PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA DO VII SIMPÓSIO NACIONAL
DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS

Homenagem a HORÁCIO ROLIM DE FREITAS

LOCAL: Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

 

  ATUALIZADA EM 30/03/2015

QUINTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2015

– das 08h00 às 09h00:

Sessão de abertura, com a recepção e boas–vindas aos participantes pela diretoria local e pela diretoria do CiFEFiL.

 

– das 09h00 às 10h30: Aula-conferência 01

Egle Pereira da Silva           
– Hayden White e o texto histórico como artefato literário

 

– das 11h00 às 12h30:Aula-conferência 02

Vito César de Oliveira Manzolillo
– Processos de ampliação lexical: considerações acerca do empréstimo linguístico

 

TARDE:

– das 14h00 às 15h00: Palestra

Renata da Silva de Barcellos
Itens de “análise linguística” no novo ENEM e no SAERJINHO: perspectivas

 

– das 15h30 às 17h30: 1ª sessão de comunicações – grupo 1

Com.1-g1-a)
Magno Pinheiro de Almeida
– A libras e as histórias em quadrinhos: conhecendo o mundo das fantasias

Com.1-g1-b)
João Fábio Sanches Silva
– A desconstrução das vozes nos discursos de professores de inglês

Com.1-g1-c)
Fernanda Rosário de Mello
– Funcionalismo, gramaticalização e ensino de língua portuguesa

Com.1-g1-d)
Márcio Issamu Yamamoto e Guilherme Fromm
– VoTec – a microestrutura em dicionários virtuais: fazer terminológico

Com.1-g1-e)
André Suehiro Matsumoto e Silvane Aparecida de Freitas
– Leitura do gênero propaganda em sala de aula: uma perspectiva discursiva

Com.1-g1-f)
Thaís Ferreira Bigate e José Mario Botelho
– Estratégias de persuasão em jornal popular do Rio de Janeiro

 

– das 16h00 às 17h40: 1ª sessão de comunicações – grupo 2

Com.1-g2-a)
Vicentina dos Santos Vasques Xavier, Marly Custódio da Silva e Marlon Leal Rodrigues
– “Nós foi na feira. É assim que nós fala lá em casa!”: língua e sociedade no ensino de língua portuguesa

Com.1-g2-b)
Anderson Cristiano da Silva
– A pontuação nos livros didáticos de português: um estudo sobre as propostas de ensino

Com.1-g2-c)
Angela Karina Manfio e Elizabete Aparecida Marques
– Onomatopeias de vozes de animais: uma comparação entre o espanhol e o português

Com.1-g2-d)
Daniela da Silveira Miranda e Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
– Análise crítica do discurso e argumentação: a polarização  no discurso para construção da imagem no discurso jurídico

Com.1-g2-e)
Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi e Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo
– Interdiscurso e memória discursiva na constituição da imagem indígena no MS

Com.1-g2-f)
Milsa Duarte Ramos Vaz (UEMS), Luciane Zaida Ferreira da Silva Viana, Maria Leda Pinto e Eliane Maria de Oliveira Giacon   
– A oralidade no texto dramático

 

– das 16h00 às 17h40: 1ª sessão de comunicações – grupo 3

Com.1–g3-a)
Antonio Marcos Vieira de Oliveira
– Quem dá aos pobres empresta a Deus: uma abordagem cognitiva

Com.1-g3-b)
Bruno Gomes Pereira
– Refletindo sobre a construção ideológica em letras de músicas infantis: uma análise da estética “Xuxa Só para Baixinhos”

Com.1-g3-c)
Berenice Alves da Silva Altafini, Anny Michelly Brito e Marlon Leal Rodrigues
– Telejornal: uma proposta de produção de textos orais

Com.1-g3-d)
Solange de Carvalho Fortilli
– Parentetização de verbos de atividade mental no português brasileiro falado e escrito

Com.1-g3-e)
Cristiane Schmidt e Ciro Damke
– Abordagens sociointeracionista e intercultural no livro didático de língua alemã: um estudo de caso

Com.1-g3-f)
Eliane Santos Paulino e Nataniel dos Santos Gomes
– Álvaro Bolmicar e a “língua brazileira”: do Almanack Corumbaense à revista Gil Blas – uma visão diacrônica

 

