274 RESUMOS DA XIII JNLFLP


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Participação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 6/11/18

“500 DIAS COM ELA” E A SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO SÍGNICA DO DISCURSO DO NARRADOR
Taís Turaça Arantes (UERJ)
Carta de Aceite

A ALTERAÇÃO DO SISTEMA VERBAL NO PORTUGUÊS FALADO COM A SIMPLIFICAÇÃO MODO-TEMPORAL
Márcio Amieiro Nunes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

A ANÁLISE DE VÍDEOS PUBLICITÁRIOS A PARTIR DOS FATORES PRAGMÁTICOS DE INTENCIONALIDADE E SITUACIONALIDADE
Igor Moura Danieleviz e Silva (UEMS) e Ariane Wust de Freitas Francischini (UEMS)
Carta de Aceite

A ARTE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Ana Maria da Silva (UEMS), Ariane Wust de Freitas Francischini (UEMS) e Dagmar Vieira Nogueira Silva (UEMS)
Carta de Aceite

“A BELA AMORTECIDA”, DE GILMAR PEREIRA: LEITURAS DE UM CONTO
Bonfim Queiroz Lima (UFT) e Neliane Raquel Macedo Aquino (UFT)
Carta de Aceite

A CASA DOS ESPELHOS: PROCESSO COGNITIVO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA REVISITADA E O APRENDIZ EMANCIPADO POR  MEIO DA TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS
Lilian Mello Hodgson (UEMS)
Carta de Aceite

A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA OBTENÇÃO DE GANHOS COGNITIVOS DE CRIANÇAS AUTISTAS
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Lilliany S. Cordeiro (UENF)
Carta de Aceite

A CORREÇÃO E REESCRITA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO TECNOLÓGICO
Enilva Maciel Ribeiro (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

A DENÚNCIA SOCIAL ESCRAVOCRATA E “NAVIO NEGREIRO”, DE CASTRO ALVES
Clodoaldo Sanches Fófano (UENF)
Carta de Aceite

A DESCOBERTA DOS CÂNONES LITERÁRIOS ATRAVÉS DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA
Vera Lúcia Ferreira Urt (UEMS) e Herbertz Ferreira (UEMS)
Carta de Aceite

A DEFESA DA LINGUAGEM NA ÓTICA DE STEVEN PINKER E A  SUA EXTENSÃO PARA O CONTEXTO DISCURSIVO LITERÁRIO
Fábio Pereira do Vale  Machado (UEMS) e Zélia Ramona Nolasco (UEMS)
Carta de Aceite

A DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE
Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

A DIVINA COMÉDIA X QUADRINHOS
Mônica Leal Mendes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

A DROGA DA OBEDIÊNCIA” E AS ORAÇÕES SUBORDINADASA DVERBIAIS: ARTICULAÇÕES E SENTIDOS NAS RELAÇÕES TEXTUAIS
Vanessa Cristina Alves da Silva (UEMS), Adriana Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA

Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), Glória Marianna Barreto Teixeira (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite

A ESCOLA: UM AMBIENTE E DIFERENTES PERSPECTIVAS DE PESQUISAS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA
Nilmara Milena da Silva Gomes (UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)
Carta de Aceite

A ÉTICA NAS RELAÇÕES DE ORIENTAÇÃO
Gilberto Francisco Alves de Melo (UFAC)
Carta de Aceite

A FORMAÇÃO LITERÁRIA DO ESTUDANTE DE LETRAS DA UFRR: HORIZONTES DE UMA PESQUISA
Hilvany Lannay Silva Araújo (UFRR) e Mirella Miranda de Brito Silva (UFRR)
Carta de Aceite

A FORMAÇÃO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA

Luã Armando de Oliveira Silva (UEMS) e João Fábio Sanches Silva (UEMS)
Carta de Aceite

A GÊNESE DO SONETO DE CONSTATAÇÃO I
Eleonora Campos Teixeira e Nascimento (UENF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (UENF)
Carta de Aceite

A GRAMATICOGRAFIA NO BRASIL, A TECHNÉ GRAMMATIKÉ E OS “JOGOS DA LINGUAGEM”
Antonio Cilírio da Silva Neto (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DA IDEOLOGIA DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO POLÍTICO E SOCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR
Gracyella Gonzaga Arantes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO INCLUSIVO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO NA LEITURA, COMPREENSÃO,  INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Alessandra Martins Cavalcanti (UEMS), Damares Alves de Araujo Basmage (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa  (UEMS)
Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO  DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Franciele Ramos da Costa Silva (UENF) e Nadir Francisca Sant’Anna (UENF)
Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DOS SABERES LINGUÍSTICOS NO PROCESSO DA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD DO CEDERJ/UENF
Janete Araci do Espírito Santo (UENF), Luana Espírito Santo Barbosa (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite

A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: NO CONTEXTO DA PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL E O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO ALUNO EM SALA DE AULA
Christiana Ribeiro Milito (UVA), Gláucia Ferreira (UVA), Fernanda Iglesias Webering (C.E. Hispano Brasileiro), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA) e Flávia Cunha Mendes (UVA)
Carta de Aceite

A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DA INTERNET E O USO DE CELULARES NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DE 3º ANO DE ENSINO MÉDIO
Jonathan Gonçalves dos Santos (UEMS), Letícia Maria de Jesus Monteiro (UEMS) e Susylene Dias de Araújo (UEMS)
Carta de Aceite

A INTERAÇÃO ENTRE A PROFESSORA DE PLE E ALUNOS AFRICANOS EM UMA TURMA DO NUCELE/UFRR
Maiane Machado Sá (UERR)
Carta de Aceite

A INTERAÇÃO SOCIAL DA LEITURA DIANTE DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Helga Ticiana de Barros Maciel (UEMS)
Carta de Aceite

A INTERCUTURALIDADE NA SALA DE AULA: A CULINÁRIA VENEZUELANA COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA LÍNGUA ESPANHOLA
Emmily Tobias da Silva (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
Carta de Aceite

A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSORES E O LIVRO DIDÁTICO
Jefferson Roberto Aroucha (UFT)
Carta de Aceite
A INTERLÍNGUA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E/OU ACOMPANHAMENTO DA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS
Karine Nafaeli Sousa Lima (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Carta de Aceite

A LEITURA EM SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: QUESTÕES E PROBLEMAS
Damares Alves de Araújo Basmage (UEMS) e Marcelo Marinho (UNILA)

Carta de Aceite

A LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DIVERSA
Anne Caroline de Morais Santos (UVA), Cristina Varandas (UVA) e Graziela Mota (UVA)
Carta de Aceite

A LINGUAGEM ARTÍSTICA NA PÓS-MODERNIDADE SOB UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

A LINGUAGEM CORPORAL NO ENSINO
Sandra Regina Ribeiro Coelho (UEMS), Thais Modesto da Silva (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

