Terceira sessão de mesas- redondas: das 08h00 às 10h00
Mesa-redonda 1 do dia 28 (LIDIL, sala 1), sobre o tema “Implicações linguístico-pedagógicas ao ensino bilíngue para surdos: desafios e possibilidades”, presidida por Gláucia dos Santos Vianna, que falará sobre CORPO E LÍNGUA – ELEMENTOS SIMBÓLICOS DE REFERENCIALIDADE NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE SURDOS
Dia 28 m-r 1-b – Ana Paula Lima Santos - A PRODUÇÃO TEXTUAL DE SURDOS: LINGUAGEM METAFÓRICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Dia 28 m-r 1-c – Daniele Barboza Moura - O SMS COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS (L2) PARA SURDOS: POSSIBILIDADES EM CONTEXTO BILÍNGUE
Dia 28 m-r 1-d – Aline de Mattos Canary Pina - A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS SURDOCEGOS NA AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA, O PORTUGUÊS
Mesa-redonda 2 do dia 28 (LIDIL, sala 2), sobre o tema “Ecdótica, crítica textual e crítica genética”, presidida por Rosinês de Jesus Duarte, que falará sobre QUE VOZES FEMININAS ECOAM NO TEATRO BAIANO DA DÉCADA DE SETENTA?
Dia 28 m-r 2-b – Arivaldo Sacramento de Souza e Rosa Borges dos Santos - NARRATIVAS DA TRADIÇÃO: UMA LEITURA DAS ORIGENS DA FILOLOGIA
Dia 28 m-r 2-c – Hugo Leonardo Pires Correia e Rosa Borges dos Santos - ME SEGURA QUE EU VOU DAR UM VOTO: AUTOR E CENSOR NAS TRAMAS DO TEXTO TEATRAL
Dia 28 m-r 2-d – Eliana Sales Vieira Neves (UNEB) – A REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS EM AOS MEUS AMIGOS E QUERIDOS AMIGOS DE MARIA ADELAIDE AMARAL
Dia 28 m-r 2-e – Fabiana Prudente e Rosa Borges dos Santos – EDIÇÃO EM MEIO DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA APARECEU A MARGARIDA, DE ROBERTO ATHAYDE
Mesa-redonda 3 do dia 28 (LIDIL, sala 3), sobre o tema “Ensino de língua e literatura”, presidida por Solimar Patriota Silva, que falará sobre “AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: MOODLE, BLOGS E FACEBOOK COMO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM”.
Dia 28 m-r 3-b – Lilia Aparecida Costa Gonçalves - O USO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Dia 28 m-r 3-c – Márcio Luiz Corrêa Vilaça - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Dia 28 m-r 3-d – Arlinda Cantero Dorsa - A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL EM COMUNIDADES VIRTUAIS NO USO DE DIFERENTES LINGUAGENS
Dia 28 m-r 3-e – Antonio Maurício Andrade, Ivoneide Sales Leandro e Géssika Elesbão - O BLOG: POÇOS DO SEGREDO
Mesa-redonda 4 do dia 28 (LIDIL, sala 4), sobre o tema “Conservadorismo e inovação na norma literária brasileira – o corpus amandiano e a revisão da gramática”, presidida por Ricardo Tupiniquim Ramos, que falará sobre NOTÍCIAS DE UM PROJETO EM CURSO
Dia 28 m-r 4-b – Maria Helena Gonçalves Oliveira e Ricardo Tupiniquim Ramos – CONSERVADORISMO E INOVAÇÃO NA NORMA LITERÁRIA BRASILEIRA: O CORPUS AMADIANO E A VARIÁVEL CONCORDÂNCIA DE NÚMERO NO INTERIOR DO SINTAGMA NOMINAL”
Dia 28 m-r 4-c – Aparecida Pereira dos Santos – CONSERVADORISMO E INOVAÇÃO NA NORMA LITERÁRIA BRASILEIRA: O CORPUS AMADIANO E A VARIÁVEL INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO
