“500 DIAS COM ELA” E A SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE
DA CONSTRUÇÃO SÍGNICA DO DISCURSO DO NARRADOR
Taís
Turaça Arantes (UERJ)
Carta de Aceite
A ALTERAÇÃO DO SISTEMA VERBAL NO PORTUGUÊS FALADO COM A
SIMPLIFICAÇÃO MODO-TEMPORAL
Márcio Amieiro
Nunes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes
(UEMS)
Carta de Aceite
A ANÁLISE DE VÍDEOS PUBLICITÁRIOS A PARTIR
DOS FATORES PRAGMÁTICOS DE INTENCIONALIDADE E SITUACIONALIDADE
Igor Moura Danieleviz
e Silva (UEMS) e Ariane Wust de Freitas
Francischini (UEMS)
Carta de Aceite
A ARTE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
PEDAGÓGICA
Ana Maria da Silva (UEMS), Ariane Wust de Freitas
Francischini (UEMS) e Dagmar Vieira Nogueira Silva (UEMS)
Carta de Aceite
“A BELA AMORTECIDA”, DE GILMAR PEREIRA: LEITURAS DE UM CONTO
Bonfim Queiroz
Lima
(UFT) e Neliane Raquel Macedo Aquino (UFT)
Carta de Aceite
A CASA DOS ESPELHOS: PROCESSO COGNITIVO NO DESENVOLVIMENTO
DA CRIATIVIDADE
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva
Barbosa (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A CONTAÇÃO
DE HISTÓRIA REVISITADA E O APRENDIZ EMANCIPADO POR MEIO DA
TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS
Lilian Mello Hodgson (UEMS)
Carta de Aceite
A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA
OBTENÇÃO DE GANHOS COGNITIVOS DE CRIANÇAS
AUTISTAS
Fabrizia Miranda
de Alvarenga Dias (UENF) e Lilliany
S. Cordeiro (UENF)
Carta de Aceite
A
CORREÇÃO E REESCRITA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO TECNOLÓGICO
Enilva Maciel
Ribeiro (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves
de Barros (UEMS) e Natalina Sierra
Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
A DENÚNCIA SOCIAL ESCRAVOCRATA E “NAVIO NEGREIRO”, DE CASTRO ALVES
Clodoaldo
Sanches Fófano (UENF)
Carta de Aceite
A DESCOBERTA DOS CÂNONES LITERÁRIOS ATRAVÉS DA MÚSICA
CONTEMPORÂNEA
Vera Lúcia Ferreira Urt (UEMS) e Herbertz
Ferreira (UEMS)
Carta de Aceite
A
DEFESA DA LINGUAGEM NA ÓTICA DE STEVEN PINKER E A SUA EXTENSÃO PARA O CONTEXTO DISCURSIVO LITERÁRIO
Fábio Pereira do
Vale Machado
(UEMS) e Zélia Ramona Nolasco (UEMS)
Carta de Aceite
A
DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR E A
FORMAÇÃO DOCENTE
Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A DIVINA COMÉDIA X QUADRINHOS
Mônica Leal Mendes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
“A DROGA DA OBEDIÊNCIA” E AS ORAÇÕES SUBORDINADASA DVERBIAIS: ARTICULAÇÕES E SENTIDOS NAS RELAÇÕES TEXTUAIS
Vanessa
Cristina Alves da Silva (UEMS), Adriana Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA
DO ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA
Priscilla Gonçalves
de Azevedo
(UENF), Glória Marianna Barreto Teixeira
(UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
A ESCOLA: UM AMBIENTE E DIFERENTES
PERSPECTIVAS DE PESQUISAS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA
Nilmara Milena da Silva Gomes
(UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)
Carta de Aceite
A ÉTICA NAS RELAÇÕES DE
ORIENTAÇÃO
Gilberto
Francisco Alves de Melo (UFAC)
Carta de Aceite
A FORMAÇÃO LITERÁRIA DO ESTUDANTE DE LETRAS DA UFRR: HORIZONTES DE
UMA PESQUISA
Hilvany
Lannay Silva Araújo (UFRR) e Mirella Miranda de
Brito Silva (UFRR)
Carta de Aceite
A FORMAÇÃO
PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA
Luã Armando de
Oliveira Silva
(UEMS) e João Fábio Sanches Silva (UEMS)
Carta de Aceite
A GÊNESE DO SONETO DE CONSTATAÇÃO I
Eleonora
Campos Teixeira e Nascimento (UENF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (UENF)
Carta de Aceite
A GRAMATICOGRAFIA NO BRASIL,
A TECHNÉ GRAMMATIKÉ E OS “JOGOS
DA LINGUAGEM”
Antonio Cilírio da
Silva Neto (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA IDEOLOGIA
DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO POLÍTICO E SOCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA
EDUCAÇÃO POPULAR
Gracyella Gonzaga Arantes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO INCLUSIVO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE
ESCOLAR
Ana Luiza
Barcelos Ribeiro
(UENF) e Bianka Pires André
(UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO NA LEITURA, COMPREENSÃO,
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Alessandra
Martins Cavalcanti
(UEMS), Damares Alves de Araujo Basmage (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS
HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Franciele Ramos
da Costa Silva
(UENF) e Nadir
Francisca Sant’Anna (UENF)
Carta de Aceite
A
IMPORTÂNCIA DOS SABERES LINGUÍSTICOS NO PROCESSO DA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO
DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD DO CEDERJ/UENF
Janete Araci do
Espírito Santo
(UENF), Luana Espírito Santo Barbosa
(UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite
A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: NO CONTEXTO DA PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL E O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO ALUNO EM SALA DE AULA
Christiana
Ribeiro Milito
(UVA), Gláucia Ferreira (UVA), Fernanda Iglesias Webering (C.E. Hispano Brasileiro), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA) e Flávia Cunha Mendes (UVA)
Carta de Aceite
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DA
INTERNET E O USO DE CELULARES NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DE 3º ANO DE ENSINO
MÉDIO
Jonathan Gonçalves dos Santos (UEMS), Letícia Maria de Jesus Monteiro (UEMS) e Susylene Dias de Araújo (UEMS)
Carta de Aceite
A INTERAÇÃO ENTRE A PROFESSORA DE PLE E ALUNOS AFRICANOS EM UMA TURMA DO NUCELE/UFRR
Maiane Machado Sá (UERR)
Carta de Aceite
A INTERAÇÃO SOCIAL DA LEITURA DIANTE DO
LETRAMENTO LITERÁRIO
Helga Ticiana de Barros Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
A
INTERCUTURALIDADE NA SALA DE AULA: A CULINÁRIA VENEZUELANA COMO RECURSO FACILITADOR
DA APRENDIZAGEM NA LÍNGUA ESPANHOLA
Emmily Tobias
da Silva
(UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano
(UERR)
Carta de Aceite
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM
OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSORES E O LIVRO DIDÁTICO
Jefferson Roberto Aroucha (UFT)