A LINGUAGEM DO MEME NAS REDES SOCIAIS: NA ANÁLISE DOS MEMES DA COPA 2018 SOB A PERSPECTIVA SEMIÓTICA DE CHARLES SANDERS PEIRCE
Taís Turaça Arantes (UERJ)
Carta de Aceite

A LINGUÍSTICA COMO INSTRUMENTO PARA DETECTAR O PLÁGIO
Jucilene Marcos da Silva Ramos (UEMS), Vanderson de Souza (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

A LINGUÍSTICA FORENSE EM UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA
Katherine Cristine Costa Camargo (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

A LITERATURA COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Tatiane Almeida de Souza (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF), Rysian Lohse Monteiro (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

A MÚSICA E A PARÓDIA DAS MÚSICAS PARA O ENSINO DOS PORQUÊS
Ivonete Nink Soares (UFAC)
Carta de Aceite

A PERSPECTIVA DOS SENTIMENTOS DE INFERIORIDADE E INVEJA: UMA ANÁLISE DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA NO CONTO “DOIS VELHINHOS”, DE DALTON TREVISAN
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Carta de Aceite

A PESQUISA NA LINHA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA PÓS-GRADUAÇÃO: IDENTIDADE NEGRA, RESISTÊNCIA E MINORIAS
Rosidelma Pereira Fraga (UERR)
Carta de Aceite

A POESIA VISUAL DE TCHELLO D'BARROS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Renata da Silva de Barcellos (NAVE)
Carta de Aceite

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: ENTRE O DIZER E O AGIR
Elem Kássia Gomes (UFT) e Janete dos Santos Silva (UFT)
Carta de Aceite

A RECORRÊNCIA DOS ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NO PROCESSO DE LETRAMENTO POÉTICO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leomar Alves de Sousa (UFT) e Antônio Carlos Dias Mendonça (UFT)
Carta de Aceite

A RELAÇÃO ENTRE POESIA E SOCIEDADE NO ENSINO DE LITERATURA
Daniel Abrão (UEMS)
Carta de Aceite

A RELATINIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e ABRAFIL) e Daniel de Assis Soares (UFRJ)
Carta de Aceite

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO LIVRO DIDÁTICO E SUA INFLUÊNCIA NA IDENTIDADE DOS ALUNOS
Anna Carolina Barbosa Silva (UVA), Viviane Andrade (UVA) e Claudia Giesel (UVA)
Carta de Aceite

A SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA NO EJA
Tabitha Molina Monteiro (UEMS)
Carta de Aceite

A SUBJETIVIDADE NA POESIA NEGRA E POLIFÔNICA DE SOLANO TRINDADE
Ana Paula Araújo Braga (UFRR)
Carta de Aceite

“A TERRA DOS MENINOS PELADOS”: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Juliana de Souza Silva (UEMS) e Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO PROMOTORA DO BEM ESTAR DO SER HUMANO
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF), Maria de Lourdes Ferreira Medeiros de Matos (UENF), Alcemar Antônio Lopes de Matos (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Kamila Teixeira Crisóstomo (UENF), Alan Teixeira Crisóstomo (UENF) e Leila Alves Vargas (UENF)
Carta de Aceite

A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa (UENF), Elisangela Matos Oliveira de Souza (UENF), Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UM TRATADO DA EMPATIA

Juliana de Souza Silva (UEMS), Fábio Junior Paes Moraes (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO
Layssa de Jesus Alves Duarte (UFT) e Luiz Roberto Peel Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

A VEDAÇÃO DA OBSTINAÇÃO TERAPÊUTICA À LUZ DA RESOLUÇÃO N.º 2.173/2017 DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
Larissa de Paula Ferreira (UENF), Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)  e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite

ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU: CONCEITO DE CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

AÇÃO IMAGINATIVA NA PRÁTICA DE LEITURA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aline Salucci Nunes (UERJ)
Carta de Aceite

ALGUMAS CONCEPÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS E PEDAGÓGICAS NAS CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Jaqueline Maria de Almeida (UENF)
Carta de Aceite

AMBIGUIDADE EM CHARGES DE JORNAIS
Vanessa Ferreira Camilo (UFRR)
Carta de Aceite

ANÁLISE COMPARATIVA DA FIGURA DO HERÓI EXPOSTA NOS LIVROS “CRISE FINAL”, DA DC COMICS E “ILÍADA”, DE HOMERO
Luiz Eduardo Fernandes Moraes
(UEMS) e Adriano Braga Bressan (UEMS)
Carta de Aceite

ANÁLISE DA TOPONÍMIA URBANA DE PARANAÍBA-MS
Neidiani Alves da Silva Dutra (UEMS)
Carta de Aceite

“ANTÍGONA”, DE SÓFOCLES E O CONFLITO ENTRE DOIS PRINCÍPIOS MORAIS: UM ENFOQUE SOB A PERSPECTIVA DA ETNOGRAFIA LITERÁRIA
Raquel do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Gabriela do Rosario Silva (UENF)
Carta de Aceite

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO: APRESENTAÇÃO DO PALHAÇO CAMBITO,  NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA COMUNIDADE REMASCENTE QUILOMBOLA DE FURNAS DO DIONÍSIO – JARAGUARI-MS
Janayne Pereira de Oliveira (UEMS), Ozanados Anjos Santana (UEMS) e Ariane Wust de Freitas Francischini (UEMS)
Carta de Aceite

AQUISIÇÃO DE L2 POR IDOSOS: UM ESTUDO BASEADO NO GERATIVISMO SOBRE AS DIFICULDADES NA 3A. IDADE DE ADQUIRIR A LÍNGUA INGLESA
Marisa Luna Kitzig (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

ARTES VISUAIS E LINGUAGENS: CAMINHOS INTERDISCIPLINARES
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ) e Marcelo Vitor de Souza Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite

ARTETERAPIA COM CRIANÇAS NA SEPARAÇÃO DOS PAIS
Carla Bittencourt Felício (UENF), Flávia da Cunha Pereira (UENF) e Juliana Marinho dos Santos (UENF)
Carta de Aceite

ASPECTOS COGNITIVOS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Gleisiani Moura da Silva (UEMS) e Neidiani Alves da Silva Dutra (UEMS)
Carta de Aceite

ASPECTOS COGNITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES LINGUÍSTICAS
Livia Carneiro Lima da Hora (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

AS ABORDAGENS DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Eliane Siqueira Costa Coelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MAURÍCIO DE SOUZA NA INCLUSÃO SOCIAL
Cesar Augusto Lotufo (UNESA) e Andre Luis Soares Smarra (UNESA)
Carta de Aceite