– das 16h00 às 17h40: 1ª sessão de comunicações – grupo 4

Com.1-g4-a)
Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo
– A construção e reconstrução da leitura nos processos de alfabetização e letramento: da oralidade à escrita

Com.1-g4-b)
Margarete Edul Prado de Souza Lopes
– Representações de gênero e raça em livros didáticos de língua portuguesa na escola básica

Com.1-g4-c)
Catarina Santos Capitulino e Lucas Recalde
– Tiras das histórias em quadrinhos nos livros didáticos nas temáticas de gênero, sexualidade e diversidade

Com.1-g4-d)
Celso Abrão dos Reis, Miguél Eugenio Almeida e Marlon Leal Rodrigues
– Suevos na Península Ibérica e a história da língua lusitana

Com.1-g4-e)
Patrícia Henrique Vieira da Silva Cardoso e Lucilo Antonio Rodrigues
– O texto literário no livro didático para o ensino médio

Com.1-g4-f)
Miguél Eugenio Almeida
– História da linguística: um percurso partindo dos gramáticos greco-romanos até Bakhtin

 

– das 16h00 às 17h40: 1ª sessão de comunicações – grupo 5

Com.1-g5-a)
Antonio Carlos Santana de Souza
– A entrevista nas pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas

Com.1-g5-b)
Eduardo Penhavel de Souza
– Uma hipótese sobre o desenvolvimento histórico do processo de organização tópica no gênero textual carta de leitor

Com.1-g5-c)
Clarice Karen de Jesus
– Produção de textos na escola: uma análise das aulas de língua portuguesa no município de Brasilândia MS

Com.1-g5-d)
Ana Marlene de Souza Brito (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Preconceito linguístico: um breve estudo

Com.1-g5-e)
Gunther Barbosa (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Relato de experiência: leitura como processo de (re)significação da experiência do aluno

Com.1-g5-f)
Ângela Maria dos Santos (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes
– O uso do hipertexto no estudo dos gêneros textuais orais e escritos: aplicação prática

 

– das 16h00 às 17h40: 1ª sessão de comunicações – grupo 6

Com.1-g6-a)
Clemilton Pereira dos Santos
– Identidade cultural latina em tempos de globalização

Com.1-g6-b)
Cristiana Barcelos da Silva e Gerson Tavares do Carmo
– Educação de Jovens e Adultos: linguagem, informação e comunicação

Com.1-g6-c)
Danyelle Almeida Saraiva Portilho
– Variação linguística: uma breve análise da dicionarização das designações para estilingue

Com.1-g6-d)
Thiago Soares de Oliveira
– Expressão social: um cruzamento entre a palavra e o contexto de produção do discurso

Com.1-g6-e)
Diane Blank Bencke
Videoclipes e feira das cidades de língua inglesa no IFRS Farroupilha: desenvolvendo o conhecimento linguístico-literário a partir da extensão

 

– das 16h00 às 17h40: 1ª sessão de comunicações – grupo 7

Com.1-g7-a)
Roselaine Santana da Silva (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Breve estudo do trabalho de face presente nas tirinhas em quadrinhos

Com.1-g7-b)
Rhullielton Pereira Lechner de Albuquerque (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Análise pragmática e semântica do discurso de tirinhas de quadrinhos humorísticos e charges

Com.1-g7-c)
Evelyne Gregório Xavier e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Os impactos da produção agroecológica na inserção social de indígenas de Cachoeirinha, Miranda, Mato Grosso do Sul

Com.1-g7-d)
Ludmyla Picanço Ayala e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Prática exploratória: o relato de experiência de uma professora iniciante de inglês

Com.1-g7-e)
Laís Rigolin Chaves e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Breve estudo sobre as figuras de linguagem presentes nas tirinhas em quadrinhos

 

– das 16h00 às 18h00Sessão de pôsteres
sob a coordenação da Profa. Eliana da Cunha Lopes

Pôster 01
Ana Carolina Rodrigues e Fábio César Montanheiro
– Filologia e prática de edição de textos manuscritos

Pôster 02
– Ana Cristina do Carmo Cardoso Paiva (FIBRA) e Carolina Machado dos Santos de Souza Franco
– O processo de alfabetização e o conceito de letramento na formação do indivíduo

Pôster 03
Damares Carla da Silva
– O cronista irônico: marcas da ironia como recurso expressivo na crônica literária de Walcyr Carrasco