Dia 28 m-r 4-d – Lucivanda Rita da Silva e Ricardo Tupiniquim Ramos – CONSERVADORISMO E INOVAÇÃO NA NORMA LITERÁRIA BRASILEIRA: O CORPUS AMADIANO E O USO VARIÁVEL DO ‘ONDE’
Mesa-redonda 5 do dia 28 (LIDIL, sala 5), sobre o tema “A leitura em diferentes instâncias no ensino de língua materna: o computador, o jogo, o samba, o clube”, presidida por Maria Teresa Gonçalves Pereira, que falará sobre A RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM DE SITUAÇÕES VARIADAS DE LEITURA
Dia 28 m-r 5-b – Fernanda Farias de Freitas - O CLUBE DE LEITORES DA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE INCENTIVO À LEITURA
Dia 28 m-r 5-c – Carmem Lúcia Quintana Pinto - SE(R) UM LEITOR NUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A UTILIZAÇÃO DO INSÓLITO COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR
Dia 28 m-r 5-d – Fábio André Cardoso Coelho - SAMBAS QUE DÃO AULAS - A EXPRESSIVIDADE LINGUÍSTICA NAS CANÇÕES DE NEI LOPES E DE ARLINDO CRUZ
Dia 28 m-r 5-e – Camila Mourão Dias - O GÊNERO GAME: POSSIBILIDADES CRIATIVAS DE LEITURA
Mesa-redonda 6 do dia 28 (AUDITÓRIO DO BLOCO D), sobre o tema “Virtualidade como recurso e como meio para o ensino e a pesquisa em língua portuguesa”, presidida por Lúcia Deborah Araújo, que falará sobre DESCOMPLICANDO O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM VIDEOAULAS
Dia 28 m-r 6-b – Michelle Gomes Alonso Dominguez - PROTESTOS DAQUI E DE ACOLÁ: CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DISTINTAS DE PROPÓSITOS MIDIÁTICOS SEMELHANTES
Dia 28 m-r 6-c –Carmen Pimentel - BLOGS NO ENSINO DA LÍNGUA E DA LITERATURA
Dia 28 m-r 6-d – Maria Aparecida Oliveira Moreira - A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE SOCIAL ONLINE PARA APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Dia 28 m-r 6-e – Cláudia Valéria Vieira Nunes Farias - A MIGRAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL “CARTA DE ACONSELHAMENTO”: DO REAL PARA O VIRTUAL E DO VIRTUAL PARA A SALA DE AULA
Mesa-redonda 7 do dia 28 (Sala 11038), sobre o tema “Estudos interdisciplinares a partir da documentação do acervo de Eulálio Motta: a edição do texto como trabalho inicial”, presidida por Patrício Nunes Barreiros, que falará sobre A FACE HUMANA DO TEXTO: UM ESTUDO DAS VARIANTES EM TRÊS SONETOS DE EULÁLIO MOTTA.
Dia 28 m-r 7- b–Liliane Lemos Santana Barreiros - CAUSOS SERTANEJOS EM BAHIA HUMORÍSTICA: ENUNCIADOS DA VIDA COTIDIANA SOB A ÓTICA DE MIKHAIL BAKHTIN
Dia 28 m-r 7-c – Lívia de Carvalho Mendonça - ESCREVIVENDO NOS RINCÕES DO SERTÃO: OS FIOS DIALÓGICOS BAKHTINIANOS NO PERCURSO DO GÊNEROS DISCURSIVOS E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE COTIDIANA
Dia 28 m-r 7-d – Miriam Barreto de Almeida Passos e Patrício Nunes Barreiros - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL: EDIÇÃO E LEITURA DO MANUSCRITO ALFABETIZAÇÃO, ETC. E TAL DE EULÁLIO MOTTA
Segunda sessão de conferências (das 10h00 às 12h00), sob a presidência de José Pereira da Silva.
Conferencista: Sônia Bastos Borba Costa - PARA ROSA
ALMOÇO: das 12h00 às 14h00
Terceira sessão de pôsteres: das 12h00 às 14h00 (HALL DO LIDIL), coordenada por Eliana da Cunha Lopes.