AS LÍNGUAS INDÍGENAS DA COMUNIDADE DO ARAÇÁ: DO ENSINO NA ESCOLA COMO SEGUNDA LÍNGUA À REVITALIZAÇÃO LINGUÍSTICA COMO FORTALECIMENTO CULTURAL
José Ângelo Almeida Ferreira
(UERR) e Alessandra de Sousa Santos (UERR)
Carta de Aceite

AS ROUPAGENS DA LÍNGUA: A CONCORDÂNCIA VERBO-NOMINAL SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA TRADICIONAL E DA SOCIOLINGUÍSTICA
Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS) e Adriana Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite

AS TDICS E O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO DA UTILIZAÇÃO DASFERRAMENTAS “GPS” E “GOOGLE EARTH” NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CARANGOLA-MG
Filipe Zaniratti Damica, Douglas Ribeiro Lucas, Leismarque Adelino Júnior da Silva, Nilson Sergio Peres Sthal
Carta de Aceite

ATITUDES E CRENÇAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Gabriela Barreto de Oliveira (UFF)
Carta de Aceite

AUTORALIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO: CAMINHOS POSSÍVEIS

Penha Élida Ghiotto Tuão Rams (UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF)
Carta de Aceite

BRASILEIRISMOS NO LÉXICO DA OBRA “TERRA CAÍDA”, DE JOSÉ POTYGUARA
Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite

CATALOGAÇÃO E TRANSCRIÇÃO DE OFÍCIOS SOBRE A BAHIA COLONIAL: ENTRE GUERRAS, REVOLTAS E CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA
Adriana dos Santos Silva (UFBA) e Eliana Correia Brandão Gonçalves (UFBA)
Carta de Aceite

CENAS DA “METRÓPOLE DO AÇÚCAR” NO EXERCÍCIO CRONÍSTICO DE WALDIR PINTO DE CARVALHO
Williane de Sá Marques e Thiago Eugênio Loredo Betta
Carta de Aceite

CIRCUITO FECHADO: UMA FORMA DE TRABALHAR VERBOS
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa (UEMS), Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite

COGNIÇÃO E LINGUAGENS DIGITAIS: INTERSECÇÃO ENTER O CONHECIMENTO E O SÍMBOLO LIKE DO FACEBOOCK
Daisy Aparecida Parron Molina (UEMS), Adriana Pereira Santana (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

COMO E QUANDO SE INICIA O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DE UMA ORALIDADE CONSIDERADA "CULTA", SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
José Mario Botelho (FFP-UERJ e ABRAFIL)
Carta de Aceite

CONCORDÂNCIA VERBAL: ANÁLISE DO TRABALHO COM A GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Marcieli Souza de Oliveira (UFAC) e Selmo Azevedo Apontes (UFAC)
Carta de Aceite

CONDIÇÕES SOCIOCOGNITIVAS: ESQUINAS DA RELIGIÃO EM MADUREIRA
Marcelo Vitor de Souza Paes (UFRRJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite

CONHECENDO A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTAL E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO, DESTACANDO OS PROVÁVEIS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Ingrid Raposo Ramos (UEMS) e Marilei Arruda da Rocha Caballero
Carta de Aceite

CONHECENDO O TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR – TOD
Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS) e Lucilo Antônio Rodrigues (UEMS)
Carta de Aceite

CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM MOVIMENTOS ENTRE O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Bruna Sieiro Borges (UVA), Tuany Cianelli (UVA) e Fernanda Iglesias Webering  (UFRJ)
Carta de Aceite

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Valdivina Telia Rosa de Melian (UFT) e Andréia Nascimento Carmo (UFT)
Carta de Aceite

CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO INSTRUCIONAL NO RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vera Lúcia Ferreira Urt (UEMS) e Herbertz Ferreira  (UEMS)
Carta de Aceite

COORDENAÇÃO MOTORA VISUAL NA ELEIÇÃO DAS CORES E ESCOLHA DAS FORMAS GEOMÉTRICA: UMA FORMA DIFERENTE DE APRENDER E DESENVOLVER A COORDENAÇÃOMOTORA VISUAL NOS ALUNOS
Maria Narcisa Carvalho da Silva (UERR), Maria Natividade Carvalho (UERR) e Maria Leila Moura (UERR)
Carta de Aceite

CORRELAÇÃO: UM PROCESSO SINTÁTICO EM ROCHA LIMA, PRINCIPALMENTE
Miguél Eugenio Almeida (UEMS)
Carta de Aceite

CYBERBULLYING: O COMPLEXO BULLYING DA NOVA ERA TECNOLÓGICA
Dário Bezerra de Andrade (UENF), Luciana Spala Ataíde Aguiar (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)
Carta de Aceite

DA ORALIDADE PARA A ESCRITA: O(S) PROCESSO(S) DE CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA COMUNIDADE RURAL E REMANESCENTE QUILOMBOLA DE FURNAS DO DIONÍSIO, JARAGUARI
Ariane Wust de Freitas Francischini (UEMS)
Carta de Aceite

DA UTOPIA ROMÂNTICA À DESCONSTRUÇÃO REALISTA DO PERFIL DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA: UM ENFOQUE LINGUÍSTICO A PARTIR DE “SENHORA”, DE JOSÉ DE ALENCAR E “DOM CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS
Gabriela do Rosario Silva (UENF) E Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite

(DES)ESTRUTURANDO A LINGUÍSTICA ANTROPOCÊNTRICA: ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA MARGINALIZAÇÃO DOS SUJEITOS DE OUTRAS ESPÉCIES E A PROPOSIÇÃO DE UMA NOVA AGENDA LINGUÍSTICA ANTI-HUMANISTA
Gabriel Bittar Domingues (UEMS)
Carta de Aceite

DIÁLOGOS ENTRE A ESCRITA DE LIMA BARRETO E O HIP HOP DE EMICIDA
Ezequiel Gonçalves de Paula (UENF), Ana Paola Laeber (UENF), Poliana da Silva Carvalho (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Fermín Alfredo Tang Montané (UENF)
Carta de Aceite

DICIONÁRIO: DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS AO ENRIQUECIMENTO DO VOCABULÁRIO
Elesandra Rodrigues Dias Ferraz (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SEUS REFLEXOS NA AUTOESTIMA DOS ALUNOS
Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Raquel do Rosario Silva (UENF) e Gabriela do Rosario Silva (UENF)
Carta de Aceite

DISCURSOS DA HISTÓRIA E LETRAMENTO NO PIBID: ANÁLISE DA INFERIORIZAÇÃO DO BRASIL NAS PÁGINAS DE ATLANTIDA
Humberto Silva de Lima (UFRJ) e Ana Cristina dos Santos (UERJ e UVA)
Carta de Aceite