Pôster 04
Naiara Martins da Costa e Rosane Garcia Silva
– Análise funcional de procedimentos de modalização textual

Pôster 05
Silvio Nunes da Silva Júnior, Gabriela Ulisses Fernandes e Maria Claudicélia Curvelo da Silva
– Uma abordagem crítica dos déficits de coesão e coerência textual no 1º ciclo do ensino básico

Pôster 06
Taine dos Santos Pereira e Fabiana Almeida (UNEB)
– Processo de aquisição/aprendizado de línguas: ciberespaço e ciberlinguagem

Pôster 07
Taine dos Santos Pereira e Naiara Regina Santos da Silva
– O ensino intercultural aliado ao ensino de línguas: análise de materiais didáticos por bolsistas do PIBID/Inglês

Pôster 08
Taís Turaça Arantes, Talita Galvão dos Santos (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes
– Liberdade sexual feminina em Valentina de Guido Crepax

Pôster 09
Valdirene Rosa do Nascimento Hora Estevam e Silvane Aparecida de Freitas
– Alfabetização e letramento na correção de fluxo: uma análise discursiva

Pôster 10
Fábio Marçal da Fonseca
– Graus de subjetividade nas estruturas de indeterminação

Pôster 11
Marcelo Vitor de Souza Paes e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes
– Vozes suburbanas: um registro histórico e social do termo "bate-bola" no carnaval carioca

Pôster 12
Talita Ferreira Matos e Aparecida Negri Isquerdo
– Léxico e fauna: um estudo de designações para “joão-de-barro” e “colibri” na região sul do Brasil

Pôster 13
Eliane dos Santos Carvalho (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes
– Whats App e a escrita

 

NOITE:

– das 18h00 às 19h30:  Aula-conferência 03

Raydel Hernández García (Universidade da Havana)   
Estratégia linguodidática para o processo de ensino–aprendizagem de frases interrogativas dos estudantes da Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade da Havana

 

SEXTA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2015

– das 09h00 às 10h00: Mesa–redonda 01

Renata da Silva de Barcellos
– Práticas avaliativas dos educadores do CEJLL – NAVE

André Luís Gomes e Elisabeth Henrique Cézar
– Reinterpretando a cidadania

 

– das 10h30 às 12h10: 2ª sessão de comunicações – grupo 1

Com.2-g1-a)
Antonio Marcos Vieira de Oliveira
– “Quem canta seus males espanta": ditos populares analisados à luz da linguística cognitiva

Com.2-g1-b)
Bruno Gomes Pereira
– Discutindo a linguística sistêmico–funcional em relatórios de estágio supervisionado de licenciaturas paraenses

Com.2-g1-c)
Cinthia Maria da Fontoura Messias e João Fábio Sanches Silva
– Investimentos e identidades imaginadas de futuros professores de línguas

Com.2-g1-d)
Cristiana Barcelos da Silva e Gerson Tavares do Carmo
– Um estudo linguístico na EJA: breves observações

Com.2-g1-e)
Taís Turaça Arantes, Hugo Augusto Turaça Leandro e Nataniel dos Santos Gomes
– A jornada do herói em Assassin's Creed: uma análise de Ezio Auditore

 

– das 10h30 às 12h10: 2ª sessão de comunicações – grupo 2

Com.2-g2-a)
Cristiane da Silva Umbelino
– Literatura infantil da África: pedagogia ou magia?

Com.2-g2-b)
Wagner Pavarine Assen e Nataniel dos Santos Gomes
– O jargão evangélico: aspectos sociolinguísticos das expressões do cristão de contemporâneo – identificando as comunidades falantes.