Pôster 1 do dia 28: Penélope Citlalli Sánchez Pimienta (Universidad de Guadalajara) – EU TE AMO VS EU AMO VOCÊ. O USO DO PRONOME VOCÊ NA FUNÇÃO DE OD
Pôster 2 do dia 28: Wanderleia Bispo dos Santos e Geisa Borges da Costa – ESTUDOS DE GÊNEROS MIDIÁTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO
Pôster 3 do dia 28: Judite Araújo dos Santos e Fábio Josué Souza Santos – INFLUÊNCIAS DO PROGRAMA “PACTO PELA EDUCAÇÃO” NO ENSINO DE LITERATURA INFANTIL EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA
Pôster 4 do dia 28: Bárbara Maria Santos Silva Lapa, Douglas da Silva Tavares e Hellen Luana de Moura Silva – PODER E SOLIDARIEDADE NAS FORMAS DE TRATAMENTO DIRECIONADAS ÀS MULHERES NOS JORNAIS FEMININOS DO RECIFE DE 1850 A 1950
Pôster 5 do dia 28: Adriely de Oliveira Silva, Angela Ferreira da Silva, Marcelle Pereira Gonçalves e Douglas da Silva Tavares – PRÁTICAS DE ESCRITA E JORNAIS LITERÁRIOS NO RECIFE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX À PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Pôster 6 do dia 28: Anderson Norberto da Silva, Juliana Soares Lima e Douglas da Silva Tavares – A COESÃO LEXICAL EM ANÚNCIOS DO CINEMA RECIFENSE DAS TRÊS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Pôster 7 do dia 28: Júlio Cesar de Melo Simões e Douglas da Silva Tavares – LÍNGUA E CARNAVAL: CANÇÕES CARNAVALESCAS E O LÉXICO POPULAR DO RECIFE NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
Pôster 8 do dia 28: Talita Alves da Costa - O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: DIFICULDADES E DIFERENÇAS ENTRE OS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS E DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS DA UFG, CAMPUS CATALÃO
Sessão de lançamentos de livros, no dia 28 (Sala de aula), sob a coordenação acadêmica de Amós Coêlho da Silva e Eduardo Tuffani Monteiro, com coquetel organizado por Antônio Elias Lima Freitas e Luís Braga Benedito.
Américo Venâncio Lopes Machado Filho. Fragmentos biográficos: Rosa Virgínia Mattos e Silva. 2. ed. rev. e aum. Salvador: Quarteto, 2013.
Arlinda Cantero Dorsa. Língua e discurso nas crenças culturais sul-pantaneiras: análises intertextuais. Curitiba: Appris, 2013.
Carmen Pimentel. Blog: da Internet à sala de aula. Curitiba: Appris, 2012.
Expedito Eloísio Ximenes. Fraseologias jurídicas: Estudo filológico e linguístico do período colonial. Curitiba: Appris, 2013
José Pereira da Silva. Crítica textual e edição de textos: bibliografia. 2. ed. rev. aum. Curitiba: Appris, 2013.
Luís Carlos Lima Carpinetti e Lara Barreto Corrêa - O discurso de Cícero De Haruspicum Responsis: Guia de leitura. São Paulo: Annablume, 2013.
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro. Estudos do latim e das literaturas clássicas e renascentistas. Curitiba: Appris, 2013.
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro. Os epigramas de Henrique Caiado. Curitiba: Appris, 2013.
Miguel António Costa Gonçalves. Revista Portuguesa de Humanidades, vol. 16, 1/2. Braga (Portugal): Aletheia, 2012.
Patrício Nunes Barreiros - Sonetos de Eulálio Motta. Feira de Santana: UEFS, 2012.
Rita de Cássia Gemino da Silva. Cárceres das memórias. [Vídeo, curta metragem]. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2013.
Rita de Cássia Gemino da Silva. POR TI NA poesia RImo. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2013.
Tania G. Shepherd e Tânia G. Saliés, (Orgs.). Linguística da Internet. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
Terceira sessão de comunicações: das 14h00 às 16h00
Grupo 01 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 1), sobre o tema “Redação ou produção textual”, sob a coordenação de Midian Araújo Santos, que falará sobre PROPOSTA DE TRABALHO DO SEMINÁRIO ORAL A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD).