DO ÍDION AO IDIÓTES: A ESCRITA POLÍTICO-FILOSÓFICA DE LEANDRO KONDER, VOLTADA AO COTIDIANO
  Antonio Carlos Ribeiro (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
DUAS DÉCADAS DO ENEM: UMA ANÁLISE DA MULTIMODALIDADE DOS TEXTOS MOTIVADORES NAS PROPOSTAS DE  REDAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS)

Carta de Aceite

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS PARA O FORTALECIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR
Ari Gonçalves Neto (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite

Em busca da CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE EM UM RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM
Francielly Karla Dauzaker Fruto (UEMS) e Altamir Botoso  (UEMS)
Carta de Aceite
ENSINANDO O SOCIAL COM O ESCRITOR NEGRO: A BIOFICÇÃO DE LIMA BARRETO ALINHADA À PRÁTICA DE LEITURA
Clara Matos Paiva de Freitas (UVA) e Silvana Moreli (UVA)
Carta de Aceite

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES DE GUARANI: ABORDAGENS CONTRASTIVAS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Mario Ramão Villalva filho (UNILA) e Aldi Feiden (UNILA)
Carta de Aceite

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UNIDADES LEXICAIS E OS RECURSOS DE TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO PARA LIBRAS
Ízea Folha Damasceno Santos (UFT) e Ana Claudia Castiglioni (UFT)
Carta de Aceite
ENTENDENDO O TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES
Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS) e Lucilo Antônio Rodrigues (UEMS)
Carta de Aceite

ENTENDER PARA ESCREVER: PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA CRÍTICA
Aline Queirod (UVA), Hércules Lins (UVA), Sayonarah Almeida (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA)
Carta de Aceite

ENTENDER PARA ESCREVER: A LEITURA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE SENTIDOS
Amara Brito (UVA), Vanessa Lima (UVA), Sayonarah Almeida (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA)
Carta de Aceite

ERA PÓS-MÉTODO: NOVAS CONCEPÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Laís Teixeira Lima (UENF), Monique Teixeira Pedrosa (UENF), Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite

ESCOLHAS LEXICAIS DOS LUGARES DE FALA: O PERCURSO SEMIÓTICO
Rosane Reis de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE CONTOS DE ENIGMA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Viana de Sena (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA  A PARTIR DO GÊNERO CHARGE

Alessandra Martins Cavalcanti (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEITOS E ABORDAGENS
Glória Marianna Barreto Teixeira (UENF), Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite

ESTUDOS LITERÁRIOS NO ÂMBITO DAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM O CAMPO TEÓRICO DA LITERATURA NA UFRR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DISCENTES E DOCENTES
Mirella Miranda de Brito Silva (UFRR), Nathalia Pétala Batista Fernandes (UFRR) e Rafaela Maria Alves Graça (UFRR)
Carta de Aceite

ÉTICA NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O USO DE FONTES
Andréa Maria Lopes Dantas (UFAC)
Carta de Aceite

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA EM CONTEXTOS DE FRONTEIRA E IMIGRAÇÃO EM RORAIMA
Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
Carta de Aceite

EXPERIÊNCIA DE TRANSPOSIÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: GRÁMATICA, EDUCAÇÃO E ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL POESIA
Eliete Lopes Matricardi (UEMS), Adriana Chaves de Barros (UEMS) e Loid Rodrigues (UEMS)
Carta de Aceite

EVASÃO ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: ANÁLISES DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA
Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF),  Fernanda Castro Manhães (UENF) e Ana Paula Silva de Andrade Jorge (UENF)
Carta de Aceite

EVENTO DE LETRAMENTO: UM PASSAPORTE SEGURO PARA A PRÁTICA SOCIAL DA LÍNGUA
Valdineia da Luz Meira Machado (UFAC), Tatiane castro dos Santos (UFAC) e Mauricélia de Melo Souza (UFAC) Carta de Aceite

FÁCIL, FACINHO: O USO SOCIAL DA LÍNGUA TRANSFORMANDO DIMINUTIVO EM SUPERLATIVO
Bruna Tavares da Costa (UVA), Bianca Barrocas (UVA), Sayonarah Almeida (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA)
Carta de Aceite

FANFICTION E O LETRAMENTO LITERÁRIO DE JOVENS LEITORES/AUTORES
Ayane Camila de Araújo Silva (UFRR) e Mirella Miranda de Brito Silva (UFRR)
Carta de Aceite

FLICTS: A LEITURA DO TEXTO E DA IMAGEM SE FAZ NECESSÁRIA  AO MESMO TEMPO (UMA ANÁLISE APONTANDO POSSÍVEIS EFEITOS DE SENTIDOS, COLABORANDO  ASSIM, PARA AS REFLEXÕES DISCENTES QUE POSSAM MUDAR PRÁTICAS SOCIAIS
Maria Aparecida Alves Ribeiro (UEMS)
Carta de Aceite

FLORBELA ESPANCA: A FLOR BELA DO ALENTEJO
Eliana da Cunha Lopes (CiFEFiL)
Carta de Aceite

FLUÊNCIA DE LEITURA: UM ESTUDO DE CASO
Giltânia de Fátima Santos Nery (UFRRJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite

FORMAÇÃO CONTINUADA, A PRÁXIS PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INDÍGENA
Genilza Silva Cunha (UERR) e Carmen Vera Nunes Spotti (UERR)
Carta de Aceite

FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: UM OLHAR SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL SUPERIOR DO PARFOR EM BOA VISTA-RR
Verônica de Oliveira Magalhães (UERR) e Nilmara Milena Gomes Maran (UERR)
Carta de Aceite

GÊNERO INJUTIVO NA PROPAGANDA
Marcos da Silva Machado (CiFEFiL) e Marilene Meira da Costa (CiFEFiL)
Carta de Aceite

GÊNERO NOTÍCIA DIGITAL LOCAL: ATIVIDADE COM TEXTO MULTIMODAL NAS AULAS DE LÍNGUAPORTUGUESA NO VIÉS DOS MULTILETRAMENTOS
Ana Paula Faustino de Oliveira (UEMS), Ariane Wust de Freitas Francischini (UEMS) e Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS)
Carta de Aceite

GEOMETRIA COM MOSAICOS: O ENCONTRO DA MATEMÁTICA E DA ARTE NO ESPAÇO ESCOLAR
Heliane do Nascimento Silva (UENF), Cristiane Silva de Souza Merelles  (UENF), Tatiane do Nascimento Silva (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite

IDEOLOGIA E EFEITO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS CANÇÕES A MÃO DA LIMPEZA E IDENTIDADE
Vanuza dos Santos Lima (UEMS), Aline Saddi Chaves (UEMS) e Wélida Alves (UEMS)
Carta de Aceite

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: DESAFIOS NO ENSINO DE PLE
Felipe Thiago Cordeiro da Rocha (UFRR), Fabricio Paiva Mota (UFRR) e Weslley Costa Pereira (UFRR)
Carta de Aceite