Com.2-g2-c)
Flávia Martins Malaquias, Danglei de Castro Pereira, Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa (UEMS) e Valdinéia Marcondes Vieira (UEMS)
– O método recepcional no ensino de literatura

Com.2-g2-d)
Edson Geraldo Spotti Silva Rego (UNIDERP) e Wagner Pavarine Assen
– Menções ao sexo nas canções brasileiras: onomatopeias para falar “daquilo”

Com.2-g2-e)
Claudinei Marques dos Santos e Miguél Eugenio Almeida
– Monotongação e ditongação no português: um estudo diacrônico

 

– das 10h30 às 12h10: 2ª sessão de comunicações – grupo 3

Com.2–g3-a)
Eliana da Cunha Lopes
– Tipos e vícios das matronas romanas na sátira VI de Juvenal

Com.2–g3-b)
Eliane Santos Paulino e Luciene Cristina Paredes Müller
– O gênero “Almanack” como difusor da “língua brasileira”

Com.2–g3-c)
Elza Sabino da Silva Bueno
– Linguagem em perspectiva: estudo da variação linguística por meio de tirinhas

Com.2–g3-d)
Eva Mara Caetano e Nataniel dos Santos Gomes
– Uma visão sociolinguística de ensinar e aprender inclusão com Maurício de Souza

Com.2–g3-e)
Mônica Cardoso de Sá e José Antônio de Souza
– O uso do blog como ferramenta de ensino nas aulas de língua inglesa do ensino médio

 

– das 10h30 às 12h10: 2ª sessão de comunicações – grupo 4

Com.2-g4-a)
Fátima Eveline Vareiro Teixeira (UEMS), Valdinéia Marcondes Vieira (UEMS) e Marlon Leal Rodrigues
– Gêneros escolares: entrevista e contação de histórias: a oralidade na escola.

Com.2-g4-b)
Gabriela Belo da Silva e Henrique Miguel Lima Silva
– Manuscrito oitocentista: lição e edição do livro de registros das atas das sessões da câmara de vereadores do município de Catalão

Com.2-g4-c)
Gabriela Pires Donadel e Aline Saddi Chaves
– Práticas de ensino do texto dissertativo–argumentativo: a preparação para a prova discursiva do ENEM

Com.2-g4-d)
Maria da Luz Alves Pereira e Londina da Cunha Pereira de Almeida
– Nas tramas do autor – a consolidação do romance indianista de José de Alencar

Com.2-g4-e)
Zilda Gaspar Oliveira de Aquino e Renata Palumbo
– Discurso político e argumentação nas redes sociais: Um jogo de representações

 

– das 10h30 às 12h10: 2ª sessão de comunicações – grupo 5

Com.2-g5-a)
Glória de Fátima Pinotti de Assumpção e Lidia de Almeida Barros (UNIVAP)
– Particularidades do texto especializado no domínio dos documentos escolares individuais

Com.2-g5-b)
Debora Aniz Amaral, Ruberval Franco Maciel e Natalina Sierra Assêncio Costa
– Redes sociais e aprendizagem de inglês: prática situada de letramento por intermédio do INTERPALS

Com.2-g5-c) NOVO
Anelise Schroeder dos Santos
e Lucilo Antonio Rodrigues
– Novos suportes de ensino literário

Com.2-g5-d)
Jorge Luíz Clemente Gomes e Cristiana Barcelos da Silva
– Olhar discente, satisfação e importância: uma experiência no IFFluminense

Com.2-g5-e)
Magno Pinheiro de Almeida
– A historiografia linguística de libras e a descrição do século XIX e XXI

 

– das 10h30 às 12h10: 2ª sessão de comunicações – grupo 6

Com.2-g6-a)
José Augusto Albuquerque Rabelo e João Fábio Sanches Silva
– A construção identitária do aluno surdo brasileiro nas aulas de língua inglesa

Com.2-g6-b)
José Roberto Pinto
– A noção de discurso: Orlandi e Benveniste

Com.2-g6-c)
Juliana Oliveira de Santana Novais
– A compreensão de texto no LDP.

Com.2-g6-d)
Juliane Ferreira Vieira
– Pensando a língua em uso: haverá lugar para o estudo das diferentes propriedades da conjunção mas no livro didático

Com.2-g6-e)
Thiago Soares de Oliveira
– A interdisciplinaridade e o ensino: reflexões basilares sobre educação em língua portuguesa

 

– das 10h30 às 12h10: 2ª sessão de comunicações – grupo 7

Com.2-g7-a)
Wanderson Fernandes Fonseca e Ana Aparecida Arguelho de Souza
– A Canção dos Nibelungos: inventário artístico e acadêmico

Com.2-g7-b)
Alexandre Marques Silva (UEMS) e Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
– Em busca do éthos perdido: atores e processos na (re)construção da identidade leste timorense

Com.2-g7-c)
Hermínia Silva de Souza e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
– O trabalho com gêneros textuais e o desenvolvimento das práticas de leitura, escrita e oralidade