Carta de Aceite
A INTERLÍNGUA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E/OU ACOMPANHAMENTO DA
APROPRIAÇÃO DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS
Karine Nafaeli
Sousa Lima
(UFT) e Francisco Edviges Albuquerque
(UFT)
Carta de Aceite
A
LEITURA EM SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: QUESTÕES E PROBLEMAS
Damares Alves de Araújo Basmage (UEMS) e Marcelo Marinho (UNILA)
Carta de Aceite
A
LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTAS
PARA UMA EDUCAÇÃO DIVERSA
Anne Caroline de
Morais Santos (UVA), Cristina Varandas (UVA) e Graziela Mota (UVA)
Carta de Aceite
A
LINGUAGEM ARTÍSTICA NA
PÓS-MODERNIDADE SOB UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A
LINGUAGEM CORPORAL NO ENSINO
Sandra Regina Ribeiro Coelho (UEMS), Thais Modesto da Silva (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A
LINGUAGEM DO MEME NAS REDES SOCIAIS: NA ANÁLISE
DOS MEMES DA COPA 2018 SOB A PERSPECTIVA SEMIÓTICA DE CHARLES SANDERS PEIRCE
Taís
Turaça Arantes (UERJ)
Carta de Aceite
A LINGUÍSTICA
COMO INSTRUMENTO PARA DETECTAR O PLÁGIO
Jucilene Marcos da Silva Ramos (UEMS), Vanderson de Souza (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A
LINGUÍSTICA FORENSE EM UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA
Katherine Cristine Costa Camargo
(UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A
LITERATURA COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO
DOCENTE
Tatiane Almeida de
Souza (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF), Rysian Lohse Monteiro (UENF), Aline Peixoto Vilaça
Dias (UENF) e Eliana Crispim França
Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A
MÚSICA E A PARÓDIA DAS MÚSICAS PARA O
ENSINO DOS PORQUÊS
Ivonete Nink Soares (UFAC)
Carta de Aceite
A
PERSPECTIVA DOS SENTIMENTOS DE INFERIORIDADE E INVEJA: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
CONTEMPORÂNEA NO CONTO “DOIS VELHINHOS”, DE DALTON TREVISAN
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Carta de Aceite
A PESQUISA NA LINHA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA
NA PÓS-GRADUAÇÃO: IDENTIDADE NEGRA, RESISTÊNCIA E MINORIAS
Rosidelma Pereira Fraga (UERR)
Carta de Aceite
A POESIA VISUAL DE TCHELLO D'BARROS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Renata da Silva de Barcellos (NAVE)
Carta de Aceite
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: ENTRE O DIZER E O AGIR
Elem
Kássia Gomes (UFT) e Janete
dos Santos Silva (UFT)
Carta de Aceite
A RECORRÊNCIA DOS ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE
NO PROCESSO DE LETRAMENTO POÉTICO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Leomar Alves de Sousa (UFT) e Antônio
Carlos Dias Mendonça (UFT)
Carta de Aceite
A RELAÇÃO ENTRE POESIA E SOCIEDADE NO
ENSINO DE LITERATURA
Daniel Abrão (UEMS)
Carta de Aceite
A RELATINIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e ABRAFIL) e Daniel
de Assis Soares (UFRJ)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO LIVRO DIDÁTICO E SUA INFLUÊNCIA
NA IDENTIDADE DOS ALUNOS
Anna Carolina Barbosa Silva (UVA), Viviane Andrade (UVA) e Claudia Giesel (UVA)
Carta de Aceite
A SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM
DA LÍNGUA MATERNA NO EJA
Tabitha Molina Monteiro (UEMS)
Carta de Aceite
A SUBJETIVIDADE NA POESIA NEGRA E POLIFÔNICA
DE SOLANO TRINDADE
Ana Paula Araújo Braga (UFRR)
Carta de Aceite
“A TERRA DOS MENINOS
PELADOS”: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Juliana de Souza Silva (UEMS) e Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite
A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO PROMOTORA DO BEM ESTAR
DO SER HUMANO
Dayse Sampaio
Lopes Borges
(UENF), Maria de Lourdes Ferreira
Medeiros de Matos (UENF), Alcemar
Antônio Lopes de Matos (UENF) e Fernanda
Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Kamila Teixeira Crisóstomo (UENF), Alan Teixeira Crisóstomo (UENF) e Leila Alves Vargas (UENF)
Carta de Aceite
A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS
LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Thamires
Gomes da Silva Amaral Lessa (UENF), Elisangela Matos Oliveira de Souza (UENF), Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UM TRATADO DA EMPATIA
Juliana de Souza Silva (UEMS), Fábio Junior Paes Moraes (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELAÇÃO COM O
ENSINO
Layssa de Jesus Alves
Duarte
(UFT) e Luiz Roberto Peel Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
A VEDAÇÃO DA OBSTINAÇÃO
TERAPÊUTICA À LUZ DA RESOLUÇÃO N.º 2.173/2017 DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
Larissa de Paula Ferreira (UENF), Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DE
PIERRE BOURDIEU: CONCEITO DE CAMPO E A FORMAÇÃO DE
PROFESSORES
Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
AÇÃO IMAGINATIVA NA PRÁTICA DE LEITURA EM AULAS
DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aline Salucci Nunes (UERJ)
Carta de Aceite
ALGUMAS CONCEPÇÕES
SOCIOLINGUÍSTICAS E PEDAGÓGICAS
NAS CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF) e Jaqueline
Maria de Almeida (UENF)
Carta de Aceite
AMBIGUIDADE EM CHARGES DE JORNAIS
Vanessa Ferreira Camilo (UFRR)
Carta de Aceite
ANÁLISE COMPARATIVA DA FIGURA DO HERÓI
EXPOSTA NOS LIVROS “CRISE FINAL”, DA DC COMICS E “ILÍADA”, DE HOMERO
Luiz
Eduardo Fernandes Moraes (UEMS) e Adriano
Braga Bressan (UEMS)
Carta de Aceite
ANÁLISE DA TOPONÍMIA URBANA DE PARANAÍBA-MS
Neidiani Alves da Silva
Dutra (UEMS)
Carta de Aceite
“ANTÍGONA”, DE SÓFOCLES E O CONFLITO
ENTRE DOIS PRINCÍPIOS MORAIS: UM ENFOQUE SOB A PERSPECTIVA DA ETNOGRAFIA LITERÁRIA
Raquel do
Rosario Silva
(UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Gabriela
do Rosario Silva (UENF)
Carta de Aceite
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
ATRAVÉS DO LÚDICO: APRESENTAÇÃO DO PALHAÇO CAMBITO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA
COMUNIDADE REMASCENTE QUILOMBOLA DE FURNAS DO DIONÍSIO – JARAGUARI-MS
Janayne Pereira de Oliveira (UEMS), Ozanados Anjos Santana (UEMS) e Ariane Wust de Freitas Francischini (UEMS)
Carta de Aceite
AQUISIÇÃO
DE L2 POR IDOSOS: UM ESTUDO BASEADO NO GERATIVISMO SOBRE AS DIFICULDADES NA 3A.