INCURSÕES LITERÁRIAS ESTUDOS DAS PERSONAGENS FEMININAS NAS OBRAS DE RAQUEL DE OLIVEIRA E FABIANA ESCOBAR, POR RACHEL NUNES
Rachel Fátima dos Santos Nunes (UFRJ)
Carta de Aceite

INDO-EUROPEU: O CASO DAS RAÍZES INICIADAS POR “O”
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT) e Rosélia Sousa Silva (UFT)
Carta de Aceite

INTERFERÊNCIAS DO CELULAR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA NO
MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Bárbara Viana Villaça (UENF), Bruna Viana Villaça (UENF) e Vanessa de Castro Bersót Pereira (UENF)
Carta de Aceite

INTERTEXTUALIDADE E CASAMENTO DE PERSPECTIVAS: BREVE ANÁLISE SOBRE A PERSPECTIVA DE BLAKE EM MOORE
Bruno Sá De Carvalho (UENF)
Carta de Aceite

“KIT GAY”: UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CRÍTICO FRENTE ÀS FAKE NEWS NAS ELEÇÕES DE 2018
Emmanuelly Castro dos Santos (UEMS) e Ruberval Maciel (UEMS)
Carta de Aceite

LEITURA LITERÁRIA: POSSIBILIDADE A  PARTIR DE PRÁTICAS CRIATIVAS E INOVADORAS
Isaquia dos Santos Barros Franco (UFT)
Carta de Aceite

LEITURA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE DO CONTO “A MOÇA TECELÔ, DE MARINA COLASANTI
Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Paulo Jonas dos Santos Júnior (UENF)
Carta de Aceite

LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIA
Juliana Leal Facundes (UFT) e Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT)
Carta de Aceite

LETRAMENTO NA ESCOLA DA TEORIA À PRÁTICA: UM OLHAR PARA A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Emanuely Monteiro Celestino (UFAC),  Tatiane Castro dos Santos (UFAC) e Precília Achermann Vieira (UFAC)
Carta de Aceite

LETRANDO COM CLARICE: UMA DISCUSSÃO PARA A DEFINIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO LETRAMENTO EM CLARICE LISPECTOR EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Larissa Portella Santos (UVA), Keyciane Silva (UVA), Hélio Luiz (UVA), Claudia Mendes (UVA) e Flávia Maria Cunha (UVA)
Carta de Aceite
LÍNGUA E EMPODERAMENTO CULTURAL
Daniele da Silva Fernandes Rodrigues (UERR) e Nilmara Milena Gomes Maran (UERR)
Carta de Aceite

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA: DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM CAPAZ DE VENCER  OBSTÁCULOS, DETECTAR VILÕES E SOLUCIONAR PROBLEMAS
Heliane do Nascimento Silva (UENF), Cristiane Silva de Souza Merelles (UENF), Tatiane do Nascimento Silva (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite

LÍNGUAS AFRICANAS E LÍNGUA PORTUGUESANO BRASIL: SUAS INFLUÊNCIAS E CONSEQUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
Clara Matos Paiva de Freitas (UVA), Cládia Giesel (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Victor Hugo da Silva (UVA)
Carta de Aceite

LINGUÍSTICA TEXTUAL: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PROJETO HONESTIDADE
Eliete Lopes Matricardi (UEMS) e Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS)
Carta de Aceite

LITERATURA DISTÓPICA: DESCONSTRUINDO FICÇÃO E HUMANIDADE
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

LITERATURA E CRÍTICA SOCIAL: TRAÇOS REALISTAS DO CONTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite

LITERATURA E CONEXÃO ENTRE LEITORES FICCIONAIS E REAIS
Benildes Fernandes Oliveira (UFT), Rosélia Sousa Silva (UFT) e Thanielle Magalhães Costa (UFT)
Carta de Aceite

LITERATURA HISPANO-AMERICANA: ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA-RORAIMA
Teresinha Fernandes da Silva (UERR), Ketlen Cristina de Souza Oliveira (UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)
Carta de Aceite

LITERATURA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Neiva Lopes da Silva (UFAC), Michelly Moura dos Santos (UFAC) e Gisela Maria de Lima Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite

LUDICIDADE E TECNOLOGIA NO ENSINO DOS ADJETIVOS

Rosimeire Santos Alecrin (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barrose (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

MACHADIANDO EM SALA DE AULA COM O CONTO “A CARTOMANTE”
Valdinéia da Luz Meira Machado (UFAC) e Gisela Maria de Lima Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS PESQUEIRAS EM SÃO JOÃO DA BARRA - A FESTA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
Jhonatan da Silva Martins (UENF) e Giovane do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite

MAPA CONCEITUAL LINGUAGEM E MENTE DE NOAM CHOMSKY
Elenides Francisco de Freitas (UEMS) e Elza Sabino (UEMS)
Carta de Aceite

MEDIAÇÃO ONLINE: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS
Josiane de Almeida Gonçalves Goulart (UEMS)
Carta de Aceite

MEMES NA INTERNET: TEXTUALIDADES, RECRIAÇÕES E DISSEMINAÇÃO
Juliana Marinho dos Santos (UENF), Carla Bittencourt Felício (UENF) e Flávia da Cunha Pereira (UENF)
Carta de Aceite

MEMÓRIAS FICCIONAIS E INTERDISCIPLINARES: O ALIENISTA ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (UFT) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)
Carta de Aceite

MEMÓRIAS LITERÁRIAS NO NEJA: UM RESGATE DA AUTOESTIMA
Felipe Braga Soutto (UVA) e Ana Cristina dos Santos (UERJ e UVA)
Carta de Aceite

METACOGNICÃO E TECNOLOGIA DIGITAL: UMA ANÁLISE DO APLICATIVO MÓVEL PREPARA ENEM 2018
Martha Caroline Duarte de Brito Freitas (UENF)
Carta de Aceite

METACOGNICÃO NA SALA DE AULA: ESTARTÉGIAS DE LEITURA
Juliana de Souza Silva (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

METÁFORAS CONCEPTUAIS EM SEIS OBRAS DA LITERATURA DO MEDO
Morgana de Abreu Leal (IFRJ) e Pedro Henrique Ribeiro de Oliveira (IFRJ)
Carta de Aceite

MOTIVAÇÃO DE LEITURA: PROCESSOS COGNITIVOS DE ATENÇÃO E COMPREENSÃO POR MEIO DE ROMANCES VOLTADOS AO PÚBLICO INFANTO-JUVENIL

Damares Alves de araújo Basmage (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

MULTILETRAMENTOS CRÍTICOS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS)
Carta de Aceite

MULTILETRAMENTOS E O USO DAS TDICs NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Carla Corsini Rezende da Costa Fernandes (UEMS)
Carta de Aceite