Com.2-g7-d)
Melly Fatima Goes Sena e Marlon Leal Rodrigues
– Considerações sobre o corpo do sujeito masculino moderno presentes nas cartas do editor da Men’s Health

Com.2-g7-e)
Deivide da Silva Fonseca
– A construção da imagem de Dilma Rousseff através do discurso político

Com.2-g7-f)
Marcia Aparecida Alberto Magalhães e Karen Fernanda Pinto de Lima e Alexandre Melo de Sousa – Grau: flexão ou derivação? Análise e abordagem na visão das gramáticas tradicionais e dos linguistas

 

TARDE:

– das 14h00 às 15h30:
Aula-conferência 04:

Nataniel dos Santos Gomes
– Quadrinhos, cinema e ensino

 

– das 14h00 às 15h30: Palestra 03:

José Pereira da Silva
– O medievalismo na edição científica de textos brasileiros

 

16h00 às 17h00:  Sessão de mesa-redonda

Aparecida Negri Isquerdo, Ana Paula Tribesse Patrício Dargel, Marilze Tavares e Carla Regina de Souza Figueiredo
– ATEMS – Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul

 

 

– das 16h00 às 17h30: Aula-conferência 05:

Daniel Abrão
– Literatura, história e sociedade: relações, limites e potencialidades

 

NOITE:

18h00 às 19h00: Sessão de palestra

Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes
O texto em perspectiva: a competência discursiva à luz dos fatores linguísticos e pragmáticos

 

SABADO, 4 DE ABRIL DE 2015

– das 9h00 às 10h30: Aula-conferência 6

Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes
– Intersecções teóricas para o ensino do português: análise dos sentidos por meio da intencionalidade nos encapsulamentos anafóricos

 

– das 9h30 às 10h30: Mesa-redonda

a)        Gisele Teixeira da Silva Souza e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Leitura, compreensão e interpretação na dinâmica da sala de aula

b)       Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– Letramento literário: desenvolvimento do senso crítico

c)        Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa (UEMS), Flávia Martins Malaquias, Valdinéia Marcondes Vieira (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– A leitura do texto literário no ensino fundamental: um relato de experiência

 

– das 10h30 às 12h10: 3ª sessão de comunicações – grupo 1

Com.3-g1-a)
Marcelo Eduardo da Silva e Aline Saddi Chaves
–A ilusão de imparcialidade e neutralidade no jornalismo on-line de Campo Grande (MS)

Com.3-g1-b)
Jorge Luiz Clemente Gomes, Gerson Tavares do Carmo e Cristiana Barcelos da Silva
– Educação de jovens e adultos: comparações nos discursos orais

Com.3-g1-c)
Mônica Cardoso de Sá
– Blogs no ensino da língua inglesa

Com.3-g1-d)
Ketlyn Kelly de Carvalho Ricardo e Suzi Tomassini de Souza (UEMS)
– Histórias em quadrinhos na batalha à favor da leitura

Com.3-g1-e)
Lucas Recalde, Catarina Santos Capitulino e Nataniel dos Santos Gomes
– Breve análise da adaptação da obra de Machado de Assis Helena

 

– das 10h30 às 12h10: 3ª sessão de comunicações – grupo 2

Com.3-g2-a)
Maricel Derrico Gonçalves e Silvio Renato Jorge
– Fanny Owen & Francisca: entrelaçamentos de Agustina Bessa–Luís e Manoel de Oliveira

Com.3-g2-b)
Languisner Gomes
– Metáfora pictórica e mesclagem conceptual nos processos de construção de sentido

Com.3-g2-c)
Letícia Reis de Oliveira e Nataniel dos Santos Gomes
– Os desafios para a preservação da língua terena em comunidades do Mato Grosso do Sul

Com.3-g2-d)
Esmael Custodio e Levi Tenorio de Carvalho
– Caminhos do saber: pautas para a aprendizagem escolar no contexto terena

Com.3-g2-e)
Lidiany Soares Guimarães Onofre e Ruberval Franco Maciel
– Globalização e ensino de língua inglesa no contexto do turismo: considerações teórico–político metodológicas

 

– das 10h30 às 12h10: 3ª sessão de comunicações – grupo 3

Com.3-g3-b)
Camila de Freitas Vieira e Elaine de Moraes Santos – A acessibilidade nos cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância pela UFMS