IDADE DE ADQUIRIR A LÍNGUA INGLESA
Marisa Luna Kitzig (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
ARTES VISUAIS E LINGUAGENS:
CAMINHOS INTERDISCIPLINARES
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ) e Marcelo Vitor de Souza Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite
ARTETERAPIA COM CRIANÇAS NA
SEPARAÇÃO DOS PAIS
Carla Bittencourt Felício (UENF), Flávia da
Cunha Pereira (UENF) e Juliana
Marinho dos Santos (UENF)
Carta de Aceite
ASPECTOS COGNITIVOS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO
DE LINGUAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Gleisiani Moura da Silva (UEMS) e Neidiani
Alves da Silva Dutra (UEMS)
Carta de Aceite
ASPECTOS COGNITIVOS NO
DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES LINGUÍSTICAS
Livia Carneiro Lima da Hora (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
AS ABORDAGENS DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Eliane Siqueira Costa
Coelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MAURÍCIO DE SOUZA NA INCLUSÃO SOCIAL
Cesar Augusto
Lotufo
(UNESA) e Andre Luis Soares Smarra
(UNESA)
Carta de Aceite
AS LÍNGUAS INDÍGENAS DA
COMUNIDADE DO ARAÇÁ: DO ENSINO NA ESCOLA COMO SEGUNDA LÍNGUA À REVITALIZAÇÃO
LINGUÍSTICA COMO FORTALECIMENTO CULTURAL
José Ângelo Almeida Ferreira (UERR) e Alessandra de Sousa Santos (UERR)
Carta de Aceite
AS ROUPAGENS DA LÍNGUA: A CONCORDÂNCIA VERBO-NOMINAL SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA TRADICIONAL E DA SOCIOLINGUÍSTICA
Nilcéia Gonçalves Cáceres
(UEMS) e Adriana Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
AS TDICS E O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO DA
UTILIZAÇÃO DASFERRAMENTAS “GPS”
E “GOOGLE EARTH” NO ENSINO DE
CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CARANGOLA-MG
Filipe Zaniratti Damica, Douglas Ribeiro Lucas, Leismarque
Adelino Júnior da Silva, Nilson Sergio Peres Sthal
Carta de Aceite
ATITUDES E
CRENÇAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Gabriela Barreto de Oliveira (UFF)
Carta de Aceite
AUTORALIDADE E LETRAMENTO
LITERÁRIO: CAMINHOS POSSÍVEIS
Penha Élida Ghiotto Tuão Rams (UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF)
Carta de Aceite
BRASILEIRISMOS NO LÉXICO
DA OBRA “TERRA CAÍDA”, DE JOSÉ
POTYGUARA
Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite
CATALOGAÇÃO
E TRANSCRIÇÃO DE OFÍCIOS SOBRE A BAHIA COLONIAL: ENTRE GUERRAS, REVOLTAS E CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA
Adriana dos Santos Silva (UFBA) e Eliana Correia Brandão Gonçalves (UFBA)
Carta de Aceite
CENAS DA “METRÓPOLE DO
AÇÚCAR” NO EXERCÍCIO CRONÍSTICO DE WALDIR
PINTO DE CARVALHO
Williane de Sá Marques e Thiago Eugênio Loredo Betta
Carta de Aceite
CIRCUITO FECHADO: UMA FORMA DE TRABALHAR
VERBOS
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa (UEMS), Natalina Sierra Assêncio Costa
(UEMS) e
Adriana Lúcia de
Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
COGNIÇÃO E LINGUAGENS
DIGITAIS: INTERSECÇÃO ENTER O
CONHECIMENTO E O SÍMBOLO LIKE DO FACEBOOCK
Daisy Aparecida Parron Molina (UEMS), Adriana
Pereira Santana (UEMS) e Nataniel dos
Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
COMO E QUANDO SE INICIA O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DE UMA ORALIDADE CONSIDERADA "CULTA", SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
José Mario Botelho (FFP-UERJ e ABRAFIL)
Carta de Aceite
CONCORDÂNCIA VERBAL: ANÁLISE DO TRABALHO
COM A GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Marcieli Souza de Oliveira (UFAC) e Selmo
Azevedo Apontes (UFAC)
Carta de Aceite
CONDIÇÕES SOCIOCOGNITIVAS:
ESQUINAS DA RELIGIÃO EM MADUREIRA
Marcelo Vitor de Souza Paes (UFRRJ) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite
CONHECENDO A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E
COMPORTAMENTAL E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO, DESTACANDO OS PROVÁVEIS
TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Ingrid Raposo Ramos (UEMS) e Marilei Arruda da Rocha
Caballero
Carta de Aceite
CONHECENDO O TRANSTORNO
OPOSITIVO DESAFIADOR – TOD
Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS) e Lucilo
Antônio Rodrigues (UEMS)
Carta de Aceite
CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM
MOVIMENTOS ENTRE O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA E
PRODUÇÃO TEXTUAL
Bruna Sieiro Borges (UVA), Tuany
Cianelli (UVA) e Fernanda
Iglesias Webering (UFRJ)
Carta de Aceite
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Valdivina Telia Rosa de Melian (UFT) e Andréia
Nascimento Carmo (UFT)
Carta de Aceite
CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO INSTRUCIONAL
NO RENDIMENTO
ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vera Lúcia
Ferreira Urt
(UEMS) e Herbertz Ferreira (UEMS)
Carta de Aceite
COORDENAÇÃO MOTORA VISUAL
NA ELEIÇÃO DAS CORES E ESCOLHA DAS FORMAS GEOMÉTRICA: UMA FORMA DIFERENTE DE APRENDER
E DESENVOLVER A COORDENAÇÃOMOTORA VISUAL NOS ALUNOS
Maria Narcisa Carvalho da Silva (UERR), Maria Natividade Carvalho (UERR) e Maria Leila Moura (UERR)
Carta de Aceite
CORRELAÇÃO: UM PROCESSO SINTÁTICO EM ROCHA LIMA, PRINCIPALMENTE
Miguél Eugenio Almeida (UEMS)
Carta de Aceite
CYBERBULLYING: O COMPLEXO BULLYING DA NOVA ERA TECNOLÓGICA
Dário Bezerra de
Andrade
(UENF), Luciana Spala Ataíde Aguiar
(UENF) e Cristiana Barcelos da Silva
(UENF)
Carta de Aceite
DA ORALIDADE PARA A ESCRITA: O(S) PROCESSO(S)
DE CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA
COMUNIDADE RURAL E REMANESCENTE QUILOMBOLA DE FURNAS DO DIONÍSIO, JARAGUARI
Ariane Wust de
Freitas Francischini
(UEMS)
Carta de Aceite
DA UTOPIA ROMÂNTICA À DESCONSTRUÇÃO REALISTA
DO PERFIL DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA: UM
ENFOQUE LINGUÍSTICO A PARTIR DE “SENHORA”, DE JOSÉ DE ALENCAR E “DOM CASMURRO”,
DE MACHADO DE ASSIS
Gabriela do
Rosario Silva
(UENF) E Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
(DES)ESTRUTURANDO A
LINGUÍSTICA ANTROPOCÊNTRICA: ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA MARGINALIZAÇÃO DOS SUJEITOS DE OUTRAS
ESPÉCIES E A PROPOSIÇÃO DE UMA NOVA AGENDA LINGUÍSTICA ANTI-HUMANISTA
Gabriel Bittar Domingues (UEMS)
Carta de Aceite
DIÁLOGOS ENTRE A ESCRITA
DE LIMA BARRETO E O HIP
HOP DE EMICIDA
Ezequiel
Gonçalves de Paula (UENF), Ana
Paola Laeber (UENF), Poliana da Silva
Carvalho (UENF), Eliana Crispim
França Luquetti (UENF) e Fermín
Alfredo Tang Montané (UENF)
Carta de Aceite
DICIONÁRIO: DA CONSTRUÇÃO
DE SENTIDOS AO ENRIQUECIMENTO DO
VOCABULÁRIO
Elesandra Rodrigues Dias Ferraz (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SEUS
REFLEXOS NA AUTOESTIMA DOS ALUNOS
Camila do
Rosario Silva Barreto (UENF), Raquel
do Rosario Silva (UENF) e Gabriela do Rosario Silva (UENF)
Carta de Aceite
DISCURSOS DA HISTÓRIA E
LETRAMENTO NO PIBID: ANÁLISE DA INFERIORIZAÇÃO DO BRASIL NAS PÁGINAS DE ATLANTIDA