MÚSICA NA ESCOLA: SABERES EM CANTOS
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF) e Renato Augusto Damatta (UENF)
Carta de Aceite

MÚSICA NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIA MNEMÔNICA PARA A PROMOÇÃO DA RETENÇÃO DE CONCEITOS
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF) e Renato Augusto Damatta (UENF)
Carta de Aceite

NEOLOGISMOS EM PERIÓDICOS DE HUMOR PUBLICADOS ENTRE 1887 E 1909
Alexandre Luís Gonzaga (UEMS)
Carta de Aceite

NEUROCIÊNCIA E O ENSINO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Eliete Lopes Matricardi (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

NICHO LITERÁRIO NERD?
Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior (UEMS)
Carta de Aceite

NOS PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS PARA O CONCEITO DE LÍNGUA, FATO SOCIAL, DE MEILLET A BENVENISTE
Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS)
Carta de Aceite

NOVAS PERSPECTIVAS PARA A SALA DE AULA: LINGUÍSTICA APLICADA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A QUEBRA DE PARADIGMAS
Aline Ferreira Oliveira Araujo (UEMS) e Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS)
Carta de Aceite

O AMBIENTE VIRTUAL NA COMPREENSÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA NO ENSINO MÉDIO
Samuel Sales de Carvalho, Eduardo de Almeida Silva, Sandra Maria Schröetter, Fernanda de Oliveira da Silva Beggio e Nilson Sergio Peres Stahl
Carta de Aceite

O CONTO MACHADIANO E AS FORÇAS DA LITERATURA DE ROLAND BARTHES: UMA ANÁLISE DO CONTO A CARTEIRA
Maria José Oliveira Maia (UFAC) e Gisela Maria de Lima Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite

O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GÊNERO POÉTICO: POEMA
Igor Buzzi (UVA), Stéphanie Corlette (UVA), Cláudia Mendes (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Hélio Luiz da Silva (UVA)
Carta de Aceite

O DISCURSO IMAGÉTICO ENQUANTO ACONTECIMENTO POLÍTICO DO BRASIL:  O “NÃO DITO” NO CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DO SHOW DA BANDA PEARL JAM
Iago Pereira dos Santos (UENF), Elizangela Tonelli  (UENF) e Juliete Maganha Silva (UENF)
Carta de Aceite

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA X O  LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rute da Silva Santos (UFT), Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT) E Rosélia Sousa Silva (UFT)
Carta de Aceite

O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Vera Lucia Pires (UFAC)
Carta de Aceite

O ENSINO DE ORTOGRAFIA NO 6º ANO
Vera Lucia Pires (UFAC)
Carta de Aceite

O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A (INTER)RELAÇÃO LIVRO DIDÁTICO E GÊNEROS TEXTUAIS
Monique Teixeira Crisóstomo (UENF)
Carta de Aceite

O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA) NO PROGRAMA IDIOMA SEM FRONTEIRAS (IsF): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Etiene Caroline Farias de Mello (UNILA) e Francisca Paula Soares Maia (UNILA)
Carta de Aceite

O ENSINO DO LÉXICO: A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA-TO
Willas Silva Santos (UFT) e  Ana Claudia Castiglioni (UFT)
Carta de Aceite

O ENVOLVER E O ENVOLVER-SE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: O ACOLHIMENTO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF),  Fernanda Castro Manhães (UENF) e Ana Paula Silva de Andrade Jorge (UENF)
Carta de Aceite

O FALAR CRISTÃO E SUA VARIAÇÃO PARA DIFERENTES COMUNIDADES DE FIÉIS
Raquel Santos de Souza Brites (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite

O FACEBOOK E A (TRANS)LITERATURA: AS MUITAS POSSIBILIDADES DE NARRATIVAS EM REDE

Ocinei Trindade de Oliveira (UENF)
Carta de Aceite

O IMPACTO DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: APRESENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O NÍVEL FUNDAMENTAL
Raimunda Rosineide de Moura e Silva (UFAC)
Carta de Aceite

O LEGADO VISIGODO: A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA GÓTICA NO PERÍODO DE FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Gabriella Veras Rodrigues Guimarães (UERJ)
Carta de Aceite
O LÉXICO TOCANTINENSE NAS OBRAS SERRA DOS PILÕES: JAGUNÇOS E TROPEIROS E MANDINGA
Fernanda de Oliveira Eduardo (UFT) e Ana Claudia Castiglioni (UFT)
Carta de Aceite
O MEME E SUA INFLUÊNCIA NA LINGUAGEM
Livia Carneiro Lima da Hora (UEMS), Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS), Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS) e Neide Araújo Castilho Teno (UEMS)
Carta de Aceite
O PAPEL DA MULHER WARAO NAS RELAÇÕES DE PODER COMUNITÁRIAS
Marilyn Barreto Souza (UERR), Adriana Santos Pequeno, Dâmaris da Silva Cota, Joseilson da Silva Sampaio e Raimunda Maria Rodrigues Santos (UERR)
Carta de Aceite

O PAPEL DO PROCON COMO ÓRGÃO ADMINISTRATIVO EXTRAJUDICIAL NA COMPOSIÇÃO DE CONFLITOS CONSUMERISTAS

Lorena Vieira Curty Oliveira (UENF), Hildeliza Boechat Cabral (UENF), Raquel Veggi (UENF) e Adenauer Cabral Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite
O PERCURSO HISTÓRICO DA GRAMÁTICA NO BRASIL, OBSERVAÇÕES SOBRE O ADVÉRBIO
Wagner Assen (UEMS)
Carta de Aceite
O PODER HUMANIZADOR DA FICÇÃO
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
O PRAZER DA LEITURA: PERSPECTIVA COGNITIVA ATRAVÉS DA OBRA “VIDA DA GENTE”
Roziléia de Oliveira Sales (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

O PROTAGONISMO COMO EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO E FORMAÇÃO DE LEITOR
Odair Marques Pereira (UFMS) e José Rone Rabelo da Silva (UEMS)
Carta de Aceite
O TEMPO NA CONSTRUÇÃO AUTORAL
Tânia Mara Rezende Machado (UFAC)
Carta de Aceite

O TEXTO LITERÁRIO COMO REFLEXO DA VIDA HUMANA NO CONTO MACHADIANO NA PERSPECTIVA BARTESIANA
Airton de Mesquita Silva (UFAC) e Gisela Maria de Lima Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite

O USO DA COESÃO SEQUENCIAL NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO FUNDAMENTAL II
Sandra Regina Motta (UEMS)
Carta de Aceite

O USO DA GÍRIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
Raquel França Freitas (UENF), Vyvian França Souza Gomes (UENF),  Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Clodoaldo Fofano Sanches (UENF)
Carta de Aceite

OBSERVAÇÕES SOBRE AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NA LITERATURA:O CASO DE INCIDENTE EM ANTARES, DE ERICO VERÍSSIMO
Dagmar Vieira Nogueira Silva (UEMS)
Carta de Aceite