Com.3-g3-c)
Nataniel dos Santos Gomes, André Luís Soares Smarra e César Augusto Lotufo
– Vestidas para a porrada – a mulherada invade as HQs

Com.3-g3-d)
Caroline Araújo Figueiredo e Nataniel dos Santos Gomes
– Um estudo da adaptação em história em quadrinhos do clássico da literatura infantil o pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

Com.3-g3-e)
Dieny Graciely Souto de Souza Melo e Aline Saddi Chaves
– A representação discursiva de alunos sobre o programa educacional de resistência às drogas

 

– das 10h30 às 12h10: 3ª sessão de comunicações – grupo 4

Com.3-g4-a)
Marcia Aparecida Alberto Magalhães e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
– Uma proposta de ensino do gênero exposição oral

Com.3-g4-b)
Maria das Dores Dias Acosta e João Fábio Sanches Silva
– A construção discursiva da identidade dos estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM Urbano do município de Campo Grande – MS

Com.3-g4-c)
Maria Regina de Moraes (UEMS) e Silvane Aparecida de Freitas
– Acadêmicos terenas em sociologia: história da resistência e a busca da integração

Com.3-g4-d)
Mariana Ferreira da Silva e Joana Plaza Pinto
– Brinquedos e brincadeiras: questões de gênero, poder e resistência

Com.3-g4-e)
Iriane Lorensi Rossine, Marilu de Avila Fialho e Nilsa Teresinha Reichert Barin
– A importância de conhecer a história da língua

 

– das 10h30 às 12h10: 3ª sessão de comunicações – grupo 5

Com.3-g5-a)
Marina Mercado Soares Gaúna (UEMS) e Ruberval Franco Maciel
– Políticas linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras na educação básica: Uma discussão com base em três documentos oficiais

Com.3-g5-b)
Marlene Balbueno de Oliveira Ortega e Miguél Eugenio Almeida
– Os róticos nos contos acumulativos: notas de transcrição da oralidade para a escrita

Com.3-g5-c)
Daniele Akemi Oshiro Zanoni e Miguél Eugenio Almeida
– A contribuição histórico-cultural dos nipônicos em Mato Grosso do Sul: uma abordagem historiográfica

Com.3-g5-d)
Marly Custódio da Silva, Vicentina dos Santos Vasques Xavier e Nataniel dos Santos Gomes
– "Virge Santa! Um elefante! I ele é vrede! Qui surrear..." Chico Bento em Pavor Espaciar, uma releitura feita por Gustavo Duarte.

Com.3-g5-e)
André Suehiro Matsumoto e Marilene Rodrigues de Araújo Campos
– A diversidade linguística e o ensino de língua materna: o papel da sociolinguística

 

– das 10h30 às 12h30: 3ª sessão de comunicações – grupo 6

Com.3-g6-a)
Michelli Fernanda de Souza e Marlon Leal Rodrigues
– Violência/escola “a violência física e a violência simbólica” dentro do ambiente escolar

Com.3-g6-b)
Juliana Santa Clara Moreira e Norma Suely da Silva Pereira
Análise terminológica do item lexical “fé” em testamentos do período colonial na Bahia

Com.3-g6-c)
Nair Caroline Santos Ramos e Maria da Conceição Reis Teixeira
– Composições poéticas de Joaquim Embiruçú em O Conservador: uma proposta de edição interpretativa

Com.3-g6-d)
Wagner Pavarine Assen e Nataniel dos Santos Gomes
– Série Batman “A Conspiração” desvendando simbologias: o passado místico religioso nos quadrinhos do Homem Morcego

Com.3-g6-e)
Thiago Soares de Oliveira
– Ensino de gramática no século XXI: considerações sobre padronização gramatical e variação linguística

 

TARDE:

– das 12h30 às 16h00: sessão de lançamentos e autógrafos

1.      Almanaque CiFEFiL 2014. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2014. [DVD, ISSN: 1676-3262].

2.      Linguagem em Revista, ano 09, nº 17/18. Niterói, 2014, 175 p. [ISSN: 1807-6378].

3.      Revista Philologus, ano 20, n° 60. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez. 2014, 168 p. [ISSN 1413-6457].