Dia 28-gr.com.01-b) Thamires Meira da Silva e Arlinda Cantero Dorsa – O TEXTO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PERCURSOS DISCENTES NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Dia 28-gr.com.01-c) Laurides Lescano Antunes de Aquino e Idemburgo Pereira Frazão Félix – VIDAS DESPERDIÇADAS: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS PERFIS DE CAROLINA MARIA DE JESUS E ESTAMIRA
Dia 28-gr.com.01-d) Raquel Carvalho Soares e Cleonice Puggian – UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE ESCRITA NAS AULAS DO PROJOVEM URBANO
Dia 28-gr.com.01-e) Marli Hermenegilda Pereira e Gabriel Liprince de Faria Silva - MODALIDADE NA ESCRITA ACADÊMICA
Dia 28-gr.com.01-f) Maria Helena da Silva Freitas e Jurema Rosa - LINGUAGEM, CULTURA E PODER: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO
Dia 28-gr.com.01-g) Arlinda Cantero Dorsa e Renata Giovana Rech – A DIVULGAÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO NA UNIVERSIDADE: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DOCENTES E DISCENTES EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Grupo 02 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 2), sobre o tema “Sociolinguística, dialetologia e geografia linguística”, sob a coordenação de Andréia Almeida Mendes, que falará sobre AS DIFERENTES ACEPÇÕES ASSUMIDAS PELO ANTROPÔNIMO
Dia 28-gr.com.02-b) Patrícia Goulart Tondineli, João Flávio Rodrigues Dias Júnior, Kamila Karoline Silva Carvalho, Geraldo Thiago Sousa Santos, Tamara Durães Gonçalves e Mirian Cleusa Pereira Cordeiro (UNIMONTES) - A PRODUÇÃO E A PERCEPÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS NO NORTE DE MINAS: NÍVEL INTRADIALETAL, INTERDIALETAL E INDIVIDUAL
Dia 28-gr.com.02-c) Luciana da Costa Quintal - A VARIAÇÃO DE CHICO BENTO: ANÁLISE QUANTITATIVA SOBRE O FONEMA /r/
Dia 28-gr.com.02-d) Amanda Almeida de Jesus, Andréia Teixeira Mota Paulo Sérgio Cerqueira Nogueira Junior (UFRB) e Geisa Borges da Costa - O ROTACISMO EM FALARES DOS MORADORES DO PÉ DE SERRA
Dia 28-gr.com.02-e) Camila Fernandes dos Santos (UFRB), Robevaldo Correia dos Santos e Geisa Borges da Costa - PROCESSOS FONOLÓGICOS: UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
Dia 28-gr.com.02-f) Alessandra Freitas da Silva - CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DAS GÍRIAS BRASILEIRAS: A GÍRIA CARIOCA, FENÓMENO LINGUÍSTICO E SOCIAL
Dia 28-gr.com.02-g) - Susana Souza - O COMPORTAMENTO VARIÁVEL DAS POSTÔNICAS FINAIS: UMA INTERFACE ENTRE AQUISIÇÃO E VARIAÇÃO
Grupo 03 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 3), sobre o tema “Análise do discurso, linguística textual e pragmática”, sob a coordenação de Valdeciliana da Silva Ramos Andrade, que falará sobre CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DO TEXTO JURÍDICO: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE APROXIMAÇÃO OU DE DISTANCIAMENTO?
Dia 28-gr.com.03-b) Bruno Gomes Pereira e Wagner Rodrigues Silva - LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL: UMA REFLEXÃO DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURAS PARAENSES
Dia 28-gr.com.03-c) Monica Cristina Celano Cavalcante e Cleonice Puggian - IDENTIDADE VIRTUAL: REFLEXÕES SOBRE A MULTIPLICIDADE DO CARÁTER IDENTITÁRIO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Dia 28-gr.com.03-d) Priscila Lopes Viana Furst - ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE O TRABALHO DOMÉTICO NA LETRA DA CANÇÃO “DOMÉSTICA”, DE EDUARDO DUSEK
Dia 28-gr.com.03-e) Valney Veras da Silva – A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO POLÍTICO A PARTIR DAS METÁFORAS
Dia 28-gr.com.03-f) José Roberto Pinto - ORAÇÕES COORDENADAS EXPLICATIVAS E SUBORDINADAS ADVERBIAIS: UMA QUESTÃO DE RESTRIÇÕES SEMÂNTICAS INTERNAS E EXTERNAS
Dia 28-gr.com.03-g) Wilma Maria Pereira - A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA ON LINE: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DIVULGATIVOS NOS SITES G1 E HYPESCIENCE
Grupo 04 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 4), sobre o tema “Diacronia e história linguística e filológica”, sob a coordenação de Maria Helena de Paula, que falará sobre PERSCRUTANDO MEMÓRIAS DA ESCRAVIDÃO NEGRA EM GOIÁS
Dia 28-gr.com.04-b) Maria Gabriela Gomes Pires e Maria Helena de Paula – EDIÇÃO FILOLÓGICA E INVENTARIAÇÃO LEXICAL EM UM AUTO DE PARTILHA DO SÉCULO XIX
Dia 28-gr.com.04-c) Eduardo Tuffani Monteiro – TRONCO TUPI, FAMÍLIA TUPI-GUARANI E LÍNGUA TUPINAMBÁ
Dia 28-gr.com.04-d) Maiune de Oliveira Silva e Maria Helena de Paula – ASPECTOS CODICOLÓGICOS DE UM MANUSCRITO CATALANO OITOCENTISTA
Dia 28-gr.com.04-e) Douglas da Silva Tavares – A ORALIDADE POPULAR PRESENTE EM JORNAIS RECIFENSES DO INÍCIO DO SÉCULO XX.