OBSERVAÇÕES SOBRE O COGNITIVISMO: A QUESTÃO DA LINGUAGEM PARA O AUTISTA
Noeli Teresinha Strada (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

OFICINAS LITERÁRIAS: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA DE LER
Roseane Limoeiro da Silva Pires (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PROSA E OS VERSOS DO NOSSO LUGAR ENCANTANDO OUTROS LUGARES DO BRASIL
Aline dos Santos Teixeira da Costa (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

OPERAÇÕES COGNITIVAS NA CONSTRUÇÃO DO HUMOR EM MEMES POLÍTICOS
Ana Paula Ferreira (UERJ)
Carta de Aceite

OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA EJA: A ESCRITA COMO NORTE PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Helga Ticiana de Barros Maciel (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite

ORALIDADE E GÊNEROS ORAIS: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Franciele de Souza Rodrigues de Almeida (UENF),  Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Liz Daiana Tito Azeredo Silva (UENF)
Carta de Aceite

ORIENTAÇÕES SOBRE A LINGUISTICA: O ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Edyala Oliveira Brandão Veiga (UENF), Roberta da Silva Nascimento Pereira (UENF),  Fernando Xavier de Almeida (UENF) e Geovana Santana da Silva (UENF)
Carta de Aceite

OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM RELAÇÃO ÀS VARIEDADES LINGUÍSTICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA
Teresinha Fernandes da Silva (UERR), Ketlen Cristina de Souza Oliveira (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
Carta de Aceite

OS DESAFIOS DA METALINGUAGEM NO PROCESSO DE COGNIÇÃO  E SEUS AVANÇOS NO ENSINO ATUAL
Cristiane Soares Lima Nunes (UEMS), Odete de Oliveira Rodrigues da Silva (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

OS EFEITOS DA VIOLÊNCIA EM “MAÍRA”, DE DARCY RIBEIRO
Alessandro Aparecido Fagundes Matos (UFMS)
Carta de Aceite

“OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DE MODESTO MÁXIMO”: A COGNIÇÃO ENTRE A LEITURA DO VÍDEO E A LEITURA DO TEXTO
Elesandra Rodrigues Dias Ferraz (UEMS) e Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite

OS IMPLÍCITOS NO TEXTO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA HABILIDADE INFERÊNCIA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CORUMBÁ-MS
Jonathan Gonçalves dos Santos (UEMS),  Letícia Maria de Jesus Monteiro (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite

OS NOMES DE LUGARES: APLICAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Karylleila dos Santos Andrade Klinger (UFT), Carla Bastiani (UFT), Rodrigo V. do Nascimento (UFT) e Verônica R. Nunes (UFT)
Carta de Aceite

OS OFÍCIOS COMO FONTE DE UMA MEMÓRIA SOCIOCULTURAL: DA EDIÇÃO AO ESTUDO LINGUÍSTICO
Adriana dos Santos Silva (UFBA) e Eliana Correia Brandão Gonçalves (UFBA)
Carta de Aceite

OS SENTIDOS DE RAÇA/RACISMO NO DISCURSO DE ACADÊMICOS DE LETRAS DA UEMS
Mário Henrique dos Santos Lopes (UEMS), Sônia Filíu Albuquerque Lima (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite

PERCORRENDO AS VEIAS POÉTICAS DE FLORBELA ESPANCA
Fabiana de Paula Lessa Oliveira (UERJ) e Fabiana de Paula Lessa Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

PERFIL E ANÁLISE ESP DOS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE – UENF, NA APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA
Ana Paula Silva Andrade Jorge (UENF), Letícia Sanz Barreto (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF) e Domingues Caxingue Gonga (UENF)
Carta de Aceite

PERSPECTIVA SINCRÔNICA DOS METAPLASMOS
Brunna Setubal Campos (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

POEMA: UM CHAMAMENTO AO ENCONTRO
André Ricardo Ribeiro Silva (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
CartEmanuely Monteiro Celestino (UFAC),a de Aceite

PONTOS DE MATENOIA PARA REFORMAR O PENSAMENTO  DA EDUCAÇÃO NA HIPERMODERNIDADE
Daniel Cervantes Angulo Vilarinho (UFT), Haleks Marques Silva (UFT) e Walace Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite

PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E IDENTIDADE CULTURAL DOS ALUNOS DE DUAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Daniella Tavares Potrique (UVA), Adriane Fabiano de Oliveira (UVA), Cládia Giesel (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Fernanda Inglesias (UVA)
Carta de Aceite

PRÁTICAS DE INTERDISCIPLINARIDADE E LETRAMENTO: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS A PARTIR DO PLANO DE AULA
Dijan Leal de Sousa (UFT), Camila Rodrigues Viana (UFT) e Eloiza Marinho dos Santos (UFT)
Carta de Aceite

PRECONCEITO RACIAL, VALORES SOCIAIS E ANTICLERICALISMO NO ROMANCE NATURALISTA “O MULATO”, DE ALUÍSIO AZEVEDO: UMA ANÁLISE À LUZ DA NARRATIVA ETNOGRÁFICA
Raquel do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Gabriela do Rosario Silva (UENF)
Carta de Aceite

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS E TEMAS TRANSVERSAIS
Amanda Ferreira de Oliveira (UVA), Tatiane Ribeiro (UVA), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA), Hélio Luiz da Silva (UVA) e Flávia Maria Cunha (UVA)
Carta de Aceite

PROJETO DISCIPLINAR DE APRESENTAÇÃO DA LITERATURA NO ENSINO MEDIO
Lais Barbosa (UVA), Beatriz Stamn (UVA), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA), Sayonarah Almeida (UVA) e Flávia Maria Cunha (UVA)
Carta de Aceite

PROJETO LITERATURA PARA TODOS
Lana Karine de Santana Medeiros de Souza (UEMS) e Marly Custódio da Silva (UEMS)
Carta de Aceite

PROPOSTA FILOSÓFICO-GRAMATICAL DE ENSINO DO NOME SUBSTANTIVO
Antonio Cilírio da Silva Neto (UFT)
Carta de Aceite

PROTÓTIPO DIDÁTICO ACERCA DO MAIO AMARELO
Alessandra Martins Cavalcanti (UEMS), Caroline de Souza Araújo (UEMS) e Roseli Peixoto Grubert (UEMS)
Carta de Aceite

QUESTÕES SEMIÓTICAS E SEMÂNTICAS NO ENSINO DO PORTUGUÊS
Darcilia Marindir Pinto Simoes (UERJ)
Carta de Aceite