4.      SILVA, José Pereira da; NASCIMENTO, Luciana Marino do. (Orgs.). Textos da memória – a memória dos textos: homenagem a Ângela Vaz Leão. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, 538 p. il. CD-ROM. [ISBN: 978-85-7785-347-2]

5.      SILVA, José Pereira da; NASCIMENTO, Luciana Marino do. (Orgs.). Textos da memória – a memória dos textos: homenagem a Ângela Vaz Leão. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. 198 p. il. [ISBN: 978-85-7785-346-5]

6.      GOMES, Nataniel dos Santos. Gramática kayabí: reflexões sobre a ordem e os clíticos em uma língua. Curitiba: Appris, 2014.

7.      GOMES, Nataniel dos Santos; ABRÃO, Daniel. Grandes poderes trazem grandes responsabilidades: refletindo sobre o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Curitiba: Appris, 2014.

8.      DOUGLAS, William; GOMES, Nataniel dos Santos. Arte da guerra para professores: comentários às lições de Sun Tzu aplicadas ao magistério. Niterói: Impetus, 2012.

 

– das 14h00 às 15h40: 4ª sessão de comunicações – grupo 1

Com.4-g1-a)
Patricia Damasceno Fernandes, Natalina Sierra Assêncio Costa, Ana Claudia Figueiredo (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes
– Os processos de formação de neologismos: uma análise nas redes sociais

Com.4-g1-b)
Rejane Centurion Gambarra e Gomes e Manoel Mourivaldo Santiago Almeida
– Tradição textual de obra do século XVI: versões manuscritas e edição príncipe

Com.4-g1-c)
Celso Ricardo Ribeiro de Aguiar e Silvane Aparecida de Freitas
– Educação para o sujeito idoso: discurso(s), identidade(s) e saber(es)

Com.4-g1-d)
Rosangela Aparecida Rombi e Aline Saddi Chaves
– O desenvolvimento da quinta competência do ENEM em textos de alunos da rede particular e pública do município de Campo Grande – MS

 

– das 14h00 às 15h40: 4ª sessão de comunicações – grupo 2

Com.4-g2-a)
Pedro Henrique do Prado Silva e Márcio Issamu Yamamoto
– Analisando o discurso das fiandeiras do Museu Histórico de Jataí

Com.4-g2-b)
Sandra Espindola
– Análise de um corpus de produção escrita em português por crianças e adultos indígenas bilíngues/monolíngues de Dourados – MS, a partir da linguística de corpus

Com.4-g2-c)
Silmara Silveira Lemes Sampaio de Queiróz (UEMS) e Ruberval Franco Maciel
– Novas perspectivas no ensino: multiletramentos, multimodalidades e o currículo

Com.4-g2-d)
Silvana Regina Martins Brixner e Geraldo Vicente Martins
– Linguagem indígena: percepções na constituição da identidade

Com.4-g2-e)
Marilene Rodrigues de Araújo Campos e André Suehiro Matsumoto
– Gênero conto maravilhoso: uma experiência de produção de texto

 

– das 14h00 às 15h40: 4ª sessão de comunicações – grupo 3

Com.4-g3-a)
Sílvia Cristina do Amaral Almeida e Silvane Aparecida de Freitas
– Representações de linguagem: reflexões do professor de língua portuguesa

Com.4-g3-b)
Silvio Cesar Santos e Maria Lúcia Leitão Almeida
– A elipse verbal nas construções comparativas: uma visão sociocognitivista

Com.4-g3-c)
Silvio Nunes da Silva Júnior
– A sociolinguística aplicada ao ensino: como os docentes veem as variações linguísticas?

Com.4-g3-d)
Solange Stabile
– Designações para doenças em duas fases sócio–históricas do português brasileiro: um estudo léxico–semântico

Com.4-g3-e)
Marlene dos Santos Limieri Dualibe e Natalina Sierra Assêncio Costa
Os contrastes culturais e ideológicos entre personagens do filme Sete Anos no Tibet

 

– das 14h00 às 15h40: 4ª sessão de comunicações – grupo 4

Com.4-g4-a)
Sônia Gonçalves Batista e Aline Saddi Chaves
– Gêneros discursivos e formação de leitores: o surgimento de um “novo” gênero em uma perspectiva de análise