Dia 28-gr.com.04-f) Luana Silva do Nascimento Cunha e Ricardo Stavola Cavaliere - PELO OLHAR DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: BECHARA E NEVES – BREVE ANÁLISE DAS CONJUNÇÕES
Dia 28-gr.com.04-g) George Gleyk Max de Oliveira e Elias Alves de Andrade – AS FILIGRANAS EM MANUSCRITOS DOS SÉCULOS XVIII E XIX ESCRITOS NA CAPITANIA DE MATO GROSSO
Grupo 05 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 5), sobre o tema “Ecdótica, crítica textual e crítica genética”, sob a coordenação de Patrício Nunes Barreiros, que falará sobre POR UM CONCEITO DE HIPEREDIÇÃO
Dia 28-gr.com.05-b) Ionã Carqueijo Scarante e Rosa Borges dos Santos - MANUSCRITOS AUTÓGRAFOS DEPEDAÇOS DE VIDA: LEITURA FILOLÓGICA DA OBRA DE MADY CRUSOÉ
Dia 28-gr.com.05-c) Fabiana da Costa Ferraz Patueli - O ESTUDO DO CÓDIGO BIBLIOGRÁFICO DO CONTO “O ESPELHO”, POR UMA EDIÇÃO CRÍTICA DE PAPÉIS AVULSOS, DE MACHADO DE ASSIS
Dia 28-gr.com.05-d) Adriana Marly Sampaio Josino e Expedito Eloísio Ximenes - ASPECTOS CODICOLÓGICOS E PALEOGRÁFICOS EM MANUSCRITOS DO INÍCIO DO SÉCULO XIX
Dia 28-gr.com.05-e) Sandro Marcio Drumond Alves - MATERIAIS DIDÁTICOS E CRÍTICA TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID/UFS
Dia 28-gr.com.05-f) Wagner Rodrigues Loiola e Expedito Eloísio Ximenes - EDIÇÃO E ANÁLISE DIPLOMÁTICA DE 10 MANUSCRITOS DO SÉCULO XVIII
Dia 28-gr.com.05-g) Alzira da Penha Costa Davel – AS ESTRUTURAS COM O VERBO-SUPORTE DAR UMA X-ADA E A PROTOTIPIA: UMA CONTRIBUIÇÃO FUNCIONALISTA
Grupo 06 de comunicações do dia 28 (AUDITÓRIO DO BLOCO D), sobre o tema “Ensino de língua e literatura”, sob a coordenação de Rosana Ferreira Alves, que falará sobre ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM CONTEXTO DE LETRAMENTOS
Dia 28-gr.com.06-b) Nilmara Milena Gomes Maran e Elecy Rodrigues Martins – GÊNEROS TEXTUAIS: FERRAMENTAS POSSÍVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA
Dia 28-gr.com.06-c) Vanessa Barros de Lima de Melo (UERJ) e Marcelo Cirelle (UERJ) - O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO
Dia 28-gr.com.06-d) Lucia Maria Moutinho Ribeiro - INTERTEXTUALIDADES: "ADÃO E EVA NO PARAÍSO" E O "GÊNESIS"
Dia 28-gr.com.06-e) Mônica Saad Madeira e Simony Ricci Coelho – LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO DA LÍNGUÍSTICA APLICADA
Dia 28-gr.com.06-f) Simony Ricci Coelho e Mônica Saad Madeira – A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TENDÊNCIAS DA LINGUÍSTICA APLICADA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dia 28-gr.com.06-g) Andréa Soares Dutra e Tania Maria Nunes de Lima Camara - O ESPAÇO DA ORALIDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DOS PCN AO LIVRO DIDÁTICO
Grupo 07 de comunicações do dia 28 (SALA 11038), sobre o tema “Estilística e língua literária”, sob a coordenação de Ilma da Silva Rebello, que falará sobre NA COLÔNIA PENAL: O SOFRIMENTO-ESPETÁCULO DE FRANZ KAFKA
Dia 28-gr.com.07-b) Lana Beth Ayres Franco de Araujo - CORAÇÃO ANDARILHO A JORNADA SENTIMENTAL E AUTORREFLEXIVA DE NÉLIDA PIÑON
Dia 28-gr.com.07-c) Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima, José Severino da Silva e Idemburgo Pereira Frazão Félix – HISTÓRIA E MEMÓRIA COLETIVA: O CANTO HARMONIOSO E TRISTE DE PATATIVA DO ASSARÉ EM VERSOS DE CORDEL
Dia 28-gr.com.07-d) Ricardo Tupiniquim Ramos - LEITURA DO DISCURSO DE UM RELIGIOSO SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DO ALTO SERTÃO BAIANO
Dia 28-gr.com.07-e) Poliana da Silva Gomes e Ricardo Tupiniquim Ramos - “ALICE, FILHA DE MARIA”: TEATRO, RELIGIOSIDADE E REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NO ALTO SERTÃO BAIANO NA DÉCADA DE 1950.
