e Danielle Soares da Silva (UENF)
Carta de Aceite
TESTE DE ASSOCIAÇÃO LIVRE
DE PALAVRAS EM ESTUDOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA ESCOLARIZAÇÃO
DE PESCADORES ARTESANAIS EM GARGAÚ/SFI
Clarissa Menezes de Souza Poubel (UENF) e Leandro Garcia Pinho (UENF)
Carta de Aceite
TEXTOS JORNALÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DE LITERATURA
Júlia
Wenderoscky Ximenes Riguette (IFF) e Ingrid
Ribeiro da Gama Rangel (IFF)
Carta de Aceite
TOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA TERENA DO ESTADO DE MATO GROSO DO SUL
Genivaldo
Flores da Silva (UEMS) e Antônio
Carlos Santana de Souza (UEMS)
Carta de Aceite
TRÁFICO DE PESSOAS E IMPUNIDADE: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA
DE TEXTOS DA FOLHA DE S. PAULO
Débora
Teixeira Alves (UESB), Liliana de
Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite
TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA E APRAXIA DA FALA: AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Fabrizia
Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Yasmim
Fonseca (UENF), Moniki Aguiar Denucci (UENF) e Carlos Henrique Medeiros
de Souza (UENF)
Carta de Aceite
UM OLHAR INÉDITO
SOBRE O MUNDO: ASPECTOS SINGULARIZADORES DE CESÁRIO VERDE NO POEMA NUM BAIRRO
MODERNO
Lírian
Daniela Martini (UFMT)
Carta de Aceite
UM
OLHAR NA SALA DE AULA SOBRE LINGUÍSTICA TEXTUAL E A ORALIDADE NO ENSINO FUNADAMENTAL
II
Augusto
César de Almeida Barbosa (UEMS), Cristina
Iung de Carvalho Campos (UEMS) e Ana Paula Tribesse (UEMS)
Carta de Aceite
USO DO APLICATIVO WORDWALL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TURMAS
DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR
Juanita
Nadine Bacchus (UERR), Veronica de
Oliveira Magalhães (UERR), Bibiana Araújo Pereira Bulcão (UERR) e Francisca
Angêla de Oliveira Sousa (UERR)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS
ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria
Lusinete de Lima (UEMS), Lucimar
Pereira Ratier (USEM), Luciana Xavier (UEMS) e Ana Paula
(UEMS)
Carta de Aceite
VÍDEO-POESIA NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS DA DINÂMICA DA
LINGUAGEM ARTÍSTICA NA PÓS-MODERNIDADE
Andrea Ujakova Correa (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER SOB A ÓTICA DA LITERATURA BRASILEIRA
A PARTIR DO SÉCULO XX
Fabiana
Teixeira Ramos Tavares (UENF) e Crisóstomo
Lima do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite
|