Com.4-g4-b)
Suelen Martins
– Modalização autonímica no texto de divulgação científica: um olhar sobre o fazer de jornalistas do site Folha.com e de agências de notícia internacionais

Com.4-g4-c)
Suzi Tomassini de Souza (UEMS), Ketlyn Kelly de Carvalho Ricardo e Nataniel dos Santos Gomes
– Jargões: médico e paciente – peripécias de um encontro difícil

Com.4-g4-d)
Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
– Cinema e quadrinhos: uma análise de Nikopol, de Enki Bilal

Com.4-g4-e)
Adna Evangelista Couto dos Santos e Silvia La Regina
– A crítica genética e os textos literários: um diálogo com outros saberes

 

– das 14h00 às 15h40: 4ª sessão de comunicações – grupo 5

Com.4-g5-a)
Talita Galvão dos Santos (UEMS), Ramon Amancio Solles Neto, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
– Um estudo sobre a adaptação feita do conto “O Enfermeiro”, de Machado de Assis, para histórias em quadrinhos e sua abordagem no ensino fundamental

Com.4-g5-b)
Tatiane Feitosa dos Santos e Aline Saddi Chaves
– O discurso do/sobre o professor readaptado e seus sentidos

Com.4-g5-c)
Thais Benitez Kadota e João Fábio Sanches Silva
– A construção discursiva da identidade de futuros professores de inglês

Com.4-g5-d)
Thais Leal Rodrigues e Lygia Maria Gonçalves Trouche
– Uso dos pronomes átonos em português por hispanofalantes

Com.4-g5-e)
Luciene Gomes Freitas Marins e Aparecida Negri Isquerdo
– O falar rural no Centro-Oeste brasileiro: nomeações para “forquilha”

 

– das 13h30 às 15h30: 4ª sessão de comunicações – grupo 6

Com.4-g6-a)
Thaíssa Moreira Prado e João Fábio Sanches Silva
– Identidades digitais, investimentos e a sala de aula de língua inglesa

Com.4-g6-b)
Thiago Soares de Oliveira
– A hipertextualidade e o leitor: reflexões a partir do Dicionário Longman

Com.4-g6-c)
Valdinéia Marcondes Vieira (UEMS), Flávia Martins Malaquias, Maria Socorro Barbosa (UEMS) e Daniel Abrão
– O texto literário nas obras didáticas dos anos finais do Ensino Fundamental – um desafio em fragmentos

Com.4-g6-d)
Vanessa Cristina Martins Benke
– Designações para "menstruação" nas capitais do Brasil: um estudo sobre tabus linguísticos

Com.4-g6-e)
Vanessa dos Santos Ferreira e Mariuchi Alves Silva
– O discurso de corações vagabundos

 

– das 13h30 às 15h30: 4ª sessão de comunicações – grupo 7

Com.4-g7-a)
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Karine Albuquerque (UEMS)
– Uma reflexão sobre a obrigatoriedade da disciplina de língua portuguesa como segunda para alunos surdos no curso de letras

Com.4-g7-b)
Luiz Leandro Gomes de Lima e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
– A concordância no predicado nominal: nominal mesmo?

Com.4-g7-c)
Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo e Nataniel dos Santos Gomes
– Formação de palavras com o uso da rede social Facebook

Com.4-g7-d)
Aparecido Devanir Fernandes e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
Netspeak: linguagem oral ou escrita?

Com.4-g7-e)
Ramon Amancio Solles Neto e Nataniel dos Santos Gomes
– As transformações sociais e culturais presentes nas músicas de Tião Carreiro e Pardinho

 

– das 16h00 às 18h00: Sessão de condecoração

com a MEDALHA SERAFIM DA SILVA NETO de Destaque em Linguística e Filologia, com entrega dos diplomas e das medalhas aos professores doutores Ângela Tonelli Vaz Leão e Nataniel dos Santos Gomes pelo Diretor-Presidente do CiFEFiL, seguida da palestra de Vanda de Oliveira Bittencourt sobre “A Professora Ângela Vaz Leão”.

 

– das 16h00 às 20h00: Entrega dos certificados

 

NOITE:

– das 18h00 às 19h00: Palestra de encerramento:

José Pereira da Silva
– A revitalização da Revista Brasileira de Filologia, criada por Serafim da Silva Neto

 

– das 19h00 às 20h00:
ATIVIDADE CULTURAL