Dia 28-gr.com.07-f) Elisnelsa Luiz e Giovanni Augusto Vitorino de Oliveira -- SINESTESIA POÉTICA DE CRUZ E SOUZA
Dia 28-gr.com.07-g) Alessandra Moura Bizoni e Carlinda Fragale Pate Nuñez - DIADORIM: LUZ E SOMBRA, SOL E LUA – O HÁPTICO ACARICIA O SERTÃO
CAFEZINHO das 16h00 às 16h30
Segunda sessão de palestras: das 16h30 às 18h00 (AUDITÓRIO DO BLOCO D), presidida por Marilene Meira da Costa.
Dia 28-palestra 1) Jaqueline Maria Freitas e Idemburgo Pereira Frazão Félix – O LAR E O PALCO, NA ERA DO RÁDIO: A IDENTIDADE FEMININA EM A ESTRELA SOBE, DE MARQUES REBELO
Dia 28-palestra 2) Idemburgo Pereira Frazão Félix - HOMEM DE PALAVRA: JOEL RUFINO E A HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA FICCIONAL
Quarta sessão de comunicações: das 18h30 às 20h30
Grupo 08 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 1), sobre o tema “Ensino de língua e literatura”, sob a coordenação de Miguel António Costa Gonçalves, que falará sobre PELA LÍNGUA É QUE SOMOS: A PEDAGOGIA DA LÍNGUA COMO PEDAGOGIA DOS DISCURSOS
Dia 28-gr.com.08-b) Taís Turaça Arantes, Karen Isabelle Soares e Nataniel dos Santos Gomes - INTERTEXTUALIDADE NAS PROPAGANDAS: HORTIFRUTI
Dia 28-gr.com.08-c) Márcio Luiz Corrêa Vilaça - MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS E AS TICS: QUESTÕES PARA ANÁLISE
Dia 28-gr.com.08-d) Giselle Almada Souto - RELAÇÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COMO L3 UM DESAFIO PARA ALUNOS SURDOS E PROFESSORES OUVINTES
Dia 28-gr.com.08-e) Shirley Vieira - A VARIAÇÃO LINGUISTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: BREVE ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Dia 28-gr.com.08-f) João Paulo Ferreira Tinoco Machado e Marisa Souza Neres - FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DOS ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO
Grupo 09 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 2), sobre o tema “História da literatura e crítica literária”, sob a coordenação de Tatiana Alves Soares Caldas, que falará sobre “A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA POESIA TROVADORESCA”
Dia 28-gr.com.09-b) Gleide Conceição de Jesus e Maria Fernanda Arcanjo de Almeida - MEMÓRIA, HISTÓRIA E SOCIEDADE: ELEMENTOS CONSTRUTIVOS NA NARRATIVA DE JOSÉ LINS DO REGO NO ROMANCE FOGO MORTO.