Humberto Silva de Lima (UFRJ) e Ana
Cristina dos Santos (UERJ e UVA)
Carta de Aceite
DO ÍDION AO IDIÓTES: A
ESCRITA POLÍTICO-FILOSÓFICA DE LEANDRO
KONDER, VOLTADA AO COTIDIANO
Antonio Carlos Ribeiro (UFT) e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
DUAS DÉCADAS DO ENEM: UMA ANÁLISE DA MULTIMODALIDADE
DOS TEXTOS MOTIVADORES NAS PROPOSTAS DE REDAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
Vanderlis Legramante
Barbosa (UEMS)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS PARA O FORTALECIMENTO DA
COMUNIDADE ESCOLAR
Ari
Gonçalves Neto (UENF), Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF) e Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite
Em busca da CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE EM UM RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM
Francielly
Karla Dauzaker Fruto (UEMS) e Altamir
Botoso (UEMS)
Carta de Aceite
ENSINANDO O SOCIAL COM O ESCRITOR
NEGRO: A BIOFICÇÃO DE LIMA BARRETO ALINHADA À PRÁTICA DE LEITURA
Clara Matos Paiva de Freitas (UVA) e Silvana Moreli (UVA)
Carta de Aceite
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES
DE GUARANI: ABORDAGENS CONTRASTIVAS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Mario Ramão
Villalva filho
(UNILA) e Aldi Feiden (UNILA)
Carta de Aceite
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UNIDADES
LEXICAIS E OS RECURSOS DE TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO PARA
LIBRAS
Ízea Folha
Damasceno Santos (UFT) e Ana Claudia Castiglioni (UFT)
Carta de Aceite
ENTENDENDO O TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DA
POESIA DE CECÍLIA MEIRELES
Nilcéia Gonçalves
Cáceres (UEMS) e Lucilo Antônio Rodrigues (UEMS)
Carta de Aceite
ENTENDER PARA ESCREVER: PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA CRÍTICA
Aline Queirod
(UVA), Hércules Lins (UVA), Sayonarah Almeida (UVA), Flávia
Maria Cunha (UVA) e Claudia Cristina Mendes
Giesel (UVA)
Carta de Aceite
ENTENDER PARA ESCREVER: A LEITURA CRÍTICA NA
FORMAÇÃO DE SENTIDOS
Amara Brito
(UVA), Vanessa Lima (UVA), Sayonarah Almeida (UVA), Flávia
Maria Cunha (UVA) e Claudia Cristina Mendes
Giesel (UVA)
Carta de Aceite
ERA PÓS-MÉTODO: NOVAS
CONCEPÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Laís Teixeira Lima (UENF), Monique
Teixeira Pedrosa (UENF), Rafaela
Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
ESCOLHAS LEXICAIS DOS LUGARES DE FALA: O PERCURSO SEMIÓTICO
Rosane Reis de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS DE LEITURA E DE
ESCRITA DE CONTOS DE ENIGMA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Viana de Sena
(UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM UMA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO GÊNERO CHARGE
Alessandra Martins Cavalcanti (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEITOS E ABORDAGENS
Glória Marianna Barreto
Teixeira
(UENF), Priscilla Gonçalves de Azevedo
(UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
ESTUDOS LITERÁRIOS NO ÂMBITO DAS DISCIPLINAS
QUE COMPÕEM O CAMPO TEÓRICO DA LITERATURA NA UFRR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
DISCENTES E DOCENTES
Mirella Miranda de Brito Silva (UFRR), Nathalia
Pétala Batista Fernandes (UFRR) e Rafaela
Maria Alves Graça (UFRR)
Carta de Aceite
ÉTICA NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O USO DE FONTES
Andréa
Maria Lopes Dantas (UFAC)
Carta de Aceite
EXPERIÊNCIAS
DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA EM CONTEXTOS DE FRONTEIRA E
IMIGRAÇÃO EM RORAIMA
Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
Carta de Aceite
EXPERIÊNCIA DE TRANSPOSIÇÃO ENTRE A TEORIA
E A PRÁTICA: GRÁMATICA, EDUCAÇÃO E ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL POESIA
Eliete Lopes
Matricardi
(UEMS), Adriana Chaves de Barros
(UEMS) e Loid Rodrigues (UEMS)
Carta de Aceite
EVASÃO
ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: ANÁLISES DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA
Cristiana
Barcelos da Silva (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF), Fernanda
Castro Manhães (UENF) e Ana Paula
Silva de Andrade Jorge (UENF)
Carta de Aceite
EVENTO DE LETRAMENTO:
UM PASSAPORTE SEGURO PARA A
PRÁTICA SOCIAL DA LÍNGUA
Valdineia da Luz
Meira Machado
(UFAC), Tatiane castro dos Santos
(UFAC) e Mauricélia de Melo Souza
(UFAC)
Carta de Aceite
FÁCIL, FACINHO: O USO SOCIAL DA LÍNGUA TRANSFORMANDO DIMINUTIVO EM
SUPERLATIVO
Bruna Tavares da
Costa
(UVA), Bianca Barrocas (UVA), Sayonarah Almeida (UVA), Flávia
Maria Cunha (UVA) e Claudia Cristina Mendes
Giesel (UVA)
Carta de Aceite
FANFICTION E O LETRAMENTO LITERÁRIO DE JOVENS
LEITORES/AUTORES
Ayane Camila de
Araújo Silva
(UFRR) e Mirella Miranda
de Brito Silva
(UFRR)
Carta de Aceite
FLICTS: A LEITURA DO TEXTO E DA IMAGEM SE FAZ NECESSÁRIA AO MESMO TEMPO (UMA ANÁLISE APONTANDO POSSÍVEIS EFEITOS DE SENTIDOS, COLABORANDO ASSIM, PARA AS REFLEXÕES DISCENTES QUE POSSAM MUDAR PRÁTICAS SOCIAIS
Maria Aparecida
Alves Ribeiro
(UEMS)
Carta de Aceite
FLORBELA
ESPANCA: A FLOR BELA DO ALENTEJO
Eliana da Cunha Lopes (CiFEFiL)
Carta de Aceite
FLUÊNCIA DE LEITURA: UM ESTUDO DE CASO
Giltânia de
Fátima Santos Nery (UFRRJ) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite
FORMAÇÃO CONTINUADA, A PRÁXIS PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INDÍGENA
Genilza Silva
Cunha
(UERR) e Carmen Vera Nunes Spotti (UERR)
Carta de Aceite
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: UM OLHAR SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL SUPERIOR DO
PARFOR EM BOA VISTA-RR
Verônica de
Oliveira Magalhães (UERR) e Nilmara
Milena Gomes Maran (UERR)
Carta de Aceite
GÊNERO INJUTIVO NA PROPAGANDA
Marcos da Silva
Machado (CiFEFiL) e Marilene Meira da
Costa (CiFEFiL)
Carta de Aceite
GÊNERO NOTÍCIA DIGITAL LOCAL: ATIVIDADE
COM TEXTO MULTIMODAL NAS AULAS DE LÍNGUAPORTUGUESA NO VIÉS DOS MULTILETRAMENTOS
Ana Paula
Faustino de Oliveira
(UEMS), Ariane Wust de Freitas
Francischini (UEMS) e Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS)
Carta de Aceite
GEOMETRIA COM MOSAICOS: O ENCONTRO DA MATEMÁTICA E DA ARTE NO
ESPAÇO ESCOLAR
Heliane
do Nascimento Silva (UENF), Cristiane Silva de Souza Merelles (UENF), Tatiane
do Nascimento Silva (UENF) e Bianka
Pires André (UENF)
Carta de Aceite
IDEOLOGIA E EFEITO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS CANÇÕES A
MÃO DA LIMPEZA E IDENTIDADE
Vanuza dos Santos
Lima
(UEMS), Aline Saddi Chaves (UEMS) e Wélida Alves (UEMS)
Carta de Aceite
IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: DESAFIOS NO ENSINO DE PLE
Felipe Thiago Cordeiro
da Rocha
(UFRR), Fabricio Paiva
Mota
(UFRR) e Weslley Costa
Pereira
(UFRR)
Carta de Aceite
INCURSÕES LITERÁRIAS ESTUDOS DAS PERSONAGENS
FEMININAS NAS OBRAS DE RAQUEL DE OLIVEIRA E FABIANA ESCOBAR, POR RACHEL NUNES
Rachel
Fátima dos Santos Nunes (UFRJ)