RECURSOS SEMÂNTICOS NA PROPAGANDA E NA ILUSTRAÇÃO GRÁFICA
Afrânio da Silva Garcia (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOÇÃO MAIS EQUILIBRADA EM TORNO DA DISCIPLINA GRAMATICAL NO CURSO DE LETRAS
Priscila Venâncio Costa (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LITERATURA MENOR, DE DELEUZE E GUATTARI, E SOBRE O CONTO “CEGO ESTRELINHO”, DE MIA COUTO
Silvana da Silva Batista (UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)
Carta de Aceite

REFLEXÕES SOBRE O PLÁGIO NA PESQUISA CIENTÍFICO-ACADÊMICA
Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite

REPRESENTAÇÕES DA COMUNIDADE ÁRABE MUÇULMANA EM FOZ DO IGUAÇU-PARANÁ
Francisca Paula Soares Maia (UNILA) e Gabriela Alejandra Blanco Rinaldo (UNILA)
Carta de Aceite

RESGATE DO AFECTO-PAIXÃO RUMO AO AFECTO-AÇÃO NA CONCEPÇÃO DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL QUE RESSIGNIFIQUE O ENSINO GRAMATICAL
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT), Rosélia Sousa Silva (UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)
Carta de Aceite

RETRATOS E PAISAGENS DO MODERNISMO ENTER JOVENS ALUNOS LEITORES: LEITURAS MULTIDIMENSIONAIS DE MANUEL BANDEIRA
Patricia Cristina Soares Barbosa (UVA), Keyciane Bento da Silva (UVA) e Silvana Moreli (UVA)
Carta de Aceite

REVISITANDO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM COM BASE NAS TEORIAS EMPIRISTAS E RACIONALISTAS
Aline Ferreira Oliveira Araujo (UEMS) e Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS)
Carta de Aceite

ROTACISMO: ANÁLISE DO FENÔMENO LINGUÍSTICO ESTIGMATIZADO E DISCRIMINATÓRIO DA FALA SOB UMA PERSPECTIVA DIAGNÓSTICA VARIACIONISTA COM ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL DE CORUMBÁ-MS
Jenniffer Molinas Prado Soares (UEMS)
Carta de Aceite

SHAKESPEARE ADAPTADO: CONTRIBUIÇÕES DE ROMEU E JULIETA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA PARA OS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raquel da Silva Montealvao (UEMS) e Ariane Wust de Freitas Francischini (UEMS)
Carta de Aceite

SPLINTERS NÃO NATIVOS E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA VISÃO ALTERNATIVA SOBRE UM NOVO TIPO MORFOLÓGICO
José Augusto de Oliveira Pires (UFRJ)
Carta de Aceite

TEATRO E ESCOLA: UMA PRÁTICA SOCIAL QUE TRAZ O ALUNO PARA DENTRO DA ESCOLA,  DESENVOLVER A LEITURA, A CRIATIVIDADE E A ORALIDADE
Marcio Miqueias Rodrigues da Silva (UERR) e Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva (UERR)
Carta de Aceite

TEATRO E LITERATURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O "AUTO DA bARCA DO INFERNO"
Eliete Lopes Matricardi (UEMS), Loid Rodrigues (UEMS) e Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite

TECNOLOGIA EM AVALIAÇÃO: TENDÊNCIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Joane Marieli Pereira Caetano (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite

TEORIA GERATIVISTA E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE PÓS-MODERNA À LUZ DA CRIANÇA BILÍNGUE
Edyala Oliveira Brandão Veiga (UENF), Oswaldo Moreira Ferreira (UENF),  Roberta da Silva Nascimento Pereira (UENF), Fernando Xavier de Almeida (UENF) e Geovana Santana da Silva (UENF)
Carta de Aceite

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E AUTISMO: UMA ANÁLISE SINGULAR
Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Bianca de Souza Fonseca (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite

TERRITÓRIOS MÚLTIPLOS DE APRENDIZAGEM: A LIGAÇÃO RIZOMÁTICA ENTRE A MATEMÁTICA E A LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA LEITURA
Misleine Andrade Ferreira Peel (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

TEXTO E GRAMÁTICA: POR UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Eliane Miranda Machado (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

TEXTO LITERÁRIO: NOVOS OLHARES E NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA NO CONTO “A VENDEDORA DE FÓSFORO”
Francivete Lopes Barroso (UFAC)
Carta de Aceite

TIPOLOGIAS TEXTUAIS NO GÊNERO JURÍDICO EM BUSCA DA COMPLETUDE COMUNICATIVA, TENDO COMO ANÁLISE A RESOLUÇÃO 203, DE 23 DE JUNHO DE 2015

Daniel André dos Santos Farias (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite

TRANSEMIOSE: O SIGNO COMO RIZOMA
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

TRANSIGNIFICAÇÃO OU TRANSEMIOSE: FUGAS, CORTES E LABIRINTOS NA LITERATURA INFANTIL DIGITAL
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

TRANSPOESIA: O POEMA COMO RIZOMA
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)
Carta de Aceite

TÚMULOS VIRTUAIS: INSTRUMENTO DE CONSOLO À FAMILIA?
Karoline Cerqueira do Amaral (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Ieda Tinoco Boechat  (UENF) e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite

UM ACONTECIMENTO, TRÊS NOTÍCIAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CAPA DE TRÊS JORNAIS CARIOCAS SOBRE A “PASSEATA DOS CEM MIL”
Milena Ferreira Hygino Nunes (UENF) e Silvia Lúcia dos Santos Barreto (UENF)
Carta de Aceite

UM ESTUDO PRELIMINAR DA COMPETÊNCIA 4 DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Adriana Pereira Santana (UEMS), Adriano da Fonseca Melo  (UEMS), Daisy Aparecida Parron Molina (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
Evanilde Miranda de Freitas Guimarães (UERR)
Carta de Aceite

UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O USO DAS PREPOSIÇÕES: POR UM ENSINO REFLEXIVO DA LEITURA E DA GRAMÁTICA NA ESCOLA
Aline Barbosa Rodrigues Oliveira (UFT), Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT) e Simone Rodrigues da Silva (UFT)
Carta de Aceite

UM OLHAR SOBRE A TOPONÍMIA TOCANTINENSE
Verônica Ramalho Nunes (UFT)
Carta de Aceite

UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA NA GRAPHIC NOVEL “ARVORADA”, DE ORLANDELI
Ana Carolina de Deus (UEMS) e Marly Custódio da Silva (UEMS)
Carta de Aceite

UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA COGNITIVA ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO MULTIMODAL
Évelyn Coelho Paini Webber (UEMS)
Carta de Aceite

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS: FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA
Kamila Teixeira Crisóstomo (UENF), Alan Teixeira Crisóstomo (UENF) e Leila Alves Vargas (UENF)
Carta de Aceite

VÍDEOS DO YOUTUBE: ESTRATÉGIA PROMOTORA DE APRENDIZAGEM
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
Carta de Aceite