Dia 28-gr.com.09-c) Luciana Marino do Nascimento - AVESSOS DA BELLE ÉPOQUE: OS REVOLTOSOS DA VACINA DEPORTADOS PARA A AMAZÔNIA
Dia 28-gr.com.09-d) Fabrício dos Santos Brandão - CARLOS CHIACCHIO: UM POETA-CRÍTICO NA CENA LITERÁRIA BAIANA DO SÉCULO XX
Dia 28-gr.com.09-e) Bárbara Cecília dos Santos Neves e Celeste Maria Pacheco de Andrade - A VOZ DOS EXCLUÍDOS: UMA ANÁLISE DA LINGUAGEM EM CAPITÃES DA AREIA
Dia 28-gr.com.09-f) Fátima Cristina Dias Rocha - INVENÇÃO E MEMÓRIA EM LYGIA FAGUNDES TELLES
Grupo 10 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 3), sobre o tema “Leitura e interpretação de textos antigos e modernos”, sob a coordenação de Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, que falará sobre A CIDADE E A LITERATURA COMO NARRATIVAS: UMA ANÁLISE DE A JANELA DE ESQUINA DO MEU PRIMO, DE ERNST THEODOR AMADEUS HOFFMANN
Dia 28-gr.com.10-b) Rosimeri Claudiano da Costa, Renato da Silva e Márcio Luiz Corrêa Vilaça – A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO DA ESCRITA UM ESTUDO COMPARATIVO
Dia 28-gr.com.10-c) Luís Henrique Alves Gomes e Sônia Bastos Borba Costa - IMAGEM E TEXTO: A RELAÇÃO ENTRE AS IMAGENS, TEXTO E PÚBLICO NO JORNALFOIA DOS ROCÊRO (1900)
Dia 28-gr.com.10-d) Fátima Cristina Rivas Filipe de Oliveira e Lana Cristina de Oliveira Potocky Nelken - LEITURA COMO SENTIDO DA PALAVRA
Dia 28-gr.com.10-e) Juliano Barcelos Alves e Arivaldo Sacramento de Souza – FILOLOGIA ALEXANDRINA: ARTE OU TÉCNICA?
Dia 28-gr.com.10-f) Fernanda Maria Reis Brandão e Adriana da Silva - POR UMA MELHOR COMPREENSÃO TEXTUAL: AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR GRADUANDOS EM LETRAS
Grupo 11 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 4), sobre o tema “Lexicografia, lexicologia, semântica e terminologia”, sob a coordenação de Eliane Santos Leite da Silva, que falará sobre RELAÇÃO TRABALHO E LÉXICO EM CARTAS DESTINADAS AO BARÃO DE JEREMOABO
Dia 28-gr.com.11-b) Roger Vinícius da Silva Costa - DEFINIÇÃO DE CATEGORIAS EPISTEMOLÓGICAS: PEQUENO EXERCÍCIO CONCEITUAL SOBRE A CONTRAPOSIÇÃO ENTRE A CAPACIDADE LINGUÍSTICA E A CAPACIDADE MUSICAL
Dia 28-gr.com.11-c) Antonio Valbert Alves Silva e Darcilia Marindir Pinto Simões – AS FLEXÕES VERBAIS E SUAS RELAÇÕES INTERTEXTUAIS NO LIVRO DOS SALMOS
Dia 28-gr.com.11-d) Lucília Paula de Azevedo Ferreira e Karylleila dos Santos Andrade – MEMÓRIA TOPONÍMICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO DO TOCANTINS
Dia 28-gr.com.11-e) Anna Inez Alexandre Reis e Karylleila dos Santos Andrade - ESTUDO DOS NOMES DE LUGARES (ACIDENTES HUMANOS) E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dia 28-gr.com.11-f) Rodrigo Vieira do Nascimento e Karylleila dos Santos Andrade - NOMES DE LUGARES (ACIDENTES HUMANOS) EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM FOCO NO CONTEXTO DA INTERDISCIPLINARIDADE
Grupo 12 de comunicações do dia 28 (LIDIL, sala 5), sobre o tema “Línguas clássicas e textos clássicos”, sob a coordenação de Francisco de Assis Florencio, que falará sobre AMORES, DE JOHANNES SECUNDUS
Dia 28-gr.com.12-b) Permínio Souza Ferreira e Leia Passos Almeida - DE RE COQUINARIA E SUAS TRADUÇÕES: UM COTEJAMENTO
Dia 28-gr.com.12-c) Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira – LATIM, DONATO E A GRAMÁTICA NORMATIVA
Dia 28-gr.com.12-d) Jorge Henrique Nunes Pinto - GÊNERO, ESTILO E COMICIDADE NO AMPHITRUO DE PLAUTO
Dia 28-gr.com.12-e) Isabelle Christine Soares Miranda - ESTUDO E COMENTÁRIOS DO DE OFFICIS DE CÍCERO