Carta de Aceite
INDO-EUROPEU: O CASO DAS RAÍZES INICIADAS POR “O”
Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira
(UFT) e Rosélia Sousa Silva (UFT)
Carta de Aceite
INTERFERÊNCIAS DO CELULAR NO AMBIENTE DE
APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA NO
MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS
GOYTACAZES-RJ
Bárbara Viana
Villaça
(UENF), Bruna Viana Villaça (UENF) e Vanessa de Castro Bersót Pereira (UENF)
Carta de Aceite
INTERTEXTUALIDADE E CASAMENTO DE PERSPECTIVAS: BREVE
ANÁLISE SOBRE A PERSPECTIVA DE BLAKE EM MOORE
Bruno Sá De
Carvalho
(UENF)
Carta de Aceite
“KIT GAY”: UMA REFLEXÃO
SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CRÍTICO FRENTE ÀS FAKE
NEWS NAS ELEÇÕES DE 2018
Emmanuelly Castro dos Santos (UEMS)
e Ruberval Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
LEITURA LITERÁRIA:
POSSIBILIDADE A PARTIR DE PRÁTICAS CRIATIVAS E INOVADORAS
Isaquia
dos Santos Barros Franco (UFT)
Carta de Aceite
LEITURA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: UMA
ANÁLISE DO CONTO “A MOÇA TECELÔ, DE MARINA COLASANTI
Clodoaldo
Sanches Fófano (UENF), Eliana Crispim
França Luquetti
(UENF), Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Paulo Jonas dos Santos Júnior (UENF)
Carta de Aceite
LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM
SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIA
Juliana Leal Facundes (UFT)
e Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT)
Carta de Aceite
LETRAMENTO NA ESCOLA DA TEORIA À PRÁTICA: UM OLHAR PARA A VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA
Emanuely
Monteiro Celestino (UFAC), Tatiane
Castro dos Santos (UFAC) e Precília
Achermann Vieira (UFAC)
Carta de Aceite
LETRANDO COM CLARICE: UMA DISCUSSÃO PARA A DEFINIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO LETRAMENTO EM CLARICE LISPECTOR EM
UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Larissa Portella
Santos
(UVA), Keyciane Silva (UVA), Hélio Luiz (UVA), Claudia Mendes (UVA) e Flávia Maria Cunha (UVA)
Carta de Aceite
LÍNGUA E EMPODERAMENTO
CULTURAL
Daniele da Silva Fernandes Rodrigues
(UERR) e Nilmara Milena Gomes Maran
(UERR)
Carta de Aceite
LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA: DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM
CAPAZ DE VENCER OBSTÁCULOS, DETECTAR VILÕES E SOLUCIONAR PROBLEMAS
Heliane
do Nascimento Silva (UENF), Cristiane Silva de Souza Merelles (UENF),
Tatiane do Nascimento Silva (UENF) e Bianka
Pires André (UENF)
Carta de Aceite
LÍNGUAS AFRICANAS E LÍNGUA PORTUGUESANO BRASIL: SUAS
INFLUÊNCIAS E CONSEQUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
Clara Matos
Paiva de Freitas
(UVA), Cládia Giesel (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Victor Hugo da Silva (UVA)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA
TEXTUAL: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PROJETO
HONESTIDADE
Eliete Lopes Matricardi (UEMS) e Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS)
Carta de Aceite
LITERATURA DISTÓPICA: DESCONSTRUINDO FICÇÃO E HUMANIDADE
Andressa Teixeira
Pedrosa Zanon
(UENF) e Eliana Crispim França Luquetti
(UENF)
Carta de Aceite
LITERATURA E CRÍTICA SOCIAL: TRAÇOS REALISTAS
DO CONTO BRASILEIRO
CONTEMPORÂNEO
Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite
LITERATURA E CONEXÃO ENTRE LEITORES FICCIONAIS E REAIS
Benildes
Fernandes Oliveira
(UFT), Rosélia Sousa Silva (UFT) e Thanielle Magalhães Costa (UFT)
Carta de Aceite
LITERATURA HISPANO-AMERICANA: ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS DO
ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA-RORAIMA
Teresinha
Fernandes da Silva
(UERR), Ketlen Cristina de Souza Oliveira
(UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)
Carta de Aceite
LITERATURA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO
FUNDAMENTAL
Neiva Lopes da Silva (UFAC), Michelly Moura dos Santos (UFAC) e Gisela Maria
de Lima Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite
LUDICIDADE E TECNOLOGIA NO ENSINO DOS
ADJETIVOS
Rosimeire Santos Alecrin (UEMS), Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barrose (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
MACHADIANDO EM SALA DE AULA COM O CONTO “A CARTOMANTE”
Valdinéia da Luz Meira Machado
(UFAC) e Gisela Maria de Lima Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite
MANIFESTAÇÕES
CULTURAIS PESQUEIRAS EM SÃO JOÃO DA BARRA - A FESTA DE NOSSA SENHORA
DA PENHA
Jhonatan da
Silva Martins
(UENF) e Giovane do Nascimento
(UENF)
Carta de Aceite
MAPA CONCEITUAL LINGUAGEM E MENTE DE NOAM CHOMSKY
Elenides Francisco de
Freitas (UEMS) e Elza Sabino (UEMS)
Carta de Aceite
MEDIAÇÃO ONLINE:
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS
Josiane de Almeida
Gonçalves Goulart (UEMS)
Carta de Aceite
MEMES NA INTERNET: TEXTUALIDADES, RECRIAÇÕES E DISSEMINAÇÃO
Juliana Marinho
dos Santos
(UENF), Carla Bittencourt Felício
(UENF) e Flávia da Cunha Pereira (UENF)
Carta de Aceite
MEMÓRIAS FICCIONAIS E
INTERDISCIPLINARES: O ALIENISTA ULTRAPASSANDO
FRONTEIRAS
Ana Carolina Alves
de Lima Oliveira
(UFT) e Andrea Martins Lameirão Mateus
(UFT)
Carta de Aceite
MEMÓRIAS
LITERÁRIAS NO NEJA: UM RESGATE DA AUTOESTIMA
Felipe Braga
Soutto
(UVA) e Ana Cristina dos Santos (UERJ
e UVA)
Carta de Aceite
METACOGNICÃO E TECNOLOGIA DIGITAL: UMA
ANÁLISE DO APLICATIVO MÓVEL PREPARA ENEM 2018
Martha
Caroline Duarte de Brito Freitas (UENF)
Carta de Aceite
METACOGNICÃO NA SALA DE AULA: ESTARTÉGIAS DE LEITURA
Juliana de Souza Silva (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
METÁFORAS
CONCEPTUAIS EM SEIS OBRAS DA LITERATURA DO MEDO
Morgana de Abreu Leal (IFRJ) e Pedro Henrique
Ribeiro de Oliveira (IFRJ)
Carta de Aceite
MOTIVAÇÃO DE LEITURA: PROCESSOS COGNITIVOS DE ATENÇÃO E COMPREENSÃO POR MEIO DE ROMANCES VOLTADOS AO PÚBLICO INFANTO-JUVENIL
Damares Alves de araújo Basmage (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
MULTILETRAMENTOS CRÍTICOS E CONSTRUÇÃO
DE SENTIDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Vanderlis Legramante
Barbosa (UEMS)
Carta de Aceite
MULTILETRAMENTOS E O USO DAS
TDICs NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Carla Corsini Rezende da Costa Fernandes (UEMS)
Carta de Aceite
MÚSICA
NA ESCOLA: SABERES EM CANTOS
Dayse Sampaio
Lopes Borges
(UENF) e Renato Augusto Damatta
(UENF)
Carta de Aceite
MÚSICA
NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIA MNEMÔNICA PARA A PROMOÇÃO DA RETENÇÃO DE
CONCEITOS
Dayse Sampaio
Lopes Borges
(UENF) e Renato Augusto Damatta
(UENF)
Carta de Aceite
NEOLOGISMOS EM PERIÓDICOS DE HUMOR PUBLICADOS ENTRE 1887 E 1909
Alexandre
Luís Gonzaga (UEMS)
Carta de Aceite
NEUROCIÊNCIA
E O ENSINO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Eliete Lopes Matricardi (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
NICHO LITERÁRIO NERD?
Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior (UEMS)
Carta de Aceite
NOS PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS PARA O CONCEITO DE LÍNGUA, FATO
SOCIAL, DE MEILLET A BENVENISTE
Adélia Maria
Evangelista Azevedo (UEMS)
Carta de Aceite
NOVAS PERSPECTIVAS PARA A SALA DE AULA: LINGUÍSTICA
APLICADA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A QUEBRA DE PARADIGMAS
Aline Ferreira
Oliveira Araujo (UEMS) e Elza
Sabino da Silva Bueno (UEMS)
Carta de Aceite
O AMBIENTE VIRTUAL NA COMPREENSÃO DE QUESTÕES
AMBIENTAIS: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA NO
ENSINO MÉDIO
Samuel Sales de
Carvalho, Eduardo de Almeida Silva, Sandra Maria Schröetter, Fernanda de Oliveira
da Silva Beggio e Nilson Sergio Peres Stahl
Carta de Aceite
O CONTO MACHADIANO E AS FORÇAS DA LITERATURA DE ROLAND BARTHES: UMA ANÁLISE DO CONTO A CARTEIRA
Maria
José Oliveira Maia (UFAC) e Gisela Maria de Lima
Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite
O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GÊNERO POÉTICO: POEMA
Igor Buzzi (UVA), Stéphanie Corlette (UVA), Cláudia Mendes (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Hélio Luiz da Silva (UVA)
Carta de Aceite
O DISCURSO IMAGÉTICO ENQUANTO ACONTECIMENTO POLÍTICO DO BRASIL: O
“NÃO DITO” NO CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DO SHOW DA BANDA PEARL JAM
Iago Pereira dos
Santos
(UENF), Elizangela Tonelli (UENF) e Juliete
Maganha Silva (UENF)
Carta de Aceite
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA X O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
Rute da Silva Santos (UFT), Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFT) E Rosélia Sousa Silva (UFT)
Carta de Aceite
O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Vera Lucia Pires (UFAC)
Carta de Aceite
O ENSINO DE ORTOGRAFIA NO 6º ANO
Vera Lucia Pires (UFAC)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A
(INTER)RELAÇÃO LIVRO DIDÁTICO E GÊNEROS
TEXTUAIS
Monique Teixeira
Crisóstomo
(UENF)
Carta de Aceite
O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)
NO PROGRAMA IDIOMA SEM FRONTEIRAS (IsF): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Etiene Caroline Farias de Mello (UNILA) e Francisca Paula
Soares Maia
(UNILA)
Carta de Aceite
O ENSINO DO LÉXICO: A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO
DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA-TO
Willas
Silva Santos (UFT) e
Ana Claudia Castiglioni (UFT)
Carta de Aceite
O ENVOLVER E O ENVOLVER-SE
NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: O ACOLHIMENTO NA PERSPECTIVA
DA INCLUSÃO
Cristiana
Barcelos da Silva (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF), Fernanda
Castro Manhães (UENF) e Ana Paula
Silva de Andrade Jorge (UENF)
Carta de Aceite
O FALAR CRISTÃO E SUA VARIAÇÃO PARA DIFERENTES
COMUNIDADES DE FIÉIS
Raquel Santos de
Souza Brites
(UEMS) e Adriana Lúcia de
Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
O FACEBOOK
E A (TRANS)LITERATURA: AS MUITAS POSSIBILIDADES DE
NARRATIVAS EM REDE
Ocinei Trindade
de Oliveira
(UENF)
Carta de Aceite
O IMPACTO DO PROFLETRAS NO ENSINO DE
LÍNGUA MATERNA:
APRESENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O NÍVEL FUNDAMENTAL
Raimunda
Rosineide de Moura e Silva (UFAC)
Carta de Aceite
O LEGADO
VISIGODO: A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA GÓTICA NO PERÍODO DE FORMAÇÃO DA LÍNGUA
PORTUGUESA
Gabriella Veras
Rodrigues Guimarães (UERJ)
Carta de Aceite
O LÉXICO TOCANTINENSE NAS OBRAS SERRA
DOS PILÕES: JAGUNÇOS E TROPEIROS E MANDINGA
Fernanda de
Oliveira Eduardo (UFT) e Ana Claudia Castiglioni (UFT)
Carta de Aceite
O MEME E SUA INFLUÊNCIA NA LINGUAGEM
Livia Carneiro Lima da Hora (UEMS), Elza Sabino
da Silva Bueno (UEMS), Natalina
Sierra Assêncio Costa (UEMS) e Neide
Araújo Castilho Teno (UEMS)
Carta de Aceite
O PAPEL DA MULHER WARAO NAS RELAÇÕES DE PODER
COMUNITÁRIAS
Marilyn Barreto
Souza
(UERR), Adriana Santos Pequeno, Dâmaris da Silva Cota, Joseilson da Silva Sampaio e Raimunda Maria Rodrigues Santos (UERR)
Carta de Aceite
O PAPEL DO PROCON COMO ÓRGÃO ADMINISTRATIVO EXTRAJUDICIAL
NA COMPOSIÇÃO DE CONFLITOS CONSUMERISTAS
Lorena Vieira
Curty Oliveira
(UENF), Hildeliza Boechat Cabral (UENF),
Raquel Veggi (UENF) e Adenauer Cabral Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite
O PERCURSO HISTÓRICO DA GRAMÁTICA NO BRASIL,
OBSERVAÇÕES SOBRE O ADVÉRBIO
Wagner Assen (UEMS)
Carta de Aceite
O PODER HUMANIZADOR DA FICÇÃO
Andressa Teixeira
Pedrosa Zanon
(UENF) e Eliana Crispim França Luquetti
(UENF)
Carta de Aceite
O PRAZER DA LEITURA:
PERSPECTIVA COGNITIVA ATRAVÉS DA OBRA “VIDA DA GENTE”
Roziléia de Oliveira Sales (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
O PROTAGONISMO COMO EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO E
FORMAÇÃO DE LEITOR
Odair Marques Pereira (UFMS) e José
Rone Rabelo da Silva (UEMS)
Carta de Aceite
O TEMPO NA CONSTRUÇÃO AUTORAL
Tânia Mara Rezende Machado (UFAC)
Carta de Aceite
O TEXTO LITERÁRIO
COMO REFLEXO DA VIDA HUMANA NO CONTO MACHADIANO NA PERSPECTIVA
BARTESIANA
Airton
de Mesquita Silva (UFAC) e Gisela Maria de Lima Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite
O USO DA COESÃO SEQUENCIAL NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO FUNDAMENTAL II
Sandra
Regina Motta (UEMS)
Carta de Aceite
O USO DA GÍRIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
Raquel França
Freitas
(UENF), Vyvian França Souza Gomes
(UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza
(UENF), Eliana Crispim França Luquetti
(UENF) e Clodoaldo Fofano Sanches (UENF)
Carta de Aceite
OBSERVAÇÕES
SOBRE AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NA LITERATURA:O
CASO DE INCIDENTE EM ANTARES, DE ERICO VERÍSSIMO
Dagmar Vieira Nogueira Silva (UEMS)
Carta de Aceite
OBSERVAÇÕES
SOBRE O COGNITIVISMO: A QUESTÃO DA LINGUAGEM PARA O AUTISTA
Noeli Teresinha
Strada
(UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes
(UEMS)
Carta de Aceite
OFICINAS LITERÁRIAS: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA DESENVOLVER A
COMPETÊNCIA DE LER
Roseane Limoeiro
da Silva Pires
(UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves
de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio
Costa (UEMS)
Carta de Aceite
OLIMPÍADA
DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PROSA E OS VERSOS DO NOSSO LUGAR ENCANTANDO OUTROS
LUGARES DO BRASIL
Aline dos Santos Teixeira da Costa (UEMS), Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
OPERAÇÕES COGNITIVAS NA CONSTRUÇÃO DO HUMOR EM MEMES POLÍTICOS
Ana Paula Ferreira (UERJ)
Carta de Aceite
OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA EJA: A ESCRITA COMO
NORTE PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Helga Ticiana de
Barros Maciel
(UEMS) e Adriana Lúcia de
Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
ORALIDADE E GÊNEROS ORAIS: UM OLHAR
SOBRE AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL
Jaqueline Maria
de Almeida
(UENF), Franciele de Souza Rodrigues de
Almeida (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Liz Daiana Tito Azeredo Silva (UENF)
Carta de Aceite
ORIENTAÇÕES SOBRE A LINGUISTICA: O
ENSINO DE LINGUA
ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
BRASILEIRO
Edyala Oliveira
Brandão Veiga
(UENF), Roberta da Silva Nascimento
Pereira (UENF), Fernando Xavier de
Almeida (UENF) e Geovana Santana da
Silva (UENF)
Carta de Aceite
OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM RELAÇÃO ÀS VARIEDADES
LINGUÍSTICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA
Teresinha
Fernandes da Silva
(UERR), Ketlen Cristina de Souza Oliveira
(UERR) e Cora
Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
Carta de Aceite
OS DESAFIOS DA METALINGUAGEM NO PROCESSO DE COGNIÇÃO E SEUS
AVANÇOS NO ENSINO ATUAL
Cristiane Soares
Lima Nunes
(UEMS), Odete de Oliveira Rodrigues da
Silva (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
OS EFEITOS DA VIOLÊNCIA EM “MAÍRA”, DE DARCY RIBEIRO
Alessandro Aparecido
Fagundes Matos (UFMS)
Carta de Aceite
“OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DE MODESTO
MÁXIMO”: A COGNIÇÃO ENTRE A LEITURA DO VÍDEO E A LEITURA DO TEXTO
Elesandra
Rodrigues Dias Ferraz (UEMS) e Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite
OS IMPLÍCITOS NO TEXTO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA
HABILIDADE INFERÊNCIA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM
CORUMBÁ-MS Jonathan Gonçalves dos Santos (UEMS),
Letícia Maria de Jesus Monteiro
(UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves
de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
OS NOMES DE LUGARES: APLICAÇÃO DE OFICINAS
PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Karylleila
dos Santos Andrade Klinger (UFT), Carla Bastiani (UFT), Rodrigo V. do Nascimento (UFT) e Verônica R. Nunes (UFT)
Carta de Aceite
OS OFÍCIOS COMO FONTE DE UMA
MEMÓRIA SOCIOCULTURAL: DA
EDIÇÃO AO ESTUDO LINGUÍSTICO
Adriana dos Santos Silva (UFBA) e Eliana Correia Brandão Gonçalves (UFBA)
Carta de Aceite
OS SENTIDOS DE RAÇA/RACISMO NO DISCURSO DE ACADÊMICOS DE LETRAS DA
UEMS
Mário Henrique
dos Santos Lopes (UEMS), Sônia
Filíu Albuquerque Lima (UEMS) e Aline
Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
PERCORRENDO AS VEIAS POÉTICAS DE FLORBELA ESPANCA
Fabiana de Paula Lessa Oliveira (UERJ) e Fabiana de Paula Lessa Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
PERFIL E ANÁLISE ESP DOS ALUNOS DA
PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE – UENF, NA APRENDIZAGEM
DE UMA SEGUNDA LÍNGUA
Ana Paula Silva Andrade
Jorge
(UENF), Letícia Sanz Barreto (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF) e Domingues Caxingue Gonga (UENF)
Carta de Aceite
PERSPECTIVA
SINCRÔNICA DOS METAPLASMOS
Brunna Setubal Campos (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFT)
Carta de Aceite
POEMA: UM CHAMAMENTO AO ENCONTRO
André Ricardo Ribeiro Silva (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
CartEmanuely
Monteiro Celestino (UFAC),a de Aceite
PONTOS DE MATENOIA PARA REFORMAR O PENSAMENTO DA EDUCAÇÃO NA HIPERMODERNIDADE
Daniel Cervantes
Angulo Vilarinho (UFT), Haleks
Marques Silva (UFT) e Walace
Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite
PRÁTICAS
DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E
IDENTIDADE CULTURAL DOS ALUNOS DE DUAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
DE UMA
ESCOLA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Daniella Tavares Potrique (UVA), Adriane Fabiano de Oliveira (UVA), Cládia Giesel (UVA), Flávia Maria Cunha (UVA) e Fernanda Inglesias (UVA)
Carta de Aceite
PRÁTICAS DE INTERDISCIPLINARIDADE E LETRAMENTO: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS A PARTIR DO PLANO DE AULA
Dijan Leal de
Sousa
(UFT), Camila Rodrigues Viana (UFT) e
Eloiza Marinho dos Santos (UFT)
Carta de Aceite
PRECONCEITO RACIAL, VALORES SOCIAIS E ANTICLERICALISMO NO ROMANCE
NATURALISTA “O MULATO”, DE ALUÍSIO AZEVEDO: UMA ANÁLISE À LUZ DA NARRATIVA
ETNOGRÁFICA
Raquel do
Rosario Silva
(UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Gabriela
do Rosario Silva (UENF)
Carta de Aceite
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: O ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS E TEMAS TRANSVERSAIS
Amanda
Ferreira de Oliveira (UVA), Tatiane Ribeiro (UVA), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA), Hélio Luiz da Silva (UVA) e Flávia Maria Cunha (UVA)
Carta de Aceite
PROJETO DISCIPLINAR DE APRESENTAÇÃO DA LITERATURA NO ENSINO MEDIO
Lais Barbosa (UVA), Beatriz Stamn (UVA), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA), Sayonarah Almeida (UVA) e Flávia Maria Cunha (UVA)
Carta de Aceite
PROJETO
LITERATURA PARA TODOS
Lana Karine de
Santana Medeiros de Souza (UEMS) e Marly Custódio
da Silva
(UEMS)
Carta de Aceite
PROPOSTA
FILOSÓFICO-GRAMATICAL DE ENSINO DO NOME SUBSTANTIVO
Antonio Cilírio da
Silva Neto (UFT)
Carta de Aceite
PROTÓTIPO
DIDÁTICO ACERCA DO MAIO AMARELO
Alessandra
Martins Cavalcanti
(UEMS), Caroline de Souza Araújo
(UEMS) e Roseli Peixoto Grubert
(UEMS)
Carta de Aceite
QUESTÕES SEMIÓTICAS E SEMÂNTICAS NO ENSINO
DO PORTUGUÊS
Darcilia Marindir Pinto Simoes
(UERJ)
Carta de Aceite
RECURSOS SEMÂNTICOS NA PROPAGANDA E NA ILUSTRAÇÃO GRÁFICA
Afrânio da Silva Garcia
(FFP-UERJ)
Carta de Aceite
REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOÇÃO MAIS EQUILIBRADA EM TORNO
DA DISCIPLINA GRAMATICAL NO CURSO DE LETRAS
Priscila
Venâncio Costa
(UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LITERATURA
MENOR, DE DELEUZE E GUATTARI, E SOBRE O CONTO “CEGO ESTRELINHO”, DE MIA COUTO
Silvana da Silva
Batista
(UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE O PLÁGIO NA PESQUISA
CIENTÍFICO-ACADÊMICA
Lindinalva Messias do
Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite
REPRESENTAÇÕES DA COMUNIDADE ÁRABE MUÇULMANA EM FOZ DO IGUAÇU-PARANÁ
Francisca Paula
Soares Maia
(UNILA) e Gabriela Alejandra Blanco Rinaldo
(UNILA)
Carta de Aceite
RESGATE DO AFECTO-PAIXÃO RUMO AO AFECTO-AÇÃO NA CONCEPÇÃO DE UMA
PERSPECTIVA EDUCACIONAL QUE RESSIGNIFIQUE O ENSINO GRAMATICAL
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT), Rosélia Sousa
Silva
(UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)
Carta de Aceite
RETRATOS E PAISAGENS
DO MODERNISMO ENTER JOVENS ALUNOS LEITORES: LEITURAS MULTIDIMENSIONAIS DE
MANUEL BANDEIRA
Patricia
Cristina Soares Barbosa (UVA), Keyciane
Bento da Silva (UVA) e Silvana Moreli (UVA)
Carta de Aceite
REVISITANDO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM COM BASE NAS TEORIAS
EMPIRISTAS E RACIONALISTAS
Aline Ferreira
Oliveira Araujo (UEMS) e Elza
Sabino da Silva Bueno (UEMS)
Carta de Aceite
ROTACISMO: ANÁLISE DO
FENÔMENO LINGUÍSTICO ESTIGMATIZADO E DISCRIMINATÓRIO DA FALA SOB UMA
PERSPECTIVA DIAGNÓSTICA VARIACIONISTA COM ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL DE CORUMBÁ-MS
Jenniffer Molinas Prado Soares (UEMS)
Carta de Aceite
SHAKESPEARE
ADAPTADO: CONTRIBUIÇÕES DE ROMEU E JULIETA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA PARA OS
ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raquel da Silva Montealvao (UEMS) e Ariane Wust de Freitas Francischini
(UEMS)
Carta de Aceite
SPLINTERS
NÃO NATIVOS E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA
VISÃO ALTERNATIVA SOBRE UM NOVO TIPO MORFOLÓGICO
José Augusto de Oliveira Pires (UFRJ)
Carta de Aceite
TEATRO E ESCOLA: UMA PRÁTICA SOCIAL QUE TRAZ O ALUNO
PARA DENTRO DA ESCOLA, DESENVOLVER A LEITURA, A CRIATIVIDADE E A ORALIDADE
Marcio Miqueias
Rodrigues da Silva
(UERR) e Maria
Georgina dos Santos Pinho e Silva (UERR)
Carta de Aceite
TEATRO E LITERATURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O "AUTO DA bARCA DO INFERNO"
Eliete Lopes Matricardi (UEMS), Loid Rodrigues (UEMS) e Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite
TECNOLOGIA EM AVALIAÇÃO: TENDÊNCIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Joane Marieli
Pereira Caetano (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
TEORIA GERATIVISTA E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE PÓS-MODERNA À LUZ DA
CRIANÇA BILÍNGUE
Edyala Oliveira
Brandão Veiga
(UENF), Oswaldo Moreira Ferreira
(UENF), Roberta da Silva Nascimento
Pereira (UENF), Fernando Xavier de
Almeida (UENF) e Geovana Santana da Silva (UENF)
Carta de Aceite
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E AUTISMO: UMA ANÁLISE SINGULAR
Cristina de
Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Bianca de Souza Fonseca (UENF), Cristiana
Barcelos da Silva (UENF) e Fernanda
Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
TERRITÓRIOS
MÚLTIPLOS DE APRENDIZAGEM: A LIGAÇÃO RIZOMÁTICA ENTRE A MATEMÁTICA E A LÍNGUA
PORTUGUESA ATRAVÉS DA LEITURA
Misleine Andrade Ferreira Peel (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
TEXTO
E GRAMÁTICA: POR UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Eliane
Miranda Machado (UFT) e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
TEXTO LITERÁRIO: NOVOS OLHARES E NOVAS POSSIBILIDADES
DE LEITURA NO CONTO “A VENDEDORA DE FÓSFORO”
Francivete Lopes
Barroso
(UFAC)
Carta de Aceite
TIPOLOGIAS TEXTUAIS NO GÊNERO JURÍDICO
EM BUSCA DA COMPLETUDE COMUNICATIVA, TENDO COMO ANÁLISE A RESOLUÇÃO 203, DE
23 DE JUNHO DE 2015
Daniel André dos
Santos Farias
(UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
TRANSEMIOSE: O SIGNO COMO RIZOMA
Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
TRANSIGNIFICAÇÃO
OU TRANSEMIOSE: FUGAS, CORTES E LABIRINTOS NA LITERATURA INFANTIL DIGITAL
Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
TRANSPOESIA: O POEMA COMO RIZOMA
Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira (UFT) e Priscila Venâncio
Costa (UFT)
Carta de Aceite
TÚMULOS VIRTUAIS: INSTRUMENTO DE CONSOLO À FAMILIA?
Karoline
Cerqueira do Amaral (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF), Ieda Tinoco Boechat (UENF) e Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite
UM ACONTECIMENTO, TRÊS NOTÍCIAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CAPA DE
TRÊS JORNAIS CARIOCAS SOBRE A “PASSEATA DOS CEM MIL”
Milena Ferreira
Hygino Nunes
(UENF) e Silvia Lúcia dos Santos Barreto (UENF)
Carta de Aceite
UM ESTUDO PRELIMINAR DA COMPETÊNCIA 4 DA BASE
NACIONAL COMUM CURRICULAR: RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Adriana Pereira
Santana
(UEMS), Adriano da Fonseca Melo
(UEMS), Daisy Aparecida Parron Molina
(UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes
(UEMS)
Carta de Aceite
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE
ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
Evanilde
Miranda de Freitas Guimarães (UERR)
Carta de Aceite
UM
OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O USO DAS PREPOSIÇÕES: POR UM ENSINO REFLEXIVO DA LEITURA E DA GRAMÁTICA NA ESCOLA Aline
Barbosa Rodrigues Oliveira (UFT), Luiz Roberto Peel Furtado de
Oliveira (UFT) e Simone Rodrigues da
Silva (UFT)
Carta de Aceite
UM
OLHAR SOBRE A TOPONÍMIA TOCANTINENSE
Verônica
Ramalho Nunes (UFT)
Carta de Aceite
UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA NA GRAPHIC NOVEL “ARVORADA”, DE ORLANDELI
Ana Carolina de Deus (UEMS) e Marly Custódio da Silva (UEMS)
Carta de Aceite
UMA PERSPECTIVA DA
LINGUÍSTICA APLICADA COGNITIVA ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO MULTIMODAL
Évelyn Coelho Paini Webber (UEMS)
Carta de Aceite
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
E EXATAS: FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA
Kamila Teixeira Crisóstomo (UENF), Alan Teixeira Crisóstomo (UENF) e Leila Alves Vargas (UENF)
Carta de Aceite
VÍDEOS DO YOUTUBE: ESTRATÉGIA PROMOTORA DE APRENDIZAGEM
Dayse
Sampaio Lopes Borges
(UENF)
Carta de Aceite
|