Dia 28-gr.com.12-b) Lara Barreto Corrêa e Luís Carlos Lima Carpinetti - A RELIGIÃO NO DISCURSO DE CÍCERO DE HARUSPICUM RESPONSIS
Grupo 13 de comunicações do dia 28 (AUDITÓRIO DO BLOCO D), sobre o tema “Sociolinguística, dialetologia e geografia linguística”, sob a coordenação de Maria Diomara da Silva (orientanda de Lucia Furtado de Mendonça Cyranka), que falará sobre AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Dia 28-gr.com.13-b) Janaina Coutinho Rodrigues e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros - VALORIZAÇÃO DO ALUNO: MINIMIZANDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Dia 28-gr.com.13-c) Luiza Boezzio Greff e Amanda Eloina Scherer - QUARTO DE DESPEJO - DIÁRIO DE UMA FAVELADA: DISCURSO E MEMÓRIA SOCIAL
Dia 28-gr.com.13-d) Júlio César Lima Moreira e Hebe Macedo de Carvalho - ALTERNÂNCIA SUBJUNTIVO / INDICATIVO EM ORAÇÕES DECLARATIVAS NÃO-SUBORDINADAS SOB ESCOPO DE ADVÉRBIOS DE DÚVIDA DO ESPANHOL MEXICANO
Dia 28-gr.com.13-e) Gláucia Regina Santos Cunha e Idemburgo Pereira Frazão Félix - SOLANO TRINDADE X CARTOLA: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE
Dia 28-gr.com.13-f) Jailson Chagas Miranda, Thaynara Gomes Ferreira, Daniela Corciolli de Azevedo Rocha e Jaciara Randon Gonçalves - A IMPORTÂNCIA DO WARM UP NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Grupo 14 de comunicações do dia 28 (SALA 11038), sobre o tema “Análise do discurso, linguística textual e pragmática”, sob a coordenação de Maria de Fátima Fernandes Bispo, que falará sobre A PRODUTIVIDADE DAS LOCUÇÕES “POR CONTA DE” E “EM FUNÇÃO DE” NAS PRODUÇÕES ESCOLARES
Dia 28-gr.com.14-b) Evandro Santos Reis e Luiz Antonio da Silva - PLANEJAMENTO E REPLANEJAMENTO DOS TURNOS CONVERSACIONAIS
Dia 28-gr.com.14-c) Maria Neurielli Figueiredo Cardoso, Sandra Maia Farias Vasconcelos e Samuel Freitas Holanda - A ESCRITA DE SI NA PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
Dia 28-gr.com.14-d) Débora Cristina Longo Andrade - ESTUDO DAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS NOS "AVISOS" EM AULAS A DISTÂNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A INTERAÇÃO NO CONTEXTO DIGITAL
Dia 28-gr.com.14-e) Reinaldo Alves de Miranda e Gilberto Nazareno Telles Sobral - A INFORMAÇÃO GERENCIANDO A EMOÇÃO: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO DISCURSO DO JORNAL MASSA!
Dia 28-gr.com.14-f) Márcia Suany Dias Cavalcante - PERSUASÃO E SEDUÇÃO: OS CAMINHOS DO TEXTO PUBLICITÁRIO PELA INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE
Grupo 15 de comunicações do dia 28 (Sala de aula), sobre o tema “Semiótica e ensino de língua portuguesa”, sob a coordenação de Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins, que falará sobre ICONICIDADE DOS NOMES PRÓPRIOS NAS ANTONOMÁSIAS DISCURSIVAS PRESENTES NAS COLUNAS DE DIOGO MAINARDI
Dia 28-gr.com.15-b) Vania Lúcia Rodrigues Dutra - FUNCIONALISMO E PROCESSOS SEMIÓTICOS NA CONSTRUÇÃO DOS TEXTOS
Dia 28-gr.com.15-c) Maria Noêmi Freire da Costa Freitas - ICONICIDADE EM CRIAÇÕES NEOLÓGICAS SUBSTANTIVAS
Dia 28-gr.com.15-d) Aira Suzana Ribeiro Martins - A IMPORTÂNCIA DOS SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS NA ICONICIDADE DA POESIA DE SALGADO MARANHÃO
Dia 28-gr.com.15-e) Itamar José de Oliveira e Darcilia Marindir Pinto Simões - O VALOR ICÔNICO DA MAIÚSCULA
Dia 28-gr.com.15-f) Simone Fernandes do Nascimento Domingos e Márcia Maria Lima Candido - LÍNGUA MATERNA UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE
|